Cidadeverde.com

Miniusina solar em Altos será entregue em seis meses

A miniusina de Altos é uma das oito que serão construídas no Piauí através da PPP de Energias Limpas. O empreendimento está sendo construído pela concessionária Rio Poti Energia e terá 3,7 Mw de potência, que seria o suficiente para abastecer 4.277 residências.

“Serão cerca de 7 mil placas fotovoltaicas em uma área de 13 hectares. Nossas miniusinas vão atender aos prédios das Secretaria de Estado de Administração e Previdência e Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí”, conta Giórgio Santos, representante da concessionária.

Atualmente, o terreno que receberá a miniusina em Altos está passando pela etapa de supressão vegetal e deve começar as obras em junho. “A execução do projeto vai ser de aproximadamente 180 dias, com início de operações da miniusina até dezembro. É uma obra que terá um investimento de mais de R$ 19 milhões e vai gerar 150 empregos diretos para a população”, informa a superintendente de Parcerias e Concessões, Érica Feitosa.

O projeto estima uma redução significativa nos gastos do Estado com energia, tornando-o autossuficiente no abastecimento. A implantação das miniusinas vai impulsionar mais ainda o Piauí como referência nacional em boas práticas ao meio ambiente e pioneiro no aproveitamento da energia proveniente do sol para atender prédios da administração pública.

Os impactos sociais do projeto abrangem o desenvolvimento de políticas públicas de sustentabilidade com efeito multiplicador, incremento no orçamento dos municípios com a geração de emprego e renda, criação de uma nova cadeia produtiva e utilização de uma tecnologia ambientalmente limpa. Só a miniusinas de Altos vai economizar 500 toneladas de carbono por mês. Atualmente a energia solar é a melhor solução para evitar um colapso total na matriz energética.

Da Redação

Prefeito Maxwell decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (14)

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariinha, decretou ponto facultativo na quinta-feira (14), para preservação das tradições histórico-culturais e religiosas relacionadas à Semana Santa.

Com o decreto do ponto facultativo, os órgãos que compõem a administração municipal vão estar com suas atividades suspensas, exceto para a Rede Pública de Ensino, onde ocorrerá as aulas normalmente.

Na sexta-feira (15), as repartições públicas também não vão funcionar em decorrência do feriado nacional com exceção Saúde e Educação. Ainda no documento, a administração pública seguirá o feriado nacional do dia 15, Sexta Feira da Paixão e o dia 21 de abril de 2022, Dia de Tiradentes.

Pelo documento, ficam excluídos os órgãos e entidades que prestam serviços considerados essenciais como a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal, bem como as unidades de serviços de saúde de funcionamento 24 horas, como o Pronto Atendimento Municipal; e SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Hospital Municipal e laboratório Municipal.

Da Redação

Guarda Municipal promove segurança à população altoense

Foto: Ascom

A Prefeitura de Altos por meio da Guarda Civil Municipal tem promovido mais segurança à população Altoense, desempenhando o papel de manter a ordem pública, agir em defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva da cidade.

Em um pouco mais de um ano de atuação, foram inúmeras ações realizadas na cidade como apreensão de armas de fogo, prisões em flagrantes, recuperação de veículos e apreensão de drogas.

A mais recente atuação foi neste domingo (10/04), onde foi recuperado dois carros que foram tomados de assalto: um Fiat Uno branco e um Agile preto. Um dos veículos foi roubado na noite de sábado (09/04) na localidade Tinguis, zona rural de Altos e outro na quarta-feira (06/04).

Participaram da ação que recuperou os veículos os guardas Sampaio, Sousa, Almeida, Clebert, Ivanildo e Maurício.

A equipe atua como auxiliar das polícias Civil e Militar, sendo permitida a realização de ocorrências como apreensão e prisões, desde que receberam do prefeito Maxwell da Mariinha, em fevereiro de 2021, armamentos para lidar com esse tipo de situação.

“Todo o mérito dessa conquista é dos guardas municipais. Eles vestem a farda por amor e por querer desempenhar um papel para a sociedade de Altos. Nunca tiveram apoio direto de nenhuma gestão. Até o veículo que possuem foi conseguido por eles em convênio com a Justiça. Me comprometo a trazer mais outro veículo e motos para aumentar a abrangência do perímetro de atuação e realizar um trabalho mais efetivo para a nossa sociedade”, destacou o prefeito.

Composto de 20 profissionais, os Guardas Municipais de Altos realizaram três tipos treinamentos diferentes com mais de 400 horas de curso para serem equipados com armas de fogo, além do preparamento ajustado para cada tipo de necessidade e exigência que abrange a segurança da cidade.

Da Redação

Colisão frontal entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta na BR 343 em Altos

Foto: Divulgação/PRF-PI

Um motorista de 49 anos, de identidade não revelada, morreu na noite de domingo (3) após colidir um carro em um caminhão na BR 343, no município de Altos, distante 41 km de Teresina.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí, o acidente aconteceu por volta das 23h20, quando um carro colidiu frontalmente em um caminhão, no trecho do KM 306, da BR 343.

A PRF informou que o carro invadiu a contramão, por isso ocorreu a colisão frontal. O motorista do carro não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Já o motorista do caminhão, de 37 anos, não teve ferimentos.

O motorista do caminhão realizou um teste de um de alcoolemia, que deu negativo para a presença de álcool. A perícia criminal foi acionada e o Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina fez a remoção do corpo do local. A PRF 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Maxwell da Mariínha ganha título Prefeito Amigo da Educação

O prefeito Maxwell da Mariinha foi homenageado hoje (21) durante o primeiro encontro de amigos realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Na ocasião, a equipe de gestores escolares teve a oportunidade de agradecer o prefeito pela valorização que tem proporcionado aos educadores, entregando um título de Prefeito Amigo da Educação ao Maxwell.

Emocionado, o prefeito retribuiu o carinho, agradecendo a todos pelo apoio e incentivo que teve em construir uma gestão para o povo altoense.

“O sentimento que me traz aqui, é o mesmo de vocês, Gratidão. O meu cuidado com a educação, é porque compreendo que ela é o alicerce para tudo. E eu queria que todos os gestores voltassem os olhos para a educação, pois hoje, a nossa sociedade seria bem melhor, os nossos jovens estariam bem melhores. E é com esse orgulho e gratidão que vou continuar reconhecendo o trabalho de todos os educadores que batalham pela educação municipal de qualidade”, disse o prefeito.

A mesa de honra foi composta pela Primeira-Dama, Paula Deylândia, a Ana Paula, esposa do Deputado Estadual, Zé Santana, o Deputado Federal, Flávio Nogueira, a Secretaria de Educação, Sônia Lira, a Diretora da SEMED, Márcia Beatriz e o Diretor da unidade escolar Mãe Ciana, Vinicius Monteiro.

Da Redação

Prefeito Maxwell participa do encerramento dos Festejos de São José em Altos

O Prefeito Maxwell da Mariinha participou hoje (19) da grande caminhada de encerramento dos festejos de São José em Altos.

Acompanhado da Primeira-Dama, Paula Deylândia, do filho, José Neto, além de vereadores e servidores municipais, seguiu todo o trajeto com milhares de pessoas pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz.

Ao chegar, Maxwell muito emocionado conduziu a imagem para dentro da igreja e discursou, agradecendo pelo apoio da população e de toda a equipe pela realização do evento. 

“Com certeza, para mim, foi um experiência única. Pois em festejar, participar e contribuir para os festejos de São José foi um sentimento inigualável. Hoje só tenho que agradecer a Deus e a São José, por essa oportunidade e que ele continue nos protegendo e abençoando as famílias Altoenses”, disse o prefeito. 

O gestor finalizou sua fala declarando encerrado os Festejos com a maior queima de fogos luminosos que durou cerca de seis minutos, abrilhantando o céu de Altos.

Da Redação

Município de Altos convoca população a participar da LDO 2023

A Prefeitura Municipal de Altos convoca a população altoense a participar da consulta pública para elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município para o ano de 2023. A ação  vai até o dia 30 de março.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual.

Mais sobre a LDO

Na LDO Municipal devem conter, entre outros tópicos, a previsão de despesas referentes ao plano de carreiras, cargos e salários dos servidores, o controle de custos e avaliação dos resultados dos programas desenvolvidos e as condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas. A LDO delimita o que é e o que não é possível realizar no ano seguinte.

Da Redação

Saúde de Altos é homenageada em 5ª noite de festejos de São José

  • Altos_saúde_festejos_4.jpeg Ascom
  • Altos_saúde_festejos_1.jpeg Ascom
  • Altos_saude_festejos_9.jpeg Ascom
  • Altos_saude_festejos_3.jpeg Ascom
  • Altos_saúde_festejos_6.jpeg Ascom
  • Altos_saúde_festejos.jpeg Ascom

Na quinta noite dos festejos de São José dos Altos, nesta segunda-feira (14), foram noitantes a Secretaria Municipal de Saúde, agentes de Saúde do SAMU e Instituto de Saúde José Gil Barbosa.

Na novena a presença do Secretário Municipal Helielson Fonseca; a Diretora do Instituto José Gil Barbosa, Socorrinha Lemos; o Diretor Clínico, Dr. Wellington Nunes e todo o corpo de profissionais que compõem a saúde altoense.

Na ocasião, os profissionais ainda participaram da procissão das oferendas trazendo seus instrumentos de trabalho para abençoar.

Ainda representado a gestão esteve o vice-prefeito Cláudio da Cepisa e o coordenador de Cultura, Clóvis Raulino.

Da Redação

Prefeito Maxwell participa de abertura do Encontro Pedagógico 2022

A Prefeitura Municipal de Altos através da Secretaria Municipal de Educação realizou o Encontro Pedagógico 2022 com o tema “Juntos Fortalecendo Novas Práticas: Inovar, Valorizar, Avançar e Transformar”, no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo.

O evento que reúne dezenas de profissionais da educação municipal, iniciou-se com uma atração musical de uma das alunas da escola de música, Zezinho Ribeiro.

Em seguida o Prefeito Maxwell da Mariinha acompanhado do Deputado Zé Santana, abriu o evento falando a respeito do desenvolvimento da educação Altoense.

“Quero parabenizar aqui a todos que fazem a Educação de Altos, e dizer que temos um desafio a frente, que é receber de volta as nossas crianças, os nossos jovens, na sala de aula. Mas eu confio na competência de cada um de vocês, e que em breve, a nossa educação seja o modelo a ser seguido em outros municípios”, disse o Prefeito.

O evento seguiu com a palestra da Professora Joana D’ arc Alexandrino, com o tema : Da Autoconsciência ao
entendimento do outro.

A Mesa de Honra foi composta pelo Prefeito, Maxwell da Mariinha, o Deputado Estadual, Zé Santana, a Secretária de Educação, Sônia Lira, a Coordenadora Pedagógica, Sheila Simeão, a professora, Pedrina Rodrigues, a Articuladora do Selo UNICEF, Francisca Ribeiro, Jakeline Braga, presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, pela diretora geral da SEMED, Márcia Beatriz, o Vereador Hélio Inácio.

Após solenidade de abertura da Jornada Pedagógica 2022, foi oferecido um coffee break a todos os presentes. O encontro segue até o dia 18 de março com diversas atividades voltadas aos educadores para o preparo da volta às aulas.

Da Redação

Maxwell da Mariinha participa da abertura do Festejo de São José.

A procissão com a imagem do Santo padroeiro, saiu do Instituto de Saúde José Gil Barbosa e seguiu em peregrinação e carreata até a Igreja Matriz.

O prefeito conduziu o santo ao lado da diretora administrativa do hospital, Socorrinha Lemos, diretor clínico, Dr. Wellington Nunes, do Secretário de Agricultura, Paulo Pires, e Secretário de finanças, João Campelo, até o carro aberto do Padre Cláudio Lopes e seguiu a carreata a pé ao lado do povo.

Ao chegar na igreja Matriz, Maxwell hasteou a bandeira de São José ao lado dos padrinhos dos festejos Leda e Ronald Raulino e decretou a abertura oficial com um discurso emocionado pelo retorno dos festejos pós pandemia da Covid-19 ao lado do Deputado Federal, Flávio Nogueira.

Em seguida, o prefeito Maxwell e autoridades participaram da celebração da Santa Missa da primeira noite de festejos, que conta com programação intenção até o seu encerramento em 19 de março.

Da Redação

Posts anteriores