Cidadeverde.com

Crianças recebem imunização no “Dia D” de vacinação contra pólio e sarampo em Altos

 

No último sábado (18), foi realizado no município de Altos o “Dia D” de vacinação contra sarampo e poliomielite. A mobilização é organizada em todo o país pelo Ministério da Saúde, com apoio das prefeituras.

 “Passamos em todas as unidades de saúde e tivemos muita adesão por parte da comunidade. Essas doenças estavam controladas, porém os pais precisam se conscientizar que é importante e levar as crianças para receber a vacina. Nosso objetivo é superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde”, comenta Nerirrony Larcerda, secretário municipal de Saúde.

 As crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas. Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, é necessário também que levem o cartão de vacina e o cartão do SUS. As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde de Altos até o próximo dia 31 de agosto.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, ressalta a importância da vacinação para todas as crianças. “Nossa equipe está preparada e a meta é que todas as crianças altoenses recebam a imunização. Contamos com o esforço dos pais e responsáveis nesse sentido”, conclui.

Fonte: Ascom

Dupla acusada de tentativa de arrombamento aos Correios é presa em Altos

Homens da Polícia Militar, lotados na 3ª Companhia, em Altos, conseguiram frustrar a ação de criminosos que tentavam roubar a agência dos Correios do município. A ação ocorreu por volta das 23h30 desse sábado (18/08), e dois suspeitos foram detidos em flagrante.

De acordo com os policiais, a denúncia sobre o crime foi feita por telefone, quando os militares realizavam rondas pelo centro da cidade.

“Informaram que suspeitos haviam estacionado um carro próximo aos Correios e que dois elementos foram vistos pulando o muro da agência. Quando nos aproximamos do local eles tentaram fugir a pé, mas rapidamente conseguimos impedir esta ação”, explica um dos policiais.

Um terceiro envolvido que estava no veículo conseguiu empreender fuga no momento em que a guarnição se aproximava do agência.

Foram detidos Emerson Geraldo Vieira Paulino Júnior, do Bairro São Joaquim, em Teresina, e Jardson Alves Oliveira Luz, do Nova Brasília. Os dois têm passagem pela polícia; Jardson, inclusive, é foragido do sistema penitenciário.

Com eles a polícia apreendeu um revólver calibre 38, seis munições intactas, ferramentas e celulares.

Os acusados foram encaminhados para a Polícia Federal.

Fonte: portalaltos

Programa ‘Saúde Mulher’ em Altos supera marca de dois mil atendimentos

Realizado por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sesc, o Programa Saúde Mulher realizou mais de dois mil atendimentos no município de Altos. Nesta terça-feira (14) a equipe do Sesc exibiu - à prefeita Patrícia Leal, secretários, vereadores e demais profissionais da saúde – o balanço de ações do projeto, que realiza exames gratuitos de mamografia em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

 Nos 63 dias em que ficou no município, o veículo realizou 895 laudos de mamografia – incluindo material de consumo e atividades de educação em saúde -, 1.522 exames e 424 citologias mamárias.

 Eliana Mendes, coordenadora de Assistência Social em Saúde do Sesc, frisa que, “em Altos, a equipe do Sesc contou com dois técnicos em radiologia, uma assistente social e uma educadora em saúde, além de uma equipe de apoio disponibilizada pela Prefeitura. Um trabalho feito em parceria que deu muito certo e quem ganha é a população do município”.

 A prefeita Patrícia Leal parabenizou todos os envolvidos com o programa e espera ampliar as parcerias com o Sesc para novos programas. “As secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde estiveram à frente no apoio à equipe do Sesc e alcançamos uma marca expressiva superior a dois mil atendimentos. Já estamos analisando com o Sesc novas parcerias para cursos e programas do tipo”, conclui Patrícia Leal.

Fonte: ascom

Convênio entre Governo e Prefeitura garante armamento para a Guarda Municipal


A prefeita de Altos, Patrícia Leal, assinou, nesta quinta-feira (02), o convênio entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Prefeitura de Altos para entrega de armamentos para a Guarda Municipal de Altos.

Os armamentos devem ser entregues à Guarda na próxima semana. Atualmente, 17 guardas municipais atuam no município, tendo como principal objetivo a preservação do patrimônio público.

O comandante da Guarda Municipal, Ferreira, comenta que “os novos armamentos chegam para aumentar a estrutura de trabalho do efetivo, no sentido de dar mais segurança à população de Altos, principalmente nos pontos estratégicos da cidade”.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca que “trata-se de mais uma importante parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura para o reforço da Segurança. É um pleito que sempre reivindicamos e queremos ainda mais investimentos e parcerias nesse sentido”, conclui.


cidades@cidadeverde.com

Concurso de Quadrilhas reúne milhares de pessoas na 1ª noite do Festival São João na Roça em Altos

Milhares de pessoas prestigiaram, nessa quinta-feira (12), a primeira noite de atrações do VI Festival São João na Roça, que segue até este sábado (14), em Altos. O público presente pôde conferir de perto a apresentação de grupos de quadrilha da cidade e de outros municípios da região.

Presente à abertura do evento, a prefeita de Altos, Patrícia Leal, deu boas-vidas aos presentes e destacou as atrações desta sexta edição do Festival. “Além das quadrilhas, teremos apresentações artísticas e culturais, artesanato, comidas típicas, show de humor com João Cláudio Moreno e bandas locais e regionais”, comenta.

 O VI Festival São João na Roça é promovido pela Prefeitura de Altos, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 Confira a programação do evento:

 13.07 – Sexta-feira

Eliane

Cavaleiros do Forró

 14.07 - Sábado

João Cláudio Moreno

Japa Cantor & Forró Os Versáteis

Chicabana

Fonte: Ascom

Centenas de estudantes participam da revisão Pré-Enem Seduc em Altos

Mais de 250 estudantes participaram da revisão Pré-Enem Seduc, realizada pelas secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Mobilização Social e apoio da Juventude Organizada de Altos e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Realizada no último domingo (8), a revisão contou com a participação da prefeita Patrícia Leal.

 Foram ministradas aulas de matemática, física, literatura, química, redação e biologia pelos professores Allan Jefferson, Edilson Martins Hildalene Pinheiro, José Carlos Feijão, Francisco Rufino e Tércio Câmara, respectivamente.

 “Tivemos um grande número de estudantes participando e queremos agradecer a parceria da Secretaria de Estado da Educação pela excelente iniciativa de descentralizar essas revisões para os municípios. Já vamos fazer parcerias para novas edições da revisão”, comenta Fátima Barreto, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Manoel Júnior, um dos organizadores do evento, destaca que “a prefeita Patrícia Leal deu todo o apoio necessário para a realização da revisão em nossa cidade e já estamos organizando uma nova revisão, no formato ‘Corujão’, para setembro”, conclui.

Fonte: Ascom

Altos realiza 6º Festival São João da Roça de 12 a 14 de julho

Foto: Catarina Malheiros/ Cidadeverde.com 

Altos vai receber a 6º edição do Festival de São João da Roça, dos dias 12 a 14 de julho e a prefeita de do município de fica a 47 km de Teresina, Patrícia Leal, lembra que é um evento junino que enaltece a cultura nordestina com apresentações de quadrilha, danças folclóricas e shows de artistas nacionais e de humor.

Patrícia Leal concedeu entrevista ao Jornal do Piauí de hoje desta terça-feira (11). 

Na sexta (13), a programação conta com shows de artistas nacionais, como da cantora Eliane e da banda Cavaleiros do Forró. No sábado haverá show das bandas Chicabana e Versáteis e o show do humorista piauiense João Cláudio. 

“Tudo voltado para essa questão. Todo ano a gente faz essa festa, desde que assumimos a prefeitura, porque já está virando tradição”, informou a prefeita.

O calçadão da cidade, onde a festa acontecerá, fica lotado e prefeita aproveita para convidar a todos da cidade e das regiões e municípios vizinhos para o São João.

Obras
A prefeita informou que o municípios receberá recursos provenientes do financiamento do Finisa, feito pelo governo do Estado, no valor de R$ 10 milhões para execução de obras de mobilidade urbana, como calçamentos e asfaltamentos.

“Já se iniciou a limpeza de algumas ruas e na próxima semana já começa o asfalto a ser colocado. Todos os bairros da cidade serão beneficiados. Serão 42 ruas asfaltadas agora  e mais outras tantas de calçamento”, garantiu a prefeita 

Lyza Freitas
redacao@cidadeverde.com

Quadrilha bloqueia rodovia e tenta levar cofre de agência bancária em Altos

Atualizada às 16h00

A quadrilha que assaltou a agência do Bradesco na madrugada desta quarta-feira (11) em Altos fez dois adolescentes de reféns. Os jovens estavam saindo de uma festa quando foram levados pelos criminosos. Na ação, os assaltantes arrombaram o banco e levaram dinheiro do cofre.  

A equipe do Greco no Piauí informou ao Cidadeverde.com que a quadrilha tentou levar o cofre principal da unidade, mas não conseguiu. O delegado do Greco, Laércio Evangelista, disse que cerca de oito suspeitos participaram da ação e fizeram dois jovens - um de 17 e outro de 20 anos - de reféns enquanto realizavam a ação. 

"Eles tentaram levar o cofre naqueles carrinhos de supermercado, mas não conseguiram, e então levaram apenas uma pouca quantia em dinheiro. Os jovens que foram feitos réfens relataram que estavam voltando para casa de uma festa e passando pelo local quando foram contidos. Eles disseram que os basndidos estavam com armas longas em punho, mas que não apontaram para nenhum dos dois, apenas não deixaram os jovens saírem do local e quando terminaram, liberaram os dois", contou o delegado.  

De acordo com o delegado, os suspeitos usaram um maçarico para arrombar o cofre e estavam em dois véiculos, uma L200 e um corolla.

Equipes da Greco e da Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil estão em campo neste momento, mas não identificaram nenhum dos suspeitos. A Greco também informou que a quadrilha se posicionou de forma estratégica pela cidade, fazendo um perímetro de segurança para realizar a ação. 

Há cerca de seis meses, bandidos explodiram a mesma agência e somente há três meses ela havia voltado a funcionar, lembrou Laercio Evangelista.

Matéria Original 

Uma agência bancária no município de Altos foi arrombada na madrugada desta quarta-feira (11). De acordo com a Polícia Militar do Piauí, pelo menos dez pessoas participaram do crime.  

As informações iniciais são de que a quadrilha bloqueou a BR-334, que dá acesso ao município, usando uma carretada que ficou parada no meio da rodovia impedindo a passagem de outros veículos.

Populares teriam sido feito de reféns durante a ação dos bandidos. A quadrilha tinha como principal alvo o cofre principal do Bradesco.      

O montante furtado ainda não foi informado. Os assaltantes fugiram em três veículos.


Carlienne Carpaso
redacao@cidadeverde.com
Com informações do Notícia da Manhã 

Programa “Saúde e Cidadania”: zona rural de Altos recebe mais de 700 atendimentos

No último sábado (7) foi realizada mais uma edição do programa “Saúde na Comunidade”, promovido pela Prefeitura de Altos, por meio das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Esportes. Nessa edição, foram atendidos os moradores da comunidade Bom Gosto e região, contabilizando cerca de 763 atendimentos.

 “Realizamos cerca de 150 consultas médicas, entre pediátrica e clínicas; além de vários outros procedimentos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B, aplicação de flúor, consultas com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e palestras com dentistas”, comenta o secretário municipal de Saúde, o vice-prefeito Nerirrony Lacerda, destacando, ainda, a participação da Escola de Enfermagem São José durante a ação.

 Através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu palestras; cadastro do Programa Bolsa Família; passe livre intermunicipal e interestadual para idosos e pessoas com deficiência; informações e encaminhamentos para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada; serviços do CRAS; atendimento social e psicológico; visitas domiciliares; e oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes.

 Já a Secretaria Municipal de Esportes promoveu um torneio de futebol com as equipes do Bom Gosto, Vista Alegre e São João.  A equipe do Bom Gosto ganhou do time da Vista Alegre pelo placar de 1 a 0 e foi a grande campeã da competição.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, marcou presença em mais uma edição e destaca a importância do programa. “Nossa gestão tem o objetivo de levar saúde eficiente e serviços socioassistenciais que busquem a resolução dos problemas diários das comunidades. Sabemos a dificuldade que muitos têm de se deslocar ao Centro para esses serviços, por isso estamos levando toda a estrutura da saúde e da assistência social às comunidades rurais”, conclui.

Fonte: Ascom

Pai suspeito de estuprar filha é preso por descumprir medida protetiva

Foto: Google Maps

Policiais do 14º Distrito de Altos prenderam Fransueliton Silva, 36 anos, por quebrar medida protetiva e ameaçar a filha de 14 anos. O afastamento havia sido determinado pela Justiça após ele ser suspeito de estuprar a garota. O mandado de prisão foi cumprido nesta terça-feira(03). 

De acordo com escrivão Pedro Santana, do 14º DP, a polícia já estava monitorando o suspeito, depois que a juíza Carmen Maria Paiva Ferraz Soares decretou a prisão na última quinta-feira(28). 

“A juíza atendeu ao pedido do Ministério Público e do Conselho Tutelar que denunciou o suspeito de descumprir a medida protetiva. A menor relatou ao Conselho que o pai a ameaçou de quebrar seu pescoço e dar um tiro, pela denúncia”, explicou o escrivão. 

Ele estava sendo monitorado desde a semana passada pela polícia e na manhã de ontem foi preso no meio da rua. 

“A suspeita era que ele vinha estuprando a filha e a denúncia foi feita no final do ano aqui na delegacia. O inquérito contra ele foi encerrado em fevereiro e remetido a justiça, depois disso o Ministério Público pediu a medida protetiva para a mãe e a filha e ele quebrou. Nós cumprimos um mandado solicitado pelo MP”, acrescentou o policial civil. 

Na solicitação o MP alega que a decisão de medida protetiva imposta a Fransueliton Silva,  determinando a suspensão das visitas à menor, afastamento do lar, suspensão de posse ou restrição de porte de armas, proibição de frequentar a residência da vítima, além da necessária prestação de alimentos, não foi suficiente, posto que o mesmo ameaçou dar um tiro na perna e quebrar o pescoço de sua filha caso a mesma não residisse em casa em sua companhia.

A juíza acolheu o pedido de prisão por entender que houve “descumprimento das medidas protetivas de urgência que lhe foram aplicadas e para preservar a vítima de novas investidas violentas, evitando a reiteração criminosa e assegurando a ordem pública”, argumentou na sentença. 

Fransueliton está recolhido em uma das celas do distrito aguardando transferência para o sistema prisional que pode ocorrer ainda hoje. 

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Posts anteriores