Cidadeverde.com

Altos anuncia vacinação para professores contra a influenza

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Saúde anuncia hoje (24), o início da vacinação contra a influenza aos professores que atuam no município de Altos, da rede pública ou particular, estadual ou municipal. Os professores poderão ir se vacinar em qualquer posto de vacinação disponível na tabela, exceto os da zona rural que serão vacinados na sede da Secretaria de Educação nos dias 27 e 31 de maio.

A vacinação contra a influenza ocorrerá até o dia 4 de junho e os postos estão distribuídos pelas escolas públicas e particulares de Altos. No dia 24 serão vacinados professores nos colégios Ideal e Rama Boa; dia 25, colégios Evoluir e Anísio Lima; dia 26, colégios Alberto Silva e Altina Pestana; dia 27, colégio Hugo Napoleão e professores da zona rural na Secretaria de Educação; e dia 28, nos colégios Pio XXII e Mário Raulino.

Continua ainda nos dias 31 de maio para professores da zona rural na sede da Secretaria Municipal de Educação; 1º de maio, no colégio Afonso Mafrense; 2 de maio, colégio Fênix; 3 de maio, colégio Educandário São José; e 4 de maio, colégio Cazuza Barbosa.

A vacina também continua para crianças e gestantes além de idosos.

Com informações Ascom

Suspeito de manter família refém morre em confronto com a PM

Um suspeito de assalto morreu durante troca de tiros com a Polícia Militar após manter uma família refém na cidade de Altos, no interior do Piauí. O caso ocorreu no fim da manhã desta quarta-feira (19). Três comparsas conseguiram fugir. 

"Fomos solicitados por vários populares ao mesmo tempo que informaram que uma família estava sendo mantida refém dentro de casa. Ao chegar no local, nos deparamos com eles tentando fugir. Foi quando houve o confronto e um deles morreu", explica o sargento Marcos Silva, da PM de Altos. 

De acordo com a PM, as vítimas são comerciantes e bastante conhecidas na cidade. O sargento acrescenta que os criminosos chegaram a roubar celulares e joias, mas acabaram jogando parte dos pertences na piscina da residência quando a PM chegou ao local. 

O morto não teve a identidade confirmada. O corpo foi trazido ao Instituto Médico Legal (IML) em Teresina. O caso é investigado pelo 14º Distrito Policial.


Graciane Sousa
[email protected]

Prefeitura de Altos realiza carreata em campanha contra abuso infantil

A Prefeitura Municipal de Altos promoveu, na manhã desta terça-feira (18), carreata para conscientização e combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes sob o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”. A ação foi um esforço cooperado das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, e do Creas, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia Militar.

A carreata teve início às 9 horas da manhã, saindo da sede da Secretaria de Assistência Social na Rua São José, centro, e passando pelas principais ruas da cidade. Praça matriz da Igreja de São José, Avenida João de Paiva, Avenida São Raimundo Nonato (bairro São Luís), Avenida Epitácio Pessoa pela frente do Sesp (Secretaria de Saúde), Mercado Público Municipal e Instituto de Saúde José Gil Barbosa foram alguns dos pontos percorridos.

“É uma excelente campanha que não deve ficar somente em palavras e aqui, tem que se refletir em gestos e ações que gerem proteção ainda mais nesse período pandêmico. Eu como mãe tenho muita preocupação quanto a esse tema, mas acredito que cada um pode ajudar se não se omitir”, disse a guarda do município, Beth Falcão.

A Coordenadora do Creas em Altos, Tatiane Fernandes, disse que os esforço é diário na luta contra o abuso sexual infantil. “Com ações continuadas de proteção infantil vamos transformar o ciclo de sofrimento em clico de amor e acolhimento”, disse Tatiane Fernandes, coordenadora do Creas em Altos.

Da Redação
[email protected]

CREAS realiza combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em Altos

Na próxima terça-feira, 18 de maio, é o dia D da campanha “Faça Bonito”, alusiva ao  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, já em sua segunda edição. A Prefeitura de Altos por meio do Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializada em Assitência Social (Creas), realizará eventos virtuais em virtude da pandemia para discutir a problemática dentro da sociedade.

Mobilização pelas redes sociais e mídia local será feita para sensibilizar e informar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual.

Em casos de suspeita de abuso, denúncias podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos ligando no número 100. A ligação é anônima e gratuita. O CREAS em Altos está localizado na Rua Telésforo do Vale.

18 de maio

A data de combate a exploração infantil foi instituída pela Lei Federal 9.970/00. Este dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados sendo raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Altos intensifica serviço de correição de animais em vias públicas

A Prefeitura Municipal de Altos tem intensificado a fiscalização do serviço de correição durante dia e noite com equipe de plantão para o recolhimento de animais que se encontrem em vias e logradouros públicos. 

Os animais capturados são levados para o curral da correição onde recebem alimentação, água e cuidados até que seu proprietário apareça num prazo de 7 dias. Porém, para retirar o animal é necessário o pagamento de uma taxa simbólica. A Vigilância Sanitária disponibiliza WhatsApp 086 99481-5818 para mais informações ou atender chamadas para captura de animais soltos.

A ação também ajuda a evitar acidentes em ruas e avenidas especialmente à noite, quando fica difícil dos condutores de motocicletas ou carros avistarem os animais.

O serviço de recolhimento de animais nas vias públicas de Altos, de acordo com o Código de Posturas do município de Altos, instituido pela Lei nº 258 de 17 de dezembro de 1993, fica proibido a permanência de animais nas vias públicas, e os animais que forem encontrados nas ruas , praças, estradas ou caminhos públicos, serão recolhidos para um local determinado pelo município. O dono do animal tem prazo de 7 dias para retirada do animal mediante o pagamento do multa, caso não apareça o dono nesse prazo o animal será leiloado.

João Bandeira
com informações Ascom

Prefeitura de Altos realiza pagamento de todos os servidores efetivos

A Prefeitura Municipal de Altos concluiu ontem (05), o pagamento de todos os servidores efetivos da municipalidade mesmo tendo sofrido bloqueio nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. Foram mais R$ 709 mil para a Saúde. 

No dia 30 de abril, todos os servidores efetivos da Administração e Educação haviam sido pagos e juntos somaram valores de R$ 1, 5 milhão. É a primeira vez que um gestor do município paga antes do quinto dia útil do mês a Educação em Altos.

Com informações - Ascom

Prefeitura de Altos emite nota sobre vacina de 60 a 69 anos

Foto: Ascom

A Prefeitura de Altos emitiu nota de esclarecimento na tarde de hoje (04), através da Secretaria Municipal de Saúde, sobre as doses de vacina contra a COVID-19 para idosos de 60 a 69 anos. 

Novas remessas da vacina são aguardadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para aplicação via drive-thru no público de 60 a 69 anos. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Altos informa que recebeu apenas 431 doses para idosos de 60 a 64 anos. Para esta faixa etária, o município tem cadastrados junto à Sesapi 1658 idosos, o que impede a realização do drive-thru pela quantidade de doses recebidas. Já para o público de 65 a 69 anos, o município não recebeu nenhuma dose do imunizante. 

“Estamos vacinando os comórbidos e acamados de 60 a 64 anos à domicílio com as doses que recebemos. Altos não pára de vacinar enquanto tiver vacina. Aqueles idosos de 60 a 64 anos com comorbidades que puderem se locomover ao posto de saúde mais próximo da sua casa, também receberam a imunização”, concluiu a secretária de Saúde, Dra. Maria Teresa.

João Bandeira
com informações - Ascom

Prefeitura de Altos apoia exposição de artistas altoenses em Teresina

A Prefeitura de Altos por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura apoia exposição de artistas locais na galeria da loja Lili Doces, situada às margens da BR-343, na entrada de Teresina. A exposição ocorrerá até o próximo final de semana. Durante esse período haverá comercialização de peças dos artistas Cacá Silva, Maria Bezerra e Maria da Assunção, todos altoenses. O convite para exposição das obras foi feito pela proprietária do local, Vanessa Viana. Estão à venda peças de crochê, telas e souvenirs feitos da manga, fruta que caracteriza a cidade de Altos.

“Fico feliz pelo reconhecimento e enaltecimento da obra, do talento de altoenses, que vivem em nome da arte. É o nome da nossa terra sendo divulgado de forma positiva. Altos se revela um celeiro de artistas. Queremos incentivar a arte de muitas formas, inclusive para os mais jovens com a escola de música”, disse o prefeito Maxwell da Mariínha.

A artesã Maria Bezerra, uma das altoenses expositoras na galeria Lili Doces, é autodidata e aprendeu a fazer as peças de crochê por pura paixão pela arte. “Para mim, uma exposição como essa faz o nosso trabalho ser mais conhecido, valoriza a nossa cidade e nos ajuda financeiramente”, comemora.

Outra artista a expor suas obras em forma de souvenir é Maria da Assunção, que revela que ama trabalhar com produtos naturais e decidiu explorar a manga como manufatura, fruta símbolo de Altos, produzindo peças decorativas e biojoias com o caroço da manga. “Acho gratificante, é um oportunidade da gente mostrar nosso trabalho”, disse.

João Bandeira
com informações Ascom

Secretária de Saúde realiza visitas técnicas em UBS’s

A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Maria teresa, iniciou uma série de visitas técnicas hoje (03), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) existentes no município de Altos. O intuito é realizar levantamento da situação atual em que se encontram as unidades verificando o seu funcionamento e as necessidades encontradas. A partir de elaboração técnica de documento buscar recursos para investimento nas estruturas física e funcional das unidades.

A secretária de Saúde, Dra. Maria Teresa, afirma que nestes quatro primeiros meses o foco foi na recuperação das estruturas físicas e de equipamentos. “Recebemos a saúde do município sucateada para a execução dos serviços. Tivemos que adquirir desde portas e internet à recuperação e aquisição de novos equipamentos. Conseguimos reativar vários serviços como a odontologia, consultas com médicos especialistas, postos de saúde da zona rural. Também inauguramos a primeira Unidade Covid de Altos, ampliamos mais dez novos leitos clínicos para atender pacientes com Covid no Instituto de Saúde José Gil Barbosa, capacitamos profissionais para testes de DST’s para gestantes, entre outras importantes ações”, destacou a gestora.

Amanhã (04), as visitas técnicas continuam na UBS do bairro Boca de Barro, CAPS e SAMU.

João Bandeira
com informações Ascom

Posts anteriores