Cidadeverde.com

Justiça condena a 10 anos de prisão acusado de tentar matar vereador

Foto: MPPI

A Justiça condenou o acusado de tentar assassinar o vereador da cidade de Floriano, Manoel Simplício da Silva, a 10 anos e oito meses de reclusão em regime fechado. O réu Walfran do Vale Pereira Nunes (vulgo Neguim) foi a julgamento nesta quinta (29) pelo Tribunal do Júri, após quase três anos da tentativa de homicídio, motivado por uma disputa de terreno residencial.

O Tribunal do Júri ocorreu em Floriano, na mesma cidade em que ocorreu o crime contra o vereador Manoel Simplício da Silva, que já foi prefeito do município.

Já a tentativa de homicídio aconteceu no dia 17 de novembro de 2016, no bairro Bosque Santa Teresinha; o acusado participou da tentativa de assassinato efetuando o disparo de três tiros de arma de fogo (revólver) à curta distância contra a vítima. 

 O Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri (GAEJ), representado pelo promotor de Justiça João Malato Neto, obteve a condenação do réu, que conduzido à penitenciária Vereda Grande de Floriano para início do cumprimento da pena.

A sentença condenatória foi anunciada pelo magistrado titular da Comarca de Floriano, Noé Pacheco de Carvalho.


Vereador Manoel Simplicio (Foto: Facebook/Manoel Simplicio)
 

 

Carlienne Carpaso (com informações do MPPI)
carliene@cidadeverde.com 

Abertura da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência acontece em Floriano

A abertura da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, ocorreu nesta terça-feira (26) no Espaço Cultural Maria Bonita. O evento promovido pela Secretaria de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Educação faz parte das atividades previstas na lei sancionada, em 4 de fevereiro de 2019, pelo presidente da República Jair Bolsonaro, com objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para reduzir a incidência de gravidez na adolescência. 

O evento que trouxe como tema “Não pule etapas, tudo tem seu tempo”, propiciou um diálogo com a psicóloga Rose Batista, além de exposição de vídeos, encenação teatral, apresentação de hip hop e exposição de trabalhos escolares para mais de 150 crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos matriculadas em escolas da rede pública e privada de Floriano. O secretário de Educação, Joab Curvina declarou, a importância da escola em sensibilizar os alunos para este tema, uma vez que se observa a incidência de crianças abaixo de 14 anos, matriculadas na escola, que engravidam.

“Além de trazer um risco à saúde para a mulher adolescente, a gravidez indesejada atrapalha muito os estudos e traz consequências na vida socioeconômica, pulando de fato uma etapa importante da vida. Nós estamos com alguns números altos, a nível de brasil, estado e munícipio. Em 2018, cerca de 300 nascidos vivos eram de mulheres adolescentes; sendo 60 em Floriano.”, afirmou Thais Braglia, secretária de Saúde. O evento também faz parte das ações do município que concorrem ao Selo UNICEF, uma iniciativa que fortalece as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de municípios do Semiárido e da Amazônia.

ascom

1ª Semana do Orgulho de Ser é realizada em Floriano

Com o tema "Rexistirmos: a que será que se destina?", a Semana do Orgulho de Ser chega a Floriano. A abertura do evento foi realizada, nesta segunda feira (26), com uma conferência na Câmara Municipal em Floriano.

A Semana do Orgulho de Ser acontece a 15 anos em Teresina, através do Grupo Matizes, trazendo atividades de formação política para sensibilizar a população sobre a garantia dos direitos humanos, bem como o respeito e valorização a grupos sociais com altos índices de discriminação, como a comunidade LGBT+, negros, mulheres e indígenas.

Esta é a primeira em vez do evento no município, promovido pelo Coletivo Anapuru em parceria com o Grupo Matizes, Prefeitura de Floriano e instituições superiores (IFPI, UFPI, UESPI, FAESF e São Judas Tadeu). Universitários e membros da comunidade estiveram presentes pautando diálogos sobre a valorização da diversidade. 

Letícia Pereira, professora doutora da UFPI, deu um show de palestra reforçando as formas dos sujeitos individuais e coletivos pensarem estratégias e ações de fortalecimento de suas "ReXistências". A noite também contou com apresentações culturais do Coral do IFPI e do Grupo Modjumbá de Floriano.

A programação da Semana do Orgulho de Ser segue até o dia 29, encerrando as atividades com performances e muita música no Espaço Cultural Maria Bonita, às 18h.

Fonte: ascom

Ação do Agosto Dourado divulga a importância da amamentação em Floriano

Amamentar é um gesto de amor e carinho, que além do fortalecimento do vínculo famíliar, possibilita a prevenção de diversos problemas de saúde relacionados ao bebê e sua mãe. Pensando em contribuir para a conscientização da importância da amamentação, seus cuidados e relevância, o mês de agosto é dedicado a reflexão sobre o tema.

Em Floriano, a Semana Mundial de Amamentação trouxe na manhã desta quinta-feira (22), uma importante ação promovida pelo Hospital Regional Tibério Nunes, Secretaria Municipal de Saúde - SMS, Faculdade de Floriano - FAESF, SESC de Floriano, dentre outras instituições parceiras. O evento em estilo talk show recebeu diversas convidadas para falar sobre a importância da amamentação, com mães e profissionais que partilharam experiências e responderam as perguntas da platéia. Assuntos como o Posto de Coleta de Leite Materno que está sendo organizado em Floriano, bem como, a importância da odontopediatria, nutrição, consultoria da amamentação, dentre outros, foram abordados no evento, que ressaltou ainda a criação de um projeto por parte dos acadêmicos e professores da Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral, que trabalhará o acompanhamento por mensagem no aplicativo de celular Whatsapp de algumas mães e bebês em período neo-natal, que compreende do 1° ao 28° dia de vida da criança. Segundo a psicóloga Rose xxx, mãe de 4 filhos, amamentar é muito importante para o bebê e sua mãe, entretanto, algumas mães por exemplo, não conseguem amamentar e precisam também ser acolhidas e cuidadas neste período, entendendo suas limitações e buscando sempre o melhor caminho para o seu desenvolvimento e do bebê.

Nesta sexta-feira (23), a programação continua. Desta vez, a FAESF receberá todo o público a partir das 8h, na pauta estarão temas como Panorama da rede materno infantil, Perfil da Utin do HRTN e primeiros cuidados com os recém nascidos, dentre outros.

da redação
redacao@cidadeverde.com

Joel Rodrigues visita retomada das obras de asfaltamento em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues, juntamente com o secretário de Infraestrutura, Assis Carvalho, visitou na tarde desta quarta-feira (21), a retomada das obras de asfaltamento em Floriano.

Os trabalhos estão sendo executados na Rua Fernando Marques, no trecho que conecta a Rua Bento Leão e a Avenida Frei Antônio Curcio e, paralelo a ela, na Rua Felix Pacheco, que conecta a Rua Hermano Brandão, Avenida Fazer Bucar e Rua Esmaragdo de Freitas (Cais da Beira Rio).

O projeto que contempla 19 ruas é resultado da integração com o Governo Federal, através dos recursos do "Checão" viabilizados pelo Ministério das Cidades. Segundo Joel, cerca de 30% das obras já estão concluídas. “A próxima contemplada será a Rua Miguel Leão, que compõe as 12 ruas restantes que integram o maior projeto de mobilidade urbana desenvolvido na cidade”, afirmou.

Ascom

PRF apreende 310 kg de drogas escondida em caminhão de Minas Gerais

Foto: Divulgação PRF

Uma nova apreensão de grande quantidade de droga foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira(19) em Floriano (a 240 km de Teresina). Um cão farejador encontrou os entorpecentes em um compartimento de um caminhão. 

Foram aproximadamente 300 quilos de maconha e dez de cocaína avaliados em R$ 2 milhões. Na ação, uma pessoa foi detida. 

De acordo com o condutor, a droga vinha de Minas Gerais e tinha destino as grandes capitais do Nordeste. Ele foi encaminhado à delegacia regional da cidade. 

Esta é a segunda grande apreensão de drogas, somente este mês realizada pela PRF, na semana passada meia tonelada de uma substância análoga a maconha foi apreendida na BR-316 em Picos (a 306 km de Teresina). Na oportunidade, o entorpecente foi avaliado em R$ 5 milhões

 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Publicado primeiro edital de convocação do concurso da Prefeitura de Floriano

Em solenidade simples, na sede da Prefeitura de Floriano, o Município publicou, nesta segunda-feira (19), o primeiro edital, com a lista de convocados do último concurso da Prefeitura de Floriano, que ofereceu 147 vagas para várias áreas.

Neste primeiro edital são 157 convocados, que incluem aprovados e classificados, principalmente para os cargos de vigia, serviços gerais e enfermeiros. Na lista estão: 5 Assistentes Sociais, 6 psicólogos, 8 motoristas, 28 auxiliares de serviços gerais para a zona urbana e 7 para a zona rural, 38 vigias para a zona urbana e 8 para a zona rural, 9 odontólogos, 1 educador físico, 11 enfermeiros, 2 enfermeiros – Saúde Mental, 2 farmacêuticos, 3 fisioterapeutas, 1 fonoaudiólogo, 4 médicos ESF, 1 médico-SAMU, 2 nutricionistas, 9 técnicos de enfermagem, 4 técnicos em saúde bucal-THD, 5 agentes de trânsito, 2 agentes fiscais de tributo e 1 contador.

Por secretaria são: 63 convocados para a Saúde, 9 para o Desenvolvimento e Assistência Social, 77 para Educação, 5 para a SUTRAN, 2 para a Finanças e 1 para a Controladoria.

A Secretaria Municipal de Educação de Floriano informou que os 37 professores aprovados no último concurso público de Floriano, serão convocados em janeiro de 2020, para que não haja prejuízo aos alunos da rede municipal de ensino, considerando que a saída dos professores que fizeram o planejamento no início do semestre prejudicaria o ano letivo; para que não haja interrupção no andamento das aulas e conteúdo, considerando que os novos professores deverão, primeiro, passar pelo processo de formação e longo período de planejamento e para que os estudantes não sejam prejudicados na execução da prova SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, aplicada para alunos do ensino fundamental.

A validade do concurso é de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos. Os convocados deverão se apresentar, na sede da Secretaria Municipal de Educação, entre 21 de agosto e 10 de setembro, de 8h às 13h, levando a documentação exigida no edital.

A lista com os todos os convocados está disponível no mural da Prefeitura de Floriano e no Centro Administrativo. Também é possível acessar a lista pela guia “Editais”, no site oficial do Município (www.floriano.pi.gov.br), no site oficial do Instituto Legatus (www.institutolegatus.com.br) ou através do link abaixo: http://www.floriano.pi.gov.br/download/201908/SF19_4d95acb926.pdf

Fonte: ascom

Homem morre após passar mal e cair de moto em avenida de Floriano

Foto: PM-PI

Um homem identificado como Antônio  Luis Teixeira Sobral Filho, 37 anos, morreu após passar mal enquanto pilotava uma moto na tarde deste domingo (18) na Avenida Doutor Dirceu Arcoverde, em Floriano.

Antônio Luis passou mal, se desequilibrou e caiu da moto, uma Biz de cor preta. "A informação que o pessoal do SAMU nos passou é de que ele sofreu um enfarto antes de cair da moto. Ele também teria diabetes. Apenas ele ficou se envolveu na queda, não chegou a colidir em outro veículo", informou o subtenente Hélio Avelino, do 3º Batalhão da Polícia Militar.

O SAMU chegou a se destacar para o local, mas o motoqueiro já estava e óbito. A assessoria do Hospital Regional Tibério Nunes informou que a causa morte ainda é desconhecida e relembrou que Antônio havia perdido o pai após complicações pulmunares do familiar há cerca de 15 dias.

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Menor é suspeito de balear cabeça de jovem em Floriano

Foto: Sesapi

Ampliada às 17h12.

Uma confusão em uma bar na região do cais de Floriano acabou em dois irmãos baleados por dois menores que dispararam na cabeça e na coluna  de uma das vítimas. O caso ocorreu por volta das 21 horas desse sábado (17).

Segundo o subtenente Hélio Avelino, do 3º Batalhão da Polícia Militar, os dois jovens têm 16 anos e já são conhecidos na polícia por roubo. Eles teriam se envolvido em uma confusão com um homem identificado como Pitoca, filho da proprietária do bar.

Após a confusão, os menores voltaram ao bar armados e atiraram contra Pitoca. "Eles já chegaram atirando e Francimar,  irmão de Pitoca tentou proteger o irmão e foi atingido de raspão na cabeça e na coluna. Pitoca levou um tiro no pé", informou o subtenente.

Os menores fugiram em uma moto e foram interceptados por um carro que estava em um bar próximo e os perseguiu. Eles chegaram a cair da moto mas fugiram pelo matagal. "Eles já têm passagem pela polícia por roubo e acabaram se envolvendo nessa confusão com os filhos da dona do estabelecimento", explicou Avelino.

De acordo com o sargento Josué Carvalho, a polícia já localizou a família dos suspeitos que se comprometeram em apresentá-los à delegacia de Floriano nesta segunda-feira (19).

Os irmãos atingidos foram socorridos pelo SAMU e encaminhados para o Hospital Regional Tibério Nunes.

Francimar está internado e não precisou de intervenção cirúrgica até o momento. Segundo a informações da assessoria do Hospital Tibério Nunes na tarde deste domingo (18), ele foi internado na clínica neurocirúrgica com balas alojadas na cabeça e na coluna.

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Educação de Floriano divulga tabela de pagamento até dezembro

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (SINTE-PI) realizou, na manhã desta quarta-feira (14), uma assembleia geral com a Secretária de Educação de Floriano, para tratar do atraso salarial de 12 dias, referente ao mês de julho, dos profissionais de Educação do município. A pedido do SINTE-PI, o secretário de Educação, Joab Curvina, também esteve presente, juntamente com o Conselho do FUNDEB e a categoria de servidores da Educação.

O secretário Joab Curvina destacou os desafios para manter a folha de pagamento, apresentando uma prestação de contas dos anos de 2018 e 2019, bem como propostas para solucionar o atraso salarial deste mês. "Desde o início da nossa gestão, temos realizado os pagamentos dentro dos prazos estabelecidos, chegando a repassar 37% do Fundo de Participação do Município para complementar a Folha da Educação. Devido ao déficit financeiro na arrecadação do FUNDEB, também em 2019, várias reuniões com o setor de Finanças e com o prefeito Joel, foram realizadas para encontrarmos uma solução e manter o compromisso que temos com a Educação", afirmou.

Segundo Joab, a receita de janeiro a julho de 2019 para pagamento da Folha foi de R$ 16.157.214,19. Mas, assim como a receita aumentou com relação ao ano passado, as despesas do primeiro semestre também cresceram, totalizando R$ 18.185.880,12. Isso resultou num déficit de 2.028.665,93 dos recursos totais para Folha de Pagamento até hoje.

A boa notícia é que o secretário de Educação garantiu que, em virtude dos impostos arrecadados ainda este mês para o FUNDEB, o salário referente ao mês de julho estará disponível na conta dos profissionais da Educação ainda no próximo dia 20 de agosto.
Na oportunidade, também foi apresentada a tabela com as datas de previsão do pagamento para os próximos meses do ano:

PREVISÃO DE PAGAMENTOS - EDUCAÇÃO
Agosto - 20/09/2019
Setembro - 11/10/2019
Outubro - 11/11/2019
Novembro - 11/12/2019
13º Salário - 20/12/2019
Dezembro - 11/01/2020

Em resposta a uma dúvida da categoria, o secretário Joab e a presidente Lea Almeida, informaram também que os precatórios do FUNDEB estão previstos para julho de 2020. "Esta é uma proposta possível e real para que possamos regularizar a situação dos servidores da Educação.", finalizou Joab. 

Em resposta à solução apresentada pela Secretaria de Educação, a categoria de professores e trabalhadores da Educação, juntamente com o SINTE-PI propuseram  que apenas uma alteração fosse realizada no cronograma de pagamentos. "A remuneração de agosto deverá ser feita até 11/09, uma vez que o dia 11 foi a data também prevista para os outros meses, com exceção do 13º salário", afirmou Lea de Almeida.

A proposta do SINTE-PI será apresentada ao Poder Municipal. Após a resposta do município, outra assembleia deverá ser marcada entre o SINTE-PI e a categoria dos trabalhadores para deliberação, caso necessário, de alguma ação.

Ascom

Posts anteriores