Cidadeverde.com

Maxwell participa de aplicação do SAEPI na escola Mãe Ciana

Foto: ascom

O prefeito Maxwell da Mariínha participou, hoje (31), com a secretária de Educação Sônia Lira, de apliacação de provas do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – o SAEPI, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Altos, na Unidade Escolar Mãe Ciana, no bairro Ciana, para alunos do 2º ano do ensino fundamental.

Ao todo, 16 escolas de Altos e quase dois mil alunos do 2º, 5º e 9º ano da zona rural e urbana serão submetidos ao exame. As primeiras provas foram realizadas ontem (30) por alunos do 2º ano do ensino fundamental, na Unidade Escolar Alberto Silva, no bairro Bacurizeiro. O prefeito Maxwell conferiu de perto as provas juntamente com a secretária de Educação, professora Sônia Lira.

O SAEPI é uma avaliação educacional externa em larga escala que produz informação para monitoramento da educação ofertada nas escolas do Piauí.

João Bandeira
com informações ascom

Maxwell participa de aplicação do SAEPI em Altos

O prefeito Maxwell da Mariínha acompanhou na manhã de hoje (30), de aplicação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – o SAEPI, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Altos. Ao todo, 16 escolas de Altos e quase dois mil alunos do 2º, 5º e 9º ano da zona rural e urbana serão submetidos ao exame. 

As primeiras provas foram destinadas a alunos do 2º ano do ensino fundamental, na Unidade Escolar Alberto Silva, no bairro Bacurizeiro. O prefeito Maxwell conferiu de perto as provas juntamente com a secretária de Educação, professora Sônia Lira. “Meu pai me dizia que alguém só se torna grande com o seu conhecimento, é isso o que temos a proporcionar hoje para essas crianças. Acreditamos que daqui sairão engenheiros, médicos, advogados e muitos profissionais que contribuirão com o engrandecimento da nossa cidade”, falou emocionado o prefeito Maxwell da Mariínha.

O SAEPI é uma avaliação educacional externa em larga escala que produz informação para monitoramento da educação ofertada nas escolas do Piauí.

Além do prefeito Maxwell da Mariínha e da secretária de Educação Sônia Lira, estiveram na aplicação do exame a coordenadora pedagógica Sheila Simeão e a diretora da escola Alberto Silva, Marilúcia Santos. Professoras da rede conduziram os alunos para as salas afim de prestar o exame. Todas as medidas e protocolos de segurança contra o coronavírus foram adotados.

com informações - Ascom

Motorista embriagado atropela criança de 9 anos em Altos

Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 32 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso na noite desse domingo (29), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após atropelar uma criança de 9 anos na BR 343, município de Altos. Segundo a PRF, o motorista estava sob efeito de álcool.

Ainda de acordo com a PRF, os policiais verificaram que o motorista saiu da pista de rolamento, atropelando a criança que ficou gravemente ferida.

Foi constatado também que o homem apresentava sinais de ingestão de bebida alcoólica e após a realização do teste de alcoolemia, resultou em 0,65 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, um número 15 vezes maior que o limite permitido.

Segundo a PRF, tal dosagem corresponde também a quase duas vezes o limite previsto (0,33 mg/L) para que, a partir daí, se configure o crime de embriaguez previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

A criança foi socorrida e encaminhada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A PRF ainda detectou que a principal causa do acidente foi a ingestão de bebida alcoólica pelo condutor. O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina e deverá responder pelos crimes de conduzir veículo com capacidade psicomotora alteração em razão da influência de álcool e por lesão corporal culposa.   

Rebeca Lima com informações da PRF
[email protected]

Incêndio possivelmente causado por uma vela mata criança em Altos

Um incêndio em uma residência possivelmente causado por uma vela terminou na morte de uma criança no município de Altos, a 42km ao Norte de Teresina. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (27). 

Segundo a Polícia Militar, a criança era cadeirante e tinha aproximadamente 10 anos. A região estava sem energia no momento do acidente, o que teria levado a família a acender a vela. A polícia apura se o garoto estava sozinho em casa quando o incêndio começou.

O caso está sendo investigado pelo 14º Distrito Policial. O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Teresina.

De acordo com a Equatorial Piauí, fortes ventos registrados nas cidades de Altos e Coivaras na tarde desta sexta-feira causaram danos em postes e condutores da rede elétrica que atendem região, prejudicando o fornecimento de energia a cerca de 18 mil clientes.

"O Centro de Operações Integrado - COI viabilizou manobras no sistema para permitir o fornecimento de energia para algumas áreas por outros alimentadores, sendo possível já restabelecer o serviço para mais de 14 mil clientes impactados", informou a empresa.
 
A empresa informou que o serviço já foi 100% reestabelecido.

Hérlon Moraes
[email protected]

Prefeitura de Altos e PrevCov atuarão para identificar incidência do coronavírus

A Prefeitura de Altos e Secretaria Municipal de Saúde fecham parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e, partir de amanhã (26), a PrevCov atuará no município de Altos até o dia 6 de setembro, oportunidade em que visitará 92 domicílios entrevistando 313 pessoas para estimar a prevalência da infecção pelo coronavírus (Covid-19) no município.

A PrevCov é composta por profissionais da Bio-Análise que estarão se identificando para a coleta das entrevistas com a população altoense. “Pedimos às pessoas que não tenham medo de atender a estes profissionais, que estarão devidamente identificados. Esta coleta é de suma importância para aferir o grau de incidência do coronavírus em nosso meio”, ressaltou a gerende de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Altos, enfermeira Lia Raquel.

Entenda as etapas de consulta ao público:

1ª etapa – Profissionais da Bio-Análise entram em contato com o cidadão por SMS/WhatsApp informando que este foi selecionado para participar de pesquisa. Após confirmação de entrevista será agendada a coleta do material biológico de todos os moradores da residência.

2ª etapa – Profissionais da Bio-Análise farão o contato diretamente na residência para coleta da amostra recebendo o termo de consentimento livre e esclarecido para os menores de 18 anos que deverão ser autorizados pelos pais ou responsáveis.

3ª etapa – O laboratório recebe a amostra e devolve o resultado ao usuário que recebe uma senha no momento da coleta para acompanhamento no sistema.

João Bandeira com informações Ascom

 

 

Mulher é presa suspeita de matar ex na porta de motel com tiro na cabeça

 

Foto: Polícia Civil

Uma jovem identificada como Sara, de 20 anos, foi presa, nesta segunda-feira (23), suspeita de matar o ex-namorado na saída de um motel localizado às margens da BR-343 em Altos. 

Segundo a Polícia Civil, os dois tiveram uma breve relação e a jovem não aceitava o fim. 

O Cidadeverde.com apurou que a vítima, Jhonigelison Feitosa, 25 anos, estava no motel com outra mulher e  Sara, com ciúmes, foi ao local com uma pessoa ainda não identificada, e ficou de “tocaia” até o ex sair. 

As informações iniciais são de que Sara soube que o jovem estava no local com uma mulher após o próprio enviar uma foto direto do quarto a ela.  

De acordo com a Polícia Civil, quando Jhonigelison deixou o estabelecimento de moto com a mulher, foi atingido com um disparo de arma de fogo na cabeça.  A companheira do jovem não ficou ferida e teria reconhecido Sara na motocicleta de onde partiu o tiro.

Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento também mostram Sara no local. 

Sara foi encontrada pela Polícia na casa onde mora na cidade de Altos e presa em flagrante. O caso está sendo investigado pelo 14º Distrito Policial.

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Altos divulga selecionados para auxílio emergencial da cultura

A Prefeitura de Altos divulga edital de chamamento a cadastros aprovados para o recebimento do subsídio aos espaços e grupos culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias de Altos assim reconhecidos segundo as regras do edital no 001/2021.

Os selecionados foram aqueles que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social. O auxílio foi instituído pela Lei Emergência de Cultura – Lei Federal no 14.017, de 29 de junho de 2020, conhecida por Lei Aldir Blanc.

Valores do auxílio variam de R$ 2.500,00 a R$ 4.209,74 a contemplados.

Confira o edital completo assinado pelo prefeito Maxwell da Mariínha:

resultado auxílio Altos

Maxwell assina pacto contra a violência LGBTfóbica

Foto: Ascom

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariínha, assinou hoje (20), o Pacto de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica. Uma parceria firmada entre o município de Altos e a Secretaria Estadual de Assistência Social, tendo à frente o secretário e deputado Zé Santana.

Representantes de grupo LGBTQI+ destacaram a importância do pacto para o município de Altos tendo em vista que a demanda de pessoas que querem mudar seu nome social é crescente, por exemplo. 

“O pacto visa promover ações que combatam a violência, o preconceito, e fortaleçam a dignidade e a diversidade humana. Altos jamais poderia se colocar distante desta pauta tão urgente e atual por uma sociedade mais igualitária e justa, que assegure a diversidade e o valor do indivíduo enquanto cidadão e cidadã”, destacou o prefeito Maxwell da Mariínha.

Com o prefeito, na assinatura do pacto, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Mariínha Pires, e a vereadora do município Andréa Amaral, que articulou o encontro do grupo LGBTQI+ com o prefeito Maxwell da Mariínha.

 João Bandeira 
Com informações da Ascom
[email protected]

Altos certifica alunos aprovados para Olimpíada de Matemática

Foto: Ascom

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Educação realizou ontem (19), a entrega de certificados aos alunos altoenses aprovados para a 2ª fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, na Unidade Escolar Chiquinho Cazuza. 

Participaram da entrega dos certificados as coordenadoras de Educação, Pedrina Rodrigues e Sheila Simeão representando a secretária de Educação do município Sônia Lira, e professores da rede municipal de ensino além de pais de alunos estarem presentes também no evento. 

A olimpíada tem os objetivos de estimular e promover o estudo da matemática, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas. 

João Bandeira
com informações - Ascom
[email protected]

Maxwell visita futura instalação de miniusina de energia solar em Altos

Foto: Ascom

O prefeito Maxwell da Mariínha recebeu hoje (18), pela manhã, em Altos, a presidente da PPP Piauí, Viviane Moura, para conferir aérea de georreferenciamento que abrigará uma miniusina de energia solar fotovoltaica. A iniciativa é uma parceria público-privada. 

A usina será responsável por transformar o calor e a luz do sol em energia solar com capacidade de quase 8 GWh por ano. “Essa  miniusina vai gerar mais de 50 empregos diretos aos altoenses, o que vem pra somar. E administrativamente estaremos aqui para ajudar. Nossa mão de obra é muito ociosa e precisa de mais oportunidades como essa”, destacou o prefeito.

O prefeito Maxwell da Mariínha esteve acompanhado da presidente da PPP, Viviane Moura, da engenharia responsável, do secretário de Meio Ambiente Orlando Filho, e ainda do vereador Juniel Pinheiro. 

Depois da visita in loco, o secretário de Meio Ambiente e o prefeito assinaram documento de licenciamento ambiental para utilização do solo. As instalações das placas solares estão previstas para início do próximo ano.

João Bandeira
com informações Ascom

Posts anteriores