Cidadeverde.com

Altos empossa comitê do projeto Parceiro do Idoso

Foi realizado hoje (09) uma reunião no Centro Administrativo para empossar os membros do comitê de acompanhamento do projeto “Otimizando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas no município de Altos”.

A equipe do projeto é composta pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Educação, Cultura e Esporte; o Sindicato Entre Rios, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altos, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SASC.

O tema da iniciativa foi escolhido, após a cidade de Altos ser classificada no programa do Banco Santander, “Parceiro do Idoso”, onde através dele a equipe de assistência social irá trabalhar para intensificar mais ações socioassistenciais, o envelhecimento ativo e saudável, a autonomia e o protagonismo para os idosos residentes na zona rural e urbana no período de execução entre janeiro/dezembro de 2022.

Estiveram presentes no evento a Secretária de Assistência Social, Mariinha do Zeca, a Gerente de Atenção Básica, Leslly Raquel, a Assistente Técnica e Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria José, Maria Euda de Melo Lima, Secretária executiva dos Conselhos Municipal da Assistência Social, o Gerente de Atenção Especial, Alberto Filho, João Batista de Oliveira Neto, da Secretária de Saúde, Antônia Christiane Ribeiro Silva, da OAB, Maria da Cruz Oliveira Sousa e Kássia Lorena dos Santos, representantes do SASC, Antônio Ferreira da Silva Batista, Sindicato Entre Rios, Maria dos Reis da Silva e Francisco Rodrigues da Silva, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fernanda Gleide, representando a Secretaria de Educação e José Gil Terceiro representando a Secretaria de Cultura e Esportes.

Da Redação

Prefeitura de Altos firma parceria de acesso à Saúde Reprodutiva

A Prefeitura Municipal de Altos e os conselhos Federal de Enfermagem (Cofen) e Regional de Enfermagem (Coren-PI) vão firmar parceria para ampliar acesso à Saúde Reprodutiva no Instituto de Saúde José Gil Barbosa.

Altos foi um entre doze municípios do estado que recebeu indicação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI). Para implementação do projeto, o prefeito Maxwell da Mariínha assinou termo de acordo de cooperação nesta manhã (08).

Estiveram na reunião de parceria o prefeito Maxwell da Mariínha; a diretora do hospital, Socorrinha Lemos; Herdy Alves, da Comissão nacional de saúde da Mulher (Cofen); Bruna Sepúlvedra, da Câmara técnica saúde da Mulher (Coren), e a vereadora Andrea Amaral, que estabeleceu o contato. 

A parceria prevê a realização de dois cursos, “Enfermagem Ginecológica com ênfase na saúde reprodutiva”, com foco nos métodos contraceptivos, incluindo a capacitação para a inserção do DIU- Dispositivo Intrauterino, e “Enfermagem Obstétrica com foco na consulta de Enfermagem na área do pré-natal”, que incluirá a capacitação dos profissionais para realização de exames de ultrassonografia. 

O exame é realizado em maternidades e outros locais de assistência à gestante, para auxiliar na tomada de decisões rápidas e seguras.

Os enfermeiros formados ficarão responsáveis por multiplicar o conhecimento adquirido.

Da Redação

Maxwell articula regularização de 360 residências em Altos

O prefeito Maxwell da Mariinha participou de uma reunião nesta segunda – feira (07), na Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), para tratar sobre a regularização de imóveis na cidade de Altos. O encontro contou com a presença da superintendente do órgão Gilvana Gayoso e foi intercedida pelo deputado Zé Santana.

Os conjuntos que serão beneficiados são: Tonica Almeida, Ludgero Raulino e Dona Lindu, onde possuem imóveis construídos pela extinta COHAB atual ADH.

Da Redação

Prefeitura de Altos estabelece novo decreto de combate a Covid-19; confira

A Prefeitura de Altos segue desde quarta-feira (02), medidas restritivas decretadas pelo Governo do Estado em combate à Covid-19, conforme normas estabelecidas no decreto Nº 010/2022, no âmbito do município.

Assim ficam estabelecidos que, serão proibidos qualquer evento ou festa de carnaval que cause aglomerações, mantendo a abertura de comércio em geral, bares e restaurantes com exigência de comprovante de vacinação e a capacidade do público reduzida em 30%. Em todos os cenários, é obrigatório o uso de máscara e manutenção do distanciamento.

Confira o decreto na íntegra:

Altos novo decreto

Da Redação

Prefeitura de Altos entrega 400 kg de sementes a agricultores do município

A Secretaria de Agricultura de Altos realizou na manhã de hoje (26) a distribuição de 200kg de sementes de milho e 200kg de sementes de feijão aos pequenos produtores das comunidades Quilombo e Trapiá, zona rural do município.

A entrega foi feita pelo Secretário de Agricultura, Paulo Pires, e no total foram beneficiados 28 produtores com 2kg de sementes de cada produto. A ação foi em parceria com a Secretaria de Agricultura do Piauí e a EMATER que forneceu ao município os 200 kg de milho e feijão.

Inclusive a região recebeu o maquinário enviado pela secretária de agricultura para realizar o preparamento da terra e receber o plantio. As equipes no momento estão nas comunidades, Sítio Novo, Paraíso Quilombo e Trapiá. Logo depois se deslocarão para os Sete Buritis e Prata.

“No total, a Secretaria do Estado e a EMATER enviou 600kg de cada semente para ser distribuídos entre a nossa Secretaria de Agricultura, o Sindicato de Trabalhadores e a FETRAF. Cada uma ficou com 200kg, sendo que nós já fizemos a entrega de 2kg de cada para 28 produtores”, explicou o secretário.

Da Redação

Estudantes da rede municipal de Altos recebem medalhas das Olimpíadas de Matemática e Astronomia

A Prefeitura de Altos através da Secretaria de Educação realizou hoje (16) a entrega de medalhas e certificados em reconhecimento aos estudantes de rede municipal que obtiveram resultado expressivo na 16° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na 24° Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

A cerimônia de premiação aconteceu no Centro Administrativo e contemplou 12 alunos no total, sendo 05 alunos premiados com menção honrosa na OBMEP e 07 alunos da escola Cezar Leal, que foram premiados com 01 medalha de ouro, 02 de prata e 04 de bronze na OBA.

É importante destacar que a educação na gestão do Prefeito Maxwell é a primeira vez que ganha 07 medalhas (ouro, prata e bronze) nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica após 24 anos. Devido ao resultado, a escola Cesar Leal ganhou um telescópio luneta Galileoscópio para auxiliar nos estudos dos alunos.

Ainda na ocasião a professora Desterro Ibiapina, a coordenadora Larisse e o Diretor José Domingos da unidade escolar César Leal receberam uma certificação de honra das mãos da Secretária de Educação, Sônia Lira, pelo desempenho da escola na formação dos alunos.

A mesa de honra foi composta pelo vice-prefeito, Cláudio da Cepisa, pela Secretária de Educação Sônia Lira, pela Coodenadora de Ensino e Apoio, Sheila Simeão, Cordenadora da OBMEP, professora Tarciane Miranda, o Coordenador da OBMEP, Diego Cavalcante, o Diretor da Unidade Escolar Cesar Leal, José Domingos, a Diretora do Ginásio Municipal Antônio Inácio, Antônia dos Anjos, a Diretora da Unidade escolar Chiquinho Cazuza, Antônia Ferreira da Silva, a pedagoga e coordenadora da unidade escolar Modestina Monte, Francisca das Chagas, a professora Desterro Ibiapina e a coordenadora Larisse da unidade Cesar Leal.

Sobrevivente de tragédia em riacho de Altos: "me segurei firme em um galho"

A jovem Cristina Lopes de Melo, 19 anos, única sobrevivente do acidente que matou cinco pessoas de sua família em um povoado na zona Rural de Altos, no dia 1º de janeiro, relatou à TV Cidade Verde os momentos de aflição até conseguir se salvar. Ela e mais cinco pessoas (pai, mãe e três irmãos) estavam em um carro que foi arrastado pelas águas de um riacho no momento em que o veículo passava por uma passagem molhada.

A família tinha ido passar a virada de ano em um sítio no povoado Berlim. Abalada, a jovem conta que já estavam retornando para casa quando tudo aconteceu. No local não há iluminação pública.

“A gente estava indo pra casa e meu pai viu que a estrada estava cheia de água. Ele ainda chegou a parar, mas continuou. Para ele, dava para ir. Minha mãe ainda falou para ele voltar, mas o carro já tinha parado. Aí começou a entrar água no carro. Eu não lembro como eu consegui sair”, disse Cristina.

Segundo a sobrevivente, que não sabe nadar, um galho de árvore salvou a sua vida. “Eu estava me afogando, aí senti um galho e segurei firme. Fiquei puxando o galho e consegui segurar numa árvore e fiquei atrepada (sic)”, relatou.

Cristina e a família estavam no Piauí há 4 anos, desde que deixaram São Paulo. José Maria Galdino de Melo (58 anos), pai da jovem, era metalúrgico. Morreram também Maria Lucilene Lopes de Melo (54 anos), Paloma Lopes de Melo (20 anos), Fernando Lopes de Melo (14 anos) e Fernanda Lopes de Melo (8 anos).

Só o corpo do pai foi encontrado fora do carro. Os demais foram resgatados junto com o veículo, que ficou totalmente submerso. A família morava no bairro Bacurizeiro, em Altos.

A jovem relatou à reportagem que vai embora do Piauí e voltar para São Paulo, onde deve morar com um tio.

Foto: Polícia Militar

Hérlon Moraes
[email protected]

Cinco pessoas da mesma família morrem após veículo cair em riacho na zona rural de Altos

Foto: Polícia Militar

Atualizada às 10h20

Cinco pessoas da mesma família morreram após um veículo cair dentro de um riacho na zona rural do município de Altos, na madrugada deste sábado (01). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no momento em que chovia na região.  Apenas uma das ocupantes do veículo conseguiu escapar com vida.

As vítimas são um casal e três filhos. Eles foram identificados como: José Maria Galdino de Melo (58 anos), Maria Lucilene Lopes de Melo (54 anos), Paloma Lopes de Melo (20 anos), Fernando Lopes de Melo (14 anos) e Fernanda Lopes de Melo (8 anos).

A única sobrevivente da tragédia é uma jovem de 19 anos, identificada como Cristina Lopes de Melo, que conseguiu sair do veículo antes dele ser arrastado pela correnteza. 

“Chegamos ao local, e fomos informados que tinha seis pessoas, sendo que uma conseguiu sair e os outros não. A gente conseguiu tirar o carro e tirar quatro vítimas”, relatou o tenente Medeiros, comandante de socorro do Corpo de Bombeiros.

O corpo de Fernando Lopes de Melo foi resgatado com o auxílio da equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. 

Equipes do Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina foram deslocadas até o local do acidente para fazer a remoção dos corpos.

De acordo com informaçõesa da Polícia Militar, a família morava no bairro Bacurizeiro, em Altos. No momento do acidente, eles retornavam de uma comemoração de ano novo em uma comunidade da zona rural do município. 

 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Três pessoas da mesma família morrem após grave acidente na BR-343

Fotos: Redes sociais 

Três pessoas da mesma família morreram na tarde desta quinta-feira (30), após um grave acidente no trecho da BR-343 entre os municípios de Altos e Campo Maior. As vítimas são um cabo da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), identificado apenas como Eliezer, de 47 anos, sua esposa e sua filha, que tinham 48 anos e 22 anos, respectivamente, mas não tiveram os nomes revelados.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes que atenderam a ocorrência verificaram preliminarmente que um caminhão colidiu na traseira de um veículo de passeio que por sua vez atingiu outro carro à sua frente e, com o impacto, teria invadido a pista contrária e batido de frente com o automovel onde estava o policial e sua família. Os demais condutores saíram ilesos ou com lesões leves.

As provavéis causas do acidente ainda estão sendo apuradas pela PRF, que mantém agentes no local fazendo o controle do fluxo de veículos no trecho da rodovia. No momento, apenas uma das faixas está liberada para o trânsito de veículos, que devem obedecer a sinalização de pare ou siga dos policiais.

Foto: Arquivo Pessoal 

Por meio de nota, o comando geral da Polícia Militar lamentou o falecimento do cabo Eliezer, esposa e filha: 
 

É com profundo pesar e consternação, que a Polícia Militar do Piauí comunica o falecimento do Cabo PM Eliezer Rodrigues Pires Soares, 47 anos, sua esposa Neusa Soares e sua filha Paula Saraiva, ocorrido na tarde dessa quinta-feira (30), vítima de acidente automobilístico em Altos - PI.

O Cabo Eliezer, ingressou na Corporação no ano de 1994, e prestava relevantes serviços à sociedade piauiense no 21? Batalhão de Polícia Militar na cidade de Altos - PI. O velório acontece a partir das 8h na Igreja Evangélica Batista, na comunidade 04 Buritis, zona rural da cidade de Altos - PI, com 
sepultamento previsto para as 16hs, na mesma comunidade. O Plantão de Assistência Funerária do CAIS/PMPI acompanhou familiares e prestou auxílio.

O Comando Geral da PMPI e toda família policial militar do Piauí prestam solidariedade aos familiares e amigos; e rogam para que Deus conforte o coração de todos diante de irreparáveis perdas.

 
 

 

Breno Moreno e Natanael Souza
[email protected]

Prefeito Maxwell destina R$ 11 milhões do rateio do Fundeb aos profissionais da educação de Altos

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariinha, determinou que o valor referente ao rateio do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, fosse destinando aos profissionais de educação da rede de ensino municipal.

Avaliado em mais de R$ 11 milhões, o valor rateado é o saldo financeiro restante após deduzidas todas as despesas com o pagamento de pessoal, cuja aplicação mínima deve ser de 70%.

Por meio de suas redes sociais, Maxwell destacou que o pagamento aos servidores da educação é uma forma de reconhecer a vocação em transmitir conhecimento.

“Com esta sensibilidade em ouvir e atender à professores abnegados por sua vocação em transmitir o conhecimento que sabe a novas gerações, acreditamos num grande legado educacional a Altos. Altos e os altoenses merecem mais. Altos é mais Educação!”, disse.

A medida tomada pelo gestor, de inserir mais de R$ 11 milhões na economia da cidade, propiciará, além do bem-estar aos profissionais, um aquecimento no comércio local.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores