Cidadeverde.com

Prefeitura de Pedro II promove triagem de pacientes para Mutirão da Catarata

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Governo do Estado do Piauí, realiza triagem de pacientes para mais um Mutirão da Catarata. A triagem teve início no domingo (9) e se estende até o dia 13 de junho. 

Nesta etapa serão encaminhados ao Auditório Expedito Resende, em Piripiri, com todo o suporte necessário, 625 pacientes maiores de 60 anos com possíveis problemas oftalmológicos, para consultas oftalmológicas. Diagnosticada a necessidade de cirurgias, os pacientes agendam os procedimentos, que deverão ser realizados no mês de julho do corrente ano.

A catarata é uma condição ocular que causa opacidade na visão do paciente, geralmente associada à idade. O tratamento é realizado por meio de procedimento cirúrgico, no qual o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente intraocular, restaurando a nitidez da visão.

Ascom

Pedro II sedia novamente prova de ciclismo "Imperador Race"

  • Ney_PII_3.jpg Ascom
  • Ney_PII_5.jpg Ascom
  • Ney_PII_1.jpg Ascom
  • Ney_PII_4.jpg Ascom
  • Ney_PII_6.jpg Ascom
  • Ney_PII_2.jpg Ascom
  • Ney_PII.jpg Ascom

A cidade de Pedro II foi palco mais uma vez de um grande evento esportivo, a prova imperador race de 2024 , valendo pela segunda etapa do campeonato piauiense e também valendo pelo ranking nacional da CBC (confederação brasileira de ciclismo).  

O desafio do gritador como já é conhecida a prova atraiu centenas de atletas do Piauí e outros estados que já garantiram presença na edição do ano que vem , como é o caso do campeão geral Fabio Morais da cidade de Anisio de Abreu- PI “ foi minha primeira vez aqui em pedrossegundo , cidade maravilhosa , povo acolhedor e me sentir muito bem aqui, nem eu mesmo não estava acreditando que era eu que tava pilotando porque fiz uma boa prova e consegui ser campeão na elite e ainda ser o campeão geral, e com certeza ano que vou estar aqui novamente” disse o atleta.

A prova imperador Race contou com varias parcerias dentre elas  do município de Pedro II que deu total suporte para o evento ser realizado, e segundo a prefeita Elizabete Brandão é muito bom para o município ter eventos como este “ fico muito feliz em poder estar contribuindo com um evento grande como o imperador race,  a cidade fica movimentada, o comercio fica movimentado, hotéis, restaurantes, pousadas enfim tudo isso faz com que a prefeitura de Pedro II  seja uma parceira forte desse evento, porque  o município é quem ganha com em apoiar uma prova como essa” disse a prefeita de Pedro II.

O deputado  Wilson Brandão que é um dos patrocinadores da prova  com emenda parlamentar disse que , esse evento só a afirmar a vocação de Pedro II para turismo de aventura “ pedrossegundo saiu recente do festival de inverno um evento grandioso, e agora temos um evento interestadual , e aqui quero parabenizar a organização do imperador race, Darlison , Junior Goiabeira, isso demostra que a nossa cidade tem uma vocação natural para o turismo de aventura, e fico muito feliz porque sou um dos apoiadores do evento com emenda parlamentar, junto com deputado Severo Eulálio e outros, o importante é que o evento foi um grande sucesso , e dizer que estarei sempre a disposição a colaborar e contribuir para que pedrossegundo seja uma cidade vitrine para o povo do Piauí” disse.

Com paisagens maravilhosas e terrenos que fazem desta uma prova de mtb desafiadora o imperador race já se consolida como uma das mais importantes provas do Nordeste , e muitas  equipes que vieram pela primeira vez já falam em estar na próxima edição com mais atletas;  -  Prova espetacular , o Piaui está de parabéns por nos apresentar um evento dessa magnitude, muito bem organizado , elogiar o Darlyson  e sua equipe , a cidade de pedrossegundo tem um terreno especial pro mtb, muitos muitos elogios , dizer que essa prova acaba de entrar de vez  pro calendário  fixo da nossa equipe, nos temos um calendário de cerca de 70 provas no ano, são muitas viagens, com atletas em vários estados nossos , mas, com certeza ano que vem viremos com muito mais atletas para essa prova do imperador race” destacou Ferlon Loreno da equipe GRT ( garrote) do Ceara que subiu 9 vezes no pódio em Pedro II em sua primeira participação.

