Cidadeverde.com

Paciente surta, pula muro e foge por duas vezes no mesmo dia de hospital

Foto: ascom/sesapi

Um paciente do Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano surtou e fugiu por duas vezes do local no mesmo dia. O fato inesperado aconteceu nesta segunda (20). De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada pela primeira vez pela manhã e conseguiu resgatar o paciente das ruas do município, levando-o de volta ao hospital.

Poucas horas depois, por volta das 15 horas, a Polícia Militar recebeu uma nova ligação para ajudar no resgate do paciente, que novamente fugiu do local. 

O Cidadeverde.com teve acesso ao nome do paciente, mas preservando a identidade do mesmo não irá divulgar. Antes de surtar, o paciente passou por uma cirurgia de próstata. 

"Acharam ele pela segunda vez uns 30 km de um posto de gasolina já na PI 140. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado porque ele estava de bata e sangrando", informou a Polícia Militar. O paciente usava uma sonda por causa da cirurgia.

O Hospital Regional Tibério Nunes esclareceu ao Cidadeverde.com que o paciente passou pelo procedimento cirúrgico, sem complicações e, após isso, sofreu um surto. Ele já estava em repouso em uma ala, quando pulou uma parte baixa do muro do hospital por duas vezes. 

Na segunda vez em que pulou, o paciente conseguiu ir mais longe. Ele foi localizado próximo ao aeroporto de Floriano. Os familiares foram comunicados, inclusive o pai ajudou no resgate para acalmá-lo. 

O Hospital lamentou o ocorrido e destacou que a segurança foi reforçada no local para evitar novas ocorrências desses tipo. O paciente passará por reavaliação porque devido a fuga houve o sangramento na região da cirurgia. 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Idoso cria armadilha elétrica para evitar roubos e morre eletrocutado

Foto: Polícia Militar

Um idoso morreu eletrocutado ao tocar em uma provável "armadilha elétrica caseira", criada por ele mesmo, para evitar que o seu comércio (depósito de material) fosse arrombado por assaltantes. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi identificada como José Domingos Neto. O caso ocorreu no bairro Tiberão, no município de Floriano, nesta segunda (20).

O 3º Batalhão da Polícia Militar também informou ao Cidadeverde.com que populares ligaram para o Copom (Centro de Operações Policiais Militares) relatando a presença de um corpo no interior de um imóvel. 

"Nossa equipe foi até o local e constatou a ocorrência. Foi acionado a equipe do 1º DP (Distrito Policial). Disseram que ele morreu eletrocutado, sofreu uma descarga elétrica com fios de uma suposta armadilha que a própria vítima fez para evitar furtos. A região é perigosa e ao que parece ele já tinha sido vítima de assaltos", esclareceu a PM.  
 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Prefeitura de Floriano realiza reunião para tratar do camelódromo da cidade

A Prefeitura de Floriano recebeu, nesta terça-feira, (14) um grupo de vendedores ambulantes do município que vieram reforçar a solicitação de construção do camelódromo Centro Comercial São Pedro. Outras reuniões já foram realizadas para discutir sobre uma estrutura própria para os camelôs.

Com a revitalização da rua São Pedro e da praça Coronel Borges no Centro da cidade, a comissão dos camelôs que atuavam nas avenida João Luiz Ferreira, Getúlio Vargas e rua Fernando Marques, foram notificados pelo município para deixarem as vias públicas, ocupadas de forma irregular, como regem as leis municipais.

A prefeitura apresentou várias alternativas para a mudança de caráter temporário, até a construção de um camelódromo que os comportassem, com recursos do projeto de alienação de bens que comportava 8 obras, dentre elas a construção de dois novos Espaços para os Camelôs, que seriam o Centro Comercial “Assad Kalume” e o Centro Comercial “São Pedro”. Mas o projeto não foi aceito pelos vereadores. Em junho de 2018, a Prefeitura disponibilizou, para os ambulantes, um local estruturado temporário, localizado na Avenida Getúlio Vargas, com 451 metros quadrados e capacidade para 53 barracas.

Paralelo a isso, vem sendo preparado o camelódromo definitivo que atenderá um número maior de vendedores ambulantes da cidade. O prefeito Joel Rodrigues disse que há o projeto para a construção de um camelódromo, que após aprovação, deverá ser entregue até dezembro. “Infelizmente com a não aprovação do projeto de alienação de bens, nós estamos aqui com uma outra alternativa para que esta reivindicação seja atendida. Uma ação importante de valorização e geração de renda desta classe de trabalhadores”, afirmou Joel.

Floriano realizará 49ª Exposição de Agropecuária e Agronegócio

Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, no Parque de Exposições Raimundo Mamede de Castro, Floriano realizará mais uma vez a 49ª Feira de Exposição Agropecuária e Agronegócio. O evento realizado pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Rural em parceria com a Prefeitura de Floriano e Associação dos Criadores do Médio Parnaíba – ACRIMEP, busca dar espaço à cultura caipira, por meio da exposição e venda de animais, cavalgada, desfile de animais, leilão de raças, torneio leiteiro e shows musicais, além de incentivar a capacitação por meio de oficinas e palestras.
 
A organização do evento afirmou que, em breve, a programação completa será divulgada, detalhando as atividades agropecuárias e bandas que movimentaram o evento.
 
 
 
 

Concurso de Floriano terá provas reaplicadas para 4 cargos no domingo

O Instituto Legatus e a Prefeitura de Floriano divulgaram nesta segunda-feira (13) os locais e horários das provas do concurso público que serão reaplicadas para quatro cargos, no domingo, 19 de maio: Odontólogo?Periodontista, Professor de Educação Infantil, Vigia e Auxiliar de Serviços Gerais.

Apenas 68 candidatos, ou seja 1,27% dos inscritos, solicitaram a restituição do valor da inscrição. Outros 3 tinham sido eliminados do certame, por tentativa de fraude. Ao todo 5.253  candidatos farão a prova neste domingo, sendo 2 para Odontólogo?Periodontista, 540 para Professor de Educação Infantil, 2.291 para Vigia e 2.420 para Auxiliar de Serviços Gerais.

As provas serão realizadas no turno da manhã, em 10 pontos de aplicação: FAESF, UFPI, IFPI, UESPI, Colégio Técnico da UFPI, Escola Municipal Raimundinha Carvalho, Unidade Escolar Bucar Neto, CETI Fauzer Bucar, Escolar Normal Osvaldo da Costa e Silva e Escola Municipal José Francisco Dutra. Cerca de 400 pessoas trabalharão na reaplicação das provas. Os portões serão fechados às 08 horas da manhã.

Ascom

Saúde realiza entrega de 40 dispositivos de locomoção em Floriano

Em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação de Teresina, a Secretaria Municipal de Saúde - SMS entregou nesta sexta-feira (9), 40 dispositivos de locomoção, sendo 21 cadeiras de banho, 17 cadeiras de rodas, uma bengala e um andador à pacientes que solicitaram os equipamentos ao Município; desde idosos acamados a usuários com paralisia cerebral, lesões encefálicas adquiridas, dentre outras doenças e necessidades de locomoção.

 A entrega foi realizada durante uma solenidade na SMS, que contou com a presença do prefeito Joel Rodrigues, secretários municipais, vereadores, equipes da Saúde, representantes das instituições e usuários beneficiados e a comunidade de modo em geral. Segundo o prefeito Joel Rodrigues, essa ação é muito importante e trará benefícios para várias famílias florianenses, ajudando na melhor locomoção de seus entes queridos e gerando maior conforto aos pacientes beneficiados com a entrega.

 Os pedidos de dispositivos de locomoção são realizados através do agente de Saúde ou da Unidade Básica de Saúde, que realizam os encaminhamentos necessários, levando os casos comprovados para o Centro Integrado de Reabilitação em Teresina, onde o material é disponibilizado sob medida para o paciente. Esta iniciativa importante entre o Governo Estadual e Federal é um trabalho de reintegração à pessoa com necessidades especiais, na sociedade, no mercado de trabalho e na família, uma vez que contribui para a distribuição do material no município.

Ascom

Comitê de Parcerias Público-Privadas elenca áreas para projetos em Floriano

A Prefeitura de Floriano realizou nesta quarta-feira (8) a primeira reunião, com o Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPPs) de Floriano, com objetivo de elaborar regimento para fixar as áreas prioritárias para elaboração de estudos de viabilidade técnica para a implantação de PPPs no Município.

Conforme Decreto nº 027/2019, o Conselho Gestor de Floriano, responsável pela consecução do Plano Municipal de PPPs, é integrado pelo presidente, James Rodrigues, secretário de Governo; Josélia Rodrigues, secretária de Finanças; Marlon Brito, Procurador Geral do município; Júlio César Ferreira, secretário de Administração e Planejamento; pelo representante da Sociedade Civil, Alisson Silva, gerente do Banco Nordeste e Valdivino Fernandes, representante da Classe Empresarial. 
  
Em discussão sobre os serviços/e ou atividades que poderiam ser objeto de Parcerias Público-Privadas no município, foram aprovadas, pelo Comitê Gestor, as áreas de: iluminação pública, esgotamento sanitário, transporte público, smart city, gestão de espaços públicos, gerenciamento de lixo e resíduos sólidos, mobilidade urbana, dentre outras para elaboração de projetos. Segundo o presidente do Conselho, até 31 de dezembro de 2019, o município deve firmar pelo menos uma parceria público privada em qualquer segmento.

"As PPPs se apresentam como alternativas eficientes para consecução de políticas públicas demandadas pela população, sendo uma prática exitosa em várias cidades brasileiras," pontuou James.

Projeto contra a violência será desenvolvido nas escolas municipais de Floriano

A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, realizou na manhã desta terça-feira (7), a apresentação do Projeto “Escola de Paz” que tem como objetivo combater a violência nas escolas municipais, bem como, os atos de agressão domésticas, através de diversas atividades nas escolas, que envolvem toda a comunidade escolar, inclusive a família. 

O Ministério Público, Polícia Militar e Civil e Conselho Tutelar, são parceiros nesta ação, que envolve toda a rede municipal de ensino. Os gestores da rede municipal de ensino que compareceram no auditório da SEMED para a apresentação, conheceram os passos a serem desenvolvidos neste ano, durante a realização do projeto.

Segundo o secretário da pasta, Joab Curvina, esta não é a primeira edição deste trabalho, que em 2017 teve como tema, Floriano 120 anos: resgate histórico da cidade e em 2018 trabalhou a Educação Ambiental sendo promovida através da sustentabilidade. O projeto anual incentiva a participação dos pais e instituições públicas na construção da paz e do diálogo nas escolas. O projeto será realizado durante todo o ano letivo, tendo apresentação dos trabalhos no aniversário da cidade em julho e no desfile da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, no município

Alunos surdos solicitam inclusão da disciplina LIBRAS em Floriano

Na manhã desta segunda-feira (6), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Governo, recebeu estudantes surdos da comunidade escolar e acadêmica de Floriano. Acompanhados da intérprete da SEMED, Eliene Pereira, eles puderam trazer suas reivindicações e pedir o apoio da Prefeitura para ações da comunidade surda, afim de fortalecer o município, que é referência no quesito inclusão social. O pleito principal da conversa com James Rodrigues, secretário de Governo, foi a solicitação da inserção da disciplina de LIBRAS no currículo da Educação Básica do município, essencial para que se fomente o reconhecimento da língua como meio legal de comunicação e expressão.

“O surdo chega à escola sem saber a LIBRAS, o que inviabiliza o trabalho do interprete. Além disso, mesmo que este seja alfabetizado, grande parte dos alunos ouvintes não dialogam em LIBRAS, fazendo com que o processo de ensino aprendizagem dos surdos se torne limitado à diálogos apenas com o interprete, não havendo assim uma “inclusão” de fato e nem uma interação ativa com os outros alunos", afirmou Eliene. James, em posse da solicitação, afirmou que a inserção já acontece em outros estados e a implantação da disciplina na base melhoraria o ensino, a inclusão e a interação desses alunos. "O município assume o compromisso de dar andamento ao pedido", finalizou.

Discussão entre irmãos deixa um morto na cidade de Floriano

Neste sábado (04) uma briga entres irmãos em Floriano deixou uma vítima fatal, a discussão a discussão segundo o suspeito do crime teria sido  porque a vítima estava desrespeitando a mãe.

De acordo com o subtenente PM Wilson Feitosa, do 3º BPM, houve um desentendimento entre ambos e após uma discussão um desferiu uma facada no outro que morreu na hora.

O crime ocorreu por volta das 16:00 horas,  num trecho da Rua Marques da Rocha.  A vítima é Flávio Ventura dos Santos e o agressor se chama Francisco de Assis Silva, 47 anos, que foi preso na região do Bairro Pau Ferrado pouco tempo depois.

Foto: PM

O mesmo foi preso e está a disposição da justiça para os procedimentos cabíveis.

Com informações piauínoticias

Posts anteriores