Cidadeverde.com

Em defesa do Meio Ambiente, Prefeitura de Altos doa 2 mil mudas com projeto 'Arboriza Altos'

Foto: Prefeitura de Altos 

A Prefeitura de Altos por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou o projeto “Arboriza Altos” no Dia da Árvore e mais de duas mil mudas frutíferas e nativas foram entregues. A cada três meses mudas serão entregues à população altoense. 

“Fizemos a entrega de mil mudas entre os dias 20 e 21 de setembro em alusão ao Dia da Árvore. O projeto “Arboriza Altos” está sendo um dos maiores já vistos no município nos últimos vinte anos. Mais de duas mil mudas plantadas do início do ano pra cá. Essa é a gestão do prefeito Maxwell, preocupada com o Meio Ambiente”, ressaltou o secretário municipal do Meio Ambiente, Orlando Filho.

Três mudas foram entregues para cada morador no Dia da Árvore, entre elas mudas de manga (planta símbolo da cidade), goiaba e outras. 

O Projeto Arboriza Altos tem como missão entregar centenas de milhares de mudas de árvores nativas a cada 3 meses para a população altoense. A Secretaria de Meio Ambiente planeja entrega de novas mudas para o dia do aniversário de Altos, em 12 de outubro.

Foto: Prefeitura de Altos 

Com reivindicação do prefeito Maxwell da Mariínha, Agespisa perfura poço em Altos

O prefeito Maxwell da Mariínha esteve hoje, 22 de setembro, acompanhando a perfuração de poço artesiano no Centro Social Urbano (CSU), centro de Altos, junto a vereadores.

A perfuração do poço artesiano é fruto de reivindicação do prefeito Maxwell da Mariínha e vereadores da base e uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Altos e Agespisa. Estiveram nesta data com o prefeito os vereadores Hélio Inácio, Natan dos Projetos, Juniel Pinheiro, Andrea Amaral, Fabíola Santos e Gerson Fernandes.

Em 12 de junho deste ano o prefeito Maxwell da Mariínha esteve na Agespisa com os vereadores Natan dos Projetos, Andrea Amaral, Fabíola Santos e Juniel Pinheiro cobrando junto ao presidente da autarquia Genival Salles a solução para a escassez de água em Altos.

Em 12 de junho deste ano, o prefeito Maxwell da Mariínha com Genival Sales, presidente da Agespisa, e vereadores
O problema da falta d’água, principalmente no período mais quente do ano, o b-r-o-bró, é recorrente e perdurava por muito tempo em Altos prejudicando toda a população. 

Com a perfuração do novo poço o problema no centro da cidade começa a ser solucionado levando água para a torneira da pessoas e assim possibilitando a realização de tarefas diárias as mais essenciais.

João Bandeira
com informações - Ascom

Maxwell participa do Setembro Amarelo no Ceim Zezita Barbosa

Foto: Ascom

O prefeito Maxwell da Mariínha participou hoje (20), de evento pela consciencialização do Setembro Amarelo realizado no CEIM Zezita Barbosa pela Secretaria Municipal de Educação. Diretores das escolas de toda rede municipal de ensino de Altos estiveram presentes.

O tema da palestra proferida pelo médico psiquiatra Maurílio Batista foi “Saúde mental na escola”. O médico despertou a atenção dos ouvintes para a importância do assunto, que deve ser desmistificado. A secretária de Educação, Sônia Lira, disse que problemas que prejudicam a saúde mental na escola podem ser resolvidos com amor. “Estamos construindo com muita dedicação e amor uma Educação para Altos que saiba acolher as nossas crianças e jovens”, pontuou a secretária.

O prefeito Maxwell da Mariínha falou em junção de forças e dever por uma Educação melhor para Altos. “Precisamos alcançar e compreender essas crianças e esses jovens, pois sabemos os problemas que passamos por conta da pandemia como a ansiedade, a tristeza. Já perderam muitos meses de aulas presenciais. E agora temos a oportunidade de retomar as aulas e sentir dos nossos alunos como eles estão. E vocês diretores serão os profissionais dedicados a preencher o vazio que eles sentiram. Às vezes um sorriso é um pedido de socorro. Então precisamos aguçar nossa sensibilidade para acolhê-los”, discursou o prefeito aos diretores presentes no evento.

João Bandeira
com informações - Ascom

Prefeitura de Altos realiza X Conferência de Assistência Social

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania realizou a X Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “O Sistema Único de Assistência Social: avanços e desafios no município de Altos”. Com dois dias de intensa programação, o evento começou ontem (14), e encerrou hoje. 

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Maxwell da Mariínha, vereadora Andrea Amaral e secretários de Agricultura, Paulo Pires; de Educação, Sônia Lira; de Administração, Dowglas Borges; além da secretária de Assistência Social, Mariínha Pires.

Debates, orientações, oficinas temáticas e a ainda eleição dos delegados para a Conferência Estadual marcaram a X Conferência de Assistência Social.

A secretária municipal de assistência social, Mariínha Pires, comentou sobre as atividades. “Desde 1995, que as conferências fortalecem a democracia e ampliam a participação de todos os setores na consolidação da política de Assistência Social, além de gerar conteúdo para trabalhadores, usuários e gestores com base nas normativas, diretrizes e objetivos estratégicos”, pontuou a secretária.

Nesta X edição, em Altos, foi trabalhado com o enfoque “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.

Com informações - Ascom

 

Altos recebe pela primeira vez Ônibus Lilás na localidade Prata

Na manhã de hoje (10), os moradores da localidade Prata e comunidades vizinhas em Altos, tiveram a oportunidade de receber o projeto “Ônibus Lilás”, uma parceria entre a Prefeitura de Altos, Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria do Estado de Políticas para Mulheres, requisitado pela vereadora Andréa Amaral, Procuradora da Mulher no âmbito da Câmara Municipal.

Entre os serviços ofertados estavam consultas médicas’ testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C; palestras educativas, verificação dos sinais vitais, central de marcação de consultas especializadas, entre outros. 

O evento contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, SAF, Emater, Secretaria Estadual de Cultura, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública.

O Ônibus Lilás é um projeto criado dentro da campanha Agosto Lilás, escolhido o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

O prefeito Maxwell da Mariínha e o vice-prefeito Cláudio Pereira estiveram presentes na localidade Prata com a secretária de saúde, Dra. Maria Teresa e os vereadores Fabíola Santos e Gerson Fernandes além da vereadora Andrea Amaral. 

Com informações - Ascom

Prefeitura de Altos anuncia recadastramento de servidores

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos humanos inicia o recadastramento dos servidores públicos do município na próxima segunda-feira (13). Com carárter obrigatório, o recadastramento segue até 1º de outubro e abrangerá efetivos, comissionados, contratados, celetistas, aposentados e pensionistas da previdência própria, o AltosPrev.

As formas de recadastramento estão disponibilizadas em fichas físicas distribuídas nas secretarias e por meio do link https://drive.google.com/file/d/14ZNFHNnhxImAYiRNM8j7dYmjprXs_E22/view?usp=sharing.

O recadastramento ocorrerá na Biblioteca Municipal João Bastos e tem por objetivo atualizar dados dos servidores junto ao sistema Sagres Folha e RH Web atendendo à Resolução Nº 023/2016 do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE). Além disso a atualização dos dados cadastrais servirá para a administração municipal traçar políticas de valorização dos servidores públicos altoenses. O recadastramento será feito nos turnos da manhã e tarde entre 8 e meio dia e 13 às 16 horas.

Confira as datas do recadastramento por data:

De 13 a 17 de setembro, servidores da Secretaria Municipal de Administração, Autarquias e demais órgãos (aposentados e pensionistas AltosPrev, Assistência Social, Agricultura, Finanças, Meio Ambiente, Obras, Esporte e Cultura e Serviços Públicos);

De 20 a 24 de setembro, servidores da Secretaria Municipal de Saúde;

E de 27 de setembro a 1º de outubro, servidores da Secretaria Municipal de Educação.

Para recadastramento os servidores precisarão conter os seguintes documentos originais em mãos: RG, título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, CPF, certificado de reservista ou dispensa (sexo masculino), comprovante de residência atualizado, PIS/PASEP, ato de nomeação e termo de posse (se efetivo), carta ou portaria da aposentadoria (se aposentado), portaria e ou certidão de óbito do vínculo da pensão (se pensionista), cópia do contrato (se celetista ou contratado), cópia do último contracheque, dados bancários da conta para vencimentos etc.

Com Informações - Ascom

 

Maxwell recebe caminhão compactador para reforçar limpeza urbana em Altos

O município de Altos foi contemplado nesta quinta-feira (09), com um novo caminhão compactador de lixo, que será utilizado na limpeza pública do município. O Caminhão Coletor foi adquirido com recursos de emenda parlamentar do Deputado federal Flávio Nogueira a pedido do prefeito de Altos, Maxwell da Mariínha, e entregue através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O prefeito Maxwell da Mariínha recebeu as chaves do caminhão coletor nesta manhã do deputado Flávio Nogueira, e a seguir, foi levado a Altos e recebido no Centro Administrativo da cidade juntamente ao prefeito Maxwell pelo vice-prefeito Cláudio Pereira e pelos vereadores Juniel Pinheiro, Hélio Inácio, Fabíola Santos, Uverlânio Filho, Gerson Fernandes e Natan dos Projetos. Também participaram da entrega do caminhão à cidade de Altos os secretários de Educação Sônia Lira, e equipe da Semed; de Agricultura, Paulo Pires; de Finanças, João Campelo; e de Meio Ambiente, Orlando Filho.

O deputado Flávio Nogueira comentou. “É uma safisfação muito grande estar aqui com o prefeito Maxwell dando mais esse presente para Altos. É mais uma prestação de serviço do mandato, tanto meu quanto o do prefeito, pois é uma parceria. Estamos entregando agora este caminhão compactador de lixo e no próximo mês uma patrulha mecanizada para que a Agricultura possa melhorar mais na cidade de Altos”, disse o deputado.

“Quero em nome de toda a população altoense agradecer o seu compromisso com Altos. Nossa parceria é daqui pra frente. O caminhão vem ampliar ainda mais a coleta de lixo em nosso município. Nosso muito obrigado”, agradeceu o prefeito Maxwell da Mariínha.

Com Informações - Ascom

 

Saúde leva Setembro Amarelo ao Centro de Detenção Provisória de Altos

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Saúde, pela primeira vez, realiza no Centro de Detenção Provisória de Altos -CDP, ação em torno da campanha do Setembro Amarelo, que trata da valorização da vida e combate ao suicídio. 

A gerente de atenção primária, Juliana Borges, comenta a ação. “É importante abordarmos temas como esse nos presídios, onde casos de suicídios também são realidade. Estamos mudando a forma de cuidar das pessoas, essa é a história que queremos fazer”, disse Juliana.

A ação do Setembro Amarelo contou com a presença de todos os profissionais de saúde que compõem o sistema prisional, com atividades realizadas pela educadora física do município, Marcelia Eugênia, além de orientações da assistente social, psicólogos e psiquiatras.

Com informações- Ascom

Altos abre hoje inscrições para pagamento de auxílio cultural; confira edital

A Prefeitura Municipal de Altos lançou edital de chamamento informando que estão abertas a partir de hoje (09), inscrições para pagamento de auxílio emergencial da Cultura. As inscrições irão até 24 de setembro para solicitação de recebimento do subsídio aos espaços artísticos e culturais de Altos.

Microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias estão também inclusas. O pagamento é referente à Lei Emergência de Cultura (nº 14.017 de 29 de junho de 2020), em decorrência da pandemia do coronavírus.

Os valores serão disponibilizados aos beneficiários da categoria Espaços e Grupos em pagamento de duas parcelas de R$ 2.104,87 totalizando o valor de R$ 4.209,74. Já os valores aos beneficiários da categoria de Fomento à Arte e à Cultura são duas parcelas de R$ 1.250,00 totalizando R$ 2.500,00. Ambos serão feitos por meio de transferência bancária em contas do Banco do Brasil.

Confira o edital na íntegra:

Edital Altos atualizado

Com informações- Ascom

No 7 de setembro, Maxwell destaca contribuição de Altos para a Independência

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariínha, em discurso na manhã de hoje, em ato cívico de comemoração ao 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, destacou a contribuição que Altos deu em contexto nacional.

Ao discorrer sobre a história da Independência do Brasil e a importância do Piauí e de Altos no contexto da épica Batalha do Jenipapo emprestando o heroísmo de seus combatentes para o Brasil se ver livre da colonização de Portugal, o prefeito concluiu que “Temos no presente, o sangue dos heróis do passado. Por isso acreditamos e trabalhamos para um futuro grandioso e que honre a nossa história”.

Confira a íntegra do discurso:

“Altos: um passado heróico

A proclamação da Independência do Brasil, a 7 de setembro de 1822, declarada por Dom Pedro, às margens do Ipiranga, com o grito de “Independência ou morte”, não foi aceita pacificamente pelas tropas portuguesas nem pelas elites de portugal que ocupavam os mais altos cargos na Colônia instalada em nosso país. Foi o estopim para que fosse deflagrado resistência em várias capitanias para que o processo separatista entre Portugal e Brasil não se efetivasse.

Nesse meio tempo, o Piauí foi determinante para a independência do Brasil. Isso ocorreu porque os piauienses se colocaram, desde o início, contra os planos de ceder as regiões Norte e Grão Pará, que compreendem atualmente o Norte e Nordeste brasileiro, para Portugal, a fim de se instituir a Lusitânia portuguesa.

Os piauienses encontraram resistência da Coroa na pessoa do seu governador de Armas João José da Cunha Fidié a partir da insurreição de líderes na Vila da Parnaíba declarando adesão do Piauí à Independência no dia 19 de outubro de 1822. O movimento piauiense tomou fôlego em diversas cidades com adesões. Logo contrataram guerrilheiros vindos do Ceará, que já havia se declarado independente, Pernambuco e Bahia. Os insurgentes tiveram que aplicar uma elevada soma em recursos financeiros para contratação das forças de combate, mas mesmo com armas rupestres como foices, machados e enxadas contra artilharia de ponta com armas de pólvora os piauienses se saíram vitoriosos às margens do Rio Jenipapo, em Campo Maior, no longo duelo conhecido por Batalha do Jenipapo.

Segundo o historiador Bugyja Brito, no livro “A Independência do Piauí”, os piauienses foram responsáveis pela existência da nação brasileira. Somos um país de 8 milhões e meio de quilômetros quadrados graças aos feitos heroicos do Piauí nas datas de 19 de outubro (independência de São João da Parnaíba), 24 de janeiro (independência de Oeiras com a tomada da casa da pólvora) e 13 de março (com a batalha do Jenipapo).

Os altoenses, em consequência, tiveram grande participação nos feitos heroicos do princípio do século XIX. As informações são desvendadas pelo historiador e jornalista altoense Toni Rodrigues em seu livro “Sobre Mercenários e Libertadores”. Ele conta que, na época, o território de Altos era uma fazenda e sua jurisdição pertencia à freguesia de Campo Maior. O jovem tenente Domingos de Paiva Dias, filho do fazendeiro João de Paiva, foi encarregado de recrutar combatentes para a histórica batalha de 13 de março. E o fez na vasta região entre Campo Maior e a Barra do Poti, hoje a cidade de Teresina, compreendendo sesmaria que daria origem ao nosso município de Altos.

O fato é que Altos emprestou a coragem de seus homens há 198 anos escrevendo um primoroso capítulo da história nacional dando sua importante contribuição quando se completam 199 anos desde a Independência do Brasil.

Temos no presente, o sangue dos heróis do passado. Por isso acreditamos e trabalhamos para um futuro grandioso e que honre a nossa história”.

Com informações - Ascom

Posts anteriores