Os atletas de camisa da cor azul tinham uma torcida especial, pois estavam correndo em casa e cada vez que passava a torcida incentivava os ciclistas de Pedro II. A equipe Pedro II bike team levou varias atletas para essa competição e assim representar  junto com outros atletas da casa, a terra da opala e o resultado foi bastante comemorado pelo presidente da equipe e também atleta Manoel Cascavel, que conquistou o segundo  lugar na sua categoria “ foi uma prova muito boa , especialmente para nossa equipe , pois conseguimos  colocar vários atletas no pódio e isso é fruto de muito treino, agradecer a torcida que incentivava nossos atletas durante o percurso , e queremos também parabenizar a toda organização, pois foram muitos elogios para o evento que foi maravilhoso” disse cascavel.

Ascom 

Prefeitura realiza nova edição da Feira da Agricultura Familiar

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semab), realiza na manhã desta sexta-feira (07), mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, na Praça Domingos Mourão Filho, a partir das 6h da manhã. A feira, que acontece desde de setembro de 2023, na primeira sexta-feira de cada mês, reúne dezenas de pequenos produtores rurais, que comercializam seus produtos diretamente aos consumidores.

A feira oferece aos visitantes uma diversidade de produtos naturais e de alta qualidade, tais como frutas, verduras, legumes, bolos, polpas, entre outros. Todos os produtos comercializados são provenientes de pequenos produtores rurais, hortas e quintais produtivos da região de Pedro II, que se diferenciam pela excelência e pelo cultivo de base agroecológica.

A ação também é idealizada pelos agricultores familiares, tendo o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e incentivar a diversificação da produção rural. Assim, contribui para o desenvolvimento local, gerando renda e autonomia para as famílias produtoras e promove a oferta de alimentos saudáveis e de qualidade.

Ascom

Suspeita de liderar organização criminosa no Piauí é presa em SP

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Uma mulher identificada apenas como Glenda foi presa nesta quarta-feira (05) em São Paulo, suspeita de liderar uma organização criminosa no Piauí. Ela era alvo da operação Draco 126, deflagrada na cidade de Pedro II. No entanto, conseguiu fugir para o estado de São Paulo, onde foi localizada e presa na cidade de Taboão da Serra.

Leia mais:

De acordo com o coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa, Glenda passou a liderar a organização criminosa após a prisão, em abril, de um homem identificado pelas iniciais A.I.N.S., que anteriormente chefiava a organização.

“Ela integra uma célula de uma facção criminosa que estamos investigando na região de Pedro II. Após a prisão de Isnael, ela assumiu o posto de liderança dentro dessa célula, inclusive tomando algumas decisões pela própria organização criminosa. Ela tem participação direta em alguns dos homicídios que aconteceram na região e que já foram elucidados pelo DRACO, em conjunto com a delegacia regional de Pedro II. Ela foi presa, e a tendência é que outros mandados de prisão ainda sejam expedidos em seu desfavor, já que estamos aprofundando as investigações”, pontuou Charles Pessoa.

A suspeita fugiu para São Paulo em maio, quando foi deflagrada uma operação na região.

“Ela já era monitorada pelo DRACO. Cumprimos um mandado de busca e apreensão na casa dela na quarta-feira, antes do Festival de Inverno, durante a operação Draco 123. Então, ela teve ciência ou suspeita de que estava sendo monitorada pelo DRACO e fugiu para o estado de São Paulo. Porém, independentemente desses criminosos migrarem de endereço ou região, certamente sempre chegaremos até eles”, acrescentou o coordenador do DRACO.

Glenda deve responder pelos crimes de organização criminosa, homicídios e tráfico de drogas, e será recambiada para o Piauí. A ação foi realizada com apoio da Polícia Militar de São Paulo.

 

Da Redação 

PM suspeito de integrar facção criminosa e fazer segurança de líderes é preso durante operação

  • WhatsApp_Image_2024-06-05_at_07_35_32.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-06-05_at_07_35_33.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-06-05_at_07_35_33_(1).jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-06-05_at_07_35_55.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-06-05_at_07_38_54.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-06-05_at_07_38_54_edit.jpg Ascom SPP-PI

Por Rebeca Lima, Adriana Magalhães e Tiago Melo (TV Cidade Verde) 

Atualizada 10h

Um sargento da Polícia Militar está entre os presos da Operação Draco 126 do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrada na manhã desta quarta-feira (5) em Pedro II. No município, as equipes policiais cumprem 13 mandados de prisão.

Segundo a Polícia Civil, o militar é suspeito de fazer parte da organização criminosa que atua na cidade e de realizar a segurança de líderes. Ele já havia sido preso em flagrante em outra ação do Draco em Pedro II, com uma motocicleta adulterada.

Ainda no estado, em Demerval Lobão e Lagoa do Piauí, o departamento realizou a Operação Draco 125 para cumprir 48 mandados de busca e apreensão. De acordo com a polícia, foi verificada a migração de faccionados de Teresina para a região.

A ação conta com o apoio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil (Denarc), da Diretoria Geral de Operações (DGO), Choque, Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), Batalhão de Policiamento do Interior (BEPI) e do 17° Batalhão da Polícia Militar.

As duas operações realizadas hoje não têm relação entre si. Também foram apreendidos drogas, dinheiro, celulares, armas de fogo, máquinas de cartão e uma balança. 

"As duas operações deflagradas hoje não têm vínculo uma com a outra, são investigações totalmente diferentes. Foi dado cumprimento a 61 medidas cautelares, a grande maioria de busca e apreensão, mas prendemos aproximadamente 20 pessoas no contexto das duas operações", explicou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco. 

Foto: Ascom/SPP-PI 

Segundo o tenente-coronel Flávio, que comanda o 17º Batalhão de Polícia Militar, a inteligência da PM apontou que criminosos que atuavam em Teresina estariam migrando para a região metropolitana, por isso as forças de segurança integradas resolveram estender as operações para os municípios de Lagoa do Piauí e Demerval Lobão.  O 17º BPM é responsável pelo policiamento da Vila Irmã Dulce e dos municípios de Demerval Lobão, Lagoa Alegre, Curralinhos e Nazária.

"Observamos que alguns crimes que ocorreram nesses municípios têm relação com a atuação de facções criminosas. São elementos que interagem com elementos de Teresina para cometer crimes, em especial relacionados ao tráfico de drogas e ao roubo de veículos", explicou o comandante. 

Nos dois municípios foram cumpridas 45 medidas cautelares, e pelo menos sete pessoas foram presas em flagrante. Os presos estão sendo recambiados para a sede do Draco em Teresina. 

Operação em Pedro II 

A cidade de Pedro II já foi alvo de cinco operações do Draco. A operação de hoje contou com a participação da Corregedoria da Polícia Militar do Piauí, já que havia um mandado de prisão preventiva contra um militar.

"Foi dado cumprimento a vários mandados de prisão. Iniciamos um trabalho muito forte em abril deste ano, com o intuito de desarticular uma célula de organização criminosa. Quando aprofundamos a investigação, conseguimos elucidar diversos outros crimes, como seis homicídios e uma tentativa de homicídio, e também o vínculo dessa célula com o tráfico de entorpecentes", destacou Charles Pessoa.

O sargento preso nesta quarta-feira (4) atua na cidade de Pedro II. Segundo o coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI, ele foi afastado de suas funções e agora está à disposição da Justiça.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

"Infelizmente, foi identificado um policial militar nessa situação, uma pessoa que não quer estar no nosso seio, fazendo o que todo policial militar faz diuturnamente, que é servir à sociedade com honra. Agora ele está à disposição da Justiça e vai responder pelo crime que cometeu", disse.

O PM já havia sido preso em abril, em outra operação realizada pelo Draco naquele município. Na época, foi encontrada com ele uma motocicleta adulterada. Agora, a investigação apontou a atuação dele em organizações criminosas.

Demônios da Garoa e Ira! estão entre as atrações de hoje do Festival de Inverno de Pedro II; veja programação

Foto: Reprodução redes sociais/Ana Karina/Divulgação

Demônios da Garoa e Ira!

Por Bárbara Rodrigues

As bandas Demônios da Garoa e Ira! são algumas das atrações dessa sexta-feira (31) no Festival de Inverno de Pedro II, a 205 km de Teresina. O evento ocorre até domingo (2) com a apresentação de mais de 70 artistas no local.

O evento começou na quinta-feira (30) e está na sua 18ª edição, com o tema "A Emoção em Todos os Sentidos". Entre as apresentações de ontem estavam Ana Carolina e Ritchie.

Já nesta quinta-feira, entre os artistas que vão se apresentar estão Dandinha, Ana Cañas, Demônios da Garoa, Ira!, Marcia Rejane, Maria Gadú, Street Company e Os Incríveis.

Até domingo o festival irá receber mais artistas, entre eles Marcelo Falcão, Winsefool, Paula Milena, Validuaté, Paulo Ricardo. Mais de 200 policiais militares estão na cidade para garantir mais segurança ao evento.

Confira a programação completa do Festival de Inverno de Pedro II:  

- Programação Palco Opala (Praça da Bonelle)

31/05 (sexta-feira)

  • Dandinha
  • Ana Cañas
  • Demônios da Garoa
  • Ira!

1/06 (sábado)

  • Validuaté
  • Paulo Ricardo
  • Maneva
  • Sonayra

2/06 (domingo)

  • James Casablanca
  • Love Roses
  • Maria Gadú
  • Marcelo Falcão

 

- Programação do Palco Gritador (Praça Domingos Mourão - Matriz)

31 de maio (sexta)

  • 17h - Marcia Rejane
  • 18h30 - Street Company
  • 20h - Os Incríveis

1 de junho (sábado)

  • 17h - Calango Joy
  • 18h - Fogo Pagô
  • 19h - Banda Velhacap
  • 20h - Winsefool 

2 de junho (domingo)

  • 19h - Banda Calmô
  • 20h - Raí Elvis

 

-Programação da Praça do Jazz (Praça Deputado Milton Brandão - Recanto)

31 de maio (sexta)

  • 16h - Masterclass Andrea Canta
  • 18h - Rui Mário & Robertinho Chinês
  • 19h - Paulo Dantas
  • 21h - Andrea Canta & Luiz Júnior

1 de junho (sábado)

  • 16h - Masterclass Lulinha Alencar
  • 18h - Sandro Haick & Lulinha Alencar
  • 19h - Jazz no Fole & convidados
  • 21h - Paula Milena


- Programação do Palco Carlos Cordeiro - (Praça Domingos Mourão Filho - Matriz)

31 de maio (sexta)

  • 08h - Renata Ribeiro
  • 09h30h - Forró no Jeito 
  • 10h30 - Aristides Benício 
  • 14h Gerenildo dos Teclados 
  • 15h30 Balé Layla Thuane
  • 16h30 Bênção de Oxalá

1 de junho (sábado)

  • 08h - Branco Bregueiro
  • 09h30h - Balé Casa de Compadre
  • 10h30 - Capoeira - Emídio 
  • 14h - Mateus Araújo
  • 15h30 - Gil do Acordeon
  • 16h30 - 50 anos de Bag Dance

2 de junho (domingo)

  • 08h - Black Cover
  • 09h30h - Hilary Micante
  • 10h30 - Fernando Costa
  • 14h - Oliveira Santos 
  • 15h30 - Mulheres que Dançam
  • 16h30 - P2P Records


- Programação do Palco Mirante Gritador (Serra dos Matões)

31 de maio (sexta)

  • 16h - Guga Heiser
  • 17h30 - Leone Rodrigues
  • 21h - Banda Seven

1 de junho (sábado)

  • 16h - Ramon
  • 17h30 - Elder Luiz e Banda 

2 de junho (domingo)

  • 16h - DJ Antepause
  • 17h30 - Wallace Estouro

- Programação do Palco Mercado do Artesão (Mercado do Artesão - Rua Manoel Nogueira Lima)

31 de maio (sexta)

  • 10h - Hadiversos Show com Juliano Ode
  • 12h - César Araújo

1 de junho (sábado)

  • 10h - Baré Brito
  • 12h - Muleke Presença


Além dos palcos, o evento  o festival contará com a Vila Empreendedora e a Vila Gastronômica e outros espaços. Essas áreas proporcionarão aos moradores e turistas uma variedade de opções gastronômicas e de artesanato local, contribuindo para o fortalecimento dos pequenos negócios e a movimentação da economia local.
VILA GASTRONÔMICA - coordenada pelo Sebrae Piauí
Local: Praça Manoel Nogueira Lima (Bonelle)
De 18h às 03h
A Vila gastronômica contará com 10 empreendimentos que comercializam pratos com ingredientes típicos da região. O objetivo é valorizar a gastronomia regional e local e de modo a promover a diversificação de sabores, além de estimular o consumo dos produtos da região.
VILA EMPREENDEDORA - Coordenada pelo Sebrae Piauí
Local: Praça Domingos Mourão Filho (Matriz)
De 08h às 22h
Durante os quatro dias de festival de inverno, o Sebrae Piauí promoverá uma feira multissetorial de negócios, a Vila Empreendedora. Nesse espaço, mais de 75 empresas dos segmentos de alimentação, gemas e joias, tecelagem e artesanato poderão expor e comercializar seus produtos para o público que prestigiará o evento.
Espaço Criança - Escola Zoin de Circo - 30 anos
Tema: Arte, Educação, Cultura e Cidadania
Data: 30 de maio a 2 de junho
Horário: 16h às 19h
Local: Rua Tertuliano Brandão Filho - Centro Histórico
Realização: Secretaria Municipal de Educação

Festival de Inverno de Pedro II começa nesta quinta (30); confira programação

Foto: Reprodução

WhatsApp Image 2024-05-09 at 11.21.59.jpeg

A 18ª edição do Festival de Inverno de Pedro II começa nesta quinta-feira (30). Esse ano a programação reúne mais de 70 artistas de renome local, regional e nacional em seis palcos. O evento, que acontece até domingo (2), é considerado um dos principais festivais de música, arte e cultura do Piauí.

Confira a programação completa do Festival de Inverno de Pedro II:  

Programação Palco Opala (Praça da Bonelle)

30/05 (quinta-feira)

  • Orquestra Sanfônica
  • Ritchie
  • Ana Carolina

31/05 (sexta-feira)

  • Dandinha
  • Ana Cañas
  • Demônios da Garoa
  • Ira!

01/06 (sábado)

  • Validuaté
  • Paulo Ricardo
  • Maneva
  • Sonayra

02/06 (domingo)

  • James Casablanca
  • Love Roses
  • Maria Gadú
  • Marcelo Falcão

Programação do Palco Gritador (Praça Domingos Mourão - Matriz)

30 de maio (quinta)

  • 19h - Beth Moreno
  • 20h - Astronauta Tupy
  • 21h - Banda Seven

31 de maio (sexta)

  • 17h - Marcia Rejane
  • 18h30 - Street Company
  • 20h - Os Incríveis

01 de junho (sábado)

  • 17h - Calango Joy
  • 18h - Fogo Pagô
  • 19h - Banda Velhacap
  • 20h - Winsefool 

02 de junho (domingo)

  • 19h - Banda Calmô
  • 20h - Raí Elvis

Programação da Praça do Jazz (Praça Deputado Milton Brandão - Recanto)

31 de maio (sexta)

  • 16h - Masterclass Andrea Canta
  • 18h - Rui Mário & Robertinho Chinês
  • 19h - Paulo Dantas
  • 21h - Andrea Canta & Luiz Júnior

01 de junho (sábado)

  • 16h - Masterclass Lulinha Alencar
  • 18h - Sandro Haick & Lulinha Alencar
  • 19h - Jazz no Fole & convidados
  • 21h - Paula Milena

Programação do Palco Carlos Cordeiro - (Praça Domingos Mourão Filho - Matriz)

30 de maio (quinta)

  • 08h - Ivo Nasmatê
  • 09h30h - Junina Bag Dance
  • 10h30 - Paulinho Mangabeira
  • 14h - Manu Silva
  • 15h30 - Teatro Urutau
  • 17h30 - Banda Mestre Alessandro

31 de maio (sexta)

  • 08h - Renata Ribeiro
  • 09h30h - Forró no Jeito 
  • 10h30 - Aristides Benício 
  • 14h Gerenildo dos Teclados 
  • 15h30 Balé Layla Thuane
  • 16h30 Bênção de Oxalá

01 de junho (sábado)

  • 08h - Branco Bregueiro
  • 09h30h - Balé Casa de Compadre
  • 10h30 - Capoeira - Emídio 
  • 14h - Mateus Araújo
  • 15h30 - Gil do Acordeon
  • 16h30 - 50 anos de Bag Dance

02 de junho (domingo)

  • 08h - Black Cover
  • 09h30h - Hilary Micante
  • 10h30 - Fernando Costa
  • 14h - Oliveira Santos 
  • 15h30 - Mulheres que Dançam
  • 16h30 - P2P Records

Programação do Palco Mirante Gritador (Serra dos Matões)

31 de maio (sexta)

  • 16h - Guga Heiser
  • 17h30 - Leone Rodrigues
  • 21h - Banda Seven

01 de junho (sábado)

  • 16h - Ramon
  • 17h30 - Elder Luiz e Banda 
  • 02 de junho (domingo)
  • 16h - DJ Antepause
  • 17h30 - Wallace Estouro

Programação do Palco Mercado do Artesão (Mercado do Artesão - Rua Manoel Nogueira Lima)

30 de maio (quinta)

  • 10h - Forrozão Aguiar
  • 12h - Bonfim Seresteiro

31 de maio (sexta)

  • 10h - Hadiversos Show com Juliano Ode
  • 12h - César Araújo

01 de junho (sábado)

  • 10h - Baré Brito
  • 12h - Muleke Presença

 Além dos ses palcos, o evento  o festival contará com a Vila Empreendedora e a Vila Gastronômica e outros espaços. Essas áreas proporcionarão aos moradores e turistas uma variedade de opções gastronômicas e de artesanato local, contribuindo para o fortalecimento dos pequenos negócios e a movimentação da economia local.

VILA GASTRONÔMICA - coordenada pelo Sebrae Piauí

Local: Praça Manoel Nogueira Lima (Bonelle)

De 18h às 03h

A Vila gastronômica contará com 10 empreendimentos que comercializam pratos com ingredientes típicos da região. O objetivo é valorizar a gastronomia regional e local e de modo a promover a diversificação de sabores, além de estimular o consumo dos produtos da região.

VILA EMPREENDEDORA - Coordenada pelo Sebrae Piauí

Local: Praça Domingos Mourão Filho (Matriz)

De 08h às 22h

Durante os quatro dias de festival de inverno, o Sebrae Piauí promoverá uma feira multissetorial de negócios, a Vila Empreendedora. Nesse espaço, mais de 75 empresas dos segmentos de alimentação, gemas e joias, tecelagem e artesanato poderão expor e comercializar seus produtos para o público que prestigiará o evento.

Espaço Criança - Escola Zoin de Circo - 30 anos

Tema: Arte, Educação, Cultura e Cidadania

Data: 30 de maio a 2 de junho

Horário: 16h às 19h

Local: Rua Tertuliano Brandão Filho - Centro Histórico

Realização: Secretaria Municipal de Educação

Da Redação

 

Dupla é presa e mais de 150 invólucros de drogas apreendidos em operação contra facções em Pedro II

  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_04.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_07.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_08.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_10.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_15.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_16.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_17.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_18.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_19.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_19_(1).jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_24.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_27.jpeg Ascom SPP-PI
  • WhatsApp_Image_2024-05-29_at_07_23_27_(1).jpeg Ascom SPP-PI

Atualizada às 11h30

Por Rebeca Lima 

Dois homens foram presos e três pessoas conduzidas durante a operação Draco 123 do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrada na manhã desta quarta-feira (29) no município de Pedro II.

Durante a ação, também foram apreendidos mais de 150 invólucros de substâncias entorpecentes e dinheiro.

"Duas prisões, três pessoas conduzidas, apreensão de mais de 150 invólucros de substâncias entorpecentes, muito dinheiro apreendido, muitas informações que irão trazer ainda mais robustez para o nosso inquérito policial que apura a atuação de células de facções criminosas aqui na cidade de Pedro II", informou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.

Fotos: Ascom/SPP-PI

Ao todo, foram expedidos 13 mandados de busca e apreensão. A operação é uma continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Draco no combate às facções criminosas e ao tráfico de entorpecentes na região. O delegado pontuou ainda que as equipes policiais vão continuar na cidade devido às festividades dos próximos dias.

“Essa é mais uma ação integrada que tem como foco realmente atuar no combate a essa criminalidade organizada. Estamos deflagrando essa operação, que era uma operação já planejada, justamente em razão do Festival de Inverno, que está iniciando aqui na cidade de Pedro II. Hoje, nós estamos deflagrando a operação, mas as equipes do Draco irão permanecer aqui na cidade no decorrer de todo esse evento festivo. Então, mais uma ação realmente demonstrando que a criminalidade não terá espaço aqui em Pedro II”, destacou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.

A operação contou com o apoio do Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer), Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar, além da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e da Delegacia Regional de Pedro II.

 

Festival de Inverno anuncia line-up completo com grandes nomes

A menos de 10 dias para o início da 18ª edição do maior festival de música, arte e cultura do Piauí, o Festival de Inverno de Pedro II divulga o line-up completo do evento. Mais de 70 artistas de renome local, regional e nacional se apresentarão nos seis palcos montados para animar o público de 30 de maio a 2 de junho.

Além do Palco Opala, na Praça da Bonelle, o evento contará com o Palco Gritador (localizado na Praça Domingos Mourão - Matriz); Palco Tablado Carlos Cordeiro (voltado para artistas de Pedro II e montado na Praça Domingos Mourão - Matriz); Praça do Jazz (localizado na Praça Deputado Milton Brandão - Recanto); Palco Mirante do Gritador; e Palco Mercado do Artesão.

Além da programação  musical, e em parceria com o Sebrae Piauí, o festival contará com a Vila Empreendedora e a Vila Gastronômica, que vão oferecer para moradores e turistas o melhor da gastronomia e do artesanato local, fortalecendo os pequenos negócios e contribuindo para movimentar a economia.

Realizado através de uma parceria da Prefeitura de Pedro II, Sebrae Piauí, Governo do Estado do Piauí, através das Secretarias de Cultura e Turismo, e Liberty Seguros. O evento conta ainda com o patrocínio da Equatorial Energia Piauí, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e Governo Federal, e com o apoio da On-Line Telecom.


Confira a programação completa do Palco Opala (Praça da Bonelle)


30/05 (quinta-feira)
- Orquestra Sanfônica
- Ritchie
- Ana Carolina


31/05 (sexta-feira)
- Dandinha
- Ana Cañas
- Demônios da Garoa
- Ira!


01/06 (sábado)
- Validuaté
- Paulo Ricardo
- Maneva
- Sonayra


02/06 (domingo)
- James Casablanca
- Love Roses
- Maria Gadú
- Marcelo Falcão

Programação do Palco Gritador (Praça Domingos Mourão - Matriz)

30 de maio (quinta)
19h - Beth Moreno
20h - Astronauta Tupy
21h - Banda Seven

31 de maio (sexta)
17h - Marcia Rejane
18h30 - Street Company
20h - Os Incríveis

01 de junho (sábado)
17h - Calango Joy
18h - Fogo Pagô
19h - Banda Velhacap
20h - Winsefool 

02 de junho (domingo)
19h - Banda Calmô
20h - Raí Elvis

Programação da Praça do Jazz (Praça Deputado Milton Brandão - Recanto)


31 de maio (sexta)
16h - Masterclass Andrea Canta
18h - Rui Mário & Robertinho Chinês
19h - Paulo Dantas
21h - Andrea Canta & Luiz Júnior

01 de junho (sábado)
16h - Masterclass Lulinha Alencar
18h - Sandro Haick & Lulinha Alencar
19h - Jazz no Fole & convidados
21h - Paula Milena

Programação do Palco Carlos Cordeiro - (Praça Domingos Mourão Filho - Matriz)


30 de maio (quinta)
08h - Ivo Nasmatê
09h30h - Junina Bag Dance
10h30 - Paulinho Mangabeira
14h - Manu Silva
15h30 - Teatro Urutau
17h30 - Banda Mestre Alessandro

31 de maio (sexta)
08h - Renata Ribeiro
09h30h - Forró no Jeito 
10h30 - Aristides Benício 
14h Gerenildo dos Teclados 
15h30 Balé Layla Thuane
16h30 Bênção de Oxalá

01 de junho (sábado)
08h - Branco Bregueiro
09h30h - Balé Casa de Compadre
10h30 - Capoeira - Emídio 
14h - Mateus Araújo
15h30 - Gil do Acordeon
16h30 - 50 anos de Bag Dance

02 de junho (domingo)
08h - Black Cover
09h30h - Hilary Micante
10h30 - Fernando Costa
14h - Oliveira Santos 
15h30 - Mulheres que Dançam
16h30 - P2P Records

Programação do Palco Mirante Gritador (Serra dos Matões)


31 de maio (sexta)
16h - Guga Heiser
17h30 - Leone Rodrigues
21h - Banda Seven

01 de junho (sábado)
16h - Ramon
17h30 - Elder Luiz e Banda 

02 de junho (domingo)
16h - DJ Antepause
17h30 - Wallace Estouro

Programação do Palco Mercado do Artesão (Mercado do Artesão - Rua Manoel Nogueira Lima)


30 de maio (quinta)
10h - Forrozão Aguiar
12h - Bonfim Seresteiro
31 de maio (sexta)
10h - Hadiversos Show com Juliano Ode
12h - César Araújo

01 de junho (sábado)
10h - Baré Brito
12h - Muleke Presença

Espaço Criança - Escola Zoin de Circo - 30 anos
Tema: Arte, Educação, Cultura e Cidadania
Data: 30 de maio a 2 de junho
Horário: 16h às 19h
Local: Rua Tertuliano Brandão Filho - Centro Histórico
Realização: Secretaria Municipal de Educação

VILA GASTRONÔMICA - coordenada pelo Sebrae Piauí
Local: Praça Manoel Nogueira Lima (Bonelle)
De 18h às 03h
A Vila gastronômica contará com 10 empreendimentos que comercializam pratos com ingredientes típicos da região. O objetivo é valorizar a gastronomia regional e local e de modo a promover a diversificação de sabores, além de estimular o consumo dos produtos da região.

VILA EMPREENDEDORA -  Coordenada pelo Sebrae Piauí
Local: Praça Domingos Mourão Filho (Matriz)
De 08h às 22h
Durante os quatro dias de festival de inverno, o Sebrae Piauí promoverá uma feira multissetorial de negócios, a Vila Empreendedora. Nesse espaço, mais de 75 empresas dos segmentos de alimentação, gemas e jóias, tecelagem e artesanato poderão expor e comercializar seus produtos para o público que prestigiará o evento.

Ascom

Pedro II se prepara para Festival de Inverno, que inicia nesta quinta (30)

Foto: CCom

A 18ª edição do Festival de Inverno de Pedro II, que inicia na próxima quinta, 30 de maio, e vai até 2 de junho, vai incrementar a economia local, com grandes perspectivas para a rede hoteleira, restaurantes, artesanato, bem como para o comércio de opala, pedra preciosa encontrada apenas neste município piauiense e na Austrália. O ecoturismo também será destaque na cidade.

O governador Rafael Fonteles disse que o festival é grande não apenas pelos shows, mas porque também traz o artesanato, negócios, turismo e a gastronomia de Pedro II para os visitantes e tudo isso incrementa a economia. O gestor destacou que a cidade é acolhedora. "Pedro II é a terra da opala, que eu trago sempre aqui na lapela do paletó e divulgo esse nosso bem precioso", frisa Fonteles. 

Segundo o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, o município de Pedro II cresceu bastante a partir do festival. “É uma cidade de grande potencial turístico, que tem uma boa rede hoteleira e bons restaurantes para receber quem vem de fora. Em sua nova edição, o evento chega com mais vigor, maior e melhor em relação à edição de 2023 e vai fortalecer a economia”, destacou o gestor.

O evento será realizado por meio da parceria do Governo do Estado com a prefeitura de Pedro II e com o Sebrae-PI, que desenvolverá uma série de ações em mais uma edição do festival. Entre as atividades estão a realização de capacitações sobre educação ambiental no turismo, atendimento e vendas, bem como boas práticas no serviço de alimentação. Também será realizada consultoria para produtos do artesanato, qualidade no atendimento, segurança sanitária e governança dos meios de hospedagem, criação e melhorias de pratos; e controle financeiro nos estandes.

“O Festival de Inverno de Pedro II é fruto da colaboração entre diversas instituições comprometidas em fortalecer o turismo, a economia e a cultura regional. Durante o evento, o Sebrae promove a Vila Empreendedora e a Vila Gastronômica, iniciativas destinadas a fomentar a geração de negócios e dar visibilidade às micro e pequenas empresas. Além disso, nos meses que antecedem a festa, o Sebrae oferece cursos e consultorias, preparando os empresários para maximizar suas oportunidades de sucesso”, destaca Júlio César Filho, diretor superintendente do Sebrae no Piauí.

Shows

Ao longo de quatro dias, a Terra da Opala receberá shows de artistas piauienses e nacionais. O Palco Opala receberá Ritchie, Ana Carolina, Demônios da Garoa, Paulo Ricardo, Maneva, Maria Gadú, Marcelo Falcão, entre outros.

Conheça a cidade de Pedro II

A cidade de Pedro II é conhecida como "Suíça Piauiense", por conta do seu clima serrano. Possui um grande potencial turístico, com as únicas minas de opala do Brasil, cachoeiras, um rico artesanato em tecelagem e o seu casario colonial, herança da colonização portuguesa. 

A cidade também é bastante visitada por turistas devido às suas belezas naturais, como o Morro do Gritador, cânion com cerca de 180 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar; a Cachoeira do Salto Liso, com suas águas frias e cristalinas com véu de água de cerca de 30m; e o Olho d'Água Buritizinho, entre outros. A cidade conta ainda com sítios arqueológicos (da Lapa) que retratam a vida do homem pré-histórico nestas terras.

Foto: Thiago Amaral


 

Um conjunto arquitetônico em estilo barroco revela uma Pedro II histórica. A distância entre Teresina e Pedro II é de 206 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 3h2min.

Da Redação

Posts anteriores