Cidadeverde.com

Projeto Fim de Tarde comemora 1 ano com edição especial em Floriano

Muita alegria e animação na festa de 1 ano do Projeto Fim de Tarde promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com as  empresas privadas da cidade, no Cais do Porto de Floriano. O evento que iniciou com a transmissão da final da Copa Libertadores da América, contou ainda com o grupo Simplicidade, garantindo muito pagode à festa.

Segundo a secretária da pasta, Jaqueline Monteiro, o projeto realizado mensalmente no Cais do Porto, tem contribuído para o desenvolvimento da economia local, movimentando as vendas em bares e restaurantes, e valorizando ainda os artesãos que expõem suas peças em uma feira do artesanato, para apreciação e venda,  durante o evento. As atrações musicais são locais, promovendo assim os artistas da terra que estão iniciando sua carreira ou que já estão consolidados na cidade e região.

Ao longo do primeiro ano da iniciativa, outro projeto também tem sido realizado: o Fim de Tarde nos bairros, que em parceria com outras secretarias, leva música com artistas locais e atendimentos diversos à população. A próxima edição do Fim de Tarde nos Bairros será realizado no bairro Taboca, no dia 30 de novembro, às 17h e terá como atração, a banda Destaque Musical.

[email protected]

Atividades marcam o dia da Consciência Negra no município de Floriano

O dia da Consciência Negra foi celebrado em Floriano com uma vasta programação organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O primeiro evento do dia, que faz parte da Semana da Consciência Negra em Floriano, foi realizado em parceria com o Colégio Técnico de Floriano – CTF e envolveu rodas de conversa com as alunas africanas de Porto Príncipe, oficinas, danças e capoeira.

Na oportunidade, também foi realizada a escolha da Miss Beleza Negra CTF, Miss Beleza Negra UFPI e Mister Beleza Negra CTF, sendo coroados os alunos Rauanna Santos, Helen Kacia Moraes e Lucas Silva, respectivamente, que participarão do concurso Beleza Negra, elegendo o Miss e Mister Beleza Negra de Floriano, no dia 30 de novembro.

Palestras, oficinas e workshop’s fazem parte da programação que promove ações em escolas públicas e privadas de Floriano, levando atividades que trabalham temáticas acerca da cultura africana, preconceito, dentre outros.

[email protected]

Começa a 2ª etapa de vacinação contra o Sarampo na cidade de Floriano

Teve início nesta segunda-feira, 18 de novembro, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que agora tem como público-alvo jovens adultos de 20 a 29 anos de idade, para imunização da tríplice viral – que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola, a mobilização segue até o dia 30 de novembro, quando ocorre o dia “D” de vacinação.

A primeira etapa de vacinação ocorreu de 7 a 25 de outubro, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. Pessoas que ainda não tomaram as duas doses da vacina na infância ou adolescência, ou aqueles que não tem certeza se já receberam a segunda dose, devem ser imunizados.

SOBRE O SARAMPO:

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte, tendo como principais sintomas: febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente. A prevenção da doença é feita por meio da vacinação, e os especialistas reforçam que não há relação entre a vacina e o autismo.

[email protected]

Polícia interrompe velório em Floriano para enviar corpo ao IML de Teresina

Foto: Ascom/Sesapi

A polícia civil de Floriano teve que interromper um velório para que o corpo de um rapaz, morto com um tiro de arma de fogo na cabeça, fosse enviado ao Instituto Médico Legal (IML) em Teresina para a retirada do projétil. Segundo o delegado Bruno Ursulino, que investiga o caso, por falha de comunicação houve a liberação do cadáver para a família.

“Fiz requisição do exame cadavérico e quando a gente confirmou que se tratava de um disparo de arma de fogo e o projétil estaria alojado na cabeça, questionamos o perito se haveria a possibilidade de ele fazer a retirada aqui em Floriano. Ele alegou que não tinha os instrumentos necessários. Perguntei se haveria necessidade de encaminhar esse corpo para Teresina, aí ele disse que se tivesse interesse de retirar o projétil, haveria sim a necessidade”, disse o delegado, que ressaltou uma falha de comunicação.

“Entrei em contato com o IML, que prontamente nos atendeu e mandou a viatura, mas por alguma razão houve uma falha de comunicação entre o perito e o necrotério do Hospital Tibério Nunes. Acabou que liberaram o corpo para a família. Quando eu estava no meio da diligencia atrás do Chaguinha (suspeito do crime) recebei a informação. Eu já tinha comunicado para a família dessa necessidade, ai mandei dois agentes de polícia para irem até o velório explicar pra família a necessidade de mandar esse corpo pra Teresina, já que o projétil de arma de fogo é uma prova e, a gente conseguindo ela e posteriormente apreendendo a arma do crime, seria uma prova irrefutável. Aí ficaria bem fácil conseguir uma condenação do suspeito. Foi possível contornar sem maiores transtornos e tudo foi resolvido”, explicou o delegado.

O jovem morto é Douglas Rodrigues de Sousa, 16 anos. A primeira versão para a sua morte é que uma máquina de fazer tatuagem explodiu na casa do padrasto da vítima. Ele estaria tatuando o próprio corpo no momento do suposto acidente. A polícia descartou essa hipótese.

“Essa história da explosão da máquina foi só para tirar a atenção da polícia. Ontem ficamos até meia noite aqui em Floriano e na cidade de Barão de Grajaú (MA) fazendo diligências para encontrar o suspeito, mas infelizmente não conseguimos. Agora vamos trabalhar para pedir a prisão preventiva”, disse o delegado.

Ainda de acordo com Bruno Ursulino, vítima e suspeito eram amigos, mas entraram em desavenças após a negociação de uma arma.

“Eles eram amigos e faziam roubos. Numa negociação de uma arma de fogo se desentenderam, e um querendo ser mais homem que o outro, acabou nisso aí”, finalizou o delegado.

Hérlon Moraes
[email protected]

Polícia vai investigar se adolescente morreu após explosão de máquina de tatuagem

Foto: Ascom/Sesapi

A Polícia Civil de Floriano está investigando a morte do adolescente Douglas Rodrigues de Sousa, 16 anos. Ele morreu na madrugada dessa quinta-feira (14) após dar entrada no Hospital Regional Tibério Nunes. 

Há informações iniciais  que a morte teria ocorrido após uma máquina de fazer tatuagem explodir na casa do padrasto da vítima. Ele estaria tatuando o próprio corpo no momento do suposto acidente. No entanto, a tese mais forte da  Polícia Civil é de homicídio. 

De acordo com o delegado Bruno Ursulino, o corpo de Douglas tem uma perfuração. "Surgiu uma história muito controversa. A polícia não acredita muito nessa história de máquina ter explodido não. A principal suspeita é de homicídio", contou o delegado ao Cidadeverde.com

A Polícia Civil fará  levantamento no local de crime para elucidar a morte do adolescente.

O adolescente, segundo o delegado Bruno Ursulino, é suspeito de participar de roubos na região. 

 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Planifica SUS capacita profissionais da Atenção Básica em Floriano

Os profissionais da saúde municipal participam nesta segunda (5) e terça-feira (6), na Faculdade de Floriano – FAESF, das atividades do projeto Planifica SUS, por meio da realização de workshops. A qualificação é uma parceria do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Estadual de Saúde- CONASS, Instituição Israelita Albert Einstein e Secretaria Estadual de Saúde, visando a reorganização dos micro e macroprocessos da Atenção Básica Primária à Saúde.

O Planifica SUS, que tem como tema “A integração da Atenção Primária e da Atenção Especializada nas Redes de Atenção à Saúde”, também atua na capacitação dos profissionais no cuidado materno infantil, esse serviço atenderá gestantes e crianças de alto risco que serão atendidas por uma equipe multiprofissional, composta por obstetra, pediatra, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e um técnico de enfermagem.

O Secretário de Saúde, James Rodrigues, tem sido um grande entusiasta do Planifica SUS por entender que este projeto é capaz de modificar o processo de trabalho das equipes como vem acontecendo com a USF Viana de Carvalho, onde já é possível notar avanços no processo de trabalho da equipe no atendimento humanizado a comunidade.

[email protected]

Lei municipal intensifica fiscalização de transporte irregular de passageiros em Floriano

A lei 994/2019, publicada no Diário Oficial dos Municípios na última sexta-feira (1), instituiu normas para regular a fiscalização e o combate à atividade econômica que consiste no transporte clandestino e/ou irregular de passageiros, tendo como base a Lei Federal nº 12.009/2009 do Conselho Nacional de Trânsito.

Quem são considerados clandestinos e irregulares?

Clandestino: o transporte municipal remunerado, em motocicleta, carro, ônibus, micro-ônibus, vans, transporte escolar ou qualquer outro veículo automotor particular ou de aluguel, promovido por pessoa física ou jurídica que não possua concessão, permissão ou autorização do órgão competente.

Irregular: o transporte municipal remunerado com motocicleta, carro, ônibus, micro-ônibus, vans, transporte escolar ou qualquer outro veículo automotor particular ou do aluguel, promovido por pessoa física ou jurídica, que possua vício/erro na concessão, permissão ou autorização do órgão competente.

De acordo com a lei, também é caraterizado clandestino ou irregular a circulação em via pública no município de Floriano oferecendo o serviço de transporte remunerado, bem como o recrutamento de passageiros em pontos de parada identificados pelo setor de fiscalização como pontos clandestinos, além do estacionamento em pontos irregulares objetivando o recrutamento de passageiros. Excetuam-se da lei, o transporte de passageiros realizado por intermédio de aplicativos, que será regulamentado em lei própria.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SUTRAN ficará responsável pela fiscalização e aplicação das sanções administrativas, que poderão ser aplicadas na forma de remoção do veículo ou multa. A lei, com data de 26 de setembro de 2019, já está em vigor no município.

[email protected]

Zona rural do município de Floriano recebe projeto Saúde em Movimento

O mês de novembro chegou e em Floriano, o projeto Saúde em Movimento, realizado pela Secretaria de Saúde, leva para mais perto do homem do campo, atendimentos específicos de prevenção e combate a doenças. Desta vez, abrindo o Novembro Azul, de valorização a saúde do homem, a comunidade Tabuleiro do Mato e região recebeu mais uma edição do projeto que realizou a primeira etapa na zona urbana, com exames de hemograma e PSA total, na última quinta-feira (25), para os homens, quando a ação disponibilizou transporte, garantindo a locomoção dos moradores da região até o laboratório, na zona urbana de Floriano.

A ação contemplou a atualização do cartão SUS, avaliação nutricional, consultas com urologista e clínico geral, solicitação de mamografia, prevenção do câncer de colo do útero, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite, atendimento do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, dentre outros. Alcançando os homens, mas também crianças, mulheres e idosos. O projeto tem alcançado as comunidade rurais, facilitando o acesso à serviços de saúde importantes no combate e prevenção de doenças. 

O calendário de ações do Novembro Azul contemplará diversas ações na zona urbana e rural, disponibilizando o acesso a consultas e exames preventivos. Entretanto, estes serviços podem ser encontrados durante todo o ano, através das Unidades Básicas de Saúde.

[email protected]

Prefeitura de Floriano realiza o lançamento do Projeto Jovem Empreende

Empreender é um desafio que muitos jovens tem abraçado nos dias atuais, não sendo diferente em Floriano. Pensando na importância do assunto e buscando trazer mais informações e troca de experiências, a Secretaria de Governo, através da Diretoria de Juventude, lançou o Projeto Jovem Empreende, na última terça-feira (22), que agregará diversas ações para fomentar novas ideias e contribuir para o desenvolvimento empreendedor de jovens. 

A primeira ação, foi o Talk Show Jovem Empreende que reuniu vários nomes do empreendedorismo jovem de Floriano, além do consultor empresarial Magno Bezerra. Os convidados da noite compartilharam experiências e tiraram dúvidas da plateia que reuniu acadêmicos de diversos cursos, micro empreendedores e pessoas interessadas em iniciar o seu próprio negócio ou ainda conhecer um pouco desta perspectiva. 

 O projeto apoiado pelas Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Comunicação contemplará etapas importantes, como o Jovem Empreende – Eu quero empreender, que propiciará aos jovens selecionados, entre 16 e 29 anos, mediante critérios a serem divulgados em janeiro, conhecimento acerca do seu perfil profissional, estratégias de negócio, utilização de redes sociais e estágios de observação em empresas parceiras.

Outra etapa importante será realizado posteriormente, sendo ela, o Jovem Empreende – Eu empreendo, com dicas para jovens que já empreendem. Para 2019, ações em escolas e centros de reabilitação mobilizarão a juventude a pensar no empreendedorismo, como ferramenta de transformação social, a partir da partilha de experiências com empreendedores locais.

 

[email protected]

No Maranhão, motorista sem habilitação atropela e mata atleta de ciclismo

Foto:Reprodução/Facebook

O ciclista do município de Floriano, Cássio Alves de Almeida, 50 anos, morreu no Hospital Tibério Nunes, após ser atropelado na BR 278, no município de São Francisco do Maranhão. O atleta costumava treinar no trecho da BR 278, que liga a cidade de São Francisco do Maranhã a Barão de Grajaú.

No domingo (20), Cássio treinava por volta das 18h30 quando foi atropelado por uma S10. O motorista do carro identificado como Gabriel Barbosa de Sousa, 19 anos, não possui carteira de habilitação.

De acordo com o delegado de São Francisco do Piauí, Firmino Vilarinho, o motorista foi autuado por homicídio culposo com o agravante de não possuir habilitação. 

“O ciclista Cássio vinha em uma bicicleta no sentido São Francisco do Maranhão a Barão do Grajaú. E a S 10 branca vinha no sentido de Barão de Grajaú ao povoado Bem me Quer.  Eles estavam em sentido contrário. A S 10 colidiu com a bicicleta em uma curva. O Cássio foi arremessado em uma ribanceira. A Polícia Militar apresentou o dono do carro e ele foi autuado em flagrante por homicídio culposo qualificado pela falta de habilitação”, destacou.

A perícia vai dizer se o condutor do veículo estava em alta velocidade. A estrada é conhecida por possuir muitas curvas.  “Acreditamos que não era uma velocidade baixa porque a vítima foi arremessada em alta velocidade para fora da estrada”, disse o delegado.

Cássio era um dos principais atleta do Piauí da categoria Over 50. Ele foi campeão piauiense no ano de 2018. A Federação Piauiense de Ciclismo lamentou o falecimento do atleta. 

Lídia Brito
[email protected]

Posts anteriores