Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos fortalece parceria com Piauí Fomento

O Prefeito Maxwell da Mariinha e o Secretário de Agricultura, Paulo Pires, estiveram na manhã de hoje (10), ao lado do Diretor do Programa “Piauí Fomento”, Luis Carlos Everton de Farias, firmando parcerias para alavancar a economia local.

Na ocasião foi assinado um termo de Cooperação com objetivo de financiar créditos aos pequenos agricultores para investir em projetos voltados ao crescimento econômico. 

A parceria entre o programa e a prefeitura já estava sendo viabilizada pelo secretário de Agricultura, Paulo Pires, que havia feito uma visita técnica no mês passado ao Diretor Luis Carlos, que demonstrou interesse em contribuir com Altos.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania encerra atividades de 2021

A Prefeitura Municipal de Altos através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, realizou hoje (09), o encerramento das atividades com cerca de 60 idosos atendidos pelo CRAS e I e II, na quadra da Secretaria de Assistência Social.

Devido o recesso de fim de ano, a Secretaria promoveu diversas atividades como, ginástica, dança, dinâmicas feitas pela Educadora Física, Cristiane. E para celebrar esse encerramento, os idosos receberam a visita especial do Papai Noel que trouxe lembrancinhas a crianças promovidas pelo Prefeito Maxwell e pelos vereadores Jairfran Ximendes, Fabíola Santos e Juniel Pinheiro.

O clima de despedida no local já deixou saudades para a Dona da Luz que está há mais de 5 anos participando das atividades e se sente grata pela iniciativa.

_“Foi a melhor coisa que já existiu. Para mim é uma das diversões mais gratificantes da minha melhor idade, eu não perco nada, difícil faltar. Mal posso esperar para retornar no ano que vem com novas atividades”_, disse a idosa.

Já a dona Rosa, através das atividades, obteve bons resultados na saúde física e acredita que ano que vem o retorno será melhor ainda.

_“Na minha vida, fui beneficiada principalmente na saúde, pois regulou as taxas do meu diabetes, minha glicemia melhorou muito. E tenho certeza de que a próxima fase das atividades será excelente”_, disse a Dona Rosa.

Emocionada, a coordenadora Municipal do Idoso, Faira Vaz, agradeceu o carinho dos idosos e todos os envolvidos nesta ação, através de uma nota:

_“Foi um ano de muitos desafios em que contamos com o apoio incondicional de nossa secretária, dona Mariinha e do nosso Prefeito Maxwell Pires. Conseguimos nesse ano realizar vários trabalhos importantíssimos, aqui destaco a semana do idoso, a conquista do passe livre municipal, várias atividades de recreação entre outros._

_E hoje realizamos a festa do Natal do idoso, que além do apoio do nosso Prefeito Municipal, também tivemos apoio da gerente de proteção básica, Leslly Raquel, dos vereadores, Fabíola Santos, Juniel Pinheiro e o vereador Jairfran Ximenes ‘do Povão’, que sempre estão conosco fortalecendo vínculos junto aos idosos. Não poderia deixar de agradecer a toda a equipe dos CRAS I e II, bem como a Secretária de Desenvolvimento.

Prefeitura segue atividades da 2ª Semana do Bebê nas UBS’s de Altos

A Prefeitura Municipal de Altos através da Secretaria de Saúde em parceria com selo UNICEF, dá continuidade às ações referentes à 2° Semana do Bebê nas UBS da Maravilha I e II, Tranqueira I e II e Boca de Barro I. 

Também na UBS Boa Fé com palestras com nuutricionista Ralbert, odontóloga Dra. Fernanda, e enfermeira Alexandra.

A 2ª Semana do Bebê está ocorrendo em todas as unidades básicas de saúde do município com palestras educativas, promoção e prevenção da saúde, atualização da caderneta vacinal, puericultura dentre outros serviços de saúde oferecidos pela equipe.

Prefeitura leva 2ª semana do bebê a UBS’s de Altos

A Prefeitura Municipal de Altos através da Secretaria de Saúde em parceria com selo UNICEF, realizou ontem (06) nas UBS’s do Bom passar, Bacurizeiro I e II e Boca de Barro, ações referentes à II Semana do Bebê.

A abertura da iniciativa ocorreu na UBS Boca de Barro, com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Dra Maria Teresa, a Gerente da Atenção Primária, Juliana Borges, a Pediatra Dra Conceição, a Enfermeira, Caroline Coimbra e toda equipe da UBS.

O evento ocorrerá em todas as unidades básicas de saúde do município com palestras educativas, promoção e prevenção da saúde, atualização da caderneta vacinal, puericultura dentre outros serviços de saúde oferecidos pela equipe.

Da Redação

Arma falha e suspeito é espancado até a morte após assaltar posto em Altos


Arma foi achada ao lado do corpo do suspeito de assalto. Foto:Divulgação

 

Um suspeito de assalto foi agredido até a morte ao tentar roubar um posto de combustíveis localizado no Centro de Altos, na Avenida João de Paiva. O caso aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (26).

Segundo informações do agente da Polícia Civil de Altos, Thiago Macêdo, dois assaltantes chegaram no posto de combustíveis de moto, abordando os frentistas. Populares perceberam que a arma usada por eles falhou e conseguiram conter os criminosos com golpe de “mata-leão”.

Um deles conseguiu fugiu para um matagal, mas o outro foi agredido a pedradas, pauladas e golpes de faca até a morte. A arma foi encontrada ao lado do corpo. 

Não há informações sobre a identidade dos autores da agressão. A Polícia Militar está em diligência para localizar o segundo suspeito do assalto que fugiu para uma região de matagal.

O caso será investigado pelo 14º Distrito Policial de Altos. 


Izabella Pimentel
[email protected]

Prefeitura de Altos firma parceria com Embrapa e Piauí Fomento

O Secretário Municipal de Agricultura, Paulo Pires, realizou visita ao Diretor-Geral da Embrapa Meio Norte, Anísio Lima Neto, com propósito de firmar mais parcerias para Altos e fortalecer a agricultura familiar do município. O encontro ocorreu na última sexta-feira, 19 de novembro. 

Durante a reunião, uma das pautas levantadas foi o incentivo da agricultura na região. “Estamos montando uma agenda e em breve ele virá aqui para visitarmos algumas comunidades para verificar onde podemos estar implantando projetos através da EMBRAPA no nosso município”, disse o secretário de Agricultura, Paulo Pires.

O secretário também realizou visita técnica ao diretor do programa “Piauí Fomento”, Luiz Carlos Farias, que demonstrou interesse em colaborar com o município de Altos. “Estamos também firmando uma parceria com o Piauí Fomento e demostraram interesse em investir nos pequenos produtores do município e eu creio que nas próximas semanas essa parceria esteja totalmente firmada para que a gente comece a trabalhar com o Piauí Fomento na agricultura familiar”, finalizou o secretário.

Prefeitura inicia aulas do projeto ‘Qualifica Mulher’ em Altos

A Prefeitura de Altos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Coordenação do Estado de Políticas para Mulheres, iniciou na manhã de ontem (22), aulas de cursos promovidos pelo projeto ‘Qualifica Mulher’. 

A abertura aconteceu no polo EAD de apoio presencial da antiga UESPI, cedido pela Coordenadora Lavina Almeida, onde contou com a presença da Assistente Social, Conceição, Coordenadora do Programa Bolsa Família, Gracyheny Brito, da Gerente de Atenção Social Básica, Leslly Raquel, do Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS I e II, Nino Dourado, da Assistente Social e Assessora Técnica da Secretaria de Assistência, Maria José, além do instrutor Rafael que auxiliará as participantes durante todo o curso.

O projeto que é voltado exclusivamente para mulheres em condições de vulnerabilidade social, ofertou 90 vagas com 13 opções de cursos e as inscrições foram abertas deste o dia 08 de novembro no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS I. 

Foram cerca de 50 inscrições efetuadas. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira a partir das 08hrs até as 11hrs e cada curso terá aproximadamente 1h de duração. O horário pode variar conforme a opção de quantidade de cursos que a participante se inscreveu.

Ao final, as mulheres receberão uma certificação de conclusão de curso e o término está previsto para sexta-feira (26).

Prefeitura de Altos investe na limpeza de bairros da cidade

A Prefeitura de Altos iniciou na manhã de hoje (18), serviço de limpeza em ruas do Bairro Ciana, zona urbana da cidade.

O serviço de limpeza realizado pela prefeitura nas ruas do Bairro Ciana é uma reivindicação dos moradores para amenizar o período de inverno que chega com as chuvas no fim do ano.

Nas próximas semanas o bairro será contemplado com emenda parlamentar oriunda do deputado estadual Zé Santana por reivindicação do prefeito Maxwell da Mariínha que destinará pavimentação em paralelepípedo em diversas ruas.

Da Redação

Altos inicia vacinação de idosos de 90+ com a 3ª dose

A Prefeitura de Altos através da Secretaria de Saúde e Coordenação de Vacinas do município iniciou na manhã de hoje (04), vacinação de idosos com 90 ou mais anos de idade contra a COVID-19 na sala de vacinas do Sesp. A Vacinação teve início às 7:30 e segue até às 13 horas.

Os idosos a serem vacinados com a 3ª dose contra a COVID-19 devem estar a 6 meses vacinados com a 2ª dose e devem levar em mãos CPF, RG ou CNH e comprovante de residência.

A prefeitura disponibilizou uma ambulância de plantão e medico socorrista para casos de reação adversa a vacina.

João Bandeira
[email protected]

Prefeitura de Altos celebra acordo e estudantes receberão desconto na passagem

O prefeito Maxwell da Mariínha assinou ontem (04), acordo com a empresa Expresso Barroso por meio do seu representante Chico Barroso, e benefício do desconto da passagem a estudantes de Altos passa a valer a partir do próximo dia 10 deste mês. O acordo foi celebrado no centro administrativo de Altos.

Mais de 300 estudantes serão beneficiados diretamente com a medida. Na discussão da concessão do subsídio pela empresa Expresso Barroso, detentora da linha, foi levantada a dívida de R$ 350 mil deixada pela gestão anterior do município, o que dificultou maior concessão de benefício para estudantes atualmente fixado em 30%, sendo que a prefeitura entra com 20% dos custos.

O tempo entre assinatura do acordo e concessão do benefício torna-se necessário para ajuste da logística da execução do serviço aos estudantes altoenses.

João Bandeira
[email protected]

Posts anteriores