Cidadeverde.com

Prefeitura orienta comerciantes sobre obras de revitalização em Floriano

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Monteiro e sua equipe fizeram, na tarde desta quinta-feira (19) mais uma visita aos comerciantes e vendedores ambulantes que atuam no calçadão da rua São Pedro. É mais uma etapa do processo de orientação que antecede trabalhos de revitalização da rua São Pedro. A equipe comunicou que, conforme acordado em reunião, a rua será aberta a circulação de veículos de pequeno porte, e sua reforma será iniciada a partir de sábado (20) com a colocação dos primeiros tapumes. Para maior comodidade dos profissionais que ali atuam, ficará aberto um pequeno acesso para que os vendedores e clientes possam entrar nas lojas.

Já os vendedores ambulantes foram informados de que devem comparecer às 10h desta sexta-feira (20), na sede da secretaria para o sorteio dos espaços a serem locados na Travessa Assad Kalume, nas imediações da Clinicor. Às 16h está prevista uma visita à travessa para conhecer o novo local de trabalho com demarcação padronizada, estabelecida pela Secretaria de Infraestrutura. Todo o trabalho está sendo feito pensando na reorganização do espaço, na comodidade dos ambulantes e dos clientes, que poderão ter acesso aos serviços em um novo ambiente com mais conforto.

Fonte: Ascom

IPTU 2018 está disponível para pagamento com desconto e parcelamentos

A secretaria de Finanças de Floriano está informando à população que o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), já está disponível para pagamento. Até o dia 5 de maio o imposto pode ser quitado com desconto de 10%. O contribuinte também pode parcelar o valor em até 3 vezes. É possível gerar o boleto de três formas: acessando o site www.floriano.pi.gov.br, indo pessoalmente até o Centro Administrativo da Prefeitura de Floriano, que fica ao lado do prédio da Receita Federal, ou no Espaço da Cidadania, em frente a antiga rodoviária. O pagamento pode ser feito em qualquer local de arrecadação, como bancos e lotéricas. 

A secretária de Finanças de Floriano, Josélia Rodrigues, lembra que é o pagamento do IPTU a forma pela qual a população mais ajuda nos investimentos da cidade. É com esse dinheiro que o município garante a manutenção de serviços urbanos, obras com recursos próprios e contrapartidas para obras com recursos estaduais ou federais. 

“O número de inadimplentes está caindo, mas é preciso que a população seja parceira. São recursos importantes para o bom andamento de uma cidade como Floriano, e o melhor é que tudo o que entra e sai nas contas da prefeitura pode ser acompanhado pelo contribuinte, através do site da Transparência e das prestações de contas, o que tem motivado muita gente a quitar o IPTU”, disse a secretária. 

É sempre bom lembrar que o pagamento do imposto também facilita a vida do contribuinte, que precisa estar com o nome limpo na hora de conseguir uma certidão negativa para empréstimos bancários ou quando precisa vender seu imóvel.

Fonte: Ascom

Reunião entre Poder Executivo, Legislativo e SINTE analisa Plano de Cargos e Salários

Na manhã desta segunda-feira (16) o secretário de Governo James Rodrigues e os demais secretários, de Educação, Joab Curvina, de Administração e Planejamento Júlio César, de Finanças, Josélia Rodrigues, além do Procurador Geral do Munícipio Marlon Brito e do Controlador Geral do Município Arnaldo Messias, estiveram reunidos com os vereadores Maurício Bezerra, presidente da Câmara Municipal de Floriano, Miguel Vieira, Antônio José, Flávio Henrique, Dessim, Salomão Holanda, Akassio Alves , Fabio Braga, Liacir César além da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí – SINTE de Floriano, Léa de Almeida e membros da diretoria, para esclarecer dúvidas sobre a lei municipal complementar nº 01/2018 que está em tramitação na Câmara Municipal de Floriano e visa substituir a lei nº 015/ 2016, referente ao Plano de Cargos e Salários dos funcionários públicos municipais, buscando atender a demanda atual dentro da realidade municipal. 

O projeto de lei enviado ao poder legislativo contém 320 artigos, e esta reunião foi uma oportunidade de sanar as dúvidas e ouvir as reinvindicações e sugestões do SINTE e da Câmara Municipal de Floriano no que diz respeito ao Plano de Cargos e Salários, mais especificamente no caso dos profissionais da educação. James observou ainda a importância de uma lei complementar de cargos e salários que vá de encontro as possibilidades municipais e que não gere desconforto ao servidor, que deve receber seu pagamento conforme o que seja acordado nas negociações, sem atrasos.

Léa de Almeida considerou a reunião positiva pela oportunidade de negociação e possibilidade de explanar os pontos que a categoria deseja, nesta reunião de esclarecimento. O projeto de lei segue em tramitação, estando em fase de discussão na câmara, o poder executivo e o poder legislativo seguem observando as considerações e reinvindicações da classe, analisando  o impacto financeiro de cada ponto abordado.

Fonte: Ascom

Mutirão de cirurgias atende 40 crianças no Hospital de Floriano

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, realizou 48 procedimentos cirúrgicos, em 40 crianças, no sábado (14) e domingo (15). Os pacientes foram atendidos pelo Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), numa ação conjunta que envolveu tanto o Hospital de Floriano, como o Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí. Somente este fim de semana, foram atendidos pacientes de Uruçuí, Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro, Benedito Leite e São João dos Patos.

Quem passou por um desses procedimentos foi o pequeno Anthony Lorenzo, de 3 anos. Há alguns meses, a mãe dele, Zilma Mendes, percebeu um caroço na região do peito. “Estava esperando a consulta, quando fiquei sabendo do Mutirão em Uruçuí. O médico disse que ele precisava passar logo pela cirurgia. Foi tudo bem ágil, rápido. Tivemos uma receptividade excelente em Floriano, atendimento excelente. A cirurgia muito bem feita”, relata Zilma. 

Lorenzo já está em casa, e como diz a mãe, “ele não para de jeito nenhum”, assim como todas as demais crianças, que já receberam alta e puderam voltar para casa.

“Foi um mutirão que envolveu tanto as equipes dos Hospitais de Floriano, como de Uruçuí, além da Secretaria Municipal de Saúde de Uruçuí. Além da realização dos procedimentos, garantimos que, tanto as mães como os pequenos pacientes tivessem uma experiência acolhedora. O que queríamos é que eles, pacientes e suas mães, levassem como lembrança o nosso carinho e atenção”, afirma o diretor-geral do Hospital Tibério Nunes, Edmar Figueiredo.

Cerca de dez crianças deixaram de realizar a cirurgia porque estavam gripadas ou com febre. Para elas, um novo agendamento será feito, garante a diretora-geral do Hospital de Uruçuí, Nazaré da Silva. “As mães e pais podem ficar tranquilos, vamos reagendar os procedimentos. Nenhuma criança ficará sem a cirurgia”, explica a gestora.

Além do Mutirão de Pediatria, os dois diretores, Edmar e Nazaré, já avaliam a possibilidade em realizar mais cirurgias eletivas, dessa vez para adultos. “É uma parceria que vai possibilitar que possamos fazer mais pela população de Uruçuí e da região”, afirma Edmar.

Os mutirões são mais uma estratégia da Secretaria de Estado da Saúde para atender de forma rápida a demanda por um procedimento cirúrgico, descentralizando as ações em dez hospitais da rede. Até o momento, mais de 800 crianças foram atendidas com consultas e exames e mais de 300 com cirurgias. Em Floriano, as cirurgias foram realizadas pelos médicos Ivo Lima e Eduardo Meneses.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Centro da cidade de Floriano terá revitalização

Na noite da última quarta-feira (11) o prefeito Joel Rodrigues realizou uma visita ao centro de Floriano, mais precisamente na praça Coronel Borges e rua São Pedro, setores que serão revitalizados com obras previstas ainda para este mês. Estiveram presentes o vice-prefeito, Antônio Reis, os secretários de Governo, James Rodrigues; de Finanças, Josélia Rodrigues; de Turismo e Desenvolvimento Econômico; Jaqueline Monteiro; de Comunicação, Nilson Ferreira, além de outros integrantes do governo municipal.

A visita foi para discutir e adequar o projeto arquitetônico às necessidades do espaço e da população, aproveitando para debater mudanças e permanências no projeto. Esta é uma iniciativa que já está licitada e com contrato assinado, aguardando apenas a organização e destinação dos comerciantes do setor para dar inicio às obras. O momento também foi para organizar a realocação dos vendedores ambulantes da praça Coronel Borges, assim como os vendedores que trabalham com trailers de serviços alimentícios, esses terão, garantido via projeto de obra, pontos fixos para instalar seus negócios, como é o caso da tradicional lanchonete Sertã, localizada na praça Dr. Sebastião Martins, revitalizada na gestão Joel.

“Antes que a obra aconteça estamos desenvolvendo o diálogo com quem vai ser diretamente alcançado por essa ação, não estamos encontrando resistência, o bom diálogo está sendo uma peça fundamental para efetuarmos essa obra que dará um novo aspecto para o centro da cidade”, explicou Joel Rodrigues.

A iniciativa de reorganizar o centro de Floriano já perpassa alguns projetos, como a revitalização do Mercado do Cruzeiro, obra que foi iniciada ainda durante a governo do prefeito Joel. Além desse projeto que já está em andamento, um outro está sendo concluído: a revitalização do Cais da Beira-rio. “Além disso, temos um recurso garantido, através do Governo do Estado, para a reforma do Mercado Central, com o objetivo de modernizar e readequar o centro de Floriano”, disse Joel.

Fonte: Ascom

Secretaria promove blitz educativa sobre poluição sonora em Floriano

A Secretaria de Meio Ambiente, na parceria da Polícia Militar e da Sutran, realizou no último domingo (08) uma blitz de conscientização sobre poluição sonora, que é considerada crime ambiental, podendo resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos. A entrega de panfletos informativos aconteceu no Cais da Beira-rio na presença de fiscais da Seman, do superintendente da Sutran, Carlos Eduardo Kalume, e do diretor Isaías Rodrigues, além de policiais militares que auxiliaram a blitz educativa. 

A iniciativa da Secretaria de Meio ambiente é em decorrência, principalmente, da quantidade de denúncias que recebeu no primeiro trimestre deste ano em relação ao som abusivo em diversos pontos da cidade. Diante disso, a secretária de Meio Ambiente, Manuela Simplício, enfatiza que o excesso de ruídos, como é caracterizada a poluição sonora, afeta a saúde física e mental, além de perturbar o sossego dos demais, por isso a meta da Seman é reduzir essas ocorrências. 

“Informar e educar a população são os primeiros passos para evitar medidas mais incisivas, no entanto o som abusivo, no intervalo que consta no Código de Postura do Município, das 22h às 7h, será devidamente punido através do auto de infrações”, explicou a secretária Manuela Simplício.

Fonte: Ascom

Prefeito Joel visita obras de reforma de chafarizes em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues e o secretário de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, visitaram na manhã desta quinta-feira (5) o chafariz Edilberto Rodrigues de Oliveira, reformado para atender aos moradores da região que se utilizam deste importante serviço. Na oportunidade, o chafariz e lavanderia pública do bairro Campo Velho também foi visitado, este passa por reformas e deve ser entregue no prazo de um mês. 

O chafariz da comunidade Rio Branco também já recebeu melhorias e a previsão é de que outros chafarizes sejam reformados na zona urbana em pouco tempo. A preocupação da secretaria está em fornecer condições de utilização regulares dos chafarizes para quem precisa fazer uso dos mesmos. O secretário afirmou que "estes espaços são importantes até mesmo para complemento da renda para as lavadeiras e também para o fornecimento de água potável, especialmente quando por motivo de força maior, acontece alguma temporária suspensão da mesma", disse Assis Carvalho.

Fonte: Ascom

Sutran promove curso para mototaxistas do município de Floriano

A profissão de mototaxista é de grande relevância e faz parte do cotidiano dos florianenses. Diariamente a população usufrui deste serviço para se locomover à atividades diversas desde o trabalho ao lazer, diante disso, a Superintendência de Transportes e Trânsito - SUTRAN preocupada com o bem estar destes profissionais bem como dos usuários do serviço, iniciou nesta quarta-feira (4) o curso de formação para o serviço de mototaxista em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SEST/SENAT. O curso terá duração de três dias e carga horária de 30 horas. O público-alvo desta turma são os novos mototaxistas e aqueles que ainda não estão regularizados.

Segundo a lei municipal 527/2010, este certificado é essencial para retirada do alvará de licença para exercício da profissão. É necessário também possuir carteira de habilitação há pelo menos dois anos. Já o curso de atualização para os mototaxistas regularizados deve acontecer em breve, uma vez que o certificado deste primeiro curso tem validade de cinco anos e é necessário apresenta-lo na revalidação anual do alvará. O  segundo curso a ser realizado já soma 60 profissionais inscritos.

Carlos Kalume, superintendente da SUTRAN de Floriano, ressaltou ainda a importância da regulamentação da profissão, evitando a ocorrência de transportes clandestinos, sem nenhum tipo de cadastro, que não obedecem as normas básicas de segurança do passageiro. Kalume garantiu ainda que este curso é uma oportunidade de reconhecer o profissional que trabalha na zona da legalidade, e a partir daí poder trabalhar também em benefício desse.

Charlton Alencar, instrutor do SEST/SENAT garantiu que o curso segue as normas federais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito -  CONTRAN, o mesmo que os instituiu como profissionais através de resoluções como a  356/2010, da lei nº 12.009, o conteúdo programático inclui atualização de normas de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e saúde ocupacional.

Fonte: Ascom

Hospital de Floriano realizou cerca de 2.500 atendimentos durante a Semana Santa

Sempre em períodos de grande mobilização, como feriados prologados, a Secretaria de Estado da Saúde reforça os cuidados para garantir os atendimentos na rede hospitalar. E nesta Semana Santa não foi diferente. Somente no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, foi cerca de 1.200 pacientes atendidos, sendo registrados 2.432 procedimentos, entre eles, 70 cirurgias realizadas.

Dos procedimentos cirúrgicos, um foi em neurocirurgia, dois de bucomaxilofacial, quatro curetagens, cinco pequenas cirurgias, sete cirurgias pediátricas, 15 cesarianas, 16 cirurgias ortopédicas e as demais do tipo gerais. 

Também foram 1.189 atendimentos na classificação de risco, 121 procedimentos na sala de curativos, 26 pareceres neurológicos. 

De todos os atendimentos realizados no Tibério Nunes durante o feriado, apenas nove pacientes foram transferidos para Teresina, o que equivale a menos de 1% de transferências, comprovando mais uma vez a resolutividade do Hospital Regional em toda a região sul do estado. 

Para isso, todas as equipes da escala de plantões estavam completas, contando com mais de 10 médicos, entre eles urgentistas, cirurgiões, ortopedistas, obstetras, anestesistas e pediatras, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem em cada turno. Um médico de sobreaviso também foi escalado para qualquer eventualidade. O estoque de medicamentos e materiais médico-cirúrgicos também foi reforçado para que não faltasse nada durante o período.

Segundo a gerente de Enfermagem do Hospital Tibério Nunes, Tays Mendes, “apesar do feriado prolongado, tudo transcorreu normalmente, dentro das expectativas traçadas no plano de contingência elaborado entre direção, gerências e coordenações”.

Fonte: Ccom

Joel Rodrigues confirma retomada de obras de conjunto habitacional

Em reunião em Teresina, na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito Joel Rodrigues assinou contrato com a construtora que irá executar a retomada das obras das 499 casas do conjunto habitacional Alto da Cruz, na região do Riacho Fundo, com investimentos de quase 27 milhões de reais. "Estamos felizes com mais essa grande conquista para nossa Floriano. É emprego e renda que serão gerados na cidade. São centenas de famílias que terão acesso ao sonho da casa própria", disse o gestor.

Na sede da Caixa Econômica Federal, participaram do momento, o senador Ciro Nogueira, grande força para esta conquista, o superintendente da CEF no Piaui Elizomar Guimarães, 
Edilberto Miranda, gerente regional de Governo e Judiciário da CEF, Raul Gomes, gerente regional da Construção Civil da CEF, Marcelo Lima Almeida, da Construtora e Empreendimentos Imobiliários União Ltda, além do deputado Júlio Arcoverde e o secretário municipal de Comunicação, Nilson Ferreira. 

Fonte: Ascom

Posts anteriores