Cidadeverde.com

Três detentos suspeitos de integrar facção criminosa fogem da cadeia pública de Altos

Foto: divulgação Sejus-PI

Atualizada às 17h43

Um dos fugitivos da Cadeia Pública de Altos identificado como Luiz Bezerra Neto foi recapturado no bairro Água Mineral, na zona Norte de Teresina, na tarde desta quinta-feira (07), em menos de 24 horas após a fuga.  Ele- que seria integrante de uma facção criminosa- foi localizado por policiais penais na casa de um amigo. 

Forças de segurança seguem em diligência para recaptura dos outros dois detentos. 

Foto: Divulgação

Publicada às 8h15

Três detentos fugiram da Cadeia Pública de Altos, localizada na BR-343, no final da tarde dessa quarta-feira (06), por volta das 18h. Os fugitivos foram identificados como Ademir Vieira Barros, Denis Dias Coutinho dos Santos e Luiz Bezerra Neto. Eles são suspeitos de integrar uma facção criminosa. 

De acordo com a Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (Duap), da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), as causas do ocorrido estão sendo investigadas através de um procedimento administrativo no âmbito da Sejus.

A diretoria destacou ainda que todas as forças de segurança do Piauí seguem em diligência para a recaptura dos foragidos.

 A Duap reforçou também que a população pode contatar a Administração Penitenciária através do telefone 86 99488 8133 ou 190, caso tenha informações sobre os fugitivos.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Entidades visitam Centro de Tratamento de Resíduos de Altos

Foto:MPPI

Uma equipe composta por representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) realizaram, nesta terça-feira, 29 de agosto, uma visita à Central de Tratamento de Resíduos de Altos, que é administrada pela empresa Revita Engenharia, do Grupo Solví. Os integantes dos três órgãos, foram recebidos pelo gerente regional da empresa, Alexandre Castilho Flores.

Participaram da visita os promotores de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma/MPPI), Maurício Gomes, que responde pela 2ª Promotoria de Justiça de Altos, o diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do TCE, Bruno Cavalcanti, e os auditores de controle externo Verônica Lopes, Carlos Batista e Francisco Neto, e a auditora fiscal ambiental da Semar, Catharina Cortez.

A visita iniciou com uma pequena palestra sobre a estrutura, a capacidade e o funcionamento do aterro. O aterro foi licenciado para receber até 800 toneladas de resíduos por dia e atender até 43 municípios. Hoje, eles recebem resíduos de Altos e de Nazária.

Logo em seguida, a equipe visitou um trecho do terreno e acompanhou a forma como é feita a disposição final dos resíduos.

A intenção com a visita foi conhecer o local e verificar a viabilidade de expandir para outros municípios a adequada destinação de resíduos.

Fonte: MPPI

Prefeitura inaugura praça Cícero Santos na cidade de Altos

Foto:ascom

A Prefeitura de Altos realizou neste domingo (27) a inauguração da praça Cícero Santos no terminal rodoviário. O nome em homenagem a Cícero Santos se deve ao seu pioneirismo no ramo de transporte coletivo em Altos, que data do fim dos anos 1940.

Foto: ascom

A homenagem contou com a presença contou com a presença do filho do homenageado Ronald Santos, sua esposa Leda Raulino, netos de Cícero Santos. Também estiveram no tradicional corte da fita junto ao prefeito Maxwell da Mariínha os vereadores Jaifran do Povão, Andrea Amaral, Juniel Pinheiro, Adaildo Pancadão, Dr. Miguel, Gerson Fernandes, suplentes João Campelo, Alberto Filho, Manoel do Zundão, Wanderson Cavalcante, Luisinho Nobre, lideranças e secretários municipais.


Da Redação

Viatura da PM colide em poste durante perseguição policial em Altos; suspeito foi preso

Fotos: PM-PI

A Polícia Militar do Piauí, através do 21º Batalhão do município de Altos, realizou na noite de quarta-feira (16), a prisão de um suspeito de ter realizado o roubo de uma motocicleta em Alto Longá. Durante a perseguição, os policiais acabaram colidindo a viatura em um poste e tiveram escoriações leves.

A PM informou que por volta das 20h recebeu a informação de que dois homens estavam realizando assaltos, roubaram uma motocicleta em Alto Longá e estavam fugindo em direção a Altos.

Uma equipe ficou de prontidão, e acabou localizando um dos suspeitos na motocicleta que havia sido roubada. Foi iniciada uma perseguição policial, que acabou com os policiais derrubando o suspeito da motocicleta, mas a viatura acabou colidindo em uma calçada e um poste.

Com a ação o homem foi preso e segundo a polícia, estava em posse de outros objetos que seriam provenientes de roubo, como uma bolsa feminina, celulares e dinheiro. A motocicleta que tinha sido roubada foi recuperada e uma arma de fogo foi apreendida.

Quando a viatura colidiu na calçada e no poste, dois policiais tiveram leves escoriações, e foram atendidos no hospital local. O suspeito também foi encaminhado para o hospital, onde recebeu atendimento e em seguida foi encaminhado para a Central de Flagrantes.

A viatura sofreu avarias e foi removida pelo reboque, após perícia oficial requisitada. 


 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Motociclista fica gravemente ferido em acidente com carro do IML

Foto: Reanto Andrade/ Cidadeverde.com

Um motociclista de 25 anos ficou gravemente ferido em um acidente com o carro do Instituto Médico Legal (IML). A colisão ocorreu por volta de 23h55, deste domingo (13), na BR-343, na cidade de Altos, no interior do Piauí. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão foi do tipo frontal. O condutor do carro do IML tem 56 anos e saiu ileso. Ele estava em direção à cidade de Campo Maior para buscar um corpo. 

As causas do acidente estão em análise. 


Graciane Araújo
[email protected]

Procon apreende mais de 400 botijões de gás após denúncia em Altos

  • WhatsApp_Image_2023-08-10_at_12_04_09.jpeg Procon
  • WhatsApp_Image_2023-08-10_at_12_04_09_(1).jpeg Procon
  • WhatsApp_Image_2023-08-10_at_12_04_09_(2).jpeg Procon
  • WhatsApp_Image_2023-08-10_at_12_04_10.jpeg Procon
  • WhatsApp_Image_2023-08-10_at_12_04_09_(3).jpeg Procon

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou a apreensão de 446 botijões de gás que estavam sendo comercializados clandestinamente na cidade de Altos, a 37 km de Teresina, na quarta-feira (9).

O chefe da Secretaria de Fiscalização do Procon, Arimateia Leão, afirmou que recebeu uma denúncia anônima sobre um local que vende material de construção, mas que também estava vendendo botijões de gás. Foi constatado que o proprietário estava atuando de forma clandestina, pois não tinha autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para comercializar os botijões e que eles estavam sendo armazenados fora das normas, sem a devida proteção.

“O proprietário não tinha autorização junto a ANP para fiscalizar, e foram constatados 446 botijões em um local inapropriado sem extintor, sem a mínima segurança e o mais agravante é que foi verificado que próximo a essa quantidade de material tinha uma grande quantidade de ferros, carvão e uma área isolada sem ventilação, sem estrutura que a ANP determina, sem uma base, então uma venda clandestina”, informou.

Todos os botijões foram apreendidos e o dono do local tem um prazo de 15 dias para apresentar defesa, e somente depois é que poderá ser estabelecida uma multa.

“Foram apreendidos todos os botijões que foram colocados em um local de segurança, em um depósito legalizado. O proprietário do material de construção tem um prazo de 15 dias para justificar porque estava comercializando e a defesa será na promotoria de Altos, onde o promotor que vai determinar a aplicação da multa”, explicou Arimateia Leão.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Mulher é presa ao entrar com drogas escondidas nas partes íntimas na Cadeia de Altos

Foto: Sejus

Policiais penais prenderam na terça-feira (8) uma mulher, de 40 anos, que entrou na Cadeia Pública de Altos com maconha escondida nas partes íntimas. 

Segundo a Secretaria de Justiça, a mulher foi visitar um homem com quem possui um relacionamento e que estava preso na Cadeia Pública de Altos pelo crime de lesão corporal grave.

Ela entrou com a droga escondida nas partes íntimas, por isso acabou passando na primeira vistoria, mas depois os policiais flagraram ela com as drogas no pátio da cadeia.

“Uma das visitas tentou adentrar na unidade com entorpecentes, aparentemente maconha. Passou na primeira vistoria, mas a equipe atenta visualizou uma movimentação estranha no pátio de visitas, e antes da visita começar, abordou novamente essa mulher de nome Sheila, que estava com os entorpecentes na mão, no ponto de entregar para o companheiro”, informou André Oliveira, gerente da Cadeia Pública de Altos.

Após se flagrada com a droga, ela foi encaminhada à Central de Flagrantes e autuada pelo crime de tráfico de drogas.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Policiais Penais apreendem arma, drogas e celulares com detento na Major César

Foto: Sejus

Policiais penais da Colônia Agrícola Major César, em Altos, apreenderam, na sexta-feira (28), uma arma, munições, drogas e celulares após vistoria na unidade penal.

Segundo a Secretaria de Justiça, a ação aconteceu após os policiais avistarem pelas câmeras de monitoramento dois homens em movimentação suspeita no perímetro da unidade penal.

Os policiais decidiram fazer uma vistoria e encontraram mais de 10 celulares, munições e drogas. Segundo a Sejus, um interno da Colônia Agrícola Major César foi identificado como o dono dos ilícitos.

O detento foi conduzido para o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), em Teresina, para os procedimentos legais. "A Secretaria de Justiça segue enfrentando a criminalidade, preservando a ordem pública, garantindo a segurança de seus servidores, das suas unidades penais e das pessoas privadas de liberdade", destacou a Sejus.

 

Da Redação
[email protected]

Polícia prende suspeito de estuprar criança há dois anos em Altos

Foto: Ascom/Polícia Civil do Piauí 

A Polícia Civil do Piauí cumpriu um mandado de prisão preventiva e prendeu nessa terça-feira (11), um homem suspeito de estupro de vulnerável na cidade de Altos. 

De acordo com delegada titular de Altos, Eliane Sanches, o preso era namorado da avó da criança e praticava os abusos há aproximadamente dois anos. 

A investigação revelou ainda que o suspeito também havia abusado da mãe da vítima, sua enteada, quando ela também ainda era criança.

Outra prisão 

Além disso, a Polícia Civil prendeu nesse último final de semana, o homem de iniciais A. J. S. D. S, suspeito de praticar diversos furtos em Altos. 

 

Da Redação
[email protected]

 

Quatro detentos são recapturados horas após fuga do Complexo Penal de Altos

Fotos: Ascom/Sejus 

A Secretaria de Justiça (Sejus) informou que conseguiu recapturar os quatro detentos que fugiram na madrugada de segunda-feira (10) do Complexo Penal de Altos, a 22 km de Teresina.

Os presos fugiram na madrugada quando estavam no hospital da penitenciária. Após a fuga eles tentaram se esconder na mata da região. Um dos fugitivos foi recapturado ainda pela manhã, os demais foram na noite de segunda-feira.

Segundo a Sejus, a prisão foi realizada pelos policiais penais e pelos policiais militares das Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap).

“Os presos foram encaminhados para exames de corpo de delito e Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis para, em seguida, retornarem ao sistema prisional com a devida comunicação ao Poder Judiciário”, informou a Sejus.

Operação no Complexo Penal de Altos

Na última sexta-feira (7), foi realizada a "Operação Reset" no Complexo Penal de Altos, com a realização de vistorias estruturais e minuciosas nas celas e pavilhões do local.

"Uma inspeção em todas as unidades do complexo visando prevenir, sobretudo no que desrespeita ao controle das facções dentro das nossas unidades. Nós temos uma grande quantidade de presos hoje oriundos de organização criminosas e nós temos esse dever aqui de estar no dia a dia zelando pela segurança tanto dos policiais penais, da sociedade quanto também para a segurança de todos os internos", disse o secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, quando a operação foi realizada.

Confira a nota da Sejus sobre a recaptura

A Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (Duap) informa que, no início da noite desta segunda-feira (10), Policiais Penais juntamente com Policiais Militares das Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap) conseguiram recapturar todos os foragidos da Unidade de Apoio Prisional (UAP) que tinham empreendido fuga nessa madrugada.

Os presos foram encaminhados para exames de corpo de delito e Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis para, em seguida, retornarem ao sistema prisional com a devida comunicação ao Poder Judiciário.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores