Cidadeverde.com

Dois cães são mortos durante Semana Santa em Pedro II

Fotos enviadas ao Cidadeverde.com pelo Projeto Cuidadores de 4 Patas de Pedro II

Dois cães foram mortos neste feriado de Semana Santa em Pedro II (a 200 km de Teresina). Um deles foi esfaqueado e o outro incendiado pelo próprio dono. Nos dois casos, os suspeitos eram idosos. 

De acordo com Fazinha Medeiros, presidente do Projeto Cuidadores de 4 Patas de Pedro II, o primeiro caso ocorreu na sexta-feira(10) e o cão chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 

“O senhor que esfaqueou estava bebendo e tinha uma cachorra no cio. O cãozinho que tinha saído de casa para dar uma volta, sentiu o cheiro e se aproximou dela. Ele só cheirou e o idoso já foi metendo a faca nele. As vísceras do cachorro ficaram expostas e ele saiu pela calçada perdendo muito sangue. A dona ainda pegou um carro e procurou um veterinário, mas não encontrou nenhum. Umas três horas depois eu soube do ocorrido e fui até e levamos ele em um veterinário em Piripiri, mas ele não resistiu”, contou Fazinha Medeiros.

A protetora de animais disse que a dona prestou queixa contra o aposentado na Delegacia. “O Scooby tinha um ano e três meses e sempre saía para dar uma voltinha e seguia para casa, mas ontem sentiu o cheiro de cio e foi atrás. A dona só viu quando ele já estava ferido”.   

O outro crime aconteceu na noite deste domingo(12). Um idoso, de 85 anos, que não teve o nome revelado, teria tocado fogo no seu próprio cachorro, um poodle. 

Foto enviada ao Cidadeverde.com pelo Projeto Cuidadores de 4 Patas de Pedro II

“Uma vizinha me ligou desesperada, ainda tentamos chegar a tempo, mas não conseguimos. Chegamos com a polícia e ele foi conduzido à delegacia. Ele entrou em contradição, dizendo que não tinha tocado fogo, depois dizia que ele estava doente. Pena que não deu tempo chegarmos. Quando era vivo, sofria maus tratos do dono, só porque estava com uma bicheira na boca, que o dono não tratava”, afirmou a protetora de animais. 

Como o crime é de menor potencial ofensivo, com pena menor que dois anos, eles não foram presos. Mas, nesta terça-feira(14), os dois acusados foram intimados a comparecerem à Delegacia da cidade. 

“Vão ser tomadas as providências em relação aos agressores, que vão responder a um processo por matar seres indefesos. Vamos à audiência junto com um advogado Bruno Laércio que é protetor de animais em Piripiri”, destacou Fazinha Medeiros. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Barragem rompe e desabriga famílias em Pedro II; Prefeitura monitora áreas de risco

  • barragem-pedro-ii-15.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-14.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-13.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-12.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-11.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-10.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-9.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-8.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-7.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-6.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-5.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-4.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-3.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-2.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-1.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, 165 quilômetros ao Norte de Teresina (PI), monitora áreas de risco após o rompimento da barragem Lauro Cordeiro, que deixou famílias desabrigadas no bairro Cristo Rei. 

Uma forte chuva na noite de terça-feira (24) levou ao rompimento da barragem. A Prefeitura informou que as famílias que perderam suas casas serão assistidas com aluguel social, alimentação e assistência médica enquanto a situação é resolvida. 

Equipes das áreas de assistência social, infraestrutura e Defesa Civil trabalham visitando outras famílias que moram em áreas de risco. Pontos críticos, como a passagem molhada próxima ao bairro Chapadinha, estão entre os que entraram no radar da Prefeitura, para evitar que mais pessoas sejam afetadas.

O coordenador da Defesa Civil, Marcelo Braga, informou que sete famílias perderam e mais 45 foram afetadas nos bairros Cristo Rei e Pirapora, sendo a maioria do Cristo Rei. Destas, 15 precisaram sair de suas casas. 

“A maior parte é do Cristo Rei e algumas precisaram ser levadas para o centro de convivência e a prefeitura também está pagando aluguel social para outras. Estamos disponibilizando cestas básicas, mas também elas precisam de doações de colchões, roupas e outros utensílios pois perderam tudo”, destaca o coordenador. 

Segundo ele o rompimento ocorreu por volta das 2 horas da madrugada de quarta-feira, depois de uma grande chuva, que por causa do grande volume d’água que passou por cima da parede. O sangradouro não teria aguentado.

“Essa barragem não estava em risco. A chuva foi de 105 milímetros, a segunda maior deste mês aqui na região que tem chovido com muita frenquencia”, argumenta Marcelo Braga, da defesa civil. 

 

 

Fábio Lima e Caroline Oliveira
[email protected]

 

Órgãos públicos de Pedro II terão atendimento especial durante o Carnaval

Inicia neste sábado (22) o “Carnaval na Terra da Opala”, realizado pela Prefeitura de Pedro II. Serão quatro dias de festa na Praça Manoel Nogueira Lima (Bonelle). Para garantir o conforto e a tranquilidade dos foliões, as secretarias do município se uniram para elaborar um amplo esquema de atendimento à população durante o período. Foi decretado ponto facultativo nos órgãos municipais nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Cerca de 50 profissionais atuarão na segurança do evento, com efetivos da Polícia Militar do Piauí (PMPI), além de agentes de segurança privada e guardas civis municipais. O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, explica o planejamento das pastas para a festa carnavalesca.

“Nossas equipes de diversas áreas estão trabalhando para que os pedrossegundenses e os visitantes aproveitem ao máximo o Carnaval. Sobre a infraestrutura, por exemplo, além da montagem do Corredor da Folia e da preparação do palco principal da Praça Manoel Nogueira Lima, são realizadas vistorias prévias nas praças do Centro e da Villa Kolping para que esses espaços, onde acontecerão as atividades, tenham o reforço na iluminação pública”, ressalta o prefeito.

Os foliões também terão à disposição ambulância com socorristas no local, bem como 10 banheiros químicos. Além disso, durante os dias de Carnaval, populares e turistas poderão saborear a gastronomia pedrossegundense na Praça de Alimentação do Mercado do Artesão, que funcionará normalmente.

Também haverá a intensificação na fiscalização de trânsito. “A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) trabalhará diuturnamente na sinalização, organização do fluxo de veículos e garantia da mobilidade. O isolamento das ruas de acesso aos locais do evento ocorrerá a partir das 17h e os conhecidos ‘paredões de som’ terão até às 22h para encerrar sua participação”, explica Alvimar Martins.

Serviços de saúde serão realizados normalmente. Segundo a diretora do Hospital Municipal Josefina Getirana Netta (HMJGN), Lucimeire Pacífico, a unidade de saúde funcionará normalmente durante as festividades. “Nós teremos equipes médicos e enfermeiros plantonistas prontos para atender todos que precisarem e duas ambulâncias disponíveis para viagem e transferência”, frisa.

Confira a programação do Carnaval 2020 de Pedro II:

Sábado, 22 de fevereiro:

- Corredor da Folia 19h

Atração: Amor a 1000

- Shows 22h

Atrações: Pé de Ouro / Chica Égua

Domingo, 23 de fevereiro:

- Shows: 22h

Atrações: Nanachica / Hot Style / Edu Safadão

Segunda, 24 de fevereiro:

- Shows 22h

Atrações: Nego Rico & Forró de Movimento / Amor a 1000

Terça, 25 de fevereiro:

- Corredor da Folia 18h: Raí Alves

19h: Amor a 1000

- Shows 22h

Atrações: Luketa / Deusa Marry

[email protected]

Jovem morre com tiro supostamente acidental de espingarda

Um jovem identificado como Maurício Carneiro Feitosa Júnior, de 24 anos, morreu na manhã desta quinta-feira(28) com um tiro de espingarda que acertou seu peito, dentro de casa, no povoado Bela Vista, zona rural de Pedro II (a 195 km de Teresina). 

De acordo com o delegado de Pedro II, familiares informaram que ele estava manuseando a arma, antes de sair para o trabalho, quando ela teria disparado. 

“Ele tinha acabado de tomar café, antes de sair, ele estava com a espingarda que tinha comprado há uns dois anos. A família estava em casa e acredita que provavelmente a arma tenha caído no chão e ele foi alvejado no peito. Eles acham que a alça que usava para segurar deve ter dado algum problema, porque da última vez que viram, o cano estava apontado para o chão”, disse o delegado Hugo Alcântara.

A perícia criminal e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados. “Quando tivermos informação da perícia podemos ter mais precisão sobre os relatos”, finalizou o delegado. 

 

Caroline Oliveira e Herlon Moraes
[email protected]

Com centro cirúrgico parado, hospitais de Pedro II são acompanhados pelo MP

Foto: MPE-PI

O Hospital Maternidade Josefina Getirana Netto e o Hospital Santa Cruz, da Sociedade Beneficente São Camilo, em Pedro II, a 205 Km de Teresina, estão com os centros cirúrgicos fechados desde o início de 2019. A situação é acompanhada pelo Ministério Público do Estado que esta semana visitou as unidades. 

As visitas foram feitas por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania e da Saúde do Ministério Público do Estado do Piauí, uma equipe, formada pela promotora de Justiça Cláudia Seabra, por funcionários da Vigilância Sanitária e auditores da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA) da Secretaria Estadual de Saúde.

A visita aconteceu em apoio a procedimentos instaurados pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Pedro II, o promotor de Justiça Avelar Marinho Fortes do Rêgo, em decorrência do não-funcionamento dos centros cirúrgicos. "Por este motivo, o MPPI está atuando para reverter a situação", afirmou a promotora Cláudia Seabra.

Da Redação
[email protected]

MPPI promove audiência sobre políticas de segurança pública em Pedro II

Foto:MPPI

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio das Promotorias de Justiça de Pedro II, realizou audiência extrajudicial com objetivo de acompanhar o aperfeiçoamento das políticas de segurança pública no município, especialmente sobre as tratativas de implantação do sistema de videomonitoramento por câmeras nas vias públicas.

Os promotores de Justiça Karla Daniela Carvalho e Avelar Fortes do Rêgo, titulares da 1ª e 2ª Promotorias, respectivamente, estiveram reunidos com representantes da Secretaria Estadual de Segurança, Delegacia Geral de Polícia Civil, Secretaria de Administração (representando a prefeitura), mais o advogado do município, o comandante da Polícia Militar de Pedro II, o presidente da Subseção da OAB em Piripiri, o presidente da Câmara de Vereadores e vereadores.

O município de Pedro II é classificado como sendo de médio risco em relação a ocorrências criminais, ficando em patamar semelhante à Luzilândia; fica atrás apenas de Floriano e de Teresina, estes dois classificados como de alto risco. A promotora Karla Daniela destacou que em diversas cidades em que há utilização de monitoramento eletrônico, houve a redução da criminalidade. Em audiência pública realizada em 2017 sobre o assunto, um dos compromissos firmados foi de que se iniciassem estudos de implantação do sistema.

De acordo com o representante da Polícia Militar, a corporação tem projeto para implantação do mobile, para melhorar o atendimento das ocorrências. A ferramenta consiste em um tablet e impressora acoplados na viatura, que permitirão a impressão de Boletim de Ocorrência de perda de documentos e de infrações criminais sem necessidade do deslocamento de pessoas até a Delegacia de Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública cumpriu alguns dos compromissos assumidos na última audiência, como, por exemplo, envio de nova viatura. Entretanto, a criação de uma Delegacia da Mulher não foi cumprida como acordado em 2017, sendo que é grande a quantidade de casos de violência contra mulher na região, especialmente a violência de maridos e filhos contra esposas e mães.

 A demanda de violência contra a mulher é semelhante a de Piripiri, o que evidencia a necessidade de atendimento especializado, com o objetivo de facilitar a comunicação do crime e de evitar constrangimentos para as vítimas de tratarem com um delegado do gênero masculino.

 Há, ainda, fatores estruturais. A escassez do suprimento de fundos obriga os policiais a comprarem com recursos próprios os tonners e o papel, a pagarem conserto de um eventual problema na viatura; também existem problemas com falta de fardamento. O ideal para a sede de Pedro II seria a disponibilização de duas viaturas para alternância quinzenal.

 Entre os encaminhamentos, foi requerido à Secretaria de Segurança: mais uma viatura; envio de policiais militares; implantação da Delegacia da Mulher; instalação da Força Tática; cota mensal de combustível destinada a todas as viaturas da companhia, isto é, para o trabalho em 4 municípios (Pedro II, Lagoa do São Francisco, Milton Brandão e Domingos Mourão); integração física das polícias, realização de operações especiais periódicas; capacitação da Guarda Municipal e dos Policiais Civis de Pedro II.

 À Delegacia Geral, foram requeridas informações acerca do recebimento do suprimento de fundos da Delegacia de Pedro II; verificação da possibilidade de troca do veículo da Polícia Civil, caso tenha atingido 5 anos de uso; solicitação de mutirão/força-tarefa/auxílio/ajuda itinerante, isto é, encaminhamento de reforço para que a Delegacia de Pedro II conclua inquéritos antigos; e realização de operações especiais periódicas (compromisso da audiência de 2017).

Fonte: MPPI

Vídeo: incêndio em lixão provoca fumaça tóxica em Pedro II

Um grande incêndio lixão da Aroeira em Pedro II assustou os moradores e tem deixado a população da cidade em alerta por conta de novos focos de chamas.

A Defesa Civil do município e o Corpo de Bombeiros com o apoio de guarnição de Parnaíba combateram o fogo. A fumaça escura e tóxica gerada pela queima do lixo se alastrou pela maior parte da cidade

De acordo com moradores do município, esses incêndios são frequentes, principalmente no período mais quente do ano.

Da Redação 
[email protected]

Adolescente suspeito de matar desafeto é apreendido e confessa o crime

Foto: Arquivo CV

Um adolescente de 17 anos foi apreendido no início da tarde deste sábado(14) em Pedro II (a km de Teresina) após ter confessado que teria desferido uma facada contra Diego Sousa, no centro da cidade. O golpe acertou o peito de Diego que morreu na hora. 

Segundo o delegado Adalberto Paulo, de plantão na delegacia de Pedro II neste fim de semana, o adolescente entregou a faca e alegou legítima defesa.

“Ele disse que esse rapaz teria arrombado a casa dele, quando estava trabalhando em Teresina e mexido com sua mulher. Quando retornou para Pedro II, a vítima sempre o ameaçava mostrando o cabo de uma faca”, contou o delegado sobre o depoimento do suspeito.

O delegado completa: “O menor disse que hoje estava capinando na casa de uma tia e ao sair, encontrou com a vítima, depois de uma discussão ele desferiu uma facada no peito. A vítima ainda caminhou alguns metros e caiu ao lado do INSS. Mas, não tinha testemunha e nem câmeras na região”.

A polícia disse ainda que a vítima era sempre visto “bêbado e drogado” pelas ruas de Pedro II. 

O adolescente está recolhido na Companhia da Polícia Militar por falta de cela disponível na Delegacia. “Uma está com um homem maior e a outra com mulheres. Amanhã vamos transferi-lo para o Complexo do Menor em Teresina”, informou o delegado. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Festival de Inverno de Pedro II será lançado na segunda (10) no Karnak

Montagem feita com fotos retiradas dos sites oficiais dos cantores

O 16º Festival de Inverno de Pedro II será lançado oficialmente nesta segunda-feira (10), às 11h30, no Palácio de Karnak. O evento será realizado este ano de 20 a 23 de junho. Na programação, shows de grandes nomes da música brasileira como Adriana Calcanhotto, Melim e Paulo Ricardo, além de artistas locais que também se apresentam no festival.

Adriana Calcanhotto e Toni Garrido sobem ao palco principal na primeira noite do festival. O maranhense Zeca Baleiro, cantor, compositor e cronista, se apresenta no dia 21.

Já o trio Melim, que arrasta multidões por onde passa, se apresenta no dia 22, dividindo o palco com o consagrado grupo de rock Biquini Cavadão.

Paulo Ricardo encerra o festival no dia 23 com um repertório que marcou gerações. Sucessos como Olhar 43, Alvorada Voraz e Rádio Pirata são destaques do show do cantor.

Além de movimentar a cultura e atrair turistas, o Festival de Inverno impulsiona a economia da cidade, por meio da comercialização do artesanato, gastronomia, opala e também com o ecoturismo.

O Festival de Inverno de Pedro II é uma realização do Governo do Estado, por meio das secretarias da Cultura e do Turismo; Prefeitura de Pedro II e Sebrae.

Outros órgãos também apoiam o evento como a Sesapi, Detran, CCom, Polícias Militar e Civil, Cojuv, Agespisa, Semar, Vigilância Sanitária.

Da Redação
[email protected]

Trio invade casa de proprietário de loteria e faz família refém

Foto: Divulgação/PM

Três criminosos invadiram a casa do proprietário de uma loteria na cidade Pedro II, distante 195 Km de Teresina, e fez todos os moradores da residência reféns. O assalto foi praticado na manhã dessa segunda-feira (27).

Segundo a Polícia Civil, os três assaltantes seriam naturais de Teresina e estavam em Pedro II desde a última quarta-feira (22). Eles esperaram o momento em que o proprietário abriu a porta da residência para invadir a casa. 

“Parece uma parada dada. Eles estavam com revólver e renderam o dono da casa”, conta o delegado Hugo de Alcântara. Durante a ação, o proprietário da residência reagiu e empurrou um dos assaltantes. 

“Os assaltantes agrediram o proprietário com coronhadas na cabeça e amarram o casal e mais dois homens que estavam na casa”, conta o delegado.  A Polícia Militar chegou ao local rápido após uma filha do dono da casa se trancar em um quarto e acionar a PM. 

Ao perceber a chegada da Polícia Militar, o trio pulou da janela do segundo andar da casa e fugiu. Ainda de acordo com o delegado Hugo,eles conseguiram roubar apenas anel de ouro e um carregador portátil. 

Os três foram localizados em uma área de mata pela Polícia Militar e um revólver foi apreendido. Durante a ação, um dos suspeitos foi baleado. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Posts anteriores