Cidadeverde.com

Miss Piauí Globo 2022 é recebida pela prefeita Betinha Brandão

Primeira pedrossegundense a conquistar o título de Miss Piauí, Joana Luísa foi recebida com festa e homenagens em seu retorno a Pedro II, na noite deste domingo (3),  após vencer o concurso, que aconteceu na última quinta-feira (30), em Teresina.

A Miss Piauí percorreu as ruas da cidade em um mini-trio elétrico, acompanhada de familiares, amigos e admiradores. Joana Luísa foi recepcionada no Palácio da Opala, sede da Prefeitura, pela prefeita Betinha Brandão, pela vereadora Esmaela Macêdo, representando o poder legislativo; secretários municipais e pela coordenadora da Mulher, Bárbara Macêdo; além de populares.

Na oportunidade, a prefeita aproveitou e entregou à jovem a chave da cidade, uma faixa de miss confeccionada por uma artesã local e um buquê de rosas. Joana Luísa agradeceu a recepção e saudou os presentes. “Obrigada, prefeita Betinha, pela maravilhosa recepção, obrigada a todos. Estou muito feliz por ser a primeira pedrossegundense a vencer o concurso de Miss Piauí. É um sonho realizado que quero compartilhar com todos vocês”, disse.

A gestora municipal ressaltou a satisfação pelo conquista da pedrossegundense. "Essa vitória leva o nome do nosso Município de maneira positiva para todo o estado e para o Brasil. Pedro II é uma terra única, especial em todos os sentidos. Cheia de belezas, riquezas e encantos. Quero parabenizar a Joana e toda a sua família e dizer que a cidade tem muito orgulho dela”, afirmou.

Agora, a Miss Piauí deverá se preparar para o Miss Brasil Globo, previsto para ser realizado no dia 27 de agosto, em Brasília, quando disputará com representantes dos demais estados o título de mulher mais bonita do país.

Da Redação

Prefeitura de Pedro II realiza Mutirão Oftalmológico com consultas e exames gratuitos

Foto: Divulgação 

A Prefeitura de Pedro II, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com Clínica Mais Visão, realiza nesta terça-feira (21), quarta-feira (22) e quinta-feira (23) um Mutirão Oftalmológico na Praça da Juventude.

Estão sendo ofertados exames e consultas oftalmológicas gratuitas. Para participar, os interessados devem agendar com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das respectivas áreas. A ação acontece nos turnos manhã e tarde. As pessoas selecionadas pelos ACSs devem comparecer ao local portando os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência (original) e o canhoto do documento preenchido pelo profissional.

O Mutirão Oftalmológico contempla pessoas com idade de 0 a 100 anos. A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, esteve no local acompanhando tudo de perto e destacou a importância da iniciativa. 

Foto: Divulgação 

“Este momento é de grande importância para aqueles que precisam fazer essa consulta oftalmológica. É um momento muito especial, pois sabemos que muitas vezes eles têm a necessidade de fazer uma consulta oftalmológica, mas as condições não permitem, e nós estamos aqui, de mãos dadas com a população para dar uma melhor condição de vida para o nosso povo”, disse a prefeita.

A secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão, ressalta que a ação será continuada. “Neste primeiro momento, estamos fazendo as triagens, as consultas e exames. Já no próximo fim de semana serão realizados os encaminhamentos e também daremos suporte para aqueles que precisarem de óculos ou cirurgias”, explica.

Foto: Divulgação 

 

Da Redação
[email protected] 

Atleta de Pedro II se destaca no campeonato piauiense de fisiculturismo

Foto: Arquivo Pessoal


Aconteceu no sábado (18) em Teresina o campeonato piauiense de fisiculturismo e fitness, onde dezenas de atletas do Piauí e outros estados disputaram nas mais diversas modalidades.Um dos destaques foi o atleta pedrossegundense Gui Sena.

O atleta da cidade de Pedro II, que tem 21 anos, faturou 4 medalhas de ouro, 1 de prata e outra de bronze, totalizando 06 conquistas pelas categorias estreante e piauiense de fisiculturismo.

 “Foi um campeonato muito difícil com nível elevado pois ,tinha mais de duzentos  atletas e pra mim é gratificante ver o reconhecimento, pois estar incentivando as pessoas a praticarem esporte não tem preço” disse.

Das conquistas do pedrossegundense 03 ouros e 1 bronze foram na categoria junior para estreantes e um ouro no campeonato piauiense mas para ele o mais emocionante foi o a medalha de prata “ fiquei feliz com todas as conquistas mas o que mais me marcou mesmo foi ser vice campeão disputando com um dos caras mais experiente do Piauí  que Rafael Silva , que sempre foi meu ídolo e bater de igual com ele foi muito marcante , fiquei muito emocionado” revelou.

Com seu desempenho  Gui Sena conseguiu a classificação para disputar o campeonato brasileiro de fisiculturismo mas preferiu não disputar esse ano, segundo ele vai dedicar um tempo agora para a conclusão do seu curso de bacharel em educação física e principalmente cuidar da família.

 

 


Ney Silva 
Rádio Cidade Verde Pedro II
[email protected] 

Festival P2 Jazz & Blues será realizado nos dias 17 e 18 de junho em Pedro II

 

A cidade de Pedro II, a 201 km de Teresina, recebe nos dias 17 e 18 de junho, o Festival P2 – Jazz & Blues. Com atrações locais e nacionais, o evento marca o retorno dos festivais musicais após o hiato imposto pela pandemia.

O festival tem como objetivo ser um circuito alternativo que irá promover um grande encontro da música instrumental, do jazz e do blues. Seguindo todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, o evento contará com shows, encontros musicais e sessões de bate-papo.

A iniciativa partiu de músicos e produtores culturais que anualmente realizavam a tradicional Praça do Jazz no Festival de Inverno de Pedro II – para quem não sabe, o festival em seus primórdios focava no jazz e no blues, e no decorrer dos anos foi ganhando uma dimensão maior, como explica Júlio Medeiros, integrante do Clube do Jazz e um dos idealizadores da proposta.

“O próprio Festival de Inverno nasceu com essa pegada, esse antecedente histórico. Levamos Hermeto Paschoal, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Stanley Jordan, Armandinho, ou seja, toda essa história da música instrumental brasileira passou por Pedro II, além dos músicos locais, como Josué Costa, o Jazz no Fole, uma série de músicos”, afirma.

De acordo com Júlio Medeiros, o intuito é voltar às origens do Festival de Inverno, alinhando a isso a movimentação da cultura, do turismo e da economia local. “O objetivo principal é resgatar a origem do Festival de Inverno. Essa oportunidade de a gente, nesse hiato, retomar e reinventar esse novo festival, e o que é mais importante, o povo de Pedro II, que é uma cidade maravilhosa. Pedro II tem turismo, artesanato, tem a Opala, tem cachoeiras e uma gastronomia fantástica. O povo da cidade está preparado para receber o evento”, destaca.

Economia local

Além das atrações musicais, o P2 Jazz & Blues vai contar com feira gastronômica, reunindo a boa comida regional, além de venda de cervejas artesanais, com intuito de valorizar e incentivar os produtores caseiros e profissionais do Piauí.

Os shows serão gratuitos e vão acontecer na Praça Nogueira Neto, na Vila das Flores, também serão disponibilizadas 53 mesas, com seis lugares cada, que estarão à venda.
Atrações musicais

Nos dois dias de evento, subirão ao palco o pianista Serge Frasunkiewicz e a cantora Myrian Eduardo, os guitarristas André de Sousa e Roberto Lessa, Teófilo Lima, Ivan Silva, Marina Rodrigues & Banda Cruviana, Ferdinand Melo e o Club do Jazz, liderado por Júlio Medeiros.

Serge Frasunkiewicz

O pianista Serge Frasunkiewicz iniciou o estudo da música aos 4 anos de idade e recebeu grande influência da família, especialmente do avô, que era pianista de jazz na cidade de Chicago. Na adolescência, decidiu se dedicar ao jazz e a música brasileira. Participou da criação de vários grupos na cidade, tais como SB-3, Affinity Jazz Trio e SOMTrio. O músico já se apresentou com grandes nomes - Roberto Menescal, Jeff Andrews, Jorge Helder, Duduka da Fonseca, Rafael Barata, entre outros. Por diversas vezes, Serge gravou para diferentes programas de TV e Rádio, sempre mostrando sua característica de improvisador virtuoso e grande percepção para interagir com os outros músicos.

Myriam Eduardo

A cantora iniciou sua carreira musical após conquistar o 2º Lugar e o Prêmio de Melhor Intérprete no Canta Nordeste de 1994, com a música “Um Violeiro, Uma Viola, Um Luar” , de Cruz Neto.

Na carreira fez parceria com Roberto Menescal, com quem fez alguns trabalhos no Rio, e também com Danilo Caymmi, quando atuou como backing vocal e durante 2 anos, ela também trabalhou como backing vocal da banda Biquíni Cavadão. Com várias referências musicais, atualmente, faz projetos pontuais.

The Blues Singers

Projeto que reúne os guitarristas André de Sousa (Piauí) e Roberto Lessa (Ceará).

 

 

Club do Jazz

Foi fundado pelo músico Júlio Medeiros e conta com um grupo seleto de músicos amantes e estudiosos do jazz norte-americano e da Bossa.

Forró do Maestro

O Forró do Maestro é um projeto que homenageia Luís Gonzaga e Dominguinhos. Quem está à frente do projeto é Ivan Silva. Ivan é músico, sanfoneiro, e já se apresentou com artistas locais renomados. Também se apresentou como solista em concerto com a Orquestra Sinfônica de Teresina. Participou de projetos tocando em peças de teatro, dança, além de acompanhar vários artistas piauienses nos palcos e em gravação de CDs e DVDs. O músico também é maestro da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos.

Marina Rodrigues &Banda Cruviana 

Música desde os 8 anos de idade, Marinarodí, sempre foi apaixonada pela música popular brasileira. Até começar a compor suas próprias canções; hoje cantora e compositora da banda Cruviana, na qual surgiu pela paixão em comum entre amigos pela música. A banda em sua essência tem em sua formação Janielson de Castro (bateria e produção) Frankleyton Lima (teclado e guitarra), Marcelo Strat (contrabaixo) Marinarodí (guitarra e voz).

Teófilo Lima

Músico, apresentador e produtor cultural da cidade de Parnaíba.

Veja a programação completa:

Local: Praça Nogueira Neto, Vila das Flores

17 de junho

  • 20h Ferdinand Melo 
  • 21h SergeFrasunkiewicz & Myriam Eduardo 
  • 22h Club do Jazz 
  • 23h Forró do Maestro 

18 de junho

  • 21h The Blues Singers com André de Sousa & Roberto Lessa 
  • 22h30 Teófilo Lima 
  • 23h30 Marina Rodrigues e Banda Cruviana

Programação diurna:

18 de junho

11h Balneário das Serras no Gritador e Club Ipê

19 de junho

11h Balneário das Serras no Gritador e Club Ipê

Da Redação
[email protected]

Há três anos sem evento, Pedro II anuncia Festival de Inverno em 2023

Foto: arquivo/assessoria de comunicação/prefeitura de Pedro II

A Prefeitura do município de Pedro II, a 195 km de Teresina, divulgou na noite dessa quarta-feira (15), uma nota informando que não ocorrerá a edição de 2022 do tradicional Festival de Inverno de Pedro II. Para o próximo ano, a gestão declarou que seguirá com os esforços para que o evento seja realizado com segurança e proteção ao público. O evento costuma ocorrer no mês de junho, durante feriado de Corpus Christi. 

Na nota, o órgão esclareceu que o luto pelo recente falecimento do ex-prefeito da cidade, Alvimar Martins, ocorrido em maio, e o crescimento de casos de Covid-19 no estado foram os fatores que levaram a tomar essa decisão. A atual prefeita, Betinha Brandão, lamentou a medida, mas destacou que a decisão foi necessária.

“Primeiramente, estamos passando por um momento ainda de resignação pelo falecimento do nosso ex-prefeito, que deixou uma grande tristeza em todos nós. Em segundo lugar, para garantir a proteção e a segurança dos pedrossegundenses e visitantes contra a covid-19, é melhor que não aconteça o evento neste ano. Daremos o nosso melhor para que, em 2023, estejamos juntos, celebrando um dos maiores festivais culturais do Brasil", disse.

A última edição do Festival de Inverno de Pedro II, que atrai milhares de turistas e visitantes de todo o país, foi realizada no ano de 2019. Em razão da pandemia de Covid-19, o evento vem sendo cancelado desde 2020.  

Ao longo das últimas 16 edições, o festival trouxe ao estado diversos artistas e bandas renomadas nacionalmente, como Paulo Ricardo, Adriana Calcanhoto, Erasmo Carlos, Skank, entre outras, bem como atrações regionais e locais.

Além da música, o evento, que é uma parceria da Prefeitura de Pedro II, Governo do Estado do Piauí e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também envolve artesanato, turismo e gastronomia.

Luto

O ex-prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, faleceu no dia 21 de maio. Ele estava internado desde o dia 13 de maio na UTI de um hospital particular de Teresina com diagnóstico de choque-séptico (infecção generalizada).

O velório do ex-gestor foi aberto ao público e marcado pela comoção da população, amigos e políticos.

Alvimar Martins tinha 65 anos, era natural de Pedro II, e enfrentava um câncer de próstata há cerca de um ano. Reconhecido como um grande líder político piauiense, Alvimar presidia o Partido Progressistas em Pedro II e foi eleito quatro vezes prefeito do município, para os mandatos 2005-2008, 2009-2012, 2016-2020 e 2021-2024. Betinha Brandão (PSB), que era vice-gestora, assumiu a Prefeitura de Pedro II.

Confira nota na íntegra 

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Homem é preso após usar facão para tentar matar duas pessoas em Pedro II

Foto: Divulgação/PC-PI

Um homem de 59 anos, de identidade não revelada pela polícia, foi preso em flagrante na segunda-feira (6) por tentativa de homicídio e ameaça contra duas pessoas utilizando um facão, durante uma cobrança de dívidas referente a drogas.

Segundo a Polícia Civil, o homem tentou matar duas pessoas, em locais diferentes, pois as vítimas estariam devendo dinheiro para ele referente a drogas.  

“O que ocorreu é que o autuado atentou contra a vida de dois rapazes, aparentemente usuários de drogas, os dois estavam devendo para ele uma certa quantia, segundo relato dos próprios, relativo à compra de drogas e o autuado com um facão tentou matar os dois. Com um, ele arremessou um facão, onde bateu com o cabo no pescoço do rapaz. No outro investiu no peitoral do rapaz, que conseguiu se esquivar e fugiu. Foram duas situações diferentes, não foram no mesmo local”, informou o delegado.

Após receber informações sobre as tentativas de homicídio foram realizadas diligências na residência do suspeito. No local, os policiais encontraram três crianças sozinhas, que mostraram para os agentes onde estava a arma e drogas. 

“Chegando lá, os policiais se depararam com uma situação um pouco diferente, uma criança de 10 meses trancada dentro de casa em uma rede alta, segundo uma vizinha. Os policiais entraram para ver se estava tudo bem com a criança, quando entraram, perceberam que tinham duas crianças abandonadas, e elas apontaram onde estavam a arma e drogas, foi encontradas algumas pedras de crack e uma arma de fogo artesanal”, explicou o delegado.

Logo depois o suspeito foi localizado e preso pela Polícia Civil. Ele será autuado pelas tentativas de homicídio, além de crime de tráfico de drogas e posse de arma de fogo de uso permitido.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

 

Prefeitura de Pedro II participa de Seminário para Formação de Gestores sobre o BPC

Foto: Ascom

Representando a Prefeitura de Pedro II, a secretária de Assistência Social, Elissiane Uchôa; acompanhada da diretora da pasta, Verônica Pereira; bem como do psicólogo e coordenador do Núcleo de Saúde da Família (NASF), Jorge Fernando; e da psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Araújo; participaram do III Seminário para Formação de Gestores Estaduais e Municipais sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), em Teresina.

Realizado pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), o evento teve início nessa segunda-feira (30) e encerrou nesta quarta-feira (1°), contando com representantes municipais de todo o estado.

O objetivo, segundo a secretária de Assistência Social, foi discutir alternativas para aprimorar o acesso e permanência dos estudantes com deficiência no ambiente escolar. 

"Foi um debate enriquecidor e muito produtivo, em que pudemos dialogar e nos preparar para receber cada vez mais esses estudantes e traçar estratégias para o seu aprendizado. A integração entre as pastas é fundamental para atingirmos as metas estabelecidas", analisa Elissiane Uchôa.

Da Redação
[email protected]

Pedro II sedia prova de ciclismo dia 12 de junho

Foto: Renato Andrade

A 2ª etapa da Copa Piauí Norte de MTB, a Imperador Race, será realizada em nova data: dia 12 de junho, na cidade de Pedro II, envolvendo ciclistas de todos os estados brasileiros. O evento foi adiado em virtude do falecimento do prefeito municipal de Pedro II, Alvimar Oliveira de Andrade, ocorrido no dia 21 de Maio de 2022.

Na oportunidade, serão distribuídos mais de R$17 mil em prêmios entre os atletas que conquistarem os mais altos lugares do pódio. Além das premiações em dinheiro, a organização do evento entregará troféus para os cinco primeiros colocados e medalhas para todos que completarem o percurso da prova.

“O Imperador Race visa fomentar o turismo de esportes e lazer, por meio da prática do ciclismo. Eventos como este movimentam também o comércio local, em especial a rede gastronômica e hoteleira das cidades de Pedro II, Lagoa de São Francisco e Piripiri, além de todas as demais formas de fomento da economia local. Infelizmente, o evento não ocorre na data prevista por conta dessa fatalidade envolvendo o prefeito de Pedro II, mas a organização do evento estipulou nova data sem causar prejuízos aos participantes”, afirma Marcelo Costa, secretário estadual do Turismo.

A prova será realizada na modalidade MTB e classificação XCM, modalidade muito praticada pelos ciclistas e que irá fazer parte das etapas da Copa Norte Piauí de MTB. O percurso terá início na cidade de Pedro II e seguirá para os municípios de Lagoa do São Francisco e de Piripiri.

Serão disputadas todas as categorias oficiais da FCP na modalidade MTB, além das categorias Duplas, Pesadão, Open A e Open B (masculina e feminina).

O evento é uma realização da D+ Entretenimento com patrocínio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Da Redação

Autoridades e familiares participam da missa de 7º dia de Alvimar Martins

Foto: Ney Silva 


Familiares e autoridades participaram nesta sexta-feira (27) das celebrações e homenagens pelo 7º dia de falecimento do prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, que morreu no último dia 21 de abril. 

No final da tarde, as homenagens aconteceram no tumulo do prefeito, no cemitério da Vila, em Pedro II.

No início da noite, uma missa campal foi celebrada na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada na praça Domingos Mourão Filho. 

Durante os dois momentos, a esposa de Alvimar, Eleonora Uchoa, e os filhos receberam o apoio dos presentes. Escolas das rede municipal de Pedro II também prestaram homenagem ao prefeito falecido. 

Foto: Ney Silva 

O Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, também esteve presente e chegou a se emocionar durante as homenagens prestadas a Alvimar Martins, de quem foi aliado político por muitos anos. 

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, também participou das homenagens e destacou o legado deixado por Alvimar Martins para o município. 

Já o deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas) defendeu que o estádio José Teixeira Santos, uma das prioridades da gestão de Alvimar Martins nos últimos anos, tenha o nome de Arena do Guerreiro, em homenagem ao prefeito falecido. O estádio deve ser inaugurado no próximo mês de agosto. 

Foto: Ney Silva 


Ney Silva (Rádio Cidade Verde Pedro II)
[email protected] 

Pega de Boi no Mato celebra a profissão secular do vaqueiro na comunidade São Luís

Fotos: Laudiceia Uchôa

Na zona rural de Pedro II, a 220km de Teresina, ainda é comum encontrar homens vestidos de couro, guiando a boiada ou correndo atrás dos animais desgarrados. O manejo com os bovinos é de responsabilidade do vaqueiro e, no estado, esse trabalho rural é passado de geração em geração. O evento Pega de Boi no Mato celebra essa tradição com uma importante festa no sábado, 28 de maio, na zona rural de Pedro II, na comunidade São Luís. 

Para Fernando Uchôa, vaqueiro desde os sete anos de idade, essa não é só uma profissão, mas uma missão de levar adiante uma tradição secular que  ajudou a construir a história do Piauí e que continua movimentando a economia dos municípios piauienses. "Correr gado é uma paixão que está no sangue. Eu herdei do meu avô Manoel Fernandes, que era cearense entusiasmado, mas muito forte e corajoso" diz Fernando que, com a ajuda de amigos, já venceu muitas competições de Pega de Boi no Mato. A partir dessa história, surgiu em 2016 a primeira Pega de Boi no Mato Manoel Fernandes que  tem como objetivo dar visibilidade aos vaqueiros de Pedro II e região, além de movimentar a economia da comunidade.

Após dois anos parado por causa da pandemia de covid-19, o evento volta a ser realizado no dia 28 de maio. Dona Altina Uchôa, que é uma das organizadoras da festa e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pedro II, lembra que o evento já reuniu mais de quatro mil pessoas em edições anteriores.  Para ela, é uma alegria receber tantos vaqueiros em sua residência. "Eu tenho muito orgulho do meu filho que é vaqueiro e como aqui em casa sempre foi movimentado, o evento veio pra agregar mais ainda as pessoas. Aqui participam vaqueiros do Piauí e do Ceará e a gente oferece aos participantes café da manhã, almoço e muito forró".

O senhor Francisco Carneiro, mais conhecido como "Teixeira", que também é vaqueiro e organizador do evento, chama todos os vaqueiros da região para participar da atividade cultural. " É uma alegria muito grande receber os amigos depois desses anos difíceis por causa da pandemia. Mas, com quase todo mundo vacinado, a gente pode se confraternizar de novo e celebrar a nossa cultura”, conta.

O evento terá início às 7h com café da manhã na casa da Dona Altina. Às 8h será realizado um momento de oração em homenagem aos vaqueiros e colaboradores da ação que morreram nesses últimos anos. Em seguida começa as inscrições da Pega de Boi no Mato e, ao término da competição, haverá um almoço para os vaqueiros e em seguida a premiação do 1°,2° e 3° colocados. Também terá um concurso de Forró com premiação para o melhor casal. A animação ficará por conta do cantor Naldo Tigrão e Banda, de Pedro II, e Manoel Rock e os incansáveis, de Santa Teresa -  Ceará.

Pega de boi no mato

A tarefa é secular. Pegar o boi dentro do mato fechado. Por cima de pau e pedra, enfrentando cipós e mandacarús, a Pega de boi no mato é um esporte que vem sendo praticado na zona rural de Pedro II. Tem conquistado cada vez espectadores e amantes de cavalos. 

Na hora que dispara o cronômetro, com seu cavalo vistoso e em alta velocidade, o vaqueiro entra na vegetação. 

A meta é cortar a "marra do boi" (que é um cordão colocado no pescoço do animal, fino para facilitar a retirada pelo vaqueiro e não maltratar o animal) quem fizer isso mais rápido , vence a disputa.

Esta figura histórica, apesar dos seus grandes feitos, ainda é marginalizada e como diria Luiz Gonzaga "esquecido nas quebradas do sertão", mas na Pega de boi no Mato ,o vaqueiro é protagonista e dono da festa.


Da Redação
[email protected]

Posts anteriores