Cidadeverde.com

Prefeitura inicia aulas do projeto ‘Qualifica Mulher’ em Altos

A Prefeitura de Altos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Coordenação do Estado de Políticas para Mulheres, iniciou na manhã de ontem (22), aulas de cursos promovidos pelo projeto ‘Qualifica Mulher’. 

A abertura aconteceu no polo EAD de apoio presencial da antiga UESPI, cedido pela Coordenadora Lavina Almeida, onde contou com a presença da Assistente Social, Conceição, Coordenadora do Programa Bolsa Família, Gracyheny Brito, da Gerente de Atenção Social Básica, Leslly Raquel, do Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS I e II, Nino Dourado, da Assistente Social e Assessora Técnica da Secretaria de Assistência, Maria José, além do instrutor Rafael que auxiliará as participantes durante todo o curso.

O projeto que é voltado exclusivamente para mulheres em condições de vulnerabilidade social, ofertou 90 vagas com 13 opções de cursos e as inscrições foram abertas deste o dia 08 de novembro no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS I. 

Foram cerca de 50 inscrições efetuadas. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira a partir das 08hrs até as 11hrs e cada curso terá aproximadamente 1h de duração. O horário pode variar conforme a opção de quantidade de cursos que a participante se inscreveu.

Ao final, as mulheres receberão uma certificação de conclusão de curso e o término está previsto para sexta-feira (26).

Prefeitura de Altos investe na limpeza de bairros da cidade

A Prefeitura de Altos iniciou na manhã de hoje (18), serviço de limpeza em ruas do Bairro Ciana, zona urbana da cidade.

O serviço de limpeza realizado pela prefeitura nas ruas do Bairro Ciana é uma reivindicação dos moradores para amenizar o período de inverno que chega com as chuvas no fim do ano.

Nas próximas semanas o bairro será contemplado com emenda parlamentar oriunda do deputado estadual Zé Santana por reivindicação do prefeito Maxwell da Mariínha que destinará pavimentação em paralelepípedo em diversas ruas.

Da Redação

Altos inicia vacinação de idosos de 90+ com a 3ª dose

A Prefeitura de Altos através da Secretaria de Saúde e Coordenação de Vacinas do município iniciou na manhã de hoje (04), vacinação de idosos com 90 ou mais anos de idade contra a COVID-19 na sala de vacinas do Sesp. A Vacinação teve início às 7:30 e segue até às 13 horas.

Os idosos a serem vacinados com a 3ª dose contra a COVID-19 devem estar a 6 meses vacinados com a 2ª dose e devem levar em mãos CPF, RG ou CNH e comprovante de residência.

A prefeitura disponibilizou uma ambulância de plantão e medico socorrista para casos de reação adversa a vacina.

João Bandeira
[email protected]

Prefeitura de Altos celebra acordo e estudantes receberão desconto na passagem

O prefeito Maxwell da Mariínha assinou ontem (04), acordo com a empresa Expresso Barroso por meio do seu representante Chico Barroso, e benefício do desconto da passagem a estudantes de Altos passa a valer a partir do próximo dia 10 deste mês. O acordo foi celebrado no centro administrativo de Altos.

Mais de 300 estudantes serão beneficiados diretamente com a medida. Na discussão da concessão do subsídio pela empresa Expresso Barroso, detentora da linha, foi levantada a dívida de R$ 350 mil deixada pela gestão anterior do município, o que dificultou maior concessão de benefício para estudantes atualmente fixado em 30%, sendo que a prefeitura entra com 20% dos custos.

O tempo entre assinatura do acordo e concessão do benefício torna-se necessário para ajuste da logística da execução do serviço aos estudantes altoenses.

João Bandeira
[email protected]

Prefeitura lança programa PRO Alfabetização na idade certa em Altos

A Prefeitura de Altos por meio da Secretaria Municipal de Educação apresentou na manhã de ontem (04), no auditório da Biblioteca Municipal, o programa PRO Alfabetização na idade certa para gestores das escolas municipais de Altos.

O programa PRO Alfabetização é uma parceria firmada entre o município de Altos e o governo do estado visando as condições necessárias para garantir a alfabetização das crianças e para que elas cheguem ao 2º ano  com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento em matemática.

O programa foi apresentado pela Coordenadora de Ensino da Semed, professora Sheila Simeão. A mesa de honra foi composta ainda pela Secretária de Educação, Sônia  Lira; Coordenadora de Gerenciamento Escolar, professora Pedrina Rodrigues; coordenador do programa PRO Alfabetização em Altos, professor Diego Cavalcante; e representante do Conselho Tutelar, Ângela Maria.

As formadoras Géssica Ferreira e Fátima de Paula realizaram a primeira formação do PRO Alfabetização com todos os gestores das escolas da rede municipal de ensino de Altos presentes.

João Bandeira
[email protected]

Prefeitura de Altos realiza ações no dia D do Outubro Rosa

A Prefeitura de Altos por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de hoje (27), uma série de ações pela conscientização do Outubro Rosa no município de Altos. O evento ocorreu no Instituto de Saúde José Gil Barbosa e contou com a presença do prefeito Maxwell da Mariinha e do vice-prefeito Cláudio Pereira.

O Dia D do Outubro Rosa em Altos contou com atividades desenvolvidas por profissional de Educação Física, palestra sobre o câncer de mama ministrada pela secretária de Saúde, Dra. Maria Teresa e 100 citologias foram feitas em mulheres presentes no evento. 

Todas as citologias foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-PI). Com retorno de 7 dias os resultados serão analisados por um ginecologista para consultar todas as mulheres, medica-las se necessário e realizar outro atendimento que elas queiram realizar relacionado à sua situação ginecológica.

A Secretaria de Saúde do município também realizou o Dia do Outubro Rosa na Igreja de São Raimundo Nonato, no bairro São Luís, com palestras, exames citapatologicos, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Ainda atualização da carteira de vacinas de rotina, repescagem da vacina contra a COVID-19 para pessoas a partir de 18 anos, consulta médica com clínica geral, aferição dos sinais vitais e teste de glicemia.

João Bandeira
Com informações Ascom

Maxwell recebe novo micro-ônibus escolar para o município de Altos

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariinha recebeu na manhã de hoje (26), as chaves de um novo micro-ônibus escolar para a rede municipal de ensino. A entrega foi formalizada pelo senador Elmano Ferrer, autor da emenda, no Centro Administrativo.

A entrega do veículo também contou com a presença da secretária de Educação, Sonia Lira, e equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Nós temos a sorte de ter um prefeito preocupado com a Educação do município. São muitas conquistas em pouco tempo de gestão”, destacou a secretária.

“O município agradece a emenda destinada pelo senador Elmano Ferrer ainda em julho, e quero dizer que nossos esforços não são poucos para a Educação. Já anunciamos o 14º salário e a reforma com climatização de inúmeras salas de aula em reconhecimento e valorização não só ao professor, mas também ao aluno”, disse o prefeito Maxwell da Mariínha.

João Bandeira
Com informações Ascom

Altos vacina idosos com 3ª dose via drive thru; confira datas

Foto: ascom

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Saúde anuncia início da vacinação de idosos de 90 ou mais anos de idade com a 3ª dose contra a COVID-19 para o dia 5 de novembro. A vacinação ocorrerá no Sesp por meio de sistema drive thru e conta com calendário para público-alvos.

No dia 13 de novembro será a vez de idosos de 85 a 89 anos; no dia 19, 80 a 84 anos; e 26 de novembro, 75 a 79 anos.

Tendas serão armadas no pátio do Sesp, localizado na Rua Epitácio Pessoa, 2280, centro de Altos, para aplicar a dose de reforço contra a COVID-19 aos idosos e contará com auxílio de ambulância do SAMU e médico socorrista em casos de efeitos colaterais adversos.

Todos aqueles que estão a seis meses ou mais vacinados com a 2ª dose estão aptos a receber a 3ª dose da vacina Pfizer, mesmo tendo tomado Coronavac ou AstraZeneca nas doses anteriores. Os idosos devem levar em mãos CPF, cartão de vacina e cartão do SUS.

Ascom

Carro capota e deixa seis pessoas feridas na BR-343

Foto: reprodução

Na tarde deste sábado (16) por volta das 17hrs, seis pessoas ficaram feridas após um carro capotar durante uma colisão entre dois veículos na BR-343 entre Altos (PI) e Teresina.

Segundo informações de uma das vítimas, que gravou um vídeo compartilhado nas redes sociais, o motorista residente da cidade de Altos, estava aparentemente embriagado fazendo manobras em uma curva, quando invadiu a faixa contrária em que vinha um outro carro com 05 vigilantes que vinham de Campo Maior (PI) para trabalhar em Teresina.

O carro das vítimas para desviar de uma colisão, acabou capotando 04 vezes no sentido do acostamento da rodovia. A violência do impacto deixou o carro completamente destruido e os 05 passageiros feridos. Os vigilantes foram encaminhados aos hospital através do SAMU que esteve no local.

Já o motorista que estava com suspeitas de embriaguez que não teve nome revelado, não sofreu lesões graves, apenas escoriações.  Ainda não há informações se a PRF esteve no local.

Com Informações de campomaioremfoco

Município de Altos garante Selo C do ICMS Ecológico

O município de Altos, na gestão do prefeito Maxwell da Mariínha, foi certificado com o Selo Ambiental 2021 para adesão ao ICMS Ecológico junto à Secretaria de Fazenda do estado. Devido à falta de documentação necessária e inscrição ano passado pela ex-prefeita Patrícia Leal, Altos deixou de receber uma soma de recursos importantes para investimentos da municipalidade.

Por falta de organização da gestão passada, o município enfrentou dificuldades para ser certificado neste ano com o Selo Ambiental, mas após esforços do prefeito Maxwell da Mariínha, Altos conseguiu recuperar a credibilidade junto ao governo do estado garantindo o Selo C, provando que fazia jus ao incremento no ICMS ao receber aprovação de três critérios de elegibilidade e score de 60 pontos. São eles: recuperação das áreas degradadas, identificação e mitigação das fontes de poluição e edificações irregulares.

“A gestão pegou o município sucateado sem receber a transição de governo com dados e informações, mas trabalhou intensamente para recuperar documentação e em cinco meses obtivemos o selo C, mesmo enfrentando adversidades resultantes do apagão administrativo da gestão anterior que não teve preocupação em formar conselho ano passado. Formamos o conselho, publicamos decreto de nomeação e realizamos reunião para apresentação de documentação”, disse a assessoria jurídica da prefeitura.

O Selo Ambiental é o documento oficial de certificação de desempenho da gestão municipal no aspecto do meio ambiente. Uma condição para que o município tenha acesso a recursos oriundos do ICMS Ecológico ao atender criterios ambientais estabelecidos pelo governo estadual.

Da assessoria de comunicação de Altos

Posts anteriores