Cidadeverde.com

Festival P2 Jazz & Blues será realizado nos dias 17 e 18 de junho em Pedro II

 

A cidade de Pedro II, a 201 km de Teresina, recebe nos dias 17 e 18 de junho, o Festival P2 – Jazz & Blues. Com atrações locais e nacionais, o evento marca o retorno dos festivais musicais após o hiato imposto pela pandemia.

O festival tem como objetivo ser um circuito alternativo que irá promover um grande encontro da música instrumental, do jazz e do blues. Seguindo todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, o evento contará com shows, encontros musicais e sessões de bate-papo.

A iniciativa partiu de músicos e produtores culturais que anualmente realizavam a tradicional Praça do Jazz no Festival de Inverno de Pedro II – para quem não sabe, o festival em seus primórdios focava no jazz e no blues, e no decorrer dos anos foi ganhando uma dimensão maior, como explica Júlio Medeiros, integrante do Clube do Jazz e um dos idealizadores da proposta.

“O próprio Festival de Inverno nasceu com essa pegada, esse antecedente histórico. Levamos Hermeto Paschoal, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Stanley Jordan, Armandinho, ou seja, toda essa história da música instrumental brasileira passou por Pedro II, além dos músicos locais, como Josué Costa, o Jazz no Fole, uma série de músicos”, afirma.

De acordo com Júlio Medeiros, o intuito é voltar às origens do Festival de Inverno, alinhando a isso a movimentação da cultura, do turismo e da economia local. “O objetivo principal é resgatar a origem do Festival de Inverno. Essa oportunidade de a gente, nesse hiato, retomar e reinventar esse novo festival, e o que é mais importante, o povo de Pedro II, que é uma cidade maravilhosa. Pedro II tem turismo, artesanato, tem a Opala, tem cachoeiras e uma gastronomia fantástica. O povo da cidade está preparado para receber o evento”, destaca.

Economia local

Além das atrações musicais, o P2 Jazz & Blues vai contar com feira gastronômica, reunindo a boa comida regional, além de venda de cervejas artesanais, com intuito de valorizar e incentivar os produtores caseiros e profissionais do Piauí.

Os shows serão gratuitos e vão acontecer na Praça Nogueira Neto, na Vila das Flores, também serão disponibilizadas 53 mesas, com seis lugares cada, que estarão à venda.
Atrações musicais

Nos dois dias de evento, subirão ao palco o pianista Serge Frasunkiewicz e a cantora Myrian Eduardo, os guitarristas André de Sousa e Roberto Lessa, Teófilo Lima, Ivan Silva, Marina Rodrigues & Banda Cruviana, Ferdinand Melo e o Club do Jazz, liderado por Júlio Medeiros.

Serge Frasunkiewicz

O pianista Serge Frasunkiewicz iniciou o estudo da música aos 4 anos de idade e recebeu grande influência da família, especialmente do avô, que era pianista de jazz na cidade de Chicago. Na adolescência, decidiu se dedicar ao jazz e a música brasileira. Participou da criação de vários grupos na cidade, tais como SB-3, Affinity Jazz Trio e SOMTrio. O músico já se apresentou com grandes nomes - Roberto Menescal, Jeff Andrews, Jorge Helder, Duduka da Fonseca, Rafael Barata, entre outros. Por diversas vezes, Serge gravou para diferentes programas de TV e Rádio, sempre mostrando sua característica de improvisador virtuoso e grande percepção para interagir com os outros músicos.

Myriam Eduardo

A cantora iniciou sua carreira musical após conquistar o 2º Lugar e o Prêmio de Melhor Intérprete no Canta Nordeste de 1994, com a música “Um Violeiro, Uma Viola, Um Luar” , de Cruz Neto.

Na carreira fez parceria com Roberto Menescal, com quem fez alguns trabalhos no Rio, e também com Danilo Caymmi, quando atuou como backing vocal e durante 2 anos, ela também trabalhou como backing vocal da banda Biquíni Cavadão. Com várias referências musicais, atualmente, faz projetos pontuais.

The Blues Singers

Projeto que reúne os guitarristas André de Sousa (Piauí) e Roberto Lessa (Ceará).

 

 

Club do Jazz

Foi fundado pelo músico Júlio Medeiros e conta com um grupo seleto de músicos amantes e estudiosos do jazz norte-americano e da Bossa.

Forró do Maestro

O Forró do Maestro é um projeto que homenageia Luís Gonzaga e Dominguinhos. Quem está à frente do projeto é Ivan Silva. Ivan é músico, sanfoneiro, e já se apresentou com artistas locais renomados. Também se apresentou como solista em concerto com a Orquestra Sinfônica de Teresina. Participou de projetos tocando em peças de teatro, dança, além de acompanhar vários artistas piauienses nos palcos e em gravação de CDs e DVDs. O músico também é maestro da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos.

Marina Rodrigues &Banda Cruviana 

Música desde os 8 anos de idade, Marinarodí, sempre foi apaixonada pela música popular brasileira. Até começar a compor suas próprias canções; hoje cantora e compositora da banda Cruviana, na qual surgiu pela paixão em comum entre amigos pela música. A banda em sua essência tem em sua formação Janielson de Castro (bateria e produção) Frankleyton Lima (teclado e guitarra), Marcelo Strat (contrabaixo) Marinarodí (guitarra e voz).

Teófilo Lima

Músico, apresentador e produtor cultural da cidade de Parnaíba.

Veja a programação completa:

Local: Praça Nogueira Neto, Vila das Flores

17 de junho

  • 20h Ferdinand Melo 
  • 21h SergeFrasunkiewicz & Myriam Eduardo 
  • 22h Club do Jazz 
  • 23h Forró do Maestro 

18 de junho

  • 21h The Blues Singers com André de Sousa & Roberto Lessa 
  • 22h30 Teófilo Lima 
  • 23h30 Marina Rodrigues e Banda Cruviana

Programação diurna:

18 de junho

11h Balneário das Serras no Gritador e Club Ipê

19 de junho

11h Balneário das Serras no Gritador e Club Ipê

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais