Cidadeverde.com

Saúde: comunidades rurais realizam exames na zona urbana de Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã deste sábado (12), uma ação com os moradores das comunidades rurais da região do Distrito Amolar, contemplando cerca de 200 pessoas  com exames especializados. Através de uma ação articulada pela Equipe de Saúde da Família - ESF e agentes comunitários de saúde, os moradores foram trazidos da zona rural para a zona urbana, onde uma clínica e um laboratório aguardavam para realização de exames de mamografia, para as mulheres, hemograma completo e PSA total, para homens. 

Segundo o secretário da pasta, James Rodrigues, levar o atendimento para mais perto da população é o principal objetivo da ação, que culminará no dia 26 de outubro, na comunidade Amolar, com entrega dos resultados dos exames, consultas médicas especializadas, diagnósticos, aferição de pressão arterial, glicemia, dentre outros. “Sabemos da distância dessas comunidades, principalmente pela falta de acesso dessas pessoas a serviços especializados como os ofertados nessa ação, por isso estamos avançando, mesmo cientes das dificuldades que ainda precisam ser superadas e melhorando a qualidade do atendimento, ofertando serviços de saúde essenciais à comunidade, sobretudo para aquelas mais distantes.”

O trabalho realizado faz parte das ações que facilitam o acesso à Saúde, por parte da população das comunidades rurais, e está no cronograma de ações do Outubro Rosa e Novembro Azul. O Distrito Amolar possui uma Unidade Básica de Saúde funcionando todos os dias da semana e uma ambulância para transporte dos pacientes que necessitam de atendimento na cidade de Floriano. 
A ação de hoje também será levada para outras comunidades rurais de Floriano.

redacao@cidadeverde.com

Jovem de 18 anos é morto a tiros em rua de Floriano

Foto: reprodução

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na noite do último sábado (12), em Floriano.

O crime aconteceu por volta das 23h50, nas proximidades de um bar localizado na Rua Gabriel Ferreira, no bairro São Borja.

Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima identificada como Guilherme da Silva Santos, 18 anos, estava parada no local, quando o autor dos disparos chegou já atirando.

Ele foi alvejado com pelo menos três disparos e morreu no local. Ao chegar à cena do crime, a Polícia encontrou ao lado do cadáver uma motocicleta que havia sido tomada de assalto no último dia 10.

A Polícia Civil também foi acionada e esteve no local, onde foram feitos os primeiros levantamentos sobre o assassinato de Guilherme da Silva.

* Com informações Jc24horas

PRF prende condutor por desobediência e direção perigosa na BR 230

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem de 34 anos por desobediência e dirigir veículo automotor, em via pública, sem carteira nacional de habilitação, "gerando perigo de dano na BR 230", na cidade de Floriano/PI, na noite de domingo (12).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também informou que "os policiais deram ordem de parada para o veículo FIAT/SIENA, que parou a frente dos policiais e, em seguida deslocou-se em alta velocidade". Os policiais realizaram acompanhamento tático até conseguirem interceptá-lo na via. 

"Os policiais verificaram que no interior do veículo estavam sete pessoas, excedendo a capacidade de lotação do veículo, sendo uma criança de três anos de idade que era transportada sem o dispositivo de segurança", relatou a PRF. 

A PRF ressaltou que "os policiais ofereceram o teste de alcoolemia, que foi recusado pelo condutor", que  foi encaminhado à Central de Flagrantes na cidade de Floriano/PI para proceder com as medidas legais cabíveis, acrescentou.

O motorista poderá  responder por "desobediência e dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano (consumado)", esclareceu a PRF. 


Carlienne Carpaso (com informações da PRF)
carliene@cidadeverde.com 

Joel Rodrigues retoma obras de calçamento em comunidade de Floriano

O prefeito Joel Rodrigues visitou na manhã desta quinta-feira (10), as obras de pavimentação poliédrica no bairro Cajueiro II. Ao todo, 10 mil metros quadrados de calçamento, estão sendo aplicados no bairro, retomando as obras que já estavam em andamento, através da parceria com o Governo do Estado. 

Durante a visita, o prefeito ao lado de secretários municipais, acompanhou o andamento das obras que fazem parte do programa de mobilidade urbana, que tem contemplado diversos bairros da cidade. O Cajueiro II tem recebido atenção especial também no que diz respeito ao processo de regularização fundiária, uma ação em andamento, que beneficiará diretamente, a comunidade que reside no bairro.

cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Floriano realiza abertura da campanha ‘Outubro Rosa’

Foi realizada na manhã desta terça-feira (8), a abertura oficial de mobilização das atividades da campanha do "Outubro Rosa". A ação, que ocorre durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs, está sendo intensificada durante este mês, visando levar informações sobre a prevenção ao câncer de mama. O prefeito Joel Rodrigues participou da solenidade de abertura, promovida na UBS Viana de Carvalho, no bairro Sambaíba Velha, na companhia de diversas autoridades.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde estará desenvolvendo uma vasta programação de atividades que buscam promover a conscientização da sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher. Estão previstas a realização de ações de saúde mental no CAPS II e CAPS AD, bem como ações na Avenida Frei Antônio Curcio e nas comunidades rurais Amolar e Tabuleiro do Mato, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para atender as mulheres, através da solicitação de exames de mamografia e prevenção, além do agendamento de consultas ginecológicas e avaliação de resultados. O "Outubro Rosa" é uma campanha realizada mundialmente para encorajar as mulheres a realizarem seus exames preventivos, já que os testes são fundamentais para detecção do câncer de mama em seu estágio inicial.

redacao@cidadeverde.com

CODEVASF autoriza Prefeitura de Floriano a movimentar conta de indenizações

Nesta segunda-feira 7 de outubro, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, recebeu da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba), o ofício nº 2039/2019 – 7ª SR, que comunica, oficialmente, a autorização para a operação de OBTV, para convenente, relativo à indenização de desapropriação da obra de implantação do sistema de galerias e prolongamento da Avenida Fazer Bucar. Em outras palavras, com esta autorização, o município de Floriano passa a ter direito de movimentar os recursos, já liberados pela CODEVASF, para que sejam pagos aos devidos beneficiados. A liberação da conta do convênio para a conta do Município, é efetivada no prazo de 24 horas. A partir daí, o Município poderá proceder as etapas seguintes para a efetivação do pagamento das guias de depósito judiciais, para os donos das áreas que estiverem com toda a documentação devidamente entregue, em no máximo 48 horas, contados a partir deste 7 de outubro.

O convênio, para o recebimento dos recursos das indenizações das desapropriações, foi firmado entre a CODEVASF e o Município de Floriano, em dezembro de 2018 e os recursos, na ordem de 1 milhão de reais, depositados em conta específica, em meados de julho de 2019. Mas sem a autorização da CODEVASF, liberada pelo banco e com habilitação do servidor do Município, não era possível transferir os recursos para a conta jurídica dos proprietários das áreas.

O Município já tinha cumprido todas as etapas de individualização das áreas, levantamento e elaboração dos projetos e mapas, convocação individual de cada proprietário para a aceitação dos valores das indenizações calculadas e outros procedimentos, e, com a autorização desta segunda-feira, 7 de outubro, pela CODEVASF, poderá efetivar o pagamento das indenizações.

“Agradecemos ao superintendente da CODEVASF, Inaldo Guerra, por atender à nossa reivindicação, nos autorizando, assim, a movimentar a conta e efetuar os pagamentos aos que, por direito, receberão as indenizações”, disse Joel Rodrigues.

redacao@cidadeverde.com

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda, em Floriano

Terá início nesta segunda-feira (7), a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Floriano - UBSs de 7 a 25 de outubro, tendo como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não receberam a dose a vacina. O dia "D" da campanha, no Piauí, está previsto para 26 de outubro.

Em 2019, o governo decidiu dividir a ação em duas fases. Cada uma é focada em um público diferente que estaria mais suscetível à infecção por sarampo. Por isso, a segunda fase da campanha ocorrerá de 18 a 30 de novembro, para adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em setembro, foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil. A maior parte dos diagnósticos está concentrada em 153 municípios de São Paulo (97,5%), principalmente na região metropolitana. No Piauí, segundo o boletim, apenas um caso da doença foi confirmado.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle da doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

cidades@cidadeverde.com

Saúde promove ações no Outubro Rosa

O mês de outubro chegou e com ele a campanha de intensificação ao combate do câncer de mama e colo de útero em todo o mundo. Em Floriano, a Secretaria de Saúde preparou uma programação variada que inclui a zona urbana e rural do município, com ações de prevenção e combate destas doenças.

Trabalhando a importância do cuidado à saúde da mulher, a campanha deste ano, trará a personagem fictícia Ana, que acompanhará as internautas durante o mês de outubro. Já no novembro azul, que trata da saúde do homem, o Bento, outro personagem fictício, trará igualmente, dicas de saúde e locais de atendimento.

A meta da secretaria é levar informação, aumentar o número de exames e garantir que mais mulheres saibam perceber os possíveis sinais do câncer de mama e de útero. A abertura oficial da campanha será realizada no dia 8 de outubro, na UBS Viana de Carvalho, no bairro Sambaíba - Velha, às 8h.

redacao@cidadeverde.com

Usina de biodiesel de Floriano participa de leilão da Petrobras na sexta (4)

Imagem: divulgação

Com expectativa de gerar, inicialmente, 70 empregos diretos e mais de 300 indiretos, como vagas para manutenção, fornecedores e fretes de caminhão, a usina de biodiesel do município de Floriano receberá investimentos de 60 milhões da empresa Unibras, com expectativa de faturamento em torno de 400.000.000/ano. A empresa está trabalhando para participar do próximo leilão da Petrobras, que será realizado este mês.

“Com o apoio do Governo do Estado, a empresa será reaberta e a população da região será beneficiada com a geração de mais oportunidades de empregos, consequentemente, crescimento na economia da região onde está instalada, além de novas tecnologias e inovação para o estado”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri.

O gestor de projeto da Unibras, Moacir Luft, explicou que a empresa entrará no leilão da Petrobras, nesta sexta-feira (4), para o fornecimento de biodiesel à Petrobras e outras distribuidoras, nos meses de novembro e dezembro. “Esse leilão é realizado bimestralmente e estamos confiantes que iremos conseguir atender aos requisitos”, disse Luft.

A indústria, inaugurada em 2004, é a maior do Brasil e foi a primeira de grande porte do país a operar com o uso do óleo de mamona. No primeiro ano de instalação e produção, a usina chegou a enviar mais de 10 milhões e 600 mil litros de biodiesel produzidos no município para os postos da Petrobras.

De acordo com Igor Néri, a usina é uma oportunidade de trazer mais desenvolvimento para o estado, gerar empregos e se tornar uma potência. “Essa indústria é um sonho, que foi paralisado, mas que está de volta. A indústria já foi reaberta e em novembro já vai começar a produzir biodiesel, por meio da soja. Além da geração de emprego e renda, a indústria incentiva a produção de soja no estado e permite que o Piauí produza o próprio biodiesel, inclusive podendo exportar para muitos estados que não possuem usina de biodiesel, tais como Maranhão, Pará, Ceará e Pernambuco”, destaca o secretário.

A empresa que assumiu a usina, a Unibras, preferiu por utilizar a soja como matéria-prima para a produção de biodiesel, apesar da fábrica ter sido planejada para utilizar a mamona com matéria-prima. “Foi atestado que a soja é mais viável para esse tipo de combustível, sendo de maior produtividade e mais competitiva. Ainda assim, pretendemos reaproveitar a mamona da região e tentaremos inseri-las em algumas etapas da produção do combustível”, ressaltou o gerente de Produção da Unibras, Anderson Lange.

Fonte: Ccom

Floriano recebe Festival Nacional de Teatro com espetáculos de todo Brasil

Grupos de teatro de todo país se reunirão para mais uma edição do Festival Nacional de Teatro do Piauí, que acontecerá em Floriano-PI de 16 a 20 de outubro. Ao todo participarão do evento espetáculos de rua, adultos, infantis, monólogos, e ainda haverão oficinas e palestras abertas ao público.

Organizado pelo Escândalo Legalizado Teatro, o Festival oferece ao público a oportunidade de assistir espetáculos de teatro de todo o Brasil, participar de oficinas e palestras. Estarão presentes grupos do Piauí, Rio de Janeiro, Alagoas, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Bahia.

A realização é do Grupo Escândalo Legalizado Teatro, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, Sistema de Incentivo à Cultura/SIEC, Grupo Claudino e Credishop.

redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores