Cidadeverde.com

Força Tática e Polícia Civil de Pernambuco prendem acusado de homicídio

A Força Tática de Paulistana e a Polícia Civil de Afrânio,  Pernambuco, conseguiram efetuar a prisão de um homem identificado como Roberto Deodato da Silva, acusado da prática do crime de homicídio qualificado, contra José João de Sousa.

O crime aconteceu no ano de 1999, na cidade de Capitão Gervásio Oliveira (PI), e teve grande repercussão, pois foi praticado com requintes de crueldade, sendo utilizado arma de fogo e um facão.

Roberto Deodato foi preso neste domingo (05), por volta das 13h, na cidade de Afrânio, PE, onde o mesmo se escondeu por 19 dezenove anos. O acusado se apresentava pelo nome de Gilberto, para despistar seu paradeiro da justiça. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto expedido pelo Magistrado da Comarca de São João do Piauí.

A prisão aconteceu após a troca de informações entre a Força Tática de Paulistana, Força Tática de Simplício Mendes, Polícia Civil de São João e Polícia Civil de Pernambuco. Após a prisão e os procedimentos legais na 216 e 217 CIRCS de Polícia Civil, o acusado foi encaminhado para a Cadeia Pública da cidade de Afrânio-PE.

com informações: cidadesnanet

Açougueiro é suspeito de matar esposa após jogar faca na parede


Gabryella deixa uma filha de 4 anos


Uma jovem identificada como Gabriela de Carvalho, 21 anos, foi morta com uma facada no pescoço no açougue da sua família, na tarde de ontem(19). O principal suspeito é o marido, Nailson de Carvalho Oliveira, 31 anos, que confessou ter arremessado a faca durante uma discussão. 

Policiais militares relataram que o açougueiro se apresentou, prestou depoimento e foi liberado. Nailson teria contado na Delegacia que estava cortando carne quando começou a discussão entre o casal, tendo ele, no momento de raiva, jogado a faca contra a parede e o objeto teria batido e voltado em direção à esposa, acertando seu pescoço.

O gerente de policiamento do interior da Polícia Civil, delegado Emir Maia, confirmou que o próprio marido socorreu a esposa. Ela estava perdendo muito sangue, a levou para o Hospital Regional Mariana Pires, em Paulistana, de onde seria transferida para Picos, mas não resistiu e morreu no caminho. 

“Depois que a levou para o hospital ele foi a delegacia e comunicou o que tinha acontecido. No depoimento demonstrou arrependimento. Disse que não tinha a intenção de matá-la, queria lhe dar um susto e a faca acidentalmente voltou contra ela. Lamentavelmente ele usou um instrumento errado para este susto”, explicou o delegado Emir Maia. 

O delegado Emir informou ainda que ele foi liberado por ter se apresentado espontaneamente, não ter antecedentes criminais e nem histórico de uma relação conturbada com a esposa. 

“Durante a instrução criminal se o delegado Ramon encontrar elementos que indiquem pela prisão preventiva, ele pode solicitar, caso contrário poderá responder em liberdade. Só as investigações vão dizer”, destacou Emir Maia. 

Apesar de ter sido um crime de lesão corporal, seguido de morte, o delegado ressalta que é considerado feminicídio porque a vítima era a esposa do suspeito. “Foi um desentendimento conjugal e em razão da condição dela de mulher, acidentalmente ele a alvejou e resultou no óbito”. 

O casal tem uma filha de 4 anos de idade.


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Motociclista morre em acidente com colisão frontal em Paulistana

Um motociclista identificado como Hailton Jubelino da Silva, de 45 anos, morreu em um acidente de trânsito na noite de sexta (04), por volta das 21h40, no município de Paulistana (PI).  A vítima morreu no local. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi do tipo colisão frontal. “A informações que temos é de que houve essa morte, um acidente do tipo colisão frontal entre uma motocicleta e um caminhão”, informou a PRF. 

O condutor do caminhão foi encaminhado para esclarecimentos da delegacia da região. Ele foi identificado como Josimar Sales. 

Uma das hipóteses do acidente é de que um dos condutores realizou uma ultrapassagem irregular, colidindo de frente com o outro veículo.  As causas serão investigadas. 

Populares relataram ao Blog do Evangelista que o condutor do caminhão buscou por imediato socorro, mas o motoqueiro não resistiu aos ferimentos.  
O blog também relatou que Hailton seguia sentido Paulistana/Jacobina e a carta sentido contrário.
 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Acidente com caminhão e picape deixa seis pessoas feridas na BR-407


Foto: Cidadesna Net

Um grave acidente ocorreu na manhã deste sábado (07), entre um caminhão pipa e uma picape, na BR 407, distante cerca de 15 km da cidade de Paulistana. Durante a colisão, seis pessoas ficaram feridas. 

De acordo com informações da Polícia, o caminhão tentou realizar uma ultrapassagem perigosa, mas não conseguiu. Ao tentar voltar para a pista de origem, que estava molhada  devido às fortes chuvas na região, derrapou.  

O motorista do caminhão teria perdido o controle e colidiu com o outro veículo, que levava uma família a caminho de Salvador na Bahia. Com impacto da colisão, os veículos foram arremessados para fora da pista e o carro que levava a família ficou totalmente destruído.

Os membros da família foram retirados do veículo com vida e  encaminhados ao hospital da região. Uma criança estava no veículo. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e permaneceu no local ajudando no socorro às vítimas.

 

redacao@cidadeverde

Condenado pela morte de policial civil é preso no interior do Piauí

Damião Bezerra Passos, foragido da justiça, foi preso na tarde desta sexta-feira (16), no município de Paulistana (PI). Ele responde pela morte de um policial civil em Teresina. O crime ocorreu em 2009 e Damião seria o executor. De acordo com a Polícia Militar de Paulistana, ele foi condenado em 12 de junho de 2014 a 16 anos e 04 meses de prisão em regime fechado.

De acordo com o delegado Cícero de Oliveira, do 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paulistana, o caso será comunicado a Delegacia de Homicídios no Piauí. “Vamos entrar em contato com Teresina para fazer o recambiar o preso”, ressaltou.  

Essa não é a primeira vez que Damião é preso e mente o nome para a polícia. Ele foi preso pela primeira vez em 2012. Ele é acusado de mantar o policial civil José André Pereira dos Santos, conhecido como "Andrezão", após uma discussão em um bar no bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina.  

O major Felipe, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, o foragido é conhecido como “Damião Cigano” e é natural de Missão Velha (CE). 

O rapaz foi preso com um simulacro de arma de fogo. “Ele chegou na cidade, dando um de andarilho, e estava se drogando na rodoviária. Como ontem era dia de feira, estava intimidando algumas pessoas com uma arma de brinquedo. Fomos verificar e o levamos para a delegacia. Entramos em contato com (os policiais) de Picos, e verificamos esse mandado de prisão contra ele. Ele chegou a dizer um novo falso, de Afonso Feitosa, para fugir”, disse o cabo Gilvan, da PM de Paulistana.

A Equipe Charlie da Força Tática de Paulistana, comandada pelo CB PM Gilvan Belo, AL CFC PM Fernando, SDs Marivaldo, Humberto e  Rodrigues, efetuou a prisão de Damião. 


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Prefeito Didiu decreta situação de emergência em Paulistana

O prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo, mais conhecido como Didiu, decretou situação de emergência no município por 90 dias podendo ser prorrogado por igual período. O decreto nº 026/2018 foi assinado no dia 31 de janeiro deste ano e publicado no Diário Oficial dos Municípios desta quinta-feira (01).

Para assinar o decreto, o prefeito considerou os baixos índices pluviométricos desde o início de 2017 até nos dias atuais, as elevadas perdas agrícolas registradas e ocasionadas, principalmente, pela escassez de chuva durante o período de plantio e ainda a escassez de água tanto para o consumo humano quanto para o consumo animal em toda zona rural do município.

As despesas decorrentes das ações preventivas do decreto decorrerão da dotação orçamentária de reserva de contingência, autorizando-se o desencadeamento de ações emergenciais de respostas aos desastres até o restabelecimento da normalidade.

Fonte: cidadesnanet

Operação em três estados desarticula quadrilha que roubava cargas

Uma operação envolvendo policiais militares dos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí prendeu,  na noite desta quinta-feira (7), dois homens suspeitos de comandar uma quadrilha de roubo de cargas. Francisco Alex Bezerra, 41 anos, natural de Osasco (SP), e Rafael Pinheiro Rodrigues, 27 anos, natural de Fortaleza (CE), foram presos em Petrolina (PE). As prisões ocorreram após um roubo de um caminhão carregado de botijão gás na localidade Maria Preta, no Piauí, na tarde da quarta-feira (6).

“Identificado o veículo dos suspeitos através do intercâmbio de informações com a Inteligência da PMPE em Petrolina, constatou-se  que os suspeitos estariam rodando na cidade de Petrolina num veículo Gol placa PFM-9209, utilizado na ação no Piauí”, diz a PM em nota à imprensa.

Uma equipe da Força Tática de Paulistana comandada pelo Major Felipe foi a Petrolina e, após diligências, interceptou o carro na Avenida da Polônia. Um dos suspeitos estava portando um documento de identidade falsificado e tinha um mandado de prisão em aberto.

Em seguida, as equipes da PMPI e PMPE deslocaram-se até a residência do suspeito, onde foram localizados dois botijões de gás, como também  foi encontrado na bolsa de Rafael Pinheiro um revólver calibre 38, com 5 munições e mais 4 envolvidas numa meia, todas intactas. Foi encontrada ainda com os suspeitos a quantia de R$ 6.050,00.

Segundo a PM, após as prisões, os envolvidos confessaram ter participado de pelo menos mais dois assaltos a caminhões, um na cidade de Parnamirim e outro na Bahia.

Sobre o assalto ocorrido no Piauí, segundo os suspeitos, a carga ainda estaria  escondida em um galpão próximo ao posto Asa Branca e outra parte numa chácara no bairro Malhada da Areia  na cidade de Juazeiro-BA.

Ainda de acordo com a PM, nos locais indicados foram encontrados 136 botijões de gás no galpão e 440 botijões em Juazeiro, na Bahia. Os suspeitos e a carga foram levados ao plantão da Polícia Civil em Petrolina.

Hérlon Moraes (Com informações da PM)
herlonmoraes@cidadeverde.com

Pai é preso por manter filha acorrentada em peça de caminhão

  • a9ac0ecc-4c21-4f0b-80ab-725a931a8551.jpg PM-PI
  • 2936a40f-1b04-4ded-8710-32bcb6304871.jpg PM-PI
  • ccf8789c-3039-4673-beac-37f46e4e1888.jpg PM-PI
  • c9ef44ce-46a2-48dd-a5c5-83112a98d3db.jpg PM-PI

O agricultor José Luís da Silva, 58 anos, foi preso suspeito de manter a própria filha em cárcere privado no interior de Jacobina do Piauí, a 428 km de Teresina. A vítima, que é portadora de deficiência mental, foi resgatada em casa. Ela estava acorrentada pelo pé a um tambor de freio de caminhão, pesando aproximadamente 25 quilos. 

Segundo o cabo Gilvan Belo,  o caso foi denunciado pela mãe da vítima que mora no Estado de São Paulo. 

"Ela estava acorrentada e em situação de higiene precária. Era uma condição desumana. O suspeito disse que a acorrentava para impedir sua fuga para o mato", disse o cabo Gilvan Belo.

A vítima tem 33 anos e há pelo menos dois anos era acorrentada.

Na casa foram apreendidos uma espingarda calibre 28, com número de série ilegível, seis cartuchos de metal carregados e dois deflagrados. O resgate ocorreu no fim de semana. 

O pai foi autuado por cárcere privado qualificado e posse de arma de fogo. O caso será investigado pela 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Quadrilha é presa após roubar fiação telefônica e deixar cidades sem sinal no PI

Quatro homens foram presos por furtarem equipamentos de uma empresa de telecomunicação na região das cidades de Picos, Pio IX e Paulistana, na tarde de ontem (29). De acordo com o cabo Gilvan dos Santos, da Força Tática de Paulistana, o sinal da telefonia Claro só retornou na manhã deste sábado (30), depois de 24 horas do apagão.

De acordo com o policial, a abordagem de rotina em veículos fez com que eles abordassem um carro com placa da Bahia e ao fazer uma vistoria no carro encontraram, no porta-mala, o material furtado: 04 retificadores de corrente elétrica, 02 transmissores de rede de microondas, 02 conversores de dados 2G/3G, e diversas ferramentas – como alicates para corte de cadeados. 

O material encontrado é utilizado pelas empresas de telefonia móvel em suas torres de transmissão. A região estava sem sinal de celular desde as primeiras horas da manhã de quinta (28).  Além de Picos, Pio IX e Paulistana, os municípios de Alegrete, Fronteiras, Alagoinha, Geminiano, Jacobina e Padre Marcos ficaram sem sinal da Claro.

"Nós estávamos fazendo uma abordagem normal atento aos veículos com placa de fora do Piauí, quando encontramos esse Sonata com quatro ocupantes. Eles são natural da Bahia. Fizemos uma investigação rápida e vimos que três deles respondem por homicídio e receptação. Em depoimento, eles estavam se contradizendo, mas depois chegaram a confessar”, comentou o cabo Gilvan. 

Os presos foram identificados como: Lesley Augusto Conceição (39 anos), natural de Feira de Santana/BA e com passagem na Polícia por receptação e tortura; Arles Santos De Queiroz (24 anos), natural de Camaçari/BA, com passagem por receptação e homicídio; Maicon Francisco Oliveira (25 anos), natural de Camaçari/BA, com passagem por homicídio e receptação; e Elson Santos Junior (22 anos), natural de Capim Grosso/BA.

A prisão ocorreu por meio da equipe Charlie da Força Tática de Paulistana, comandada pelo 2° Ten PM Vilela e composta pelo CB Gilvan, Sds Marivaldo, Fernando, Humberto e Rodrigues, juntamente com a guarnição de serviço, composta  pelo SGT Nelson, AL CFS Junior e soldados Andressa e Medeliev. 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Criança de 5 anos cai em fossa séptica e morre afogada em Paulistana

Uma criança de cinco anos, identificada como Kauê Silva Sousa, 5 anos, morreu ontem(09) no quintal da sua casa ao cair em uma fossa séptica, em Paulistana (a 452 km de Teresina). 

De acordo com o FN Notícias, site da região, a mãe estava com ele e outro filho ainda bebê em casa, quando sentiu sua falta e foi procurá-lo percebeu um buraco onde seria a fossa. Ela teria pedido ajuda aos vizinhos para retirar o menino que já estava morto. 

O delegado Cícero de Oliveira, da Delegacia de Paulistana, disse que o Boletim de Ocorrência foi registrado, mas que ainda não tem informações das circunstâncias do fato porque a família está velando o corpo no interior. 

“Nós fomos ao endereço na manhã de hoje, mas eles estavam no interior, provavelmente velando o corpo. Vamos retornar mais tarde para realizar perícia no local e intimar os parentes para apurar as causas”, informou o delegado ao Cidadeverde.com. 

A família mora no bairro Santo Antônio e o fato teria acontecido no início da noite de ontem(09). O corpo ainda chegou a ser levado para o necrotério do Hospital Regional Justino Luz em Picos para ser periciado. 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Posts anteriores