Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos entrega sistemas de abastecimento de água na zona rural

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, e uma comitiva de vereadores e secretários municipais, entregaram, nessa quinta-feira (13), os sistemas de abastecimento de água das localidades Poço de Pedra e Surubim, na zona rural.

 Os sistemas foram instalados com recursos próprios do município. Na localidade Poço de Pedra, o sistema beneficia 27 famílias. Já na comunidade Surubim, o sistema contempla 36 famílias.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, frisa a importância da obra para as famílias. “É muito gratificante a alegria das pessoas ao ver água saindo nas torneiras de suas casas. É uma emoção contagiante, que nos motiva ainda mais a trabalhar por nossa cidade. É uma obra de grande alcance social, que beneficia dezenas de famílias. Ficamos muito felizes por mais essa conquista”, ressalta a prefeita.

Ascom

Prefeitura de Altos realiza programação contra o Trabalho Infantil

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou, nesta quarta-feira (12), um ciclo de palestras em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Com o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, o evento faz parte de uma série de atividades que a Prefeitura realiza desde o início da semana em referência à data.

 A palestra "Trabalho Infantil e Políticas Públicas: considerações sobre o trabalho infantil informal, doméstico e familiar" - ministrada pelo procurador do Trabalho Edno Carvalho Moura - abriu o ciclo de palestras. Em seguida, a auditora fiscal Vera de Araújo Moura Fé ministrou a palestra "O Papel da Auditoria Fiscal do Trabalho na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil". Durante a semana, também foi realizada uma panfletagem sobre a temática em vários pontos do Centro de Altos.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, participou do evento e falou das ações realizadas em Altos contra o trabalho infantil. “Trabalhamos esse tema durante todo o ano em órgãos como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além dos Conselhos e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Mas, nesta semana, atuamos mais enfaticamente para conscientizar e fortalecer que o trabalho infantil não deve ser incentivado ou aceito pela sociedade”, comenta.

 A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Leal, destaca que “esse trabalho é resultado de um esforço conjunto de vários parceiros, mas toda a população pode e deve contribuir nessa conscientização contra o trabalho infantil”, conclui.

Ascom

Escola de Altos recebe ações de resistência às drogas da Polícia Militar

 

Os alunos da Unidade Escolar José Tibúrcio do Monte, em Altos, receberam, nesta sexta-feira (7), as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a? Violência (PROERD). A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania.

 O PROERD e? aplicado com o auxílio de uma cartilha de 12 lições, que são ministradas às crianças durante uma semana. No final do programa, os alunos participam de uma solenidade de formatura e recebem um certificado. Em Altos, também serão parceiros do projeto as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania.

 Alicerçado sobre os valores: polícia, escola e família, o PROERD atua em três faixas etárias: no ensino infantil, no 5º ano e no 7º ano. Em todas essas etapas são ministradas 12 lições, que abordam o tema “drogas”, inclusive as lícitas. Também são trabalhadas a valorização da amizade, o bullying, as gangues e a violência.

 “Agradecemos a parceria da Polícia Militar, sobretudo do Batalhão de Altos. A prefeita Patrícia Leal também tem dado todo o suporte para a realização do programa. O PROERD é um grande programa de enfrentamento às drogas e estamos muito felizes em promover essas ações aos nossos estudantes”, frisa a secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros.

Fonte: ascom

Prefeitura de Altos promove ações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Foi realizada nesta quarta-feira (5), na Praça da Igreja Matriz de São José, uma mobilização em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Promovida pela Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a ação contou com a presença da prefeita Patrícia Leal e com a participação de estudantes da Rede Municipal de Ensino. Durante a ação, foram distribuídas mudas de plantas, além de material informativo sobre a preservação ambiental.

 A Prefeitura faz parte da campanha mundial contra a poluição ao ar, promovida pela Organizações da Nações Unidas (ONU). No período, a campanha realiza lançamentos, promove ações de engajamento digital, dialoga com vários setores da sociedade e apoia e promove eventos de combate à poluição do ar.

 A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Leal, comenta que “essa conscientização é de suma importância para a preservação ambiental, assim como para chamar atenção da população altoense para a temática”.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca o trabalho de conscientização ambiental realizado no município. “Uma iniciativa como essa se soma às ações desenvolvidas pelo município em defesa do Meio Ambiente e dos recursos naturais. São ações que devem ser apoiadas pelo Poder Público e incentivadas, para que possamos ampliar esse trabalho”, frisa.

Prefeitura e Polícia Militar lançam programa de resistência às drogas em Altos

Foi realizada nesta sexta-feira (24) a solenidade de lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a? Violência (PROERD) em Altos. A cerimônia contou com a presença da prefeita Patrícia Leal.

 Alicerçado sobre os valores: polícia, escola e família, o PROERD atua em três faixas etárias: no ensino infantil, no 5º ano e no 7º ano. Em todas essas etapas são ministradas 12 lições, que abordam o tema “drogas”, inclusive as lícitas. Também são trabalhadas a valorização da amizade, o bullying, as gangues e a violência.

O PROERD e? aplicado com o auxílio de uma cartilha de 12 lições, que são ministradas às crianças durante uma semana. No final do programa, os alunos participam de uma solenidade de formatura e recebem um certificado. Em Altos, também serão parceiros do projeto as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania.

“Inicialmente, o projeto será trabalhado nas unidades escolares José Tibúrcio do Monte, Prefeito Cézar Leal e o Ginásio Municipal Antônio Inácio. Nossa meta é, a partir da evolução do projeto, estender as ações para mais escolas do município”, comenta Márcia Beatriz Barros, secretária municipal de Educação.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca a importância do programa. “Agradecemos a parceria da Polícia Militar, sobretudo do Batalhão de Altos. O PROERD é um grande programa de enfrentamento às drogas e estamos muito felizes em iniciar essas ações em nossa cidade”, conclui.

Altos lança campanha de combate à exploração de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania lançou, nesta quinta-feira (16), uma campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, oficialmente comemorado neste sábado (18).

A programação referente à data, lembrada em todo o país, tem como objetivo minimizar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e sensibilizar a população para que possa identificar esses casos e denunciar os agressores.

“A temática será abordada através de atividades como panfletagem, rodas de conversas, caminhada e palestras nas escolas públicas”, comenta Ritinha Raulino, gerente da Proteção Social Especial e Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS).

 A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Leal, ressalta que “a campanha é realizada em todo o país e Altos não poderia ficar de fora de uma ação tão importante. Temos vários órgãos envolvidos nesse trabalho e esperamos ampliar essas ações no município”.

A prefeita Patrícia Leal destaca o empenho de vários órgãos e entidades, além da participação da sociedade, no combate à exploração sexual. “Precisamos manter essa união, essa construção coletiva de uma sociedade que respeita sua juventude”, frisa.

Nesta sexta-feira (17) será realizada uma caminhada em alusão à data. A concentração acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, situada por trás da Praça da Matriz.

Altos intensifica prevenção ao Aedes aegypti e recebe classificação do Ministério da Saúde

Números do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, do Ministério da Saúde, apontam o município de Altos com índice 0,80, chegando ao nível satisfatório no combate ao mosquito Aedes aegypti.

 O LIRAa é um instrumento para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

O secretário de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda, comemora o índice positivo e destaca todo o trabalho feito no município no combate ao mosquito. “Em virtude do período prolongado de chuvas, nós integramos o trabalho dos agentes comunitários de saúde com os agentes de endemias durante os sete primeiros meses de 2019, além de bloqueios imediatos dos possíveis casos de doenças, recolhimento de pneus e entulhos que representem risco a população e palestras preventivas nos postos de saúde, escolas e demais locais públicos”, comenta.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, ressalta o empenho de toda a equipe de saúde do município e também destaca a importância da população nesse trabalho. “Precisamos da ajuda de todos nesse intenso combate ao Aedes aegypti. Nossa equipe está de parabéns pelo trabalho, assim como toda a população, que tem se empenhado e ajudado a Prefeitura nas ações”, conclui.

Ascom

Agentes do Depen visitam Cadeia de Altos para vistoria antes da abertura

Foto: Sejus

O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, acompanhou nesta quinta-feira (9) visita técnica dos agentes penitenciários federais às obras da Cadeia Pública de Altos, que deverá ser inaugurada nos próximos 60 dias.  

Com o aval do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a comissão analisa a estrutura da unidade e irá orientar sobre quais procedimentos de segurança serão adotados. O relatório conta também com parecer dos agentes penitenciários do Piauí que participaram de missões em penitenciárias do Ceará.

Carlos Edilson destaca que a visita da comissão é decisiva para o processo de conclusão da unidade. “Com essa visita eles irão subsidiar o relatório e diagnóstico apresentado ao Estado para posterior formação dos procedimentos que serão adotados naquela unidade”, explicou 

Os agentes têm experiências em presídios nacionais e deverão se manifestar em relatório apresentado à Secretaria Estadual de Justiça. A visita também contou com representantes da empresa responsável pela obra.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Homem é preso em ônibus intermunicipal com dinheiro falso e é levado à PF

Um homem identificado como Edilson Rodrigues de Oliveira foi preso neste sábado em Altos (a 40 km de Teresina) com R$ 500 em nove cédulas falsas dentro de um ônibus intermunicipal que fazia linha Teresina-Altos. 

De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia foi feita à Força Tática da cidade de que este suspeito estaria tentando pagar a passagem com cédulas falsas. 

"Ao visualizar o referido ônibus foi sinalizado para que o motorista parasse, ao identificar o indivíduo em meio aos passageiros foi pedido pra que o mesmo descesse do veículo para fazer a revista pessoal, durante a busca foi encontrado nove cédulas aparentemente falsas sendo (oito de 50 reais e uma de 100 reais)", informou a nota da PM. 

Ainda segundo a polícia, ele disse que teria conseguido o dinheiro com um colega de trabalho em Teresina, que teria acordado que se ele trocasse por verdadeiras os dois iriam dividir o dinheiro arrecadado. A troca seria feita em pequenas compras. Os policiais também teriam encontrado uma espingarda com munições em sua residência.

Edilson Rodrigues foi preso e encaminhado à sede da Polícia Federal que deverá investigar a origem do dinheiro. 


Caroline Oliveira
Com informações da Polícia Militar
redacao@cidadeverde.com

Jovem de 20 anos fica gravemente ferido em acidente com carreta

  • versa3.jpg Divulgação PRF
  • versa2.jpg Divulgação PRF
  • versa1.jpg Divulgação PRF
  • versa.jpg Divulgação PRF

Atualizada às 10h12

Um acidente nesta madrugada na BR-343, envolvendo um veículo Versa e uma carreta e  deixou o condutor do Versa gravemente ferido. A vítima de 20 anos foi identificado como Jorge Breno Santos Castelo Branco, ele é filho de um coronel da Polícia Militar e ficou presa nas ferragens. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão lateral aconteceu por volta das 4h50 no km-321 em Altos (a 40 km de Teresina). O condutor da carreta saiu ileso. 

A vítima foi retirada das ferragens e feita a imobilização pelo resgate do Corpo de Bombeiros, que entregou a uma ambulância de suporte avançado de Altos que o encaminhou ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O comandante de socorro dos Bombeiros, tenente Cardoso, informou que a vítima estava inconsciente. "O acidente aconteceu próximo à penitenciária Major César. Quando chegamos no local a PRF já havia isolado a área. Imobilizamos a vítima, retiramos das ferragens e entregamos ao Samu. Ele estava inconsciente", afirmou o tenente Cardoso, que confirmou que o jovem foi identificado como Jorge Breno, filho de um coronel da PM.

O Cidadeverde.com tentou contato com a Assessoria de Imprensa da PM mas ainda não obteve sucesso e aguarda retorno. 

O HUT informou que o jovem deu entrada às 6h53, com politraumatismo e está internado na sala vermelha. Seu estado de saúde é gravíssimo e deve ser transferido para outro hospital. A sala vermelha é uma sala que recebe o paciente grave, estabiliza para depois encaminhar para outro setor. Fica no Pronto Atendimento do hospital.

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Posts anteriores