Cidadeverde.com

Prefeitura de Pedro II Inicia obra de asfaltamento da estrada da Lagoa do Sucuruju

Nesta terça-feira (02), a Prefeitura de Pedro II deu início à obra de pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a PI-477 à comunidade Lagoa do Sucurujú, situada na zona rural do município. O trecho beneficiado, que possui 2,980 km de extensão, está previsto para ser concluído ainda no mês de julho.

A estrada da Lagoa do Sucuruju é uma das vias mais movimentadas do interior do município, e a sua pavimentação garantirá maior mobilidade, segurança e desenvolvimento para a região. Esta iniciativa faz parte de um amplo pacote de obras planejado e executado pela administração municipal, que visa melhorar a mobilidade urbana e rural de Pedro II.

Os recursos destinados à execução da obra somam R$ 1.969.528,03, provenientes do Tesouro Nacional. Esse valor é fruto de uma emenda parlamentar do Senador Marcelo Castro (MDB), com contrapartida do Governo Municipal.

Ascom

Projeto Pelotão Mirim realiza encerramento do semestre em Pedro II

No último sábado (29), aconteceu o encerramento das atividades do semestre do Pelotão Mirim, projeto da Polícia Militar do Piauí (PMPI) com apoio da Prefeitura de Pedro II. A ação, que ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), teve a participação de mais de 300 pessoas.

O projeto atende mais de 100 crianças, na faixa etária de 6 a 14 anos de idade e conta com uma rede de apoio de mais de seis auxiliares, além de pais e mães voluntários. 

No encerramento das atividades do semestre, o projeto realizou gincanas e um momento de lazer para as crianças e familiares, com piscina liberada e um almoço.

Ascom

Município de Pedro II segue investindo na mobilidade da população

A estrada vicinal que liga a PI-477 a comunidade Lagoa do Sucuruju começará a receber asfaltamento nos próximos dias. A obra faz parte do pacote de obras planejado e executado pela administração municipal com objetivo de melhorar a mobilidade urbana e rural  do município de Pedro II.

A pavimentação dessa estrada visa promover melhores condições de trafegabilidade, oferecendo mais qualidade de vida à população que vive na grande região da Lagoa do Sucuruju. Essa estrada é uma das mais movimentadas do interior do município e com a conclusão da obra será garantido mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para toda a região.

 Os recursos para a execução da obra, no  valor de R$ 1.969.528,03 (Hum milhão, novecentos e sessenta e nove mil, quinhentos e vinte e oito reais, três centavos), são do Tesouro Nacional, fruto de uma emenda parlamentar de autoria do Senador Marcelo Castro (MDB), com contrapartida do Governo Municipal. 

O trecho a ser beneficiado com a pavimentação asfáltica é de 2,980KM  e a expectativa é que a obra seja concluída o mais breve possível.

Ascom

Pedro II realiza Capacitação pela Articulação do Selo Unicef

Nessa segunda-feira (17/6) e com algumas atividades de formação ao longo desse início de semana, houve uma atividade em cursos de capacitação ao professorado e alguns outros profissionais de Educação de Pedro II.

"A Articulação do Selo Unicef trabalha com a execução de políticas públicas voltadas ao público-alvo de crianças e adolescentes, com 7 (sete) resultados sistêmicos, sendo que os resultados 1 e 2 são voltados para Educação de Qualidade para todos. Nesse eixo temático, os cursos procuram capacitar com os profissionais que trabalham com a Educação, mais política pública com igualdade, equidade dentro da escola, das instituições de ensino. Então essas capacitações são feitas através da plataforma do Selo Unicef, elas estão disponibilizadas para qualquer pessoa fazer, só que nós direcionamos aos profissionais de educação porque são voltadas para capacitar professores. Por exemplo, dentro de alguns cursos nós temos Gestão de Qualidade da Educação Infantil, Gestão Escolar na rede: políticas para o sucesso escolar, dentre vários outros mais. Esse é o objetivo dessa capacitação: qualificá-los ainda mais para atender e promover educação municipal de qualidade." Explana a Articuladora do Selo Unicef 2021-2024 de Pedro II-PI, Professora Suzana Uchôa.

"Quem participou da capacitação, que ainda estão fazendo e concluindo, pois é virtual, nós escolhemos o dia 17 de junho para ser o dia "D", e hoje, atualmente, nós temos em torno de 800 (oitocentos) certificados, com 200 (duzentos) cursos que foram atingidos! Certificamos profissionais da educação, como: gestores, coordenadores, secretários escolares, professores e cuidadores. Todas as escolas participaram, a gente destinou esse dia "D", dia 17, para os(as) profissionais irem nas escolas: profissionais da zona rural, da zona urbana, todas as escolas estavam empenhadas com profissionais para realizarem esses cursos." Frisa a Articuladora Suzana Uchôa.
 
"Quem participou dessa capacitação e articulou foram todos(as) mobilizadores(as) da educação, Articuladora, Secretária Municipal de Educação, os técnicos da Secretaria (Semed), todos os profissionais da gestão escolar, todo mundo se empenhou bastante. Graças a Deus conseguimos atingir uma meta muito boa, além até do que a gente desejava de início, Pedro II hoje - eu recebi a planilha do resultado sistêmico 1 e estamos aguardando a do resultado sistêmico 2 - e Pedro II - no Piauí todo! - foi o município que mais conseguiu capacitar profissionais. Só até quarta-feira (19/6) na planilha já haviam 295 profissionais da educação em capacitação. Isso porque nós ainda estamos recebendo certificados de profissionais que estão concluindo os cursos que começaram a fazer. Então, acredito que a gente tenha muito mais do que isso! Ao todo, recebemos quase 800 (oitocentos) certificados porque eles(as) iam fazendo, recebendo os certificados e iam mandando para a gente." Confirma a Articuladora. 

Ascom

Ex-namorado denunciado por agredir engenheira tem prisão preventiva decretada; alegou surto psicótico

  • Danielle_5x.jpg Arquivo Pessoal
  • Danielle_4x_xx.jpg Arquivo Pessoal
  • Danielle_3x.jpg Arquivo Pessoal
  • Danielle_2x.jpg Arquivo Pessoal
  • Danielle_1_x.jpg Arquivo Pessoal

Por Graciane Araújo e Ney Silva

A Justiça decretou a prisão preventiva do agente administrativo Valdevan Furtado, nesta terça-feira (18). Ele é suspeito de agredir a ex-namorada, engenheira Danielle Barroso, de 25 anos, após uma discussão iniciada em uma hamburgueria na cidade de Pedro II, localizada a cerca de 205 quilômetros de Teresina. A mulher foi empurrada, teve os cabelos arrancados e sofreu ferimentos nas pernas e na boca. 

"Hoje pela manhã, o autor passou por audiência de custódia, representamos pela prisão preventiva, o MP referendou o nosso pedido e o juiz concedeu a prisão preventiva do autor. Ele está preso! Reafirmo que todas as medidas de atendimento e proteção à vítima foram tomadas pela Polícia Civil, que reforça o empenho no combate à violência doméstica familiar contra a mulher e os grupos vulneráveis", explica o delegado Júlio Carvalho, que investiga o caso. 

 

 

A engenheira conta que o suspeito ainda destruiu parcialmente seu veículo. A ideia, segundo a vítima, era simular um acidente para justificar as lesões. 

À TV Cidade Verde, Juan Pablo, advogado do suspeito, adiantou que ele estava em surto psicótico e "que não lembra de nada". A defesa alegou que o investigado tem bons antecedentes e que vai entrar com um habeas corpus para que ele responda ao processo em liberdade. 

O suspeito já foi lotado na Delegacia de Polícia Civil de Pedro II, mas não integra mais o quadro de servidores da unidade policial. 

Engenheira é agredida por namorado em Pedro II; jovem foi mordida e arrastada no chão pelos cabelos

  • Danielle_5x.jpg Arquivo Pessoal
  • Danielle_4x_xx.jpg Arquivo Pessoal
  • Danielle_3x.jpg Arquivo Pessoal
  • Danielle_2x.jpg Arquivo Pessoal
  • Danielle_1_x.jpg Arquivo Pessoal

Por Adriana Magalhães

A engenheira Danielle Barroso, de 25 anos, viveu momentos de terror ao lado de uma amiga no domingo (16). Ambas foram agredidas pelo, agora, ex-namorado de Danielle, após uma discussão iniciada em uma hamburgueria na cidade de Pedro II, localizada a cerca de 205 quilômetros de Teresina. O ex-namorado é o agente administrativo Valdevan Furtado, funcionário terceirizado do governo do Estado que atuava na delegacia de Pedro II, mas foi removido para outro órgão.

Danielle relatou as agressões sofridas em suas redes sociais para encorajar outras mulheres a denunciar seus agressores. Ela também conversou com o Cidadeverde.com e detalhou o ocorrido.

Um grupo de seis amigos, incluindo Danielle e o ex-namorado, esteve na cidade de Milton Brandão no último domingo (16), participando de um evento local. No retorno a Pedro II, por volta das 23h, o grupo decidiu parar em uma hamburgueria. Milton Brandão fica localizada a cerca de 30 quilômetros de Pedro II.

"Ele começou uma discussão com uma mulher do nosso grupo que pediu silêncio, pois ele estava falando alto. Nesse momento, ele usou palavrões para ofender essa amiga. Outra moça, minha amiga, saiu em defesa dela e pediu que ele baixasse o tom, pois estava sendo agressivo. Fiquei constrangida, não gosto de brigas. Levantei, paguei minha conta e fui para o meu carro. Ele me seguiu, cobrando o fato de eu não ter defendido ele na discussão. Minha amiga viu que ele me seguiu e veio até o carro, pedindo que ele se afastasse e me deixasse ir embora. Foi então que ele a empurrou, e ela caiu. Saí em defesa dela e ele me empurrou também, e eu caí. A partir daí, as agressões não cessaram," relatou Danielle.

Danielle concordou em entrar no carro com o agressor, e ambos saíram do local com ele dirigindo o veículo dela.

"Ele saiu dirigindo o carro e colidiu com outro veículo estacionado. Tentei pedir ajuda, pois estávamos perto da Guarda Municipal, mas ele me alcançou, me derrubou e me arrastou pelo calçamento, puxando meus cabelos. Arrancou um tufo de cabelo meu. Meus joelhos e pernas ficaram cheios de ferimentos. Ele causou perda total na parte da frente do meu carro. Depois, no hospital, descobri que ele fez isso para justificar os ferimentos como decorrentes do acidente," afirmou.

Após a colisão, Danielle tentou ligar para amigos pedindo socorro, mas não conseguiu, pois o ex-namorado bloqueou seu celular com várias tentativas de senha incorretas. Ela ficou cerca de 30 minutos no local do acidente, próximo à sede da Guarda Civil Municipal de Pedro II, mas ninguém apareceu para ajudá-la.

Quando conseguiu desbloquear o telefone, a jovem enviou sua localização para a amiga que havia sido agredida anteriormente. A amiga foi ao local com outro rapaz, mas não conseguiram conter o agressor.

Um motociclista passou pelo local, e Danielle pediu ajuda. Ela subiu na moto para fugir, mas foi puxada pelas roupas pelo agressor, caindo junto com o motociclista. Nesse momento, um desconhecido passou de carro e, ao ver a confusão, desceu para ajudar. Ele conteve o ex-namorado de Danielle e a levou para o hospital para tratar os ferimentos.

Jovem foi levada para o hospital 

O ex-namorado seguiu Danielle até o hospital, onde tentou intimidá-la novamente. Ela entrou em estado de choque ao vê-lo e correu para dentro da unidade de saúde. O ex-namorado foi contido pelos seguranças do hospital e Danielle foi atendida. Os profissionais de enfermagem comunicaram à polícia, que prendeu o homem em flagrante. Os pais de Danielle foram chamados ao hospital para acompanhar a filha durante o atendimento, momento que a jovem descreveu como um dos mais impactantes de sua vida.

"Quando vi meus pais entrando no hospital e me vendo naquela situação, eu desabei. Estava em um estado deplorável, toda ensanguentada," disse emocionada.

Com o agressor preso, Danielle e a amiga foram levadas à delegacia para registrar a ocorrência. De volta ao hospital, ela foi medicada e liberada por volta das 5h.

Segundo o delegado Júlio Campelo, titular da delegacia de Pedro II, que preside a investigação, o suspeito foi encaminhado para audiência de custódia na manhã de terça-feira (18). O delegado representou pela prisão preventiva do suspeito, e o Ministério Público do Piauí se manifestou favorável. Agora, cabe à Justiça decidir o destino do homem.

"Voltamos ao hospital para fazer exame de corpo de delito e para receber medicação e outros cuidados. Enquanto estávamos lá ele também foi levado ao hospital para fazer o exame de corpo de delito. Ao chegar lá ele encontrou meus pais e disse a eles que os meus ferimentos foram causados pelo acidente do carro e não pelas agressões dele. Foi por isso que ele bateu meu carro de propósito, para usar o acidente como desculpa para os ferimentos que causou", analisa.

Nove meses de namoro

Danielle refletiu sobre o relacionamento de nove meses com o ex-namorado, que sempre demonstrou comportamento agressivo.

"Ele tinha falas agressivas, brigava muito na rua e sempre tentava intimidar as pessoas, inclusive com a arma que portava. Mas comigo, não tinha acontecido agressão física de fato," relembra.

Já ontem (17), as duas vítimas voltaram à delegacia para prestar depoimento.

Danielle disse que não conhece o motociclista e o motorista que a socorreram, mas que pretende procurá-los para agradecer pelo apoio. A jovem também falou do apoio que recebeu dos profissionais do hospital e na delegacia, onde prestou queixa.

"Recebi muito apoio dos profissionais do hospital, fui muito bem acolhida e atendida. Na delegacia também, apesar de Pedro II não ter uma delegacia da mulher, fui muito bem atendida no plantão. O delegado nos ouviu e acolheu," finalizou.

Prefeitura de Pedro II promove triagem de pacientes para Mutirão da Catarata

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Governo do Estado do Piauí, realiza triagem de pacientes para mais um Mutirão da Catarata. A triagem teve início no domingo (9) e se estende até o dia 13 de junho. 

Nesta etapa serão encaminhados ao Auditório Expedito Resende, em Piripiri, com todo o suporte necessário, 625 pacientes maiores de 60 anos com possíveis problemas oftalmológicos, para consultas oftalmológicas. Diagnosticada a necessidade de cirurgias, os pacientes agendam os procedimentos, que deverão ser realizados no mês de julho do corrente ano.

A catarata é uma condição ocular que causa opacidade na visão do paciente, geralmente associada à idade. O tratamento é realizado por meio de procedimento cirúrgico, no qual o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente intraocular, restaurando a nitidez da visão.

Ascom

Pedro II sedia novamente prova de ciclismo "Imperador Race"

  • Ney_PII_3.jpg Ascom
  • Ney_PII_5.jpg Ascom
  • Ney_PII_1.jpg Ascom
  • Ney_PII_4.jpg Ascom
  • Ney_PII_6.jpg Ascom
  • Ney_PII_2.jpg Ascom
  • Ney_PII.jpg Ascom

A cidade de Pedro II foi palco mais uma vez de um grande evento esportivo, a prova imperador race de 2024 , valendo pela segunda etapa do campeonato piauiense e também valendo pelo ranking nacional da CBC (confederação brasileira de ciclismo).  

O desafio do gritador como já é conhecida a prova atraiu centenas de atletas do Piauí e outros estados que já garantiram presença na edição do ano que vem , como é o caso do campeão geral Fabio Morais da cidade de Anisio de Abreu- PI “ foi minha primeira vez aqui em pedrossegundo , cidade maravilhosa , povo acolhedor e me sentir muito bem aqui, nem eu mesmo não estava acreditando que era eu que tava pilotando porque fiz uma boa prova e consegui ser campeão na elite e ainda ser o campeão geral, e com certeza ano que vou estar aqui novamente” disse o atleta.

A prova imperador Race contou com varias parcerias dentre elas  do município de Pedro II que deu total suporte para o evento ser realizado, e segundo a prefeita Elizabete Brandão é muito bom para o município ter eventos como este “ fico muito feliz em poder estar contribuindo com um evento grande como o imperador race,  a cidade fica movimentada, o comercio fica movimentado, hotéis, restaurantes, pousadas enfim tudo isso faz com que a prefeitura de Pedro II  seja uma parceira forte desse evento, porque  o município é quem ganha com em apoiar uma prova como essa” disse a prefeita de Pedro II.

O deputado  Wilson Brandão que é um dos patrocinadores da prova  com emenda parlamentar disse que , esse evento só a afirmar a vocação de Pedro II para turismo de aventura “ pedrossegundo saiu recente do festival de inverno um evento grandioso, e agora temos um evento interestadual , e aqui quero parabenizar a organização do imperador race, Darlison , Junior Goiabeira, isso demostra que a nossa cidade tem uma vocação natural para o turismo de aventura, e fico muito feliz porque sou um dos apoiadores do evento com emenda parlamentar, junto com deputado Severo Eulálio e outros, o importante é que o evento foi um grande sucesso , e dizer que estarei sempre a disposição a colaborar e contribuir para que pedrossegundo seja uma cidade vitrine para o povo do Piauí” disse.

Com paisagens maravilhosas e terrenos que fazem desta uma prova de mtb desafiadora o imperador race já se consolida como uma das mais importantes provas do Nordeste , e muitas  equipes que vieram pela primeira vez já falam em estar na próxima edição com mais atletas;  -  Prova espetacular , o Piaui está de parabéns por nos apresentar um evento dessa magnitude, muito bem organizado , elogiar o Darlyson  e sua equipe , a cidade de pedrossegundo tem um terreno especial pro mtb, muitos muitos elogios , dizer que essa prova acaba de entrar de vez  pro calendário  fixo da nossa equipe, nos temos um calendário de cerca de 70 provas no ano, são muitas viagens, com atletas em vários estados nossos , mas, com certeza ano que vem viremos com muito mais atletas para essa prova do imperador race” destacou Ferlon Loreno da equipe GRT ( garrote) do Ceara que subiu 9 vezes no pódio em Pedro II em sua primeira participação.

Os atletas de camisa da cor azul tinham uma torcida especial, pois estavam correndo em casa e cada vez que passava a torcida incentivava os ciclistas de Pedro II. A equipe Pedro II bike team levou varias atletas para essa competição e assim representar  junto com outros atletas da casa, a terra da opala e o resultado foi bastante comemorado pelo presidente da equipe e também atleta Manoel Cascavel, que conquistou o segundo  lugar na sua categoria “ foi uma prova muito boa , especialmente para nossa equipe , pois conseguimos  colocar vários atletas no pódio e isso é fruto de muito treino, agradecer a torcida que incentivava nossos atletas durante o percurso , e queremos também parabenizar a toda organização, pois foram muitos elogios para o evento que foi maravilhoso” disse cascavel.

Ascom 

Prefeitura realiza nova edição da Feira da Agricultura Familiar

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semab), realiza na manhã desta sexta-feira (07), mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, na Praça Domingos Mourão Filho, a partir das 6h da manhã. A feira, que acontece desde de setembro de 2023, na primeira sexta-feira de cada mês, reúne dezenas de pequenos produtores rurais, que comercializam seus produtos diretamente aos consumidores.

A feira oferece aos visitantes uma diversidade de produtos naturais e de alta qualidade, tais como frutas, verduras, legumes, bolos, polpas, entre outros. Todos os produtos comercializados são provenientes de pequenos produtores rurais, hortas e quintais produtivos da região de Pedro II, que se diferenciam pela excelência e pelo cultivo de base agroecológica.

A ação também é idealizada pelos agricultores familiares, tendo o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e incentivar a diversificação da produção rural. Assim, contribui para o desenvolvimento local, gerando renda e autonomia para as famílias produtoras e promove a oferta de alimentos saudáveis e de qualidade.

Ascom

Suspeita de liderar organização criminosa no Piauí é presa em SP

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Uma mulher identificada apenas como Glenda foi presa nesta quarta-feira (05) em São Paulo, suspeita de liderar uma organização criminosa no Piauí. Ela era alvo da operação Draco 126, deflagrada na cidade de Pedro II. No entanto, conseguiu fugir para o estado de São Paulo, onde foi localizada e presa na cidade de Taboão da Serra.

Leia mais:

De acordo com o coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa, Glenda passou a liderar a organização criminosa após a prisão, em abril, de um homem identificado pelas iniciais A.I.N.S., que anteriormente chefiava a organização.

“Ela integra uma célula de uma facção criminosa que estamos investigando na região de Pedro II. Após a prisão de Isnael, ela assumiu o posto de liderança dentro dessa célula, inclusive tomando algumas decisões pela própria organização criminosa. Ela tem participação direta em alguns dos homicídios que aconteceram na região e que já foram elucidados pelo DRACO, em conjunto com a delegacia regional de Pedro II. Ela foi presa, e a tendência é que outros mandados de prisão ainda sejam expedidos em seu desfavor, já que estamos aprofundando as investigações”, pontuou Charles Pessoa.

A suspeita fugiu para São Paulo em maio, quando foi deflagrada uma operação na região.

“Ela já era monitorada pelo DRACO. Cumprimos um mandado de busca e apreensão na casa dela na quarta-feira, antes do Festival de Inverno, durante a operação Draco 123. Então, ela teve ciência ou suspeita de que estava sendo monitorada pelo DRACO e fugiu para o estado de São Paulo. Porém, independentemente desses criminosos migrarem de endereço ou região, certamente sempre chegaremos até eles”, acrescentou o coordenador do DRACO.

Glenda deve responder pelos crimes de organização criminosa, homicídios e tráfico de drogas, e será recambiada para o Piauí. A ação foi realizada com apoio da Polícia Militar de São Paulo.

 

Da Redação 

Posts anteriores