Cidadeverde.com

Comunidades rurais de Floriano serão beneficiadas com abastecimento de água

Na manhã desta terça-feira (20), o prefeito Joel Rodrigues esteve reunido com o secretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Danillo Martins e o vereador, Edvaldo de Araújo, para tratar de assuntos relacionados ao abastecimento de água na zona rural de Floriano.

A reunião foi concluída de forma positiva com o anúncio da perfuração de 5 poços para atender a 5 comunidades rurais do município. Destas, 3  comunidades já foram selecionadas para receber o sistema de abastecimento, que são: Baixa do Pedro, Baixas e Uica.

Durante a reunião foi articulado o recebimento do sistema em 9 comunidades rurais, sendo as 5 atendidas pelo Município e mais 4 através do Governo do Estado. A previsão é de que as obras tenham início no mês de agosto para que mais famílias da zona rural sejam beneficiadas com água da torneira. "Temos trabalhado constantemente para resolver problemas relacionados ao abastecimento de água na zona rural, concluiu Danillo Martins, secretário de Desenvolvimento Rural.

Da Redação
[email protected]

Floriano lança campanha ‘Julho Amarelo’ contra hepatites virais

No mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Secretaria da Saúde do Floriano, intensifica a Campanha Julho Amarelo. O objetivo é compartilhar informações quanto a prevenção e o controle das hepatites virais no Estado. O tema promovido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano para este ano foi: Testar para cuidar. 

Segundo Herica Amarante, diretora do CTA de Floriano, serão realizadas ações para mobilizar os profissionais de saúde e a população. “Por conta da pandemia, o número de testagem desse tipo de doença caiu significativamente. Nosso objetivo é trazer a população de volta para a rotina de testagem. Detectando a doença e sabendo da condição sorológica, podemos dar o encaminhamento correto ao sistema de saúde”, explica. 

Em Floriano, a campanha trabalhará a prevenção da doença e contará com rodas de conversas, teste rápido para hepatites B e C, entre outras ações. Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático. 

A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, por meio da Lei 13.802, foi instituído julho como mês para chamar atenção da luta contra às hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

Doença silenciosa
A hepatite é a inflamação do fígado. Nem sempre as hepatites apresentam sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C.

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D. A vacina está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.

As principais medidas de controle das hepatites virais de transmissão sanguínea e sexual constituem-se na adoção de medidas de prevenção como o incentivo ao uso do preservativo nas parcerias sexuais, o não compartilhamento de objetos contaminados como lâminas e seringas, por exemplo.

Da Redação
[email protected]

Floriano: Decreto mantém medidas do Estado, com exceções

O Governo de Floriano publicou, nesta segunda-feira (12), o Decreto Municipal n? 94/2021, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento contra a Covid. O documento reafirma o cumprimento das medidas previstas no Decreto Estadual N?19.848 de 11 de julho de 2021, com medidas sanitárias válidas no período de 12 a 18 de julho. O Decreto Municipal segue com algumas exceções.

Ao contrário do Estado, o Município de Floriano continua vedando a realização de atividades artísticas, criativas e de espetáculos para eventos em cinemas, teatros, circos, casas de espetáculos, espaços de eventos, casas de shows e auditórios, em ambientes abertos e semiabertos, mas mantém a permissão do funcionamento de bares e restaurantes com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração. 

Outra medida está relacionada à abertura do comércio de Floriano que não seguirá os horários do decreto estadual. Por considerar um menor impacto na transmissibilidade, foi definido que em Floriano as lojas poderão ficar abertas até às 18h; já os salões de beleza e barbearias podem abrir até às 20h e o shopping poderá funcionar de 10h às 22h. 

As demais regras do decreto estadual são seguidas também por Floriano: 
Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, além de lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar até as 24h.

O funcionamento de mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios deve encerrar-se até as 24h.
O toque de recolher compreende o horário entre 1h às 5h.

Com informações - Ascom

Homem morre e crianças ficam feridas após veículo capotar na BR 343

Foto: Divulgação/PRF


Um homem de 47 anos morreu na noite deste domingo (11) após o carro em que ele estava capotar na BR 343, em Floriano, no sul do Piauí. Outras três pessoas que estavam no veículo, incluindo duas crianças, ficaram feridas e foram encaminhadas pelo Samu ao Hospital Regional Tibério Nunes. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 21h e o veículo era conduzido por uma mulher de 46 anos que possuía indícios de ingestão de bebida alcoólica. A condutora sofreu lesões graves e não teve o estado de saúde atual divulgado. 

As duas crianças transportadas eram de 4 e 10 anos. A PRF não informou o grau de parentesco delas com o homem morto e a condutora. 

Equipes da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local para levantar as circunstâncias e a dinâmica do acidente. 

A Polícia Civil e o IML também foram acionados para os procedimentos cabíveis. 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Prefeitura de Floriano promove cultura com a live junina ‘Artistas da Terra’

Na noite especial desta sexta-feira (9), a Prefeitura de Floriano, através das Secretarias de Esporte, Cultura e Lazer e de Turismo e Desensolvimento Econômico, promoveu cultura e entretenimento de qualidade em homenagem aos 124 anos da Princesa do Sul. A live junina "Artistas da Terra" foi transmitida pelo Youtube da Prefeitura de Floriano e comandada pelos jornalistas Denilson Avelino e Mayara Gondra.

As quadrilhas Lumiar e Luar do Sertão abriram o momento com uma demonstração das apresentações estilizadas e premiadas em festivais juninos, abrilhantando a festa e despertando o clima de São João. A live de aniversário foi  realizada no estacionamento do Floriano Shopping e recebeu a presença de convidados especiais, entre eles, o prefeito Joel Rodrigues, alguns vereadores e secretários, além da equipe da Vigilância Sanitária.

Toda a noite foi marcada por muita animação e musicalidade com a participação de diversos artistas locais, engrandecendo o aniversário de Floriano. Marcaram presença os cantores Frank e Eduardo, Dany Mellody, Matheus Lima, Marana Edny e Forró Mexido, Cristiana Fernandes, Hiury Barros, Klaus Henrique, GR Silva e Jéssica Nunes, presenteando a cidade com um show de quatro horas de duração.

Durante a festa, os apresentadores realizaram o sorteio de brindes doados pelos patrocinados do evento, como vale compras em dinheiro, óculos de esportivo, ventiladores, liquidificadores, bicicleta, ferro elétrico, pelling facial, fogão, além do prêmio de 1 salário mínimo, para aqueles que acompanhavam e interagiam pelo canal do YouTube.

Da Redação
[email protected]

Joel entrega avenida do bairro Guia em parceria com o Governo do Estado

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Joel Rodrigues e o vice-prefeito Antônio Reis acompanharam a entrega da obra de pavimentação da avenida São Pio, no bairro Guia, neste 8 de julho, quando Floriano completa seus 124 anos.

São quase 30 mil m² de pavimentação asfáltica entregues pelo Governo do Estado, representado no ato de entrega pelo Secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles. Também participaram do momento, o deputado e secretário de Transportes do Piauí, Hélio Isaías, o deputado estadual Dr. Francisco Costa e a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro.

A avenida que nos últimos anos passava apenas pela operação tapa-buracos recebeu em toda a sua extensão uma nova camada de asfalto. É a maior ação desde a implantação do asfalto ocorrida também em uma das gestões do prefeito Joel Rodrigues, na época da instalação da antiga Brasil Ecodiesel.

O fluxo de veículos tem aumentado com o advento de vários residenciais na região, além dos santuários católicos e, também, é via de acesso a várias comunidades rurais e de caminhões que abastecem diariamente na fábrica de biodiesel.

A obra foi realizada com recursos do Governo do Estado, após reivindicações do prefeito Joel Rodrigues, através do deputado estadual Dr. Francisco Costa, atendidas pelo secretário de Estado dos Transportes, Hélio Isaías.

Da Redação
[email protected] 

Recadastramento dos servidores ativos e pensionistas termina hoje(07) em Floriano

De acordo com a Secretaria de Administração e Planejamento, o prazo para os servidores ativos, inativo e pensionistas se recadastrarem termina nesta quarta-feira (07) e não haverá prorrogação.

Segundo Júlio César Ferreira, Secretário de Administração e Planejamento, o recadastramento tem por objetivo oferecer maior controle e celeridade aos atos administrativos realizados pela Administração. “Vamos melhorar a qualidade das informações como instrumento de gestão de pessoas, trazendo assim garantia para o servidor, que terá toda sua documentação atualizada, digitalizada e inserida no Sistema de Gerenciamento de Pessoas, como também garantia para nós gestores públicos, que temos o poder-dever de zelar pelos recursos públicos e trazer transparência dos nossos atos”, disse.

O recadastramento no formato online também estará disponível até o dia 07 de julho, no endereço eletrônico do município de Floriano: www.floriano.pi.gov.br. Ao clicar no banner “Recadastramento”, na página inicial, o servidor será direcionado para a plataforma de recadastramento.

As datas de 06 e 07 de julho foram reservadas para os servidores com letras iniciais: V, W, X, Y e Z, mas quem perdeu a sua data de acordo com a sua letra inicial do nome, também deve fazer o recadastramento até o dia 07.

O servidor que optar por fazer o recadastramento de forma presencial, deverá se dirigir ao auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Praça Genésio Nunes, s/n, Centro, Floriano – PI, até às 17h do dia 07. 

No recadastramento deverão conter informações pessoais, como CPF, RG e Título de Eleitor, dados da função que ocupa e/ou ocupava, entre outras informações e documentos.

Júlio César lembrou que a não efetivação do recadastramento no prazo estabelecido trará, entre as consequências, a suspensão do pagamento do servidor até a efetiva regularização, entre outras medidas previstas no Decreto de nº 067/2021.

Da Redação
[email protected]

Paixão de Cristo de Floriano será transmitida ao vivo neste domingo (11)

Foto: Paixão de Cristo/Divulgação/Enviada por Ascom


Um dos maiores espetáculos religiosos do País, a Paixão de Cristo encenada na cidade de Floriano-PI acontecerá, neste domingo (11), em novo formato. Devido à pandemia do coronavírus, o evento será transmitido ao vivo, a partir das 20h, pelo YouTube, no canal UFOPIAUI. Na cidade cenográfica, estarão presentes apenas os atores e a equipe técnica respeitando todos os protocolos de biossegurança exigidos devido à Covid-19. Danilo Sacramento, grande nome da dramaturgia brasileira, faz parte do elenco e dará vida a Pôncio Pilatos.

De acordo com o diretor do Grupo Escalet de Teatro, Cesar Crispim, a mudança de formato foi necessária para dar vida ao espetáculo em meio à conjuntura atual; além de oportunizar a todos que estão em casa uma mensagem de esperança, amor e fé por meio da arte.

“Essa é uma forma de suavizar o ambiente familiar em um momento de tantas tensões, como é o atual contexto de enfrentamento ao coronavírus em todo o Brasil. É também uma maneira de transmitir conforto, paz e esperança a todos que nos assistirão, relembrando que esta situação vai passar”, pondera.

Para a realização do evento, o Grupo Escalet de Teatro, que há mais de 25 anos conta a história do maior homem da humanidade, está seguindo todas as restrições indicadas pelas instituições oficiais de saúde, como o uso de máscaras, de álcool em gel, distanciamento social, bloqueio de entrada de pessoas sintomáticas e apenas um terço do elenco que encenava nas últimas apresentações se fará presente na edição 2021.

“Nossos esforços para realizar a Paixão de Cristo este ano levam em consideração que a arte e a cultura, de maneira geral, têm o importante papel de retirar, ou pelo menos aliviar, os sentimentos negativos provocados pelo isolamento social”, reforça Cesar Crispim.  

O espetáculo é realizado pelo Grupo Escalet de Teatro com apoio da Prefeitura Municipal de Floriano, Prêmio Maria da Inglaterra, Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, Governo do Estado do Piauí, Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e Governo Federal.

Da Redação
[email protected]

Programação de aniversário de Floriano tem entrega de reformas escolares

Foto: Secom

A educação de Floriano foi contemplada no quinto dia da programação de aniversário dos 124 anos. Ainda nesta manhã (5), após a entrega do ônibus escolar, o prefeito Joel Rodrigues e o vice Antônio Reis deram continuidade à programação com a inauguração da reforma de escolas, realizadas por meio de recursos próprios da Prefeitura de Floriano.

Foram contempladas e entregues pelas autoridades, as reformas das escolas Ribamar Leal e Câmara Júnior, ambas localizadas no bairro Taboca. Toda estrutura dos prédios recebeu novo acabamento, com pintura, reparação dos muros, serviços como troca de pisos e manutenção do sistema elétrico, substituição do forro, além da instalação de acessibilidade para alunos especiais.

De acordo com o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, dessa forma os alunos serão melhores recebidos no retorno à modalidade de ensino de aulas presenciais, melhorando a qualidade de vida e do ensino-aprendizagem da rede municipal.

A reforma das duas escolas faz parte de um importante projeto de reestruração das escolas do município que prevê, em uma primeira etapa, a reforma de 8 escolas municipais. Durante a solenidade, o prefeito Joel Rodrigues deu o aval para o início do projeto de reestruração da praça do bairro, localizada em frente às duas escolas reformadas.

Com informações - Ascom

Floriano: município segue cronograma de inaugurações pelo aniversário da cidade

Foto: ascom

Seguindo com a programação de aniversário pelos 124 anos da Princesa do Sul, na tarde deste sábado (03), o prefeito Joel, vice-prefeito Antônio Reis, vereadores, secretários e equipe, inauguraram a obra de pavimentação do Planalto Sambaiba.

A obra é fruto do convênio com o Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Regional. O projeto beneficia todos os moradores da região e leva mobilidade urbana para população florianense, que ganha mais acesso e mais qualidade de vida.

No Planalto Sambaiba foram construídos mais de 9.000 m² de calçamento, com passarela e acessibilidade. A Prefeitura de Floriano, para realização desta obra, contou com os esforços do senador Ciro Nogueira que fez a intermediação junto ao Governo Federal e contemplou Floriano com mais esse benefício.

João Bandeira
com informações - Ascom

Posts anteriores