Cidadeverde.com

Dois jovens morrem após moto colidir em árvore no Sul do Estado

Dois jovens morreram em um grave acidente de moto ocorrido na noite nessa quarta-feira (14) na BR 343, em Floriano, no Sul do Piauí.  

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o condutor da moto, identificado como L.E.C.B, 18 anos, colidiu em uma carnaubeira. Ele e o passageiro da motocicleta, de 16 anos, morreram na hora. 

Populares afirmaram ao site local de Floriano, Piauí Notícias, que o condutor perdeu o controle da moto ao passar por um quebra-molas. Após o acidente, os dois jovens ficaram praticamente abraçados a carnaubeira.

As vítimas trafegavam em uma motocicleta Yamaha- placa PIY 6161/PI.

 

Com informações da PRF
redacao@cidadeverde.com 

 

Entidades e Ministério Público discutem atendimento bancário em Floriano

Na manhã desta terça-feira (13) o secretário de Governo James Rodrigues participou de uma reunião promovida pelo Ministério Público, em sua sede, para discutir o atendimento bancário ofertado em Floriano. Durante a ocasião estiveram presentes o promotor de Justiça Arimatéa Dourado, vereadores municipais, representantes da Associação Comercial e dos Lojistas de Floriano, do Procon Municipal, assim como das agências bancárias que ofertam serviços na cidade.

A lei municipal n°. 272/2001 obriga as agências bancárias a colocar à disposição dos usuários funcionários suficiente nos setores onde haja formação de filas, garantindo que o atendimento seja efetivado em tempo razoável. De acordo com essa lei, entende-se como tempo razoável para que o atendimento seja efetivado, o seguinte: até 30 minutos em dias normais, ou em dias de pagamento de funcionários públicos ou de recebimentos de tributos municipais; até 45 minutos em vésperas ou após feriados prolongados.

Durante a audiência os presentes puderam fazer uma avaliação dos serviços ofertados pelos bancos em Floriano, acentuando o que deve passar por melhorias. Além disso, ficou estabelecido, para a primeira quinzena de 2019, um evento, a nível municipal, que terá o propósito de impulsionar as vantagens da tecnologia afim de melhorar o atendimento bancário.

O secretário de Governo, James Rodrigues, pontuou que a Prefeitura de Floriano, através do Procon Municipal, irá acompanhar a evolução dos dados relativos ao atendimento da clientela. “Além dessa análise do atendimento, seja no caixa ou no atendimento negocial, iremos buscar todas as medidas que a legislação assegura ao consumidor”, explicou o secretário de Governo.

Fonte: Ascom

Vídeo flagra pacientes no chão e revela superlotação no hospital de Floriano

Um vídeo feito dentro do Hospital Regional Tibério Nunes revela a situação de superlotação no Hospital de Floriano, município a 244 km de Teresina. O vídeo exibido no Jornal do Piauí desta segunda-feira (12) mostra que pacientes aguardam atendimento como podem espalhados pelos corredores do hospital. Há pessoas em colchões, cadeiras e até mesmo em panos estendidos no chão do hospital.

O vídeo circulou nas redes sociais neste final de semana e provocou um posicionamento da direção do hospital que admitiu a superlotação na assistência hospitalar e afirma que ela é causada pela grande demanda de pacientes, que vêm tanto do Piauí, como do Maranhão.

Segundo a direção, são mais de 150 municípios atendidos pelo Hospital, o que equivale a cerca de 17 mil procedimentos por mês, entre consultas, exames e cirurgias. Nas palavras do superintendente de Assistência, da Secretaria de Estado da Saúde, médico Alderico Tavares, Tibério Nunes é “o HUT do interior do Estado, tanto pela resolutividade como no número de atendimentos realizados”.

Em nota enviada a imprensa o hospital reforça que somente os casos onde o Hospital não é referência é que são encaminhados à capital, o que é em torno de 5% do total de atendimentos.

"O prédio é uma construção antiga, de campanha, mas que há décadas está em atividade. Há solução? Sim.  Reafirmamos nosso compromisso em trabalhar para atender a todos que buscam assistência médica-hospitalar e em outra ponta, atuamos administrativamente para que possa ser iniciada a licitação de um novo Hospital, ações pontuais e de longo prazo para que se possa garantir uma saúde para todos", diz a nota do hospital.

Ainda segundo a direção da unidade o secretário de Saúde, Florentino Neto, em reunião com a equipe da Caixa e parlamentares e senadores eleitos, apresentou o projeto de reforma e ampliação do Hospital, que vai dobrar o número de leitos. Em análise na Caixa, a obra tem parte dos recursos garantidos por emenda do deputado federal Assis Carvalho e, de acordo com os técnicos do banco, o projeto executivo está em fase final de analise para que no primeiro semestre de 2019 aconteça  o processo licitatorio.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

1ª edição do Projeto Fim de Tarde é realizada no Cais da Beira-Rio

A Prefeitura de Floriano inovo, e realizou na noite deste sábado (10), a primeira apresentação do Projeto Fim de Tarde com a banda Retrohard Classic, que relembrou grandes clássicos do rock internacional, animando todos os presentes no Cais de Floriano. 

Em virtude do sucesso do Projeto, no dia 24 de novembro será realizado uma edição extra e o sorteio da banda que fará a apresentação ocorrerá no dia 14 de novembro, às 10h, no Centro Administrativo.

O projeto "Fim de Tarde" busca propiciar a revitalização do Cais, criando um ambiente agradável e descontraído, regado à música, servindo, também, de gancho para a movimentação do comércio e a valorização das bandas locais.

Vale ressaltar que, para execução do Projeto, duas bandas já foram sorteadas para se apresentarem no mês de dezembro. No dia 15 dezembro a animação será com Denis Moura (Forró e Sertanejo) e no dia 22 de dezembro a festa ficará por conta da banda Dinho Rose (Rock).

Fonte: Ascom

Joel Rodrigues anuncia que recursos do novo CAPS ADIII foram empenhados

Em audiência, nesta quarta-feira (07), em Brasília, o prefeito Joel Rodrigues recebeu a confirmação, por parte do Ministério da Saúde, de que os recursos, na ordem de 1 milhão 415 mil reais, foram empenhados para a construção do CAPS AD III de Floriano. O Centro atenderá a pacientes com transtornos pelo uso de álcool e outras drogas.

Joel recebeu, ainda, a confirmação do aporte financeiro, através do incremento à saúde para a   Atenção Básica, com valor de 1 milhão, 306 mil reais; e para o incremento da Média e Alta Complexidade, na ordem de 800 mil reais, recursos que custearão, por exemplo, a contratação e o funcionamento das especialidades médicas para a população.

“Estamos felizes com os resultados da nossa articulação entre os governos municipal e federal, mesmo em um momento de tão grave crise financeira no país, garantindo que recursos importantes sejam assegurados para a execução de programas, que serão desenvolvidos ainda este ano e em 2019”, disse Joel Rodrigues, após a audiência.

O prefeito de Floriano, acompanhado do prefeito de Itaueira, Quirino Avelino e do secretário de Governo de Floriano, James Rodrigues, ainda esteve com o senador Ciro Nogueira, solicitando que busque, junto ao Ministério da Agricultura, o empenho dos recursos de uma proposta, já aprovada no ministério, para a construção de uma estrada, que ligará a região do bairro Taboca à comunidade Caldeirão.

Fonte: Ascom

Projeto de revitalização do Cais de Floriano seguirá para empenho

O prefeito Joel Rodrigues participou, nesta terça-feira (06), em Brasília, de audiência com o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, na companhia do senador Ciro Nogueira e do secretário de Governo de Floriano, James Rodrigues.

O assunto em pauta foi o projeto da urbanização da orla fluvial da avenida Esmaragdo de Freitas, Cais do Porto de Floriano, uma obra orçada em 5 milhões de reais, que compreende toda a urbanização da avenida, assim como a construção de quiosques e espaços modernos para lazer.

O projeto foi apresentado a Alexandre Baldy em 9 de maio deste ano, pessoalmente, pelo prefeito Joel Rodrigues, em Brasilia. Segundo o ministro, os recursos para a obra estão garantidos, o projeto foi aprovado e seguirá para empenho. 

Em visita recente a Floriano, Baldy se disse apaixonado pela região da Beira-Rio de Floriano e pelo projeto de revitalização do local, que ele fez questão de visitar, em agosto deste ano. 

“Temos confiança de que este será mais uma grande obra que marcará o nosso governo”, disse Joel Rodrigues.

Fonte: Ascom

PRF descobre 300 kg de maconha em carroceria de caminhão

(Fotos: PRF-PI)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) descobriu 300 kg de substância análoga a maconha em um caminhão que trafegava pelo Piauí. A droga estava escondida no compartimento falso da carroceria do veículo. 

O motorista de iniciais D.S.C foi preso em flagrante e informou que trazia a droga de Brasília-DF para Teresina-PI. 

O suspeito foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Floriano. 

(Fotos: PRF-PI)


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeito Joel participa de reuniões para dar celeridade a obras em Floriano

Na última quarta-feira (31) o prefeito Joel Rodrigues participou de reuniões na sede da Gerência Executiva de Governo (GIGOV), da Caixa Econômica Federal, em Teresina, para discutir dois importantes projetos para Floriano. Estiveram presentes o deputado estadual eleito Dr. Francisco Costa, Marcelo Diniz e toda a equipe da GIGOV, assim como representantes da empresa Positiva. 

O primeiro deles é referente à obra de reforma e ampliação do Hospital Regional Tibério Nunes, que já foi avaliado pela CEF, e possui cerca de R$ 10,5 milhões garantidos através de recurso proveniente do Governo Federal e mais R$ 5 milhões por meio do Governo do Estado.

Além dessa pauta, o prefeito Joel recebeu a importante notícia da autorização para licitar o projeto de 10,18 quilômetros de pavimentação asfáltica para Floriano, que parte do Ministério das Cidades e que já possui projeto aprovado pela Caixa Econômica Federal.

Fonte: Ascom

Suspeito de explodir caixa eletrônico era líder de quadrilha, afirma Greco


Fotos: divulgação/PM

Um dos suspeitos de explodir um caixa eletrônico em Floriano, e morto durante confronto com a polícia, foi reconhecido pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) como um dos líderes de quadrilhas especializadas em assaltos a instituições financeiras no Piauí. Identificado como Francisco Hudson Araújo de Sousa, o suspeito já havia sido preso na Operação Cash; o balanço das prisões foi divulgado em janeiro de 2017. 

Após a operação, o suspeito foi solto. A informação obtida pelo Cidadeverde.com é de que não houve o cumprimento do prazo processual após entrega do inquérito policial.  Então, um novo pedido de prisão foi representado pelo Greco, mas o paradeiro de Hudson já era desconhecido. 

“O Francisco Hudson já havia sido preso em 2016 por ser responsável pela explosão de caixas eletrônicos em vários bancos, tanto em Teresina como no interior do Estado. Nós demos cumprimento à prisão e logo em seguida foi concedida a liberdade provisória pela juíza da 1ª Vara Criminal e, após isso, demos continuidade às investigações e representamos por um novo pedido de prisão, mas neste momento ele já tinha desaparecido”, disse o delegado Laércio Evangelista.

“Ontem, ele (Hudson) se envolveu em um confronto com policiais, ele foi responsável por um estouro de um caixa eletrônico em Floriano”, complementou o delegado. 

De acordo com o coordenador da Greco, delegado Willame Morais, a quadrilha suspeita na explosão em Floriano está envolvida em outros assaltos a bancos. 

“As pessoas que ontem foram mortas juntamente com essas que estão em fuga são pessoas assaltantes de bancos, e de acordo com as provas já levantadas, muito possivelmente, eles fizeram o Banco do Brasil de Simplício Mendes, a Caixa Econômica em  Timon (MA) e Caixa Econômica no bairro Primavera, em Teresina. Temos a prova técnica de alguns deles”,reforçou o delegado.



O coordenador da Greco ressaltou que há três foragidos no caso da explosão em Floriano.  Ele explica que o proprietário do sítio deu apoio logístico ao crime.  

Ele lembra que em uma organização criminosa, a exemplo de uma quadrilha especializada em assalto a bancos, possui pessoas responsáveis pelo levantamento local (da cidade), por cooptar especialistas na execução do assalto, no manuseio de explosivos, na contenção da polícia e no apoio, possibilitando a fuga com veículos e local para esconderijo. 

“O dono do sítio, conhecido como Huck, que é um traficante local, de Floriano, deu o sitio para que as pessoas ficassem escondidas para lograr êxito na fuga”, disse Willame Morais. 

O coordenador acrescentou que alguns membros dessa quadrilha já estavam sendo investigados. Na semana passada, uma reunião entre o Greco, a Polícia Federal e a Polícia Civil do Maranhão aconteceu para alinhar as investigações. 
 

Explosão em Floriano

Um quadrilha explodiu um caixa eletrônico na cidade de Floriano na madrugada do dia 30 de outubro, por volta das 4h20. Em confronto com a polícia, três suspeitos foram mortos, dois deles em uma chácara que serviu de esconderijo para o bando. Outros três estão foragidos, dentre esses o proprietário do sitio.  Antes, a informação era de apenas dois foragidos.  O caixa eletrônica ficava em um posto de combustível. 

Os mortos foram identificados como Francisco Hudson e Lúcio Aurélio Carvalho Lopes. O terceiro suspeito morto não teve a identidida revelada. 

A Polícia Civil com apoio da Polícia Militar continuam em deligência na região de Floriano em busca dos foragidos. 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Prefeitura de Floriano abrirá concurso público para diversas áreas

A Prefeitura Municipal de Floriano deu início aos preparativos técnicos para abertura de concurso público. O certame foi confirmado mediante lançamento da Tomada de Preços N° 015/2018, do Tipo Menor Preço e Técnica, sob a forma de execução indireta, no regime de empreitada por Preço Global.

O objeto da licitação é “contratação de serviços técnico-especializados destinados à execução das atividades de planejamento, coordenação, supervisão, realização do concurso público, elaboração de questões de prova, fiscalização e avaliação de provas, julgamento de recursos e divulgação de resultado, bem como formação de cadastro reserva para vagas que surgirem ou forem criadas no prazo de validade do concurso”.

De acordo com as informações divulgadas, a sessão licitatória ocorrerá na data de 22 de novembro de 2018, às 08:30 horas, na Sala da Comissão Permanente de Licitação localizada na sede da Prefeitura Municipal, localizado à Rua Marques da Rocha, Nº 1160, Centro de Floriano– Piauí.

CARGOS PREVISTOS CONCURSO DE FLORIANO

Estão previstos os cargos de Agente de Limpeza e Conservação (25 vagas); Auxiliar de Cozinha (20); Agente de Portaria e Vigilância (15); Motorista Categoria D (02); Técnico em Saúde Bucal (01); Orientador Social (01); Técnico de Enfermagem (05); Técnico em Segurança do Trabalho (01); Assistente Social (01); Arquiteto (01); Analista Ambiental (01); Odontólogo – Buco-Maxilofacial (01); Odontólogo – Endodontista (01); Odontólogo – Periodontista (01); Dentista – PSB (02); Educador Físico (01); Enfermeiro (01); Enfermeiro – Especialista em Saúde Mental (01); Engenheiro Civil (01); Farmacêutico (01); Bioquímico (01); Fisioterapeuta (01); Fonoaudiólogo (01); Médico (07); Médico Auditor (01); Médico Psiquiatra (01); Médico Veterinário (01); Nutricionista (01); Pedagogo (01); Professor de 6º ao 9º ano nas disciplinas de Ciências (01), Educação Física (01), Geografia (01), História (01), Inglês (01), Matemática (01) e Português (01); Professor de Educação Infantil (02); Professor Polivalência do 1º ao 5º ano (04) e Psicólogo (02).

A quantidade de vagas e/ou cargos poderá ser suprimida e/ou acrescida na fase de preparação do concurso público, conforme a necessidade da administração.

ETAPAS DO CONCURSO (PREVISÃO)

De acordo com o projeto de licitação, o concurso público constará de 01 (uma) Prova Objetiva com 50 (cinquenta)questões e mais 01 (uma) Redação, exceto, para os Cargos de Professor, Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal e Técnico de Segurança de Trabalho, que constarão de 02 (duas) etapas: a) Prova Escrita Objetiva/Redação – de caráter classificatório e eliminatório, com duração de 5h (cinco horas); e b) Avaliação de Títulos – de caráter classificatório.

Todas as etapas do concurso público serão realizadas no município de Floriano e poderão ser aplicadas em horários distintos para os cargos de nível fundamental, médio e superior, de forma a permitir a participação de um mesmo candidato em ambos os processos de seleção.

A Prova Escrita Objetiva constará de 50 (cinquenta) questões, todas com 05(cinco) alternativas para resposta, sem NDA ou equivalente, dentre as quais apenas uma estará correta, explorando conhecimentos básicos e específicos relacionados ao cargo, conforme estabelecido em edital e assim distribuídas:

a) Para os Cargos de Nível Superior, exceto área de saúde: 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) de Noções de Informática e 30 (trinta) de Conhecimentos Específicos;
b) Para os Cargos de Nível Superior – Área Saúde: 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) de Legislação do SUS e 30 (trinta) de Conhecimentos Específicos;
c) Para os cargos de Nível Médio, exceto Área de Saúde: 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) de Raciocínio Lógico Matemático e 30 (trinta)questões de Conhecimentos Específicos;
d) Para os cargos de Nível Médio – Área de Saúde: 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 05 (cinco) de Raciocínio Lógico Matemático, 05 (cinco) de Legislação do SUS e 30 (trinta) questões de Conhecimentos Específicos;
e) Para os cargos de Nível Fundamental: 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) de Raciocínio Lógico Matemático e 30 (trinta) questões de Conhecimentos Específicos.

O município de Floriano espera publicar o edital no mês de dezembro de 2018 e realizar as provas no mês de fevereiro de 2019. Novos detalhes serão divulgados posteriormente.

O prazo de validade do concurso será de 2 (dois) anos, prorrogável uma vez por igual período, nos termos do art. 37, inciso III, da Constituição Federal.

Fonte: Portal Cidade Luz

Posts anteriores