Cidadeverde.com

Moradores denunciam falta de água há quatro dias em Corrente

Os moradores de Corrente denunciam que estão há quatro dias sem o abastecimento de água na cidade. Eles relatam que muitas casas já estão quase zerando o estoque armazenado em caixas d´águas e aproveitam a chuva para captar água em baldes, na tentativa de driblar o desabastecimento. A previsão é de que o abastecimento da água em todo município seja normalizado até domingo (09).

Hoje Corrente possui cerca de 30 mil habitantes. O Cidadeverde.com apurou que somente os bairros abastecimentos com poços artesanais possuem água nas torneiras; os demais estão sem água. 

O fornecimento de água na cidade é feito a partir da captação da água do Rio Corrente pela Agespisa. Os moradores relatam que a Estação de Tratamento de Água (ETA) precisa ser modernizada para melhor atender a população, principalmente no período chuvoso, pois há mais acúmulo de água no rio. Eles acrecentam que os equipamentos "não dão conta de fazer o tratamento com maior rapidez" e, por isso, a água distribuida chega nas torneiras "barrenta". 

A moradora Norma Lemos comenta a situação: "a minha caixa já secou. Consegui encher dois baldes de água da chuva para tentar usar. A água que vem da rua está desde segunda-feira sem. Quando chove a água já começa a vir barrenta. Tem 15 anos que moro aqui, e não é diferente. Depois vem o problema da dengue porque ou a gente 'junta água' para usar ou corre o risco de ficar na 'secura'".

Retorno

A Agespisa informa que desde às 8 horas desta sexta-feira (07) retomou parte do abastecimento de água em Corrente. "Cerca de 40% da cidade está sendo abastecida. A regularização está ocorrendo de forma gradativa. A previsão é de que neste final de semana, o funcionamento do sistema volte a 100% de sua capacidade", diz.  

A empresa explica que o abastecimento estava completamente suspenso desde terça-feira (04) devido ao transbordamento do Rio Corrente, que danificou equipamentos da casa de bombas do sistema de captação. 

"Por conta da alto nível de turbidez do Rio Corrente, o processo de captação e tratamento da água fica mais lento e difícil, já que uma grande carga de sedimentos e detritos foram arrastados pelas chuvas para o leito do rio. A ETA leva mais tempo para tratar a água nessas condições".

Ouvidoria da Agespisa - 0800 086 8888
 


Moradores estão captando água da chuva para driblar desabastecimento


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Mulher morre após acidente com van na BR 135 no sul do Piauí

Foto:PRF/PI

Uma van de transporte de passageiros colidiu na traseira de uma motocicleta na BR 135, quilômetro 588 no município de Corrente no início manhã  desta terça feira (27). 

No acidente uma mulher que era conduzida como passageira não resistiu aos ferimentos e  teve óbito confirmado após ser socorrida a caminho do hospital. Já a condutora de 33 anos de idade  teve lesões graves 

O condutor da Van,  de 42 anos que saiu ileso do acidente se apresentou espontaneamente na Delegacia de Policia Civil de Corrente e foi constatado que ele  não dirigia  alcoolizado no momento da batida na motocicleta. 

Policiais Rodoviários Federais que atenderam ao chamado seguem em diligências no sentido de verificar os detalhes da ocorrência para determinar as possíveis causas do acidente.

João Bandeira com informações da PRF-PI

Motorista perde o controle e caminhonete cai em ribanceira na BR 135

Uma caminhonete caiu em uma ribanceira na tarde desta sexta-feira (03), no KM-606 da BR-135, na localidade Bela Vista, na zona rural do município de Corrente-PI.

Segundo informações obtidas, o condutor do veículo perdeu o controle, saiu da pista, bateu contra uma árvore e caiu em uma ribanceira.

Quatro ocupantes do veículo que haviam saído de Teresina-PI, com destino a Goiânia-GO, sofreram ferimentos e foram encaminhados para o Hospital Regional de Corrente. A pista estava molhada no momento do acidente.

com informações portal Alessandro Guerra

Fugitivo do sistema prisional é preso por agressão doméstica em Corrente

Um homem identificado como José Estevam Pereira foi preso pela Força Tática, na última terça-feira (31), no bairro Bela Vista, município de Corrente. Segundo a Polícia Militar, ele também é acusado de violência doméstica.

Segundo informações, a guarnição realizava rondas pelo bairro quando foi acionada por conta de um crime de violência doméstica. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que o acusado de agredir a mulher era fugitivo do sistema prisional do Piauí. "Ao ser feita uma busca no Bancos de Dados, foi constatado que tinha contra ele uma mandado de prisão por fuga da penitenciária Major César Oliveira. Estevam estava preso pela prática do crime de homicídio”, contou o comandante.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o preso foi encaminhado à 10ª Delegacia Regional de Corrente, para a realização dos procedimentos cabíveis.

Com informações do portal corrente

Denúncias anônimas levam à apreensão de espingardas e rifles no interior do Piauí

Foto: Divulgação PC-PI

Denúncias anônimas levaram à apreensão de espingardas,  rifle, pólvora, chumbo de recarga e munições que estavam escondidas em casas na cidade de Corrente, no interior do Piauí. Quatro suspeitos foram presos e alegaram que as armas seriam para defesa pessoal. 

O flagrante ocorreu em cumprimento a mandados judiciais expedidos pela comarca de Corrente. Os presos foram identificados como Adailton Paiva da Cunha, Breno Soschinske Carvalho, Paulo de Tarso Gonzaga dos Reis, Whirton Paiva da Cunha, Sílvio Paiva da Cunha.

"Representamos pela busca e apreensão após denuncias de que em algumas casas na cidade existiam armas", resumiu o delegado Yure Saulo. As prisões contaram ainda com a Divisão de Operações Especias (DOE). 

Os presos foram conduzidos à delegacia regional de Corrente e devem responder por posse ilegal de arma de fogo. 


Graciane Sousa
[email protected] 

Radialista é esfaqueado enquanto dirigia em rua do Piauí

imagem: Policia Militar

O locutor e comunicador Eduardo Rocha levou duas facadas esta tarde em Corrente. O incidente aconteceu por volta das 15h, próximo ao semáforo da Avenida John Terry, quando ele transitava com o seu veículo com a janela aberta e um rapaz identificado como Douglas Gonzaga da Silva, 28 anos, literalmente "atacou" o locutor com o carro ainda em movimento, conforme vídeo divulgado pela polícia, e o esfaqueou no abdômen e acima do peito, logo abaixo do ombro.


 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fez os primeiros socorros à vítima e o encaminhou para o Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, onde foi atendido pela equipe médica. Após avaliação, foi transferido para o município de Barreiras/BA. 

O Coronel Walber Nunes, Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente, informou ao Portal Corrente que o suspeito foi preso apenas 15 minutos após o crime. "Ele ainda trajava a mesma roupa que usou no momento do crime, conforme averiguado nas câmaras de segurança dos estabelecimentos comerciais do local. Graças à pronta atuação dos nossos policiais, ele foi preso poucos minutos após o delito", enfatizou.


 
Douglas Gonzaga mora no bairro Nova Corrente, próximo ao ginásio poliesportivo, e já possui passagem na polícia por furto. Ainda segundo o Comandante não há motivação aparente para o crime e a vítima não conhecia o autor. "Tudo leva a crer que ele teve um surto", disse o coronel.

Fonte: Portal Corrente

População de Corrente é beneficiada com equipamentos para o Hospital Regional

Foto: portal corrente

O Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente, foi contemplado nesta terça-feira (24) com R$ 59.159, 40 em equipamentos hospitalares por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

Os equipamentos consistem em um berço aquecido, para o atendimento aos recém-nascidos, dois focos cirúrgicos com duas cúpulas e lâmpadas de led, ambos para os centros cirúrgicos, um laringoscópio adulto e outro infaltil, um carro de emergência, duas cadeiras de rodas especiais para pacientes obesos, uma poltrona hospitalar e um aparelho de eletrocardiograma digital.

O diretor geral do HRC, Daniel Sousa Lima, ressalta que o Governo do Estado cumpre o compromisso assumido com a comunidade em realizar investimentos na estrutura hospitalar. "Com a aquisição destes equipamentos nós reforçamos a estrutura já disponível no hospital, melhorando o atendimento à população de Corrente e região. Agradecemos o compromisso do governador Wellington Dias e do nosso secretário Florentino Neto pelo atendimento ao nosso pleito".

[email protected]

Comarcas de Corrente e Bom Jesus deverão ter novo juiz

Foto: Reprodução/Fabio Novo

As comarcas de Bom Jesus e Corrente, sul do Piauí, serão contempladas com mais um juiz.

A medida foi anunciada pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Sebastião Martins,  ao deputado Fábio Novo, em audiência na última quarta-feira (10). Segundo ele, a medida agilizará o julgamento das demandas judiciais nas duas cidades polo do Extremo-Sul.

O parlamentar ainda fez o registro, nas redes sociais, de uma audiência com Antônio Torres, Presidente da ATI, com quem tratou sobre o projeto Piauí Conectado, que vai levar internet de qualidade para todo o Piauí.

Fonte: Portal Corrente

Capela de 309 anos é encontrada após escavação em Corrente

  • corrente_escavação_3.jpg portal corrente
  • corrente_escavação_1.jpg portal corrente
  • corrente_escavação_4.jpg portal corrente
  • corrente_escavação_2.jpg portal corrente
  • Corrente_escavação.jpg portal corrente

O historiador, escritor e advogado Edilson de Araújo Nogueira deu início a mais um importante resgate histórico no município de Corrente.  A exemplo da recuperação dos vestígios arqueológicos da Fazenda Mocambo e da reconstrução da Capela da Sesmaria do Mocambo, Edilson coordenou, neste último sábado, o início do processo de escavação da antiga capela na Porta dos Araçás, região do Grande Riacho Grande.
 
A capela foi construída em 1710 por André Jacobina Avelino, e é devotada a Santo André. Ele veio da cidade de Jacobina, estado da Bahia, com a Carta de Sesmaria das áreas Araçás e Porta dos  Araçás. “André veio com a esposa, 5 filhos, 14 escravos e 40 cabeças de gado. André de Sousa Avelino, o único filho homem, casou-se na idade de 16 anos com uma filha de Luiz Pedro Louzeiro, português fixado na região do Brejo do Riacho Grande. Ainda hoje encontramos descendentes, tanto da família de André Jacobina Avelino quanto dos escravos que para lá foram levados.”, conta o historiador. A capela começou a ruir nos idos de 1908. 
 
A equipe de escavação, que iniciou os trabalhos no final de semana, é coordenada por Edilson e conta com a participação do seu filho Edilsinho, de Aristone Moreira, Clidemar Souza Rocha e da estudante de Zootecnia da UESPI, Ionaria Louzeiro Rocha. Da região da Porta dos Araçás participam o professor Aelton Louzeiro, mais uma equipe de 19 homens, incluindo moradores mais velhos da região como Joaquim Neres Louzeiro e Luiz Eliecim Louzeiro.
 
A ideia para a recuperação da capela surgiu em meados de 2015, quando o historiador esteve em uma visita de covas de um morador da região e no antigo cemitério viu as ruínas da antiga capela. “Perguntei a alguns moradores sobre a antiga capela e logo identifiquei a importância daquele vestígio arqueológico. Eu disse então aos moradores que tão logo terminasse a Capela do Mocambo, iria escavar e resgatar esta na Porta dos Araçás. Os moradores ficaram esperando esta promessa e neste domingo, dia 31 de agosto, demos início aos trabalhos”, relatou Edilson.
 
Ao iniciar a escavação a equipe deparou-se com uma surpresa. “Assim que iniciamos logo encontramos o solar da igreja todo completo em ladrilhos e algumas pedras em granito. Já escavamos 60% das ruinas!”, contou empolgado. 

O mutirão está marcado para continuar no dia 14 de setembro até conclusão da igreja. Edilson de Araújo promete ainda que, ao final, a capela será inaugurada em grande estilo.

Fonte: portalcorrente

Incêndio de cartão postal da cidade de Corrente é controlado

Foto: portalcorrente

Um incêndio que teve início nesta segunda-feira (26) em Corrente adquiriu grandes proporções  na margem direita do Rio Corrente, próximo ao bairro Nova Corrente. 

Já na noite de ontem, o incêndio havia se alastrado pela região da Serra Dois Irmãos, Morro do Papagaio e próximo à Santa Luzia.

A Brigada de Incêndio do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, cedida pelo ICMBio para atuar na queimada  trabalhou até por volta das 19h30 desta terça-feira (27).

Foto: portalcorrente

De acordo com o chefe do ICMBio de Corrente, Janeil Lustosa, 90% do fogo foi extinto. "O fogo foi contido com sucesso. Tivemos combate em três focos que subiam a serra, mas o incêndio foi controlado. Sobrou apenas um foco no platô, de difícil acesso para continuar os trabalhos noturnos", ressaltou.

Ele afirma que o apoio do ambientalista Jesy Jr. foi fundamental para o sucesso dos trabalhos, pelo seu profundo conhecimento na região. Janeil agradece ainda o apoio da secretaria de Meio Ambiente de Corrente.

Durante os trabalhos, não foi possível identificar a origem do incêndio. 

Foto: portalcorrente

Fonte: Portalcorrente

 

 

 

 

Posts anteriores