Cidadeverde.com

Prefeitura de Pedro II apresenta projeto de Parceria Público-Privada para iluminação

A Prefeitura de Pedro II promoveu, nesta sexta-feira (24), uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentar detalhes da Parceria Público-Privada (PPP) que visa substituir cerca de 6 mil pontos de luz no município. O projeto, desenvolvido em conjunto com as empresas V.SET e ELISYS, tem como objetivo modernizar a iluminação pública, tornando-a mais eficiente e sustentável.

Na sessão, a prefeita Betinha Brandão destacou a importância do projeto para o município. "Estamos dando um passo significativo rumo a uma cidade mais moderna e sustentável. A iluminação é fundamental para a segurança, valorização do patrimônio histórico e qualidade de vida da população. Com essa PPP, estamos investindo em tecnologia de ponta sem onerar os cidadãos", considera Betinha Brandão.

A gestora ainda ressaltou a necessidade de modernização das luminárias, destacando que as atuais consomem muita energia e não oferecem uma iluminação adequada. “A introdução de luminárias LED trará maior eficiência energética, reduzindo o consumo em mais de 50%, o que representa uma economia de mais de 1 milhão de reais por ano”, disse.

Alex Novais, representante das empresas envolvidas, explanou os benefícios do projeto para o município. "Hoje, no Brasil, esse é o seguimento que mais tem projetos de PPPs, principalmente pelos benefícios para a população, como por exemplo o aumento da sensação de segurança pública. Isso vai permitir que o cidadão vivencie as ruas da cidade a noite de forma mais presente, apreciar monumentos históricos com iluminação de destaque, agilidade no atendimento de solicitações, tudo isso irá contribuir com a qualidade de vida na cidade”, afirmou Alex.

O projeto abrange a substituição das luminárias convencionais por tecnologia LED, a implantação de um sistema de telegestão para detecção de falhas, a instalação de câmeras de videomonitoramento e a iluminação de prédios históricos da cidade.

Com investimentos previstos de aproximadamente 10 milhões de reais, a iniciativa terá abrangência em todo o território do município, incluindo a zona rural. A parceria tem uma previsão contratual de 25 anos para o retorno do investimento. Foi assegurado também que não haverá aumento na contribuição de iluminação pública paga pelos cidadãos.

Em relação aos benefícios ambientais, infraestruturais e administrativos, a implementação das luminárias LED contribuirá para o aumento da iluminação na cidade, melhoria da qualidade da luz, redução significativa do consumo de energia, diminuição da emissão de gases de efeito estufa e ausência de poluição ambiental, uma vez que essas novas luminárias não possuem gases perigosos em sua composição.

O processo seguirá as Leis de Concessões e de Licitações, com a autorização para o desenvolvimento do projeto, realização da audiência e consulta pública, seguida pela publicação da licitação. A expectativa é que o leilão seja realizado em até 60 dias, e a empresa escolhida execute o projeto em até 12 meses. Ao final da execução, Pedro II será reconhecida como uma Cidade Inteligente do Brasil, incorporando tecnologias de ponta para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Ascom

Inscrições do Garantia Safra irão até 21 de dezembro em Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), informa que as inscrições para o Programa Garantia Safra 2023/2024 foram prorrogadas. Agora o agricultor tem até o dia 21 de dezembro para efetuar sua  inscrição e participar do programa.

O agricultor interessado deve comparecer à sede da secretaria, localizada na rua Vereador Agostinho Pinheiro dos Santos, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. No ato da inscrição, é necessário apresentar documentos de identificação (CPF, RG) e a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo.

O Garantia Safra garante ao agricultor um benefício financeiro, no valor de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais), caso ele tenha uma perda superior a 50% de sua lavoura devido à estiagem ou ao excesso de chuvas.

A SEMAG também informa que o agricultor que não se inscrever ficará fora dos benefícios do Programa referente à Safra 2023/2024.

Ascom

Copa Batom de Pedro II será lançada neste domingo (26)

No próximo domingo (26), o Estádio José Teixeira Santos, a Arena do Guerreiro, será palco do lançamento oficial da Copa Batom em Pedro II. A competição feminina, que atrai equipes locais, será anunciada pela prefeita Betinha Brandão antes da grande final do Ruralzão 2023. Com previsão de início para o dia 9 de dezembro, os jogos da Copa Batom serão realizados no Campo Society da Praça da Juventude.

A Prefeita Betinha Brandão destaca a importância de utilizar a ocasião para revelar detalhes da competição. "Anunciar a Copa Batom do dia 26, antes da final do Ruralzão, é importante porque o Ruralzão é um evento muito relevante para o nosso município. Será uma oportunidade ímpar para celebrarmos não apenas o futebol masculino, mas também para lançarmos com entusiasmo a competição feminina. É uma forma de unir ainda mais a população em torno do esporte”, ressalta a prefeita.

O secretário de Esportes, Leandro Carvalho, frisa a expectativa para a competição e a participação de equipes convidadas de outros municípios. "Estamos com uma grande expectativa quanto a esta competição. Durante o anúncio oficial da competição, já queremos divulgar a quantidade de times participantes, lembrando que teremos uma equipe de Milton Brandão e outra da Lagoa de São Francisco como convidadas para abrilhantar ainda mais o torneio", diz.

As agremiações interessadas em participar do Campeonato Municipal Feminino de Futebol Amador de Pedro II têm até sexta-feira (24) para realizar suas inscrições na sede da Secretaria de Esportes, na Praça da Juventude, das 8h às 13h. A Copa Batom é uma iniciativa da Prefeitura de Pedro II, organizada pela Secretaria de Esportes, com o apoio do deputado estadual Wilson Brandão.

Ascom

Prefeita propõe novas disciplinas na grade municipal de Pedro II

Buscando proporcionar aos estudantes do município de Pedro II conhecimentos específicos sobre a história e geografia do município, a prefeita Betinha Brandão enviou, na segunda-feira (13), para apreciação do Legislativo Municipal, um projeto de lei que dispõe sobre a inclusão da disciplina História e Geografia de Pedro II na matriz curricular das escolas da rede municipal de ensino. 

Na sessão ordinária do Legislativo Municipal, o projeto teve parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça da Casa quanto à sua constitucionalidade e deverá ser apreciado e votado nas próximas sessões. A iniciativa tem por objetivo a formação de cidadãos conscientes das suas potencialidades locais, bem como, de sua identidade histórica, geográfica e cultural, promovendo assim o conhecimento fundamental sobre o seu município. A disciplina deverá ser incluída na matriz curricular do 6º ao 9º ano, e os conteúdos estarão contidos em material didático específico e reconhecidos publicamente.

Deverão ser inseridos como conteúdo obrigatório desta disciplina os símbolos do município, bandeira, brasão e hino, bem como, a significação de todos os elementos que os compõem. Também deverão constar como itens obrigatórios de editais de concursos públicos promovidos pelo município a disciplina História e Geografia de Pedro II, entre outros.

A prefeita Betinha Brandão reforça que a intenção do projeto é proporcionar aos adolescentes conhecimento sobre as particularidades do município quanto à sua história e geografia. “É muito enriquecedor, pois cria um apego maior do nosso povo à nossa gente, à nossa terra e à nossa história. É preciso que a cada dia possamos criar condições para alimentar ainda mais esse apego do nosso povo à nossa terra e à nossa história, para que a gente dê continuidade a tudo que fomos, somos e ainda seremos”, disse a prefeita.

Sendo o referido projeto aprovado pelo Legislativo Municipal, o Executivo Municipal regulamentará a Lei para o início do ano letivo 2024.

Ascom

Lançamento dos JOPS 2023 movimenta cidade de Pedro II

Houve o Lançamento dos Jogos Olímpicos Pedrossegundenses JOPS 2023, nessa segunda-feira (13/11), às 19h, no auditório do CEEP Professora Angelina Mendes Braga, congregando os estudantes das variadas comunidades e bairros Pedrossegundenses, das escolas existentes no município, desenvolvendo socialização, disciplina, obediência, organização em equipe e fair play (jogo limpo).

Às 19h30 houve composição da mesa de honra, com prefeita Betinha Brandão, Secretária de Educação, Helany Max, Secretário de Governo, Eugênio Cavalcante, Vereadores Esmaela Macêdo, Joaquim Neto, Joel Neves, diretor do CEEP Adaildo Teixeira Ribeiro, diretor geral do IFPI campus Pedro II-PI, Professor Raimundo Nonato Alves da Silva, Coordenadora Geral dos JOPS, Professora Suzana Uchoa, Diretor do HMJGN, Fernando Leopoldo Rodrigues Medeiros, Diretor de Desenvolvimento Urbano e Rural de Pedro II-PI, Rogério Leite, Professor Dielson Brandão, Pastor Raimundo Bezerra da Igreja do Evangelho Quadrangular, além de vários outros secretários municipais, autoridades educacionais e institucionais.
Às 19h45 apresentada a programação oficial da 9a edição dos JOPS, em 2023

Na sua fala, Professora Suzana Uchoa destacou a importância fundamental de relacionar a efetiva participação nos JOPS às boas notas necessárias dos atletas estudantis do município e realçou todo o trabalho dedicado por sua equipe na Semed e secretarias parceiras para realização desta 9a edição. 

Quando o esporte é pedagogicamente assistido também são gerados fatores de cooperação, assimilação, coordenação e a percepção da Semed é de haver muito mais pessoas com notas boas e após as avaliações externas para poderem participar dos JOPS, em todas suas modalidades esportivas existentes, destacou Helany Max Sousa. A prefeita Betinha Brandão sempre estimulando e apoiando os JOPS afirmou que em todas as áreas e em todos os campos veste a camisa de Pedro II. Parabenizou os diretores escolares que sabem conduzir as escolas, os professores e os alunos. Realizar mais uma edição dos JOPS é uma honra muito grande, é preciso valorizar coordenadores e professores para valorizar o esporte estudantil, da zona urbana e rural, escola pública e particular, algo que dá muita felicidade onde mais de 1000 crianças e suas famílias e mais de 100 professores envolvidos, é muita vontade de ver de fato Pedro II acontecer. Precisamos resgatar o que nosso povo tem de melhor que é a equidade e o respeito a nossos estudantes e famílias.

 

João Felipe, escritor e atleta do 5° ano da Escola ASOP, escreveu um livro inspirado nos JOPS e leu um trecho para emoção e aplausos. Também foram apresentados árbitros das diversas modalidades esportivas existentes nesta 9a edição e em seguida as entregas dos kits de uniformes esportivos às escolas participantes, cada uma com diretor, professor e estudante-atleta representante, ao todo 28 escolas da rede municipal, estadual e privada de ensino.

Ao final houve apresentação em slides com exibição especial de lindas imagens dos JOPS de outras edições e ao término foi servido um delicioso lanche aos presentes.

Fonte: Semcom Pedro II-PI

Prefeitura de Pedro II e Cerapió 2024 fazem planejamento de logística

A Diretoria Executiva e a Equipe de Produção e Logística do Rally Cerapió se reuniram com gestores da Prefeitura de Pedro II nesta semana para fazer o planejamento da prova. Nos dias 25 e 26 de janeiro, os melhores competidores do país oriundos de 24 estados brasileiros e do exterior vão movimentar a cidade gerando renda a todo o trade turístico.

A reunião foi feita com a prefeita Betinha Brandão que destacou a importância do evento para o município. “O mês de janeiro é muito importante para nós que somos brasileiros: o Cerapió. Pedro II recepcionará esse grande rally e será um grande orgulho para nós abrirmos as portas do município para acolher a todos”, celebrou a gestora.

A caravana vai ter a oportunidade de conhecer as diversas belezas de Pedro II como o Centro Histórico, as jóias feitas de opala, o artesanato e o Mirante do Gritador. Além disso, vão se aventurar nas trilhas da Serra do Matões que vão ser o cenário da chegada do 2º dia de provas, vindos de Viçosa do Ceará, e a largada do 3º dia, em direção a Teresina.

Para a organização do Cerapió, poder incluir Pedro II mais uma vez no roteiro é uma forma de engrandecer o evento. “Sempre somos muito bem recebidos e os participantes   adoram passar por Pedro II. O apoio que temos recebido vai permitir fazermos mais uma grande festa nessa linda cidade”, elogia a diretora executiva do rally, Flávia Moreira.

Participantes de 24 estados brasileiros e do exterior vão movimentar a cidade

Prefeitura intensifica ações na iluminação pública em Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, vem intensificando as ações para melhorar a iluminação pública no município. O objetivo é atender o máximo possível de usuários, tanto na zona urbana como na zona rural. O trabalho realizado pela equipe responsável vai desde a troca de lâmpadas e relés à substituição de braço no poste, quando necessário.

Além das ruas centrais na zona urbana, receberam melhorias com as ações de reposição de lâmpadas as seguintes comunidades rurais: Palmeira dos Soares, Olho D’água do Meio, Esperança, Carnaubinha, Chã do Lambedor, Tiririca, Roça dos Pereira, Chã do Saco, Assentamento Arara, Lagoa do Sucuruju, Cachimbos, Cabral, Morro do Meio, Tucuns dos Pedros, Rodrigo, Palmeira dos Ferreira, Lapa, Vale do São Francisco, Olho D’água dos Paulino e Cancão.

A prefeita Betinha Brandão destaca a importância do serviço de manutenção. “Ressalto o esforço das equipes para que a nossa cidade e as comunidades da zona rural fiquem iluminadas, passando mais segurança para os moradores no ir e no vir. Sabemos que não é uma tarefa fácil, nem sempre temos como agir de imediato para solucionar o problema, pois dependemos dos fornecedores que nos passam os materiais. É um trabalho árduo, mas satisfatório, pois temos a certeza que estamos cumprindo aquilo que a nós foi designado, que é servir o povo de Pedro II da melhor maneira possível", destaca a prefeita.

Ascom

Prefeitura de Pedro II realiza audiência para discutir PPP da iluminação pública

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, convoca toda a população para participar de uma audiência pública a ser realizada no dia 24 de novembro, às 9h, na sede da Câmara Municipal de Pedro II.

Na ocasião, serão apresentados informações e esclarecimentos sobre os estudos de Estruturação do Projeto de Parceria Pública Privada-PPP, Cidade Inteligente, para a concessão administrativa para a modernização, otimização, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública do município.

Durante a audiência, serão debatidos os seguintes pontos, como: apresentação de análise de estudos técnicos; objetivos do projeto; análise econômica; e análise jurídica do projeto.

A prefeita Betinha Brandão destaca que a audiência pública é uma oportunidade para que a população participe da discussão e contribua para a construção de um projeto que atenda às necessidades do município. “A iluminação pública é um serviço essencial para a população e a participação de todos é fundamental neste debate”, afirma a prefeita.

Ascom

Jovem de 26 anos morre após ser atacado por abelhas na zona rural de Pedro II

Foto: Reprodução / Redes sociais

Por Roberto Araujo e Adriana Magalhães

Um jovem de 26 anos, identificado como Cleonaldo Cavalcante de Sousa, morreu neste sábado (4) após ser atacado por um enxame de abelhas no povoado Ponta da Serra, zona rural do município de Pedro II, localizado a 200 km de  Teresina.

De acordo com a Polícia Militar, o jovem estava a caminho de um local para fazer o trabalho de extração de palha de carnaúba com outro rapaz, quando, sem querer, encostou a vara em uma colméia de abelhas que estava na altura do chão.

Segundo o relato do outro jovem que acompanhava Cleonaldo, e que estava mais afastado da vítima no momento em que o incidente aconteceu, logo as abelhas atacaram a vítima. Ele saiu correndo e gritando, mas não conseguiu se livrar dos animais. 

Não há informações sobre velório e sepultamento da vítima.

Esperança e Monsenhor Lotário disputam final da Copinha Infantil

As equipes do Esperança F. C. João Benício e Anexo Monsenhor Lotário Weber foram classificadas para a final da Copinha Infantil Pedrossegundense (CIP). A semifinal, que decidiu a participação dos times, ocorreu na última terça-feira (31), no estádio Municipal José Teixeira Santos, a Arena do Guerreiro.

A primeira partida envolveu as equipes Esperança F. C. João Benício e Santa  ngela Integral. Aos 3 minutos, o atleta Dudu, do Esperança F. C., abriu o placar, fazendo 1x0. A partida foi marcada por muita disputa de bola entre as equipes, tornando o jogo competitivo. Aos 21 minutos do 1º tempo, houve um gol contra em desvio da equipe do Santa  ngela, ampliando o placar para 2x0.

Após o intervalo, aos 5 minutos, Maycon, do Esperança, fez mais um gol por cobertura, estabelecendo a vantagem em 3x0. O Santa  ngela Integral também marcou seu gol com Lucas Benjamin aos 10 minutos, diminuindo para 3x1. Maycon, do Esperança F. C., voltou a balançar as redes aos 14 minutos após um escanteio, fazendo 4x1. Aos 16 minutos, André marcou para o Santa  ngela Integral, aproveitando uma bola resvalada após um escanteio, reduzindo a desvantagem para 4x2.

No segundo jogo, entre Anexo Monsenhor Lotário Weber e EFASA, a equipe da EFASA iniciou o ataque com um chute na trave esquerda logo aos 5 minutos. Aos 11, o atleta Gustavo marcou o único gol da partida a favor da EFASA, chutando alto no canto direito. O intervalo não trouxe mudanças no placar, mantendo o resultado em 1x0 para a EFASA. No entanto, aos 17 minutos do 2º tempo, Ítalo, do Monsenhor Lotário, marcou um gol espetacular após uma incrível arrancada no ataque, igualando o placar em 1x1.

Após o empate, a decisão foi para as penalidades, onde o Monsenhor Lotário Weber venceu de virada por 3x2 contra a EFASA. Com esses resultados, Esperança F. C. João Benício e Monsenhor Lotário Weber avançam para a grande final, enquanto Santa  ngela Integral e EFASA disputarão o terceiro lugar.

Ascom

Posts anteriores