Cidadeverde.com

3° Batalhão de Polícia Militar forma 38 novos cabos em Floriano

Na tarde desta quinta-feira (21), no 3° Batalhão de Polícia Militar, foi realizada a solenidade de formatura da turma do Curso de Formação de Cabos do Pólo de Floriano - 2018. Estiveram presentes o secretário de Educação, Joab Curvina, que na ocasião representou o prefeito Joel Rodrigues, o secretário de Comunicação, Nilson Ferreira, o sub-comandante da PM-PI, Alberto Menezes, o comandante do 3° BPM, major Inaldo Barros, o sub comandante do Policiamento dos Cerrados, coronel Rubens Lopes, autoridades municipais e militares, além dos formandos e seus familiares.

O evento teve abertura com a turma de 38 formandos se posicionando para apresentar-se às autoridades e prestigiantes, logo após os pronunciamentos foram hasteadas as bandeiras. O curso, que teve início em fevereiro e durou cerca de quatro meses, prestou homenagem aos três melhores alunos da turma que tiveram melhor rendimento, reconhecendo, da mesma forma, o empenho de toda a turma que deixa de ser sargento para se tornar cabo da Polícia Militar. Esses profissionais irão servir por toda a região do centro-sul do Estado do Piauí.

Dentre os convidados da solenidade, o secretário de Educação, Joab Curvina, durante o seu discurso, parabenizou a turma de formandos e ressaltou a importância desse passo para a segurança pública do município. "Reconheço importância desse momento para os formandos e também para o 3º Batalhão de PM, que vê seu corpo de profissionais crescer, além disso parabenizo desejando sucesso aos novos cabos do 3° BPM", disse o secretário de Educação.

Fonte: Ascom

Prefeitura divulga programação de aniversário dos 121 anos de Floriano

Com uma programação que acontece de 1º de julho ao dia 8º de julho, data em que se comemora os 121 anos de elevação a categoria de município, Floriano será mais uma vez prestigiada com inúmeras ações que compõem o calendário de aniversário da cidade.

Entrega de reformas e obras nas zonas urbana e rural, passeio ciclístico, atividades esportivas, ação social, entregas de equipamentos para a Saúde Municipal, o tradicional arrastão finalizado com show no Cais da Beira-rio, show gospel, solenidades cívicas e religiosas marcam a programação dos 121 anos de Floriano. Contando também com a entrega da Comenda Agrônomo Francisco Parentes e com a Sessão Solene na Câmara Municipal.

O prefeito Joel Rodrigues, que participou ativamente da organização do cronograma de aniversário da cidade, ressalta o convite a toda população florianense. “Contamos com a participação do povo de Floriano nessa semana de ações tão importantes para o desenvolvimento econômico e social da cidade, além, claro, de podermos comemorar em unidade o aniversário da nossa Princesa do Sul”, finalizou o prefeito Joel.

 

Fonte: Ascom

Vendedores ambulantes de Floriano conduzem seus negócios em novo espaço

Após inúmeras reuniões e propostas para melhor atender as expectativas dos vendedores ambulantes que se instalavam nas calçadas públicas das avenidas João Luís Ferreira e Getúlio Vargas, no centro da cidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, deu mais um passo no sentido da mobilidade e organização urbana. 

Desde a última segunda-feira (18), os 24 ambulantes já se encontram exercendo suas atividades comerciais em um local estruturado para recebê-los, assim como para receber os fregueses com muito mais conforto e segurança. O local está localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo à praça Dr. Sebastião Martins, tendo 451 metros quadrados e espaço suficiente para 53 barracas. A medida, que vem agradando aos comerciantes e à população florianense, é provisória, enquanto a Prefeitura Municipal prepara o camelódromo definitivo que atenderá um número maior de vendedores ambulantes da cidade.

Fonte: Ascom

Curso de Rádio e Tv de Floriano é avaliado por instituição suíça que mantém o projeto

O avaliador holandês, Wouter Van Oosterhout, foi enviado pela  Brücke Le Pont, uma instituição da Suíça que mantém  os custos de praticamente todo o projeto, executado pelo Instituto Comrádio, que oferta, gratuitamente para os alunos, o Curso de Comunicação Social Técnico em Rádio e Tv, do projeto Jovens Radialistas, junto com outros parceiros: O IFPI, Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano, a AFI – Associação Florianense de Imprensa e a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Comunicação.

São oferecidas 40 vagas para o curso de alto nível, que formará pessoas de 16 a 29 anos, interessadas em atuar na comunicação, com foco no Semiárido, e também radialistas que já atuam na área, mas que ainda não tem o registro profissional, junto ao Ministério do Trabalho.

As inscrições estão abertas até 25 de junho pelo site:  www.comradio.org.br. Na manhã desta segunda-feira (18) os parceiros estiveram reunidos no IFPI, em Floriano, para serem entrevistados e avaliados por Wouter Van Oosterhout, uma exigência da mantenedora que garante a qualidade e a seriedade do projeto.

O avaliador ouviu dos parceiros suas perspectivas, estratégias, pensamento para o futuro da comunicação na região e disse que saiu satisfeito com o comprometimento de cada um. O secretário de Comunicação de Floriano, Nilson Ferreira, que também é radialista e jornalista profissional, disse que esta visita do consultor externo da Brücke Le Pont é importante e demonstra organização. “Isso só efetiva a nossa percepção a respeito desse projeto, pelo qual lutamos para chegar a Floriano, um curso que tem muita qualidade, organização e seriedade em sua execução”, disse o secretário.

Fonte: Ascom

Município de Floriano lança campanha de atenção à Saúde Visual

Na tarde deste sábado (16) o prefeito Joel Rodrigues acompanhou de perto o primeiro momento de ações da campanha “Floriano de Olho na Saúde Visual”, que oferece uma atenção a nível de consultas, exames e prevenção gratuitas para o bem estar oftalmológico da população florianense. Também estiveram presentes na sede de atendimento, o Hospital de Olhos Bucar, a secretária de Saúde, Thaís Braglia, e o diretor administrativo da Saúde, Márcio Trindade.

A prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste sábado uma ação de atenção na área da Oftalmologia, que se estenderá durante um ano, sempre aos sábados. A primeira etapa acontece nos seis primeiros sábados, atendendo a uma demanda primida que já está agendada. Após esse período, basta que se faça a marcação de consulta na UBS mais próxima, através da qual será feito o encaminhamento, em seguida o paciente fará o agendamento de atendimento, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha envolve 25 profissionais que atendem no Hospital de Olhos Bucar (bairro Manguinha), hospital vencedor do processo licitatório. Serão prestados serviços gratuitos de consultas, exames, atendimento às crianças, prevenção à cegueira do idoso e a pacientes diabéticos e outros, tudo de forma gratuita, através de investimento com recursos próprios do município.

Os exames serão realizados no mesmo dia e local das consultas. São pelo menos 20 tipos de exames disponíveis, dentre os quais, exames modernos para diagnóstico de retinopatia diabética, Retinografia, Tomografia de Coerência Óptica, tratamento com Fotocoagulação a Laser para diagnóstico de retinopatia diabética, exames para tratamento de glaucoma, catarata e outros.

O prefeito Joel reconhece a importância desta ação, e ressalta a importância de cuidar da Saúde Ocular. “Estar atento à saúde é uma boa forma de prevenir, esta iniciativa irá alcançar quem muito precisa, será um ano de atendimentos de alto nível, a população de Floriano merece”, disse Joel Rodrigues.

Fonte: Ascom

Um mês depois de encontro sobre segurança pública, Floriano ganha novas viaturas policiais

Em uma solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (14), no Comando Geral da Polícia Militar, em Teresina, o Governador Wellington Dias e o Secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, fizeram a entrega de 22 viaturas, através de emenda parlamentar do deputado Fábio Abreu, que ajudarão no reaparelhamento das Polícias Militar e Civil e ainda no combate à violência nos municípios do Piauí, entre eles Floriano, que recebeu dois veículos.

Também estavam presentes, o ex-secretário de Estado, Dr. Francisco Costa, o comandante do 3° BPM de Floriano, Major Inaldo Ribeiro.
A boa notícia veio quase um mês depois de uma reunião realizada no gabinete do prefeito Joel Rodrigues, em 16 de maio passado, com a participação do secretário de Segurança Pública, Rubens Pereira, representante do comandante Geral da PM, vários entes da polícia, justiça, Ministério Público, para discutir a situação da segurança pública em Floriano. 

“Foi um compromisso assumido pelo governador, na voz do secretário de Segurança, de olhar com bons olhos para Floriano e melhorar a situação da segurança. Cremos que esta é apenas uma das ações que se seguirão”, comentou Joel Rodrigues.

Fonte: Ascom

Prefeito Joel se reune com superintendente da Codevasf para solicitação de obras e projetos

O prefeito Joel Rodrigues participou, na última segunda-feira (11), de uma reunião na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para assinar o aditivo do prazo de vigência do convênio da obra da Estação de Tratamento de Esgoto de Floriano. Estiveram presentes o superintendente da Codevasf, Fábio André Freire Miranda, e o secretário de Governo, James Rodrigues.

O aditivo do prazo de validade do convênio das obras é de mais 12 meses, diante disso o prefeito Joel aproveitou para solicitar a visita do superintendente Fábio André ao local de execução das obras da Estação de Tratamento de Esgoto. Também foi tratado, durante a reunião, sobre o pedido de doação de equipamentos para o município de Floriano, como um microtrator, uma plantadeira e uma roçadeira, que serão utilizados a serviço do homem da zona rural. 

“Aproveitamos para discutir sobre o projeto de urbanização da avenida Fauzer Bucar, cujo projeto já está concluído e com previsão de lançamento no processo licitatório para as próximas semanas”, explicou o prefeito Joel, que ressaltou também ser uma preocupação municipal os projetos de construção das duas barragens do rio Itaueira, que já estão em andamento e logo serão licitadas.

Fonte: Ascom

Briga por água termina com homem baleado e outro esfaqueado em Floriano

Um homem foi baleado e outro esfaqueado durante uma briga causada supostamente por água, em uma comunidade da região de Floriano, município a 244 km de Teresina. Edvaldo Pereira de Sousa, de 45 anos foi golpeado com um facão na cabeça no braço e nas duas mãos, mesmo ferido ele ainda usou uma espingarda para atirar no homem conhecido como Antônio China.

Segundo informações de moradores da região, uma única caixa d'água forneceria água para a comunidade Amolar, e esta caixa seria fechada constantemente por uma das moradoras, e isso teria provocado o início da confusão.

Os dois foram socorridos e levados para o Hospital Regional Tibério Nunes. Edvaldo foi submetido a exames de raio-x para avaliar a gravidade dos ferimentos. O delegado Regional de Polícia Civil, Bruno Oliveira, afirmou que irá colher depoimentos dos dois após a liberação do hospital e um inquérito será aberto para investigar a situação.

Os tiros atingiram Antônio na região próxima ao peito esquerdo, ele está consciente e também foi submetido a raio-x.

Rayldo Pereira
com informações JC24horas
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeito Joel reúne equipe para tratar sobre a área de lazer na Avenida Beira-Rio

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, reuniu, na manhã, desta segunda-feira (11), em seu gabinete, os secretários: de Infraestrutura, Marcony Alisson, de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Monteiro; de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos; de Comunicação, Nilson Ferreira e o superintendente da SUTRAN, Carlos Eduardo.

A pauta foi motivada por uma polêmica, no fim de semana, provocada por um acidente ocorrido na Avenida Frei Antônio Cúrcio, na Beira-Rio, próximo a uma área de lazer, instalada provisoriamente para crianças, local escolhido pelos próprios proprietários dos brinquedos, dentre as opções ofertadas.

Joel lamentou a imprudência de pessoas que descumprem as leis de trânsito, já que uma das pistas estava interditada, e na hora do acidente um condutor invadiu a contramão provocando o acidente com outro veículo.

Hoje a região, que é de lazer, tem, além da área dos brinquedos infantis, uma Academia de Saúde ao ar livre e possui grande circulação de pessoas que fazem caminhada, corrida e ciclismo, e tem o trecho de uma pista interditada todas as sextas, sábados e domingos, das 17:00 às 22:00h, com a outra pista liberada apenas em mão única. Trata-se de um processo de adaptação, para o cumprimento da lei 702/2015, aprovada em julho de 2015, que prevê esta interdição, com ruas e horários ampliados ao que são executados hoje.

“Nesta reunião pedi uma atenção reforçada à SUTRAN e também colocaremos os chamados gelos baianos, que são peças de interdição em concreto que impedem a passagem dos veículos, mesmo que tentem furar o bloqueio de interdição”, disse Joel Rodrigues.

Joel disse ainda que espera da população, respeito, consciência e prudência no trânsito, principalmente na Beira-Rio, que é uma área de grande circulação de pessoas, para que não haja o risco de acidentes.

Fonte: Ascom

 

Prefeito Joel e comitiva visitam obras em Floriano

Diversos pontos da cidade de Floriano recebem obras de reforma, que alcançam desde Unidades Básicas de Saúde às escolas municipais, além da revitalização de praças e da rua São Pedro, no centro da cidade. A manhã deste sábado (09), foi marcada pela visita do prefeito Joel em alguns destes locais, acompanhado de uma comitiva composta pelo ex-secretário estadual de Saúde e ex-presidente do Instituto de Águas e Esgoto do Piauí, Dr. Francisco Costa, membros da equipe de governo, como o secretário de Comunicação, Nilson Ferreira; Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, além do diretor municipal de Saúde, Márcio Trindade e do assessor de Governo, Daniel Gutembergue. Também estiveram presentes os vereadores David Oka e Maria da Guia, além do diretor de Obras da Infraestrutura, Toinho da Rodoviária e o  farmacêutico Jussinaldo Duarte.

As visitas foram a UBS Alfredo Carvalho, no bairro Campo Velho; UBS Theodoro Sobral, a praça João Cardoso de Amorim, no bairro Caixa D’água; rua São Pedro, praça Coronel Borges e a praça do bairro Catumbi. 

Ações como essas são importantes para a população florianense, pois contribuem para melhoria da saúde no município e facilitam a mobilidade urbana, disse o prefeito Joel Rodrigues. A entrega das obras concluídas  será durante as comemorações do aniversário da cidade, quando Floriano fará 121 anos de emancipação política. Diversos detalhes compreendem as reformas nas praças revitalizadas, por exemplo, a troca de bancos, colocação de bloquetes, reparos na iluminação, além dos trabalhos de arborização em seus canteiros. As UBS por sua vez, são contempladas com reparos gerais que compreendem instalações elétricas, restauração de paredes, colocação de piso, pintura e outros reparos indispensáveis para o bom funcionamento do ambiente.

Fonte: Ascom

Posts anteriores