Cidadeverde.com

Corpo de homem é encontrado com sinais de esfaqueamento em Paulistana

Um homem identificado como Antônio Everaldo Rodrigues Arcanjo, de 40 anos, foi encontrado morto com sinais de esfaqueamento na manhã deste domingo (11), no Centro de Paulistana. A informação é da Polícia Militar.

De acordo com a polícia, uma equipe foi acionada depois que o corpo foi encontrado abandonado no centro da cidade. O crime com sinais brutais de violência chocou a população.

Ainda não se sabe a motivação do homicídio e nem foi identificado o (os) autor (es).

A Polícia Militar e a Polícia Civil estão em diligências na região e o crime será investigado.

Com informações cidades na net

Irmãos suspeitos de homicídio são presos 22 anos após crime com armas e munições

Foto: Polícia Militar do Piauí

Dois irmãos, foragidos da justiça piauiense, foram presos na cidade de Paulistana, na segunda-feira (03), em cumprimento a mandados de prisão por homicídio qualificado e posse ilegal de arma de fogo. De acordo com a Polícia Militar, “os irmãos respondem pelo crime de homicídio qualificado ocorrido há 22 anos na cidade de Monsenhor Hipólito/PI”. 

A prisão é resultado de uma “ação integrada entre o Serviço de Inteligência do 4° BPM de Picos/PI e o GPM da cidade de Acauã/PI”. Os irmãos residiam há mais de 20 anos na cidade de Paulistana/PI, onde ocorreram as prisões. 

“Os envolvidos foram encontrados por volta das 12h de segunda-feira (03) momento em que foi lido e cumprido os respectivos mandados de prisão”.

A Polícia Militar também informou que na casa de um dos irmãos, identificado pelas iniciais M.C.S. (54 anos), “foram encontradas várias armas de fogo e munições, além de materiais para recarregar cartuchos”. O outro irmão foi identificado como A. C. S., de 39 anos. 

“A ação foi desencadeada após troca de informações entre o Serviço de Inteligência do 4° BPM e o GPM de Acauã/PI, noticiando-se que dois foragidos da justiça piauiense, especificamente da comarca de Picos/PI, possivelmente estariam homiziados na região de Paulistana/PI”, ressalta a PM.  

Os presos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Paulistana. 

MATERIAIS APREENDIDOS
 

  • 01 espingarda Rossi calibre 36, numeração inelegível;
  • 01 espingarda artesanal ("soca soca"); 
  • 01 espingarda de pressão CBC, 5.5;
  • 19 cartuchos intactos calibre 36;
  • 03 caixas de espoleta;
  • 02 recipientes contendo 672g de chumbo;
  • 01 sacola plástica contendo 288g de chumbo;
  • 02 recipientes contendo 106g de pólvora;
  • 01 cinto de couro porta cartuchos; e
  • 02 caixas de chumbo de pressão 5.5.

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Paulistana: PM realiza operação e seis motocicletas são retidas

A Polícia Militar do 20º Batalhão e Paulistana, realizou nesta quarta-feira (28), das 09 às 22h, uma operação, que teve por objetivo tirar de circulação as motocicletas que possuem escapamento tipo KADROM.

O mencionado equipamento está em desacordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode emitir sons acima do permitido por lei, o que traz sérios problemas a população em virtude da perturbação do sossego público e também da poluição ambiental.

Durante a OPERAÇÃO KADROM, a PM realizou a retenção seis motocicletas, que foram levadas a sede do 20° BPM em Paulistana para regularização, conforme prevê o Artigo 230 – XI do CTB. Ainda foram lavradas as devidas AITs (Auto de Infração de Trânsito) por desrespeito as normas de trânsito.

Conforme a PM, a operação atende pedidos da população direcionados a Polícia Militar de Paulistana diante do barulho ensurdecedor emitido por esse tipo de equipamento.

A polícia ainda destacou que a operação objetiva também preservar o direito ao sossego da população. “A operação KADROM também visa preservar o direto de sossego da população, que diariamente é desrespeitada pelo uso de escapamentos adulterados, que conforme a legislação de trânsito é considerado infração de natureza grave, sendo punido com MULTA e retenção do veículo para regularização”.

Com informações cidades na net

Polícia investiga empresa de locação de veículos e cumpre nove mandados no Piauí

Foto: divulgação PC-PI

A Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Deccor) cumpre nove mandados de busca e apreensão durante operação Liderança deflagrada nesta quinta-feira (04), na cidade de Paulistana, no interior do Piauí. Segundo o delegado Ferdinando Araújo, o alvo da ação policial é uma empresa local que atua no transporte escolar e locação de veículos que, por determinação judicial, teve R$ 15 milhões em bens bloqueados.

"No trabalho, os investigadores descobriram que, mesmo sem possuir patrimônio, estrutura e capacidade técnica-operacional, a empresa sempre foi a única vencedora das sucessivas licitações com o município investigado ao longo dos últimos anos, sempre com o objetivo de locar veículos para a administração pública, em especial para o transporte escolar", informou a Polícia Civil do Piauí. 

O delegado Ferdinando Araújo explica que a empresa possuía apenas três veículos. Os mandados estão sendo cumpridos na sede da empresa e em endereços ligados à comissão de licitação, secretaria de Educação, servidores públicos e empresários.

"Pelo apurado, só no ano de 2018, as contratações apresentaram indícios de sobrepreços da ordem de mais de 40%, o que apontam indícios de desvio/expropriação de recursos públicos", informou a nota. 

Foto: divulgação PC-PI


 
Os envolvidos são investigados por associação criminosa, peculato, fraude à licitação, entre outros.Participam da operação equipes da Decccor, GPE, GPI, Depre, Core, DRCI, delegacia de Picos, delegacia de Paulistana e auditores do Ttribunal de Contas do Estado.

O título da operação faz alusão ao nome da empresa e ao fato dela ter sido a única vencedora das licitações do referido município com o objetivo de locar veículos.

O Cidadeverde.com tenta contato com a empresa alvo da investigação. 


Graciane Sousa
[email protected]

Parque eólico será instalado no município de Paulistana

Foto: reprodução

O município de Paulistana, passará a contar com um parque de geração de energia eólica. O parque que será instalado na cidade faz parte dos complexos Ventos do Piauí II e III, que contarão com mais 10 parques eólicos.

Com um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões, os complexos estão sendo construídos pela Votorantim Energia, que atualmente viabiliza a produção de energia em 49 empreendimentos no País, 28 usinas hidrelétricas e 21 parques eólicos, entre ativos de autoprodução da holding Votorantim S.A. e outros administrados por meio de consórcios e uma joint venture.

Na manhã dessa quarta-feira (03), aconteceu uma reunião entre executivos da empresa Votorantim Energia e o prefeito Joaquim da Farmácia, durante a qual foi apresentado o projeto de instalação de parque eólico no município. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, em Paulistana.

Além do prefeito, participaram também da reunião, o secretário municipal de saúde, Dr. Diogo Coelho, o secretário de obras, Raimundo Nonato e o chefe de gabinete, Dr. Gustavo Damasceno.

Da Votorantim, estiveram presentes, o gerente administrativo, Jarbas Amaro de Souza Filho, a consultora de Projetos de Engenharia, Ana Carolina de Araújo e o analista de Sustentabilidade, Miquéias Dantas.

Os integrantes da empresa apresentaram detalhadamente o projeto de ampliação do complexo eólico Ventos do Piauí , que contemplará Paulistana com seu primeiro parque eólico.

Conforme os executivos, o parque eólico que está sendo instalado na cidade possui seis aero geradores.

Da Redação
[email protected]

Policial Militar morre em colisão de carro com carreta na BR-407 em Paulistana

Foto: Divulgação PMPI

Um policial militar, identificado como Marivaldo Silva Brito, 36 anos, morreu na noite deste sábado(31), vítima de um acidente de trânsito na BR-407, próximo à divisa entre o Piauí e Pernambuco. O carro em que ele estava colidiu frontalmente com uma carreta, por volta das 19h. 

A Polícia Militar confirmou o acidente com o militar que era Cabo e atuava atualmente na Força Tática de Paulistana, no GPM de Acauã. Ele entrou na corporação em 2009. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou o acidente. A vítima estava em HB20 e o motorista da carreta, um homem de 41 anos se evadiu do local.  

Segundo informações da PM, ele conduzia seu veículo de Afrânio-PE para o Piauí, quando ocorreu o acidente. Cabo Marivaldo morreu na hora. 
O corpo estava em Paulistana e foi levado na manhã deste domingo para Afrânio, onde mora seus pais. O velório acontece na casa do pai e o sepultamento está previsto para as 17h deste domingo (01). 

“A família policial militar Roga a Deus que o acolha e conforte o coração do Major Marcos, dos familiares e amigos”, encerra nota da PM.

Fotos enviadas via whatsapp para a redação

Caroline Oliveira
[email protected]

Feminicídio de Evelin Rodrigues em Paulistana traz à tona falta de estrutura de delegacia no Piauí

Uma mulher, jovem e mãe que foi assassinada por quem deveria ser seu companheiro. Essa é mais uma história de feminicídio no Piauí que se repete. O feminicídio da jovem Evelin Pedrosa Rodrigues, 24 anos, que foi morta pelo marido na frente da própria irmã causou muita repercussão e também levanta a discussão sobre a falta de estrutura das delegacias no Piauí. O caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Paulistana que tem apenas um delegado, responsável pela cidade de Paulistana, que tem mais de 20 mil habitantes, além de Acauã, Betãnia do Piauí, Jacobina do Piauí e Queimada Nova, uma média de 48 mil habitantes, somando todas as cidades. 

O delegado Cícero Oliveira explica que no feminicídio ocorrido no último sábado (29), a vítima tinha histórico de discussão com o marido, mas não havia registrado boletim de ocorrência. Por outro lado, o delegado revela que a demanda é muito grande e teme que outro caso grave aconteça e a polícia não possa agir antes por falta de estrutura. 

"Não há uma resposta do estado compatível com o crescimento. Minha vontade é que casos como lesão leve e ameaças, por exemplo, fossem investigados antes de chegar a algo pior. No caso dessa jovem, ela não registrou ocorrência policial. Mas na região é comum as mulheres que sofrem ameaçam denunciarem. Contudo, não temos condições de atender de forma satisfatória a todos no tempo que é necessário por causa do acúmulo de demanda", disse Oliveira. 

O delegado conta que já solicitou a instalação de uma delegacia da mulher para atender a região, a locação de um novo prédio e até mesmo a lotação de mais um delegado para dividir a demanda das cinco cidades. 

"Quando acontece um crime, as pessoas logo dizem que a Polícia Civil vai resolver e vai sim. Acontece que pode ter casos que a gente não consiga se antecipar e acabe terminando em algo mais grave", alerta o delegado. 


VÍTIMA FOI MORTA NA FRENTE DA IRMÃ

Evelin Pedrosa, filha do vereador de Paulistana, Elias Rodrigues (PT), foi assassinada no último sábado (29) em uma briga com o marido que a acusava de traição. A mulher foi morta a facadas em via pública e na frente da irmão que não teve como impedir o crime. 

O suspeito de matar a esposa é  Joab dos Santos Campos que permanece custotiado no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, em virtude dos ferimentos que ele mesmo causou após matar a mulher. Após ter alta, ele deve ser preso 

"Já ouvimos familiares que relataram que eram comuns a discussão entre o casal, mas que ela nunca denunciou a ocorrência. O suspeito tentou se matar com a mesma arma que usou para matar a esposa. Cortou os pulsos e o pescoço e está consciente e se recuperando no hospital sob custódia da polícia. Assim que tiver alta, vai ser ouvido e preso por homicídio com a qualificadora do feminicídio", explica o delegado.

FALTA DE ESTRUTURA DA POLÍCIA CIVIL

Sobre o pouco efetivo na delegaca, o secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira, disse que há um curso de formação de agentes e delegados em andamento que foi suspenso devido à pandemia.

Foto: reprodução

"O curso de formação deve retornar no fim de setembro e ser concluído até dezembro. Depois disso, a contratação vai depender da análise pelo Tribunal de Contas devido a Lei Responsabilidade Fiscal", disse o coronel. 

Sobre a situação da estrutura física da delegacia, ele conta que há dois processos em andamento de locação de um imóvel e até a construção de um prédio próprio em um imóvel cedido pela prefeitura ao estado. 

"Todas as medidas administrativas e alternativas para soluciobnar o problema foram tomadas", pontuou o coronel Rubens Pereira. 


Graciane Sousa
[email protected]

Filha de vereador é morta a facadas e companheiro é suspeito do crime

Foto:reprodução

A jovem Evelin Pedrosa Rodrigues, 24 anos, foi assassinada com várias golpes de faca na madrugada deste sábado (29) em plena via pública na cidade de Paulistana, distante 468 Km de Teresina. 

O principal suspeito do crime é o companheiro da jovem, identificado como Joab dos Santos Campos, de 26 anos. O delegado Cícero Oliveira, da Delegacia Regional de Paulistana, disse ao Cidadeverde.com que, após o crime,  Joab tentou cometer suicídio. Ele foi levado para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, e está sob custódia policial. 

A morte de Evelin chocou a população de Paulistana. Ela era filha do vereador da cidade, Elias Rodrigues (PT). Muito abalado, o parlamentar não conseguiu falar com o Cidadeverde.com, mas lamentou o crime e confirmou  que a jovem era sua filha mais velha. 

Segundo a Polícia Civil, Evelin e Joab teriam iniciado uma discussão motivada por ciúmes. Ele estava com uma machado na mão e ela, com uma faca. "A briga começou em casa, mas eles  saíram da residência e o crime ocorreu em uma rua próximo à casa. Apesar dele ter um machado na mão, ele deu um soco nela e, quando ela caiu no chão, pegou a faca e desferiu vários golpes nela. A morte foi imediata", conta o delegado Cícero, que afirma, ainda, que o crime foi um feminicídio. 

Após o crime, Jacob cortou os pulsos e foi encontrado desacordado por policiais ao lado do corpo de Evelin. Apesar da gravidade dos ferimentos, ele foi socorrido. 

O casal tem um filho de apenas dois anos de idade. Nas redes sociais, amigos e familiares de Evelin lamentam a morte da jovem e pedem o fim do assassinato de mulheres. 

Delegacia da Mulher

O delegado regional de Paulistana reivindica a criação de uma delegacia especializada em atendimento à mulher na cidade. 

"A quantidade de crimes envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher é muito grande, e é humanamente impossível um único delegado, com uma equipe de policiais reduzida como a existente hoje na Delegacia Regional de Paulistana, atender satisfatoriamente todas essas ocorrências", disse o delegado.
 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Paulistana: jovem de 20 anos é assassinado no Bairro Alto Vistoso

Foto: reprodução

Ítalo Gabriel de S. Cavalcante, de 20 anos de idade era natural de Betânia do Piauí e morava em Paulistana. Ele foi assassinado a tiros por volta das 11 horas da manhã de sábado na frente de casa. O crime ocorreu na travessa Canuto Pereira, Bairro Alto Vistoso.

De acordo com informações de vizinhos que não quiseram se identificar, uma ou duas pessoas teriam chegado ao local em uma motocicleta, e assim que o jovem saiu de casa, efetuaram vários tiros.

Até o momento não se sabe a  motivação do crime, nem há pistas relacionadas ao paradeiro dos suspeitos que realizaram o assassinato, que tem características de uma execução.

João Bandeira
[email protected]

Polícia apreende em Paulistana 86 celulares roubados de carga em SP

Foto: Polícia Militar de Paulistana

A Polícia Militar do Piauí apreendeu na cidade de Paulistana 86 aparelhos celulares que foram roubados no estado de São Paulo. A apreensão aconteceu na tarde de terça-feira (03) e um comerciante de 40 anos - que trabalha na área de venda e conserto de celulares - foi conduzido à delegacia do município. 

O comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, major Lindomar Félix, informou que os celulares não tinham nota fiscal no momento da apreensão.  Dos 86 celulares, 84 celulares foram encontrados dentro de um depósito no bairro Sertanejo em Paulistana. Os outros dois aparelhos, para fechar os 86, já estavam em posse de clientes da loja.

A apreensão foi uma ação conjunta da Polícia Militar de Paulistana com a Polícia Civil do Piauí e a Polícia Civil de Araçariguama (SP). Os 86 aparelhos fazem parte de um lote de 100, ainda não sabe a localização dos demais. A Polícia Militar destacou que a carga - na qual pertence os celulares - foi roubada em março de 2020 e está avaliada em R$ 500 mil. 


Foto: Polícia Militar de Paulistana

"Tivemos essa troca de informações entre a Força Tática, o 20º BPM e a Polícia Civil de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, esses celulares foram roupados em São Paulo no estacionamento de uma empresa. A empresa registrou o boletim de ocorrência (Nº 283/2020) e houve a investigação. Os celulares foram encontrados aqui em Paulistana e o empresário foi conduzido; ele estava com advogado", disse o comandante.  

O comandante ressaltou que o comerciante foi conduzido por receptação de produto roubado. Ele disse ainda que a Polícia Civil deverá confirmar se o suspeito tinha ou não conhecimento da ilegalidade da carga. O material apreendido foi encaminhado para o 12º Distrito Policial. 

 


Foto: Polícia Militar de Paulistana

 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Posts anteriores