Cidadeverde.com

Após 100 dias afastado, prefeito de Pedro II retorna ao cargo na sexta-feira

Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com 

O prefeito Alvimar Martins (Progressistas) reassumirá a prefeitura de Pedro II na próxima sexta (08). O gestor estava afastado há cerca de 100 dias, para se recuperar de uma cirurgia feita na coluna.

A volta do prefeito era aguardada com ansiedade pela população. O retorno foi confirmado pela equipe da Rádio Cidade Verde junto ao presidente da Câmara de Vereadores de Pedro II, vereador Carlos Oliveira (Progressistas), que informou ter recebido uma ligação do prefeito noticiando sua volta ao comando do executivo municipal.

Uma sessão extraordinária será realizada na próxima sexta na Câmara, às 19h30, onde os parlamentares darão posse novamente ao prefeito eleito em 2020, Alvimar Martins. O evento será restrito a vereadores e imprensa, para garantir o cumprimento das orientações da OMS e  para evitar aglomeração.

Durante a licença médica do prefeito Alvimar, quem esteve à frente do município foi Betinha Brandão, vice prefeita, que deu continuidade aos trabalhos na gestão do município de Pedro II.

 

 

Flash Ney Silva 
Radio Cidade Verde Pedro II
[email protected] 

Programa Volta ao Novo é lançado no município de Pedro II

Aconteceu  nesta quarta-feira (29) o lançamento do Programa Volta ao Novo, programa de desenvolvimento das competências socioemocionais, para profissionais da Educação de Pedro II. O evento aconteceu no CEEP - Angelina Mendes Braga e seguiu todos os protocolos de segurança contra a covid-19.

O projeto visa ressaltar a importância de habilidades, como tolerância à frustração, empatia, entusiasmo, foco, imaginação criativa, entre outras, voltadas ao acolhimento da comunidade escolar e também ao planejamento para o retorno às aulas presenciais.

Participaram da lançamento a secretária de Educação, Amélia Santos; a secretária de Assistência Social, Elissiane Uchôa; o secretário de Governo, Márcio Lobão; o secretário de Juventude, Josivaldo Silva; a secretária de Indústria e Comércio, Camila Paixão; a secretária de Agricultura, Cleidiane Mesquita; o vereador Joel Neves; a coordenadora da Educação Especial e do programa no município, Francisca Camilo; além dos diretores e professores da rede municipal de ensino.

A secretária de Educação de Pedro II destaca a importância do programa.  "O Volta ao Novo busca apoiar as escolas, planejar a retomada das aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e educação integral, além de oferecer apoio aos profissionais da secretaria municipais de Educação em relação às competências socioemocionais. É de grande relevância para Pedro II", pontua.

Com informações Ascom

Betinha Brandão solicita de Ciro Nogueira apoio para obras e melhorias em Pedro II

Nesta terça-feira (28), a prefeita interina de Pedro II, Betinha Brandão, visitou Piripiri para participar da Cerimônia de Inauguração da Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal no município.

Na oportunidade, a gestora dialogou e entregou ofícios com demandas de obras e melhorias para Pedro II ao ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, o senador Ciro Nogueira. 

De acordo com Betinha Brandão, o ministro Ciro Nogueira garantiu que se empenhará para atender às solicitações e afirmou que, em breve, estará visitando o município.

“Foi uma grande satisfação participar desse momento importante para a cidade de Piripiri e região, afinal de contas, é um reforço na segurança pública de toda a região norte do estado. Agradeço ao nosso ministro pela atenção com Pedro II e pela disponibilidade para conversar conosco sobre ações necessárias ao município”, destaca Betinha Brandão.

Com informações da Ascom

Prefeito de Pedro II pede afastamento do cargo pela 4ª vez para tratamento médico

Foto: Ascom/Prefeitura

O prefeito de Pedro II, Alvimar Oliveira (Progressistas), fez uma nova solicitação de afastamento do cargo à Câmara de Vereadores do Município para tratamento médico. O pedido foi aprovado de forma unânime em sessão realizada nesta segunda-feira (20).

Segundo o presidente da Câmara , Carlos José Oliveira, o Carlinho (Progressistas), esta é a quarta vez que Alvimar Oliveira pede licença do cargo de prefeito por motivos de doença. Em atestado enviado à Câmara Municipal, o médico Eduardo Mendes de Carvalho diz que o prefeito necessita ficar afastado das funções até o dia 7 de outubro. 

O prefeito está em Teresina para tratamento de saúde. O primeiro afastamento temporário dele do cargo foi em junho. Na época, Alvimar Oliveira foi submetido a uma cirurgia na coluna.

Não há informações sobre o estado de saúde do prefeito licenciado.  A vice-prefeita Elisabete Brandão (PSB) segue na função de prefeita interina. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

 

Prefeitura de Pedro II disponibiliza contracheque online para servidores

Para dar mais comodidade ao servidor público municipal e tendo como princípio a eficiência pública, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação e de Administração, modernizou a plataforma do site institucional. A partir de agora, os servidores poderão emitir os seus contracheques de forma online. A novidade foi apresentada aos servidores por meio de transmissão ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura.

Alem disso, outra ferramenta que também estará disponível para a emissão de forma online são as taxas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O contribuinte não precisará mais ir até a sede da Prefeitura para solicitar a emissão do boleto.

De maneira individual, o servidor deve acessar o site https://www.pedroii.pi.gov.br/ , clicar na aba "contracheque online", preencher os campos "usuário", bem como "senha". É importante ressaltar que para realizar o primeiro acesso em ambos, é necessário  fornecer o número do CPF.

No primeiro acesso, o servidor poderá alterar a senha. Essas mesmas informações também são válidas para as pessoas que precisam emitir o boleto do IPTU, que possui uma aba específica no site.

Para a prefeita interina Betinha Brandão, o contracheque online e a emissão do boleto do IPTU são iniciativas que visam dinamizar a máquina pública e vêm somar a tantos outros avanços da gestão, que tem como foco valorizar o servidor e sempre prestar melhores serviços à população. 

“Buscamos, constantemente, atender às expectativas dos servidores, com pagamentos em dia e melhores condições de trabalho. Agora, o servidor poderá ter acesso ao seu contracheque de forma segura e rápida. Reforço ainda que todas aquelas pessoas que contribuem anualmente com o IPTU poderão realizar a emissão do boleto com mais agilidade e de onde estiverem. Com esses recursos, conseguimos realizar muito mais por nosso município”, ressalta a gestora.

Com informações Ascom


 

Bebê é abandonado na porta de delegacia no interior do Piauí

Foto: Polícia Civil

Um bebê de aproximadamente seis meses de idade foi abandonado na manhã deste domingo na porta da delegacia da Polícia Civil de Pedro II, distante cerca de 165 km de Teresina. A criança foi encontrada enrolada em um pano pelo agente que estava de plantão no local. 

De acordo com informações do delegado André Moreno, titular da delegacia, o Conselho Tutelar do município foi acionado para ajudar na localização dos familiares, para quem a criança foi devolvida horas depois. Segundo ele, a Polícia trabalha agora para identificar a pessoa que deixou o bebê na porta da delegacia, que responderá por abandono de incapaz.

Uma das suspeitas investigadas é que a própria mãe tenha cometido o ato. 

“A criança realmente foi deixada ontem na porta da delegacia. O agente plantonista, juntamente com outro agente que estava de folga, foram atrás de informações de quem poderia ser a pessoa que abandonou a criança, de onde seria a criança. O Conselho Tutelar foi acionado, a partir daí a criança já foi devolvida a família. Já temos informações de quem seria a pessoa que teria abandonado a criança, que vai responder por abandono de incapaz. Os procedimentos vão ser tomados de acordo com a lei”, relatou o delegado André Moreno.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil. 

 

Natanael Souza
Com informações de Ney Silva – Rádio Cidade Verde Pedro II
[email protected] 

Incêndio dura 5 dias e ameaça três cidades no Norte do Piauí

O tenente-coronel José Veloso, do Corpo de Bombeiros do Piauí, conta que o incêndio que atinge a cidade de Pedro II há pelo menos cinco dias já ameaça atingir os municípios de Milton Brandão e Domingos Mourão. Nesta segunda-feira (30) equipes da capital foram deslocadas ao município para tentar debelar as chamas, que estão assustado a população.

“Temos risco de atingir outras cidades porque é uma região montanhosa. O nosso comandante operacional está se deslocando para essa região porque tem a possibilidade da gente ter que ampliar a estrutura. Estamos enviando duas viaturas, equipes de Piripiri também estão indo e do município”, conta o tenente-coronel. Segundo o Corpo de Bombeiros o vento na região atinge a velocidade de 22 Km, o que está facilitando a propagação do fogo.  Uma estrutura de combate a incêndios florestais será empregada. 

“Isso significa uma velocidade muito grande e eu tenho que fazer uma linha de combate. Estamos fazendo uso dos equipamentos de bombas intercostais, viaturas kit de combate a incêndio florestal com pickups tracionadas, usamos água para fazer o controle do fogo contra o fogo. Também temos batedores e um estrutura logística para proteger os patrimônios da região. É uma região com criação de abelhas, gados, uma série de patrimônios sem considerar o ambiente em si, com riqueza de flora e fauna que está sendo destruída pelo fogo”, acrescenta. 

Além das equipes de Teresina, bombeiros de Piripiri também estão se deslocando para a região. O tenente-coronel Veloso não descarta a possibilidade de pedir reforço federal, caso as chamas sigam avançando.

“Não vamos descartar a possibilidade de pedido de apoio federal, mas no momento a resposta nossa está sendo local, com as equipes do Corpo de Bombeiros do Estado”, disse. 
O Piauí vem sofrendo com uma série de queimadas e o Corpo de Bombeiros do Estado tem reforçado as equipes para atender as ocorrências. Diariamente, a zona urbana de Teresina, por exemplo, tem uma média de 12 a 15 incêndios. 

O aumento de ocorrências também é preocupante em outras cidades do Estado. O Corpo de Bombeiros alerta que quase 100% destes incêndios são causados pela ação humana. 
“O Corpo de Bombeiros  está sobrecarregando esta estrutura para atender esse tipo de ocorrência de incêndio em vegetação. Quase 100% é responsabilidade humana, seja de forma culposa ou dolosa. A causa do incêndio em regra é pala ação humana seja de forma criminosa ou dolosa”, ressalta.   

 

Izabella  Pimentel
[email protected]

Queimada assusta moradores de cidades na divisa do Piauí com o Ceará

 

Uma queimada de grandes proporções na divisa do Piauí com o estado do Ceará tem causado prejuízos e preocupado moradores de municípios da região norte, como Pedro II, Milton Brandão, e Buriti dos Montes. O fogo, que atinge áreas de vegetação, teve início na última quarta-feira, na zona rural do município cearense de Poranga. 

Segundo bombeiros civis do município cearense, as chamas chegaram a ser controladas, mas, com a forte ventania que atingiu a região, acabaram reacendendo. 

Ainda de acordo com informações do bombeiros, o fogo estaria avançando agora para a região de Bom Princípio. 

Foto: Redes sociais 

Uma grande nuvem de fumaça foi vista em várias cidades da região norte. A população ficou assustada e temendo prejuízos. 

Gestores dos municípios atingidos contactaram brigadas de incêndio da região e pediram reforço de equipes do Corpo de Bombeiros, que deve deslocar equipes de Teresina para a região. 

Foto: Redes sociais 

 

 


Natanael Souza
Com informações de Ney Silva – Rádio Cidade Verde Pedro II
[email protected] 

Prédio onde funcionava o antigo IAPEP de Pedro II é cedido à Prefeitura pelo Governo do Estado

Foto:Ascom

Após solicitação da prefeita interina de Pedro II, Betinha Brandão, e do deputado estadual Wilson Brandão (PP), o Governo do Estado cedeu por 20 anos o prédio onde funcionava o antigo Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (IAPEP) em Pedro II para a Prefeitura.

Nesta quinta-feira (26), Betinha foi ao local, que não estava sendo utilizado pelo Governo, para analisar os reparos que serão necessários. Após a reforma, o prédio será utilizado para sediar a Guarda Civil Municipal, a Superintendência Municipal de Trânsito (STRANS), bem como o Projeto Pelotão Mirim da Polícia Militar do Piauí.

De acordo com a prefeita, o objetivo é iniciar o quanto antes os serviços para que logo o prédio seja utilizado pelos órgãos citados.

"Com certeza, essa é mais uma conquista para o povo pedrossegundense. O prédio estava abandonado há muito tempo e agora ficará à disposição do Município. Agradeço ao deputado estadual Wilson Brandão pelo reforço na solicitação, bem como à Secretaria de Estado e Previdência (Seadprev), em nome da secretária Ariane Benigno, que é nossa conterrânea, por atender ao nosso pedido", ressalta Betinha Brandão.

Da Redação
[email protected]

Preso suspeito de perseguir mulher por mais de dois meses

Foto: divulgação PC-PI

A Polícia Civil de Pedro II, no interior do Piauí, prendeu um suspeito de perseguição a uma mulher, conduta conhecida como "stalking" (em inglês) e que foi tipificada como crime em abril deste ano. Segundo o delegado André Moreno, que investiga o caso, a vítima era perseguida fisicamente, principalmente, quando ia para o trabalho. 

"Ela foi perseguida insistentemente por esse rapaz que já foi conduzido mais de uma vez à delegacia. A perseguição era física e, principalmente, quando ela ia ao local de trabalho. Ele sabia o horário e ficava esperando. Eles não se conheciam anteriormente, mas ele fantasiava que tinha algo com ela que, inclusive, é compromissada", conta o delegado. 

Desde que foi noticiado o crime na delegacia até a prisão foram aproximadamente dois meses. André Moreno explica que, mesmo com medidas cautelares impostas pelo juiz, as perseguições não cessaram. 

"O rapaz é usuário de drogas e tem comportamentos pontuais violentos. Então, a gente não podia descartar nenhuma possibilidade. A partir disso, representamos pela prisão. O judiciário e o MP entenderam o que estava acontecendo, que não se tratava de um caso normal, que podia ter uma escalada e virar algo muito pior. Conseguimos decisão favorável à nossa representação e fizemos a prisão", explica o delegado Moreno. 

Por não existir relação de afeto entre vítima e suspeito, as medidas cautelares de urgência não se enquadravam na Lei Maria da Penha. 

"Mas foram decretadas outras medidas. Ele tinha o compromisso de ficar em casa na pandemia e descumpria isso", reitera o delegado. 

O suspeito- que não teve o nome divulgado- foi preso na última segunda-feira (23) em cumprimento a mandado de prisão preventiva. O inquérito policial será concluído até a próxima semana. 

Apesar da conduta ter sido tipificada como crime recentemente, o delegado conta que em Pedro II já houve outros casos. 

"Ele será indiciado por perseguição e ameaça. Não é o primeiro caso que acontece aqui. Esse crime é novo e pode ser praticado de forma física ou virtual e  contra vítimas que não sejam do sexo feminino", pontua André Moreno. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Posts anteriores