Cidadeverde.com

Radialista é esfaqueado enquanto dirigia em rua do Piauí

imagem: Policia Militar

O locutor e comunicador Eduardo Rocha levou duas facadas esta tarde em Corrente. O incidente aconteceu por volta das 15h, próximo ao semáforo da Avenida John Terry, quando ele transitava com o seu veículo com a janela aberta e um rapaz identificado como Douglas Gonzaga da Silva, 28 anos, literalmente "atacou" o locutor com o carro ainda em movimento, conforme vídeo divulgado pela polícia, e o esfaqueou no abdômen e acima do peito, logo abaixo do ombro.


 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fez os primeiros socorros à vítima e o encaminhou para o Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, onde foi atendido pela equipe médica. Após avaliação, foi transferido para o município de Barreiras/BA. 

O Coronel Walber Nunes, Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente, informou ao Portal Corrente que o suspeito foi preso apenas 15 minutos após o crime. "Ele ainda trajava a mesma roupa que usou no momento do crime, conforme averiguado nas câmaras de segurança dos estabelecimentos comerciais do local. Graças à pronta atuação dos nossos policiais, ele foi preso poucos minutos após o delito", enfatizou.


 
Douglas Gonzaga mora no bairro Nova Corrente, próximo ao ginásio poliesportivo, e já possui passagem na polícia por furto. Ainda segundo o Comandante não há motivação aparente para o crime e a vítima não conhecia o autor. "Tudo leva a crer que ele teve um surto", disse o coronel.

Fonte: Portal Corrente

População de Corrente é beneficiada com equipamentos para o Hospital Regional

Foto: portal corrente

O Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente, foi contemplado nesta terça-feira (24) com R$ 59.159, 40 em equipamentos hospitalares por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

Os equipamentos consistem em um berço aquecido, para o atendimento aos recém-nascidos, dois focos cirúrgicos com duas cúpulas e lâmpadas de led, ambos para os centros cirúrgicos, um laringoscópio adulto e outro infaltil, um carro de emergência, duas cadeiras de rodas especiais para pacientes obesos, uma poltrona hospitalar e um aparelho de eletrocardiograma digital.

O diretor geral do HRC, Daniel Sousa Lima, ressalta que o Governo do Estado cumpre o compromisso assumido com a comunidade em realizar investimentos na estrutura hospitalar. "Com a aquisição destes equipamentos nós reforçamos a estrutura já disponível no hospital, melhorando o atendimento à população de Corrente e região. Agradecemos o compromisso do governador Wellington Dias e do nosso secretário Florentino Neto pelo atendimento ao nosso pleito".

redacao@cidadeverde.com

Comarcas de Corrente e Bom Jesus deverão ter novo juiz

Foto: Reprodução/Fabio Novo

As comarcas de Bom Jesus e Corrente, sul do Piauí, serão contempladas com mais um juiz.

A medida foi anunciada pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Sebastião Martins,  ao deputado Fábio Novo, em audiência na última quarta-feira (10). Segundo ele, a medida agilizará o julgamento das demandas judiciais nas duas cidades polo do Extremo-Sul.

O parlamentar ainda fez o registro, nas redes sociais, de uma audiência com Antônio Torres, Presidente da ATI, com quem tratou sobre o projeto Piauí Conectado, que vai levar internet de qualidade para todo o Piauí.

Fonte: Portal Corrente

Capela de 309 anos é encontrada após escavação em Corrente

  • corrente_escavação_3.jpg portal corrente
  • corrente_escavação_1.jpg portal corrente
  • corrente_escavação_4.jpg portal corrente
  • corrente_escavação_2.jpg portal corrente
  • Corrente_escavação.jpg portal corrente

O historiador, escritor e advogado Edilson de Araújo Nogueira deu início a mais um importante resgate histórico no município de Corrente.  A exemplo da recuperação dos vestígios arqueológicos da Fazenda Mocambo e da reconstrução da Capela da Sesmaria do Mocambo, Edilson coordenou, neste último sábado, o início do processo de escavação da antiga capela na Porta dos Araçás, região do Grande Riacho Grande.
 
A capela foi construída em 1710 por André Jacobina Avelino, e é devotada a Santo André. Ele veio da cidade de Jacobina, estado da Bahia, com a Carta de Sesmaria das áreas Araçás e Porta dos  Araçás. “André veio com a esposa, 5 filhos, 14 escravos e 40 cabeças de gado. André de Sousa Avelino, o único filho homem, casou-se na idade de 16 anos com uma filha de Luiz Pedro Louzeiro, português fixado na região do Brejo do Riacho Grande. Ainda hoje encontramos descendentes, tanto da família de André Jacobina Avelino quanto dos escravos que para lá foram levados.”, conta o historiador. A capela começou a ruir nos idos de 1908. 
 
A equipe de escavação, que iniciou os trabalhos no final de semana, é coordenada por Edilson e conta com a participação do seu filho Edilsinho, de Aristone Moreira, Clidemar Souza Rocha e da estudante de Zootecnia da UESPI, Ionaria Louzeiro Rocha. Da região da Porta dos Araçás participam o professor Aelton Louzeiro, mais uma equipe de 19 homens, incluindo moradores mais velhos da região como Joaquim Neres Louzeiro e Luiz Eliecim Louzeiro.
 
A ideia para a recuperação da capela surgiu em meados de 2015, quando o historiador esteve em uma visita de covas de um morador da região e no antigo cemitério viu as ruínas da antiga capela. “Perguntei a alguns moradores sobre a antiga capela e logo identifiquei a importância daquele vestígio arqueológico. Eu disse então aos moradores que tão logo terminasse a Capela do Mocambo, iria escavar e resgatar esta na Porta dos Araçás. Os moradores ficaram esperando esta promessa e neste domingo, dia 31 de agosto, demos início aos trabalhos”, relatou Edilson.
 
Ao iniciar a escavação a equipe deparou-se com uma surpresa. “Assim que iniciamos logo encontramos o solar da igreja todo completo em ladrilhos e algumas pedras em granito. Já escavamos 60% das ruinas!”, contou empolgado. 

O mutirão está marcado para continuar no dia 14 de setembro até conclusão da igreja. Edilson de Araújo promete ainda que, ao final, a capela será inaugurada em grande estilo.

Fonte: portalcorrente

Incêndio de cartão postal da cidade de Corrente é controlado

Foto: portalcorrente

Um incêndio que teve início nesta segunda-feira (26) em Corrente adquiriu grandes proporções  na margem direita do Rio Corrente, próximo ao bairro Nova Corrente. 

Já na noite de ontem, o incêndio havia se alastrado pela região da Serra Dois Irmãos, Morro do Papagaio e próximo à Santa Luzia.

A Brigada de Incêndio do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, cedida pelo ICMBio para atuar na queimada  trabalhou até por volta das 19h30 desta terça-feira (27).

Foto: portalcorrente

De acordo com o chefe do ICMBio de Corrente, Janeil Lustosa, 90% do fogo foi extinto. "O fogo foi contido com sucesso. Tivemos combate em três focos que subiam a serra, mas o incêndio foi controlado. Sobrou apenas um foco no platô, de difícil acesso para continuar os trabalhos noturnos", ressaltou.

Ele afirma que o apoio do ambientalista Jesy Jr. foi fundamental para o sucesso dos trabalhos, pelo seu profundo conhecimento na região. Janeil agradece ainda o apoio da secretaria de Meio Ambiente de Corrente.

Durante os trabalhos, não foi possível identificar a origem do incêndio. 

Foto: portalcorrente

Fonte: Portalcorrente

 

 

 

 

Rompimento em adutora volta a causar falta de água em Corrente

Um novo rompimento na principal adutora de abastecimento d'água no município de Corrente deixará os moradores dos bairros Sincerino, Vila Nova, Isabela, Morada do Sol, Aeroporto I e II, setor do Instituto e Centro sem água a partir da noite deste domingo (25) .

Segundo informações da Agespisa, as peças necessárias para a manutenção do problema já estão em Corrente e os trabalhos terão início na manhã desta segunda-feira (26). O técnico Claudeci Fernandes afirma que o local a ser perfurado será o mesmo da semana anterior, mas ele acredita que o problema é em ponto diferente da adutora.

Os bairros Nova Corrente, Morro do Pequi e Vermelhão não serão afetados pela falta d'água.

com informações portal corrente

Criada a Associação de Vereadores do Extremo Sul e eleita primeira diretoria

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), no plenário da Câmara Municipal de Corrente (PI), a criação, aprovação do estatuto social e eleição da primeira diretoria da AVESPI (Associação das Câmaras e Vereadores do Extremo Sul do Piauí). A iniciativa foi do vereador João Antônio (Toni- PSDB), e teve o apoio de outros vereadores da região. 

O encontro reuniu veredores de diversos municípios do Extremo Sul Piauiense, após aprovação do estatuto, foi feita a eleição da diretoria, o vereador Toni (PSDB), foi eleito por aclamação presidente da Associação.

"É muito gratificante criarmos uma associação, e termos o nome unânime para ser presidente. Quero me esforçar, fazer o máximo possível por todos vocês e pela nossa associação. Muito obrigado pela confiança”. Agradeceu o presidente Toni.

A primeira diretoria da Associação das Câmaras e Vereadores do Extremo Sul do Piauí , tem como vice-presidente, Nestor Renato Pinheiro Elvas (Bom Jesus), 1° secretária, Suelane Martins da Cunha (Riacho Frio), 2° secretária, Luziene Vogado Ribeiro (Curimatá), e para 1º tesoureiro, Joilton Lustosa Silva Santana (Parnaguá) e 2º tesoureiro, João de Deus Santana Saraiva (Cristino Castro).

Fonte e fotos: reporteralessandroguerra.com

Estudantes da Uespi de Corrente fazem pesquisas para a agricultura

Os alunos dos 5° e 6° períodos do curso de Engenharia Agrônoma, campus de Corrente, realizaram pesquisas na área de tecnologia de sementes. São 8 trabalhos com formas de execução diferentes. As pesquisas objetivam ajudar o produtor no  manejo das sementes de uma forma adequada para que elas consigam  dar um bom retorno e uma produtividade para o agricultor.

Os trabalhos seguem a linha de orientação ao produtor de pequeno, médio e grande agricultura. Os estudantes realizam pesquisas direcionadas à biotecnologia na área de sementes que poderão ajudar no desenvolvimento de técnicas alternativas. O Marcos Ribeiro, estudante do 5° período, fez a pesquisa sobre os métodos para obtenção de extrato foliar de neem no tratamento de sementes de feijão-de-corda.

“Os extratos vegetais vêm sendo usados no controle fitossanitário de vegetais. Com o uso dessa substância os produtores têm a opção de substituir agrotóxicos por essa solução, ajudando o meio ambiente e diminuindo, assim,  a contaminação do solo e envolvendo o uso de produtos mais sustentáveis na agricultura”, destacou o estudante de Agronomia.

A estudante do 6° período, Ruth Soares, desenvolveu uma pesquisa sobre os métodos de superação de dormência em sementes de ata (Annona squamosa L.) e a Biometria X qualidade fisiológica em sementes de ata.  Ela afirma que se a pesquisa for posta em prática pelos produtores no momento certo, estarão garantindo um número significativo de sementes de maior vigor, consequentemente, o produtor obterá uma planta com fruto de melhor qualidade agregando assim valor ao produto.

“A ata é uma planta que tem um grande potencial econômico, porém, apresenta problemas de dormência em suas sementes por possuírem substâncias inibidoras da germinação. Conseguindo desenvolver uma técnica que promova uma germinação uniforme e garanta um estande de plantas vigorosas, garantiremos uma boa produção de frutas”, falou a graduanda.

De acordo com a professora Leomara Vieira, pós-doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes e responsável pela orientação das pesquisas, a realização das atividades surgiu de uma necessidade em aprimorar o trabalho do agricultor, que é área de muita importância e desenvolvimento no Piauí.

“Foram várias pesquisas com um objetivo comum: ajudar o produtor. Estamos desenvolvendo técnicas no manuseio de sementes com materiais alternativos para o combate de microrganismos que impedem a germinação da semente, para, dessa forma, o âmbito da agricultura crescer ainda mais e de forma alternativa”, finaliza a professora.

III Congreso Paraguay de Semillas

Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos no III Congreso Paraguay de Semillas, nos dias 25 e 26 de julho, na Ciudad del Este, Paraguai. O Congresso reuniu profissionais e estudantes do Paraguai, Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, que discutiram políticas de sementes, biotecnologia, proteção de cultivares e de propriedade intelectual, além da produção de sementes no Paraguai.

De acordo com a professora Leomara Vieira, a experiência ampliou o olhar no sentido de trabalhar as políticas públicas necessárias para a valorização das sementes na agricultura. “Para mim foram dois dias de bastante aprendizado. Foi discutido sobre o crescente aumento de sementes não certificadas em todos esses países, sendo necessário realizar políticas públicas para ajustar as regulamentações atuais com a realidade de todos setores da cadeia produtiva de sementes de cada pais, visando ganho para cada elo da cadeia e que valorize as sementes na agricultura”, pontua.

O Marcos Vinícius, estudante do curso de Agronomia, também apresentou seu trabalho no Congresso. O graduando afirma que as discussões das várias pesquisas somaram na sua formação acadêmica e profissional. “Participar e apresentar trabalhos em outro país foi motivo de muita satisfação para nós. Contribuiu para o nosso conhecimento, sendo uma experiência rica e satisfatória na área de sementes. Um evento muito organizado com uma ótima recepção deixando a mensagem que ‘uma semente com alto vigor e germinação é uma garantia de boa produção”, relata o estudante.

Ruth Soares destaca que foram dois dias de muito aprendizado. “Vimos técnicas e inovações que podem ser utilizados em trabalhos desenvolvidos na Uespi e que no futuro poderão nos servir para o nosso mercado de trabalho”, conclui a aluna.

Ascom

Carreta carregada de leite em pó tomba na BR-135 próximo a Corrente

Fotos: Reprodução Redes Sociais

Uma carreta Scania G400 carregada de leite em pó tombou após cair de um barranco na BR-135, próximo a Corrente. O acidente ocorreu por volta das 22h 

“O motorista saiu sem graves ferimentos e a Polícia Militar fez a segurança da carga. Por ser gênero alimentício havia grande possibilidade de ser saqueada”, informou a soldado Milane da Cunha. 

Com placa do estado de Goiás, o veículo saiu de São Paulo com destino a São Luís (MA), informou a PM.

Segundo a policial, é comum serem notificados acidentes no trecho entre Cristalândia e Corrente.

“É bem frequente esse tipo de acidente nesse trecho. A rodovia é extremamente estreita, não tem acostamento e é cheia de desníveis”, relatou a PM. 

Não houve interdição da rodovia. Até as 17h desta sexta-feira (9), o veículo ainda estava no local.

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Projeto realiza levantamento da saúde ocular da população de Corrente

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Prefeitura de Corrente, deu início nesta segunda-feira (29) ao Projeto Ação Popular Piauí. O principal objetivo consiste em realizar um levantamento da saúde ocular dos moradores do município para posterior realização de um mutirão de cirurgia.
 
A ação funciona no sistema de Parceria Público Privada (PPP), conforme explica Liscel Anderson, responsável pelo projeto. “A Sesapi tomou essa iniciativa porque identificou que os municípios têm grande dificuldade em saber a real situação da saúde ocular dos seus munícipes. A partir disso foi criada a Ação Popular, através dessa parceria, onde será feito todo o levantamento para saber o que se tem de casos de catarata, que é o foco principal, casos de pterígio, glaucoma e olho diabético”, informou Liscel.
 
Ele ressalta ainda que o Projeto Ação Popular Piauí também tem por objetivo coibir a ação de ONGs que realizam esse tipo de trabalho de forma irregular. “Nós identificamos que algumas ONGs utilizam profissionais desqualificados e fazem uma verdadeira chacina, enganando as pessoas, receitando óculos sem qualquer tipo de critério e isso nos incomodava muito, este foi outro motivo pelo qual recebemos apoio da Sesapi para a realização do projeto”, pontuou.
 
Nas consultas realizadas, as patologias estão sendo identificadas e devidamente documentadas para posterior encaminhamento. A ação inclui ainda a realização de exames de correção visual, quando for o caso.  
 
Sobre esse ponto, Liscel destaca outra importante ação que está sendo realizada em Corrente. “Nós identificamos que na maioria das vezes as pessoas que precisam de correção visual recebem as receitas médicas para a confecção de óculos, mas não tiêm condições de adquiri-os nas óticas devido ao seu alto custo. Por isso nós também pleiteamos junto à Secretaria e, através de emendas de alguns deputados, nós conseguimos a destinação de recursos  para disponibilizar armações e lentes à preços de custo, alguns deles até gratuitos. São óculos de primeira linha e quando o paciente trouxer 2kg de alimento não perecível, ela recebe ainda o desconto de R$ 50 reais, que serão destinados às famílias carentes do município”, colocou.
 
Em Corrente a ação acontece na zona urbana até o dia 2, próxima sexta-feira. Na zona rural, os atendimentos seguirão o seguinte cronograma:  05/08 -  Riacho Grande,  06/08 -  Santa Marta, dia 07/08 - Fazenda de Cima, dia 08/08 - Simplício e dia 09/08  - Morro Redondo. Para realizar uma consulta, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua residência munido de documentos pessoais e cartão do SUS.
 
A secretária municipal de Saúde, Lindaura Perpétua Cavalcanti, comemora a parceria. “Devemos valorizar essa ação em saúde tão grandiosa no nosso município, muitas são as pessoas que serão beneficiadas com os serviços de médicos especializados, pois a nossa demanda é grande e muitos necessitam de cirurgia. Essa será uma forma de agilizar todo o processo. Não posso deixar de parabenizar o prefeito Murilo que buscou essa parceria com a SESAPI para trazer esse benefício pra população”.
 
Além de Corrente, nas próximas semanas serão contemplados os municípios de Cristalândia, Sebastião Barros, Riacho Frio e posteriormente outros municípios.
 
Ao todo 76 municípios já participaram do projeto Ação Popular Piauí, tendo sido as regiões do município de Picos já agraciadas com o mutirão de cirurgia, assim como a região do Médio Parnaíba. Somente no primeiro dia já foram atendidas mais de 200 pessoas no município de Corrente.

Fonte e fotos: portal corrente

Posts anteriores