Cidadeverde.com

Casa da Cultura de Corrente receberá a Orquestra de Bandolins de Oeiras

Em comemoração ao Mês da Música, a Casa da Cultura de Corrente recebe na próxima quinta-feira, 22 de novembro, a Orquestra de Bandolins de Oeiras. 

“A proposta partiu do deputado Fábio Novo (ex-secretário de Estado da Cultura), vendo o desenvolvimento das crianças ele propôs que o grupo circulasse pelo Piauí, nos teatros e casas de cultura. Fizemos o projeto e concorremos ao SIEC (Sistema de Incentivo Estadual à Cultura)”, comenta Herberth Vinícius, professor e maestro da Orquestra. O projeto é patrocinado pelo Armazém Paraíba e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Os ingressos no valor de R$ 10 reais já estão disponíveis. A apresentação terá início a partir das 20h.

Fonte: portalcorrente

MPPI expede recomendação a prefeito por intoxicação de crianças e adolescentes

 Foto: MPPI

O Ministério Público do Piauí expediu recomendação ao prefeito Gladson Ribeiro de do município de Corrente, no extremo Sul do Piauí, por causa da ocorrência de uma intoxicação de crianças e adolescentes, após a ingestão do medicamento Albendazol. Na ocasião, foram apresentados os resultados dos laudos técnicos do Laboratório Aldolfo Lutz sobre a intoxicação. A recomendação foi expedida também aos secretários municipais de Saúde da cidade, Dionísio Nogueira Júnior; e de Educação, José Lobato.

A promotora de Justiça Gilvânia Viana, 2ª Promotoria de Justiça de Corrente, orientou os gestores à adoção das seguintes ações: fornecimento de água própria para consumo humano à Escola Justina Freitas; realização da limpeza do reservatório caixa d’água do estabelecimento de ensino, sob a supervisão e responsabilidade de profissional de química, para que preste orientações acerca da melhoria do sistema de tratamento de água distribuída. O nome do químico e o seu registro no Conselho Regional de Química devem ser encaminhados ao MPPI.

Outra medida requisitada consiste na realização periódica do processo de cloração do poço tubular que abastece a Escola Justina Freitas, conforme os requisitos técnicos do artigo 34 da Portaria n° 2.914/2011, do Ministério da Saúde.

A exigência foi feita na última sexta-feira (09) durante uma audiência pública com moradores da localidade Vereda da Porta, na zona rural de Corrente, onde a escola funciona. A reunião foi convocada por Gilvânia Viana, que após as discussões com a presença de residentes do povoado e com as autoridades públicas das áreas de saúde e educação, decidiu emitir o pedido.

A Prefeitura de Corrente tem o prazo de 10 dias para enviar ao Ministério Público uma resposta quanto ao recebimento e cumprimento da recomendação.

Entenda o caso 
A recomendação resulta da atuação do Ministério Público do Piauí (MPPI), que após a existência de uma campanha realizada na Escola Municipal Justina Freitas, na qual estudantes receberam uma medicação contra verminoses e apresentaram reações adversas. Dos 55 estudantes que tomaram o remédio, 28 apresentaram algum sintoma, e os outros 27 não registraram nenhum sintoma. Os alunos tomaram o remédio no dia 04 de abril e na manhã seguinte, vários pais e responsáveis dos estudantes foram à sede das Promotorias de Justiça de Corrente para relatar que seus filhos passaram mal e foram encaminhados ao hospital regional de Corrente, após ingerirem o medicamento Albendazol, dado na escola. Dentre as reações apresentadas estavam coceira, vômito, náuseas e dor de cabeça. 

A direção do hospital encaminhou ao MPPI um ofício informando diversos casos de reações medicamentosas em crianças e adolescentes pelo consumo de Albendazol. A promotora de Justiça Gilvânia Viana instaurou um inquérito civil para apurar o caso. A representante do Ministério Público solicitou à secretaria de saúde de Corrente a relação dos alunos que receberam o medicamento; as autorizações dos pais ou responsáveis para que a escola realizasse tal ação e o protocolo a ser obedecido pelos profissionais de saúde sobre a ministração do fármaco. À Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), foi solicitada a realização de uma auditoria com a finalidade de apontar as razões para a ocorrência das reações adversas apresentadas pelos estudantes.

O enfermeiro e a técnica de enfermagem responsáveis pela aplicação do remédio também foram ouvidos pela promotora de Justiça. Foram coletadas três amostras da água consumida na escola, no Rio Corrente, que abastece a comunidade, e dos comprimidos de Albendazol. Todas as amostras foram encaminhadas para análise no Instituto Aldofo Lutz, em São Paulo. O relatório apontou que a água continham coliformes totais e a bactéria escherichia coli. O documento ainda pontua que as reações apresentadas pelos estudantes, não originaram na ingestão do medicamento, uma vez que os laudos apontaram que não houve alteração do mesmo. 

Essas informações foram apresentadas aos pais e responsáveis dos estudantes durante a audiência pública convocada pelo Ministério Público, bem como a recomendação elaborada pela instituição ministerial para as autoridades públicas. 
A promotora de Justiça alerta que a inobservância da recomendação pode acarretar a adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, pelo Ministério Público, inclusive, o ajuizamento da pertinente Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa.

Lyza Freitas (Com informações MPPI)
redacao@cidadeverde.com

 

 

Governador eleito do DF é recebido com festa em Corrente

  • ibaneis5.jpg Divulgação
  • ibaneis4.jpg Divulgação
  • ibaneis3.jpg Divulgação
  • ibaneis2.jpg Divulgação
  • ibaneis1.jpg Divulgação

O advogado Ibaneis Rocha (MDB), governador eleito do Distrito Federal em 2018, visitou nesta quinta-feira (8), o município de Corrente, a 864 km ao Sul de Teresina. Ele foi recebido por dezenas de pessoas e participou de uma carreata. Ibaneis nasceu em Brasília, mas passou grande parte de sua infância no interior do Piauí. Sua família é da cidade de Corrente.

Antes de se tornar um bem-sucedido advogado, foi feirante, empacotador e comerciante. 

Nome desconhecido na política, o advogado tinha 2% das intenções de voto em pesquisa Datafolha feita logo após o 1º turno. A partir de então, registrou crescimento constante em todos os lavantamentos. No primeiro turno, Ibaneis teve 41,97% dos votos válidos, enquanto Rollemberg alcançou 13,94%.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

 

Corrente sediará Fórum Regional “Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados”

A divulgação do índice de Desenvolvimentismo da Educação Básica (Ideb) 2017, feito no mês de setembro pelo Ministério da Educação, mostra que alguns municípios do Piauí destacam-se em níveis regional e nacional. Porém, o desempenho médio das redes municipais de ensino ainda é considerado insatisfatório. Com o objetivo de discutir meios para o incremento deste índice no ciclo 2018/2019, a Educ@ Soluções Educacionais promoverá no dia 19 de novembro, em Corrente, a edição do Fórum Regional com o tema “Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados”. 

A Educ@ Soluções Educacionais promove uma série desses Fóruns, que reúne os municípios do Território Chapada das Mangabeiras e og público-alvo do evento são gestores municipais de educação, técnicos de secretaria, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da área de educação. A programação do Fórum prevê a exibição de cases de redes municipais do Piauí, análise de dados relativos a 2017 e discussão de estratégias para elevar o desempenho das escolas no atual ciclo do Ideb. 

“Para que se possa avançar no Ideb, faz-se necessário o investimento em estratégias voltadas à melhoria da gestão escolar e da avaliação da aprendizagem, por exemplo. Estes Fóruns Regionais serão momentos para compartilhar conhecimentos e experiências que permitam obter um desenvolvimento educacional eficaz nos municípios piauienses”, adianta Cleire Amaral, uma das palestrantes do evento e consultora da Educ@. 

“Além do que será compartilhado nos Fóruns, a Educ@ está preparada tanto para aprofundar a análise da situação do município, como para efetivamente propor, apoiar e monitorar estratégias para em curto, médio e longo prazos dar um salto qualitativo significativo no desempenho educacional”, diz a também palestrante e consultora da Educa Ana Célia Orsano. 

Ideb

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é composto a partir de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, com o objetivo de acompanhar a evolução da educação e estabelecer o padrão de qualidade definido pelo Ministério da Educação como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País. Desta forma, foi implantado com o intuito de induzir políticas educacionais e monitorar a qualidade do ensino, sintetizando dois dos maiores desafios da educação básica brasileira: elevar as taxas de rendimento (fluxo escolar) e melhorar a aprendizagem dos alunos.

Confira a programação

Local: Centro Cultural Coronel Benjamin José Nogueira

8h - Credenciamento/Café da manhã      

8h30 - Abertura   

9h     - Palestra Interativa 1: IDEB 2017 - Resultados das redes Municipais do Piauí
Ministrante: Cleire Amaral - Dra. em Educação

10h30 - Relatos de experiência dos municípios participantes

11h30 - Almoço

13h30 - Oficina de análise dos resultados 2017
Ministrante: Ana Célia Orsano - Dra. em Educação

 15h30 - 7 Estratégias para elevação do IDEB
* Diagnóstico
* Formação de professor 
* Programa de Ensino
* Monitoramento
* Gestão escolar
* Avaliação da aprendizagem
* Reforço da aprendizagem   

17h30 - Encerramento

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Soldado da Força Tática é morto com tiro no peito durante assalto

Foto: Reprodução/Polícia Militar

O policial militar  Gilson Luiz de Araújo, 32 anos, foi morto com um tiro no peito na noite dessa quarta-feira (31) no município de Corrente, localizado no extremo Sul do Estado. O comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, coronel Hortêncio Santos, informou ao Cidadeverde.com que o soldado foi vítima de latrocínio. O crime foi praticado por volta das 21h. 

O comandante conta que o policial estava encostado em seu carro quando foi abordado por dois criminosos, que anunciaram o assalto. O PM teria reagido e efetuado um disparo de arma de fogo contra os assaltantes, que não foram atingidos. Neste momento os bandidos deram um tiro de espingarda calibre 12 no peito do soldado. 

O policial ainda foi socorrido, mas morreu ainda na noite de ontem no hospital regional de Corrente. Após o crime, o comandante Hortêncio convocou todos os policiais militares do 7º Batalhão, inclusive o que estavam de folga, para realizarem buscas pelos suspeitos. 

“Os dois foram detidos e encaminhados à Polícia Civil. Um deles é menor de idade”, informa o comandante.  Os suspeitos são identificados como Mikael Marques Silva, 26 anos, e V. M, 16.

A morte do policial, que era lotado na Força Tática, causou uma forte comoção na Polícia Militar do Piauí. O comandante do 7º BPM lamentou o assassinato do soldado Gilson e disse que o momento é de “muita dor”. 

“Combatemos essa violência diariamente e agora aconteceu com um dos nossos. É uma situação triste. A gente não sabe nem o que dizer e o que falar. Abateu muito o batalhão e toda corporação”, lamenta o coronel Hortêncio.

Nesta quinta-feira (1) faz três anos que o soldado Gilson ingressou na Polícia Militar. Natural de Ibititá(BA), o policial e a família moravam em Corrente desde que ele foi aprovado em concurso público, em 2015. 

O soldado Gilson deixa dois filhos e a esposa, que é deficiente visual. Todos estão muito abalados com a morte do PM.

O corpo do policial será levado ainda hoje para Bahia. 


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

7º Batalhão realiza fiscalização em Corrente e Riacho Frio

O 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente realizou, na noite de quinta-feira (18), uma ação de fiscalização simultânea nos municípios de Corrente e Riacho Frio.

Segundo o Major Hortêncio Santos, Comandante do 7º BPM,  79 carros foram averiguados, sendo 46 em Corrente e 33 em Riacho Frio. Também na cidade de Corrente foram averiguadas 54 motos, dentre essas 12 foram removidas.

Durante a ação, um menor foi apreendido portando um simulacro.

Participaram das duas operações as equipes da Força Tática, viatura operacional e policiais do trânsito.

Fonte:portalcorrente

Margarete Coelho registra a maior votação para deputado federal em Corrente

A vice-governadora Margarete Coelho (PP), candidata a deputada federal apoiada pelo grupo político do ex-prefeito Tertuliano Cavalcanti em Corrente, obteve 2.255 votos no pleito eleitoral deste domingo (7). Na dobradinha com a candidata a deputada estadual Lucy Silveira, conquistou os impressionantes 1.688 votos para a estreante no município.

Já o candidato Heráclito Fortes (Dem), que não conquistou a sua reeleição para a vaga, obteve 1.892 votos. Heráclito foi apoiado pelo grupo do atual prefeito, Glasdon Murilo Mascarenhas Ribeiro.

O delegado Paulo Nogueira (PPS), filho da terra, ficou em 3º lugar no município com 1.418 votos. 

Júlio César (PSD), candidato a reeleição apoiado por diversos grupos políticos em Corrente, obteve 1.195 votos.

Margarete Coelho foi eleita deputada federal com 76.338 votos em todo o estado do Piauí. Em sua página pessoal do Facebook agradeceu o apoio do eleitorado e assumiu o compromisso de lutar pelo estado do Piauí.
 
"O sonho que era meu, se tornou um sonho coletivo. Vou honrar cada voto de amizade, de respeito e de confiança no meu trabalho! A minha coragem de lutar e o meu amor pelo Piauí, me faz acreditar que dias melhores virão! Um forte abraço em todos os piauienses que ajudaram na realização desse sonho. Essa vitória é nossa"!

Fonte: portalcorrente

Gabriel O Pensador será a próxima atração do Projeto Seis e Meia em Corrente

Pioneiro do movimento hip hop no Brasil, o cantor Gabriel o Pensador sobe ao palco da Casa da Cultura de Corrente no próximo dia 12 de outubro, às 20h, para celebrar seus 25 anos de carreira. O show faz parte do projeto Seis e Meia e tem classificação etária de 16 anos.

O ingresso para o show custa R$ 30,00 e será vendido a partir dessa segunda, 1º de outubro, das 8h ao meio dia, na Casa da Cultura. O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio cultural da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

No repertório do show está o novo sucesso "Tô feliz (matei o presidente 2)" e clássicos como “Retrato de um Playboy” (1993), “2345meia78” e “Cachimbo da paz” (1997), “Astronauta” (1999) e “Até Quando” (2001); além de canções de seu último trabalho “Sem Crise”, como “Surfista Solitário”, versão para o sucesso de Jorge Ben Jor 1980, entre outras.

O cantor iniciou sua carreira musical em 1992 ao lançar uma fita demo com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)" que foi grande sucesso nas rádios num momento em que o país passava pelo processo de impeachment do presidente Collor. Em 1993 lançou seu primeiro CD pela Sony Music e venceu o Prêmio da Música Brasileira na categoria Revelação Masculina de Pop Rock.

Além de cantor e compositor, Gabriel é escritor e lançou em 2001 o livro autobiográfico “Diário Noturno”. Quatro anos mais tarde escreveu “Um Garoto Chamado Rorbeto”, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte e que até os dias atuais é usado nas escolas em trabalhos contra o bullying.

Fonte: portalcorrente

OAB promove seminário sobre regularização fundiária dia 18 de julho em Corrente

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí por meio da Comissão de Direito Agrário (CDA), e em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Piauí, promove na quarta- feira, dia 18 de julho, o seminário de regularização fundiária na cidade de Corrente (PI). O evento acontece na casa da cultura, das 15h ás 18h.

O seminário aborda as seguintes temáticas: "Usucapião Extrajudicial", "Usucapião de Terras Devolutas", e "Regularização Fundiária e Lei nº 13.465/ 17", que serão ministrados pelos palestrantes Staine Alves Borges, Guilherme Fonsêa Viana Santos e Antônio Augusto Pires Brandão.

“Nossa região é problemática nessa temática, a gente trouxe exatamente por ser um tema atual e que interessa a todos”. Explicou, Ismael Paraguai, presidente da OAB/ Subseção de Corrente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço  eletrônico oabpi.org.br/portaldoaluno/login.phoabpi.org.br/portaldoaluno/login.ph o seminário terá carga horária de 04h/a.

Fonte: reporteralessandroguerra.com

Banca Examinadora do DETRAN não comparece em Corrente e candidatos denunciam no Ministério Público

Os candidatos que realizam o processo para a confecção da Carteira Nacional de Habilitação em Corrente foram novamente surpreendidos, na manhã dessa quarta-feira (4), com o não comparecimento na banca examinadora para a realização da prova prática, diferentemente do que foi anunciado ontem na 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Corrente, de que a banca estaria no dia de hoje no município.

A prova prática, marcada inicialmente para acontecer na data de ontem e posteriormente na manhã de hoje, ainda não tem data para acontecer, frustrando as expectativas e ignorando as necessidades dos cidadãos que já pagaram as taxas e aguardam pela realização da última etapa do processo.

Indignados, os candidatos e proprietários das auto-escolas dirigiram-se até o Ministério Público, onde formalizaram a denúncia. Entre os lesados, estão moradores de Corrente e de municípios de toda região, que perderam dias de trabalho e se deslocaram até Corrente, sem falar nos candidatos que estão prestes a perder todo o processo por conta da demora.

De acordo com a proprietária da Autoescola Vitória, Márcia Eugênia Mota, foi informado no Ministério Público que uma nova data será marcada para a realização da prova prática. "As denúncias foram devidamente registradas e uma nova data será marcada para a realização do exame, sem prejuízo para os candidatos com os processos vencidos", informou.

Márcia enfatiza a grande dificuldade para tocar o seu empreendimento, por causa do péssimo serviço prestado pelo DETRAN em Corrente. "É um verdadeiro descaso com o sul do estado, é muito difícil para nós, que somos donos de autoescola", protesta.

No dia 4 de maio deste ano foi realizada uma reunião entre o DETRAN/PI, na ocasião representado pelo procurador Acyr Avelino do Lago Filho, os proprietários das autoescolas e o Ministério Público, onde diversos compromissos foram assumidos pelo DETRAN, entre eles a fixação de um calendário para as bancas examinadoras e aumento do número de provas práticas realizadas a cada exame. Na prática, poucos compromissos assumidos foram cumpridos e nem mesmo a banca marcada para essa semana aconteceu. A renovação de habilitações também está suspensa, por causa do sistema, e candidatos que já realizaram a prova prática e finalizaram todo o processo ainda não receberam a CNH.

Fonte: portalcorrente

Posts anteriores