Cidadeverde.com

Lançado o edital de matrículas para a Rede Municipal de Ensino de Floriano

O prefeito Joel Rodrigues e o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, divulgaram na manhã desta terça-feira (19), o edital Nº 01/2021 que fixa as datas e estabelece as orientações gerais e critérios para as matrículas da Rede Municipal de Ensino de 2021.

De acordo com o edital, as rematrículas serão realizadas mediante a confirmação do pai ou responsável junto a escola em que o aluno esteja matriculado. Já as matrículas para a inserção de novos alunos ocorrerão mediante preenchimento de Ficha de Matrícula com dados pessoais e de precedência escolar do aluno, respeitando o quadro de vagas existentes em cada escola da Rede Municipal de Ensino e mediante apresentação dos documentos previstos no item 1.2 do edital, disponível no portal.

Confira o documento completo

O edital também estabelece as idades mínimas para ingresso na escola e os procedimentos para efetuar as matrículas que envolve Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de prevê a distribuição e organização de acordo com o número de alunos de cada turma no item 2 do edital.

A renovação das matrículas da Educação Infantil que engloba alunos de creche com idades entre 2 e 3 anos e da pré-escola com idade de 4 e 5 anos, iniciam partir desta terça-feira, 19 de janeiro. Do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e Educação de Jovens e Adultos da I à V Etapa serão realizadas a partir de 10 de fevereiro.

Já as matrículas de novos alunos da Educação Infantil para ingresso em creche envolvendo crianças entre 2 e 3 anos e pré-escola com idades de 4 e 5 anos, além do Ensino Fundamental, 1º e 9º ano e EJA (I à V Etapa) estarão abertas a partir desta terça-feira, 19 de janeiro.

Durante o lançamento do edital, o secretário Nylfranyo Ferreira esclareceu que as matrículas e rematrículas acontecem de forma presencial em cada escola onde os alunos estão matriculados ou de interesse dos pais para o recebimento de novos alunos. O ano letivo de 2020 encerra no dia 8 de feveiro e a previsão para o retorno das aulas de 2021 será no dia 8 de março. Sobre o formato presencial ou hibrído, a questão ainda está sendo discutiva pelas autoridades competentes e deverá ser divulgado em breve.

Da Redação
[email protected]

Floriano vacina primeiros trabalhadores em saúde contra Covid-19

A espera enfim terminou. Foram imunizados nesta terça-feira (19), os primeiros moradores de Floriano contra a Covid-19. Os escolhidos foram a técnica em laboratório, Jucélia Aguiar e o médico Justino Moreira. Os dois profissionais trabalham na linha de frente ao enfrentamento ao novo coronavírus. 

Jucélia é natural Canavieira, mas vive em Floriano. A técnica em laboratório está desde da estruturação do Centro de Referência Gripal e é responsável pela testagem de milhares de pessoas. “Pra mim é uma honra e uma responsabilidade. Quando ninguém queria ir para a linha de frente e eu recebei o convite para trabalhar, não hesitei e fiz meu papel como cidadã”, disse. 

O médico Justino Moreira é natural de Ladri Sales, mas fez carreira em Floriano tem experiência e autoridade no tratamento de Covid-19 reconhecido nacionalmente. Foi aqui em Floriano, em parceria com a médica florianense Marina Bucar, que Moreira desempenhou papel protagonista no início da pandemia quando não havia nenhum tipo de indicação medicamentosa e orientação sobre o importância da identificação dos primeiros sintomas.

O ato histórico aconteceu na sede da Secretaria de Saúde de Floriano com a presença do prefeito Joel Rodrigues, Secretário de Saúde, James Rodrigues, promotor público Arimateia Dourado e o Presidente da Câmara de Vereadores, Joab Curvina, além de outros parlamentares e setores da sociedade civil organizada.

Da Redação
[email protected]

Vacina contra o Covid-19 chega em Floriano nesta terça-feira dia 19

Foto: reprodução

A tão esperada vacina contra o novo coronavírus está prevista para chegar a Floriano nesta terça-feira (19). As informações foram repassadas à imprensa através do secretário de comunicação Nilson Ferreira.

A previsão de pouso do avião trazendo o imunizante, vacina contra o novo coronavírus, é entre 6h e 6h30 da manhã dessa terça-feira.

A previsão de pouso do avião trazendo o imunizante é entre 6h e 6h30 da manhã. A Secretaria Municipal de Saúde de Floriano em parceria com a 10ª Regional de Saúde, montou um esquema para o transporte das doses e devida distribuição entre os municípios da região.

Às 8h da manhã acontece a vacinação dos primeiros florianenses na Secretaria de Saúde de Floriano.

"O momento estará aberto para registro da imprensa", diz o secretário Nilson Ferreira.

Da Redação
[email protected]

Saúde e Educação de Floriano se reúnem para discutir volta às aulas presenciais

A reunião aconteceu nesta terça-feira (12) na sede da Secretaria de Saúde de Floriano e teve como objetivo principal alinhar o protocolo sanitário que será utilizado nas escolas municipais e que servirá de base para outras instituições de ensino que atual na cidade de Floriano. Participaram da reunião, o Secretário de Saúde James Rodrigues, Bento Viana de Governo e Nylfranyo Ferreira, de Educação.

Estiveram presentes ainda os diretores de Vigilância Sanitária, Jussinaldo Duarte e a diretora da Vigilância Epidemiológica, Milessia Mousinho que apresentou os últimos dados do painel Covid-19 do município de Floriano. “Fazendo um comparativos dos dez primeiros dias de dezembro e janeiro, não foi constatada alta no número de caso, estamos com a mesma taxa do mês anterior”, explicou.

O Secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, apresentou o Plano de Retorno das Aulas presenciais levando em consideração o contexto da pandemia de Covid-19. O documento tem mais de trinta páginas e explana desde orientações pedagógicas a sanitárias tanto para a convivência do alunado em sala de aula como transporte escolas e alimentação. “Nós estamos agora na fase de discussão e esse momento com a Saúde é importante para aprofundar as normativas técnicas e métodos de trabalho para que esse retorno às aulas sejam de tranquilidade e segurança”. Segundo o gestor, o documento está em fase de discussão com coordenadores e professores da rede municipal.

O secretário James Rodrigues enfatizou a liderança da cidade de Floriano na condução da pandemia em quase um ano de disseminação da doença em escala mundial. “Nosso protocolo estará em conformidade com o documento estadual, mas vamos fazer adaptações para nossa realidade. Desde o início dessa pandemia Floriano tomou medidas levando em consideração o cotidiano de seu moradores e dessa vez não será diferente. Vamos fazer as escolhas com serenidade e cautela, sem atropelos e com os pés no chão”, destaca.

O Secretário de Governo, Bento Viana, vai liderar as conversações com outros seguimentos educacionais como ensino superior, médio e cursos preparatórios. A previsão é de que o protocolo seja apresentado ao Comitê Gestor de Crise na próxima semana. O órgão é consultivo e formado por diversas entidades da sociedade civil organizada como Igrejas, Ministério Público e Universidades.

 Da Redação
[email protected]

Prefeito de Floriano define nomes para as duas últimas secretarias

Durante reunião com sua equipe de governo, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, anunciou, na manhã desta segunda-feira, 4, os nomes que comandarão as secretarias de Comunicação e de Infraestrutura, que não tinham sido anunciados com as demais secretarias, no dia 1° de janeiro.

O jornalista Nilson Ferreira, que já era o secretário da pasta, tinha colocado o cargo à disposição do prefeito e anunciado que colaboraria com a gestão de outra forma, mas aceitou o pedido de Joel para continuar no cargo. Com isso, Nilson Ferreira passa a ser secretário de Comunicação das 4 gestões de Joel. Nilson é formado em Ietras Inglês, com especialização em Gestão e Supervisão Escolar e em Docência do Ensino Superior; jornalista, repórter e apresentador, locutor, ator profissional e dj.

A Secretaria de Infraestrutura terá à frente alguém que conhece tudo da pasta: Reneê da Silva Moreira, é graduado em Ciências Contábeis pela UESPI e Pós graduação em Gestão Pública pela UEMA; já atuou como diretor administrativo da Seinfra por três anos e nove meses e foi ouvidor do Município por 3 meses.

Com as nomeações desta segunda-feira, Joel conclui a formação do seu primeiro escalão, composto por 16 pastas. O próximo passo é nomear diretores, assessores e os outros servidores para o funcionamento geral das secretarias.

"Também faremos algumas mudanças na estrutura de algumas secretarias, que ainda dependem da aprovação na Câmara Municipal", revelou Joel Rodrigues.

Da Redação
[email protected]

PRF autua condutora por Violar a Suspensão do Direito de Dirigir na BR 230

Foto: Divulgação-PRF

Policiais Rodoviários Federais autuaram uma mulher de 57 anos por violar a suspensão ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. A ação aconteceu na manhã de hoje(29), na BR 230 no município de Floriano.

Os policiais, ao realizar uma  fiscalização de rotina, abordaram o micro-ônibus M.BENZ/415 TRANSF PASS que era conduzido pela mulher. Foi verificado que, conforme dados do DETRAN/SP, a condutora não deveria estar dirigindo veículo automotor desde o dia 25/08/2020. De acordo com as informações, a suspensão duraria até o dia 24/03/2021.

A mulher informou aos policiais que não tinha conhecimento e nem foi notificada sobre a suspensão e que desconhecia os motivos de tal ato.

Diante desse cenário, a mulher foi autuada e deverá responder em juízo no Juizado Especial Criminal de Floriano/PI pelo Art. 307 do CTB – Violar a suspensão ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Da Redação
[email protected]

Município de Floriano amplia horário das atividades no réveillon

A Prefeitura de Floriano publicou, na noite deste terça-feira, 29, o Decreto Nº 158, que altera, excepcionalmente para a passagem de ano, o horário limite de funcionamento dos estabelecimentos para o atendimento presencial ao público, que passará a ser até 01h da madrugada.

O Artigo 2º enfatiza que a medida só tem validade no réveillon de 31 de dezembro de 2020 para 1º de janeiro de 2021. Depois disso o horário limite volta para meia-noite, conforme o Decreto Nº 142/2020.

A excepcionalidade considerou a redução da transmissibilidade do novo coronavírus em Floriano, assim como o número de casos, mas o secretário de Governo, Bento Viana, lembrou que é necessário cumprir todas as normas sanitárias previstas em decreto e que os estabelecimentos que descumprirem as regras poderão ser penalizados. 

João Bandeira
com informações Ascom

Governo publica decreto do recesso para os servidores de Floriano

Saiu nesta segunda-feira, 21, o Decreto Municipal Nº 152/2020, de 19 de dezembro de 2020, que declara recesso, no âmbito das Repartições Públicas Municipais, os dias 24, 30 e 31 de dezembro de 2020, em virtude das festividades de Natal e passagem de Ano Novo.

A exceção é para quem trabalha em serviços de urgência, plantão ou necessidades indispensáveis ao funcionamento, como os serviços de saúde, fiscalização de trânsito, vigilância de prédios públicos, serviço Covid-19 e outros, à critério de cada secretaria municipal.

Nos dias 21, 22, 23, 28 e 29 de dezembro de 2020 não terá atendimento ao público no âmbito dos órgãos administrativos municipais, mas haverá expediente interno.

O decreto prevê ainda que os prazos processuais não serão prejudicados e que serão mantidos, em regime de sobreaviso e plantão, os serviços da Comissão Permanente de Licitação.

Da Redação
[email protected]

Curta piauiense será exibido no Encontro Nacional de Cinema em Floriano

Foto: divulgação


O curta piauiense “Memórias de quando metemos o pé na estrada” abre a terceira noite de exibições do 15º Encontro Nacional de Cinema Vídeos dos Sertões. O evento acontece no Teatro Maria Bonita até o domingo (13), sempre às 19h.

“Memórias de quando metemos o pé na estrada” do diretor Weslley Oliveira, é um curta-metragem documentário lançado no ano de 2020. O Filme documenta as memórias de aventuras de uma dupla de amigos que decidem pegar uma Kombi e viver uma intensa viagem pelo interior do país.

“Fizemos a estreia do nosso curta-metragem em meio a pandemia e foi uma realização de todo o coletivo, o filme é de fato uma narrativa de memórias minhas junto com um amigo de Kombi, quando decidimos viajar de Timon-MA até Brasília-DF. Todos que assistem o nosso curta se identificam com a nossa viagem” relatou o diretor e produtor do filme, Weslley Oliveira.

Nesta terceira noite de exibições, 11/12, o público também assistirá O Celaticomus (MG) e Desassossego (SC), ambos curtas-metragens, e também o longa-metragem Paulista, “Um dia com Jerusa”, de direção de Viviane Ferreira.

O evento se estende até o dia 13/12, domingo, com 4 categorias de filmes, sendo longas e curtas-metragens documentário, ficção e animação. A programação completa está disponível no site cinemadossertoes.com


Da Redação
[email protected]

Encontro Nacional de Cinema dos Sertões acontece de 9 a 13 em Floriano

Fotos: divulgação


A 15ª edição do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões será uma imersão no imaginário atual do Cinema Brasileiro, e trará as mais belas imagens produzidas pelos cineastas que se comprometem em modernizar o fazer cinematográfico. Durante esta semana o público poderá assistir 20 obras cinematográficas produzidas entre os anos 2019 e 2020 que compõem a programação.

O evento acontecerá de 9 a 13 de dezembro de 2020 em Floriano, seguindo os protocolos de segurança orientados pelos órgãos de saúde pública.

 

Veja programação: 

Dia 09 de dezembro

LOCAL - ESPAÇO CULTURAL MARIA BONITA

Jardim Secreto –  Às 19h

Estado –  Espírito Santo

Categoria –  Curta-metragem Documentário

Direção – Shay Peled

Classificação – Livre

Sinopse – O filme segue a vida de Eugênio Martini, comerciante do centro de Vitória, que ao longo dos anos instalou em volta da sua loja e nas redondezas do bairro mais de 100 câmeras de vigilância. A frente de seu local de trabalho há um canteiro público para onde grande parte das câmeras se voltam e que tem como guardião o próprio Martini.

 

Às Moscas –  Às 19h20

Estado –  Bahia

Ano – 2020

Duração –  2’

Categoria – Curta-metragem Animação

Direção – Wayner Tristão

Classificação – Livre

Sinopse – Uma cidade modifica seus hábitos após a invasão de insetos.

 

A mais forte –  Às 19:40 horas

Estado –  Piauí

Ano – 2019

Duração –  12’ 12’’

Categoria – Curta-metragem Ficção

Direção – Clara Eyer e Savina João

Classificação – 14 anos

Sinopse – Após se separarem, Julia e Daniel decidem que o melhor para o filho deles (Thomaz) era morar com o pai. A família não enfrentava problemas com este acordo, até o dia em que o filho passou a sofrer bullying na escola. Ao questionar o pai do porquê de não ser como os amigos de pais separados, o menino desencadeia uma crise de masculinidade em Daniel.

A Terra Negra dos Kawa –  Às 20:00 horas

Estado –  Amazonas

Ano – 2019

Duração –  99’

Categoria – Longa-metragem Ficção

Direção –  Sérgio Andrade

Classificação – 16 anos

Sinopse – Um grupo de cientistas faz escavações em terrenos no interior do Amazonas em busca de uma terra preta fértil, usada para fins agrícolas. Conforme se aproximam do sítio dos indígenas Kawa, notam que a terra adquire poderes energéticos e sensoriais.

 

DIA 10 DE DEZEMBRO

LOCAL - ESPAÇO CULTURAL MARIA BONITA

 

Lora –  Ás 19:00 horas

Estado –  São Paulo

Ano – 2020

Duração –  17’

Categoria –  Curta-metragem Documentário

Direção – Mari Moraga

Classificação – 14 anos

Sinopse – Na maior cidade do Brasil, Lora nos conduz a ver o centro de São Paulo através de seu olhar. Lora é uma mulher livre e plena de presença, que apresenta outra forma de pensar sobre pessoas em situação de rua.

 

Dia do manguezal –  Às 19:20 horas

Estado –  Espírito Santo

Ano – 2019

Duração – 8’

Categoria – Curta-metragem Animação

Direção – Alunos do projeto animação

Classificação – Livre

Sinopse -  Do bairro de Goiabeiras, O CMI Jacyntha Simões apresenta as belezas do manguezal.

 

Augusta e Antonico –  Às 19:40 horas

Estado –  Paraná

Ano – 2020

Duração – 15’

Categoria – Curta-metragem Ficção

Direção – Um encontro de duas vidas, às vezes dá lugar a despedidas.

Classificação – 14 anos

Sinopse – Um encontro de duas vidas, às vezes dá lugar a despedidas.

 

Fé e Fúria –  Ás 20:00 horas

Estado –  Minas Gerais

Ano – 2019

Duração – 103’

Categoria – Longa-metragem Documentário

Direção – Marcos Pimentel

Classificação – 14 anos

Sinopse – Documentário que aborda os conflitos religiosos existentes em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. O crescimento desenfreado das igrejas evangélicas e suas relações com os traficantes que comandam as comunidades tem provocado um desequilíbrio de forças religiosas nos morros e favelas, resultando em inúmeros casos de intolerância religiosa que interferem não somente na prática de cultos, mas também na estruturação do território e no comportamento de seus habitantes. FÉ E FÚRIA aborda a conduta dos “traficantes evangélicos”, revelando como religião e poder caminham juntos nas periferias das grandes cidades brasileiras e alimentam a crescente onda conservadora que paira sobre o país.

 

DIA 11 DE DEZEMBRO

LOCAL - ESPAÇO CULTURAL MARIA BONITA

 

Memórias  de quando metemos o pé na estrada –  Ás 19:00 horas

Estado –  Piauí

Ano – 2020

Duração – 13’ 40’’

Categoria – Curta-metragem Documentário

Direção – Weslley Oliveira

Classificação – 12 anos

Sinopse – Uma Kombi e muitas memórias de intensa viagem pelo interior do país.

 

O Celaticomus –  Às 19:20 horas

Estado –  Minas Gerais

Ano – 2020

Duração – 17’

Categoria –  Curta-metragem Animação

Direção – Marcelo Tannure

Classificação –  Livre

Sinopse – Jeremias vive tranquilamente em seu pântano se divertindo ao assistir filmes em sua velha TV. Além desse seu prazer, ele tem o hobby de colecionar livros. Ele não sabe ler, mas gosta dos desenhos das capas de seus livros. Certo dia um desses livros desaparece. Jeremias acredita que o responsável é um terrível monstro que veio de Júpiter.

 

Desassossego –  Às 19:40 horas

Estado –  Santa Catarina

Ano – 2020

Duração – 20’

Categoria – Curta-metragem Ficção

Direção –  Fabi Penna

Classificação –  14 anos

Sinopse – Na vivência do desassossego, o encontro com o seu eu mais profundo. Quando é hora de voltar?

 

Um dia com Jerusa –  Às 20:00 horas

Estado –  São Paulo

Ano – 2020

Duração – 74’

Categoria – Longa-metragem Ficção

Direção – Viviane Ferreira

Classificação – 16 anos

Sinopse –  Um dia com Jerusa conta sobre o encontro da sensitiva Silvia, uma jovem pesquisadora de mercado que enfrenta as agruras do subemprego enquanto aguarda o resultado de um concurso público, e da graciosa Jerusa, uma senhora de 77 anos, testemunha ocular do cotidiano vivido no bairro do Bixiga, recheado de memórias ancestrais. No dia do aniversário de Jerusa, enquanto espera sua família para comemorar, o encontro entre suas memórias e a mediunidade de Silvia lhes proporciona transitar por tempo e realidades comuns às suas ancestralidades.

 

DIA 12 DE DEZEMBRO

LOCAL - ESPAÇO CULTURAL MARIA BONITA

 

Permbués – Quilombo Urbano –  Às 19:00 horas

Estado –  Bahia

Ano – 2020

Duração – 20’

Categoria – Curta-metragem Documentário

Direção – Lucio Lima

Classificação – 14 anos

Sinopse – Oriundo do antigo Quilombo do Cabula, Pernambués, bairro periférico de Salvador, nasceu trazendo em sua raiz uma negritude que pode ser vista em sua paradoxal existência entre os casarões nobres e a resistência de um povo batalhador. Pernambués - Quilombo urbano, retrata toda a construção do bairro e seu contexto histórico, desde os laranjais à sua desvinculação do Cabula, percorrendo por rostos e raças que o torna o atual bairro mais negro de Salvador. As histórias navegam pelas personalidades nascidas em Pernambués, sendo conduzida pelo rapper Negro Davi, músico, reconhecido internacionalmente, que carrega consigo as marcas da luta pelo reconhecimento do seu local de origem. O doc Pernambués não fala só sobre um bairro, ele navega pelas ondas que carregam memórias, lutas e realizações, ingredientes que fazem de qualquer local um mar de descobertas.

 

Vento Viajante –  Às 19:20 horas

Estado –  Ceará

Ano – 2019

Duração – 6’

Categoria – Curta-metragem Animação

Direção – Alunos do projeto animação ambiental

Classificação – Livre

Sinopse – Um dia o vento decidiu viajar para o nordeste. Pelo caminho ele fez muitas descobertas, amigos e deixou saudades.

 

Nervo –  Às 19:40 horas

Estado –  São Paulo

Ano – 2019

Duração –  12’

Categoria – Curta-metragem Ficção

Direção – Pedro Jorge e Sabrina Maróstica

Classificação –  15 anos

Sinopse – Um homem bêbado desaparecido. Uma geladeira trancada. Uma.

 

Soldados da Borracha –  Às 20:00 horas

Estado –  Ceará

Ano – 2019

Duração – 82’

Categoria – Longa-metragem Documentário

Direção – Wolney Oliveira

Classificação –  14 anos

Sinopse – Soldados da Borracha resgata a saga de cerca de 60 mil brasileiros, enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a segunda Guerra Mundial, em mirabolante plano para extrair látex, material estratégico imprescindível para a vitória dos Aliados. As promessas da volta a casa como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares, nunca se cumpriram. Hoje centenas deles, já com idade avançada e em situação de pobreza, esperam o dia do reconhecimento oficial.

 

DIA 13 DE DEZEMBRO

LOCAL - ESPAÇO CULTURAL MARIA BONITA

 

O colecionador –  Às 19:00 horas

Estado –  Rio de Janeiro

Ano – 2020

Duração – 15’

Categoria – Curta-metragem Documentário

Direção – Christian Jafas, Felipe Davson, Tiago Bravo Quintes e Vinícius A. Carvalho

Classificação – Livre

Sinopse – Documentário em curta-metragem sobre a paixão de Diogo Martins Rembold pelo cinema.

 

Pingo de respiro –  Às 19:20 horas

Estado –  Minas Gerais

Ano – 2019

Duração – 1’ 19’’

Categoria –  Curta-metragem Animação

Direção – Jackson Abacatu

Classificação – Livre

Sinopse – Vidas seguem o fluxo, vidas tão leves e tão pesadas quanto o vento.

 

Sobre nossas cabeças –  Às 19:40 horas

Estado –  Bahia

Ano – 2020

Duração – 15’

Categoria – Curta-metragem Ficção

Direção – Susan Kalik e Thiago Gomes

Classificação – 14 anos

Sinopse – Cícero perdeu seu irmão para o ódio racial. Agora, seu cunhado quer salvá-lo do mesmo destino, levando-o a força para outro lugar.

 

Pureza –  Às 20:00 horas

Estado –  Distrito Federal

Ano – 2019

Duração –  101’

Categoria – Longa-metragem Ficção

Direção – Renato Barbieri

Classificação – 16 anos

Sinopse – PUREZA é um filme sobre uma mulher muito simples do interior do Brasil, que se vê obrigada a se lançar no mundo em uma perigosa jornada para tentar encontrar seu filho, vítima do trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda nas profundezas do Amazonas.

 

Da Redação

[email protected]

Posts anteriores