Cidadeverde.com

Jovem é morto a tiros e irmão baleado dentro de casa em Pedro II

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (04) em uma residência na cidade de Pedro II (a 195 km de Teresina). De acordo com informações da Polícia Militar, dois suspeitos invadiram o local e efetuaram  os disparos contra  Leandro Alves dos Santos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

O irmão da vítima, um jovem de 25 anos, também foi baleado e socorrido. 

Após o crime, os suspeitos fugiram. A Polícia Militar faz buscas na região. 

A motivação do crime ainda é desconhecida.
 
O caso será investigado pela Polícia Civil.


Natanael Souza
[email protected] 

Prefeitura e Ouvidoria organizam projeto Fala Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, através da Ouvidoria Municipal, lança o projeto Fala Pedro II, um processo de escuta da população, com o objetivo específico de captar ideias e propostas relativas aos investimentos no Município, a serem incluídos no Orçamento Municipal, que será votado e aprovado pela Câmara de Vereadores, para execução no ano de 2024. O Fala Pedro II, será coordenado e executado pela Ouvidoria, órgão municipal que tem como finalidade ouvir a população e encaminhar aos órgãos competentes suas reclamações e sugestões. 

Neste processo, a população poderá se manifestar apontando as necessidades de cada comunidade, de forma a possibilitar a gestão municipal, definir as prioridades a serem incluídas no Orçamento Municipal, tornando o cidadão um protagonista da gestão pública. Será aplicado um formulário contendo uma lista dos diversos setores da administração municipal, dentre os quais o cidadão priorizará até 5 (cinco) setores e para cada um poderá especificar até 3 (três) obras, ideias ou propostas.

Serão realizadas 5 (cinco) reuniões de escuta na zona urbana e 7 (sete) na zona rural, no período de 31/7 a 15/8/2023, como também será disponibilizado o Formulário no site oficial da Prefeitura e divulgado na mídia local. O formulário, contém uma lista de 12 (doze) setores da administração municipal, relembrando que dentre os quais o cidadão priorizará até 5 (cinco) setores e para cada um poderá especificar até 3 (três) obras, ideias ou propostas.

A expectativa desse processo, segundo Carmem Neudélia, economista e assessora de planejamento imbuída junto com Osmar Getirana, ouvidor municipal, é de que haja a escuta qualificada junto à população, com uma amostra de no mínimo 500 (quinhentas) pessoas participantes, nas 5 reuniões na zona urbana e 7 reuniões na zona rural. "Na primeira reunião, se reunirá entidades e instituições representativas em uma escuta qualificada, com um formulário de coleta de dados, de modo a mapear essas informações e nortear o trabalho do município no atendimento à demandas comunitárias mais importantes. Nas demais, setoriais por regiões, englobando as comunidades. A ideia é principalmente ouvir a população e coletar ideias para investimento em obras e serviços no município de Pedro II, para melhorar a qualidade de vida de toda a população no município." examina a assessora responsável, Carmem Neudélia.

Fonte: Semcom 

Pedro II recebe Justiça Itinerante de 19 a 23 de junho

Foto: Tribunal de Justiça 

O município Pedro II (a 200 km de Teresina) recebe a partir da próxima segunda-feira (19), os serviços da Justiça Itinerante. Os atendimentos gratuitos e voltados à garantia do exercício da cidadania ocorrem até a sexta-feira (23) na Praça Domingos Mourão (praça da Prefeitura), a partir das 8h, mediante a entrega de senhas.

“A cada duas semanas, realizamos jornadas no interior do Piauí e nos bairros de Teresina levando serviços como a emissão de documentos essenciais à cidadania, reconhecimento de paternidade, união estável, dentre outros, de forma gratuita e simplificada à população. Nesta próxima semana, chegou a vez de Pedro II ser contemplada com os atendimentos, e para que eles sejam efetuados, a população precisa estar atenta à documentação necessária para cada demanda”, explica a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio.

A Justiça Itinerante é uma ferramenta do Judiciário que disponibiliza, em um só lugar, serviços como divórcio consensual, retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito, homologação de acordo de pensão alimentícia, dentre outros serviços.

Veja os documentos necessários para cada serviço:

Reconhecimento de paternidade:
– Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.

Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:
– Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.

Divórcio Consensual:
– Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.

Reconhecimento de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento e dissolução de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento/justificação de óbito:
– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.

2º via de Registro Civil:
– Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.

RG (1ª e 2ª vias):
– Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).

Fique atento às datas, documentos necessários e horários!

 

 

Da Redação
[email protected] 

Governo do Estado inaugura Sala da Cidadania em Pedro II

Foto: Gabriel Paulino 

O município de Pedro II, localizado ao Norte do estado, ganhou nesta quinta-feira (8), um novo espaço de oferta de serviços públicos. Trata-se da Sala da Cidadania, inaugurada em solenidade que contou com a presença do governador em exercício, Themístocles Filho, do secretário da Administração (Sead), Samuel Nascimento, e do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

A Sala da Cidadania faz parte do Programa Espaços da Cidadania, criado pelo Governo do Estado do Piauí e gerido pela Sead. Em Pedro II, no novo posto vai funcionar, inicialmente, um posto do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco com a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). “Vamos começar com o Instituto de Identificação, mas em breve iremos ampliar a oferta de serviços”, explicou Conceição Santana, gerente dos Espaços da Cidadania da Sead.

O secretário Samuel Nascimento destacou o objetivo da Sala e acrescentou que a iniciativa é uma forma de aproveitar os imóveis do Estado. “Esse local já é um imóvel do Estado e estamos aproveitando esse espaço para instalar essa Sala da Cidadania com o propósito de inovar na forma de atender o cidadão, oferecendo serviços públicos de forma rápida e eficiente. Tem como característica principal a centralização e a integração de órgãos públicos em um único local, proporcionando ao cidadão uma economia de tempo e de custo”, explicou.

O Secretário de Segurança, Chico Lucas, ressaltou a importância da parceria estabelecida com a Sead. “Essa inauguração é uma parceria entre o Instituto e a Sead para atender uma demanda local da oferta desse serviço, que é a emissão da Carteira de Identidade Nacional. É um espaço pensado para facilitar a vida da população, haja vista a localização do imóvel e a centralização dos serviços em um único imóvel”, concluiu

A Sala da Cidadania fica localizada na Avenida José Lourenço, 949, bairro Vila Operária e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h.

 

Da Redação
[email protected]

Pedro II monitora qualidade da água no Festival de Inverno

Agentes de controle da Supervisão de Endemias de Pedro II estão intensificando a ação de monitoramento e análise por meio do Programa Vigiágua, que busca verificar e atestar a qualidade hídrica da água para uso e consumo humano, fazendo o controle de qualidade geral do insumo.

Com o esperado aumento do uso de água no município nestes dias do Festival de Inverno, como em balneários, pousadas, lanchonetes, restaurantes, locais turísticos e de grande visitação em Pedro II, o controle de qualidade visa garantir o abastecimento de água no estado ideal para uso e consumo.

Vanessa da Mata se apresenta nesta quinta-feira (8) no Festival de Inverno; veja programação

Foto: Paulo Tauil / AgNews

O Festival de Inverno de Pedro II, a 201 km de Teresina inicia nesta quinta-feira (8) a sua 17ª edição do evento com uma prgramação extensa com apresentação de Vanessa da Mata, Ana Vitória e Alice Caymmi no palco principal.

O evento acontece até o domingo (11) com apresentações de bandas locais no Palco Gritador e das nacionais no Palco Opala. Entre os atrações estão Lagum, Frejat, Gilsons e Duda Beat. 

Criado em 2004, o festival faz parte do calendário cultural de eventos do Piauí, e estava sem ser realizado desde a pandemia da Covid-19. A estimativa é que 10 mil pessoas participarão por dia neste ano.

 

 

Confira a programação no Palco Opala:

Quinta-feira - 8 de junho: 

  • Alice Caymmi às 20h
  • Anavitória às 22h
  •  Vanessa da Mata às 00h

Sexta-feira - 9 de junho: 

  • Top Gun às 20h
  •  Lagum às 22h
  • Duda Beat às 23h30

Sábado - 10 de junho:

  • Teófilo às 21h
  • Gilsons às 23h
  •  Frejat às 00h30

Domingo - 11 de junho: 

  • Banda Retrô  às 20h30
  • Flávio Venturini às 22h
  • Chico César às 00h

 

Palco Gritador:

Quinta-feira - 8 de junho: 

  • Serial lover Band- 19h30 às20h45
  • Márcia Rejane e Banda- 21h às 22h15
  • Raí Elvis- 22h30 às 23h45

Sexta-feira - 9 de junho: 

  • Sonayra- 18h ás 19h15
  • Street Company- 19h30 às 20h45
  • Ramon Marques e Banda- 21h às 22h15
  • Fronteira Blues- 22h30 às 23h45

Sábado - 10 de junho:

  • Florais da Terra Quente- 18h às 19h45
  • Cruviana- 19h30 às 20h45
  • Calango Band- 21h às 22h15
  • Elder Luis (Tributo ao Samba)- 22h30 ás 23h45

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Sesapi disponibiliza testes de Covid e malária para serem realizados em Pedro II

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) enviou lotes com testes rápidos para detecção da Covid-19 e malária para o município de Pedro II, que serão disponibilizados ao público e realizados por equipes do município durante os quatro dias do Festival de Inverno de 2023.

A coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, explica que a medida é uma ação preventiva da Sesapi por conta da previsão de um grande fluxo de pessoas por conta do festival, inclusive de outros estados.  A preocupação é com a transmissão de doenças graves.

"Teremos muitos turistas vindo de outros lugares e, consequentemente, existe a possibilidade de entrar malária autóctone, ou seja, o paciente contaminado chega, o mosquito pica se contamina e transmite para outras pessoas", destaca a técnica.

Além disso, a Sesapi reforçou os serviços de saúde em Pedro II e dobrou o número de equipes do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, que funcionará como unidade de retaguarda para atendimento de pacientes graves.

 

Da Redação
[email protected]

 

Polícia prende seis pessoas em Pedro II e conduz 7 a delegacia durante operação

  • operação_1.jpg Fotos: Divulgação/Polícia Civil do Piauí
  • operação_2.jpg Fotos: Divulgação/Polícia Civil do Piauí
  • operação_3.jpg Fotos: Divulgação/Polícia Civil do Piauí
  • operação_4.jpg Fotos: Divulgação/Polícia Civil do Piauí
  • operação_6.jpg Fotos: Divulgação/Polícia Civil do Piauí
  • operação_7.jpg Fotos: Divulgação/Polícia Civil do Piauí

Atualizada às 10h


A Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) prendeu nesta quinta-feira (8) seis pessoas suspeitas de tráfico de drogas, homicídio e posse ilegal de armas na cidade de Pedro II (a 195 km de Teresina). Sete pessoas também foram conduzidas até a delegacia para prestarem depoimentos.

De acordo com a Polícia, quatro dos presos foram em flagrantes durante a Operação Lapidação. As outras duas pessas presas foram por homicídios. 

Segundo a delegada Alexandra Santos, da Depre, armas, uma grande quantidade de munições e a quantia de R$ 6 mil em dinheiro também foram apreendidas. Sobre as prisões, ela destacou dois suspeitos já possuiam mandados de prisão em aberto por homicídio e o restante foi preso em flagrante. 

“Na ocasião, foram conduzidas sete pessoas, cumprido dois mandado de prisão preventiva por homicídio, além de realizar a feitura de quatro autos de prisão em flagrante, TCO, Boletins de Ocorrência e foram apreendidos três armas de fogo, mais de 100 munições, drogas do tipo maconha, cocaína, balanças de precisão, apetrechos utilizados na traficância, além de mais de R$ 6 mil em dinheiro”, informou. 

Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a ação. A operação busca combater os crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e associação para o tráfico. 

“Estamos aqui na cidade de Pedro II onde na manhã de hoje foi deflagrada a Operação Lapidação, operação cuja investigação foi realizada pela Depre visando o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão relacionado aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo”, completou Alexandra Santos. 

Foto: Ascom/SSP-PI 

A delegada da Depre destacou ainda que o resultado da operação foi bastante exitoso, visto a grande concentração de pessoas que o município de Pedro II irá receber com o Festival de Inverno. 

“Foi uma ação bem exitosa, que visa reprimir esse tráfico aqui na cidade de Pedro II e realizado ainda nesta data tendo em vista o período festivo do Festival de Inverno, então para que a população chegue à cidade e encontre uma cidade segura, tranquila, sem oferta de droga e sem armas de fogo”, pontuou.

A Secretaria de Segurança Pública informou ainda que o nome da operação deriva do processo utilizado para se obter a qualidade e pureza de uma pedra, tornando-a preciosa, já que a cidade de Pedro II é conhecida mundialmente por abrigar a pedra Opala.

Participaram da operação a Superintendência de Operações Integradas-SOI da SSP/PI, Equipes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Gerência de Polícia do Interior, Gerência de Polícia Especializada, Delegacias de Piripiri, Pedro II, Piracuruca, Barras, Núcleo de Operações com Cães (NOC) da DEPRE PC/PI, Canil da Guarda Civil Municipal de Teresina, além do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER/PM-PI).

 

Rebeca Lima
[email protected]

Feira da Agricultura Familiar ocorrerá durante 17° Festival de Inverno de Pedro II

Na manhã dessa quinta-feira (1), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Pedro II (Semag), representantes da própria secretaria, das Associações da Agricultura Familiar, alunos da Escola Família Agrícola Santa Ângela - EFASA (que vieram conhecer e visitar a secretaria) e representantes de linhas de crédito e financiamento do Banco do Brasil para o setor estiveram em reunião. 

O tema principal foi a organização para a Feira da Agricultura Familiar no 17° Festival de Inverno de Pedro II (FIP2), feira esta que acontecerá no dia 9/6, no Mercado do Artesão de Pedro II "Inácia Maria de Oliveira", de 7h às 14h30. Além da diversificada exposição dos produtos locais da Agricultura Familiar local, haverá shows artístico-musicais com as atrações Gil do Acordeon e César Araújo na ocasião. 

As consultoras de crédito e financiamento do Mais BB, comandadas pela líder de rede do canal correspondente FACILIT mais BB, Gleynaria Nichelen e acompanhada da agente de crédito, Gleycia Roberta, estiveram presentes divulgando o programa federal Pátria produtora. Ali apresentaram as soluções financeiras possíveis de contratação pelos agricultores familiares, explanando e orientando ao público presente na reunião sobre incentivo de crédito para agricultura familiar. 
(Fonte: Semcom Pedro II-PI.)

Pedro II sedia segunda etapa do Campeonato Piauiense de MTB/XCM

Fotos: Divulgação

A segunda etapa do Campeonato Piauiense de MTB/XCM, da 3ª edição do Imperador Race, acontece nos dias 03 e 04 de junho de 2023, em Pedro II, Piauí. O evento contará com uma premiação em dinheiro de 20 mil reais, além de troféus e medalhas.

O Imperador Race 2023 conta com dois percursos, percorrendo as mais belas trilhas de Pedro II e Lagoa de São Francisco. O percurso oficial percorrerá aproximadamente 75 km, chegando no Mirante do Gritador, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Piauí.

Durante o percurso os atletas contarão com pontos de apoio e de hidratação, e uma das novidades deste ano é que na subida do gritador os competidores terão um incentivo a mais, com música ao vivo e churrasco para os ciclistas quando passarem em determinado ponto da ladeira.

Vários atletas de outros estados já confirmaram presença neste evento mas, os pratas da casa estão entre os favoritos como é o caso de Lindomar, dez vezes campeão do Piocerá que já veio   fazer o reconhecimento do percurso

“É uma prova muito boa a expectativa é das melhores, eu fiz o reconhecimento da trilha e tão muito show, uma prova muito bem organizada e esperamos conseguir um bom resultado” disse o atleta da cidade de Altos.

A expectativa que cerca de 500 atletas participem da prova, as inscrições podem ser feitas no site agendaoffroad.com, a prova também vem movimentando a economia do município de Pedro II já que muitos hotéis e pousadas já estão lotados com reservas. Quem também ganha com um evento esportivo da grandeza que é o Imperador Race é o setor de gastronomia que lotam nos dois dias de competição.

O evento conta com o apoio de empresas particulares e de entes públicos como a prefeitura de Lagoa de São Francisco, prefeitura de Pedro II e do Governo do Piauí, através da Secretaria de Turismo (SETUR). É o ciclismo promovendo o esporte e turismo na região norte do Piauí !

 

Da Redação 
[email protected]

Posts anteriores