Cidadeverde.com

Cultura do município de Floriano realizará o I Encontro Flocloriando

A Prefeitura de Floriano,  através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, irá realizar no dia 20 de agosto, o I encontro Flocloriando. O evento será realizado na Estação Cidadania, Cultura e Esporte Nivaldo Júnior, e faz parte das comemorações alusivas ao dia do folclore, comemorado em 22 de agosto, e contará com a participação de grupos culturais.

De acordo com o secretário da pasta, Reginaldo Monteiro, o evento que será realizado das 8h às 15h, com entrada gratuita, será uma amostra da arte e cultura local, com a participação de artesãos, apresentações artísticas com teatro e quadrilhas juninas, além de poesia e bumba meu boi, fazendo um apanhado da cultura florianense.

“O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade”, finalizou Reginaldo Monteiro, secretário de Cultura de Floriano.

João Bandeira
com informações Ascom

Justiça marca audiência de ex-vereador acusado de feminicídio

Foto: arquivo pessoal/familiaRenata

Será realizada, na próxima segunda-feira (16), a audiência de instrução e julgamento do ex-vereador de Nazaré do Piauí e agricultor, Francisco das Chagas Ferreira. Ele está preso preventivamente acusado de feminicídio contra a trabalhadora rural Renata Pereira Costa, sua ex-companheira. O corpo dela foi encontrado no dia 28 de dezembro de 2020 nas proximidades de Rio Grande do Piauí, distante 376 Km de Teresina

A audiência será às 9h, no Fórum de Floriano. A irmã de Renata, Andreia Pereira, conta que a família sofre diariamente relembrando o feminicídio e cobra que a justiça seja feita. “A gente espera que ele vá à júri popular e seja penalizado teto máximo de anos de prisão. Estamos tentando  superar, a família nunca esquece. Todo dia é aquela lembrança e sentimento de não se conformar”, disse Andreia. 

No dia 28 de dezembro de 2020, Renata, 29 anos, saiu de sua casa, município de Malhada Grande - Nazaré do Piauí, em companhia do ex-companheiro, para compras rotineiras, na cidade de Floriano e desapareceu. 

O corpo da Renata foi encontrado apenas em março deste ano num matagal, nas proximidades da cidade de Rio Grande do Piauí. 

A família e o Coletivo Renata Costa, juntamente com a Frente de Mulheres e o Levante Feminista Contra o Feminicídio e outros movimentos sociais da Região de Floriano estão se mobilizando para exigir justiça no Fórum de Floriano.

Foto: arquivo pessoal/familiaRenata

“Renata era muito querida e mãe dedicada e , mesmo separada, ainda aguentava os abusos de Chaguinha, que a mantinha sob seu controle, como se fosse proprietário dela. Tudo o que aconteceu à Renata e a tantas outras mulheres é uma amostra do ódio disseminado e naturalizado por uma cultura patriarcal, machista, racista e violenta, que precisamos destruir, para dar lugar à paz e à vida. Chega de feminicídios! Chega de crime de ódio contra nós mulheres e as crianças! Chega de violência doméstica! Como gritamos no Levante Feminista Contra o Feminicídio: Parem de nos matar! Quem mata uma mulher mata a humanidade!”, ressalta a Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio. 

Izabella Pimentel
[email protected]

 

 

 

Secretário capota carro ao desviar de ambulância e escapa ileso

Foto: arquivo pessoal

O secretário municipal de Governo de Floriano, Bento Viana, escapou ileso em um acidente na BR-343, na manhã desta segunda-feira (09). Ele conta que estava sozinho no veículo em direção à Teresina onde cumpriria agenda juntamente com o prefeito Joel Rodrigues que trafegava em um outro carro e, por pouco, não presenciou o acidente. 

Foto: arquivo pessoal

"Foi no entroncamento da cidade de Barro Duro quando uma ambulância entrou na minha via. Tive que desviar, acabei perdendo o controle, bati no acostamento e o carro acabou capotando. O prefeito estava em um carro atrás, passou,  viu o carro capotado e parou pra me dar assistência juntamente com populares. Graças a Deus, escapei ileso", conta o secretário. 

O gestor municipal conta que usava cinto de segurança. Ele já foi submetido a exames e está bem. A agenda em Teresina teve que ser cancelada. 

"Hoje louvo a Deus pela vida do nosso secretário de Governo, Bento Viana! Nossa agenda de trabalho hoje é na capital. Na entrada da cidade de Barro Duro, ele foi surpreendido por uma ambulância que ocasionou um acidente! Bento conduzia o veículo na via correta e usava o cinto de segurança. Na tentativa de desviar da ambulância, sofreu um acidente! Graças a Deus, apesar do carro ter ficado destruído, ele se encontra bem e ninguém ficou ferido! Nossa gratidão a todos pelo apoio!", postou o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues. 

Foto: arquivo pessoal

 

Graciane Sousa
[email protected]

Advogada é presa pela PRF com carro roubado em Floriano

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nessa quarta-feira (04), uma advogada de 40 anos suspeita pelo crime de receptação, durante uma fiscalização de rotina na BR 230, no município de Floriano.  

Segundo informações da PRF, foi verificado que o veículo modelo Fiat Cronos, havia sido roubado durante um assalto ocorrido no dia 07 de junho deste ano, na cidade de Recife, em Pernambuco.

A mulher informou aos policiais que adquiriu o carro há dois meses em uma loja de venda de veículos em Teresina, pelo valor de R$ 45 mil.

A PRF encaminhou o veículo e a advogada, que deve responder pelo crime de receptação, para a Delegacia de Polícia Civil de Floriano para os procedimentos cabíveis.

Rebeca Lima
[email protected]

PRF apreende carregamento de madeira ilegal equivalente a quatro campos de futebol

Foto: divulgação PRF-PI

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) apreendeu 50 m³ de madeira serrada que estava sem a devida documentação ambiental válida. A carga equivale a quatro campos de futebol de área desmatada ou o suficiente para cobrir 33 casas populares. 

A apreensão ocorreu nesta quarta-feira (04), na BR-230, na cidade de Floriano, no interior do Piauí. 

"Os policiais estavam realizando fiscalização de rotina, quando abordaram uma carreta conduzida por um homem de 40 anos. Ao fazerem as devidas verificações, foi detectado que a documentação apresentada pelo caminhoneiro continha inconsistências e, portanto a carga de madeira estava desacompanhada de documentos ambientais e fiscais", informou a PRF. 

A carga vinha da cidade de Breves-PA e tinha como destino a cidade de Feira de Santana-BA. 

O condutor foi enquadrado na Lei de crimes ambientais. A carga de madeira e o veículo foram encaminhados ao Ibama, para os procedimentos cabíveis.

"O condutor se comprometeu a comparecer em audiência judicial na comarca da cidade de Floriano para prestar esclarecimentos da prática delituosa e deverá responder por Crime Ambiental", completou a PRF. 


Graciane Sousa
[email protected]

Floriano avança contra o câncer ao ofertar especialidade de cirurgia oncológica

A Secretaria de Saúde de Floriano realizou no início desta semana, reunião com enfermeiros, médicos e gerentes da atenção primária para apresentar a proposta de fluxograma da especialidade de cirurgia oncológica que passará a ser ofertada pelo município dentro do Programa Ambulatorial de Cirurgias. 

O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, afirmou que o município dá um passo importante na prevenção e detecção precoce do câncer. “Antes o paciente só tinha essa especialidade em Teresina e havia todo um desgaste físico e emocional que envolve não apenas a pessoa com o diagnóstico, mas também toda a família que precisa passar dar o apoio necessário. Por muito tempo, o câncer foi motivo de tabu, mas com o avanço tecnológico, a taxa de cura é maior que a mortalidade e tudo isso depende da detecção precoce e prevenção”, disse. 

A médica florianense e primeira cirurgiã oncológica formada no Piauí, Ana Caroline Fonseca, apresentou alguns dados sobre a incidência da doença e fluxograma de atendimento que será implantado junto às equipes de saúde da família para triagem e encaminhamento. Em linhas gerais, os cânceres mais comuns entre homens e mulheres são o de próstata e mama (respectivamente) e segundo o Instituto do Câncer, entre 2020 e 2022, a estimativa é que 625 mil novos casos surjam. 

No Piauí, as estatísticas refletem o contexto nacional. Entre homens, os casos mais comuns são próstata e nas mulheres, mama seguido do colo do útero.  Ana Caroline Fonseca também apresentou dados da Sociedade Americana de Câncer, sobre o impacto da pandemia na detecção precoce do câncer. A suspenção dos serviços de saúde e isolamento social contribuíram para a diminuição do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequado. Segundo a OMS, 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas.  

A previsão é que o programa tenha início ainda no mês de agosto. James Rodrigues explica que o objetivo é aprimorar a atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) e que além da consulta, serão realizado exame de biópsia, procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica, bem como pequenas cirurgias. 

A inserção de mais uma especialidade representa um avanço significativo no fortalecimento do sistema de saúde municipal promovendo qualidade de vida ao intervir em fatores que colocam a saúde em risco, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo e outros. “Vamos aproveitar a experiência exitosa do Programa de Pequenas cirurgias e incluir mais um serviço, a consulta e exame oncológico. Quem ganha é a população”, explica James Rodrigues.

Com informações - Ascom

Decreto Municipal de Floriano mantém medidas do Estado

O Governo de Floriano publicou nesta segunda-feira (26), o Decreto Municipal n? 100/2021, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento contra a Covid. O documento reafirma o cumprimento das medidas previstas no Decreto Estadual N?19.888 de 25 de julho de 2021, com medidas sanitárias válidas no período de 26 julho a 01 de agosto. O Decreto Municipal segue sem exceções.

No comércio de Floriano, as  lojas poderão funcionar até às 17h; já os salões de beleza e barbearias podem abrir até às 20h e o shopping poderá funcionar de 10h às 22h. 

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, além de lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar até as 24h.

O funcionamento de mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios deve encerrar-se até as 24h.

Segundo o Decreto Estadual, ficam permitidas as atividades culturais, sociais e artísticas com até 100 pessoas. O toque de recolher compreende o horário entre 1h às 5h.

Confira o documento completo: https://www.pi.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/Decreto-n%C2%BA-19.888-de-27-de-Julho-de-2021.pdf

João Bandeira
com informações - Ascom

Município de Floriano registra 56 casos confirmados de dengue

Nos últimos seis meses, de janeiro a junho de 2021, a Vigilância Epidemiológica de Floriano registrou 64 notificações para casos de dengue no município de Floriano. Desse total, 56 foram confirmados para a doença e o restante aguarda resultado sorológico. 

Segundo o diretor do Centro de Zoonoses de Floriano, Thales Rodrigues, o número preocupa as autoridades de saúde. “Nós já sabemos como prevenir a doença, mas a pandemia acabou deixando a comunidade mais preocupada com o coronavírus. É compreensível, porém devemos redobrar nossos cuidados, pois alguns sintomas da dengue são muito parecidos com a Covid-19”, disse. 

Na zona urbana, os bairros com o maior número de casos confirmados são: São Borja (08), Manguinha (05), Campo Velho (05) e São Cristóvão (05). Na zona rural, a localidade L3 teve 13 casos confirmados da doença. Ao todo, 20 bairros tiveram casos confirmados nos últimos seis meses. 

Confira a lista completa dos bairros e o número de casos confirmados. 

ALTO DA CRUZ - 1
MANGUNHA - 5
CAMPO VELHO - 5
BOM LUGAR - 1
SÃO CRISTOVÃO - 5

IRAPUÁ I - 2
IRAPUÁ II - 1
MELADÃO - 1

MELADÃO - 1
CAJUEIRO II - 2
SAMBAIBA NOVA - 3
CURADOR - 1
LOC. L3 - 13
TABOCA - 1

SÃO BORJA - 8
PEDRO SIMPLICIO - 1
PAULO KALUME - 2
CENTRO - 1
CANOAS - 1
TIBERÃO - 1

A Prefeitura de Floriano continua a campanha “Covid mata e Dengue também”, ação desenvolvida pelas Secretarias de Saúde e Infraestrutura dentro do Projeto Floriano Limpa com as equipes de limpeza pública que estão atuando com várias frentes de trabalho distribuídas por vários bairros da cidade e os agentes de endemias. O objetivo da campanha é conscientizar a população de que ações simples fazem toda a diferença no combate ao mosquito Aedes aegypti. 

Transmissão 
O mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya também é o principal responsável pela transmissão da febre amarela, por isso, é importante combatê-lo, evitando o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa ou vasos de plantas. Saiba mais sobre a transmissão da dengue.

Como combater o Aedes aegypti
Para combater o mosquito da dengue é importante evitar a existência de locais ou objetos, como tampas, pneus, vasos ou garrafas, que possam acumular água parada, facilitando o desenvolvimento do mosquito. Por isso é aconselhado:

- Manter a caixa de água fechada com a tampa;
- Limpar as calhas, removendo as folhas, galhos e outros objetos que possam impedir a passagem da água;
- Não deixar acumular água da chuva sobre a laje;
- Lavar semanalmente tanques utilizados para armazenar água com escova e sabão;
- Manter os tonéis e barris de água bem tampados;
- Encher os pratinhos dos vasos com areia;
- Lavar 1 vez por semana os vasos com plantas aquáticas, usando escova e sabão;
- Guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Entregar os pneus velhos no serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e abrigados da chuva;
- Colocar o lixo em sacos fechados e fechar bem a lixeira.

João Bandeira
com informações Ascom

Apostador de Floriano acerta 5 números sozinho e leva R$ 5 milhões na Quina

Foto: Site Caixa

Um apostador da cidade de Floriano, a 244 km ao Sul de Teresina, acertou sozinho as 5 dezenas da Quina e faturou o prêmio de R$ 5.420.758,34. O concurso 5614 foi realizado na noite deste sábado (24) no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo.

O sortudo fez apenas um jogo com 7 números na unidade lotérica Mega Sorte. Outras 53 apostas acertaram 4 números e vão levar, cada uma, R$ 11.653,87. 

De acordo com a Caixa, 5.100 apostas acertaram 3 números e ganharam R$ 182,11.

O concurso da Quina arrecadou, no total, R$ 10.712.858,00. O preço da aposta com 5 números é de R$ 2,00. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de ganhar.

Julho mês da sorte

No dia 15 de julho, um apostador de Teresina acertou 15 números na Lotofácil e ganhou R$ 605.706,20. O prêmio de R$ 1.500.000,00 foi dividido com uma aposta de São José dos Campos, em São Paulo. 

Piauienses sortudos

No dia 30 de junho, um morador de Picos (a 306 km de Teresina) também acertou os 15 números na Lotofácil e levou R$ 1.164.245,67.

Em fevereiro, duas das maiores premiações da Lotomania saíram para o Piauí. As apostas foram para Santa Rosa do Piauí, cidade que fica na região de Oeiras, a 342 km da Capital, e tem pouco mais de 5 mil habitantes.

Hérlon Moraes
[email protected]

Comunidades rurais de Floriano serão beneficiadas com abastecimento de água

Na manhã desta terça-feira (20), o prefeito Joel Rodrigues esteve reunido com o secretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Danillo Martins e o vereador, Edvaldo de Araújo, para tratar de assuntos relacionados ao abastecimento de água na zona rural de Floriano.

A reunião foi concluída de forma positiva com o anúncio da perfuração de 5 poços para atender a 5 comunidades rurais do município. Destas, 3  comunidades já foram selecionadas para receber o sistema de abastecimento, que são: Baixa do Pedro, Baixas e Uica.

Durante a reunião foi articulado o recebimento do sistema em 9 comunidades rurais, sendo as 5 atendidas pelo Município e mais 4 através do Governo do Estado. A previsão é de que as obras tenham início no mês de agosto para que mais famílias da zona rural sejam beneficiadas com água da torneira. "Temos trabalhado constantemente para resolver problemas relacionados ao abastecimento de água na zona rural, concluiu Danillo Martins, secretário de Desenvolvimento Rural.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores