Cidadeverde.com

Vendedor de frutas é morto a tiros em praça no centro de Pedro II

Foto: Portal P2

Um vendedor de frutas identificado como Edson Ribeiro de Sousa, de 34 anos, foi morto a tiros na madrugada deste domingo (17) nas proximidades da praça da Bonelle, região central de Pedro II. De acordo com testemunhas, ele estava em uma rua nas proximidades da praça quando foi atingido por pelo menos três disparos de arma de fogo e acabou morrendo no local. 

O autor dos disparos fugiu após o crime. Equipes da Polícia Militar fizeram diligências, mas não conseguiram localizar o suspeito. 

De acordo com informações do capitão Edson, da companhia de policiamento de Pedro II, o crime teria sido motivado por vingança. Segundo ele os autores e o mandante já foram identificados. 

"Buscamos filmagens e conversar com as pessoas que estavam no local no momento do fato. Após algumas apurações, conseguimos identificar os autores e os mandantes, e agora estamos nas buscas dos mesmos. São pessoas conhecidas na cidade. O motivo que levou esse fato tenebroso na região, infelizmente, foi vingança. A vítima já tinha atrito com umas pessoas da cidade e levaram a cabo a vingança contra o mesmo. Agora é trabalhar na captura dos elementos que cometeram o ato", relatou o capitão. 

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Foto: Redes Sociais


Natanael Souza (Com informações de Ney Silva - Rádio Cidade Verde Pedro II) 
[email protected] 

Alvimar Martins e Elizabete Brandão são empossados prefeito e vice-prefeita em Pedro II

Foto: Prefeitura de Pedro II

 

Foi realizada, nessa sexta-feira (1º), a Solenidade de Posse do prefeito reeleito em Pedro II, Alvimar Martins; da vice-prefeita, Elizabete Brandão; além dos vereadores eleitos no município para o quadriênio 2021-2024. Devido à pandemia de covid-19, o evento foi restrito e o público pôde acompanhar a transmissão ao vivo, por meio da página de Alvimar Martins no Facebook. 

A programação teve início com a missa em Ação de Graças, que aconteceu na Paróquia de São José Operário, contando com as presenças dos eleitos, da primeira-dama, Eleonora Uchôa, do deputado estadual Wilson Brandão, secretários municipais e outras autoridades locais. Em seguida, no auditório do CEEP Professora Angelina Mendes Braga, os vereadores foram empossados, bem como houve a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pedro II para o biênio 2021-2022, que teve a reeleição do atual presidente, o vereador Carlos José Oliveira. 

Encerrando a cerimônia, foi realizada a posse de Alvimar Martins e Elizabete Brandão. Para o prefeito, que assumiu o quarto mandato à frente do município, a ocasião celebra a renovação do seu compromisso com a população pedrossegundense. 

“A vontade do povo é soberana. Quando os eleitores escolhem um gestor quatro vezes para administrar a cidade, é sinal que ele fez um bom trabalho. Sem dúvidas, temos muitos desafios pela frente, mas a nossa gente pode esperar muito mais trabalho por Pedro II”, garante o prefeito.

Da Redação
[email protected]

DER recupera estrada de acesso ao Morro do Gritador, em Pedro II

Foto:Divulgação/Ccom

Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou neste sábado (21), o reparo da estrada de acesso ao Morro do Gritador, na cidade de Pedro II. Parte da via desmoronou com a forte chuva que atingiu o município na última quinta-feira (19), provocando também a queda de árvores sobre a pista. A estrada ficou parcialmente interditada.

O trabalho é feito pela empresa responsável pela conservação e manutenção de estradas no Território Cocais. A intervenção envolve recompactação do solo e recuperação do pavimento. O trabalho vai seguir durante o fim de semana. “Vamos tirar material da jazida e recompor a erosão. Depois da recomposição vem o pavimento. As máquinas só sairão quando o serviço for concluído” garante o diretor da unidade de conservação e manutenção do DER, Francisco Alves, o Chicão.

A previsão é que a estrada esteja restaurada até a próxima quinta-feira. Até a conclusão, o fluxo estará restrito a meia pista. A orientação do DER é que os motoristas tenham atenção e diminuam a velocidade.

O Morro do Gritador é um dos mais belos e mais visitados pontos turísticos na região. O cânion possui cerca de 280 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar.


Da redação
[email protected] 

Forte chuva abre cratera em estrada que dá acesso ao Morro do Gritador

Uma forte chuva que caiu sobre a cidade de Pedro II, distante 205 Km  de Teresina,  causou a abertura de uma cratera na estrada que  liga  o povoado Serra dos Matões ao Morro do Gritador. 

A chuva foi registrada nesta quinta-feira (19). Por causa da cratera, parte da estrada teve que ser interditada até que os reparos sejam feitos. O buraco tem  pelo menos dois metros de profundidade.

Foto:Facebook/Wilson Brandão

A chuva intensa marcou 150 milímetro no pluviômetro da cidade. Além da cratera, ruas ficaram tomadas pela lama e o Rio Corrente ficou cheio.

A expectativa é que a obra seja concluída o mais rápido possível.


Da redação
[email protected] 

Neuma Café tem candidatura a prefeita indeferida em Pedro II

Foto: Reprodução Instagram @neumacafepedroii

A candidata a prefeita de Pedro II, Neuma Café (PT), teve seu registro de candidatura indeferido pelo juiz da 12ª Zona Eleitoral, Kildary Louchard de Oliveira Costa. O resultado do julgamento saiu nesta terça-feira(20). Ela concorre ao cargo com mais dois candidatos. 

De acordo com a decisão, o motivo é a lei da Ficha Limpa, uma vez que quando foi prefeita em 2014, teve as contas rejeitadas no exercício financeiro pela Câmara Municipal de Pedro II com Tribunal de Contas do Estado.

“(...)Indefiro o requerimento de registro de candidatura da candidata neuma maria café barroso para concorrer ao cargo de Prefeita, no Município de Pedro II/PI, declarando-o inapta, ante a incidência deste na causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, I, “g”, da Lei Complementar nº 64/90, em decorrência da rejeição de suas contas relativas ao exercício do cargo público de Prefeita Municipal de Pedro II/PI, no exercício financeiro 2014, por irregularidade insanável configuradora, em tese, de ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível da Câmara Municipal de Pedro II/PI, a partir de parecer do TCE/PI, sem que a tal decisão tenha sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário”, conclui a decisão o juiz da 12ª Zona Eleitoral do Piauí. Veja decisão na íntegra

O advogado a candidata, Alexandre Nogueira, informou que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral e destaca que é uma decisão equivocada, uma vez que, segundo ele, não houve danos ao erário público e que o julgamento do exercício de 2014, teria sido incompleto. 

"É uma decisão equivocada por parte do juízo, uma vez que não houve qualquer tipo de dano ao erário. O julgamento das contas da prefeita, em nenhum momento, coloca qualquer tipo de prejuízo às finanças públicas provocadas por Neuma Café. Além disso, tem uma tese que foi colocada pela defesa, que não foi apreciada pelo juiz, e que certamente será apreciada pelo TCE, que é que o julgamento das contas dela de 2014 está incompleto, vez que só julgaram as contas de governo e não julgaram as contas de gestão, que são uma coisa só. Então o julgamento do exercício de 2014 está incompleto das contas. Temos duas teses para que o TRE se debruce, de maneira devida e a defesa entende que deve ser acolhida. Uma vez que em não havendo danos ao erário, não há do que se falar em inelegibilidade por parte de quem quer que seja, muito menos de um candidato que foi submetido a um processo de julgamento de contas completamente atípico, para dizer o mínimo. Então entendemos que ela está apta para ser candidata nessas eleições”, argumenta o advogado Alexandre Nogueira. 

Neuma Café concorre com o atual prefeito Alvimar Martins (PP) e Claudiana Oliveira (PCdoB). Ambos tiveram as candidaturas deferidas pela 12ª Zona Eleitoral. 

Candidatos Inaptos 

Até às 11h30 desta terça-feira(20), Neuma Café era a 143ª candidata que teve o registro indeferido pelas Zonas Eleitorais piauienses para as eleições do próximo dia 15 de novembro. O número é atualizado automaticamente no Divulgacand. Ainda faltam ser julgados 62% dos pedidos de candidaturas que somam 10.589. Destes, 36% já foram deferidos. 

Dos inaptos, 15 são de prefeitos e 12 de vice-prefeitos e vereador 116 vereadores. Das situações de candidatos inaptos, 48% foram indeferidos e 36% foram por renúncia de candidaturas. 9% por cancelamento e 6% por pedido não conhecido.


Caroline Oliveira
[email protected]

Candidato a vereador sofre ameaça de morte e tem portão alvejado por tiros


O candidato a vereador Well Lima (PT) sofreu um atentado na madrugada de quarta-feira (14). O portão da residência do candidato foi pichado com ameaças de morte e alvejado com dois tiros na cidade de Pedro II, a 165 km de Teresina.  Well Lima acredita que o atentado tenha cunho político devido a sua candidatura na cidade. 

Well Lima soube do ocorrido por meio de uma vizinha que começou a ligar para o seu telefone por volta das 6 horas. "Eu rapidamente levantei, peguei a chave e quando abri o portão estava pichado: 'Well vai morrer'. Na hora fiquei com medo, assustado, mas pedi a Deus inteligência para sair dessa situação o mais rápido possível". 

O candidato relata que chegou a ouvir os tiros durante a madrugada, mas acreditava que fosse alguma discussão envolvendo terceiros na rua. "Eu estava dormindo na minha residência e por volta de 2h30 acordei com o barulho de tiro. Eu continuei deitado e fiquei quieto. Ouvi barulho de voz masculina, mas eu não entendi o que eles falavam ou o que ele falou. E veio o segundo disparo".

"Na mesma hora comecei a fazer uma oração e pedi para Deus me proteger e proteger aquela pessoa que estava lá fora, pois pensei que se tratava de uma discussão ou briga de rua. Eu nunca pensei que fosse na minha casa ou no meu portão". 


Well Lima (Foto: Instagram/Welcafe)

Cunho Político

Well  Lima disse ao Cidadeverde.com que está em lugar seguro e acompanhado por seguranças. O candidato conta que no dia anterior chegou a ser perseguido por uma moto e nas imagens de algumas câmeras de segurança aparecem uma moto no horário do atentado, que pode ser a mesma pessoa. 

Ele explica porque acredita que o atentado seja de cunho político. "Eu sou de Pedro II, mas morei em São Paulo por 15 anos. Todos os anos visitava a cidade. Conversei com algumas lideranças, me mudei  e decidi me candidatar com o pensamento de ter uma cidade melhor". 

"Comecei a denunciar o abandono da cidade, esgoto a céu aberto, hospital sem médico, hospital sem remédio; a cidade está um caos. As denúncias incomodaram algumas pessoas. Recebi algumas ameaças indiretas, mas essa foi a primeira vez que aconteceu em um grau assustador, de colocar a minha vida em risco".

O delegado titular de Pedro II, Adalberto Paulo, relata que o caso está em investigação. Ele afirma que equipes buscam por câmeras de segurança para identificar algum suspeito. O atentando ocorreu durante a madrugada por volta das 2 horas da manhã. A vítima e dois vizinhos prestaram depoimentos. Até o momento, ninguém foi preso e não há testemunhas. 


Foto: arquivo pessoal

O Diretório Estadual do PT publicou uma nota de repúdio assinada pelo presidente estadual do PT, Francisco Limma. No documento,  o diretório repudia as ameaças proferidas contra o candidato a vereador Well Lima, que é filiado ao partido no município de Pedro II. 

 

O Diretório Estadual do PT Piauí vem a público repudiar as ameaças proferidas contra o candidato a vereador Well Lima, filiado ao PT no município de Pedro II/PI, que no último dia 13 de outubro teve o portão de sua residência pichado com ameaças de morte e alvejado por tiros.

Exigimos que as autoridades de segurança pública tomem todas as providências cabíveis, para que os responsáveis por estes crimes sejam identificados o quanto antes e punidos conforme a lei.

Pedimos ainda que seja oferecida segurança efetiva ao companheiro Well Lima, por parte das autoridades de segurança pública do Estado, a fim de garantir sua integridade física.

Reafirmamos nossa solidariedade e apoio ao companheiro Well Lima e seguimos combatentes a este tipo de prática criminosa. 



Francisco Limma, presidente do PT/PI.

Foto: Arquivo pessoal


Imagem que mostra marca de tiro

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Fogo no mato em Pedro II já dura 5 dias; bombeiros afastam de comunidades

Fotos: Major Rivelino Moura/BMPI

Um incêndio que começou ainda no início da semana na zona rural de Pedro II (a 195 km ao norte de Teresina) segue sem previsão de controle. O fogo já atingiu cerca de 15 quilômetros em uma região que possui pelo menos quatro comunidades. 

De acordo com o comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Parnaíba, major Rivelino Moura, o objetivo das equipes era salvar os assentamentos e reduzir a velocidade do avanço das chamas. 

“Nós conseguimos quebrar ele em três para diminuir a velocidade e para que não chegasse às comunidades, mas ainda está muito alto e sem controle. Se demorar maus uns dois ou três dias, pode chegar a outros assentamentos. Estamos monitorando isso”, explicou o major Rivelino. 

Ele disse que o local fica distante 30 quilômetros da sede do município e que até a água para beber tem que ser levada da zona urbana. “É um local muito seco, mas estamos tendo apoio da Defesa Civil Municipal”. 

O comandante bombeiro confirmou que a nuvem de fumaça escura e densa escureceu o município vizinho, Piripiri, nesta sexta-feira(02). “Piripiri anoiteceu ontem três horas da tarde, de tanta fumaça que foi em direção de lá”.

Duas equipes com dez homens de combate a incêndio continuam na região. 

Caroline Oliveira
[email protected]

Filha vai à delegacia e denuncia o pai por estupro; abusos aconteciam há três anos

Uma adolescente de 13 anos denunciou o pai biológico, de 34 anos, por estupro de vulnerável na Delegacia de Pedro II nesta semana.  O Cidadeverde.com apurou que a filha, que era abusada desde os 10 anos, decidiu quebrar o silêncio e contou a mãe sobre os constantes abusos. Elas foram até a delegacia e registraram um boletim de ocorrência contra  o pai. 

A Delegacia de Pedro II informa que o pai foi preso nesta quinta-feira (27) em cumprimento de mandado de prisão preventiva. O delegado titular Adalberto Paulo investiga o caso e já colheu depoimentos. A família (pai, mãe e um casal de filhos) mora na zona rural do município. 

Nos últimos sete dias, o Cidadeverde.com noticiou  pelo menos três casos de estupro ou tentativa de estupro de vulnerável. Nesta quinta-feira (27), o Conselho Tutelar da Zona Leste afastou do lar uma criança de 12 anos, que está grávida de sete meses e estaria sendo agredida pelo abusador. Ela vivia maritalmente com o homem que tem 25 anos.

No domingo (23), uma criança de seis anos foi vítima de uma tentativa de estupro durante uma festa familiar em um sítio no povoado Santa Luz, zona rural leste de Teresina. Na segunda (24), um adolescente de 14 anos foi apreendido na cidade de Francinópolis suspeito de estuprar uma criança de seis anos.  

 


Carliene Carpaso
[email protected]

Suspeito de estuprar criança de 4 anos se entrega à polícia

Foto: Polícia Civil do Piauí

Um homem foi preso suspeito de estuprar uma criança de 4 anos na cidade de Pedro II. O crime ocorreu no dia 31 de maio de 2020. O suspeito, que era companheiro da avó da criança, chegou a fugir, mas depois se entregou à polícia e confessou o fato.

"As informações do boletim de ocorrência davam conta de que o companheiro da avó do menor havia abusado da vítima. Na segunda-feira (1) foram feitas todas as diligências necessárias. Na terça (02), pela manhã, protocolamos a prisão preventiva do autor no Poder Judiciário.  Ainda na terça, já estávamos com a decisão em mãos", comenta o delegado titular de Pedro II, Adalberto Paulo. 

O delegado relatou que  a polícia descobriu que o suspeito estava escondido em um matagal próximo a uma propriedade em que o mesmo trabalha, na localidade Placas. "Como ele não tinha condições financeiras para fugir, quinta-feira (04) por volta das 20h, ele se apresentou na delegacia acompanhado de sua advogada".

Na delegacia, "foi colhido o seu termo de qualificação, interrogatório em que ele confessou a prática criminosa. Logo depois do interrogatório, nós conseguimos uma vaga no sistema penitenciário e ele foi - ainda ontem - para um presídio do estado". O inquérito policial será concluído e suspeito ficará à disposição da Justiça, acrescenta o delegado. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Dois cães são mortos durante Semana Santa em Pedro II

Fotos enviadas ao Cidadeverde.com pelo Projeto Cuidadores de 4 Patas de Pedro II

Dois cães foram mortos neste feriado de Semana Santa em Pedro II (a 200 km de Teresina). Um deles foi esfaqueado e o outro incendiado pelo próprio dono. Nos dois casos, os suspeitos eram idosos. 

De acordo com Fazinha Medeiros, presidente do Projeto Cuidadores de 4 Patas de Pedro II, o primeiro caso ocorreu na sexta-feira(10) e o cão chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 

“O senhor que esfaqueou estava bebendo e tinha uma cachorra no cio. O cãozinho que tinha saído de casa para dar uma volta, sentiu o cheiro e se aproximou dela. Ele só cheirou e o idoso já foi metendo a faca nele. As vísceras do cachorro ficaram expostas e ele saiu pela calçada perdendo muito sangue. A dona ainda pegou um carro e procurou um veterinário, mas não encontrou nenhum. Umas três horas depois eu soube do ocorrido e fui até e levamos ele em um veterinário em Piripiri, mas ele não resistiu”, contou Fazinha Medeiros.

A protetora de animais disse que a dona prestou queixa contra o aposentado na Delegacia. “O Scooby tinha um ano e três meses e sempre saía para dar uma voltinha e seguia para casa, mas ontem sentiu o cheiro de cio e foi atrás. A dona só viu quando ele já estava ferido”.   

O outro crime aconteceu na noite deste domingo(12). Um idoso, de 85 anos, que não teve o nome revelado, teria tocado fogo no seu próprio cachorro, um poodle. 

Foto enviada ao Cidadeverde.com pelo Projeto Cuidadores de 4 Patas de Pedro II

“Uma vizinha me ligou desesperada, ainda tentamos chegar a tempo, mas não conseguimos. Chegamos com a polícia e ele foi conduzido à delegacia. Ele entrou em contradição, dizendo que não tinha tocado fogo, depois dizia que ele estava doente. Pena que não deu tempo chegarmos. Quando era vivo, sofria maus tratos do dono, só porque estava com uma bicheira na boca, que o dono não tratava”, afirmou a protetora de animais. 

Como o crime é de menor potencial ofensivo, com pena menor que dois anos, eles não foram presos. Mas, nesta terça-feira(14), os dois acusados foram intimados a comparecerem à Delegacia da cidade. 

“Vão ser tomadas as providências em relação aos agressores, que vão responder a um processo por matar seres indefesos. Vamos à audiência junto com um advogado Bruno Laércio que é protetor de animais em Piripiri”, destacou Fazinha Medeiros. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Posts anteriores