Cidadeverde.com

Hospital de Corrente: servidores entram em greve após 5 meses de atrasados


Foto: Divulgação/ Whatsapp

Funcionários terceirizados do Hospital Regional de Corrente, município 874 km ao sul de Teresina, formalizaram uma denúncia ao Ministério Público, através do Centro de Distribuição das Promotorias de Corrente, de que estão há cinco meses com salários atrasados. Nesta terça-feira (17) foi confirmado que os funcionários estão em greve desde o último sábado.

No documento protocolado na última quinta-feira, 12 de abril, os prestadores de serviço anunciaram que estavam entrando em paralização por 48h e que se a situação não fosse resolvida, entrariam em greve por tempo indeterminado. 

O enfermeiro Marcos Elias, prestador de serviço no HRC, confirmou que a greve seguirá por tempo indeterminado. “Está funcionando apenas 30% dos serviços essenciais, como é determinado por lei”, informou. 

Médicos, enfermeiros, fisioterapia, técnico em enfermagem, auxiliar de serviços gerais, entre outros, estão sem receber os vencimentos. 

A denúncia foi subscrita por diversos profissionais que trabalham no Hospital, é relatado que os prestadores de serviço estão fragilizados com a situação e que o desempenho do trabalho fica dificultado em razão disso.

Além disso, o pedido solicita que a Secretaria de Saúde do Estado seja notificada.

O Cidadeverde.com tentou entrar em contato com a direção do Hospital de Corrente, mas até a pulbicação da matéria não obteve êxito. 


Foto: Divulgação

Lyza Freitas
redacao@cidadeverde.com

Crianças têm reação alérgica ao tomar remédio para verme em escola de Corrente

Aproximadamente 30 crianças da escola pública municipal Justina Freitas, localizada no povoado Vereda da Porta em Corrente (a 900 km de Teresina) tiveram reação alérgica ao tomar um remédio para verme fornecido na própria escola durante o período de aula, na tarde desta quarta-feira(4). 

As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional de Corrente com coceiras, dores de estômago, náuseas e tonturas e tiveram que ser medicadas. 

“É uma campanha do município e as crianças tiveram reação imediata. Estavam aplicando de dez em dez e à medida que foram tomando, foram sentindo coceiras, náuseas e dor no estômago. A escola foi trazendo e depois chegando mais, acredito que atendemos umas 35 crianças entre 10 e 15 anos”, relata Adilson Cerqueira Custódio, coordenador financeiro do hospital.

Ele disse que as crianças eram liberadas à medida que se sentiam bem, mas que umas chegaram a retornar. “Terminamos de atender todo mundo por volta das nove e meia da noite”, afirmou.  

O Cidadeverde.com falou com a secretária de Saúde do Município, Sinara Cibele Nogueira, que informou que 53 crianças tomaram a medicação na escola e cerca de metade passou mal. Ela disse que está tomando todas as providências para enviar o lote do medicamento para análise e está comunicando ao Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde sobre o fato.

“Essa campanha tem sido feita em outras comunidades e que não tiveram está reação. Estamos em reunião para averiguar o que aconteceu e fazendo a notificação ao Ministério e ao Estado. Vamos enviar para análise o lote e aguardar a resposta”, declarou a secretária Sinara Cibele. 

Ela disse que como é uma campanha nacional, que está em seu quinto ano seguido, acredita que os pais são informados já que há essa regra no protocolo. “As equipes de Programa de Saúde da Família de cada localidade são as responsáveis por aplicar as doses e acredito que elas tenham repassado às famílias”, afirmou a gestora. 

Uma nota da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Corrente informa que a campanha faz parte de uma ação nacional contra hanseníase e verminoses, proposta pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, realizada por meio de abordagem integrada.

O público alvo são estudantes entre 5 e 14 anos matriculados em escolas públicas de municípios com maior vulnerabilidade. O medicamento aplicado é o Albendazol 400mg em dose única e a nota afirma que é eficaz, não tóxico e que os efeitos colaterais são raros e sem gravidade. 

"Diante do acontecido nesta tarde de quarta-feira(04), a Secretaria Municipal de Saúde já cancelou a execução da campanha e irá enviar a medicação para análise e notificará o Estado", concluiu a nota. 
 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Projeto Seis e Meia leva show de Toni Garrido até a cidade de Corrente

A estreia do Projeto Seis e Meia no Centro Cultural Benjamin José Nogueira, em Corrente, aconteceu em grande estilo na noite desta terça-feira (4) com a participação do cantor Toni Garrido, vocalista da banda Cidade Negra.

A noite foi aberta com a apresentação do artista local Charles Brau, que embalou o público com músicas famosas do rock nacional e MPB.

O secretário de Cultura Fábio Novo deu as boas-vindas ao público, e chamou ao palco a vice-governadora Margarete Coelho, que assistiu às duas apresentações. O deputado também ressaltou a felicidade em entregar o Centro Cultural reformado e modernizado, incluindo Corrente no circuito estadual de Cultura.

Os alimentos arrecadados com as entradas foram doados à APAE de Corrente, entregues simbolicamente pelo secretário Fábio Novo e pela vice-governadora à presidente da instituição, Aniela Rocha.

A espera de uma hora para o início do show, devido a um problema técnico no equipamento da banda, não desanimou o público presente, recompensado com um belíssimo espetáculo!

O projeto experimental de Toni Garrido, que se apresentou com uma formação de músicos diferente da banda Cidade Negra, empolgou a plateia com músicas de Tim Maia, Rappa e Luiz Melodia, do repertório antigo do Cidade Negra, além de composições próprias, todas marcadas por uma forte batida dance, embaladas pelo DJ Danny Dee. A ordem era dançar, não sentar, proposta aceita por grande parte do público.

Extremamente acessível, o cantor autografou, tirou fotos e selfies com todos os fãs que fizeram fila no final do show.

Para a próxima semana já está confirma a peça teatral “Cinco Mulheres por um Fio”, monólogo que será apresentado pela atriz global Solange Couto.

Fonte: portalcorrente
 

Paratleta correntino conquista 3 medalhas de ouro em Aracaju

O paratleta correntino Marcos Jeane Santos da Silva, juntamente com a colega Naiara Maria Soares Linhares, foram medalhistas da natação na etapa Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa, realizada neste fim de semana, em Aracaju (SE).

Campeão brasileiro em 2017 na mesma competição, nos 50 metros peito da categoria SB3, Marcos Jeane conquistou, neste domingo (25), três medalhas de ouro nas provas de 50 metros livre; 50 metros peito e 100 metros livre da categoria S4. O paratleta é o primeiro do Piauí, treinando no Ceir, a chegar na final do principal evento paralímpico de atletismo, natação e halterofilismo do país.

Outra campeã, Nayara Maria levou duas medalhas de prata nas provas de 50 metros costas e 100 metros livres e dois bronzes nas disputas dos 50 metros livres e 100 metros peito, da classe S5. Em 2012, a atleta foi campeã de natação na prova dos 100 metros nado livre na etapa Norte/Nordeste do Circuito.

“Os resultados são importantes porque é a primeira competição do ano e a gente precisava fechar com chave de ouro. A gente mostrou que está no caminho certo. Conseguimos novamente dois índices para o nacional com o Marcos, na prova que ele já é líder do ranking. Nayara também superou as expectativas, trazendo vitórias importantes. É o Ceir Esportes tomando corpo, tomando cara e forma com os grupos de capoeira e, em breve, com o time de futebol de amputados e corrida de rua. O Ceir Esportes é isso: é agito, é motivação, é transpor barreiras, é surpreender e ultrapassar limites. O Ceir Esportes veio pra ficar e eu fico muito orgulhoso por fazer parte desse time. Se Deus quiser, teremos mais resultados e mais notícias boas durante o ano”, comemora o treinador e supervisor da equipe de Reabilitação Desportiva do Ceir, Childerico Robson.

Ao todo, 414 competidores disputaram as modalidades atletismo, natação e halterofilismo. A treinadora e colaboradora do Ceir, Slânia Martin, acompanhou os atletas na competição.

O Circuito

O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Fonte: portalcorrente

Mutirão de Cirurgias Pediátricas tem início na cidade de Corrente

O Mutirão de Cirurgias Pediátricas Eletivas teve início na tarde deste sábado no Hospital João Pacheco Cavalcante, em Corrente. Com grande movimentação já no começo da tarde, crianças de municípios de toda a região Extremo-Sul passaram pela triagem com a equipe de enfermagem e inciaram o atendimento clínico por volta das 15h com a equipe médica, já presente no hospital.

Foram 43 consultas clínicas, com 17 cirurgias já marcadas para esse final de semana, com início ainda neste sábado, mais 17 agendadas para o próximo mês.

De acordo com a diretora do hospital, Lindaura Perpétua Cavalcanti, a meta é realizar 120 cirurgias até o final do mutirão, que deve finalizar no mês de junho.

Para participar do mutirão, as crianças devem encaminhadas pelas secretarias municipais de saúde de seu município. "Nossa meta são 120 cirurgias e acreditamos que, com essa quantidade, nós conseguiremos zerar a demanda por cirurgias pediátricas na região. De qualquer forma todas demandas encaminhadas, sem excessão, serão notificadas à Secretaria Estadual de Saúde, que terá conhecimento real da nossa necessidade", reforça a diretora.

Fonte: Ascom

Hospital Regional de Corrente passará a realizar cirurgias pediátricas

A partir desse mês, o Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, de Corrente, passará a realizar cirurgias pediátricas, resultado da parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI).

Serão realizadas 40 consultas avaliativas com 30 procedimentos cirúrgicos por mês, compreendendo entre os meses de março a junho, com o objetivo de diminuir as filas de espera do SUS e o número de transferências para a capital do estado. 

O hospital de Corrente atende cerca de 12 municípios da região da Chapada das Mangabeiras. A lista de pacientes será demandada pelos secretários municipais de saúde, que a encaminharão para a direção do hospital.

“Estamos solicitando para com os secretários municipais de saúde suas demandas de pacientes”, explica a diretora do hospital, Lindaura Perpétua Cavalcanti.

Poderão participar do mutirão crianças entre 1 e 15 anos. Para a realização das cirurgias acontecerá uma avaliação prévia todo mês pela equipe médica. 

Nos últimos meses de 2017 o Hospital Regional de Corrente realizou mais de 100 cirurgias em diversas especialidades durante o 1º Mutirão de Cirurgias Eletivas. Foram atendidos pacientes de vários municípios de toda região. 

O mutirão de cirurgias pediátricas está previsto para acontecer nos meses de março, abril, maio e junho.

Fonte: portalcorrente

Jovem morre eletrocutada ao estender roupas em fio elétrico

Uma jovem identificada como Kátia de Jesus Rocha Aragão, 21 anos, morreu eletrocutada ao estender roupas em uma fiação elétrica. O caso aconteceu ontem (27) na zona Rural do município de Corrente, localizado no extremo Sul do Piauí. 

Segundo a Polícia Militar, a jovem confundiu o fio elétrico com um varal. “Segundo informação da família, a garota tinha chegado de Brasília e resolveu lavar as roupas. Quando foi estender no varal ela confundiu com um fio elétrico que levava energia para casa”, disse o comando da PM de Corrente. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas jovem morreu antes da chegada da ambulância. 

Os familiares ficaram abalados com a morte da jovem.  


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Polícia Militar recebe denúncia anônima e prende traficante no bairro Morro do Pequi

A Equipe Alpha da Força Tática, juntamente com a Equipe Operacional do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente, realizaram uma operação no bairro Morro do Pequi na tarde deste domingo  após receberem denúncia anônima informando que drogas estariam sendo comercializadas em uma residência.

Ao chegar no local a polícia abordou dois suspeitos na entrada da residência e, com autorização de um deles, realizou buscas no interior do imóvel.

Foram encontrados 895 gramas de maconha, 60 gramas de cocaína e 90 gramas de crack, além de R$ 45 reais em dinheiro, um facão, um canivete e um celular.

O proprietário da casa, Maiko Nascimento Silva, de 23 anos, foi conduzido à 10ª Delegacia Regional de Corrente, onde encontra-se preso.

Fonte: portalcorrente

Casa de Cultura de Corrente ganha reforma e será reaberta neste mês

O Centro Cultural Coronel Benjamim José Nogueira, em Corrente, ganhou reforma e será reaberto em fevereiro. O auditório da Casa de Cultura foi transformado num teatro, com novas poltronas, além de som e iluminação. Os banheiros e os camarins também foram modernizados. 

O Centro Cultural, inaugurado em 1986, ganhou adequações na cobertura, pintura externa e interna, além de reforma na parte hidráulica e elétrica do prédio. Quase R$ 322 mil foram investidos na reforma e modernização da casa, pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec.

A plataforma elevatória, que garante o acesso de cadeirantes, também ganhou manutenção e voltou a funcionar. A biblioteca e o museu foram modernizados com mobiliário e climatização. A fachada da Casa de Cultura ganhou iluminação em led.

“A parte mais difícil já foi solucionada, que era o telhado. Havia um problema nas calhas e quando chovia inundava completamente o auditório. Um engenheiro acompanhou os trabalhos e o problema foi resolvido. Outro problema solucionado foi o elevador, que havia funcionado apenas uma vez e uma equipe técnica, vinda de São Paulo, fez a correção do equipamento, que já está em funcionamento”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, durante visita ao espaço.

Segundo ele, a reforma ainda contempla a construção de um Café Bar, que deve sediar lançamentos de livros, exposições e outros eventos culturais da cidade. Com a estruturação do Espaço, Corrente entra na rota dos espetáculos já realizados pela Secretaria de Cultura por todo o Estado. A cidade já recebe, desde o ano passado, o projeto Boca da Noite, e com a entrega da Casa de Cultura deverá sediar também o projeto Seis e Meia, com shows de artistas nacionais.

A reforma do Centro Cultural será entregue ainda neste mês. A reforma garante a preservação do patrimônio das casas mantidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult. Desde 2015, foram reformadas seis casas na capital, incluindo o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes e o Complexo Cultural Club dos Diário/Theatro 4 de Setembro.

Ainda em Teresina, duas obras estão em execução, sendo uma na Central de Artesanato Mestre Dezinho e a outra na sede da Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos. No interior, a Secult entregou reformas em Oeiras, Floriano e Pedro II, além disso há obras em execução nas cidades de União e Parnaíba. 

redacao@cidadeverde.com

Micro-ônibus de banda capota e mata filho de cantor em trecho da BR-135

  • fotosacidente3.jpg
  • fotosacidente2.jpg
  • fotosacidente1.jpg
  • fotosacidente.jpg

Atualizada às 11:37

A imagem acima é do desespero de um pai. A rodovia da morte – BR-135 – fez mais uma vítima na manhã desta terça-feira(30). Ademir Teixeira, 34 anos, filho do cantor Cristiano Neves morreu em um acidente às 6h, na localidade Santa Marta, zona rural de Corrente (a 900 km de Teresina). 

O cantor, que estava no veículo no momento do acidente, presenciou a morte do filho. A imagem que circulou foi de Cristiano debruçado sobre Ademir, desesperado ao vê-lo morto. 

De acordo com as primeiras informações, a vítima viajava com a banda do pai em um micro-ônibus quando o veículo perdeu o controle na pista molhada e capotou.  Ele estava no banco ao lado do motorista.

A Polícia Civil esteve no local do acidente e informou ao Cidadeverde.com que o condutor do micro-ônibus perdeu o controle da direção na descida de uma ladeira da localidade Santa Marta. De acordo com o agente Darci Benvindo, o trecho da BR-135 onde houve o acidente é considerado “perigoso” e é constante a ocorrência de acidentes.

Ainda não há detalhes do que teria provocado a perda do controle da direção. Há informações de que o motorista do micro- ônibus teria dormido, mas a Polícia Civil garante que é apenas uma especulação. 

Ademir e o cantor Cristiano. Foto: Reprodução

Local onde houve o acidente é considerado perigoso. Foto: Polícia Civil

No veículo havia nove pessoas. As outras oito foram socorridas e encaminhadas ao hospital regional de Corrente com escoriações leves. O pai da vítima, o cantor Cristiano Neves, está bastante abalado com a morte do filho. 

Na redes sociais, fãs do cantor lamentam a morte de Ademir. 

Os músicos retornavam do Ceará e seguiam para São Paulo.  

 


Caroline Oliveira e Izabella Pimentel
carolineoliveira@cidadeverde.com

Posts anteriores