Cidadeverde.com

Decreto suspende eventos e limita horários de bares e restaurantes em Corrente

 Com alta no números de internações e mortes por Covid- 19 no município de Corrente (PI), o prefeito Murilo Mascarenhas (PP), determinou novas medidas de proteção à coletividade a serem adotadas para enfrentamento a pandemia do Coronavírus. As determinações contidas no decreto º 123/ 2020 tem vigência de 15 dias.

Bares e Restaurantes passarão a funcionar somente até às 22h00min, devendo ainda serem observadas as regras sanitárias já fixadas no protocolo específico da categoria.

O documento traz a suspensão de atividades Esportivas, tais como vaquejada, natação, futebol, entre outras e Festas e shows ou qualquer outro tipo de evento ainda que apenas com som mecânico, inclusive eventos particulares, como festa de casamento, aniversários, entre outras celebrações que gerem aglomeração.

De acordo com o Decreto, o não cumprimento sujeitará as penalidades cabíveis ao dono do estabelecimento ou casa e ao artista, bem como eventual locatário de som.

Em caso de descumprimento, as penalidades serão:  multa de 1 (um) a 40 (quarenta) salários mínimos; cassação do alvará e fechamento compulsório pelas autoridades competentes.

Corrente de acordo com  Secretaria de Saúde do Piauí(Sesapi)  tem um total de 967 casos registrados e 13 mortes provocadas pela Covid-19.

João Bandeira
com informações/reporteralessandroguerra.com

Mais um médico que atuava em Corrente morre por Covid-19

 Foto: Reprodução/Redes sociais

                

O médico Artur Sales Melo, que atuava no município de Corrente, extremo sul do Piauí, morreu na noite desta terça-feira (08) após complicações ocasionadas pela covid-19. O profissional, de 50 anos, estava internado em um hospital da cidade de Sobral (CE), sua terra natal, desde que testou positivo para a doença. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Corrente e a Prefeitura do município emitiram nota de pesar, lamentando o falecimento e destacando o trabalho realizado pelo médico durante o período que esteve atuando na atenção básica na região. 

"A SEMSAS Corrente/PI assim, presta suas condolências aos familiares e amigos desse ilustre médico, que, no exercício da profissão, deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho. Nosso luto será luta em defesa da vida e da saúde, essa guerra ainda não chegou ao fim", diz um trecho da nota. 

 

Artur Sales Melo é o segundo médico que atuava em Corrente a morrer vítima da Covid-19, em menos de uma semana. No último domingo, o médico José Walter Oliveira da Silva morreu em um hospital particular de Teresina após complicações ocasionadas pela doença. 

 

 

 

João Bandeira e Natanael Souza
[email protected] 

Médico que atuava no extremo sul do Piauí morre após complicações da Covid-19

Foto: Reprodução/redes sociais 

O médico José Walter Oliveira da Silva morreu na noite deste domingo (06) após complicações ocasionadas pela covid-19. Ele estava internado em um hospital particular da capital há cerca de duas semanas e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. 

Dr. Walter,  como era conhecido, atuava há mais de 30 anos na saúde pública do município de Corrente, no extremo sul do Piauí. Ele também atuava no Programa Saúde da Família em municípios da região. 

A Prefeitura de Corrente lamentou o falecimento através de uma nota de pesar. 

"Um cidadão exemplar, pai de família atencioso, um amigo leal, companheiro fiel e um excelente profissional. Cumpriu com ética, coragem e honradez a sua missão de lutar para salvar vidas", diz a nota.

"Neste momento de tristeza e dor , nos solidarizamos com seus familiares e amigos, expressando nosso voto de pesar, pela grande perda, ao tempo que agradecemos pela dedicação e trabalho realizado pela saúde da sociedade do município de Corrente e do extremo sul do Piauí", completa a nota. 

Familiares e amigos também se despediram do médico através das redes sociais. 

A família não informou o local do sepultamento do médico. 


Natanael Souza
[email protected] 
  

Murilo Ribeiro é reeleito em Corrente com 47,17 % dos votos

Foto: cidadeverde.com

O prefeito de Corrente,  Murilo  Ribeiro (PP), foi reeleito para o cargo com 7.143 votos, 47,17% dos votos válidos. O ex-prefeito Filemon Nogueira Paranaguá (PSD), que ficou em segundo lugar, teve 6.079 votos, 40,14% do total do total de votos. Em terceiro lugar ficou o candidato Natan Santana (Republicanos), com 1.921 votos, 12,69% do total.

Corrente tem uma população de 26.084 moradores, fica distante 864 quilômetros de Teresina, tem uma forte vocação para a pecuária e a agricultura,  no município votam 19.306 eleitores. Corrente tem 11 vereadores.

João Bandeira
[email protected]

Jovem é morta com facadas pelas costas; ex-marido foi preso suspeito do crime

Foto: Google Maps

Uma jovem de 21 anos, identificada como Susana da Cunha Castro foi assassinada com diversas facadas, na manhã deste sábado(31) na zona rural de Corrente (a 900 km de Teresina). O suposto assassino foi preso em seguida e teria confessado o crime, ele era ex-companheiro de Susana, identificado com Gilvan Moura Guerra, 42 anos. 

De acordo com o delegado Yure Saulo, titular da Regional de Corrente, ele teria chegado à residência dela e a golpeado pelas costas.  

“A Susana estava dentro de sua residência, quando Gilvan chegou. A vítima estava sentada e foi golpeada primeiro nas costa, correu, foi perseguida, alcançada por Gilvan, e recebeu outros golpes de faca”, informou o delegado. 

A vítima caiu morta às margens da BR-135, poucos metros de sua residência na localidade Santa Marta. O casal teria convivido por três anos e estava há poucos dias separado. 

Gilvan foi preso há poucos metros do local do crime pela Polícia Militar e encaminhado à delegacia. 

“O motivo ainda não ficou claro. Gilvan já foi denunciado pelo MP (Ministério Público) por homicídio aqui mesmo em Corrente. Esse homicídio ocorreu em 2005”, relatou o delegado, que comanda as investigações do suposto feminicídio. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Hospital de Corrente ganha área para tratamento de pacientes com covid-19

Foto: Ccom

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inaugura, neste sábado (24), a área destinada para tratamento de pacientes com a Covid-19 no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente. A unidade foi reformada e teve a estrutura física ampliada e conta agora com sete leitos de estabilização e treze leitos clínicos, para atendimento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

Também foi instalada uma nova central de oxigênio, que agora passa a ser canalizado, o que traz mais eficiência nos procedimentos. “Estamos levando mais saúde para a região sul do Piauí. Sabemos que a pandemia não acabou e estamos buscando a cada dia mais investimentos para esses hospitais e proporcionando um tratamento de qualidade mais próximo para aquela população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A unidade de saúde passa a oferecer atendimento de média e alta complexidade, contando com 20 leitos equipados e com escala de profissionais à disposição dos pacientes suspeitos ou diagnosticados com Covid-19. Segundo o boletim de leitos da Sesapi, no hospital estão internados dois pacientes em leitos clínicos.

“Graças aos esforços do governador Wellington Dias e do secretário Florentino Neto, por meio da Sesapi, estamos conseguindo trazer um atendimento de qualidade à população de Corrente, agilizando os procedimentos no hospital mais longínquo da capital”, enfatiza o diretor do Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, Daniel Sousa Lima.

Da Redação
[email protected]

Cidades do extremo sul do Piauí recebem inaugurações e autorizações de obras

Na próxima sexta-feira (23) e sábado (24), o governador Wellington Dias estará no sul do estado para entrega e autorizações de obras. O chefe do executivo estadual visitará as cidades de Curimatá, Morro Cabeça no Tempo, Redenção do Gurguéia, Bom Jesus, Corrente e Barreiras.

Em Curimatá, o governador inaugura obras de construção de praça pública, autoriza obras de asfaltamento de ruas e avenidas, autoriza obras de reforma e construção de escolas da Rede Estadual de Ensino por meio do PRO Educação e autoriza obra de recuperação asfáltica da PI 413, trecho Curimatá – Júlio Borges.

Em Morro Cabeça no Tempo, será dada ordem de serviço para às obras de pavimentação asfáltica da PI 255, além de inauguração das obras de pavimentação poliédrica e autorização para obras de reforma e construção de escolas da Rede Estadual de Ensino por meio do PRO Educação.

Em Redenção do Gurguéia, mais obras de mobilidade urbana serão entregues para a população e autorização de outras para a educação.

Em Bom Jesus, serão inaugurados o trecho UFPI/BR 135 (DER) e as obras de ampliação das UTIs do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos. O governador Wellington Dias dará a autorização as obras de reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Bom Jesus.

Em Corrente, será inaugurada a obra de ampliação das UTIs do Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcantee autorizadas as obras de reforma e construção de Escolas da Rede Estadual de Ensino por meio do PRO Educação.

Em Barreiras, o governador visita as obras de recuperação asfáltica da PI 260, trecho Barreiras/BR 135 e autoriza obras de reforma e construção de escolas da Rede Estadual de Ensino por meio do PRO Educação.

Da Redação
[email protected]

PRF prende em Corrente traficante portando arma de uso restrito

Foto: PRF

Policiais Rodoviários Federais prenderam na tarde do último sábado(12) um homem acusado do crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo. A ação aconteceu na BR 135 no município de Corrente/PI.

Os policiais, ao realizarem policiamento de rotina, abordaram o veículo HYUNDAI/I 30 2.0 que era conduzido por um homem de 34 anos. Ao fazer as devidas verificações documentais e ao verificar no interior do veículo, os policiais encontraram uma pistola cal. .40 com 13 munições não deflagradas. Os policiais verificaram que a pistola possuía a sua numeração raspada, bem como o brasão, significando que a pistola havia sido roubada de alguma instituição policial, porém não foi possível identificá-la.

Os policiais perceberam que o veículo possuía um forte odor característico de entorpecente, porém não foram encontrado drogas no seu interior.

O condutor informou aos policiais que adquiriu a arma em Brasília/DF, porém não informou de quem e que era usuário de drogas. Os policiais verificaram que o homem possui diversas passagens e condenações no estado do Piauí e no Distrito Federal por Tráfico de Drogas.

Foram apreendidos, além da arma e munições, celulares e R$ 465,00 em notas de 5, 10, 20 e 50 reais o que pode denotar para o crime de tráfico de drogas.

Diante desse cenário, os policiais apreenderam a arma e as munições e a encaminharam juntamente com o homem até a Polícia Civil no município de Corrente/PI para os procedimentos que o caso requer. O homem responderá pelo crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo.

Da Redação
[email protected]

MPPI acompanha instalação de leitos de estabilização no Hospital de Corrente

Foto: reprodução

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou nesta segunda-feira, 24 de agosto, nova vistoria no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente. A inspeção deu continuidade ao trabalho de acompanhamento feito por membros do Ministério Público para monitorar e fiscalizar as condições dos hospitais do interior do Estado, averiguando as necessidades, principalmente, no que diz respeito à oferta de serviços de saúde para os pacientes com o novo coronavírus.

A vistoria ao hospital de Corrente foi conduzida pelo diretor-geral da unidade, Daniel Sousa, e pela conselheira municipal de saúde, Jéssica Neves. Os trabalhos de inspeção iniciaram com um diálogo entre o gestor e os integrantes da equipe de fiscalização sobre os pontos discutidos na inspeção anterior. Dentre os assuntos tratados estiveram a finalização da estrutura física para os atendimentos de pacientes com Covid-19, as escalas de profissionais de saúde, o fornecimento de exame de tomografia computadorizada e o aparelhamento dos novos leitos do hospital.

Em seguida, o diretor e a conselheira, por meio de câmeras de celulares, mostraram o novo fluxo de pacientes, os leitos que estão sendo montados para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus, a área de paramentação e a parte externa referente ao fornecimento de gases. São 03 clínicos e 07 de estabilização com a instalação da canalização de gases já concluída. No entanto, após discussões técnicas, observou-se a necessidade de instalação de tanque de oxigênio para dar maior segurança aos pacientes que necessitam de ventilação mecânica.

Ficou acordado que os representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-14) juntamente com o médico do Ministério Público vão elaborar um parecer com orientações sobre o tanque de oxigênio a ser instalado no hospital. Também, foi recomendado pelo Ministério Público à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) a contratação de médicos e 4 fisioterapeutas para prestar atendimentos aos pacientes pelo hospital.

A vistoria foi promovida por videoconferência e contou com a participação dos médicos do Ministério Público Celso Pires Filho e Viviane Martins; do médico fiscal do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) Juarez Holanda; do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-14ª), Rodrigo Amorim, e de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Corrente e do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI).

Da Redação
[email protected]

Corrente: Hospital passa por ampliação e recebe EPIs

Desde o início da pandemia do novo coronavírus o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já entregou 92.496 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) para o Hospital Regional Dr João Pacheco Cavalcante, em Corrente, e as equipes do Programa Busca Ativa do município.

“Estamos atentos à cada município do Piauí, disponibilizando EPIs, testes rápidos, além de melhorias aos hospitais, desde o início da pandemia. Como foi o caso do Hospital Regional Dr João Pacheco Cavalcante, que está passando por reforma no setor Covid-19, que contará com 20 leitos para o tratamento da doença”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A unidade de saúde dispõe atualmente de cinco leitos clínicos e dois de estabilização, exclusivos para o tratamento da Covid-19. O Hospital Regional Dr João Pacheco Cavalcante também está passando por uma ampliação do setor, que vai receber a instalação de cinco leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs).

“Contamos com o apoio da Sesapi desde o começo da pandemia, que já nos disponibilizou EPIs, ambulância com UTI móvel e agora está realizando esta ampliação do setor Covid-19, que vai funcionar com 12 leitos clínicos, três de estabilização e cinco UTIs, a previsão de entrega é a segunda quinzena de agosto”, lembra o diretor do hospital, Daniel

Entre os 92.496 mil EPIs entregues, tanto para o hospital como para o município de Corrente, estão máscaras N95, máscaras cirúrgicas, álcool em gel, luvas de procedimentos, óculos de proteção, protetor facial, toucas, propés e aventais, além de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus.

Segundo o boletim epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesapi, a cidade de Corrente já registrou 95 casos de coronavírus e dois óbitos pela doença.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores