Cidadeverde.com

Prefeito Joel e comitiva visitam obras em Floriano

Diversos pontos da cidade de Floriano recebem obras de reforma, que alcançam desde Unidades Básicas de Saúde às escolas municipais, além da revitalização de praças e da rua São Pedro, no centro da cidade. A manhã deste sábado (09), foi marcada pela visita do prefeito Joel em alguns destes locais, acompanhado de uma comitiva composta pelo ex-secretário estadual de Saúde e ex-presidente do Instituto de Águas e Esgoto do Piauí, Dr. Francisco Costa, membros da equipe de governo, como o secretário de Comunicação, Nilson Ferreira; Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, além do diretor municipal de Saúde, Márcio Trindade e do assessor de Governo, Daniel Gutembergue. Também estiveram presentes os vereadores David Oka e Maria da Guia, além do diretor de Obras da Infraestrutura, Toinho da Rodoviária e o  farmacêutico Jussinaldo Duarte.

As visitas foram a UBS Alfredo Carvalho, no bairro Campo Velho; UBS Theodoro Sobral, a praça João Cardoso de Amorim, no bairro Caixa D’água; rua São Pedro, praça Coronel Borges e a praça do bairro Catumbi. 

Ações como essas são importantes para a população florianense, pois contribuem para melhoria da saúde no município e facilitam a mobilidade urbana, disse o prefeito Joel Rodrigues. A entrega das obras concluídas  será durante as comemorações do aniversário da cidade, quando Floriano fará 121 anos de emancipação política. Diversos detalhes compreendem as reformas nas praças revitalizadas, por exemplo, a troca de bancos, colocação de bloquetes, reparos na iluminação, além dos trabalhos de arborização em seus canteiros. As UBS por sua vez, são contempladas com reparos gerais que compreendem instalações elétricas, restauração de paredes, colocação de piso, pintura e outros reparos indispensáveis para o bom funcionamento do ambiente.

Fonte: Ascom

Prefeito Joel participa da entrega de armamentos e munições na Penitenciária Vereda Grande

Na manhã desta quinta-feira (07), na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima - Vereda Grande, ocorreu uma solenidade para efetuar a entrega de armamentos e munições, assim como dos certificados do I Curso de Noções de Armamento e Tiro. Durante o momento estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o secretário de Estado de Justiça, Daniel Oliveira, o diretor da Academia de Formação Penitenciária do Piauí (ACADEPEN/PI), Jacinto Teles, o diretor da Penitenciária Vereda Grande, João Luís Ferreira, o comandante do 3° BPM, major Inaldo Barros, assim como secretários, vereadores e agentes penitenciários. 

Foram entregues, ao todo, 32 armamentos, sendo 21 para os agentes penitenciários de Floriano, 10 para São Raimundo Nonato e 01 unidade para o município de Oeiras. Voltado para a capacitação dos agentes penitenciários, o I Curso de Noções de Armamento e Tiro, realizado entre os dias 17 e 19 de maio, objetivou fornecer capacitação aos agentes através de aulas práticas desenvolvidas no Centro de Treinamento da própria Vereda Grande. 

Na ocasião o prefeito Joel Rodrigues pontuou a importância da atenção à segurança pública e prisional, assim como da capacitação dos agentes penitenciários. "O espírito de valorização dos profissionais e da garantia dos direitos humanos e da ressocialização, são fundamentais para podermos oferecer avanços ao sistema prisional piauiense e a quem o faz funcionar", disse o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Carreta com farelo de soja tomba em curva na BR-343

Fotos: Renato Costa/Repórter Amarelinho

Uma carreta carregada de farelo de soja capotou na BR-343 em Floriano (a 240 km de Teresina). O acidente aconteceu na noite de ontem(06), por volta das 19h, mas nesta manhã o veículo ainda continuava no local. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no KM 610 e provavelmente pode ter sido falha humana. 

“Uma das hipóteses é que o motorista tenha dormido ou se desconcentrou, como é uma curva, a traseira da carreta saiu da pista e no lugar alto ele não conseguiu segurar o veículo e tombou”, explicou um PRF de plantão no posto de Floriano que não quis se identificar. 

O motorista teve ferimentos leves, chegou a ser encaminhado para o hospital, mas já recebeu alta e nesta manhã tenta remover o caminhão do local. 

O veículo, de placa KJC-7932, ficou com os pneus para cima e populares aproveitaram para saquear o que restou da carga de farelo de soja. O produto era levado de Uruçuí para Caruaru em Pernambuco. 

Uma equipe da PRF está no local auxiliando na remoção da carreta. 

Outro acidente

Na última terça-feira(05), a PRF registrou outro acidente envolvendo carreta. Desta vez, na BR-135, no KM 340, por volta das 18h30. Um veículo Volvo de placa NOF-1748, carregado de milho tombou e o motorista sofreu lesões graves, sendo encaminhado ao hospital de Bom Jesus (a 600 km de Teresina).

 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Assinada ordem de serviço para ações de sinalização de trânsito em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues participou na manhã desta terça-feira (05), em Teresina, de uma reunião na sede do DETRAN-PI para assinar a renovação do Convênio de Cooperação Técnica Administrativa entre essa instituição e a Prefeitura de Floriano. Também participaram do momento o diretor geral do DETRAN, Arão Martins do Rêgo Lobão, o secretário de Governo, James Rodrigues e o superintendente da SUTRAN em Floriano, Carlos Eduardo Kalume.

O encontro foi para garantir a municipalização das operações de trânsito em Floriano através da assinatura da ordem de serviço para ações de sinalização vertical e horizontal das vias, proporcionando melhor organização do trânsito da cidade. O recurso destinado a essa ação é de R$ 827 210,89, valor que irá garantir a implementação e renovação da sinalização de trânsito em Floriano, atuando diretamente na mobilidade urbana.

Fonte: Ascom

Prefeito Joel visita reforma de UBS e revitalização de praça em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues esteve na Unidade Básica de Saúde - UBS Theodoro Sobral, no bairro Caixa D’agua, acompanhando o andamento das obras de reforma na manhã desta segunda-feira (4), ao lado da secretária municipal de Saúde Thais Braglia; de Infraestrutura, Marcony Alysson; de Comunicação, Nilson Ferreira, e do diretor administrativo da secretaria de saúde, Márcio Trindade, além da equipe técnica. As obras devem ser concluídas em breve e entregues nas festividades do aniversário da cidade. Ao todo oito unidades básicas já foram reformadas ou estão sendo concluídas, destas, quatro já foram entregues, as demais unidades recém concluídas, deverão ser entregues também na comemoração do aniversário da cidade, que este ano completa 121 anos. 

As UBS’s, Alfredo Carvalho, no Campo Velho, e Nossa Senhora da Guia, no bairro Guia, também estão sendo reformadas. Outra obra visitada compreende a praça João Cardoso de Amorim, ao lado da UBS Theodoro Sobral, que também está sendo revitalizada e recebeu a visita da equipe de governo. Vários trabalhos estão sendo realizados no local, desde a troca de bancos, colocação de  bloquetes, reparos na iluminação,  além dos canteiros que serão mantidos e revitalizados. O município tem investido em diversas obras de reforma e revitalização, para melhoria da saúde e educação.

Fonte: Ascom

Comunicação de Floriano firma parceria com Comrádio e o IFPI

Na manhã desta quarta-feira (30) no campus do Instituto Federal do Piauí em Floriano, o secretário de Comunicação, Nilson Ferreira, participou de uma reunião para selar parceria com o Instituto  Comrádio e o Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano, na implantação do projeto “Jovens Radialistas do Semi-árido”, com a realização do Curso Técnico em Rádio e Tv,  financiado pela Brücke · Le pont, uma organização não governamental suíça. 

O curso, totalmente gratuito, é destinado a jovens de 16 a 29 ano, e é focado  no estudo teórico e prático das ferramentas de rádio e TV, além da promoção do desenvolvimento local através da utilização desses meios de comunicação como veículos a serviço da educação e cidadania. Em Floriano serão disponibilizadas 40 vagas, sendo uma fração destinada aos comunicadores que atuam na imprensa florianense e que não possuem formação técnica. O curso tem início em julho e vai até dezembro, tendo um encontro presencial por mês, aos sábados e domingos, exceto durante o mês de setembro, que contará com dois encontros. Ao final do curso o Instituto Comradio irá emitir certificados, que darão direito a emissão de registros profissionais pelo Ministério do Trabalho.

Também participaram do momento o presidente do Instituto Comradio, Jessé Barbosa, a agente de inserção, Clea Mesquita, a coordenadora do projeto, Thaíse Cronemberger, o diretor do IFPI – Campus Floriano, Odimógenes Soares, além dos técnicos do IFPI, Marcelo Borges e Antônio José e o presidente da Associação Florianense de Imprensa, Ivan Nunes.

O edital, contendo mais informações sobre o processo seletivo, inícios das aulas, entre outras informações, será disponibilizado no dia 04 de junho (segunda-feira).

Fonte: Ascom

Escola de Floriano promove caminhada em prol da família

A Escola Municipal Antônio Waquim realizou na tarde desta segunda-feira (28), mais uma etapa do projeto “Família e escola, juntos escrevendo um futuro melhor", que consiste na tentativa de reaproximação da família à escola, esta segunda etapa desenvolveu palestra e caminhada junto aos pais e alunos, conscientizando da importância desta parceria para o melhor desempenho do processo educacional. A palestra proferida pelo pastor Walter Lins, pai de uma aluna, incentivava a colaboração familiar nas práticas educativas da escola, construindo juntos o processo educacional. 

A primeira ação do projeto foi a festa em comemoração ao dia das mães, as próxima ações contemplam as festividades de São João, o dia dos pais e das crianças, com eventos organizados com a família e para integração destes na atividades escolares. A diretora Ivelise Rosa afirmou que o desejo da instituição é de que a escola esteja junto com a família em todas as ações.

A escola  atende mais de 150 alunos, das séries iniciais ao 5º ano. A coordenadora geral da educação municipal, Joseires Barros afirmou que este é uma passo muito importante, pois  a realidade desta integração ainda é  aquém das reais necessidades dos educandos, para que o processo educativo aconteça plenamente, como rege a constituição, a coordenadora ressaltou ainda que a iniciativa desta escola municipal é muito válida e se trata de uma parceria construída com atividades que incentivem os pais a assumirem seu papel no processo educativo.

Fonte: Ascom

Solenidade abre curso de formação para brigadistas em Floriano

Na manhã desta segunda-feira (28), teve início o curso de brigadista, realizado pela Prefeitura de Floriano, através da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMAN, em parceria com o IBAMA. O curso faz parte do cronograma de seleção para a formação da brigada de incêndio de Floriano e deve atender a zona rural da cidade, que especialmente no verão é alvo de diversos focos de incêndio. O prefeito Joel Rodrigues presidiu a mesa de honra e ressaltou a importância deste trabalho, considerando seu grau de dificuldade e a necessidade para o município. 

O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira, promovida na última quinta-feira (24), contou com a presença de 188 candidatos às vagas, que realizaram teste de aptidão física e de habilidades agrícolas. Dos 28 selecionados nesta primeira fase, 15 devem ser contratados, o curso faz parte da segunda etapa de seleção, onde os participantes assistirão aula por toda semana, e realizarão prova na sexta-feira (1). Os brigadistas devem iniciar os trabalhos no dia 2 de julho.  Para 2019, os candidatos aprovados devem permanecer no quadro de contratados, conforme as condições necessárias para desenvolvimento das funções.

 A secretária da pasta, Manuela Simplício, afirmou ainda que será disponibilizada uma linha telefônica para que a brigada possa receber as denúncias e atender a população da zona rural, e que os trabalhos não se restringirão apenas a contenção de focos de incêndio, mas junto as comunidades para conscientização do descarte correto do lixo.  Estiveram presentes na solenidade de abertura do curso, Rafaela Barros, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social; Carlos Eduardo, instrutor da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado – SEMAR; Edmilson Rodrigues, instrutor do IBAMA, e Valeriano Oliveira, instrutor brigadista do PREVFOGO.

Fonte: Ascom

Alunos de Floriano participam de aulão para a prova da OBMEP

A Secretaria Municipal de Educação, através da Prefeitura de Floriano, realizou durante toda a manhã desta sábado (26), no Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lôbo (CEEP), o I aulão de revisão para os estudantes de toda rede municipal do 6º ao 9º ano, visando a preparação para as provas da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A primeira fase da olimpíada será realizada em 5 de junho, e a segunda, em 15 de setembro. Podem participar escolas com turmas de ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) ou de ensino médio. 

Visando preparar os alunos, incentivando-os a um resultado positivo nas provas, a Secretaria de Educação reuniu 250 alunos, da zona rural e urbana, selecionados pelos próprios professores de matemática de cada unidade educacional do município, de acordo com suas habilidades na disciplina. O aulão é organizado e ministrado por docentes que integram o FORMAT, uma formação continuada que envolve todos os professores de matemática da rede municipal. Na abertura estiveram presentes o secretário de Educação, Joab Curvina; a psicóloga Silvana Lima; o Pe.Nilfrânio, assessor da educação e as coordenadoras de ensino Reuzileide Nogueira e Maria da Paz, da zona urbana e zona rural, respectivamente.

De acordo com o secretário de Educação, Joab Curvina, a ideia é motivar os alunos contribuindo para a preparação dos estudantes com revisões e simulados. "Esta é mais uma ação da Educação voltada para a melhoria da qualidade de ensino", disse. O aulão de revisão é uma forma de estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, e promovendo, além disso, a inclusão social pela difusão do conhecimento, que são os objetivos da OBMEP.

Fonte: Ascom

Agricultores familiares fornecerão alimentos para merenda escolar em Floriano

O município de Floriano-PI, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou, nesta quinta-feira (24) o edital de Chamada Pública nº0001/2018.

O objetivo é adquirir gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Os interessados (Grupos Formais, Informais ou Fornecedores Individuais) deverão apresentar a documentação para habilitação e Projeto de Venda, do dia 25 de maio de 2018, às 08:00h (oito horas) até o dia 14 de junho de 2018, às 08:30h (oito horas e trinta minutos), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Praça Genésio Nunes, S/N, Centro.

A primeira Sessão de Julgamento, será às 08:30 do dia 14 de junho.

O edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados na Secretaria  Municipal de Educação, no Departamento de Licitações, que fica no Centro Administrativo e no site do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, www.tce.pi.gov.br.

Fonte: Ascom

Posts anteriores