Cidadeverde.com

Acidente envolvendo carro e moto deixa duas mulheres gravemente feridas na BR-343 em Altos

Foto: Reprodução/Google Maps 

Imagem ilustrativa 

Por Rebeca Lima 

Duas mulheres, que não tiveram suas identidades reveladas, ficaram gravemente feridas em um acidente envolvendo um carro e uma moto na tarde desta quinta-feira (6) na BR-343, em Altos, a 37 km de Teresina.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas estavam na motocicleta que tentou cruzar a rodovia, momento em que ocorreu a colisão transversal com o veículo que circulava no sentido decrescente.

As mulheres sofreram lesões graves. Elas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas ao hospital regional de Altos. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

O condutor do carro, um homem de 64 anos, saiu ileso. A PRF acrescentou ainda que realizou teste de alcoolemia no motorista, com resultado negativo.

Como causa presumível do acidente, a polícia informou que teria sido “a situação da motocicleta ter deixado de dar preferência ao veículo”.

Filho de 13 anos lutou contra agressor e tentou apagar chamas para salvar mãe

Foto: Reprodução 

Por Adriana Magalhães 

A Polícia Civil de Altos informou que Flávio Henrique Andrade Pinheiro, de 13 anos, lutou contra o caminhoneiro Marcos Fortes de Sousa e tentou apagar o fogo de sua mãe, Helione de Andrade Pereira. O jovem teve cerca de 90% do corpo queimado, foi internado, mas não resistiu aos ferimentos. A mulher morreu durante o crime, ocorrido no dia 3 de maio. 

Veja mais: 

"As vítimas informaram que tanto o menino quanto as duas mulheres tentaram impedir que Marcos matasse Helione, mas em virtude do porte físico dele não tiveram sucesso. A mãe, uma idosa de 80 anos, arremessou objetos contra o agressor na tentativa de impedir que ele matasse sua filha. Já o menino chegou a entrar em luta corporal contra o agressor e tentou apagar as chamas do corpo da mãe e nessa ação teria sofrido severas queimaduras. Ele desfaleceu sobre o corpo da mãe e, em virtude da gravidade dos ferimentos, foi o último a deixar o local porque as equipes do SAMU tiveram dificuldade para estabilizar a vítima antes de iniciar a transferência para o hospital", relatou.

O inquérito aponta ainda que o crime foi premeditado e que Marcos Fortes de Sousa comprou a gasolina utilizada para incendiar sua ex-companheira e mais três pessoas, em um posto de combustíveis no município de Altos, horas antes de cometer os crimes. Ele chegou à residência de Helione de Andrade portando uma arma de fogo, uma faca e um galão de gasolina, e que nenhuma discussão teria acontecido antes do ataque.

Foto: Adriana Magalhães/TV Cidade Verde 

"Ele chegou de forma inesperada e já jogou gasolina em Helione e ateou fogo. Em seguida, ele fez o mesmo com as outras duas vítimas. Com a investigação, ficou claro que ele atentou contra a vida das outras duas mulheres, mãe e irmã da vítima, porque jogou gasolina nelas e ateou fogo. Ele não colocou fogo na residência, apenas jogou o combustível em cima das vítimas", acrescentou o delegado André Moreno.

A mãe, Maria do Desterro Mota Pinheiro, de 84 anos, e a irmã, Joana de Andrade Pinheiro, 57 anos, foram ouvidas pela polícia na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde estão internas desde o crime. Elas tiveram queimaduras em 40% do corpo e não têm previsão para deixar a unidade de saúde.

"Em virtude das queimaduras e do choque psicológico que sofreram, elas fizeram um esforço muito grande para prestar depoimento e nos ajudar a elucidar esse crime bárbaro", afirmou o delegado.

Além de atear fogo nas vítimas, Marcos Fortes teria efetuado cerca de cinco disparos de arma de fogo, mas não conseguiu acertar nenhuma das vítimas.

No dia do crime, a perícia encontrou um coldre, mas a arma usada pelo caminhoneiro não foi localizada. A polícia acredita que um popular, que adentrou a casa para ajudar as vítimas, possa ter retirado a arma do local.

Histórico de violência doméstica

Foto: Arquivo Pessoal 

Marcos Fortes de Sousa já tem histórico anterior de violência doméstica. Contra ele foi encontrado um boletim de ocorrência.

"Esse boletim não tem relação com esse caso. Ele foi registrado, se não me falha a memória, em 2019 por outra vítima. Mas já mostra que o agressor tem um perfil violento", salienta o delegado.

O homem encontra-se internado no HUT, sob custódia da Polícia Civil. Ele está em estado grave, apresenta queimaduras nos membros inferiores e superiores e, ainda, um ferimento no pescoço, que teria sido provocado por ele com a mesma faca que usou para esfaquear a ex-companheira. Ele está entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. Contra ele, há um mandado de prisão preventiva.

Ele será indiciado pelos crimes de feminicídio, feminicídio tentado duas vezes (contra a mãe e irmã de Helione), homicídio qualificado (menor de 14 anos e meio cruel contra Flávio Henrique) e incêndio.

 

 

Caminhoneiro teria ateado fogo, atirado e esfaqueado ex-companheira no pescoço em Altos

Fotos: Arquivo Pessoal

Por Rebeca Lima 

O inquérito da Polícia Civil de Altos concluiu que o caminhoneiro Marcos Fortes de Sousa teria invadido a casa da ex-companheira Helione de Andrade Pereira, ateado fogo nela, efetuado disparos de arma de fogo e, em seguida, esfaqueado a vítima. O crime ocorreu no dia 3 de maio, no município de Altos

“Ele invadiu a casa da sua ex-companheira munido de gasolina, arma de fogo, faca e atentou contra a vida dela. O indivíduo, segundo as nossas investigações, teria ateado fogo na ex-companheira logo que chegou e depois efetuado disparos de arma de fogo e também efetuado facadas, uma delas no pescoço, que veio realmente a levar a óbito a vítima”, explicou o delegado André Moreno, titular da Delegacia Seccional de Altos.

Após matar a ex-companheira, Marcos Fortes teria jogado gasolina na mãe e na irmã de Helione de Andrade. Maria do Desterro Mota Pinheiro, de 84 anos, e Joana de Andrade Pinheiro, 57 anos, tiveram cerca de 40% do corpo queimado e seguem internadas. Já Flávio Henrique Andrade Pinheiro, de 13 anos, morreu uma semana após o crime em consequência das queimaduras.

Foto: Reprodução

Leia também:

“Não contente com isso, ele também teria jogado gasolina contra as outras duas pessoas que estavam na casa, a mãe e a irmã da vítima. O fogo se alastrou, elas ficaram queimadas, foram levadas ao hospital, havia também um adolescente de 13 anos, infelizmente ele não resistiu aos ferimentos oriundos das queimaduras e veio a óbito nesse final de semana”, acrescentou André Moreno.

O inquérito apontou ainda que o caminhoneiro teria cometido os crimes por não se conformar com o término do relacionamento. Ele será indiciado por feminicídio, feminicídio tentado duas vezes (contra a mãe e irmã de Helione), homicídio qualificado (menor de 14 anos e meio cruel contra Flávio Henrique) e incêndio.

“Houve feminicídio porque era uma relação de afeto íntima, entre homem e mulher, como envolvia também outras mulheres, a sogra e a cunhada do indivíduo, a gente entende também que foi por razão do sexo feminino e ele está respondendo agora por um feminicídio consumado, dois feminicídios tentados, um deles com agravante de uma das vítimas ter acima de 60 anos e com homicídio qualificado em razão do menor ter abaixo de 14 anos”, destacou o delegado.

Após o crime, Marcos Fortes tentou tirar a própria vida, mas foi resgatado e está internado e custodiado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com escolta policial. Contra ele, há um mandado de prisão preventiva.

“Ele se recuperando, evidentemente vai continuar preso”, finalizou o delegado André Moreno.

População da cidade de Altos realizará ato contra o feminicídio

No próximo dia 10 de maio, sexta-feira, a sociedade altoense se reunirá em ato contra o feminicídio em Altos marcado pela recente morte de Helioene Viana, vítima brutal de feminicídio. 

A concentração está marcada para as 6h20, em frente à estação ferroviária no bairro Batalhão, com caminhada iniciada às 7 horas da manhã. 

Todos são convidados a participar usando camisas pretas em sinal de luto e solidariedade. Aqueles que vestem azul ou branco no mês de maio, são convidados a vestirem branco.

Durante a caminhada, balões e fitas brancas serão distribuídos como símbolos de paz e esperança. Aos participantes é orientado também que levem suas próprias garrafas de água para se hidratarem durante o percurso que se encerrará na frente do Fórum Odorico Rosa antes tendo passado na frente da residência da vítima, na BR-343.

Além disso, aqueles que desejam expressar suas mensagens contra o feminicídio podem trazer cartolinas brancas e pincéis pretos para escrever frases de apoio e conscientização.

“Sua morte não será em vão, Hélioene Viana”. Esta é uma mensagem que ecoará nas ruas durante uma caminhada, demonstrando o compromisso da comunidade em combater a violência contra a mulher e garantir que todas as vítimas sejam lembradas e suas vozes sejam ouvidas.

Isto é mais do que uma simples caminhada; é um ato de solidariedade, um grito por justiça e um passo em direção a um futuro onde todas as mulheres possam viver livres do medo e da violência.

Ascom

Suspeito de matar ex-esposa segue internado em coma induzido no HUT

Foto: Arquivo Pessoal

Suspeito de matar a ex-esposa, atear fogo em uma casa com outras três pessoas dentro e tentar suicidio, o caminhoneiro Marcos Fortes Sousa, 37 anos, segue internado em estado grave no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Cidadeverde.com apurou que Marcos Fortes está intubado e em coma induzido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além de queimaduras, ele deu entrada no hospital com um grave ferimento na região do pescoço.

Além do feminicídio contra Helionete de Andrade Pereira, o caminhoneiro também é suspeito de atear fogo na casa da vítima e ferir a mãe, a irmã e o filho da vítima, um adolescente de 13 anos. Todos seguem internados no HUT. 

Apesar de estarem conscientes, não há previsão de alta para as duas mulheres. Já o adolescente segue internado em estado grave na UTI pediátrica, respirando com a ajuda de aparelhos e com diversas queimaduras de terceiro grau pelo corpo.

Mesmo internado, o suspeito está sob custódia da Polícia Civil. Seu estado de saúde é grave. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. "Tão logo ele tenha alta médica, será encarcerado", disse a delegada Bruna Verena, da Delegacia de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis.

Da Redação 

Justiça decreta prisão preventiva de suspeito de matar e atear fogo na casa da ex-mulher em Altos

Foto: Arquivo Pessoal 

Por Adriana Magalhães e Tiago Melo (TV Cidade Verde)

A Justiça decretou a prisão preventiva do caminhoneiro Marcos Fortes de Sousa, de 37 anos, suspeito de matar a ex-esposa Helioene de Andrade Pereira na última sexta-feira (03), na cidade de Altos.

Além do feminicídio, Marcos também é suspeito de atear fogo na casa da vítima e ferir o filho dela, um adolescente de 13 anos, e outras duas mulheres, Maria do Desterro Mota Pinheiro, de 84 anos, e Joana de Andrade Pinheiro, 57 anos, mãe e irmã de Helioene.

A reportagem apurou que Marcos Fortes chegou à casa da ex-esposa na noite do sábado e, após uma discussão, ele teria esfaqueado Helioene de Andrade, inclusive com golpes no pescoço. Em seguida, incendiou a residência. O caminhoneiro ainda tentou tirar a própria vida, mas foi socorrido e levado ao hospital. Os dois estavam separados há cerca de um mês. 

O homem está internado na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) sob custódia da Polícia Civil. Seu estado de saúde é grave. 

Foto: Reprodução 

"Ele já se encontra preso, está fazendo tratamento em um hospital e, tão logo ele tenha alta médica, será encarcerado", disse a delegada Bruna Verena, da Delegacia de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis.

Segundo a delegada, não havia registro de boletim de ocorrência anterior ao feminicídio e alerta as mulheres para que denunciem qualquer tipo de agressão.

"É importante que as mulheres denunciem qualquer agressão, uma injúria, um empurrão, um tapa, toda ameaça e violência devem ser denunciados para que o caso não evolua para um feminicídio", alerta.

Bruna Verena explicou ainda que em cidades onde não haja uma delegacia da mulher é possível registrar Boletim de Ocorrência na delegacia virtual, por meio da internet e pelo WhatsApp.

"Na delegacia virtual é possível registrar o BO e pedir uma medida protetiva. No WhatsApp o atendimento é 24 horas e uma equipe multidisciplinar está de plantão para atender as mulheres que precisarem de ajuda", disse.

O caso será investigado pelo delegado André Moreno, da Delegacia de Altos.

Prefeitura de Altos faz chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

A Prefeitura de Altos-PI lançou o Edital de Chamada Pública para Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE para produção de merenda para alunos da rede pública municipal (Educação Infantil e Ensino Fundamental), em atendimento à Secretaria Municipal de Educação, conforme processo administrativo nº 001 – 2024.

Os produtores interessados em fornecer os gêneros alimentícios e que se enquadram como agricultor familiar e empreendedor familiar rural poderão participar da Chamada Pública.

Os recebimentos das solicitações de credenciamento e da documentação devem ser feitos no Departamento Municipal de Licitação e Contratos Administrativos, situado no Centro Administrativo a partir do dia 19 de abril, das 08:00 às 13h,00, de segunda a sexta-feira, até o dia 31/12.

O edital também pode ser consultado através do link a baixo.

Chamada Altos alimentos

Em Altos, escolha de vice-prefeito na chapa de Warton Lacerda vai ficar para julho

Foto: Adriana Magalhães / Cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães

O deputado estadual e pré-candidato a Prefeitura de Altos, Warton Lacerda, deve escolher o nome do pré-candidato a vice, em sua chapa, somente em julho.

Durante conversa com a imprensa no Cine Teatro da Alepi, o deputado falou que tanto ele, quando sua esposa e ex-prefeita de Altos, Patrícia Leal, tem serviço prestado ao município. O parlamentar disse, ainda, que conta com o apoio pessoal do governador Rafael Fonteles.

" Estou andando, visitando, conhecendo, conheço a cidade, conheço as pessoas, tenho serviço prestado, a ex-prefeita Patrícia Leal tem muito serviço prestado. Então nós temos o que mostrar e o temos o que falar", disse.

Sobre a escolha do nome que vai formar com ele a chama, Warton explicou que a escolha se dará somente próximo às convenções.

"Vamos aguardar o momento certo, que deve ser até julho, no início das convenções. Vamos sentar juntos e analisar. Para entrar em campo, já de fato valendo, mostrar o nosso plano de governo para a população. Espero que ela entenda e que nos coloque numa situação de eleição", analisou.

O deputado disse ainda, que a aliança com o governador Rafael Fonteles para apoiar seu nome na eleição municipal em Alto foi selada, ainda, em 2022.

"O apoio do governador nós temos. O governador já sinalizou esse apoio para gente, e isso não é de hoje, desde o final de 2022 quando conversamos a primeira vez sobre eleição em Altos. Ele disse que teremos o apoio pessoal do governador. Temos três forças alinhadas, que são a Federação do PT, Cidadania e o Podemos. Com esse três partidos vamos sair com algo em torno de 43 pré-candidatos em Altos", finalizou.

Homem é preso suspeito de matar o próprio pai na cidade de Altos

Foto: PM-PI

Por Bárbara Rodrigues

Um homem identificado como Carlos Henrique de Souza Silva foi preso suspeito de matar o próprio pai, Raimundo Nonato da Silva, na tarde de domingo (21) no município de Altos, a 41 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 14h30, sobre dois homens que estavam brigando em uma residência na Avenida João de Paiva, no bairro Maravilha.

No local, os policiais encontraram Raimundo Nonato desacordado e sem sinais vitais. Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, mas no local constatou que a vítima estava morta e com sinais de espancamento. O filho, apontado como suspeito, fugiu do local.

A PM iniciou as diligências após receber a informação que ele tentava sair do município, durante buscas em pontos de ônibus, Carlos Henrique foi localizado e preso. Logo depois encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina. 

O uso de drogas pelo suspeito teria motivado a discussão entre pai e filho.

Foto: Fernanda Ito Ota/Cidadeverde.com 

Delegado Marcelo Leal 

O delegado Marcelo Leal, da Gerência de Polícia Metropolitana (GPM), informou que somente a perícia irá atestar a causa da morte, mas informações preliminares apontam que durante a briga, a vítima teria sido empurrada e batido a cabeça no chão.

"O trabalho da Polícia Civil a partir de agora é obter mais informações, tanto periciais quanto para realmente determinar a causa da morte. Não temos essa informação oficial. O corpo foi encaminhado ontem para o IML. Vamos reunir mais testemunhos e informações sobre o relacionamento entre esse suposto autor e a vítima", afirmou.

A polícia também está buscando mais informações sobre o suspeito. "A informação é que a pessoa, infelizmente, tem envolvimento com o uso de drogas, o que certamente pode ter influenciado nesse tipo de ocorrência", destacou.

 

Jovem é assassinado próximo a residência do pai na cidade de Altos

Foto: Reprodução redes sociais

Por Bárbara Rodrigues

Um jovem identificado como Manoel Ferreira do Nascimento Filho foi assassinado a tiros na noite de segunda-feira (15) na cidade de Altos, a 41 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que o crime ocorreu no bairro Maravilha, na rua Manoel França. A vítima estava em frente a residência do seu pai, quando uma caminhonete parou em frente ao local.

Do veículo saíram três homens que mandaram Manoel Ferreira levantar as mãos, logo depois foram feitos vários disparos. A vítima chegou a correr, mas caiu morta. Após o crime os suspeitos fugiram e ainda não foram localizados.

Foto: Reprodução redes sociais

No local a polícia identificou que os tiros foram de uma pistola e de uma espingarda calibre 12. A perícia criminal foi acionada e uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) fez a retirada do corpo do local.

A Polícia Civil ficará responsável pela investigação do caso.

Posts anteriores