Cidadeverde.com

Caminhonete capota na BR 135 em Corrente

Uma caminhonete S10 prata, placa JIX 1789, de Brasília, capotou na BR 135 em Corrente, na altura da localidade Bela Vista, por volta das 11h30 desta terça-feira (23).

O veículo, conduzido por Francisco Carlos Dias Nogueira, era também ocupado por Cleide Jesus Sousa, Regiane Martins Campos e Valquiris Sousa Campos. Dos envolvidos, apenas Cleide e Regiane permaneceram internadas no Hospital Regional de Corrente, em observação.

Pelas imagens é possível identificar que o condutor perdeu o controle do veículo que, depois de descer para o acostamento do lado direito, atravessou a pista e foi parar no matagal no lado oposto, onde capotou. 

De acordo com o Major Hortêncio, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente, os ocupantes vinham de Brasília e se dirigiam para o município de Jurema, próximo à São Raimundo Nonato.

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar e pelo SAMU.

Fonte:portalcorrente

Hospital Regional de Corrente recebe R$ 926 mil em investimentos

  • Corrente_hospital_3.JPG portalcorrente
  • Corrente_hospital_6.JPG portalcorrente
  • Corrente_hospital_1.JPG portalcorrente
  • Corrente_hospital_4.JPG portalcorrente
  • Corrente_hospital_2.JPG portalcorrente
  • Corrente_hospital.JPG portalcorrente

A vice-governadora Margarete Coelho e o secretário de Estado da Saúde Florentino Neto estiveram no município de Corrente na manhã desta terça-feira (16) assinando a autorização para liberação de recursos no valor de R$ 926 mil reais, para a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, assim como a assinatura de uma Ordem de Serviço para a implantação de uma Sala de Estabilização. Também foi anunciado nesta manhã o Programa Passo à Frente, que visa atender as pessoas com deficiência, fornecendo próteses e órteses.

Os recursos do programa Renova Saúde são oriundos de emendas do então senador Wellington Dias, hoje governador do estado, da senadora Regina Sousa e do deputado federal Assis Carvalho, além de projetos da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).

A vice-governadora Margarete Coelho destacou que o trabalho da SESAPI não tem parado, apesar da crise instalada em todo o país. “Nós temos uma carência enorme na interiorização da saúde – precisamos levar mais especialidades para o interior, precisamos equipar melhor os nossos hospitais e precisamos facilitar a vida das famílias dos enfermos que precisam de tratamentos especializados e que precisam se deslocar. E uma das prioridades do meu mandato é fazer com que essa região tenha representatividade, é falar pelo povo dessa região. E com essa equipe da SESAPI nós temos condições de levar a nossa demanda e sermos atendidos, o que nos dá esperança de continuarmos a buscar melhorias”.

O secretário Florentino Neto destacou o trabalho realizado pela diretora do Hospital Regional de Corrente, Lindaura Perpétua Cavalcanti, pelo excelente desempenho no 1º Mutirão de Cirurgias Eletivas. “De todos os hospitais do estado do Piauí que realizaram o mutirão o de Corrente foi um dos poucos que ultrapassaram a meta estabelecida. Com o recurso para 80 cirurgias, a nossa diretora conseguiu otimizar e realizar, com o apoio dos médicos e de toda sua equipe, 101 cirurgias, 21 a mais do que foi programado. Todo o estado do Piauí superou a meta com 53 cirurgias, sendo destas 21 de Corrente. Fica registrado o nosso muito obrigado!”, registrou.

Florentino Neto ressaltou ainda que um dos grandes objetivos da SESAPI é melhorar a qualidade de vida da população. “Este investimento que será feito de quase um milhão nos permitirá atualizarmos tecnologicamente o hospital. Estamos equipando a sala de estabilização, que consiste num recurso de grande importância para os profissionais da saúde, onde poderemos receber um paciente em estado grave, estabilizá-lo e encaminhá-lo para a unidade de referência mais próxima. É como uma semi-UTI. Representa um ganho enorme para Corrente e o primeiro passo para que a gente possa prosseguir no nosso sonho, que é implantar uma UTI aqui na nossa região”.

Estiveram presentes na solenidade desta manhã os prefeitos Murilo Ribeiro, de Corrente, Paulo Lustosa Nogueira, de São Gonçalo do Gurgueia e Ariano Messias, de Cristalândia do Piauí; o ex-prefeito de Corrente Tertuliano Cavalcanti, vereadores, secretários de saúde e uma grande participação dos agentes comunitários de saúde de toda região, que participaram da primeira sensibilização para a implantação do programa Passo à Frente, que muito em breve receberá a visita da carreta ortopédica itinerante.

Fonte:portalcorrente

Hospital Regional de Corrente ultrapassa meta do 1º Mutirão de Cirurgias Eletivas e realiza 101 procedimentos

O Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, de Corrente, encerrou o 1º Mutirão de Cirurgias Eletivas com um balanço além da meta – dos 80 procedimentos programados, a força-tarefa conseguiu realizar 101 cirurgias, um acréscimo de mais de 25%.

Ao todo foram contabilizadas 36 histerectomias, 26 colecistectomias (retirada da vesícula), 24 hérnias, 13 perineoplastias e 2 hemorroidatectomias. Dentre os beneficiários estiveram homens e mulheres dos municípios de Corrente, Cristalândia, Morro Cabeça no Tempo, São Gonçalo do Gurgueia, Riacho Frio, Parnaguá, Curimatá, Júlio Borges, Sebastião Barros, Monte Alegre, Gilbués e Barreiras do Piauí.

A diretora do Hospital, Lindaura Perpetua Cavalcanti, comemora o resultado. “Graças ao apoio recebido para a liberação dos recursos, assim como o empenho de toda equipe envolvida, nós conseguimos ultrapassar em mais de 25% a meta de 80 cirurgias. Pessoas que há muito tempo aguardavam pela realização desses procedimentos tiveram seu problema resolvido, o que significa que estamos levando qualidade de vida a esses pacientes. Estamos todos muito felizes e satisfeitos!”.

Lindaura destaca a importância do apoio político para a realização do mutirão em Corrente. “Agradecemos imensamente o nosso governador Wellington Dias, assim como o secretário Florentino Neto, que sensibilizados com a nossa demanda incluíram o Hospital de Corrente no mutirão, atendendo à solicitação da vice-governadadora Margarete Coelho e do ex-prefeito de Corrente, Tertuliano Cavalcanti, sem os quais a realização do o 1º Mutirão de Cirurgias Eletivas não teria sido realizado”, ressalta.

Para a realização do mutirão foi necessário o envolvimento de dezenas de profissionais: médicos, coordenadores, instrumentadores, circulantes, enfermeiros, técnicos, esterilizadores, serviços gerais, manutenção e servidores administrativos. “Essa é a equipe do hospital que fez a diferença. Quero agradecer de coração a todos que atenderam a este chamamento e se dedicaram de corpo e alma para realização deste mutirão, em nome do Médico Cirurgião Dr. Jean Felix, que esteve presente em todas as cirurgias realizadas, do início ao fim, e trabalhou à exaustão para que tudo corresse da melhor forma possível. Sem esses profissionais o mutirão não teria acontecido - muitos abdicaram dos seus afazeres e fizeram com que esta demanda fosse um sucesso!”, finaliza a gestora.

Fonte: portalcorrente

Ex-prefeito de Corrente Jesy Lemos Paraguassú é homenageado com nome oficial da barragem de Atalaia

O ex-prefeito do município de Corrente, Jesy Lemos Paraguassú, foi homenageado com o nome oficial da até então conhecida Barragem Atalaia, obra localizada entre os municípios de Corrente e Sebastião Barros e que beneficiará diversos municípios da região com o armazenamento estimado em 211 milhões de metros cúbicos de água. A Lei nº 7.089, de autoria do deputado Fernando Monteiro, foi sancionada pelo governador Wellington Dias e publicada no Diário Oficial no dia 28 de dezembro.

Jesy Lemos Paraguassú ficou eternizado pelas tantas obras implantadas na zona urbana e na zona rural de Corrente, tendo construído inúmeras escolas e postos de saúde nos rincões mais afastados e esquecidos do município.

Seu primeiro mandato como prefeito foi entre os anos de 1973 e 1977 e o segundo de 1983 a 1988. Construiu e inaugurou, em 1974, o Parque “Governador Alberto Silva”, onde realizou-se a primeira exposição-feira agropecuária de Corrente, dando-se início ao evento que mais tarde se tornaria referência em todo estado e no país.

Em 1984, em convênio com o governo do estado, através da Secretaria de Cultura, dirigida pelo deputado Jesualdo Cavalcanti Barros, inaugurou o Hotel Rimo, o primeiro da rede no Piauí. Em razão de idêntica parceria, foram construídos e inaugurados a Casa da Cultura de Corrente, o ginásio poliesportivo  e o estádio Paraguassu. 

O ex-prefeito faleceu em junho de 2017 em Teresina.

A indicação do nome do ex-prefeito foi uma iniciativa do também ex-prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti Barros. "Nosso querido compadre merece todas as homenagens, pela sua dedicação como homem público, atuando em toda a região sul, em particular em Corrente e Sebastião Barros. Estamos felizes!", registra Jesualdo Cavalcanti.

Fonte: portalcorrente

Cigano suspeito de matar ex na véspera de Natal será transferido para presídio

Reprodução/Portal Corrente

O cigano Vianês Pereira Lustosa, 33 anos, preso sob acusação de matar a ex-esposa na véspera do Natal na cidade de Corrente, teve a prisão em flagrante convertida para preventiva e será transferido para a penitenciária de Bom Jesus. A informação foi dada pelo delegado Yure Saulo de Oliveira Aranha, em entrevista na Rádio Cidade Verde, nesta terça-feira (26). 

Vianês foi preso suspeito de assassinar a tiros Miquésia Silva de Carvalho, 27 anos, na casa da ex-sogra. Ele fugia com os três filhos pequenos do casal quando foi capturado.

No Cidade Verde Notícias, o delegado informou que as três crianças, de 3, 5 e 10 anos de idade, estão com a avó paterna. A Justiça deverá decidir o que acontecerá com a guarda dos dois meninos e uma menina, que também testemunharam o crime na véspera do Natal. 

Após ser preso, o cigano preferiu se manter em silêncio, segundo o delegado. 

Ouça a entrevista na íntegra:

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Cigano mata a ex-esposa e é preso ao tentar fugir com filhos do casal

Foto: Portalcorrente/ Reprodução

O cigano identificado como Vianês Pereira Lustosa, 33 anos, foi preso em flagrante suspeito de matar a ex-esposa na casa da sogra. O crime ocorreu na véspera do Natal, na localidade Paraim, zona rural de Corrente,  Extremo Sul do Piauí. Ele foi capturado quando tentava fugir de carro com os três filhos pequenos do casal. 

A vítima foi identificada como Miquésia Silva de Carvalho, 27 anos. Segundo o delegado Yure Saulo de Oliveira Aranha, plantonista em Corrente, a mulher foi vítima de feminicídio e assassinada na frente da mãe e dos filhos. 

"Os familiares relataram que ele chegou na casa da sogra, deixou os filhos falarem com a mãe e em seguida efetuou um tiro. A vítima tentou se esconder atrás do sofá quando foi alvejada com o segundo disparo. O crime ocorreu na frente dos filhos do casal e da mãe dela", disse o delegado. 

Para a Polícia Civil há indícios de que o crime foi premeditado e cometido por motivo fútil. O cigano não tinha antecedentes criminais. Contudo, familiares relataram que a ex-esposa era constantemente ameçada. Vítima e suspeito estavam separados há poucos dias.

Miquésia foi socorrida com vida e morreu a caminho do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, na cidade de Bom Jesus. 

No momento da prisão, o suspeito portava com um revólver calibre 38, o mesmo usado para matar a ex-companheira. O delegado acrescenta que Viânes permaneceu calado e está à disposição da Justiça. 

Foto: Portalcorrente/ Reprodução

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Caminhão de vacinas da Sesapi tomba na BR-135

  • acidenteBR_(5).jpg Viviane Setragni/Portal Corrente
  • acidenteBR_(4).jpg Viviane Setragni/Portal Corrente
  • acidenteBR_(3).jpg Viviane Setragni/Portal Corrente
  • acidenteBR_(2).jpg Viviane Setragni/Portal Corrente
  • acidenteBR_(1).jpg Viviane Setragni/Portal Corrente

Mais um acidente aconteceu na BR-135, a chamada “rodovia da morte”. Desta vez, foi um caminhão do governo do Estado que tombou no quilômetro 583, no município de Corrente, nessa quarta-feira (20).  

O caminhão é da secretaria estadual de Saúde (Sesapi) e fazia campanha de vacinação na região. De acordo com informações dos ocupantes do veículo, eles trafegavam em baixa velocidade quando houve o tombamento.  A causa do acidente, segundo o condutor, seria o desnível que existe entre a pista de rolagem e o acostamento. 

"Nós ainda não conseguimos entender como uma simples descida no acostamento acabou com o caminhão tombado, ficamos muito assustados. Se estivéssemos em alta velocidade com certeza teria sido muito mais grave", declarou um dos ocupantes do veículo ao portal Corrente.

Apesar do susto, os ocupantes do caminhão não ficaram feridos. A Sesapi se pronunciou  sobre o caso através de nota.

"Sobre o incidente ocorrido com um caminhão de vacinas na BR -135,, a Secretaria de Estado da Saúde informa que não houve qualquer tipo de dano ocasionado pelo tombamento do veículo. Os condutores e técnicos que estavam no caminhão não sofreram ferimentos e estão bem. 

As vacinas de rotina já haviam sido distribuídas para os municípios de Corrente, Uruçuí e Bom Jesus, as que ainda restavam no veículo foram acondicionadas na regional de Corrente, não houve perca de nenhuma dose", informa a Sesapi.

Perigo

Nesta semana, em entrevista ao Cidadeverde.com, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, Welendal Leal, classificou a BR-135 como "área vermelha" e disse que parte dos acidentes com vítimas fatais na rodovia poderiam ter sido evitados. Somente este ano foram quase 50 mortos. 


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com

Motorista perde controle e colide com caminhão baú; dois morrem

Fotos: Portalcorrente

Colisão entre D20 e caminhão deixou dois mortos

Dois acidentes na BR-135, conhecida como "rodovia da morte", deixaram três vítimas fatais neste domingo (10). O primeiro ocorreu durante a manhã na Serra da Santa Marta, entre as cidades de Corrente e São Gonçalo do Gurgueia. Os ocupantes de uma D20 com placa do Paraná vieram a óbito . De acordo com a Polícia Militar, o motorista perdeu o controle da camionete em uma curva vindo a colidir frontalmente com um caminhão baú. 

As vítimas fatais estavam na D20 e foram identificadas como Marcos Roberto (motorista) e Ricardo Micotto (passageiro). A caminhão envolvido no acidente era de Minas Gerais. O motorista saiu ileso. 

O segundo acidente ocorreu durante a tarde, próximo a cidade de Corrente. O major Hortêncio Santos, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, informou que uma mulher estava ao volante e teria tentado ultrapassar três veículos. Contudo, a condutora colidiu em um carro modelo Pampa e acabou capotando. Ela estava no veículo com o marido que veio a óbito. De acordo com a PM, o casal vinha de São Paulo com destino ao litoral piauiense. 

Casal vinha de São Paulo com direção ao litoral do Piauí

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Audiência Pública Matopiba: denúncias serão apuradas pelo MPF

O Ministério Público Federal promoveu audiência pública, em Corrente (PI), com o objetivo de discutir o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba – região que compreende o bioma cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - previsto no Decreto nº 8.441/2015, com ênfase em seus reflexos ambiental e social.

O evento, ocorrido no último dia 29, contou com a participação de autoridades do MPF, vinculadas ao Grupo de Trabalho “GT Cerrado”, do juiz da Vara Agrária de Bom Jesus, representante do governo estadual, entidades da sociedade civil e ampla participação de cidadãos.

No decorrer dos debates, ganharam repercussão os impactos dos conflitos agrários que ocorrem, em especial, na região de Santa Filomena e Gilbués. Os participantes da audiência denunciaram ao MPF a existência de medidas de coerção utilizada por grandes proprietários para forçar a desocupação das terras por comunidades que têm a posse desses espaços há gerações.

De outro lado, destacou-se a necessidade de a Lei de Regularização Fundiária do Piauí dispor sobre algum tipo de titulação coletiva, que seja adequada ao uso coletivo das terras por comunidades tradicionais. Na audiência, também foi discutida a ausência de políticas públicas nas áreas de saúde e educação, que resultam em problemas como insuficiência de transporte escolar, fechamento de escolas rurais, entre outras.

Ao final da audiência, os membros do MPF informaram aos presentes que as demandas apresentadas em audiência serão objeto da instauração de inquéritos, conduzidos pela Procuradoria da República no Município de Corrente.

Considerada a mais recente fronteira agrícola do país, a região do Matopiba apresenta alta produtividade de grãos, especialmente soja. A expansão das áreas plantadas, no entanto, agrava o quadro de concentração fundiária e violência no campo, com acirramento de conflitos envolvendo territórios tradicionais e disputas por água. Nos últimos quatro anos, somente no estado do Tocantins, a área plantada expandiu-se ao ritmo de 25% ao ano, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Fonte: MPF
redacao@cidadeverde.com

Polícia incinera maconha paraguaia avaliada em mais de R$ 1 milhão

A Delegacia Regional de Corrente realiza, nesta quarta-feira (6), a incineração de mais de 254 quilos de maconha. A droga, avaliada em R$ 1.273.000,00, foi apreendida em julho deste ano no posto fiscal do município de Cristalândia, na BR-135, distante 900 quilômetros de Teresina. 

A maconha foi estava escondida no compartimento de bagagem de uma S-10, encoberta por sacos de ração animal. Os dois homens que transportavam o entorpecente foram presos em flagrante e confessaram que estavam trazendo a droga do Paraguai. 

O delegado Leandro Damasceno informou ao Cidadeverde.com que, em depoimento, os presos afirmaram que a maconha seria traficada na cidade de Floriano. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão e considerou a “maior realizada nos últimos 10 anos”

Os presos, identificados como Leandro Felipe de Oliveira e José Marciano de Sousa, permanecem custodiados no Presídio de Bom Jesus. Os dois foram indiciados por tráfico e associação ao tráfico de drogas.  


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Posts anteriores