Cidadeverde.com

“Fora da Escola não Pode”: Altos realiza Dia D de combate à exclusão escolar

  • Altos_(11).jpeg Ascom
  • Altos_(6).jpeg Ascom
  • Altos_(12).jpeg Ascom
  • Altos_(4).jpeg Ascom
  • Altos_(16).jpeg Ascom
  • Altos_(7).jpeg Ascom
  • Altos_(5).jpeg Ascom
  • Altos_(1)_(1).jpg Ascom

A Prefeitura de Altos - através da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde e Educação - realizou, nesta sexta-feira (13), o Dia D da Campanha “Fora da Escola não Pode”, que objetiva ajudar os municípios a combater a exclusão escolar.

 Para contribuir com essa tarefa, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) desenvolveu a Busca Ativa Escolar. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

 “A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola”, explica Fátima Leal, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, comenta que “essa iniciativa é de suma importância, já que municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar”.

 Também participaram do evento representantes de todas as secretarias municipais; estudantes das redes estadual e municipal de ensino; jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), além de lideranças políticas e comunitárias.

Ascom

Patrícia Leal anuncia Carlinhos Leal como pré-candidato a prefeito de Altos

Fotos: Ascom

Durante evento político nessa quinta-feira (5), a prefeita de Altos, Patrícia Leal, anunciou oficialmente o líder político Carlinhos Leal como o nome que terá seu apoio nas eleições para a Prefeitura do município em 2020.

O evento contou com a participação do senador Ciro Nogueira, dos deputados Assis Carvalho e Warton Lacerda, além de lideranças da região.

Em sua fala, a prefeita Patrícia Leal explicou os motivos para a escolha e reafirmou seu apoio a Carlinhos Leal durante toda a jornada de pré-candidatura até o pleito eleitoral.

“Quem conhece Carlinhos Leal sabe do seu caráter, do amor por nossa cidade e que há muito tempo ele luta por melhorias para nosso povo. Esteve ao lado do meu pai, Cézar Leal, e sempre esteve ao meu lado. É uma pessoa que temos muita afinidade, que tem compromisso com nossa querida cidade de Altos e que irá, com fé em Deus e o apoio do povo, dar continuidade ao grande trabalho que vem sendo feito em nossa gestão”, destaca.

 

cidades@cidadeverde.com

Prefeitura inicia terraplanagem para implantação de asfalto no bairro Tranqueira

Foto: Ascom Prefeitura

A Prefeitura de Altos deu início ao serviço de terraplanagem para implantação da pavimentação asfáltica no bairro Tranqueira. A obra faz parte da nova etapa do Plano Municipal de Pavimentação, que será realizada com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, enfatiza todo o trabalho do Executivo municipal no setor de pavimentação e projeta mais investimentos em parceria com o Governo do Estado.

“Só em 2018, foram mais de 20 mil metros de asfalto e 40 mil metros de calçamento, beneficiando dezenas de bairros e comunidades de Altos. Queremos agradecer a parceria do Governo do Estado, assim como a articulação do deputado Warton Lacerda, para que pudéssemos retomar as obras e dar continuidade a esse grande plano de pavimentação no município”, conclui.

 

cidades@cidadeverde.com

Casal e criança de 3 anos em moto sofrem acidente e condutor morre

Foto: Divulgação PRF

Um jovem de 22 anos morreu em um acidente na BR-343, no município de Altos na noite do último sábado(24). Ele estava em uma motocicleta Shineray XY 50Q que colidiu com um Ford Corcel II, conduzido por um homem de 57 anos. 

Além do jovem, estava na motocicleta uma mulher de 24 anos e uma criança de três anos que também tiveram lesões graves. Nenhum dos três usavam capacete. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem não possuía CNH e chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital de Altos. Já o condutor do carro, também teve lesões graves. 

Os agentes realizaram, no hospital, teste de alcoolemia no condutor do veículo acusando 0,73mg/l e o mesmo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Altos que ficou aos cuidados, tendo em vista que o paciente se encontrava hospitalizado e foi necessário a transferência para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A PRF ainda não informou as possíveis causas do acidente.


Caroline Oliveira
Com informações da PRF
redacao@cidadeverde.com

Município de Altos é referência em estudo sobre educação

O município de Altos foi um dos selecionados na primeira etapa do estudo “Educação que faz a diferença”, voltado à coleta de informações que demonstrem boas práticas de gestão das redes municipais de ensino.

 O estudo é realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) – associação civil de estudos e pesquisas dos Tribunais de Contas do Brasil – em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) – instituição que produz pesquisas aplicadas na área da educação.

 Por meio do estudo, que faz o reconhecimento de boas práticas identificadas, são realizados mapeamentos das redes municipais que já alcançam bons resultados educacionais no Ensino Fundamental ou que venham apresentando evolução nessa etapa.

 O projeto conta com a adesão dos 28 Tribunais de Contas brasileiros. Nesta quinta-feira (22), aconteceu reunião entre representantes da Secretaria de Educação de Altos, o IRB e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), para tratar sobre o estudo.

 De acordo com a secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros, “entre tantos municípios, a educação de Altos foi selecionada, em virtude dos avanços, o que referenda o trabalho incansável de todos os entes do município na promoção da nossa educação”.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, pontua que “nossos bons resultados e boas práticas educacionais nos colocam como um dos municípios que são referência nessa área essencial e indispensável ao bom desenvolvimento humano e social”.

Na segunda etapa do “Educação que faz a diferença”, os técnicos dos Tribunais de Contas realizam visitas em escolas vinculadas a cada rede participante da pesquisa. A fase final é estudo é a elaboração de relatório e divulgação das boas práticas.

ascom

Presos de Altos ameaçam iniciar greve de fome denunciando maus tratos

Foto: Sejus


Presos da Casa de Detenção Provisória de Altos ameaçam iniciar uma greve a partir de hoje (22) denunciando maus tratos e que a alimentação na unidade prisional é de péssima qualidade. Os detentos informaram aos seus familiares que irão realizar a greve de fome como forma de protesto.

Na manhã de hoje alguns mães foram para a frente da Casa de Detenção Provisória de Altos  protestar.  A mãe de um dos presos, que prefere não se identificar, disse ao Cidadeverde.com que os detentos são maltratados diariamente e vivem um "regime de tortura".

"Apesar deles serem bandidos, eles são gente.  Lá eles são maltratados tendo que comer comida quase crua, levam porrada, spray de pimenta, ficam na triagem por 30 dias usando a mesma roupa. Muitos estão doentes psicologicamente, com pressão alta, problema de estômago e na pele. Hoje eles estão fazendo uma greve de fome pois não estão aguentando mais", afirma. 

Em aúdio divulgado para a imprensa, uma mãe conta que os presos já estão fazendo greve de fome e sofrendo um "massacre". Em outra mensagem, a esposa de um preso conta que um detento "apanhou muito".

Nas mensagens uma das mães chega a chorar ao dizer que tomou conhecimento sobre o que o filho está passando casa de detenção. "Ele nunca tinha contado sobre o que estava passando lá dentro. Estão sendo muito maltratados lá dentro, comendo comida crua", disse a mãe que não conseguiu ir para a CDP hoje por morar  no município de  Piripiri. 

As mães irão realizar um abaixo-assinado, produzir um relatório informando os maus tratos que os filhos estariam passando e entregar o documento para a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI.

A Secretaria de Estado da Justiça informou que não recebeu nenhuma denúncia de maus tratos na Casa de Detenção Provisória  em Altos.  A Sejus reitera ainda que a unidade penal possui atendimento da equipe da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) , "bem como cozinheiras profissionais e nutricionista para o acompanhamento das refeições feitas e servidas aos reeducandos". 

Conceição Carcará, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB informou ao Cidadeverde.com que recebeu a denúncia e amanhã (23) vai se reunir com as mães para adotar as providências. A reunião acontecerá às 9h. 

Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com 

Pai de santo é executado com arma de uso exclusivo da PM

Foto: Divulgação

O pai de santo Wagner Barbosa Pinheiro, de aproximadamente 50 anos, foi assassinado por volta das 20h desta terça-feira (9) em uma estrada vicinal na cidade de Altos, distante 37 Km de Teresina. 

O delegado do 14º Distrito Policial de Altos, Wilon Gomes, informou ao Cidadeverde.com que Wagner foi morto com pelo menos com cinco tiros de pistola .40, arma de uso exclusivo da polícia. 

 O caso é investigado como execução. “Ele saiu de casa na moto e foi comprar refrigerante. Quando estava a 500 metros de casa, foi alvejado com cinco ou mais tiros”, conta o delegado. No local a polícia recolheu seis cápsulas de pistola .40. 

O delegado descarta a possibilidade de latrocínio já que nenhum pertence foi roubado do pai de santo. Com ele havia um cordão de ouro e uma quantia de quase mil reais. 

O delegado Wilon afirma que há possibilidade do crime ter como motivação questões religiosas ou passionais. “Há várias vertentes de investigação. Vamos aguardar passar o velório e sepultamento para ouvir depoimentos”, acrescenta o delegado.

O velório do pai de santo, que era muito conhecido na região, é realizado na manhã desta quinta-feira. Amanhã (11) os familiares da vítima devem prestar depoimento ao delegado. 


Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com 

 

Altos: prefeita entrega obras de calçamento no bairro Boa Fé

A prefeita de Altos, Patrícia Leal - juntamente com secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias -, entregou, nessa quarta-feira (25), as obras de pavimentação do bairro Boa Fé. Os cerca de 1.200 metros de calçamento entregues foram consolidados com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), após articulação do deputado estadual Warton Lacerda (PT).

 A gestora destaca todos os investimentos realizados pelo Executivo no setor de infraestrutura e comenta sobre a satisfação da população do bairro Boa Fé ao receber o calçamento.

“Muitos moradores nos disseram que aguardavam esse calçamento há vários anos. Nossa gestão já entregou mais de 40 mil metros de calçamento ao longo de seis anos. Ainda há muitas ruas que precisam dessa pavimentação, por isso, estamos trabalhando para criar novas etapas do plano de pavimentação”, comenta.

Zona rural de Altos ganha sistemas de abastecimento de água

A prefeita de Altos, Patrícia Leal - e uma comitiva formada por vereadores, secretários municipais, lideranças e com a presença do deputado estadual Warton Lacerda (PT) -, entregou, nessa quinta-feira (20), os sistemas de abastecimento de água das localidades Serra do Coroatá e Serra do Hélio, na zona rural do município.

 Instalados com recursos próprios do município, os sistemas de abastecimento beneficiam mais de 200 famílias das comunidades.

 “Nossa zona rural é muito extensa e, desde o início de nossa primeira gestão, fazemos esse trabalho de auxílio no abastecimento de água das famílias. Já instalamos mais de 50 sistemas em várias comunidades de Altos”, comenta Patrícia Leal.

O deputado estadual Warton Lacerda comenta que “a gestão da prefeita Patrícia Leal está de parabéns pelo empenho e atenção com toda a população. É uma administração que se preocupa tanto com a zona urbana como com a rural. Aproveitamos para colocar nosso mandato à disposição das demandas de Altos”, conclui.

Fonte: ascom

Prefeitura de Altos entrega reforma de escola na zona rural

A Prefeitura de Altos entregou, nessa sexta-feira (14), a reforma da Unidade Escolar Pedro Fortes, na localidade São Pedro, zona rural do município. A reforma foi realizada com recursos próprios da Prefeitura.

 A unidade escolar, que atende em regime multisseriado, recebeu reparos nas instalações elétrica e hidráulica, teto, piso, banheiros, cantina e nova pintura.

“Essa reforma veio para atender às necessidades de alunos e professores, que necessitavam de melhorias na estrutura desse centro de ensino”, destaca a secretária de Educação de Altos, Márcia Beatriz Barros.

Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, a preocupação com a qualidade da educação também deve estender-se para além das melhorias estruturais. “Nós também nos preocupamos com o processo de ensino e aprendizagem das escolas. Juntamente com a equipe da Secretaria de Educação, trabalhamos incansavelmente para ver o progresso do nosso sistema educacional”, frisa a gestora.

Ascom

Posts anteriores