Cidadeverde.com

Educação e Saúde de Floriano realizam parceria para cuidar da visão de estudantes

Uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde e o Hospital de Olhos Bucar, vencedor do processo licitatório, rendeu aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, a região do Distrito do Amolar, o acesso à consultas e exames oftalmológicos. Em média, cerca de 80 alunos, entre crianças e adultos, foram atendidos nesta manhã de quinta-feira (16). 

Essa é uma ação da Prefeitura Municipal que visa atender mais de mil casos oftalmológicos, sendo que já foram atendidos, em média, mil pessoas que constavam na lista da chamada “demanda reprimida”. Para participar desse programa é necessário que o paciente se dirija à UBS do bairro para passar por uma triagem, a partir disso a consulta será agendada na ordem de atendimento que se encontra em andamento. O procedimento de consultas e exames oftalmológicos são totalmente gratuitos, em um segundo momento, caso necessário, serão realizadas as cirurgias. Nessa sexta-feira (17) a ação tem continuidade e visa recepcionar cerca de 130 casos. 

O secretário de Educação, Joab Curvina, ressaltou durante a visita a importância desse atendimento às crianças e adultos da zona rural que estão matriculados na Rede de Ensino, uma vez que a boa visão é necessária para o avanço nos estudos. Também estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues e os secretários de Saúde, Thaís Braglia; de Comunicação, Nilson Ferreira; de Governo, James Rodrigues, além da diretora de ensino da zona rural, Maria da Paz, e do diretor Daniel Gutembergue.

 

Fonte: Ascom
 

Floriano será contemplada com serviços do PROCON Itinerante

Na próxima quarta-feira (22) Floriano recebe o “PROCON Itinerante”, uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Piauí com a Prefeitura de Floriano, através do Procon Municipal, que traz à cidade um atendimento presencial do Programa de Orientação e Proteção ao consumidor, o PROCON. A ação será realizada na Praça Dr. Sebastião Martins, das 8h às 14h. 

Serão atendidas reclamações contra concessionárias de alguns serviços, como energia, abastecimento de água e operadoras de telefonia, assim como haverá negociação de débito com cartão de crédito, negativação indevida no SPC e/ou Serasa. Também será prestada assessoria para problemas envolvendo publicidade enganosa, descumprimento de oferta, compras pela internet, entre outros casos. 

Para ser atendido, durante a passagem do Procon Itinerante por Floriano, é necessário que o indivíduo esteja munido de cópias de RG e CPF, comprovante de residência e provas que atestem a reclamação, como nota fiscal, recibo, e-mail.

Fonte: Ascom

Vacinação contra Polio e Sarampo em Floriano continua nos postos de saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo teve início na última segunda-feira (6) em todo o Brasil. Em Floriano, as Unidades Básicas de Saúde – UBS, já receberam diversas crianças que fazem parte do público-alvo desta campanha, estando na faixa etária de 1 à menor de 5 anos. A solenidade de abertura da Campanha, será realizada no dia 17 de agosto, no Centro de Educação Infantil Solimar Alencar Lima, localizada no bairro Sambaíba Nova, às 7:30h.  A poliomielite erradicada no Brasil desde a década de 1990, ainda inspira cuidados, pois o número de crianças vacinadas não corresponde ao previsto pelo Ministério da Saúde.  A vacinação é gratuita e pode salvar vidas.

 Segundo a coordenadora de Imunização em Floriano, Polyanne Nascimento, a meta é vacinar no mínimo, 95% das crianças nessa faixa etária. A vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde e em locais estratégicos, definidos pela Secretaria de Saúde, especialmente no dia 18 de agosto, quando acontece a mobilização nacional. Todas as creches municipais, públicas e privadas, serão alcançadas pelas equipes de vacinação municipais.  A campanha  vai até o dia 31 de agosto.

Fonte: Ascom

Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações educativas no Agosto Dourado

O agosto dourado é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo conscientizar a comunidade para o aleitamento materno e mostrar a importância desta, para o desenvolvimento do bebê. Neste ano, o tema da campanha é “Amamentação é a base da vida”. O aleitamento materno protege contra várias doenças e reduz a mortalidade infantil, uma vez que todo leite materno é nutritivo. Segundo o Ministério da Saúde, a criança deve ser amamentada até os dois anos de idade, e nos primeiros seis meses deve receber apenas o leite materno, sem nenhuma complementação.

Em Floriano, a Secretaria de Saúde desenvolverá ações educativas durante todo o mês, através de palestras à comunidade, ministradas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde – UBS. Já no dia 15 de agosto, às 09h, uma solenidade será realizada na Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF, dirigida aos profissionais de saúde com palestras ministradas pela Dra. Ana Paula Mota Gadelha Dias, pediatra da UTI Neonatal do Hospital Regional Tibério Nunes;  Marta Almeida, Dentista da Estratégia Saúde da Família - ESF, além da fisioterapeuta Laice Costa; da psicóloga Simone Galvão e do nutricionista Carlos Edder, ambos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF AB.

Segundo Thais Nunes, coordenadora  Saúde da Criança e do Adolescente, a ação é importante pois busca sensibilizar a comunidade da importância do aleitamento materno, reduzindo as patologias e a mortalidade infantil.

 

Fonte: Ascom

Fundo de Previdência de Floriano promove audiência para servidores municipais

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (06), na Câmara dos Vereadores, uma audiência para apresentação do relatório administrativo e financeiro do Fundo de Previdência de Floriano.

O momento foi conduzido pelo vereador Miguel Vieira, representante do presidente do Poder Legislativo, que esteve acompanhado dos vereadores Dessim Almeida e Fábio Braga. Também estiveram presentes o secretário de Administração, Júlio César, o controlador do município, Arnaldo Messias, a diretora do Fundo de Previdência, Ana Laura, assim como uma expressiva participação dos servidores municipais.

Além da apresentação do relatório, pela assessoria do FUNPF, durante a audiência também foram esclarecidas dúvidas dos presentes sobre aposentadoria, leis previdenciárias, repasses e contribuições, entre outros assuntos que são de interesse da comunidade prestadora de serviços do município. Da mesma forma foi apresentado o projeto de arquitetura da nova sede do Fundo de Previdência de Floriano, que será efetivada com apoio da Prefeitura Municipal.

Fonte: Ascom

Saúde de Floriano promove ação pelo Dia de Luta Contra as Hepatites Virais

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou na manhã desta sexta-feira (27) uma ação em referência ao Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado neste sábado, 28 de julho.

A data representa o “Julho Amarelo”, cor dedicada ao combate às hepatites virais no Brasil. A programação aconteceu na praça Dr. Sebastião Martins com a realização de duzentas testagens rápidas para o diagnóstico das Hepatites B e C e orientações a população sobre os sintomas da doença, formas de contágio, tratamento e prevenção.

A realização dos testes é feito de forma gratuita, o interessado recebe uma senha e um kit com panfletos e preservativos, após o cadastro o exame é realizado e o resultado entregue em cerca de 10 minutos. De acordo com a coordenadora do CTA, Glorismar Barguil, esta é “uma maneira de incentivar o diagnóstico precoce da doença e do seu tratamento, chamando atenção da população para a prevenção”, disse.

Fonte: Ascom

Homem é assassinado na frente da esposa em Floriano

Na noite desse domingo, um homem identificado como Nicelso Rodrigues de Sousa Silva, de 39 anos  foi executado a tiros quando se encontrava no cais da beira rio em Floriano por elementos até o momento não identificados,  que andavam em uma moto e  chegaram atirando na vítima que teve morte imediata. Os tiros ainda  a sua companheira na região glútea.

O corpo do homem identificado primeiramente apenas como Ibraim, ficou no local esperando a chegada da Polícia Civil, para realizar os levantamentos no local do crime, em seguida providenciar a remoção para o necrotério do Hospital Regional Tibério Nunes para ser submetido a exames periciais. 

No HRTN, a perícia no corpo feita pelo médico Marcos Vinícius constatou que ele foi abatido por três dirparos. O  Delegado Danilo Barroso, disse que a vítima já tinha passagem pela polícia e não descarta a posibilidade do crime ter sido praticado por causa de problemas relacionados  ao comércio e consumo de drogas.

Fonte: Jc24horas

Três adolescentes são apreendidos por furtar gado em fazenda de Floriano

Foto: JC24Horas

Três adolescentes foram apreendidos acusados de roubar gado de uma fazenda na comunidade Tatu, zona Rural de Floriano, município a 244 km de Teresina. A prisão ocorreu quando policiais realizaram diligências na região e encontraram os menores em posse de dois animais subtraídos da propriedade.

O proprietário, conhecido como Chico de França, identificou os animais e os três adolescentes foram conduzidos para a Central de Flagrantes, onde passaram por procedimentos legais e em seguida foram liberados.

Segundo o proprietário, esta não é a primeira vez que é registrado o furto de animais de sua fazenda e apenas duas cabeças de gado foram encontradas até o momento.

Rayldo Pereira
Com informações de JC24 Horas
rayldopereira@cidadeverde.com

 

Sutran alerta a população sobre mudanças no trânsito de Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Superintendência de Trânsito (Sutran), vem desenvolvendo um intenso trabalho de reorganização do trânsito de Floriano. Uma parceria foi firmada com o  governo do Estado, através do Detran, que inicialmente enviou uma equipe especializada em engenharia de tráfego, para fazer estudo do trânsito de Floriano, que resultou em algumas mudanças importantes que começam a ser executadas.

A população está sendo alertada, a partir de agora, a ficar atenta às modificações nas vias públicas de maior conflito, no centro e em alguns bairros, como ruas de mão dupla que passam a ter tráfego em mão única, algumas delas já sinalizadas, proibições de estacionamentos, liberação de tráfego onde hoje há semáforos e parada obrigatória em vias que deixam de ser preferenciais.

Novos investimentos  já estão em execução para a sinalização das vias, tanto vertical, com a implantação de 1200 placas de trânsito, como horizontal, com a pintura de faixas de pedestres e de advertências e proibições, inclusive com técnicas mais modernas, como é o caso das faixas vermelhas, que tem o objetivo de dar maior visibilidade a pedestres. ciclistas, motoqueiros e motoristas. A sinalização beneficia o centro e os bairros de Floriano.

A execução dessas ações é de responsabilidade do Detran, acompanhadas e fiscalizadas pelo município e pela própria população, portanto, até a sua entrega. está sujeita a alterações. “O Detran organizou um projeto e pedimos o apoio dos florianenses para que haja um feedback de como o trânsito vem se comportando a partir disso, e, caso seja necessário, haverá mudanças”, explicou o superintendente da Sutran, Carlos Eduardo Kalume.

Essas alterações, que já são realidade nas principais vias de Floriano, pedem um pouco mais de atenção dos condutores de veículos e dos pedestres. “A atenção é algo crucial para termos um trânsito seguro, um exemplo disso é o novo modelo de faixa de pedestre, que também utiliza a pigmentação vermelha para alertar ainda mais os transeuntes”, explicou o superintendente da Sutran.

Nesta quarta-feira (25), uma reunião tratou das  principais mudanças, estavam presentes os secretários, de Governo, James Rodrigues; de Comunicação, Nilson Ferreira, o superintendente da Sutran, Carlos Eduardo Kalume, o diretor da Sutran, Isaías Rodrigues, e o consultor técnico do município, o engenheiro Raimundo Nonato.

Um dos questionamentos foi sobre o  aparente desgaste de algumas faixas brancas. A engenharia explicou que, na verdade, trata-se de micro-pigmentação existente no asfalto de algumas vias da cidade, que acaba cobrindo um pouco a cor branca, caso que está sendo avaliado pela empresa que executa a sinalização. "Não se trata de baixa qualidade da tinta, tanto que uma lavagem deixaria as faixas na sua cor original, mas da cobertura por estes pigmentos que são liberados pelos pneus dos veículos em algumas vias", explicou o superintendente.

Segundo Carlos Eduardo, haverá um período de adaptação, quando a Sutran atuará na orientação das pessoas, mas sem deixar de lado a fiscalização, para garantir um trânsito seguro e organizado .

Fonte: Ascom

Prefeitura de Floriano investe no desenvolvimento de áreas rurais

A Secretaria de Desenvolvimento Rural entregou na manhã desta terça-feira (24), pintos da raça nativa “Canela Preta”, no assentamento Santo Antônio, com o objetivo de reinserir no contexto da agricultura familiar e no segmento comercial, a criação de galinhas “caipiras”. Esta espécie que vem sendo distribuída desde 2008 no Piauí, inicialmente na cidade de Currais Novos, é originária de comunidades rurais indígenas e quilombolas. Os ovos que foram depositados em chocadeiras de pessoas da própria comunidade, foram conseguidos através de uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Meio Norte. Outras comunidades devem ser contempladas com este trabalho de desenvolvimento econômico rural, como “Capuama” e “Pau de Leite,” neste primeiro momento.

Segundo o secretário da pasta, Assis Carvalho “este trabalho é importante por se tratar de uma raça nordestina, de fácil adaptação ao clima , bastando ser alimentada com milho e criada solta a campo.” O secretário afirmou ainda que, esta carne  é mais saborosa que a galinha tradicional, e se trata de um animal com penas e carne escura. Vinte e oito cidades do Piauí e oito cidades do Maranhão já possuem criações consideráveis desta espécie.   O diretor de Desenvolvimento Rural, Jean Eufrásio, garantiu que a galinha “canela preta” possui ciclo reprodutivo rápido, e quando criada em regime semi-intensivo, está pronta para o abate também em 6 meses.

Já o pequeno produtor, José Wilson Silva (64), vice-presidente do assentamento Santo Antônio, comemorou a iniciativa e disse que “é bom ter o município como parceiro, ficamos muito satisfeitos e esperamos parcerias em outras áreas também necessárias.” A Secretaria de Desenvolvimento Rural, tem realizado diversos trabalhos nas comunidades, garantindo melhorias necessárias para o bom desempenho do trabalho do homem do campo e assegurando um diálogo para o desenvolvimento das ações municipais nesta pasta.

Fonte: Ascom

Posts anteriores