Cidadeverde.com

Prefeitura realiza recuperação de estradas da zona rural de Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Coordenação Municipal de Transporte, está executando as obras de recuperação e manutenção das estradas rurais do município. O propósito é melhorar a trafegabilidade e dar mais conforto à população.
 
Para Raimundo Júnior Uchôa, coordenador municipal de Transportes, a recuperação dos trechos - muitos deles sem manutenção há muito tempo - é de fundamental importância para os moradores que utilizam as estradas diariamente.
 
“Ao finalizarmos esse trabalho, o benefício é imediato. Além de evitar a criação de buracos e atoladouros, o fluxo de pessoas e veículos será facilitado. Estamos seguindo um cronograma e nossa intenção é chegar em todas as localidades e resolver de vez essa questão”, explica.
 
Entre os trechos já recuperados estão: estrada da Barra dos Medeiros, trecho de 3 km entre o Bairro Areia Branca e a BR- 404; estradas entre o bairro Cristo Rei e a Comunidade Buriti Grande dos Aquiles, totalizando 10 km; ladeira da Comunidade Goiabeira, entre o Bairro Engenho Novo a Comunidade Goiabeira e ladeira que liga a Comunidade Bom Lugar à Comunidade Centro dos Gomes.
 
No momento, as equipes estão trabalhando no Comunidade Buriti dos Aquiles e em seguida darão prosseguimento aos serviços de recuperação do trecho entre a BR-404 e a Comunidade Lapa. Nesta quarta-feira (12), os vereadores Carlinhos (PP) e Reginaldo Gomes (PSB) fizeram o acompanhamento da obra.

cidades@cidadeverde.com

Estudantes de Pedro II encerram Semana Saúde na Escola com mutirão

Entre os dias 3 e 11 de abril, profissionais das secretarias municipais de Saúde e Educação de Pedro II desenvolveram ações educativas de enfrentamento ao mosquito Aedes aegyti. Com o tema “Dengue, Zika e Chikungunya”, a Semana Saúde na Escola, que integra o Programa Saúde na Escola (PSE), mobilizou alunos e educadores da Rede Municipal de Ensino.

A culminância da ação aconteceu, nesta terça-feira (11), na Praça da Matriz, de onde agentes de endemias e estudante partiram em caminhada para a visitar os imóveis da zona urbana. “A intenção foi realizar um mutirão educativo. Os alunos exibiram cartazes e prestaram orientações à população, estimulando a comunidade pedrossegundense a combater o mosquito Aedes aegypti”, explica o coordenador do Programa Saúde na Escola, Luan Lunas.

Após a atividade, os alunos de cada escola cantaram e dramatizaram as formas de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya. “Parabenizo o município pela ação desenvolvida dentro do Programa Saúde na Escola, não somente pelo mutirão realizado nas residências e imóveis em geral, mas também por envolver os alunos que, com certeza, estarão colocando em prática o que aprenderam com as famílias e em suas residências”, assinala Sebastião Freire, supervisor Geral da 3ª Gerência Regional de Saúde.  


Fonte: Ascom

 

Prefeito de Pedro II encaminha projeto para solucionar desabastecimento

 

Nessa segunda-feira (10), o prefeito Alvimar Martins protocolou junto aos gabinetes do senador Ciro Nogueira e deputado federal Paes Landim um projeto para a construção de um novo sistema de captação de água para o município de Pedro II.

O projeto prevê a construção de um sistema adutor com 40 km de extensão, partindo do Açude Caldeirão em Piripiri até a estação de tratamento (ETA) de Pedro II, beneficiando, também, a cidade de Lagoa de São Francisco.

De acordo com o gestor, a proposta é uma solução para superar o risco iminente de desabastecimento em virtude dos baixos níveis de água da bacia do Açude Joana e dos poços artesianos.

"A falta de água é um dos problemas que mais afetam a nossa população e temos nos empenhado para resolver esse problema de forma definitiva, já que o sistema atual está no limite. Estamos apresentando o projeto básico com o dimensionamento de materiais e custos visando facilitar o aporte dos recursos pelo Governo Federal no menor espaço de tempo possível e assim garantir água para atender as necessidades do povo de Pedro II", destaca Martins.

Na oportunidade, o senador Ciro Nogueira se comprometeu a encaminhar o documento para análise do Ministério da Integração Nacional.

Fonte: Ascom

 

.

Defesa Civil reforça abastecimento hídrico com abertura de poços e revitalização de fonte

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Nacional da Defesa Civil realizam ações de estruturação de fornecimento hídrico no município de Pedro II. O objetivo é garantir um melhor fornecimento de água de qualidade para a região que atualmente está comprometido com o baixo volume do Açude Joana.

De acordo com a Secretaria Estadual da Defesa Civil, por meio das obras de perfuração de poços à beira do Açude Joana foram encontrados quatro poços de vazão acima de 100 mil litros d’água. Outros dois poços foram construídos dentro da estação de tratamento de Pedro II, os dois juntos chegam a uma vazão de 12 mil litros. A Defesa Civil do Estado ainda perfurou poços na localidade Santana, também com boa vazão.

O abastecimento d’água para a população de Pedro II também contará com o reforço do sistema Pirapora, um antigo reservatório natural que já abasteceu a região durante anos, mas que entrou em desuso com a criação do Açude de Joana.

“Estamos recuperando ele que, segundo a avaliação dos nossos técnicos, vai dar um reforço da ordem de 30 a 40 mil metros cúbicos de água por hora também no sistema de abastecimento de água de Pedro II. Estamos somando esses poços perfurados junto ao sistema Pirapora acreditamos que possamos dar um reforça da ordem de 160 m² de água por hora no município amenizando a situação da falta d’água”, explicou o secretário da Defesa Civil, Hélio Isaias.

Com infraestrutura pronta, o funcionamento dos novos poços dependem apenas da chegada das bombas hídricas, previstas, de acordo com a Defesa Civil, para as próximas semanas. As ações são complementares ao açude Joana, que permanecerá contando com a atual adutora.

 

cidades@cidadeverde.com

Pedro II: Prefeitura cadastra imóveis para Festival de Inverno

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, abriu nesta segunda-feira (27), o cadastramento de imóveis para seremutilizados como pousadas domiciliares, durante o 14º Festival de Inverno de Pedro II, que será realizado de 15 a 18 de junho deste ano.

Até o dia 20 de abril, interessados em cadastrar residências, pousadas, chácaras, sítios e clubes para camping devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Turismo, localizada à Rua João Benício da Silva, nº. 457, no horário de 8h às 13h.

Ao término das inscrições, os imóveis serão vistoriados por equipes do Sebrae. Na oportunidade, os proprietários ainda receberão consultoria sobre atendimento, recepção, hospitalidade, higiene, entre outros aspectos que garantam a qualidade da acomodação dos turistas.

“Nosso Festival de Inverno é um dos maiores eventos culturais do Piauí. Essa iniciativa visa dar apoio à rede hoteleira e de pousadas que não têm condições de suprir a demanda de milhares de turistas, que lotam a cidade todos os anos. Além disso, os turistas também poderão experimentar um pouco do nosso modo caloroso e hospitaleiro de receber quem vem nos visitar”, comenta o prefeito Alvimar Martins.

Para esta edição, a Prefeitura espera, novamente, que milhares de pessoas circulem pela cidade durante o evento, que oferecerá um rico programa cultural e artístico com atrações musicais locais, regionais e nacionais, além das exposições de artesanato e passeios ecoturísticos, entre outras atividades.

 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

 

 

 

 
Área de anexos
 
 
 
 

Abraço simbólico no Açude Joana marca Dia Mundial da Água em Pedro II

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), centenas de moradores do município de Pedro II participaram de um abraço simbólico no Açude Joana, principal responsável pelo abastecimento de água do município.

Realizado às margens do Açude Joana, o evento organizado pela Prefeitura de Pedro II também contou com a participação de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, servidores públicos, membros do Executivo e Legislativo Municipal, representantes da igreja e de movimentos sociais organizados.

“Esse abraço simbólico é uma forma de apoiarmos a causa da preservação da natureza. Queremos reforçar a importância da colaboração continuada dos diversos segmentos sociais da zona urbana e do interior em prol do Açude Joana e do Rio Corrente”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Batista Martins Júnior.

Ainda como parte da programação, professores e alunos vestiram fantasias com o objetivo de chamar atenção aos problemas decorrentes da falta de água no mundo, especialmente no principal reservatório da cidade. Na oportunidade, aconteceu um desfile cívico com representantes das escolas Monsenhor Lotário Webber, Tertuliano Brandão, Sólon Brandão, José Teixeira Santos, Escola Família Agrícola Santa Ângela, Thomaz Café, entre outras.

“Desde o início, os alunos abraçaram a causa, pois a preocupação é mundial, principalmente com o nosso Açude que está sumindo. É interessante desde já despertar essa consciência nas crianças e adolescentes o interesse em preservar a natureza”, diz a educadora Maria da Conceição. 

A iniciativa também contou com apresentações artístico-culturais, tais como declamação de poesias, apresentações teatrais e de dança, convocando toda a população a participarem da limpeza e preservação do açude, assim como dos diversos mananciais, cursos d'água e fontes hídricas da região.

“Queremos reforçar que a recuperação do Açude é uma das nossas principais preocupações. Temos providenciado projetos e buscando verbas para resolver essa problemática da água em Pedro II”, frisa o prefeito Alvimar Martins.

Ao final do ato, os secretários municipais de Educação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Comunicação e membros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e de São José Operário somaram esforços para a divulgação do lema e do espírito da Campanha da Fraternidade que, neste ano, é “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, além da sua convergência aos objetivos socioambientais da ação em Pedro II.

 

cidades@cidadeverde.com

Prefeito de Pedro II busca patrocínio da Caixa para o Festival de Inverno 2017

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, participou de reunião com a assessora de comunicação da Caixa Econômica Federal no Piauí, Assunção Leal, para tratar sobre a captação de recursos e patrocínio do banco ao Festival de Inverno de Pedro II 2017. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (15), na Superintendência da Caixa em Teresina. Este ano, o evento vai acontecer nos dias 15,16,17 e 18 de junho. O Festival já entrou no calendário de eventos do Piauí e em 2017 pretende resgatar o foco primordial do evento, de estímulo ao turismo e demais potencialidades de Pedro II.

Alvimar Martins afirma que o evento é de extrema importância para o município, pois fortalece a economia e exalta os potenciais de Pedro II. "O festival é gratuito e traz grandes nomes da música brasileira. A soma do evento, com relação à parte cultural, ao ecoturismo, à visita dos turistas durante os quatro dias, isso fortalece a economia. Os turistas vão para as pousadas, os restaurantes, tem a opala, o artesanato, enfim, faz a economia girar, o que traz crescimento e desenvolvimento para a cidade", ressalta.

O prefeito também diz que pretende realizar outros festivais durante o ano, como forma de garantir renda para a população do município. "Nós pretendemos realizar outros eventos para que a gente consiga atrair turistas durante todo o ano e aqueles que investem no turismo tenham seu retorno. Na nossa administração, nós estimulamos também o ecoturismo, a gastronomia, então essa somatória de valores faz com que a gente, junto com a população e os patrocinadores, preparemos essa grande festa que é o Festival de Inverno", declara.

Este ano, o Festival de Inverno vai fazer referência a outros festivais que devem ser implantados no calendário de Pedro II: o Festival Gastronômico e o Ecofest, um festival ecológico. "Esse é o referencial nós vamos mostrar o que queremos para o futuro. O Festival vai se referenciar à meta do governo do Alvimar, que é fazer uma transformação no ecoturismo, não apenas trazer o turista para as festas noturnas. Nós queremos estimular não apenas o turismo cultural, mas também o turismo ecológico e de aventura", frisa Roberto Raulino, que integra a equipe de organização do evento.

A assessora de comunicação da Caixa, Assunção Leal, afirmou que o evento já foi abraçado pela Caixa. " O evento se alinha à matriz de patrocínio da Caixa em todos os aspectos, tanto pelo aspecto de imagem quanto pela questão da proposta do evento, que é bastante completo, envolve muitas nuances, tanto na questão cultural, que é o carro forte, mas também a questão da propagação da identidade cultural e agora está sendo atrelado a parte de esporte, e ainda a preocupação social e ambiental", enfatiza.  

O Festival de Inverno 2017 ainda vai trazer um projeto de acessibilidade em torno das praças da cidade, garantindo a participação de toda a população. 

Desafio Serra dos Matões

Integrado ao Festival de Inverno de Pedro II, o Desafio Serra dos Matões vem como principal evento de estímulo ao ecoturismo, com trilhas naturais que exaltam as riquezas ambientais da cidade.

Luciano Uchôa, organizador do Desafio dos Matões, afirma que o evento é plural e proporciona a inserção das comunidades mais afastadas no Festival de Inverno. "Esse evento é plural, são três vertentes fundamentais no ecoturismo: esporte, cultura e meio ambiente. A gente insere, dentro dos 21km, diversas atividades artísticas. Enquanto o Festival acontece nas praças da cidade, a gente leva a cultura para essas comunidades afastadas", explica.

 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

“Buscamos inovações e parcerias para enfrentar a crise”, diz prefeito Alvimar Martins durante congresso

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, participou, nessa segunda-feira (13), da abertura do 1º Congresso das Cidades, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), em Teresina.  O evento, que reúne, até esta quarta-feira (15), mais de 200 prefeitos do Piauí, além de assessores e interessados, propõe um debate sobre soluções criativas e economicamente viáveis para os municípios.

Para Alvimar, que veio acompanhado de secretários e assessoria técnica, o Congresso também é uma oportunidade para os gestores receberem informações qualificadas e trocar experiências acerca das boas práticas em gestão pública.

“O Congresso das Cidades traz inovação para transpor os desafios que se impõem aos gestores, principalmente em tempos de crise. É um momento em que o Governo do Estado, a Fiepi e os outros gestores e empresas aqui presentes, se unem para somar e trocar experiências, além de disponibilizarem um leque de oportunidades e informações que irão nos ajudar a fazer a nossa administração mais transparente e focada na prestação de serviços de qualidade”, frisa Alvimar Martins.

O Congresso das Cidades aborda temas tais como empreendedorismo, geração de emprego e renda e valorizar as riquezas dos territórios. Na oportunidade, também são ofertadas informações sobre contas públicas, previdência, como realizar parcerias público-privadas e orientações de como planejar projetos para a obtenção de recursos.

“Através das parcerias com Governo Federal e Governo do Estado, temos procurado desenvolver o nosso município e essa é a oportunidade de trazer essa experiência que temos a oferecer. Da mesma forma, estamos aqui para melhorar nossa gestão e fazer parceria para que nosso Estado e nosso município cresçam e se desenvolvam”, explica o prefeito.

O 1º Congresso das Cidades é uma iniciativa da TV Cidade Verde, em parceria com o Governo do Estado e Sebrae e conta com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) e do Conselho Nacional do Sesi.

 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Prefeitura faz convênio para fortalecer piscicultura

A Secretaria Municipal de Agricultura de Pedro II firmou um convênio com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca – DNOCS para garantir aquisição facilitada de alevinos. A ação vai beneficiar vários produtores rurais e incentivar a fortalecimento da piscicultura no município. A parceria foi firmada nessa sexta-feira (11), durante visita da secretária municipal de Agricultura, Cleidiane Mesquita, à sede do DNOCS, em Piripiri.

“Cerca de 12 mil alevinos poderão ser adquiridos através desta parceria. Basta que os produtores rurais interessados procurem a sede da Secretaria munidos de seus documentos pessoais e da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar - DAP, bem como da solicitação da quantidade de alevinos, que será definida com orientação dos técnicos presentes na secretaria”, explica a secretária.

Os agricultores pagarão apenas um subsídio mínimo de 20% do valor dos alevinos para a cobertura dos gastos técnico-operacionais junto ao DNOCS. Os demais 80% serão isentos, a fundo perdido, de modo a motivar os piscicultores à produzirem mais.

A secretária afirma, ainda, que outras parceiras estão sendo buscadas. “Já estamos em diálogo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA  para que seja implantado no município o projeto Fomento Mulher, junto aos assentamentos do INCRA, o que deverá beneficiar muitas famílias pedrossegundenses. Contamos com total apoio do prefeito Alvimar Martins, que nos oferece o suporte que precisamos para buscarmos mais parcerias e convênios”, conclui.

Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Prefeitura de Pedro II faz parceria com Junta Comercial e Sebrae para agilizar registro de empresas

 

A Prefeitura de Pedro II, por meio de uma parceria com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está agilizando o registro de empresas através do sistema Piauí Digital. A novidade facilita a vida do contribuinte e empreendedor, que não precisam mais ir aos órgãos públicos do município para regularizar a empresa.

Com isso, os contribuintes que desejam abrir empresas no município devem requerer sua inscrição no sistema Piauí Digital, que é integrado ao projeto Rede Nacional para Simplificação do Registro, para Legalização de Empresas e Negócios (Rede SIM).

De acordo com o prefeito Alvimar Martins, agora, a inscrição do empresário na Rede SIM é feita on-line, diretamente no site do sistema Piauí Digital, www.piauidigital.pi.gov.br.

“Com essa medida nós queremos diminuir a burocracia e dar mais agilidade ao registro de empresas. A principal vantagem é que o contribuinte pedrossegundense não precisa mais ir à Secretaria Municipal de Infraestrutura para regularizar sua empresa ou seu negócio”, destaca Alvimar Martins.

O gestor informa também que o novo serviço pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Pedro II, www.pedroii.pi.gov.br.

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores