Cidadeverde.com

Jovem é levado à delegacia após ser flagrado empinando moto

Um jovem de 18 anos de idade, foi conduzido a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Paulistana, por direção perigosa e por conduzir veículo sem possuir habilitação.

A ação aconteceu na tarde desta segunda-feira (20), por volta das 13 horas, quando o comandante da Unidade estava no Centro da cidade de Paulistana, e flagrou um motoqueiro “empinando” uma motocicleta POP, placa RSO 0J36, gerando perigo de dano a integridade física dos usuários da via pública.

Diante do fato, o motociclista foi interceptado e recebeu voz de prisão por prática de direção perigosa na via pública. A guarnição de Força Tática do 20º BPM foi acionada para fazer a condução do autor do fato até a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Paulistana, conforme Boletim de Ocorrência N° 00209725/2023.

Com informações de cidades na net

Idoso é preso suspeito de agredir esposa em Paulistana; armas e munições são apreendidas

Foto: Reprodução/PM-PI

Por Rebeca Lima 

Um idoso de 73 anos foi preso nesta quinta-feira (16) no município de Paulistana (a 452 km de Teresina), suspeito de agredir a esposa. Na abordagem, o homem ainda entregou duas armas de fogo e munições à Polícia Militar.

De acordo com o 20º BPM, a guarnição recebeu uma denúncia sobre um caso de violência doméstica registrado no bairro Correnteza. A vítima, uma mulher de 50 anos, informou que havia sido agredida fisicamente pelo marido e que ele possuía armas e munições.

Ao chegar ao local, a PM verificou a veracidade da denúncia, e o idoso entregou um rifle calibre 38, uma pistola calibre 38, dois carregadores de pistola, cerca de 78 munições calibre 12 e cerca de 66 munições calibre 38.

O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados para a delegacia da cidade para os procedimentos cabíveis.

Ações sociais de escolas de tempo integral beneficiam Paulistana

Setenta estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulistana, foram beneficiados com o Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima. A iniciativa prevê a distribuição mensal de kits contendo absorventes, como política voltada à garantia de cuidados básicos de saúde e a proteção à saúde menstrual.

A aluna da 3ª série do Ensino Médio, Andressa Vitória de Carvalho, está entre as beneficiadas do programa. “Acho importante a distribuição dos kits porque algumas alunas não têm condições de comprar absorventes todos os meses”, comentou.

Neste ano, a gestão escolar do Ceti Paulistana organizou a sétima ação de distribuição dos kits de higiene íntima aos estudantes, a partir da utilização dos recursos do Programa de Autonomia, Cooperação e Transparência das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino do Piauí (PACTUE). 

“A doação de absorventes em escolas é importante para as estudantes de baixa renda matriculadas em escolas públicas. Muitas alunas não têm condições financeiras de comprar por conta da vulnerabilidade social extrema. Esta ação é uma forma de garantir o acesso à higiene menstrual adequada”, relata a estudante Jêsabel de Sousa Figueiredo.  

O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima prevê, ainda, a realização de palestras educacionais, dentre outras ações de promoção da saúde da mulher. Todas as escolas da rede pública estadual são contempladas com o programa, que permite a distribuição dos insumos, tendo como base o Censo Escolar.

Ação Social 

A comunidade Barro Vermelho, zona rural do município de Paulistana, recebeu um importante reforço nos serviços de saúde e segurança do trabalho, prestados pelos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana da Silva, durante a Ação Social “Lucinete, Meu Amor”.

A ação aconteceu na Unidade Escolar Euzébio André, e foi promovida pelos estudantes e professores dos cursos: Técnico em Farmácia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Energias Renováveis, todos ofertados na modalidade de Tempo Integral na Educação Profissional. 

Foram prestados os serviços de aferição da pressão arterial; glicemia capilar; IMC (Índice de Massa Corpórea); orientações sobre acidentes domésticos; redução dos custos de energia; avaliação antropométrica e controle de medicação.

Thais lanny Gomes Silva, aluna da 2ª série do curso técnico de enfermagem, ressaltou a importância de poder contribuir com sua comunidade. “Na ação social realizamos duas práticas da enfermagem que foi aferir a pressão arterial e a glicemia capilar. Para mim, poder atender pessoas da comunidade, de conversar sobre o procedimento foi uma experiência rica e espero participar de outras ações ”, comentou a estudante.

Para a gestora escolar, Lucicléia Acioly, a ação social permite que os estudantes demonstrem para a comunidade os conhecimentos que estão sendo adquiridos na escola. "Esta ação social foi uma oportunidade dos pais e parentes destes estudantes verem como seus filhos estão aprendendo dentro da escola. Como gestora, fico feliz por ver os próprios alunos prestando serviços para a comunidade em que cresceram. A comunidade se fez presente e foi um sucesso”, comentou a gestora. 

“O modelo de escola de tempo integral que incentivamos permite aos estudantes serem membros ativos de suas comunidades seja compartilhando informações ou até mesmo prestando serviços necessários, ainda, na condição de aprendizagem em seus respectivos cursos. Esta é uma forma deles apresentarem à comunidade os conteúdos que estão aprendendo”, destacou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Ccom

Moradores fazem protesto e pedem melhorias no fornecimento de energia em Paulistana

Moradores de Paulistana, município que fica localizado a 472 km de Teresina, fizeram um protesto na empresa Equatorial nesta sexta (3). Durante o ato, foi entregue um ofício solicitando melhorias no fornecimento de energia elétrica na região.

A população cita que os problemas de falta de energia são constantes na região. A Câmara de Vereadores de Paulistana marcou para o dia 8 de novembro uma audiência para tratar do tema. 

A Equatorial Piauí disse, em nota, que está trabalhando para melhorar os serviços, e que ainda neste sábado (4), será feita uma troca no transformador de força na subestação, o que deverá suspender o problema.

Veja nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí informa que na manhã desta sexta-feira (3), recebeu manifestantes na agência de atendimento localizada no município de Paulistana, região sul do estado. Os protestos foram relacionados à qualidade do fornecimento de energia na cidade. 

A concessionária comunica que já está trabalhando na melhoria do serviço na região e até amanhã (4), realizará a energização de um novo transformador de força na subestação que atende o município, ampliando em 2x a capacidade de energia para os clientes de Paulistana, Acuã, Betânia do Piauí e Jacobina do Piauí.

A empresa ainda reforça que respeita a livre manifestação e segue aberta ao diálogo com a população em geral e demais autoridades.

Ministério Público solicita implantação de ponto eletrônico para servidores da saúde de Paulistana

Foto: Ascom/EMSRH

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) expediu, no último dia 28 de agosto, uma recomendação para que a Prefeitura de Paulistana, porque meio da Secretaria Municipal de Saúde, adote o uso do ponto eletrônico para os profissionais de saúde do município. 

Na ação, o MP-PI destaca que médicos e demais profissionais de saúde costumam não ter o serviço público como atividade exclusiva, atuando em atividades privadas, muitas vezes em mais de um local, o que expõe o risco de que sua carga horária no serviço público não seja integralmente desempenhada.

A recomendação, de autoria da 1ª Promotoria de Justiça de Paulistana, leva em conta um inquérito onde constam folhas de registro manual de ponto consistem em meios frágeis e obsoletos para a finalidade de registro do efetivo cumprimento da carga horária de trabalho dos servidores.

No pedido, o promotor Jorge Pessoa destaca que a implantação do ponto eletrônico aos profissionais da saúde do município visa a regularização das folhas de frequência manual com horários fidedignos, corrigindo fragilidades apontadas nos documentos. 

Os representantes têm o prazo de dez dias para comunicarem o acatamento ou não da recomendação e de 90 dias para a instalação e o regular funcionamento de registro eletrônico de frequência dos servidores públicos da saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O Cidadeverde.com não conseguiu contato com Secretaria Municipal de Saúde de Paulista. O espaço segue em aberto para eventuais esclarecimentos sobre a recomendação do MP-PI.


Breno Moreno (Com informações do MP-PI)
[email protected]

Motorista fica ferido após picape capotar na BR-407 no Piauí

Foto: Reprodução/PRF 

Um motorista de 30 anos ficou ferido após o veículo em que ele estava conduzindo capotar na BR-407, no município de Paulistana, neste domingo (18).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem sofreu lesões leves e foi socorrido por um caminhoneiro e encaminhado ao Hospital de Paulistana.

A PRF acrescentou ainda que a dinâmica e as causas presumíveis do acidente ainda estão em levantamento.

Já o veículo, uma picape, estava carregada com alguns materiais. Após o acidente, parte dos objetos ocuparam um trecho do acostamento.

A Polícia Militar de Paulistana também foi acionada ao local.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Caminhonete capota e condutor fica ferido na BR-407


Foto: PRF

Na tarde deste domingo (18) um acidente do tipo capotamento foi registrado no KM 561, da BR-407, na altura do município de Paulistana-PI. Na ocasião, uma caminhonete tombou e o condutor ficou levemente ferido. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo era conduzido por um homem, de 30 anos. As causas do acidente e a dinâmica ainda estão sendo levantadas.

O condutor foi socorrido por um caminhoneiro que passava no momento do acidente. O homem foi conduzido para o Hospital de Paulistana para receber atendimento médico.

Paula Monize

[email protected]

Idoso flagrado com moto roubada é conduzido a delegacia

Policiais Militares do 20º BPM de Paulistana, efetuaram no final da tarde desta quinta-feira (15), a recuperação de uma motocicleta roubada e condução de um idoso à Delegacia Regional de Polícia Civil.

Segundo a PM, a equipe de Força Tática do 20° BPM realizava barreira policial na rodovia PI 142, sob o comando do Major PM FÉLIX, Comandante da Unidade, quando abordou um homem de 68 anos de idade, conduzindo uma motocicleta Honda/CG 125 TITAN KS, sem placa.

Durante a abordagem policial, foi verificado junto a rede INFOSEG que a motocicleta se tratava de um veículo com restrição de roubo. Questionado sobre como havia adquirido a motocicleta, o condutor afirmou que havia adquirido há alguns anos e não sabia da origem ilícita do veículo.

Diante do flagrante, foi dada voz de prisão ao condutor da motocicleta roubada e feita a sua condução, juntamente com o veículo, até a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Paulistana-PI para adoção dos procedimentos legais, conforme Boletim de Ocorrência n° 00105554/2023.

Com informação de cidades na net

Governador visita Paulistana e assina reforma do aeródromo

Foto: Ccom

O governador Rafael Fonteles esteve, neste sábado (03), no município de Paulistana, sul do estado, onde visitou obras de construção do estádio de futebol, executado pela Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi). Ele também conferiu o andamento das obras de pavimentação asfáltica realizadas pela Secretaria do Agronegócio e as obras de pavimentação em paralelepípedo, sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também assinou a ordem de serviço de reforma e manutenção do aeródromo da cidade.

O município de Paulistana é beneficiado com a pavimentação asfáltica de 41.404,63 m², com recursos de R$ 4.670.527,78. Na cidade, o Governo do Estado também executa obras de pavimentação em paralelepípedo numa extensão de 10.002,00 m², abrangendo diversas vias. As obras do calçamento iniciaram em agosto do ano passado e estão com 86,57% já executadas, com investimentos na ordem de R$ 1.061.485,68.

Rafael Fonteles visitou, ainda, as obras de construção do estádio de futebol do município, com investimento de R$ 807.368,18. Até o momento, já foram executados 47,08%. O estádio conta com vestiários para equipes e juízes, bilheteria, banheiros públicos (geral e acessível), duas arquibancadas, alambrado e lanchonetes.

Ainda na cidade de Paulistana, o governador Rafael Fonteles assinou, a ordem de serviço para reforma e manutenção do aeródromo de Paulistana. “É um compromisso nosso melhorar a aviação regional, estamos fazendo 29 pistas asfaltadas para aeródromos e aeroportos e dessas, 11 terão balizamento noturno”, declarou o gestor.

O governador citou duas questões importantes que envolvem a aviação; primeiro o socorro aéreo se for necessário um atendimento de saúde. Ele destacou que mil vidas foram salvas no Piauí em função do Samu aéreo em 10 anos, o que justifica a necessidade da pista para pousar e deslocar um paciente para Teresina. Ele citou também, a atração de investidores que normalmente utilizam a via aérea e precisam de local para pousar e ver “in loco” eventuais potenciais nas mais diversas áreas e tomar a decisão de investir mais rapidamente. “A gente está fazendo esse programa, com investimentos de cerca de R$ 100 milhões em todas as regiões do estado”, finaliza Rafael Fonteles.

Ccom

Homem é detido após incendiar moto da esposa após discussão

Fotos: PM-PI

Um homem de 40 anos foi detido pela Polícia Militar após incendiar a motocicleta da esposa no município de Paulistana, a 472 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que o crime ocorreu na noite de domingo (30) quando o homem incendiou a motocicleta da mulher que estava estacionada na frente da residência do casal no bairro Coab.

“Nossa equipe recebeu a denúncia, e quando chegamos no bairro foi constatado que o companheiro dessa mulher vai incendiado uma motocicleta dela após uma discussão entre eles. Não sabemos o motivo da discussão, apenas que eles já convivem juntos há 20 anos e que possuem dois filhos”, informou o major Félix, comandante da PM em Paulistana.

No local o homem foi detido e encaminhado para a Delegacia de Paulistana, pelo crime de dano qualificado com emprego se substância inflamável. Após prestar esclarecimentos, ele foi solto.

A PM informou que não há informações sobre passagens do homem pela polícia.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores