Cidadeverde.com

Estudantes da Uespi de Corrente fazem pesquisas para a agricultura

Os alunos dos 5° e 6° períodos do curso de Engenharia Agrônoma, campus de Corrente, realizaram pesquisas na área de tecnologia de sementes. São 8 trabalhos com formas de execução diferentes. As pesquisas objetivam ajudar o produtor no  manejo das sementes de uma forma adequada para que elas consigam  dar um bom retorno e uma produtividade para o agricultor.

Os trabalhos seguem a linha de orientação ao produtor de pequeno, médio e grande agricultura. Os estudantes realizam pesquisas direcionadas à biotecnologia na área de sementes que poderão ajudar no desenvolvimento de técnicas alternativas. O Marcos Ribeiro, estudante do 5° período, fez a pesquisa sobre os métodos para obtenção de extrato foliar de neem no tratamento de sementes de feijão-de-corda.

“Os extratos vegetais vêm sendo usados no controle fitossanitário de vegetais. Com o uso dessa substância os produtores têm a opção de substituir agrotóxicos por essa solução, ajudando o meio ambiente e diminuindo, assim,  a contaminação do solo e envolvendo o uso de produtos mais sustentáveis na agricultura”, destacou o estudante de Agronomia.

A estudante do 6° período, Ruth Soares, desenvolveu uma pesquisa sobre os métodos de superação de dormência em sementes de ata (Annona squamosa L.) e a Biometria X qualidade fisiológica em sementes de ata.  Ela afirma que se a pesquisa for posta em prática pelos produtores no momento certo, estarão garantindo um número significativo de sementes de maior vigor, consequentemente, o produtor obterá uma planta com fruto de melhor qualidade agregando assim valor ao produto.

“A ata é uma planta que tem um grande potencial econômico, porém, apresenta problemas de dormência em suas sementes por possuírem substâncias inibidoras da germinação. Conseguindo desenvolver uma técnica que promova uma germinação uniforme e garanta um estande de plantas vigorosas, garantiremos uma boa produção de frutas”, falou a graduanda.

De acordo com a professora Leomara Vieira, pós-doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes e responsável pela orientação das pesquisas, a realização das atividades surgiu de uma necessidade em aprimorar o trabalho do agricultor, que é área de muita importância e desenvolvimento no Piauí.

“Foram várias pesquisas com um objetivo comum: ajudar o produtor. Estamos desenvolvendo técnicas no manuseio de sementes com materiais alternativos para o combate de microrganismos que impedem a germinação da semente, para, dessa forma, o âmbito da agricultura crescer ainda mais e de forma alternativa”, finaliza a professora.

III Congreso Paraguay de Semillas

Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos no III Congreso Paraguay de Semillas, nos dias 25 e 26 de julho, na Ciudad del Este, Paraguai. O Congresso reuniu profissionais e estudantes do Paraguai, Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, que discutiram políticas de sementes, biotecnologia, proteção de cultivares e de propriedade intelectual, além da produção de sementes no Paraguai.

De acordo com a professora Leomara Vieira, a experiência ampliou o olhar no sentido de trabalhar as políticas públicas necessárias para a valorização das sementes na agricultura. “Para mim foram dois dias de bastante aprendizado. Foi discutido sobre o crescente aumento de sementes não certificadas em todos esses países, sendo necessário realizar políticas públicas para ajustar as regulamentações atuais com a realidade de todos setores da cadeia produtiva de sementes de cada pais, visando ganho para cada elo da cadeia e que valorize as sementes na agricultura”, pontua.

O Marcos Vinícius, estudante do curso de Agronomia, também apresentou seu trabalho no Congresso. O graduando afirma que as discussões das várias pesquisas somaram na sua formação acadêmica e profissional. “Participar e apresentar trabalhos em outro país foi motivo de muita satisfação para nós. Contribuiu para o nosso conhecimento, sendo uma experiência rica e satisfatória na área de sementes. Um evento muito organizado com uma ótima recepção deixando a mensagem que ‘uma semente com alto vigor e germinação é uma garantia de boa produção”, relata o estudante.

Ruth Soares destaca que foram dois dias de muito aprendizado. “Vimos técnicas e inovações que podem ser utilizados em trabalhos desenvolvidos na Uespi e que no futuro poderão nos servir para o nosso mercado de trabalho”, conclui a aluna.

Ascom

Carreta carregada de leite em pó tomba na BR-135 próximo a Corrente

Fotos: Reprodução Redes Sociais

Uma carreta Scania G400 carregada de leite em pó tombou após cair de um barranco na BR-135, próximo a Corrente. O acidente ocorreu por volta das 22h 

“O motorista saiu sem graves ferimentos e a Polícia Militar fez a segurança da carga. Por ser gênero alimentício havia grande possibilidade de ser saqueada”, informou a soldado Milane da Cunha. 

Com placa do estado de Goiás, o veículo saiu de São Paulo com destino a São Luís (MA), informou a PM.

Segundo a policial, é comum serem notificados acidentes no trecho entre Cristalândia e Corrente.

“É bem frequente esse tipo de acidente nesse trecho. A rodovia é extremamente estreita, não tem acostamento e é cheia de desníveis”, relatou a PM. 

Não houve interdição da rodovia. Até as 17h desta sexta-feira (9), o veículo ainda estava no local.

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Projeto realiza levantamento da saúde ocular da população de Corrente

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Prefeitura de Corrente, deu início nesta segunda-feira (29) ao Projeto Ação Popular Piauí. O principal objetivo consiste em realizar um levantamento da saúde ocular dos moradores do município para posterior realização de um mutirão de cirurgia.
 
A ação funciona no sistema de Parceria Público Privada (PPP), conforme explica Liscel Anderson, responsável pelo projeto. “A Sesapi tomou essa iniciativa porque identificou que os municípios têm grande dificuldade em saber a real situação da saúde ocular dos seus munícipes. A partir disso foi criada a Ação Popular, através dessa parceria, onde será feito todo o levantamento para saber o que se tem de casos de catarata, que é o foco principal, casos de pterígio, glaucoma e olho diabético”, informou Liscel.
 
Ele ressalta ainda que o Projeto Ação Popular Piauí também tem por objetivo coibir a ação de ONGs que realizam esse tipo de trabalho de forma irregular. “Nós identificamos que algumas ONGs utilizam profissionais desqualificados e fazem uma verdadeira chacina, enganando as pessoas, receitando óculos sem qualquer tipo de critério e isso nos incomodava muito, este foi outro motivo pelo qual recebemos apoio da Sesapi para a realização do projeto”, pontuou.
 
Nas consultas realizadas, as patologias estão sendo identificadas e devidamente documentadas para posterior encaminhamento. A ação inclui ainda a realização de exames de correção visual, quando for o caso.  
 
Sobre esse ponto, Liscel destaca outra importante ação que está sendo realizada em Corrente. “Nós identificamos que na maioria das vezes as pessoas que precisam de correção visual recebem as receitas médicas para a confecção de óculos, mas não tiêm condições de adquiri-os nas óticas devido ao seu alto custo. Por isso nós também pleiteamos junto à Secretaria e, através de emendas de alguns deputados, nós conseguimos a destinação de recursos  para disponibilizar armações e lentes à preços de custo, alguns deles até gratuitos. São óculos de primeira linha e quando o paciente trouxer 2kg de alimento não perecível, ela recebe ainda o desconto de R$ 50 reais, que serão destinados às famílias carentes do município”, colocou.
 
Em Corrente a ação acontece na zona urbana até o dia 2, próxima sexta-feira. Na zona rural, os atendimentos seguirão o seguinte cronograma:  05/08 -  Riacho Grande,  06/08 -  Santa Marta, dia 07/08 - Fazenda de Cima, dia 08/08 - Simplício e dia 09/08  - Morro Redondo. Para realizar uma consulta, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua residência munido de documentos pessoais e cartão do SUS.
 
A secretária municipal de Saúde, Lindaura Perpétua Cavalcanti, comemora a parceria. “Devemos valorizar essa ação em saúde tão grandiosa no nosso município, muitas são as pessoas que serão beneficiadas com os serviços de médicos especializados, pois a nossa demanda é grande e muitos necessitam de cirurgia. Essa será uma forma de agilizar todo o processo. Não posso deixar de parabenizar o prefeito Murilo que buscou essa parceria com a SESAPI para trazer esse benefício pra população”.
 
Além de Corrente, nas próximas semanas serão contemplados os municípios de Cristalândia, Sebastião Barros, Riacho Frio e posteriormente outros municípios.
 
Ao todo 76 municípios já participaram do projeto Ação Popular Piauí, tendo sido as regiões do município de Picos já agraciadas com o mutirão de cirurgia, assim como a região do Médio Parnaíba. Somente no primeiro dia já foram atendidas mais de 200 pessoas no município de Corrente.

Fonte e fotos: portal corrente

Cidade de Corrente recebe exposição oficial do Ranking Nacional Nelore

Foto reprodução

Mais uma mostra oficial do Circuito Verde movimenta o Ranking Nacional Nelore. A 44ª Expocorrente, em Corrente, no Piauí, deve receber 90 animais para avaliação nos dias 19 e 20 de julho, no Parque de Exposições Alberto Tavares da Silva. O julgamento será comandado por Gilberto Elias Demochi Júnior. O ranking é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
 
“O Piauí tem cerca de 2 milhões de bovinos e o Nelore é a raça mais presente no estado. A exposição de Corrente é uma ótima oportunidade para verificar os bons resultados da seleção genética dos criadores piauienses”, afirma o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), Cicinato Leão.
 
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, lembra que o ranking deste ano está chegando ao fim. “Em breve, encerraremos o Ranking Nacional 2018/2019. Ao longo desse período, notamos avaliações bastante positivas nas pistas de todo o país, com foco na produção de carne de qualidade superior. Em Corrente, não será diferente”, afirma.

Fonte: portalcorrente

Acidente: carreta carregada de algodão tomba na BR-135

Uma carreta carregada de algodão tombou na BR-135, na altura da localidade Paraim, por volta das 10h da manhã desta terça-feira (09/07), em Corrente, no Sul do Piauí.

Segundo informações do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente, o condutor perdeu o controle do caminhão próximo à ponte do Rio Paraim e acabou tombando o veículo fora da pista.

O motorista foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não teve ferimentos graves, tendo fraturado uma das mãos.

Fonte: portalcorrente

Comissão da Assembleia visitará o Hospital Regional de Corrente

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa irá visitar os hospitais regionais Manoel de Sousa Santos e Dr. João Pacheco Cavalcanti, nos municípios de Bom Jesus e Corrente, respectivamente. A vistoria em Bom Jesus está agendada para 15h desta quinta-feira (4). Já em Corrente, a vistoria está prevista para 11h desta sexta-feira (5).

Confirmaram presença nas visitas a presidente da Comissão, deputada Teresa Britto (PV), e os deputados Gustavo Neiva (PSB) e Lucy Soares (PP).

“Vamos verificar todas essas dificuldades e elaborar um relatório, que será encaminhado aos gestores e órgãos competentes. Estamos mantendo uma rotina de vistoria a esses hospitais regionais e agora é a vez dos municípios do extremo Sul piauiense”, frisou a deputada Teresa Brito.

Fonte: portal corrente

Animador de quadrilha junina é morto a golpes de punhal

O animador de quadrilhas juninas, Marcone Santos de Carvalho, 25 anos, foi assassinado a golpes de punhal, próximo a um colégio no centro de Corrente, no interior do Piauí, na madrugada do domingo (23). De acordo com a soldado Milane Cunha, do 7º BPM, a vítima foi golpeada após discussão pelo sumiço de um celular. 

"A vítima e o grupo junino voltavam de um evento. Em determinado momento, houve o desentendimento pelo sumiço do celular do irmão da vítima. Uma das pessoas que estava lá foi acusada do furto e acabou desferindo os dois golpes", disse a soldada. 

O autor dos golpes foi apontado como Germano Alves da Silva, 21 anos, que seria conhecido da vítima. 

Marcone Santos- que foi candidato a vereador em Corrente em 2018,  foi alvejado no ombro e no peito e teve morte imediata. 

A soldado negou boatos de que o suspeito teria se suicidado.

"Nenhum corpo foi encontrado até o momento. Ele ainda está sendo procurado", concluiu Milane Cunha. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Órgãos de fiscalização cobram melhorias no hospital regional

Foto: Divulgação MPPI

As Promotoras de Justiça Gilvânia Alves Viana e Karla Daniela Carvalho coordenaram uma reunião, com diversos órgãos de fiscalização, com o objetivo de construir soluções para os problemas físicos e estruturais do Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcanti, no município de Corrente, extremo sul do Piauí.

De acordo com Gilvânia Viana, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente, existem diversas irregularidades no estabelecimento, a exemplo da insuficiência de condicionadores de ar, das péssimas condições da cozinha e da falta de bolsas de sangue. Karla Daniela Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), falou dos relatórios produzidos pelos conselhos regionais de enfermagem e de medicina, que também apontam a existência de deficiências estruturais no hospital.

O Secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, declarou que visitou o hospital de Corrente há poucos dias, e que autorizou a direção a realizar o levantamento das adequações a serem promovidas em caráter emergencial. O secretário informou ainda que será enviada equipe técnica da Sesapi ao local, para elaboração do projeto de reforma e posterior licitação.

De acordo com ele, existe projeto para que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bom Jesus funcione como Centro de Especialidades, de modo a atender toda a região. Já a UPA de Corrente é de gestão municipal, e por isso seria necessária a participação da prefeitura para transição do serviço.

O Cosenhor Regional de Enfermagem (Coren-PI)  publicou uma portaria para formação da Comissão de Sindicância. “É uma Comissão para intervenção ética. Primeiro ela vai lá para ver a situação. Esperamos que haja realmente o começo dessas melhorias propostas e, diante delas, vamos ver se seguimos com o processo de interdição do hospital ou se vamos arquivar. A Comissão vai continuar fiscalizando, para constatar ou não melhorias que foram prometidas aqui na reunião”, explica Tatiana.

Também estiveram presentes na reunião representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) e do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI).

Como encaminhamento, ficou definido que a 2ª Promotoria de Justiça de Corrente agendará a audiência com a Sesapi e representante do Município de Corrente, para que seja avaliada a possibilidade de transição da UPA em Centro de Especialidades. Já a Secretaria se comprometeu a encaminhar, no prazo de 30 dias, o projeto de reforma do Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcanti, e a se manifestar, dentro de 15 dias, sobre a possibilidade de abertura de uma unidade transfusional no estabelecimento.

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

IFPI abre sindicância para apurar denúncia de violência sexual contra aluna

Foto: Reprodução/GoogleMaps

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) instaurou sindicância para apurar denúncia de violência sexual que teria sido praticada contra uma aluna da instituição do Campus da cidade de Corrente, no extremo Sul do Estado. 

O abuso sexual teria ocorrido quando a estudante fazia visita técnica com outros alunos para o estado do Tocantins. A violência teria sido praticada por estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A Direção Geral do IFPI Campus Corrente informou por meio de nota ao Cidadeverde.com que  tomou conhecimento da denúncia de violência sexual no último dia 10 de maio.

A Direção do Campus afirma que consultou, imediatamente, a estudante e seu pai sobre desejo de registro de ocorrência policial, realização de exame de corpo de delito ou assistência médica. Segundo a nota, a aluna respondeu que não gostaria de tomar tais providências, decisão que foi aceita pelo pai.

Seguindo a recomendação da Organização Didática do IFPI, foi instaurada uma sindicância. O processo está em fase de tomada de depoimentos.

Quanto ao envolvimento de alunos da Universidade Estadual do Piauí, a Direção Geral do Campus informa que enviou ofício notificando a instituição sobre o ocorrido.

A Uespi confirmou o recebimento do ofício e disse “que está analisando o caso”. 

 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Mãe e filha morrem em acidente na BR-135; moto incendeia

Foto: Divulgação/ PRF

Mãe filha morreram em um grave acidente envolvendo uma motocicleta e uma camionete na BR-135, no município de Corrente, no interior do Piauí. Com o impacto da colisão, a moto incendiou, mas ainda não há informações se as vítimas morreram carbonizadas. 

O acidente ocorreu nesta quarta-feira (24), por volta das 8h20. Agentes da Polícia Rodoviária Federal estão no local e realizam levantamento para identificar a possível causa. 

A colisão foi do tipo frontal. A camionete, uma Hilux, era conduzida por um homem de 38 anos. Os envolvidos no acidente não tiveram os nomes divulgados. 

Foto: Divulgação/ PRF

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores