Cidadeverde.com

Entidades se reúnem para debater o combate da hanseníase em Floriano

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, através das coordenações de Atenção Básica, NAFS, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, se reuniram na manhã desta segunda-feira (18) no Centro de Saúde III - FUNASA, com instâncias estaduais, federais e internacionais para tratar sobre medidas de prevenção e combate à hanseníase.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, mas, no entanto, poucos adoecem. A doença acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.       

Atualmente, Floriano é considerada município endêmico da doença e, por isso, os profissionais da saúde municipal estão engajados visando planejar ações a serem implantadas na cidade a partir de um evento que será realizado de 23 a 28 de outubro, abordando medidas de controle da hanseníase. Para isso, contam com o apoio do Ministério da Saúde e da OPS/OMS (Organização Panamericana de la Salud).

Entre as ações que serão realizadas está a capacitação de toda rede de saúde municipal pelo Ministério da Saúde e treinamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). "Trabalhamos com uma previsão de que até 2020 teremos uma cidade livre da hanseníase", disse Thais Trajado, coordenadora de combate à

hanseníase.  

A programação terá continuidade no período da tarde e durante a semana, com capacitação in loco das equipes e mutirão de mobilização para atendimento nos postos de saúde. "Este é um passo importante para que possamos nos integrar e pontuarmos as estratégias junto à saúde do Estado e parceiros como forma de reduzir a incidência da doença em Floriano", disse Enéas Maia, secretário de Saúde do município.

Também como parceiros, a Secretaria Municipal de Saúde, conta com as  Associações de Bairros e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Fonte: Ascom

Prefeitura firma parceria para tratar da regularização fundiária em Floriano

Na manhã dessa quinta-feira (14) o secretário de Governo, James Rodrigues, recebeu o diretor de regularização patrimonial e imobiliária da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) Leonardo Botelho, e a diretora de processos imobiliários, Ana Lúcia Gonçalves, também estavam presentes o secretário de Infraestrutura, Marcony Alisson, e o assessor de Governo, Daniel Gutemberg. O encontro foi para tratar da regularização fundiária do Conjunto Paraíso.

Uma parceria foi firmada entre a Emgerpi e a Prefeitura de Floriano para a aprovação do parcelamento de solo, que é um documento essencial para realizar a regularização fundiária, de antemão o contemplado será o Conjunto Paraíso. A ação também integra o programa "Minha Casa Legal" que possibilita que os mutuários e beneficiários do programa possam ter a segurança jurídica de seus imóveis, principalmente para os imóveis que foram construídos pela extinta COHAB. 

O diretor de regularização patrimonial e imobiliária da Emgerpi, Eduardo Botelho, considera essa uma parceira saudável e que trará resultados positivos para Floriano. "Estamos disponibilizando nossos serviços para garantir maior segurança aos proprietários de imóveis do Conjunto Paraíso, através da escritura e do registro dos imóveis em cartório", disse o diretor.

O secretário de Governo, James Rodrigues, expressou o contentamento com a integração de trabalho e pontuou a importância do registro imobiliário. "A regularização fundiária é uma das prioridades dessa gestão, pretendemos levar essa parceria adiante para garantir o sonho da casa própria para outros florianenses", finalizou o secretário James Rodrigues.

Fonte: Ascom

Floriano é uma das cidades do Piauí que mais abriu empresas em 2017

Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito Joel Rodrigues recebeu em seu gabinete a presidente da Junta Comercial do Piauí, Auzeni Porto, acompanhada da equipe do Piauí Digital, sistema que facilita a abertura e regularização de empresas, a diretora m de Registro da Junta, jesuíta Melo e a Coordenadora do Posto da Junta Comercial de Floriano, Maria Jucirene Osório. O vice-prefeito Antonio Reis e o vereador Salomão Holanda também participaram da reunião.

A Presidente parabenizou o município pela abertura das 339 empresas na Junta Comercial neste ano de 2017. Uma das cidades com o maior registro em todo o estado.

Os processos de abertura são feitos através do Sistema Piauí Digital, criado para regularizar e abrir novas empresas e liberados em até dois dias úteis. É feita uma consulta de viabilidade de localização das empresas, de endereço e o município faz a liberação do funcionamento dessa empresa no endereço solicitado.

A Junta Comercial em Floriano funciona no Espaço da Cidadania, de sete e meia da manhã à uma e meia da tarde. O prefeito Joel agradeceu a visita da presidente e parabenizou a equipe que faz esse trabalho e também à secretaria de Finanças através da aecretária Josélia Rodrigues.

“O município está integrado ao sistema e vai melhorar ainda mais através de uma nova capacitação que será feita dia 20 de setembro com toda a equipe da prefeitura na junta comercial em Teresina. Nosso objetivo é aperfeiçoar ainda mais este trabalho que já vem sendo feito com primor aqui em Floriano” disse Joel.

Fonte: Ascom

Floriano: prefeito visita obras de reconstrução de galerias

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, acompanhado do secretário de Infraestrutura, Marcony Allison e do Ouvidor do município Joilson Rodrigues, visitou na manhã dessa segunda-feira (11) as obras de reconstrução da galeria do bairro Matadouro, no trecho que contempla o cruzamento da Avenida Antônio Cúrcio, Beira Rio, com a Rua Manoel Sousa Santos. A galeria se encontrava obstruída, gerando uma série de transtornos aos moradores locais.

Exposição de água parada e alagamentos constantes são alguns dos problemas a que viviam expostos cerca de vinte famílias. Com a ausência de drenagem da água, em decorrência do entupimento da galeria, o líquido permanecia empossado gerando mau cheiro e, por vezes, invadindo as residências. Segundo o secretário de Infraestrutura, Marconny Allison, essas famílias estavam vulneráveis a diversos problemas de saúde.

Os trabalhos da Prefeitura também estão contemplando a correção do calçamento, visando a melhoria da mobilidade urbana. “Com a reconstrução da galeria iremos concluir a higienização da rua e pôr fim a um problema de saúde pública”, disse Marcony. A obra, iniciada no final do mês de agosto, tem previsão para término no prazo de quinze dias.

Fonte: Ascom

Lançado em Floriano o projeto "Cultura e Cidadania: Direito de Todos"

Na manhã dessa terça-feira (05), no auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer aconteceu o lançamento do projeto "Cultura e Cidadania: Direito de Todos", que contempla jovens com oficinas de dança, capoeira, música e bordado. Na ocasião estavam presentes a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, o diretor de Cultura Leonardo Carlos, o secretário de Comunicação Nilson Ferreira, além dos colaboradores e professores do projeto.

Com o objetivo de levar cultura através das artes eruditas e populares à comunidade, o projeto oferta oficinas diversas que são ministradas na sede da Secretaria. Com inscrições encerradas e conclusão prevista para 30 de novembro, a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, pontuou a importância das oficinas. "O intuito é dimensionar as ações de cultura e cidadania até alcançar as mais variadas parcelas da sociedade". A secretária ainda explanou que a partir de outubro o projeto estará presente nos bairros da cidade.

Com oficinas gratuitas, o projeto também oferece cidadania através de palestras que serão ministradas durante as oficinas, levando temas e discussões por meio dos colaboradores da ação. É propósito da Secretaria de Cultura levar o projeto para a zona rural.

 Fonte: Ascom

Joel Rodrigues visita projeto desenvolvido pela Organização dos ex-combatentes do exército em Floriano

No início da tarde desta segunda-feira (4), o prefeito Joel Rodrigues, acompanhado da Secretária de Meio Ambiente Manuella Simplício Viana e sua equipe, esteve na Escola Municipal Hercília Camarco, onde funciona um projeto educacional desenvolvido pelos ex-combatentes do exército brasileiro.

Cerca de cem crianças e adolescentes carentes de Floriano são assistidas com aulas de reforço e oficinas de flauta doce, violão, percussão, dança, jiu-jitsu e judô. Tudo isso no contra-turno escolar.

"O momento é de agradecer a parceria com a prefeitura que vestiu a nossa camisa e acreditou no nosso trabalho", agradeceu o presidente Francisco Pereira de Sousa.

"A entidade tem feito um trabalho importantíssimo, que é cuidar das crianças e adolescentes e não deixar que elas sigam para o mundo das drogas e da criminalidade. E o município vai estar sempre pronto para apoiar esse brilhante trabalho", enfatizou o prefeito.

Fonte: Ascom

Semana da Pátria tem abertura com ação cívica em Floriano

Na manhã dessa sexta-feira (01), na praça Dr. Sebastião Martins, foi realizada a ação cívica em alusão à abertura da Semana da Pátria. Estiveram presentes, acompanhando o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Reis, os secretários, servidores e vereadores municipais, o tenente coronel Rubens Lopes e o capitão Quintanilha, além dos civis que prestigiaram o hasteamento da bandeira. 

A abertura da Semana da Pátria acontece, irrevogavelmente, no primeiro dia do mês de setembro, em referência ao dia da Independência do Brasil, que é comemorado no dia sete de setembro. A solenidade foi conduzida pela Banda de Música do Município e pela Polícia Militar. Para o hasteamento das bandeiras participaram o prefeito Joel, o vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Manoel Simplício, Charles Thalisson, representando o Conselho Regional de Educação Física, o coronel Rubens Lopes, representando o 3° Batalhão de Polícia Militar.

Na ocasião o prefeito Joel expressou sua alegria em participar da ação e reconheceu a importância do Educador Físico, do qual a data comemorativa é nesse dia 01 de setembro, para a formação da cidadania. "Esse é um momento de reflexão sobre o que estamos fazendo, enquanto gestores e civis, para efetivar essa independência e fazê-la presente na vida de todos. Através da educação estamos seguindo firmes na missão de fazer mais e melhor pela nossa cidade", finalizou o prefeito Joel.

A Semana da Pátria se estende até o dia sete de setembro, com hasteamentos e arriamentos na Praça Dr. Sebastião Martins, às 8h e 18h, respectivamente. A Semana se encerra com o desfile cívico na avenida Frei Antônio Cúrcio, na Beira-rio, às 17h30.

Fonte: Ascom

Cultura de Floriano promove comemoração ao mês do Folclore?

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer realizou, na manhã dessa quinta-feira (31), no Complexo Comercial do Cruzeiro, uma comemoração em alusão ao mês do Folclore. Estavam presentes o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Reis, os vereadores Akássio e Dessim, além dos secretários municipais e da comunidade em geral que contemplou o evento.

Agosto é o mês em que se comemora o Dia do Folclore Nacional, que é celebrado no dia 22 desse mês, o Folclore envolve todos os mitos, lendas e contos da cultura popular, além dos artefatos que representam tal cultura. No Complexo Comercial do Cruzeiro foram expostas comidas típicas, artesanatos produzidos por cooperativas e artesãos da cidade, plantas medicinais, representações de lendas populares, além de apresentações artísticas e roda de capoeira.

De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, o evento é de tamanha importância para que a população possa conhecer e se reconhecer em sua própria cultura. "Precisamos saber de onde vimos e valorizar cada traço da nossa cultura, eventos como esse também fortalecem os artesãos da nossa cidade", disse. A secretária também pontuou que o Complexo Comercial do Cruzeiro está de portas abertas e a exposição se mantém no espaço.

O prefeito Joel Rodrigues expressou sua alegria em participar da ação e frisou a importância de revitalizar o Complexo do Cruzeiro. "Um espaço que já esteve parado por tanto tempo agora volta para o cronograma de atividades da cidade, é um grande passo para a Cultura e Lazer de Floriano", finalizou o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Prefeito Joel recebe o presidente da CODEVASF para visita à Estação de Tratamento de Esgotamento Sanitário

Na manhã dessa segunda-feira (28) o prefeito Joel Rodrigues, acompanhado do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF Avelino Neiva, realizou uma visita às obras da Estação de Tratamento de Esgotamento Sanitário, localizada no bairro Riacho Fundo, a dois quilômetros da zona urbana de Floriano. A visita foi para tratar da retomada da execução da obra e da liberação de recursos para a mesma. Na ocasião também estiveram presentes o vice-prefeito Antônio Reis, secretários municipais, técnicos da CODEVASF, além do engenheiro e diretor da Construtora Jurema, Humberto Castro acompanhado de sua equipe.

A obra que estava parada há quatro anos teve sua retomada no início do mês de julho desse ano, através de uma ordem de serviço assinada pelo prefeito Joel Rodrigues. Com um projeto de 166 Km para atender toda a cidade, já possui concluída 62 Km de rede de esgoto, a prioridade, como ficou acertada durante a visita, é colocar em funcionamento a primeira etapa já finalizada da obra, para, sucessivamente, dar andamento às outras fases. 

De acordo com o presidente da CODEVASF, Avelino Neiva, o valor do projeto da Estação de Tratamento de Esgotamento Sanitário é de, em média, R$ 80 milhões, dos quais R$ 15 milhões já estão assegurados. O mesmo ainda pontuou a importância da ação para a saúde da população de Floriano. “O tratamento do esgoto é uma prioridade em qualquer lugar, somando a minha responsabilidade com a do prefeito Joel o povo será atendido e terá um esgotamento sanitário de qualidade. Temos recursos garantidos, e conseguiremos mais, durante o andamento da obra os problemas que surgirem serão equacionados com agilidade”, disse o presidente da Companhia. 

O prefeito Joel expressou sua satisfação em ter realizado a retomada das obras em conjunto com o apoio do Senador Ciro Nogueira e mostrou disponibilidade para, junto da CODEVASF, buscar recursos para assegurar o andamento da execução da obra, que teve, recentemente, R$ 15 milhões liberados para sua construção. Além de firmar o compromisso de colocar em funcionamento a primeira etapa já concluída, da qual a previsão é de seis meses. “Desde o início da gestão estamos indo à Brasília para garantir recursos para a execução da Estação, agora buscamos, através dessa parceria, garantir o que falta para finalizar essa importante ação para o bem-estar da população de Floriano”, frisou o prefeito Joel Rodrigues.


Fonte: Ascom

PRF cumpre mandado em aberto da justiça de Minas Gerais

Policiais rodoviários federais prenderam um homem com mandado de prisão em aberto durante fiscalização no posto de Floriano (a 240 km de Teresina), no final da noite deste domingo (27).
 
Os agentes abordaram um veículo tipo Bitrem, conduzido por R.J.S., de 39 anos. Após consulta aos sistemas, verificou-se tratar de indivíduo com mandado de prisão em aberto pelo crime contra a propriedade imaterial, expedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
 
Aos policiais, o homem relatou já havia sido preso, outras vezes, pelo crime de falsificação de mídias digitais e que ainda respondia processos decorrentes de tais delitos. 
 
Ocorrência encaminhada à Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
 
 
Da redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores