Cidadeverde.com

Prefeitura de Pedro II participa de Seminário para Formação de Gestores sobre o BPC

Foto: Ascom

Representando a Prefeitura de Pedro II, a secretária de Assistência Social, Elissiane Uchôa; acompanhada da diretora da pasta, Verônica Pereira; bem como do psicólogo e coordenador do Núcleo de Saúde da Família (NASF), Jorge Fernando; e da psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Araújo; participaram do III Seminário para Formação de Gestores Estaduais e Municipais sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), em Teresina.

Realizado pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), o evento teve início nessa segunda-feira (30) e encerrou nesta quarta-feira (1°), contando com representantes municipais de todo o estado.

O objetivo, segundo a secretária de Assistência Social, foi discutir alternativas para aprimorar o acesso e permanência dos estudantes com deficiência no ambiente escolar. 

"Foi um debate enriquecidor e muito produtivo, em que pudemos dialogar e nos preparar para receber cada vez mais esses estudantes e traçar estratégias para o seu aprendizado. A integração entre as pastas é fundamental para atingirmos as metas estabelecidas", analisa Elissiane Uchôa.

Da Redação
[email protected]

Pedro II sedia prova de ciclismo dia 12 de junho

Foto: Renato Andrade

A 2ª etapa da Copa Piauí Norte de MTB, a Imperador Race, será realizada em nova data: dia 12 de junho, na cidade de Pedro II, envolvendo ciclistas de todos os estados brasileiros. O evento foi adiado em virtude do falecimento do prefeito municipal de Pedro II, Alvimar Oliveira de Andrade, ocorrido no dia 21 de Maio de 2022.

Na oportunidade, serão distribuídos mais de R$17 mil em prêmios entre os atletas que conquistarem os mais altos lugares do pódio. Além das premiações em dinheiro, a organização do evento entregará troféus para os cinco primeiros colocados e medalhas para todos que completarem o percurso da prova.

“O Imperador Race visa fomentar o turismo de esportes e lazer, por meio da prática do ciclismo. Eventos como este movimentam também o comércio local, em especial a rede gastronômica e hoteleira das cidades de Pedro II, Lagoa de São Francisco e Piripiri, além de todas as demais formas de fomento da economia local. Infelizmente, o evento não ocorre na data prevista por conta dessa fatalidade envolvendo o prefeito de Pedro II, mas a organização do evento estipulou nova data sem causar prejuízos aos participantes”, afirma Marcelo Costa, secretário estadual do Turismo.

A prova será realizada na modalidade MTB e classificação XCM, modalidade muito praticada pelos ciclistas e que irá fazer parte das etapas da Copa Norte Piauí de MTB. O percurso terá início na cidade de Pedro II e seguirá para os municípios de Lagoa do São Francisco e de Piripiri.

Serão disputadas todas as categorias oficiais da FCP na modalidade MTB, além das categorias Duplas, Pesadão, Open A e Open B (masculina e feminina).

O evento é uma realização da D+ Entretenimento com patrocínio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Da Redação

Autoridades e familiares participam da missa de 7º dia de Alvimar Martins

Foto: Ney Silva 


Familiares e autoridades participaram nesta sexta-feira (27) das celebrações e homenagens pelo 7º dia de falecimento do prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, que morreu no último dia 21 de abril. 

No final da tarde, as homenagens aconteceram no tumulo do prefeito, no cemitério da Vila, em Pedro II.

No início da noite, uma missa campal foi celebrada na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada na praça Domingos Mourão Filho. 

Durante os dois momentos, a esposa de Alvimar, Eleonora Uchoa, e os filhos receberam o apoio dos presentes. Escolas das rede municipal de Pedro II também prestaram homenagem ao prefeito falecido. 

Foto: Ney Silva 

O Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, também esteve presente e chegou a se emocionar durante as homenagens prestadas a Alvimar Martins, de quem foi aliado político por muitos anos. 

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, também participou das homenagens e destacou o legado deixado por Alvimar Martins para o município. 

Já o deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas) defendeu que o estádio José Teixeira Santos, uma das prioridades da gestão de Alvimar Martins nos últimos anos, tenha o nome de Arena do Guerreiro, em homenagem ao prefeito falecido. O estádio deve ser inaugurado no próximo mês de agosto. 

Foto: Ney Silva 


Ney Silva (Rádio Cidade Verde Pedro II)
[email protected] 

Pega de Boi no Mato celebra a profissão secular do vaqueiro na comunidade São Luís

Fotos: Laudiceia Uchôa

Na zona rural de Pedro II, a 220km de Teresina, ainda é comum encontrar homens vestidos de couro, guiando a boiada ou correndo atrás dos animais desgarrados. O manejo com os bovinos é de responsabilidade do vaqueiro e, no estado, esse trabalho rural é passado de geração em geração. O evento Pega de Boi no Mato celebra essa tradição com uma importante festa no sábado, 28 de maio, na zona rural de Pedro II, na comunidade São Luís. 

Para Fernando Uchôa, vaqueiro desde os sete anos de idade, essa não é só uma profissão, mas uma missão de levar adiante uma tradição secular que  ajudou a construir a história do Piauí e que continua movimentando a economia dos municípios piauienses. "Correr gado é uma paixão que está no sangue. Eu herdei do meu avô Manoel Fernandes, que era cearense entusiasmado, mas muito forte e corajoso" diz Fernando que, com a ajuda de amigos, já venceu muitas competições de Pega de Boi no Mato. A partir dessa história, surgiu em 2016 a primeira Pega de Boi no Mato Manoel Fernandes que  tem como objetivo dar visibilidade aos vaqueiros de Pedro II e região, além de movimentar a economia da comunidade.

Após dois anos parado por causa da pandemia de covid-19, o evento volta a ser realizado no dia 28 de maio. Dona Altina Uchôa, que é uma das organizadoras da festa e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pedro II, lembra que o evento já reuniu mais de quatro mil pessoas em edições anteriores.  Para ela, é uma alegria receber tantos vaqueiros em sua residência. "Eu tenho muito orgulho do meu filho que é vaqueiro e como aqui em casa sempre foi movimentado, o evento veio pra agregar mais ainda as pessoas. Aqui participam vaqueiros do Piauí e do Ceará e a gente oferece aos participantes café da manhã, almoço e muito forró".

O senhor Francisco Carneiro, mais conhecido como "Teixeira", que também é vaqueiro e organizador do evento, chama todos os vaqueiros da região para participar da atividade cultural. " É uma alegria muito grande receber os amigos depois desses anos difíceis por causa da pandemia. Mas, com quase todo mundo vacinado, a gente pode se confraternizar de novo e celebrar a nossa cultura”, conta.

O evento terá início às 7h com café da manhã na casa da Dona Altina. Às 8h será realizado um momento de oração em homenagem aos vaqueiros e colaboradores da ação que morreram nesses últimos anos. Em seguida começa as inscrições da Pega de Boi no Mato e, ao término da competição, haverá um almoço para os vaqueiros e em seguida a premiação do 1°,2° e 3° colocados. Também terá um concurso de Forró com premiação para o melhor casal. A animação ficará por conta do cantor Naldo Tigrão e Banda, de Pedro II, e Manoel Rock e os incansáveis, de Santa Teresa -  Ceará.

Pega de boi no mato

A tarefa é secular. Pegar o boi dentro do mato fechado. Por cima de pau e pedra, enfrentando cipós e mandacarús, a Pega de boi no mato é um esporte que vem sendo praticado na zona rural de Pedro II. Tem conquistado cada vez espectadores e amantes de cavalos. 

Na hora que dispara o cronômetro, com seu cavalo vistoso e em alta velocidade, o vaqueiro entra na vegetação. 

A meta é cortar a "marra do boi" (que é um cordão colocado no pescoço do animal, fino para facilitar a retirada pelo vaqueiro e não maltratar o animal) quem fizer isso mais rápido , vence a disputa.

Esta figura histórica, apesar dos seus grandes feitos, ainda é marginalizada e como diria Luiz Gonzaga "esquecido nas quebradas do sertão", mas na Pega de boi no Mato ,o vaqueiro é protagonista e dono da festa.


Da Redação
[email protected]

Elisabete Brandão é empossada e assume a prefeitura de Pedro II

Atualizada às 10h

A prefeita interina de Pedro II, Elisabete Rodrigues de Oliveira,conhecida como Betinha Brandão (PSB), foi efetivada no cargo na manhã desta terça-feira (24), em sessão na Câmara Municipal da cidade. Ela assume após o falecimento do titular, Alvimar Martins, que morreu no último sábado após ficar cerca de oito dias internado em um hospital particular de Teresina. 

A solenidade de posse aconteceu de forma rápida e restrita, sem aglomerações. O momento contou com a presença de vereadores do município, representantes da Justiça Eleitoral e da OAB. A viúva de Alvimar Martins, Eleonora Martins, também participou da posse. 

Em sua primeira entrevista como prefeita de Pedro II, Betinha Brandão afirmou que pretende dar continuidade às ações que já estavam sendo desenvolvidas pela gestão de Alvimar Martins. 

"Quero dizer que meu sentimento é de muita humildade. Dizer que nos pretendemos dar continuidade à nossa administração, zelando pelo bem comum, zelando por uma educação de qualidade, uma saúde bem melhor. Estaremos à postos para atender às necessidades do nosso povo. Acredito que  o povo de Pedro II confiará no nosso trabalho. Iremos fazer uma administração voltada para o futuro do nosso povo, para o futuro da nossa cidade", disse a prefeita. 

 

Foto: Ney Silva 

 

Devido ao luto enfrentado no município, a nova prefeita não vai realizar nenhum tipo de festa ou comemoração pela posse. Ela permanece no cargo até 31 de dezembro de 2024. 

Betinha Brandão tem 61 anos e foi eleita vice-prefeita de Pedro II por duas vezes. Em 2021, ela chegou a assumir o cargo de prefeita em quatro oportunidades, durante os períodos em que Alvimar Martins estava afastado para tratamento de saúde. 

A nova prefeita, que é esposa do deputado estadual Wilson Brandão(Progressistas), assumiu interinamente a prefeitura de Pedro II no último dia 13 de maio, quando Alvimar Martins foi internado pela última vez. 

Foto: Ney Silva

 

Natanael Souza e Ney Silva 
[email protected]

Morre o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, do Progressistas

Foto: arquivo/cidadeverde

Morreu na manhã deste sábado (21), em Teresina, o prefeito do município de Pedro II, Alvimar Martins (Progressistas). Ele estava internado na UTI do Hospital da Unimed com diagnóstico de choque-séptico (infecção generalizada). A informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação da prefeitura.

Exercendo o cargo de prefeita desde o afastamento do titular no último dia 13 de maio, quando deu entrada na internação, a vice Betinha Brandão decretou luto oficial de oito dias na cidade. 

O último boletim médico divulgado por sua assessoria, no dia 19, informou que o quadro de saúde do prefeito era grave e que ele se encontrava intubado fazendo uso de ventilação mecânica

De acordo com informações repassadas pela assessoria ao Cidadeverde.com, o corpo de Alvimar Martins deve chegar às 18h deste sábado (21) à Pedro de II. Antes do velório aberto ao público, que será realizado na residência do gestor, haverá um cortejo no carro do Corpo de Bombeiros pela cidade.

Confira o cronograma do funeral: 
 
18:00hs - início do cortejo saindo da localidade placas em direção a Pedro II.
( passando pelo rua Tertuliano Brandão Filho parando em frente a prefeitura onde receberá homenagens)
19:00hs - Missa de corpo presente na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição.
20:30hs - após a missa seguirá em direção ao hospital Josefina Gentirana Neta, onde recebe homenagens . cortejo seguirá pela rua Corinto Andrade, segue pela Avenida Jose Lourenço Mourão parando em frente a rodoviária, depois segue para a rua Lauro Cordeiro parando em frente ao estádio Jose Teixeira Santos, finalizando o cortejo em sua residência na rua Vasco da Gama no Centro, onde acontece o velório aberto ao público.
 
O sepultamento do corpo do prefeito de Alvimar Martins será sepultado no domingo (22), às 8h no cemitério da vila, em Pedro II.

Desde que o assumiu o cargo, em janeiro de 2021, o gestor, que tratava um câncer próstata há cerca de um ano, já havia se afastado da prefeitura pelo menos 4 vezes para cuidar da saúde. A vice-prefeita Elisabete Brandão está no comando do município.

Quem era Alvimar Martins

Alvimar Oliveira de Andrade, mais conhecido como Alvimar Martins, nasceu em Pedro II, em 24 de agosto de 1956. Casado, o prefeito tinha 4 filhos, dois deles com a atual esposa, Eleonora Maria Alves Costa Andrade. Ele estava em seu 4º mandato.

Filho de Antonino Martins de Andrade e Inácia Maria de Oliveira, cursou escola primária no Grupo Escolar Marechal Pires Ferreira e o curso ginásio na Escola Professor Filipino Orsano. Cursou até o segundo ano Licenciatura Plena em Agropecuária pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Em 1987 resolveu seguir a profissão de seu pai, como comerciante, até ingressar na carreira política partidária, onde presidiu diversas agremiações políticas.

Dos anos de 1992 a 1996 exerceu o cargo de Secretário de Finanças na Prefeitura Municipal de Pedro II, na gestão de seu irmão, o ex-prefeito João Eudes Martins.

Durante dois mandatos, de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012, foi prefeito de Pedro II. Em 2016 foi novamente eleito prefeito, sendo reeleito em 2020.

A prefeitura emitiu nota de pesar nas redes sociais

 

 

O governo do estado lamentou a morte do prefeito e divulgou nota de pesar.

O Governo do Estado lamenta profundamente o falecimento do prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, neste sábado (21).

Alvimar Martins tinha 65 anos, nasceu em Pedro II estava em seu quarto mandato como prefeito. Deixa 4 filhos e a esposa Eleonora Maria Alves Costa Andrade.

Neste momento de dor, o Governo do Estado do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos munícipes de Pedro II, amigos e familiares do prefeito Alvimar Martins.

Hérlon Moraes
[email protected]

Polícia apreende supermaconha e drogas sintéticas em Pedro II; três são presos

A Polícia Civil apreendeu nesta sexta-feira (20), em Pedro II (206 km de Teresina), duas plantações de skunk, droga conhecida como supermaconha, que estava sendo cultivada em estufas. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três pessoas acabaram presas em flagrante durante a operação. 

A apreensão da droga aconteceu um dia antes de uma festa rave que aconteceria na cidade. A Polícia suspeita que as drogas seriam comercializadas durante o evento. 

Segundo o delegado titular de Pedro II, André Moreno, dos três presos em flagrantes pelo menos dois já têm passagem pela polícia. 

“Foram presos três indivíduos em casas diferentes. O primeiro foi preso com um laboratório dentro de casa [onde cultivava o skunk]. O segundo foi preso em casa com vários pés de maconha e grande quantidade de skank também. Já na casa do terceiro foram encontradas duas armas artesanais, algumas pílulas de êxtase e maconha”, acrescentou o delegado Moreno. 

O delegado Matheus Zanatta, gerente de Polícia Especializada (GPE), participou da operação e explicou como a super maconha era cultivada pelos presos. 
 
"Ela é feita com técnicas do sistema hidropônico com fertilização e irrigação própria. Ela é feita em estufa e tem um valor muito maior do que a maconha normal e ela tem 7 vezes mais THC do que a maconha normal", frisou o delegado Matheus Zanatta. 

Durante a operação, os policiais ainda apreenderam droga sintética, balança de precisão, prensa, duas motos e um carro. 

“Os presos em flagrante foram autuados e agora vamos terminar os procedimentos para enviar para o judiciário e Ministério Público já com o pedido de prisão preventiva”, concluiu o delegado Moreno.  

Participaram da operação a Gerência de Polícia Especializada, a Gerência de Polícia do Interior e a Delegacia de Pedro II. 

 

 

Nataniel Lima e Ney Silva
[email protected] 

Prefeito de Pedro II é intubado e segue internado em estado grave em hospital de Teresina

Foto: Ascom/Prefeitura

O Prefeito de Pedro II, Alvimar Martins (Progressistas), segue internado em estado grave na UTI de um hospital particular de Teresina. De acordo com boletim médico divulgado nesta quinta-feira (19), o gestor teve um diagnóstico de choque-séptico (infecção generalizada) e está intubado e em ventilação mecânica, fazendo uso de drogas vasoativas. 

Alvimar Martins tem 65 anos e está internado desde o último dia 13 de maio. 

Na mesma data, o prefeito enviou à Câmara Municipal de Pedro II um novo pedido de afastamento do cargo, por 30 dias, em função de tratamento de saúde. 

Desde que o assumiu o cargo, em janeiro de 2021, Alvimar já se afastou da prefeitura pelo menos 4 vezes para cuidar da saúde. 

Na ausência do gestor, a vice-prefeita Elisabete Brandão comanda o município de Pedro II. 

 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Prefeito de Pedro II volta a se afastar do cargo para tratamento de saúde

Foto: Ascom/Prefeitura

O prefeito de Pedro II, Alvimar Oliveira (Progressistas), voltou a pedir afastamento do cargo por problemas de saúde. Em pedido enviado à Câmara de Vereadores, ele solicita uma licença de 30 dias.

Em atestado enviado à Câmara Municipal, o médico Eduardo Mendes de Carvalho diz que o prefeito necessita ficar afastado das funções até 9 de junho.

Desde que o assumiu o cargo, em janeiro de 2021, Alvimar já se afastou da prefeitura pelo menos 4 vezes para tratamento de saúde. O prefeito tem 65 anos. 

Na ausência do gestor, a vice-prefeita Elisabete Brandão comanda o município.

O Cidadeverde.com tentou contato com a assessoria do prefeito para saber seu estado de saúde, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

Hérlon Moraes
[email protected]

Filhote de gato-maracajá é capturado por moradores em Pedro II

Foto: PM-PI

Um filhote de gato-maracajá foi capturado por moradores de Pedro II, a 205 km de Teresina, após comer alguns animais pequenos da região.  A Polícia Militar foi acionada e o animal foi solto em uma área não habitada nesta quarta-feira (11).

A Polícia Militar foi acionada por moradores da localidade Bom Lugar informaram que um filhote de gato-maracajá tinha sido capturado e colocado em uma área cercada.

“Ele foi capturado por populares na localidade Bom Lugar e ele vinha há algum tempo se alimentando dos animais da pessoa que capturou, animais menores, como galinhas. Ontem à noite ele foi capturado e hoje a polícia foi procurada para dar um destino ao animal”, explicou a capitã Sharlene Uchôa, comandante da PM em Pedro II.

 

 

Quando os policiais foram até o local, encontraram em contato com o Ibama, localizado na cidade de Teresina, onde conversaram com um veterinário que aconselhou que o animal fosse solto em uma área longe de moradores, já que ele estava bem. O animal foi solto na localidade Lagoa do Mato.

“Conseguimos um contato com o Ibama de Teresina, e como o animal não tinha ferimentos e não estava debilitado, foi orientada fazer a soltura em uma região desabitada e assim fizemos”, explicou a comandante.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores