Cidadeverde.com

MEC aprova criação do curso de Medicina em Floriano

Foto: Floriano News

O Ministério de Educação (MEC) aprovou a criação do curso de Bacharelado em Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (UFPI), situado na cidade de Floriano. A proposta de novo curso, cujo projeto se iniciou em 2020, recebeu respaldo após divulgação, no dia 20 de março, de relatório produzido pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação (MEC).

A UFPI recebeu em janeiro uma visita in loco de uma equipe do MEC para avaliar as condições da instituição no que diz respeito à oferta do ensino, da pesquisa, da extensão e da infraestrutura para a implantação do curso de Medicina no Campus de Floriano.

Diante de análise criteriosa realizada, a universidade demonstrou estar apta para a implantação do curso de Medicina em Floriano. O parecer favorável ressalta a relevância dessa oferta educacional para a região, preenchendo lacunas assistenciais e contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local. A aprovação do curso representa um avanço importante para a UFPI e para a cidade de Floriano, consolidando o compromisso com a formação de profissionais de saúde qualificados e engajados com as demandas da sociedade.

O vice-reitor da UFPI e o coordenador do curso de Medicina do CAFS, Viriato Campelo, ressalta que a aprovação da proposta para implantação do curso de Medicina, em Floriano, consiste em êxito não só para a Universidade, mas, sobretudo, para a região circunvizinha à cidade de Floriano.

“Floriano, como um importante centro de desenvolvimento do Piauí, carecia desse curso, que não apenas forma profissionais, mas também serve como polo de assistência a atividades na área da saúde. Agora, com essa etapa fundamental assegurada, o próximo passo é cumprir as demais atividades em andamento, em sintonia com o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, para a efetiva implantação do curso em Floriano”, destacou.

Próximos passos

O vice-reitor disse, em entrevista à TV Cidade Verde no dia 14 de março, que a expectativa é que o curso inicie suas atividades em 2025.

“Ainda neste ano de 2024, a gente ainda fará uma série de ajustes porque são necessários. Não é um curso simples, é um curso longo, então nós ainda pretendemos trabalhar nesse sentido. Mas o nosso objetivo é que em 2025 a gente já possa ter uma data definitiva para o início desse curso”, destacou.

Leia também: Início do curso de Medicina da UFPI em Floriano deve ser definido em 2025, diz vice-reitor

Mais de 40 pessoas foram intimadas para prestar depoimento após uso de celulares roubados em Floriano

Foto: Ascom/ SSP-PI

Durante esta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), 42 pessoas foram intimadas pela polícia por envolvimento com uso de celulares que tinham restrição de roubos ou furtos na cidade de Floriano (a 246 km de Teresina). 

“Floriano foi a cidade escolhida para interiorização do Projeto de Recuperação de Celulares, visando o combate aos crimes de roubo e furto de celulares, o que, apenas no ano de 2023, obteve êxito na redução de 37% dos crimes de roubo na capital Teresina, e em 31% no interior do estado”, explicou a superintendência da SOI, delegado Matheus Zanatta. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, somente em Teresina, já foram realizadas 5.895 intimações com 3.500 celulares recuperados. 

Durante os dois dias, foram intimadas 42 pessoas, o que gerou 26 boletins de ocorrência com apreensões de aparelhos celulares. Desses, 24 registrados em Floriano, um na cidade de Valença e mais um na cidade de Alto Longá. 
 
Ainda de acordo com o delegado Matheus Zanatta, os aparelhos apreendidos, terão instauração do procedimento policial e, posteriormente, a restituição ao legítimo proprietário.

A Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, com apoio Delegacia Especializada em Crimes contra o Patrimônio (DEPATRI) de Floriano e a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, foram responsáveis pela intimação em massa.

Da Redação 

Cigarros eletrônicos e aparelhos são apreendidos dentro de ônibus na BR-230

Paula Monize

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou na manhã desta quinta-feira (21) o resultado de uma apreensão de cigarros eletrônicos e aparelhos celulares transportados em um ônibus na BR-230, no município de Floriano (PI). O flagrante ocorreu durante uma operação ocorrida no início da semana.

Segundo informações da PRF, o ônibus que vinha de São Paulo (SP) com destino à Teresina (PI) transportava 62 cigarros eletrônicos e 21 aparelhos celulares sem nota fiscal. Além disso, uma motocicleta avistada no bagageiro do ônibus possuía registro de furto na data de 13 de setembro de 2023, na cidade de São José dos Campos (SP).

Ao ser questionado sobre a procedência dos itens, o motorista afirmou que estava levando as mercadorias como encomenda de São Paulo para Teresina, mas não sabia dizer a quem estariam destinadas.

Diante das evidências dos crimes, o ônibus e os produtos apreendidos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Floriano para os devidos procedimentos legais.

 

Bloco da Prevenção promove palestra sobre IST entre jovens e adolescentes

O Bloco da Prevenção realizou nesta segunda-feira (18), a segunda atividade de conscientização nas escolas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Dessa vez, os alunos do ensino fundamental (regular e EJA) da Escola Municipal Padre Pedro Oliveira foram os beneficiados da ação.

Essa importante ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), e construída em conjunto com os estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Durante o evento, os alunos foram envolvidos em uma roda de conversa e dinâmicas, com premiações para os mais engajados e participativos. O objetivo principal das palestras do Bloco da Prevenção é promover informações precisas e relevantes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, além de levar uma discussão aberta e saudável sobre sexualidade e saúde.

Ascom

Programa "Meu Amigo Pet" realiza mais de 250 atendimentos em Floriano

A primeira edição do Programa Meu Amigo Pet de 2024 aconteceu na última quinta-feira, 14, na praça do Bairro Caixa D'água, em frente à UBS Theodoro Sobral e contou com a participação ativa da população. Em números totais, foram realizados: 

? Mais de 80 vacinas contra raiva;
? Mais de 40 testes rápidos para detecção de calazar;
? 25 consultas veterinárias;
? 30 pré-cadastrados no Programa de Castração de Cães e Gatos;
? 75 mudas de plantas nativas distribuídas;

A população compareceu em massa levando cães e gatos que tiveram acesso, entre outros serviços, a consultas com médicos veterinários, vacinação contra raiva, além de mudas de plantas nativas.
.Ascom

Floriano segue com ações de combate contra o mosquito da Dengue

Com a temporada de chuvas, as Secretarias Municipais de Saúde e Infraestrutura estão intensificando os esforços no enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Graças a essas ações o município tem mantidos baixo o índice de casos dessas infecções, sendo 33 casos notificados de Dengue, com 6 confirmações e 3 de Chikungunya, sem nenhuma confirmação positiva. Não foi registrado nenhum caso suspeito de Zika. Dos dados disponíveis, os bairros Irapuá II (5), Centro(4), Meladão (3) e Manguinha (3) são os que apresentam maior número de casos notificados. 

Por isso, o Diretor do Centro de Zoonoses, Thales Rodrigues, confirmou que tem sido intesificado ações de bloqueio nos locais onde foram identificados focos do mosquito utilizando bomba mecânica com veneno que não faz nenhum mal ao ser humano, apenas ao mosquito. "Vamos intensificar esses bloqueios em bairros onde forem detectados maiores focos do mosquito. Isso permite uma distribuição eficiente de inseticidas em áreas de difícil acesso, garantindo uma cobertura mais ampla e eficaz. Essa abordagem proativa tem sido fundamental para manter os índices baixos e proteger a saúde da comunidade, mas é importante ressaltar que o principal agente na prevenção é a própria população.", disse.

Apesar dos baixos índices, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, acredita na possibilidade de subnotificação, que ocorre quando não são registrados ou informados aos órgãos de saúde os casos reais de uma doença. 

Combate ao mosquito

Medidas simples, como eliminação de criadouros em residências e áreas públicas, complementam os esforços do Centro de Zoonozes e são cruciais na prevenção da proliferação do mosquito e na redução dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika.

Em caso de dor de cabeça persistente, dor nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos, febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor, manchas avermelhadas ou náusea, não vacile! Busque atendimento na sua unidade de saúde.
Ascom

Floriano lançará a plataforma 'Município Digital' nesta sexta (15)

Floriano lançará a plataforma 'Município Digital' nesta sexta (15)

A Prefeitura de Floriano, através da Ouvidoria Geral do Município, promoverá o lançamento da plataforma do programa 'Município Digital" nesta sexta-feira, 15 de março, às 16h, no auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que fica na Estação Cidadania Nivaldo Júnior, no Conjunto Pedro Simplício. A campanha que tem como tema "Municipio Digital", possui como objetivo aumentar a eficiência pública através da implementação de ações de combate à burocracia na administração pública, conforme previsto na Lei n° 14.129/2021 e Lei n° 007/2005.

A plataforma visa aprimorar os serviços públicos prestados pelo Município aos cidadãos e às empresas, levando em consideração o combate a burocracia com a automatização de procedimentos em órgãos da administração, o aumento da eficiência com foco no cidadão e a transformação digital com base na tecnologia da informação e informática jurídica.

O cidadão poderá acessar o ícone "Município Digital" através do portal do Município, por meio do endereço www.floriano.pi.gov.br. Na página inicial, basta clicar no opção que você precisa. Ao clicar no ícone Transparência, por exemplo, o usuário acessa o serviço de informação do cidadão, onde encontrará tudo sobre receitas e despesas, licitações, contratos, leis, e muito mais.

Inicialmente, serão prestados 16 serviços na plataforma que poderão ser acessados através do portal do município www.floriano.pi.gov.br:

1-Solicitar atendimento ou serviço público

2- Reclamar de um serviço público

3- Elogiar atendimento do serviço público municipal

4- Sugerir proposta ou ideia para melhoria do serviço público

5- Emissão de guia de IPTU

6- Cartão Nacional de Saúde

7-Vigilância sanitária

8-Emitir de nota fiscal de pessoa jurídica

9- Abertura ou baixa de empresa

10- Certidão negativa de pessoa física ou jurídica

11- Denúncia ambiental

12- Solicitação de ação de educação ambiental

13- Conselho Tutelar

14- Recurso administrativo para apreciação de multas (defesa prévia)

15- Recurso administrativo para apreciação de multas (JARI)

16- Agendamento de quadras esportivas

Conforme previsto no plano de ação do comité para implantação da Plataforma do Município Digital, esta é uma política da administração que objetiva aperfeiçoar o atendimento aos usuários dos serviços públicos municipais. "O Municipio Digital é mais uma ferramenta de desburocratização e acesso facilitado ao serviço público, a um clique do cidadão, por meio da plataforma online, onde disponibilizaremos diversos serviços das secretarias municipais, de forma que o usuário nem precise sair de casa", finalizou o Ouvidor-Geral, Joilson Rodrigues.

Ascom

 

Início do curso de Medicina da UFPI em Floriano deve ser definido em 2025, diz vice-reitor

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, destacou que a data de início do curso de graduação bacharelado em Medicina para o Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano, deve ser definida em 2025.

“Ainda neste ano de 2024, a gente ainda fará uma série de ajustes porque são necessários. Não é um curso simples, é um curso longo, então nós ainda pretendemos trabalhar nesse sentido. Mas o nosso objetivo é que em 2025 a gente já possa ter uma data definitiva para o início desse curso”, destacou.

Segundo Viriato Campelo, no momento, a universidade está realizando os ajustes para que o curso possa ser implantado na região.

No período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, uma comissão do Ministério da Educação (MEC) visitou o campus de Floriano para avaliar as condições da instituição no que diz respeito à oferta do ensino, da pesquisa, da extensão e da infraestrutura para a implantação do curso.

“Nós estamos neste exato momento recebendo o retorno do Ministério da Educação, então nós já estamos aqui com uma série de questões para serem respondidas no sentido de avançar cada vez mais para a concretização desse projeto de medicina na cidade de Floriano”, ressaltou o vice-reitor.

 

Da Redação (Com informações de Najla Fernandes - TV Cidade Verde) 

Prefeitura de Floriano lança oficialmente o IPTU 2024

A Prefeitura de Floriano, através da Central do Contribuinte, ligada à Secretaria Municipal de Finanças,na manhã desta sexta-feira, 8 de março, lançou, oficialmente, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2024, trazendo novidades. A solenidade ocorreu na sede da Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito, Antônio Reis, do secretário de Finanças, Lauro Cronemberger e equipe técnica; demais secretários e secretárias, vereador David Oka, representando o Poder Legislativo, e a imprensa local.

Este ano foram emitidos 29.637 carnês de pagamento do IPTU, sendo 54,92% deles com valor de até R$ 50,00. A novidade é que a partir desta edição do IPTU, o contribuinte poderá efetuar o pagamento do seu imposto via PIX, através do QRCode, no aplicativo bancário, que é mais uma facilidade para o contribuinte, além do desconto de 15% sobre o valor para quem optar pelo pagamento em cota única. Para comprovar o novo serviço, o prefeito aproveitou o momento e, na presença de todos, pagou o seu IPTU via Pix, aprovando a inovação.

Em 2023, a arrecadação do imposto em Floriano teve um crescimento de quase 90 mil reais (R$ 89.514,35) em comparação com o ano anterior, representando um incremento de 5,29%, e totalizando a arrecadação em mais de 1 milhão e 600 mil reais (R$ 1.634.463,71). Segundo o secretário de Finanças, Lauro Cronemberger, para o ano de 2024, a expectativa de crescimento é ainda maior, em torno de 8%, com meta de arrecadação de R$ 1.765.220,81. 

De acordo com o prefeito, "o IPTU, assim como os demais impostos, alavancam o desenvolvimento da cidade. Hoje, muitas obras são feitas com recursos próprios advindos do pagamento dos impostos", disse Antônio Reis. Segundo Lauro Cronemberger, "as principais ações realizadas com recursos provenientes do IPTU podem ser vistas nas praças, escolas, nas unidades básicas de saúde e na infraestrutura; o imposto retorna para o município em forma de melhoria na qualidade de vida do florianense", ressaltou o secretário.

Em caso de dúvidas, o contribuinte deve procurar a Central do Contribuinte, localizada a Rua Fernando Drumont, 897, Centro ou entrar em contato pelo telefone/whatsapp 89 9 9417-4486, para solicitar informações.

Ascom

Saúde promove treinamento sobre o manejo de Tuberculose em Floriano

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira, 08, encontro com profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Primária com o tema: “Assistência do Enfermeiro e Médico à Pessoa com Tuberculose na Atenção Primária”. A médica Safira Leal e a enfermeira Patrícia Neiva ministraram a palestra para os profissionais. 

Segundo Milena Portela, diretora de Combate à Tuberculose, a ação faz parte da programação voltada ao Março Vermelho, em referência ao período de campanha de prevenção e combate à doença. "O objetivo da Coordenação de Hanseníase e Tuberculose foi promover educação continuada para esses profissionais, sanando dúvidas e atualizando quanto aos parâmetros de tratamento de Tuberculose", disse.

Todos os anos, a Secretaria Municipal de Saúde realiza campanhas preventivas sobre a Tuberculose com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as consequências devastadoras à saúde, sociais e econômicas desta doença e para intensificar os esforços com o objetivo de acabar com essa epidemia global. 

A tuberculose continua sendo uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. Todos os dias no mundo, mais de 4 mil pessoas morrem de tuberculose e cerca de 30 mil adoecem com esta doença evitável e curável. Nas Américas, todos os dias morrem mais de 70 pessoas e cerca de 800 adoecem dessa doença. Estima-se que, em 2020, havia 18,3 mil crianças com TB nas Américas, metade delas com menos de cinco anos de idade.

Ascom

Posts anteriores