Cidadeverde.com

Esperança e Monsenhor Lotário disputam final da Copinha Infantil

As equipes do Esperança F. C. João Benício e Anexo Monsenhor Lotário Weber foram classificadas para a final da Copinha Infantil Pedrossegundense (CIP). A semifinal, que decidiu a participação dos times, ocorreu na última terça-feira (31), no estádio Municipal José Teixeira Santos, a Arena do Guerreiro.

A primeira partida envolveu as equipes Esperança F. C. João Benício e Santa  ngela Integral. Aos 3 minutos, o atleta Dudu, do Esperança F. C., abriu o placar, fazendo 1x0. A partida foi marcada por muita disputa de bola entre as equipes, tornando o jogo competitivo. Aos 21 minutos do 1º tempo, houve um gol contra em desvio da equipe do Santa  ngela, ampliando o placar para 2x0.

Após o intervalo, aos 5 minutos, Maycon, do Esperança, fez mais um gol por cobertura, estabelecendo a vantagem em 3x0. O Santa  ngela Integral também marcou seu gol com Lucas Benjamin aos 10 minutos, diminuindo para 3x1. Maycon, do Esperança F. C., voltou a balançar as redes aos 14 minutos após um escanteio, fazendo 4x1. Aos 16 minutos, André marcou para o Santa  ngela Integral, aproveitando uma bola resvalada após um escanteio, reduzindo a desvantagem para 4x2.

No segundo jogo, entre Anexo Monsenhor Lotário Weber e EFASA, a equipe da EFASA iniciou o ataque com um chute na trave esquerda logo aos 5 minutos. Aos 11, o atleta Gustavo marcou o único gol da partida a favor da EFASA, chutando alto no canto direito. O intervalo não trouxe mudanças no placar, mantendo o resultado em 1x0 para a EFASA. No entanto, aos 17 minutos do 2º tempo, Ítalo, do Monsenhor Lotário, marcou um gol espetacular após uma incrível arrancada no ataque, igualando o placar em 1x1.

Após o empate, a decisão foi para as penalidades, onde o Monsenhor Lotário Weber venceu de virada por 3x2 contra a EFASA. Com esses resultados, Esperança F. C. João Benício e Monsenhor Lotário Weber avançam para a grande final, enquanto Santa  ngela Integral e EFASA disputarão o terceiro lugar.

Ascom

Hospital inicia atendimento com médicos especialistas em Pedro II

Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à etapa de atendimentos, consultas e exames especializados no Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta.

Para a prefeita Betinha Brandão, o atendimento médico especializado é uma realização para a gestão e um avanço para Pedro II.

“É um grande salto que a nossa saúde está tendo, um grande sonho sendo realizado. Consultas e exames com médicos especializados, para um melhor atendimento à nossa população. É um orgulho muito grande para nós, estamos felizes em chegar mais perto dos nossos munícipes e atendê-los com qualidade, sem a necessidade de se deslocar para outros centros”, declarou a prefeita.

A secretária municipal de Saúde, Tatiana Martins, afirmou que o atendimento já iniciou com a especialidade de neurologia, e que mensalmente será divulgada a programação de quais especialidades estarão atendendo no Hospital Maternidade.

“Estamos iniciando hoje nossos atendimentos com médicos especialistas. Agora somos gestão plena na saúde, é um grande passo que estamos dando. Hoje, nós temos médico neurologista atendendo os pacientes e teremos um cronograma de especialidades até o final do mês. Mensalmente, estaremos dando publicidade a essa agenda”, finalizou a secretária.

Secom

Vídeo: idoso morre após acidente entre duas motocicletas em Pedro II; duas vítimas seguem internadas

Foto: Reprodução/ Internet

Por Marina Sérvio 

Um homem morreu após um acidente violento entre duas motocicletas que aconteceu na noite desta quinta-feira (19) na Avenida José Lourenço no município de Pedro II (a 202 km de Teresina). 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que Vicente Leitão da Silva, 63 anos, fez uma curva a esquerda e foi colhido. Veja o vídeo abaixo.

 

 

Na motocicleta, ainda estava Janaína, esposa de Vicente, que ficou com graves ferimentos. Os dois foram socorridos, mas o idoso não resistiu e morreu após ser transferido para unidade de saúde em Parnaíba. 

A esposa teve fraturas na face, na mandíbula e em uma das pernas e segue internada no Hospital Regional Chagas Rodrigues na cidade de Piripiri (a 161 km de Teresina).

Segundo o Tenente Santos, que atendeu a ocorrência, as vítimas não estavam usando capacete.

"Nenhum do pessoal tinha capacete. A senhora que estava na outra na motocicleta com o esposo, teve uma fratura exposta na perna e teve uma pacada no rosto. O outro rapaz que estava com ela teve apenas escoriações" detalha o tenente.

Vicente deixa a esposa, três filhos e quatro netos. 

Dia D de doação de medula óssea acontece dia 26 de outubro em Pedro II

Na manhã desta terça-feira (17), representantes do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma reunião na Câmara Municipal de Pedro II. O foco da reunião foi a apresentação do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e a discussão sobre a campanha que será conduzida para cadastrar doadores voluntários de medula óssea em Pedro II.

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é necessário dirigir-se ao hemocentro mais próximo, onde você pode se cadastrar no REDOME e fornecer uma pequena amostra de sangue para o exame de tipagem HLA. No Piauí, o cadastro pode ser realizado na sede do Hemopi em Teresina, bem como nos Hemocentros Regionais de Parnaíba, Floriano e Picos, ou durante as campanhas realizadas nos municípios. Em Pedro II, o "Dia D" para a campanha será 26 de outubro, das 8h às 17h, na Praça Padre Raimundo José Vieira (Praça do Cruzeiro), no Centro de Saúde Hortência Campelo (CSHC).

Os requisitos para se tornar um doador voluntário são: ter idade entre 18 e 35 anos, sendo que o doador permanece no cadastro até os 60 anos, que é o limite de idade para a doação; portar um documento de identificação oficial com foto; estar em bom estado geral de saúde; não possuir nenhuma doença que impeça o cadastro e a doação de medula óssea. Após preencher um formulário e fornecer uma amostra de sangue para testes que determinem as características genéticas, é avaliada a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Os dados pessoais e os resultados dos testes são registrados no REDOME, que é responsável por cruzar essas informações com os dados dos pacientes que aguardam transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é convocado para testes adicionais, e, após a confirmação, a doação é realizada. A probabilidade de encontrar uma medula compatível é, em média, de 1 em 100 mil, o que destaca a importância de ter um grande número de doadores cadastrados para aumentar as chances dos pacientes que aguardam por um transplante de medula óssea.

A doação de medula óssea envolve a retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punção, sob anestesia, ou através de coleta por aférese (punção na veia). O processo de recuperação leva cerca de 15 dias e é um procedimento extremamente seguro. Para o doador, a doação acarreta apenas um desconforto temporário, mas para o paciente, pode representar a diferença entre a vida e a morte. Tornar-se um doador de medula óssea é um ato de solidariedade e amor ao próximo.

Para obter mais informações e se cadastrar como doador de medula óssea, você pode visitar o site do REDOME https://redome.inca.gov.br/doador-atualize-seu-cadastro/ ou acessar o site do Hemopi http://www.hemopi.pi.gov.br/index.php. Além disso, o aplicativo REDOME está disponível para dispositivos iOS e Android.

Programa Defesa Civil na Escola é lançado em Pedro II

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro II, realizou na manhã desta segunda-feira (09), o lançamento do Programa Defesa Civil na Escola. O evento foi realizado na Escola Municipal de Tempo Integral Lagoa do Sucuruju e faz parte da Semana Nacional de Redução de Desastres.

O Programa Defesa Civil na Escola é um projeto pioneiro no estado, de prevenção, com características educacionais baseadas em uma metodologia de redução de risco.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a metodologia de trabalho pressupõe que conhecimentos que são da Defesa Civil ou das práticas de proteção civil sejam internalizados pelos alunos da educação básica no Piauí. “O programa será estruturado a partir de uma formação de professores, com trilhas que tratam de temas como os objetivos do desenvolvimento sustentável, cidades resilientes, mudanças climáticas, o Sistema Nacional de Proteção Civil, primeiros socorros e percepção do risco. Essa formação vai permitir que esses professores diluam, de forma transversal, conteúdos de natureza ambiental, climática de risco na grade curricular do ensino fundamental”, explicou Werton.

O programa  piloto de teste será executado em três municípios, Pedro II, Piripiri e Picos, em sete escolas; sendo duas em Pedro II, duas em Piripiri e três em Picos. O trabalho será desenvolvido com crianças do 5º e do 6º ano e terá uma culminância após quatro meses, em que as crianças deverão apresentar um produto ou uma ação social de impacto na comunidade.

Para a secretária de Educação de Pedro II, Helane Max, é um enorme prazer acolher esse projeto inovador, que com certeza, agregará muito na percepção dos alunos. “Nossos alunos agora serão pessoas que passarão a ter uma visão mais perceptiva dos riscos que possam acontecer no entorno de nossa escola e também na comunidade. Assim, passarão a procurar compartilhar não só dentro da escola, mas na comunidade e também do município, para tentar prevenir possíveis danos ou desastres que venham acontecer”, finalizou a secretária.

Da Redação

Construção da creche Vovó Inácia segue em ritmo acelerado

A construção do prédio escolar onde funcionará a Creche Infantil Vovó Inácia está em ritmo acelerado. Em breve, Pedro II ganhará mais um espaço para a educação infantil.

A unidade escolar contará com nove salas de aulas bem amplas, uma delas com recursos multifuncionais, que será essencial para o desenvolvimento educacional de pessoas com deficiência, promovendo uma educação inclusiva. O prédio escolar, que funcionará nas proximidades da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber, também terá sala de diretoria, sala dos professores, banheiros, lavanderia, cozinha, depósito, refeitório, pátio, área verde, entre outros ambientes.

Para a prefeita Betinha Brandão, essa é mais uma obra que irá proporcionar às famílias a oportunidade de terem seus filhos estudando perto de casa. “Teremos uma escola toda estruturada e comandada por profissionais excelentes, na certeza que daqui sairão grandes profissionais, pois eles terão a oportunidade de iniciar seus estudos na idade certa e no momento certo”, comenta a gestora.

Helany Max, secretária municipal de Educação, destaca a importância da qualidade no ensino. “Em breve, teremos mais uma escola para os nossos alunos e uma notícia dessa, para nós, que trabalhamos com a educação, é excelente. Destacar ainda que nesse prédio escolar teremos uma sala de aula que será voltada para alunos especiais, ou seja, é a inclusão iniciando desde cedo na vida dos nossos pequenos estudantes. Isso é importante, é qualidade de ensino”, finaliza a secretária.

Da Redação

Pedro II divulga edital para produção de curta-metragem ou documentário

Com o objetivo de incentivar as diversas formas de manifestações culturais, a Prefeitura de Pedro II lançou o Edital de Chamamento Público do Audiovisual nº 03/2023, que tem por finalidade selecionar iniciativas artísticas e culturais para produção de curta-metragem ou documentário para o segmento audiovisual direcionado a produtores culturais que executem ações no município.

O período de inscrições será de 02 a 17 de outubro de 2023, de forma presencial, na sede da Secretaria Municipal de Cultura. 

De acordo com o edital, 27 projetos serão selecionados: 15 na modalidade curta-metragem e 12 na modalidade documentário. A publicação do resultado final está prevista para 30 de outubro.


Acesse: EDITAL Nº 003/2023 - EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DO AUDIOVISUAL EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FIRMAR TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL COM RECURSOS DA COMPLEMENTAR Nº 195/2022 (LEI PAULO GUSTAVO) – AUDIOVISUAL – ART.6º INCISO I

Ascom

Motorista é morto ao dirigir carro e bater em duas árvores

Por Débora Cardoso*

Atualizada às 13h

Um homem identificado como Lauro Coelho, de 42 anos, foi morto com cerca de sete tiros, por volta das 21h40, desta segunda-feira (02), próximo ao Estádio Municipal em Pedro II (localizado a 202 km de Teresina). Ao ser alvejado, ele perdeu o controle do veículo e bateu em duas árvores.

Segundo a Polícia Militar, testemunhas informaram que o veículo estava sendo perseguido por uma motocicleta com dois homens que atiraram contra o carro. Em seguida, o motorista perdeu o controle e colidiu com duas árvores.

“A vítima tinha com cerca de sete disparos no corpo e encontramos estojos de munições de arma de fogo, calibre 38 e ponto 40 no local do ocorrido”, descreveu a capitã Sharlene Uchôa, comandante da 2ª Companhia da PM em Pedro II. 

O Samu chegou a ser acionado, mas ao chegar ao local, a vítima já estava em óbito. A PM informou ainda que Lauro Coelho chegou a mencionar a familiares que estava sendo seguido. Ele era casado, tinha dois filhos. 

O delegado Júlio Carvalho da Policia Civil que irá investigar o crime informou que a vítima já tinha passagem por posse irregular de arma de fogo.

"Ele tinha ligação com tráfico de drogas. A motivação ainda não pode ser apontada, mas é uma linha a ser seguida. Aparentemente não estava trabalhando. A equipe de investigação está em campo à procura de testemunhas e imagens", informou o delegado. 

 

(*) Estagiária sob supervisão

Prefeitura de Pedro II encerra o Mês do Trânsito com ação educativa

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), encerrou as atividades do Mês do Trânsito com diversas ações voltadas para a conscientização e segurança viária. As atividades incluíram campanhas educativas, palestras, blitz educativas, parcerias com a comunidade e mídia.

Durante o mês de setembro, a STRANS priorizou a educação para o trânsito, buscando conscientizar os cidadãos sobre a importância do respeito às leis de trânsito e o comportamento responsável nas vias públicas. Os profissionais visitaram escolas e comunidades locais, abordando temas como uso do cinto de segurança, capacete, respeito à faixa de pedestres e à sinalização de trânsito, bem como a proibição do uso de celular ao volante.

Além disso, foram promovidas palestras em escolas, direcionadas a crianças e adolescentes, com o intuito de prepará-los para futuras responsabilidades no trânsito, como motoristas, motociclistas e pedestres. A STRANS também realizou blitz educativas em pontos estratégicos da cidade, interagindo com os condutores, distribuindo materiais informativos e estimulando a reflexão sobre comportamentos seguros no trânsito.

A superintendência estabeleceu parcerias com a comunidade local, comércios e instituições, ampliando o alcance das ações e envolvendo um maior número de pessoas na promoção da segurança viária. Entrevistas em rádios locais, reportagens em portais informativos, além de matérias jornalísticas em diversos meios de comunicação, incluindo o site oficial e as redes sociais da Prefeitura de Pedro II, foram utilizados para divulgar as atividades e conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito.

Em resumo, a STRANS desempenhou um papel ativo no Mês do Trânsito, trabalhando para reduzir acidentes e promover um trânsito mais seguro e responsável em Pedro II.

Ascom

Pedro II elege diretoria do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável

Pedro II elegeu a nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para o mandato de dois anos. A assembleia para eleição da diretoria foi realizada nesta quarta-feira (27), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG).

O CMDRS é um órgão colegiado, composto de forma paritária entre o poder público e a sociedade civil, de caráter consultivo, orientativo, deliberativo e fiscalizador, sobre as questões que envolvem o desenvolvimento rural sustentável no município.

A composição da nova diretoria ficou assim: ?Presidente: Cleidiane Mesquita (Secretária Municipal de Agricultura); Vice-presidente: Bruno Bitencourt (Associação de Produtores Rurais); Secretário: Sidney Soares (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Agricultores Familiares de Pedro II);? Segunda-Secretária: Maria Gabriela (Fundação Santa  ngela).?

“O Conselho é responsável pela coordenação na elaboração, fiscalização, acompanhamento e avaliação das ações voltadas para o meio rural, com a participação efetiva dos produtores e da sociedade. Essas ações e o trabalho do conselho são para defender políticas públicas junto aos agricultores, além de legitimar e encaminhar projetos sociais que viabilizem o desenvolvimento sustentável do município”, explica Cleidiane Mesquita, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pedro II.


O CMDRS de Pedro II é composto  pela Secretaria Municipal de Agricultura; Secretaria Municipal de Governo; Legislativo Municipal; Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Sada); Sindicatos Rurais; Igrejas; Associação de Moradores; Associação de Produtores Rurais e ONGs.

Da Redação

Posts anteriores