Cidadeverde.com

IV Seminário da Primeira Infância é realizado em Corrente

O IV Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS começou nesta quarta-feira (27), na Casa da Cultura, em Corrente, a 843 km de Teresina, com 150 participantes dos 23 municípios do Território Chapada das Mangabeiras. O objetivo do evento é a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância,  realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e Pacto Pelas Crianças do Piauí.

A secretária Regina Sousa falou sobre a cooperação dos municípios e divulgação do pacto. ''Estamos fazendo essa andança toda para divulgar o Pacto, é um pacto que só vai funcionar se todo mundo aderir, então o motivo é conseguir a adesão dos municípios, das secretarias, das pessoas dos municípios pelo Pacto Pelas Crianças, a gente diz que as crianças são o futuro, mas são o presente também, se não cuidar agora, desde a hora do nascimento até pelo menos seis anos de idade, com mais carinho, dedicação e atenção, não tem futuro,'' disse a secretária.

O secretário da educação, Washington Bandeira, acentuou o investimento e a colaboração entre os órgãos que estão envolvidos no seminário. ‘’São mais de R$ 10 milhões de investimentos só nessa expansão para a primeira infância, formação de professores para creches, envio de material didático, envio de Kits Creches. Por isso estamos aqui participando desses seminários descentralizados, participamos em Teresina e estamos aqui participando em Corrente porque a Secretaria de Educação está muito presente no Pacto e nesse caminho de construção do Plano Estadual da Primeira Infância,’’ ressaltou o secretário.

A elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, que tem como foco direcionar as diversas ações do Estado durante os próximos quatro anos, foi um dos assuntos discutidos no primeiro dia do seminário. O seminário também busca aproximar gestores, técnicos e a sociedade civil para o diálogo do enfrentamento das dificuldades.

A coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, destacou a importância da participação dos gestores e equipes técnicas no seminário. “O envolvimento dos gestores municipais e das equipes técnicas faz a diferença no atendimento às nossas crianças. Por isso estamos fazendo esses seminários por todos os territórios para promover o Plano Estadual da Primeira Infância e debater ideias com os gestores e equipes técnicas. Em dezembro teremos as propostas compiladas e organizadas, ” informou a coordenadora.

O evento teve também a presença do secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Antônio Luiz, e segue até esta quinta-feira (28), com oficinas temáticas de trabalho das 8h às 12h que irão abordar visitas domiciliares e registro civil para cuidados na primeira infância.

O seminário é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS),  Defensoria Pública do Piauí (DPE) e as Secretarias Municipais de Assistência Social.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais