Cidadeverde.com

Governo Federal reconhece situação de emergência na cidade de Paulistana

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Por Bárbara Rodrigues

Nesta quinta-feira (22), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência em mais 37 cidades de 13 estados brasileiros afetadas por desastres. Entre eles está a cidade de Paulistana, no Piauí, que fica a 470 km de Teresina.

No último dia 8 de fevereiro já tinham sido reconhecidas quatro cidades, são elas: Betânia do Piauí, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí e Jacobina do Piauí. Agora também foi reconhecida a cidade de Paulistana.

Com o reconhecimento, esses municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Já o Governo do Piauí publicou no último dia 15 de fevereiro um decreto onde reconhecia 40 cidades em situação de emergência devido à estiagem. No decreto, o governador afirmou que a irregularidade na distribuição das chuvas nos últimos anos, na maioria dos municípios piauienses, sobretudo na região do semiárido, tem agravado a seca.

Outras cidades que tiveram situação de emergência

No estado Pernambucano, foram reconhecidas as cidades de Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Casinhas, Jataúba, Saloá, Pesqueira e Tacaimbó também enfrentaram a estiagem. No momento, 89 cidades do estado estão com o reconhecimento federal de situação de emergência vigente pelo mesmo desastre.

Na Bahia, Barro Alto, Caém, Itaju do Colônia, Itambé, Itororó, Lajedinho, Mulungu do Morro, Paratinga e Pedro Alexandre registraram estiagem.

Já no Rio Grande do Norte, Afonso Bezerra, Coronel Ezequiel, e Ielmo Marinho enfrentam a seca, que é um período de estiagem mais prolongado, enquanto Cruzeta registrou vendaval.

No Ceará, Aiuaba e Salitre estão em período de seca e Itatira e Quixeramobim, em estiagem.

Também enfrentam a estiagem Remígio e São Francisco, na Paraíba; Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe; Pedro Canário, no Espírito Santo; a capital de Rondônia, Porto Velho; e as roraimenses Amajari e Normandia. Westfalia, no Rio Grande do Sul, foi atingida por chuvas intensas.

Em Minas Gerais, Ataléia, Claro dos Poções e São Sebastião do Maranhão também foram atingidas pela seca e Diamantina, por chuvas intensas.

Por fim, na Região Norte, a cidade de Tartarugalzinho, localizada no Amapá, obteve o reconhecimento sumário de situação de emergência por doenças infecciosas virais. A região teve um aumento no número de registros de dengue. Segundo o Ministério da Saúde, os casos no município, que conta com quase 13 mil habitantes, já chegou a 195.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais