Cidadeverde.com

SAMU e Vigilância Sanitária divulgam balanço pós carnaval em Floriano

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve presente em todos os dias de folia com uma equipe plantonista próximo a locais de maior aglomeração como o Cais da Beira-Rio. "Fizemos uma escala onde o serviço de atendimento convencional foi mantido, mas não poderíamos deixar de ter uma equipe no corredor da folia. Nosso trabalho foi tranquilo, pois o folião ajudou bastante sabemos brincar sem exageros", disse Juçara César, coordenadora do SAMU de Floriano. 

As ambulâncias do SAMU 192 foram distribuídas estrategicamente com o objetivo de otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

O Coordenador da Vigilância Sanitária de Floriano, Juscinaldo Duarte, informou que foram visitados mais de 50 barracas durante todos os dias de Carnaval. “Foi muito positivo para nós, pois fizemos um trabalho preventivo, além dos cursos de formação profissionalizante voltado para manuseio de alimentos e bebida”, disse. 

Hospital Tibério Nunes

Já o Hospital Regional Tibério Nunes divulgou o balanço de atendimentos no período carnavalesco. O centro de saúde realizou mais de dois mil atendimentos durante as festividades de 21 à 25 de fevereiro. 

Foram acolhidas mais de 330 pessoas que a partir dessa triagem obtiveram uma classificação de risco. Outros setores continuaram funcionando normalmente, como o de cirurgias. Segundo o boletim divulgado, quase cem procedimentos dessa natureza foram realizados. 

Outros setores como ortopedia, neurologia, obstetrícia e pediatria totalizaram quase 300 procedimentos. Davyd Teles, diretor do HTN, explicou que o centro de saúde realizou um plano de contingência para o carnaval que teve como principal objetivo agilizar o atendimento em casos de emergências e urgências.

Da Redação
[email protected]

Carnaval encerra com desfile das Escolas de Samba e festa no Cais

Fotos: Prefeitura de Floriano

O quarto e último dia de carnaval em Floriano foi movido ao brilho e batuque das escolas de samba de Floriano. Quatro agremiações foram para a avenida nesta terça de carnaval e o público atendeu ao chamado, lotando o sambódromo da Getúlio Vargas.

A escola “Os Caipiras” fez uma homenagem a Ayrton Senna, um dos maiores ídolos do esporte brasileiro. A Beija-Flor da Princesa desfilou com o tema: “Amazônia de Todas as Nações”. A Mocidade Independente levou no enredo o convite para conhecer Floriano, suas riquezas e cultura. A escola Arrocha Um, Aperta o Outro, fechou o desfile também resgatando a história de Floriano com o tema: “Cantoria ou Rua São Pedro”.

Ao final o tradicional bloco “Os Ingratos” invadiu a avenida com as marchinhas de carnaval. O prefeito Joel Rodrigues e a primeira dama, Márcia Rodrigues, também caíram na folia.
Para fechar a noite, o Cais do Porto, mais uma vez, ficou lotado de foliões. Ao som do trio elétrico, quatro atrações animaram o público até o dia clarear: Zé Vaqueiro, Gabriel Levy, Hiury Barros e Nanaê.

Para o folião de Floriano, turistas e também para quem faturou um dinheiro extra, o carnaval foi um dos melhores, mais lucrativos e mais tranquilos. As informações dos órgãos de segurança confirmaram a paz característica do carnaval de Floriano, com pouquíssimas ocorrências e sem gravidade.

Para o prefeito Joel, a excelente organização e o envolvimento de todo o povo, fizeram do carnaval da Princesa de 2020, uma festa para nunca mais ser esquecida. O presidente da COEF, Comissão de Eventos de Floriano, Antônio Reis, também avaliou como muito positiva a folia de Momo deste ano, bem organizada e com tranquilidade.

A apuração das escolas de samba é a última atividade do carnaval deste ano para a COEF e foi marcada para às 16h desta quarta-feira, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

 

[email protected]

Floriano: Avinne Vinny anima foliões na terceira noite de carnaval

Referência no estado do Piauí, Floriano é considerada uma das melhores cidades quando o assunto é oferecer um grande carnaval, que ano após ano atrai milhares de turistas como opção para brincar os dias de folia, aumentando o fluxo de pessoas no município e intensificando a geração de renda. O arrastão, marca do governo Joel Rodrigues, é um evento já consagrado e repleto de alegria e animação.

Na noite desta segunda-feira (24) não foi diferente, os foliões foram envolvidos em uma energia de pura alegria, formando uma multidão de foliões durante o percurso que teve como atração o cantor Avinne Vinny. O trio elétrico partiu das imediações do Espaço da Cidadania seguindo pela Avenida Getúlio Vargas. Mesmo com a aglomeração de foliões, a festa foi marcada pela tranquilidade e segurança, característicos do carnaval da Princesa.

O prefeito Joel Rodrigues acompanhou o percurso do trio na companhia da primeira-dama Márcia Rodrigues, do deputado Estadual, Dr.Francisco Costa, secretários e amigos. A festa prosseguiu no Cais, com as bandas Leva Nóiz e Baratinar, animando os foliões até o amanhecer do dia. Nos intervalos das bandas nada de parada. As djs, Mallu Lira e Layse Peron levantaram o público ao som do paredão da Carreta RR.

Nesta terça (25) será a vez do desfile das escolas de samba, na Avenida Getúlio Vargas, a partir das 19h. No Cais, as atrações  Zé Vaqueiro e Gabriel Levy animarão o público a partir das 22h, encerrando a última noite de carnaval.

Da Redação
[email protected]

‘Arrastão’ agita 35 mil pessoas na 1ª noite de carnaval em Floriano, confirma PM

Fotos: Prefeitura de Floriano

"Não existe carnaval melhor que o de Floriano", foi assim que o estudante Tiago André definiu a primeira noite de Arrastão do Carnaval da Princesa do Sul. Tiago veio de Teresina com a turma de amigos e não se arrependeu. Segundo a Polícia Militar, 35 mil pessoas estiveram na avenida e no Cais da Beira-Rio e tudo transcorreu de maneira pacífica. 

"Nosso efetivo fez o policiamento ostensivo e podemos garantir que foi uma noite tranquila. Além do suporte que os amigos de farda do Corpo de Bombeiro deram à organização. Isso deixa o folião sem medo de brincar, na paz com sua família e amigos", disse o Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Floriano. 

Na verdade, quem foi para a avenida e acompanhou o Trio Mega Líder durante todo o percurso teve a noção do que se tornou o Carnaval de Floriano. O mar de gente que se formou ao longo da Avenida Getúlio Vargas foi de pura energia positiva. 

Dona Helena aproveitou para ganhar um dinheiro a mais e levou seu refrigerante e água mineral para vender próximo a praça da Igreja Matriz. "Graças a Deus vendi tudo! Amanhã eu venho de novo. Toda vez que o Joel é prefeito a gente sabe que o carnaval é bom", disse. 

O Arrastão saiu pouco depois das nove da noite e foi comandado pela Banda Oz Bambaz que tocou sucessos das antigas e também trouxe um repertório atualizado que mesclou funk, brega funk e até sertanejo. 

No Caís da Beira-Rio, uma multidão aguardava outras atrações que começou com o Paredão RR, em seguida Voa Voa e já amanhecendo Kaio Stronda encerrou o primeiro dia do Carnaval da Princesa do Sul.

E a folia continua nesse domingo, com o Arrastão dos Paredões a partir das 18h em frente ao Espaço da Cidadania. A partir das 22h, no Cais da Beira-Rio, a música não para! Confirmados os show de Solteirões, Nanaê e Anderson Rodrigues.

[email protected]

Bebês na UTI viram super-heróis em ensaio de Carnaval

  • lanternaverde.jpg Rafael Oliveira- Divulgação do Hospital Regional Tibério Nunes
  • emilia.jpg Rafael Oliveira- Divulgação do Hospital Regional Tibério Nunes
  • capitaoamercia1.jpg Rafael Oliveira- Divulgação do Hospital Regional Tibério Nunes
  • joaninha.jpg Rafael Oliveira- Divulgação do Hospital Regional Tibério Nunes
  • incriveis.jpg Rafael Oliveira- Divulgação do Hospital Regional Tibério Nunes
  • florianooooo.jpg Rafael Oliveira- Divulgação do Hospital Regional Tibério Nunes
  • flash.jpg Rafael Oliveira- Divulgação do Hospital Regional Tibério Nunes

Bebês internados na UTI protagonizaram um lindo ensaio de Carnaval. As fotos foram registradas no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, no interior do Piauí, com autorização das mães. 

Foto: Divulgação Hospital Regional Tibério Nunes

Nas fotos, os pacientes aparecem como os super-heróis Mulher Maravilha, Batman, Flash, Lanterna Verde, Capitão América, além da personagem  Emília e fantasia de Joaninha. 

Foto: Divulgação Hospital Regional Tibério Nunes

A ideia da direção do hospital é garantir que as mamães confinadas com os bebês se distraiam e entrem no clima do Carnaval.

Os bebês são prematuros e alguns estão hospitalizados há meses. Outros aguardam apenas ganhar peso. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Floriano entrega Plano de Segurança e Saúde do carnaval ao Ministério Público

A COEF- Comissão de Eventos de Floriano, entregou nesta quinta-feira (20), ao Ministério Público, o Plano de Segurança/Saúde do Carnaval 2020. O documento foi repassado pelo presidente da COEF e vice-prefeito, Antônio Reis Neto ao promotor de justiça José de Arimatéa Dourado Leão, na presença dos demais membros da COEF e de representantes da Polícia Militar.

O documento reúne os planos de todas as instituições de segurança envolvidas no carnaval de Floriano: Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Conselho Tutelar de Floriano, Vigilância sanitária, Centro de Testagem e Aconselhamento, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Hemocentro Regional de Floriano, SAMU, Hospital Regional Tibério Nunes e Secretaria Municipal de Saúde.

Na manhã desta quinta, os principais órgãos de segurança (Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, SUTRAN) e de saúde (Secretaria Municipal de Saúde e Direção do HTN), também participaram de entrevistas nas rádios Difusora FM e Alvorada FM, quando detalharam os planos de atuação e deram orientações aos foliões de Floriano e aos turistas.

“Floriano é conhecida por ter um carnaval acolhedor, alegre e seguro, com o mínimo de ocorrências, e esta organização nas áreas de segurança e saúde são essenciais para manter essa característica”, disse o presidente da COEF, Antônio Reis.

Da Redação
[email protected]

CTA de Floriano pode distribuir mais de 20 mil preservativos este ano

Floriano já está em clima de carnaval e nada mais combina com a festa mais  tradicional do país do que segurança. Com isso, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano deu a largada para a distribuição de preservativos em pontos estratégicos da cidade. 

Herica Leal, coordenadora do CTA de Floriano, prevê que sejam distribuídos mais de 20 mil preservativos em Floriano. "O CTA está fazendo sua parte, seja com o trabalho educativo e preventivo, mas a população precisa colaborar e isso vale para todos os públicos. Homens e mulheres jovens, idosos, gays ou não, a responsabilidade só vem com segurança", disse. 

Nessa semana, as ações de distribuição acontecem: 

18/02 - 07H30 - COMUNIDADE ÁGUA BOA (testagem e aconselhamento);
18/02 – 17H – AVENIDA FREI ANTÔNIO CURCIO (panfletagem e distribuição de preservativos);
19/02 - 8H – MERCADO CENTRAL DE FLORIANO (panfletagem e distribuição de preservativos);
20/02 - 08H - COMUNIDADE PAPA POMBO (testagem e aconselhamento);
21/02 - 10H - PRAÇA DR. SEBASTIÃO MARTINS (panfletagem e distribuição de preservativos); 

Quando se trata de saúde pública, o preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) entre a população sexualmente ativa, como o HIV – que não tem cura –, sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo. Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que o HIV cresce mais entre os jovens brasileiros. A maioria dos casos de infecção pelo HIV no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos (52,7%).

Da Redação
[email protected]

Motorista dorme ao volante e capota carro na BR 343 em Floriano

Foto: Reprodução PRF

No início da manhã desta segunda-feira (17), quatro pessoas ficaram feridas em um grave acidente na BR-343 em Floriano. O acidente ocorreu por volta das 7h e teria ocorrido após o motorista dormir no volante.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente foi tipo saída de pista seguido de capotamento. O carro era um Gol conduzido por um homem de 34 anos que apresentou ferimentos leves e transportava mais três passageiros que também tiveram ferimentos leves.

“Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano. Policiais Rodoviários Federais que estiveram no local constataram que o condutor que é inabilitado dormiu ao volante no momento do acidente”, informou a PRF em nota.

Valmir Macêdo (Com informações da PRF)
[email protected]

Floriano: divulgada a programação do Carnaval da Princesa em 2020

O Carnaval da Princesa está chegando e a Comissão Organizadora de Eventos de Floriano - COEF, divulgou, nesta quarta-feira (12), a programação oficial das festividades deste ano. Com o tema, no “Carnaval da Princesa, Você é a Majestade”, Floriano receberá 4 dias de muita folia com arrastões, bandas no cais, corso de paredões e o tradicional desfile das escolas de samba. O evento é realizado pela Prefeitura de Floriano em parceria com o Governo do Estado.

Desde o ínicio de fevereiro, os florianenses já estão aquecendo os finais de semana com prévias de bloco e mela-mela. Neste sábado (15), acontece o Zé Pereira da Banda Malandra com Kaio Stronda, Grupo Baratinar e Vando do Trombone que irão animar a noite no trio elétrico. No dia 21 de fevereiro, o tradicional Bloco das Virgens abre a semana oficial de carnaval que segue do dia 22 a 24 de fevereiro. Oz Bambaz, Avineh Vinny e a Carreta RR conduzem os arrastões no trio elétrico e o corso dos paredões, além de muitas outras atrações no Cais da Beira Rio, como Zé Vaqueiro, que vem trazendo o “piseiro” pra folia de carnaval.

As escolas de samba Os Caipiras, Beija-Flor da Princesa, Mocidade Independente e Arrocha Um, Aperta o Outro, foram as selecionadas para abrilhantar o último dia de carnaval (25) na Avenida Getúlio Vargas, encerrando com o bloco Os Ingratos, que também já é uma tradição.

Os blocos de ruas, clubes e matinês também irão compor o cenário do folião em 2020. Segundo Jaqueline Monteiro, secretária de Turismo e Des. Econômico, esta edição traz um carnaval eclético, democrático e bem estruturado. “Floriano é uma cidade pólo! Esse é o momento do ano que mais aquece a economia local e gera renda para muitas famílias. Nós pensamos num carnaval irreverente que atendesse aos diferentes públicos da nossa cidade: vai ter axé e muitos outros ritmos que tem sido sucesso entre os foliões. Também reforçamos a segurança para garantir a diversão do nosso povo e dos turistas que já estão chegando.”

Confira a programação oficial do Carnaval da Princesa 2020:

22/02 (SÁBADO):
21h: Arrastão com Oz Bambaz (Trio elétrico)
Chegada no Cais da Beira Rio: Kaio Stronda, Léo Cachorrão e Voa Voa

23/02 (DOMINGO):
18h: Corso dos Paredões com a Carreta RR
Chegada no Cais da Beira Rio: Solteirões, Nanaê e Anderson Rodrigues

24/02 (SEGUNDA)
21h: Arrastão com Avine Vinny
Chegada no Cais da Beira Rio: Leva Noiz e Baratinar

25/02 (TERÇA)
19h: Desfile das Escolas de Samba - Avenida Getúlio Vargas
22h: Zé Vaqueiro e Gabriel Levy - Cais da Beira Rio

OUTROS EVENTOS
15/02: Feijoada de Carnaval - Fundação Floriano Clube;
15/02: Banda Malandra - Kaio Stronda, Grupo Baratinar e Vando do Trombone - Marrom Glacê;
16/02: Carnaval do SINTE, Roberto e Banda - Clube do SINTE;
21/02: Bloco das Virgens - Bar do Zé Gatão;
Comércio Esporte Clube:  21h, com Dandinha e Banda e Matinês no domingo (23) e terça (25)

Da Redação
[email protected]

PRF apreende mais de 100 animais em quatro dias de operação nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, em apenas 4 dias, mais de 100 animais em rodovias do Sul do Piauí. A operação teve início na última sexta-feira (7).

O trabalho está sendo desenvolvido nas regiões de Floriano, Amarante, Itaueira, Bom Jesus, Valença e compreende rodovias federais, estaduais e municipais.

Segundo a PRF, ação conta com agentes da própria instituição e laçadores cedidos pelas prefeituras municipais. 

Foto: PRF

Os animais apreendidos são encaminhados a currais das prefeituras conveniadas com a PRF e estarão à disposição dos proprietários que deverão arcar com as despesas de estadia e transporte do animal, além de multa. 

Ainda de acordo com a PRF, em 2019, 75 pessoas ficaram feridas e 04 pessoas morreram em acidentes causados pela presença de animais nas pistas.

A PRF informa que o proprietário que deixa seu animal solto em vias públicas pode responder judicialmente por expor a vida ou a saúde de pessoas a perigo direto e iminente.

Hérlon Moraes
[email protected]

Posts anteriores