Cidadeverde.com

Paulistana: jovem de 20 anos é assassinado no Bairro Alto Vistoso

Foto: reprodução

Ítalo Gabriel de S. Cavalcante, de 20 anos de idade era natural de Betânia do Piauí e morava em Paulistana. Ele foi assassinado a tiros por volta das 11 horas da manhã de sábado na frente de casa. O crime ocorreu na travessa Canuto Pereira, Bairro Alto Vistoso.

De acordo com informações de vizinhos que não quiseram se identificar, uma ou duas pessoas teriam chegado ao local em uma motocicleta, e assim que o jovem saiu de casa, efetuaram vários tiros.

Até o momento não se sabe a  motivação do crime, nem há pistas relacionadas ao paradeiro dos suspeitos que realizaram o assassinato, que tem características de uma execução.

João Bandeira
[email protected]

Polícia apreende em Paulistana 86 celulares roubados de carga em SP

Foto: Polícia Militar de Paulistana

A Polícia Militar do Piauí apreendeu na cidade de Paulistana 86 aparelhos celulares que foram roubados no estado de São Paulo. A apreensão aconteceu na tarde de terça-feira (03) e um comerciante de 40 anos - que trabalha na área de venda e conserto de celulares - foi conduzido à delegacia do município. 

O comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, major Lindomar Félix, informou que os celulares não tinham nota fiscal no momento da apreensão.  Dos 86 celulares, 84 celulares foram encontrados dentro de um depósito no bairro Sertanejo em Paulistana. Os outros dois aparelhos, para fechar os 86, já estavam em posse de clientes da loja.

A apreensão foi uma ação conjunta da Polícia Militar de Paulistana com a Polícia Civil do Piauí e a Polícia Civil de Araçariguama (SP). Os 86 aparelhos fazem parte de um lote de 100, ainda não sabe a localização dos demais. A Polícia Militar destacou que a carga - na qual pertence os celulares - foi roubada em março de 2020 e está avaliada em R$ 500 mil. 


Foto: Polícia Militar de Paulistana

"Tivemos essa troca de informações entre a Força Tática, o 20º BPM e a Polícia Civil de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, esses celulares foram roupados em São Paulo no estacionamento de uma empresa. A empresa registrou o boletim de ocorrência (Nº 283/2020) e houve a investigação. Os celulares foram encontrados aqui em Paulistana e o empresário foi conduzido; ele estava com advogado", disse o comandante.  

O comandante ressaltou que o comerciante foi conduzido por receptação de produto roubado. Ele disse ainda que a Polícia Civil deverá confirmar se o suspeito tinha ou não conhecimento da ilegalidade da carga. O material apreendido foi encaminhado para o 12º Distrito Policial. 

 


Foto: Polícia Militar de Paulistana

 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Casos suspeitos de coronavirus dão entrada em Hospital de Paulistana

Neste domingo, 22, três pessoas deram entrada no  Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, no município de Paulistana, com sintomas  do novo coronavírus.

A informação sobre os três casos  suspeitos,  foi divulgada na página do Facebook da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente  de Paulistana, que informou ainda que o município  não registra nenhum caso confirmado da doença.

Segundo a postagem, as três pessoas com suspeitas da doença foram encaminhados para as cidades de Picos e Teresina para realização do teste.

De acordo, com o  site FNNotícias, os suspeitos são dos municípios  de Paulistana, Acauã e Queimada Nova.

Fonte:Cidadesnanet

Menores são apreendidos por furto de bicicletas em Paulistana e carro de luxo

Foto: 20° BPM de Paulistana

Dois adolescentes foram apreendidos na tarde de ontem, na cidade de Paulistana, a468 quilômetros de Teresina, por furto de bicicletas. Um carro de luxo com documentação irregular foi apreendido.

A força Tática dp  20° BPM do município de  Paulistana informou que soube do caso a partir de um irmão de umas vítimas que tiveram suas bicicletas roubadas, no bairro Choró na madrugada de domingo (09).

Logo após o ocorrido, a população informou a polícia que dois menores haviam sido vistos em um matagal do bairro Lagoa e que com eles estavam duas bicicletas semelhantes as que foram roubadas. 

A equipe de diligências se deslocou até a casa de um dos menores suspeitos e que diante dos pais confessou os furtos e indicou o comparsa. Ele confessou também o local onde esconderam as bicicletas e disse que a intenção era realizar o desmanche. 

Foto: 20° BPM de Paulistana


 

Outra ocorrência

No mesmo dia, um carro de luxo foi aprendido por apropriação indébita nesta segunda por volta das 17h também no município de Paulistana. 

Segundo a equipe da força tática do 20 ° BPM da cidade, o condutor foi apresentado ao distrito policial e dono do veículo, que reside na Bahia foi informado. Até o momento não há mais informações.
 O cabo da PM, Marivaldo Acauã reforçou que a população dev ficar alerta  quando for adquirir veículos vindos de fora, atentar para documentação antes de finalizar a aquisição. 

Yasmim Cunha ( Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

 

Indústria de material para parques eólicos é inaugurada em Paulistana

O Piauí tem ganhado destaque quando o assunto é energia renovável. E isso fez dele, um dos maiores produtores de energia limpa do Brasil, o que tem atraído novos investimentos, como é o caso da empresa Rutten – Rudloff Protende Engenharia, que inaugurou na manhã dessa quarta-feira (05), uma filial no município de Paulistana, há 470 km de Teresina.

A vinda da fábrica reflete geração de emprego, renda e aumento da circulação monetária na região. O objeto principal da instalação, é que a indústria produza equipamentos que façam parte da montagem das torres eólicas do parque eólico de Lagoa do Barro, município próximo de Paulistana, como concreto protendido, aparelhos de apoio metálico, emendas para barras de aço, usinagem, torres eólicas de concreto e componentes metálicos para torres eólicas.

A Rudloff Industrial Limitada é uma empresa já consolidada no mercado brasileiro, referência no setor de soluções em engenharia e atenderá a Acciona, empresa de energia eólica, prometendo gerar mais 30 empregos diretos e uma produção de 230 torres por ano, sendo que cada uma leva seis cabos que podem pesar até três toneladas.

De acordo com Igor Neri, secretário do Desenvolvimento Econômico, a empresa Rutten enxergou no Piauí, um grande potencial em energia renovável. "Ao perceber o grande potencial do estado em energias limpas, a empresa procurou uma parceria. Com isso, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), deu todo o suporte e iniciou um trabalho no sentido de trazer a Rudloff de fato para o estado, não só para produzir as torres de Lagoa do Barro, mas também para projetos futuros na região, que foi o caso de Paulistana", disse ele.

Para o governador do Estado, Wellington Dias, a vinda da indústria para o Piauí vai gerar muita competitividade, o que é bom para o Estado e o coloca em um lugar de destaque. “A Rutten produz cabos para vários usos, um deles são os cabos que são colocados nas torres de energia eólica para sustentar a força e o peso da mesma. Tudo será produzido em Paulistana, onde aqui a gente já fornece para a empresa Nordex e Acciona, que por exemplo, estão na região de Lagoa do Barro. Já fornecemos para o Rio Grande do Norte a partir de Paulistana, e vamos fornecer para outros estados do Brasil e também para o exterior. Fico feliz por uma indústria que irá gerar emprego, renda e desenvolvimento para nosso estado, e com certeza ajudará a dar cada vez mais competitividade para o Piauí, para o Nordeste e para o Brasil, com produtos de qualidade e com um preço mais acessível”, ressaltou Dias.

Da Redação
[email protected]

Em quatro dias Paulistana ultrapassa volume de chuva para o mês inteiro

Foto: Reprodução

Nos primeiros dias do mês de fevereiro, o município de Paulistana, a 468 quilômetros de Teresina, já ultrapassou o volume previsto para o mês inteiro. Dos 113 mm previstos de chuva, a cidade já acumula nesta quarta-feira (5) 139,2 mm, mais da metade registrados em menos de 24h. 

“Paulistana é a primeira cidade do Piauí a ultrapassar a média de chuva esperada para o mês de fevereiro. Uma única chuva ultrapassou o volume esperado para todo o mês. Foi um fenômeno atípico. As outras cidades ainda estão acumulando”, explicou o climatologista Werton Santos.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente também prevê chuvas de volume intenso para região Sudeste do Piauí, incluindo Paulistana

Chuva em Teresina

Em Teresina, até a última medição, foram registrados pouco mais de 20 mm de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a chuva desta quarta-feira (5) terá mais de 30 mm de volume, número considerado alto. A enxurrada alagou casas e chegou a carregar uma estrutura de metal utlizada para coletar entulhos

Em um relatório divulgado esta semana, o Inmet prevê um volume de chuvas de até 150 mm na região da capital até o dia 10 de fevereiro.

Valmir Macêdo
[email protected]

Adolescentes de Paulistana se envolvem em grave acidente na BR-407

Um grave acidente no fim da manhã desta terça-feira (17), na cidade de Paulistana, resultou em quatro  estudantes e um servidor do IFPI feridos.

Segundo informações extraoficiais, os estudantes, todos menores de idade, estavam em um veículo Siena, de cor prata, retornando do IFPI Campau quando o motorista, um menor de idade de inicial M., perdeu o controle em uma curva e atingiu  um homem, o Sr. Francisco Bernardes de Lima, servidor do IFPI de Paulistana.

O carro, que continuou desgovernado, desceu um pequeno barranco e lançou para fora duas alunas, de iniciais H. e F. que tiveram ferimentos mais graves e foram transferidas para o Hospital Regional Justino Luz em Picos.

H. teve perfuração no baço e F. quebrou o braço e fraturou uma das vértebras. Os outros dois estudantes foram levados para o hospital regional de Paulistana. O servidor do IFPI fraturou das pernas com a colisão.

Fonte: cidadesnanet

 

Polícia recupera celulares roubados de loja em Paulistana

Foto: PM

A Polícia Militar recuperou todo a mercadoria que foi roubada de uma loja de celular na madrugada de sábado (14), no Centro de Paulistana. Entre o material, 5 smartphones, uma caixa de som e R$ 188, além de acessórios para telefone.

Segundo a polícia, a Força Tática foi acionada por volta das 09h30 de ontem, via 190, de que uma loja de celulares no centro da cidade havia sido arrombada e vários produtos furtados durante a madrugada.

Ainda de acordo com a PM, após verificar sistemas de monitoramento próximo ao local onde aconteceu o roubo, um menor de iniciais K.B.D foi considerado suspeito.

Os policiais chegaram aí na casa dele e, ao interrogar o pai, ele disse que fazia 3 dias que não via o filho e que ele se encontrava na casa de um amigo em Paulistana.

“Em seguida o pai foi ao encontro do filho que de pronto confessou o delito e indicou onde havia escondido o material furtado”, disse a polícia.

Parte da mercadoria foi encontrada enterrada próximo ao Açude Ingazeira, a outra estava na casa de um amigo.

Foram recuperados:

  • 01 smartphone Samsung A10
  • 01 smartphone Samsung A20
  • 01 smartphone Samsung J4
  • 01 smartphone Xiaomi note 8 pro
  • 01 smartphone Motorola moto E5 plus
  • 01 caixa de som JBL
  • 06 capas de celular
  • 188 reais em espécie.

Todo material e os envolvidos foram conduzidos até a 12° Distrito Policial.

Hérlon Moraes (Com informações da PM)
[email protected]

Foragido é preso suspeito de aplicar golpes vendendo terras no Sul Piauí

Foto: Polícia Militar-PI

Um homem identificado como Adilson Ferreira da Silva, 41 anos, foi preso nessa sexta-feira (23) em Pernambuco suspeito de aplicar golpes na cidade de Paulistana. Segundo a polícia, o homem vendia títulos de terra e imóveis sem antes efetuar o pagamento. As vítimas perceberam o golpe e acionaram a polícia. 

Na demora para realizar o pagamento, o estelionatário já revendia o terreno para terceiros, chegando a receber a quantia de R$ 4.250,00 de uma vítima na cidade piauiense.

Segundo o Marivaldo Sousa, policial militar da cidade, o suspeito estava hospedado em um hotel na cidade. “Ele estava há uma semana quando as vítimas começaram a nos procurar”, relatou

Na última quinta-feira (24) a polícia foi até o local onde Adilson estaria hospedado e encontrou documentos pessoais e vários contratos de compra e venda. Ele não foi localizado mas a polícia, em uma consulta no banco de dados, constatou que havia dois mandados de prisão contra o suspeito, um expedido pela comarca de Coelho Neto (MA) e outro da comarca de Moreno (PE).

Segundo a polícia, o suspeito empreendeu fuga da cidade após descobrir que estava sendo procurado, seguindo para o estado de Pernambuco.

“Conseguiu-se apurar que o acusado estava hospedado em um motel na cidade (Santa Cruz-PE), sendo logrado êxito na sua captura. Com o fugitivo foi encontrado a quantia de R$ 850,00 proveniente do golpe aplicado no estado do Piauí e vários depósitos em dinheiro em diversas contas”, explicou o major Estanislau Felipe, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar de Paulistana.

De acordo com a polícia, o acusado confessou que aplicou o mesmo golpe em várias cidades, como Delmiro Gouveia (AL), Araripina (PE), Amaraji (PE) e Coelho Neto (MA). 

Valmir Macêdo (Com informações da PM de Paulistana)
[email protected]

Polícia encontra cocaína de R$ 100 mil embalada com foto que ressalta Pablo Escobar

Foto: Força tarefa/Paulistana

Um rapaz de 24 anos foi preso no Sul do Piauí suspeito de tráfico de drogas. Com ele foram flagrados mais de três quilos de cocaína em uma embalagens com a foto do narcotraficante colombiano Pablo Escobar. A prisão foi efetuada nesta terça-feira (29) em Paulistana, a 468 Km de Teresina.

O preso trata-se de Romário Rodrigues de Sousa, natural de Paulistana. Foram encontrados três tabletes de substância análogo à cocaína, que estavam enterrados no quintal da casa. O entorpecente estava escondido dentro de uma jarra de barro.


Local onde a droga estava enterrada.

“Curiosamente, a droga estava envoltos em uma bexiga e estava embalada com a foto de um famoso narcotraficante colombiano, o Pablo Escobar. Eram pouco mais de 3 kg de cocaína, mas acreditamos que eles ainda adicionam outros ingredientes como trigo, pó de giz e outros, o que aumenta o volume e o valor da droga”, explicou o comandante do 20° BPM, major Estanislau Felipe.

No balanço final, foram apreendidos dois celulares e os 3,1 kg da droga. Segundo a polícia, a cocaína estaria estimada num valor de cerca de R$ 110 mil reais. “Isso por baixo, levando em consideração que eles venderiam 1g por R$ 30, mas há lugares que esse valor chega a R$ 60”, destacou o major.

A operação foi fruto de mais de três meses de investigação e cooperação entre as Inteligências locais das Polícias Militar. Para o comandante da PM, a cocaína deve ter origem colombiana. "Ou da Colômbia ou de algum país latino das proximidades", completou.

Na imagem que embala a droga encontrada no Piauí, o ator colombiano Andrés Parra, que interpreta Pablo Escobar na série 'O Senhor do Tráfico'. Pablo Escobar foi um narcotraficante colombiano que conquistou fama mundial em meados do século passado como "o senhor da droga colombiano". Ele enriqueceu graças ao tráfico de cocaína nos Estados Unidos e outros países.

Valmir Macêdo
[email protected]

Posts anteriores