Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos e PrevCov atuarão para identificar incidência do coronavírus

A Prefeitura de Altos e Secretaria Municipal de Saúde fecham parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e, partir de amanhã (26), a PrevCov atuará no município de Altos até o dia 6 de setembro, oportunidade em que visitará 92 domicílios entrevistando 313 pessoas para estimar a prevalência da infecção pelo coronavírus (Covid-19) no município.

A PrevCov é composta por profissionais da Bio-Análise que estarão se identificando para a coleta das entrevistas com a população altoense. “Pedimos às pessoas que não tenham medo de atender a estes profissionais, que estarão devidamente identificados. Esta coleta é de suma importância para aferir o grau de incidência do coronavírus em nosso meio”, ressaltou a gerende de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Altos, enfermeira Lia Raquel.

Entenda as etapas de consulta ao público:

1ª etapa – Profissionais da Bio-Análise entram em contato com o cidadão por SMS/WhatsApp informando que este foi selecionado para participar de pesquisa. Após confirmação de entrevista será agendada a coleta do material biológico de todos os moradores da residência.

2ª etapa – Profissionais da Bio-Análise farão o contato diretamente na residência para coleta da amostra recebendo o termo de consentimento livre e esclarecido para os menores de 18 anos que deverão ser autorizados pelos pais ou responsáveis.

3ª etapa – O laboratório recebe a amostra e devolve o resultado ao usuário que recebe uma senha no momento da coleta para acompanhamento no sistema.

João Bandeira com informações Ascom