Cidadeverde.com

Município de Floriano inicia obras de asfaltamento de novas vias da cidade

A Rua Defala Attem, importante via para a mobilidade urbana de Floriano, está passando por um processo de revitalização com o início das obras de asfaltamento. Este projeto, que visa melhorar o acesso e proporcionar mais qualidade de vida aos moradores, atende a uma demanda antiga da população.

Orçada em quase R$ 1 milhão e 400 mil (R$ 1.392.800,00), as obras abrangem mais de 2 quilômetros, e inclue a preparação da base e a aplicação de camada asfáltica, garantindo assim maior durabilidade e segurança para os usuários da via. O projeto de asfaltamento inclue, ainda trechos da Rua Elias Oka, outra via importante da cidade, totalizando mais de 17 mil m².

"A melhoria da Rua Defala Attem é um passo significativo para nossa cidade, proporcionando um acesso mais fácil e seguro aos moradores da região que dependem dessa via, incluindo idosos, crianças e pessoas com deficiência", destacou Maciel, gerente de um estabelecimento nas proximidades.

O secretário de Infraestrutura, Lourenço Cruz, comentou sobre a importância do projeto: "Estamos trabalhando com materiais de alta qualidade para assegurar a durabilidade do asfalto e oferecer melhores condições para motoristas e pedestres".

O início das obras de asfaltamento faz parte das atividades comemorativas pelos 127 anos de Floriano, que tem como lema "acolhendo sonhos, criando um futuro melhor". A programação de aniversário inclui uma série de atividades e projetos voltados ao desenvolvimento urbano e social da cidade.

Ascom

Pesquisadores descobrem espécie rara de aracnídeo em extinção no campus da UFPI

  • aranha8.jpg Pedro H Martins e arquivo pessoal
  • aranha7.jpg Pedro H Martins e arquivo pessoal
  • aranha4.jpg Pedro H Martins e arquivo pessoal
  • aranha2.jpg Pedro H Martins e arquivo pessoal
  • aranha1.jpg Pedro H Martins e arquivo pessoal
  • aranha3.jpg Pedro H Martins e arquivo pessoal

Por Yala Sena

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) do campus de Floriano descobriram uma espécie de aracnídeo raro e em risco de extinção. Após 12 anos de pesquisa, finalmente o animal foi catalogado com gênero único e foi nomeado em homenagem à universidade, sendo chamado de Rowlandius ufpi.  

Com cerca de um centímetro de cumprimento, de cor marrom avermelhado, de hábito noturno e habitat de florestas, o animal se alimenta de invertebrados como grilos, baratas, colêmbolos, aranhas e etc. 

O estudo foi conduzido pela bióloga Iara Siqueira Santos Silva, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação – PPGBC/UFPI, e teve orientação do professor Leonardo Sousa Carvalho (UFPI/CAFS) e pelo professor Adalberto Santos (UFMG). O trabalho foi publicado este ano na revista internacional Zootaxa, uma das principais referências em pesquisas desse porte. 

O professor Leonardo Carvalho esclareceu que o aracnídeo é parente das aranhas, destacou a importância da pesquisa científica para a preservação da biodiversidade e ressaltou a urgência de medidas efetivas para proteger espécies ameaçadas de extinção. O aracnídeo é a primeira espécie de “esquizômidos” encontrada no Piauí e foi localizado na Fazenda do Colégio Técnico de Floriano.

“É uma espécie única e possui características que a tornam vulnerável a diversas ameaças, como a perda de habitat e a degradação ambiental. É urgente que medidas de conservação sejam tomadas para garantir a sobrevivência dessa espécie”, disse o pesquisador.

O invertebrado é conhecido popularmente como "aranha-chicote-de-cauda-curta“ e foi encontrado em uma área de cerca de 300 metros quadrados em região com vegetação suprimida.  


Pesquisador Leonardo Carvalho

A bióloga Iara Siqueira ressaltou que a espécie possui características únicas que a distinguem de outras espécies já conhecidas. 

“Os espécimes encontrados apresentam uma morfologia diferente, o que a torna uma descoberta especialmente interessante para os especialistas em aracnídeos”, disse a bióloga.

 


Professora Iara Siqueira

O professor disse que no momento não estão fazendo novos estudos com esta espécie. 

“Apesar disso, é importante que no futuro, novas pesquisas sejam realizadas para entender a dinâmica populacional desta espécie e produzir informações detalhadas sobre sua história natural. Por exemplo, informações sobre o período reprodutivo, o tamanho de sua prole e se as populações desta espécie conseguem se reestabelecer em seu local de origem, caso a vegetação seja recuperada, poderiam auxiliar na preservação da espécie”, ressaltou. 

Prefeitura de Floriano realiza operação tapa-buracos em ruas do município

 

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura - SEINFRA, segue trazendo melhorias que visam beneficiar a mobilidade urbana da população; dessa vez, com o realização de tapa-buracos com massa asfáltica. 

Os trabalhos de manutenção da pavimentação asfáltica do município tiveram início na última semana, iniciando pelas Avenidas Santos Drummond e Eurípides de Aguiar e alcançando parte da Rua Clementino Ribeiro. Nesta semana, dando continuidade as atividades, o programa de recuperação com massa asfáltica seguiu por toda a extensão da Rua Clementino Ribeiro até chegar as imediações da Br 230, fazendo seu retorno pela Rua do Amarante.

De acordo com Antônio Pereira, sr. Toinho, "a mobilidade urbana é uma pauta de grande atenção do Executivo, para que a população possa transitar pelas ruas de maneira segura", concluiu o chefe do Departamento de Obras da SEINFRA.

Ascom

Pedestre morre após ser atropelado e arremessado por ônibus

Foto: divulgação PRF-PI

Por Graciane Araújo

Um pedestre morreu após ser atropelado por um ônibus na BR-230, na cidade de Floriano, no interior do Piauí. O acidente ocorreu na madrugada deste sábado (22).

"O ônibus seguia no sentido Nazaré do Piauí - Floriano, momento em que ocorreu o atropelamento do pedestre sobre a rodovia. O pedestre foi projetado cerca de 40 metros à frente do local da colisão", informou a PRF-PI. 

Após o acidente, o motorista do ônibus ainda percorreu cerca de 4 KM, mas foi localizado pela PRF, com indícios que comprovaram a colisão. O exame de alcoolemia no condutor deu negativo. 

As causas do acidente são apuradas. 

Aulão da Saúde de Floriano reúne centenas de participantes em bairro da cidade

O bairro São Cristóvão foi palco de um evento significativo para a promoção da saúde. O polo do Programa de Incentivo à Atividade Física da UBS Dirceu Arcoverde recebeu o Aulão da Saúde nos Bairros, que atraiu uma centena de pessoas da região. O evento, realizado na Avenida Fauzer Bucar, foi um marco de engajamento e vitalidade dos moradores.

O Aulão tem como principal objetivo promover atividade física regular e adoção de hábitos de vida saudáveis. As atividades tem acontecido de acordo com a realidade de cada bairro, quanto ao horário e localização e, mesmo assim o público participa em peso. No São Cristóvão havia crianças, adultos e idosos, todos motivados a melhorar sua saúde e bem-estar.

Além do momento de alongamento com os profissionais de educação física do IAF, do aulão de dança liderado pela dançarina e educadora física Krislane Lemos, também foi realizada mais uma entrega de kits do Programa de Incentivo à Atividade Física para o polo.

Ascom

Prefeitura de Floriano alerta população sobre prevenção e controle da Dengue

De março à primeira semana de junho, já foram notificados quase 200 casos da arbovirose no município, sendo que, destes, 73 foram confirmados (entre eles, o óbito do sexo feminino). Os bairros Irapuá II, Caixa D’Água, São Cristóvão e Sambaíba Nova são os que apresentam casos notificados até a 23ª semana epidemiológica de 2024, com 17, 14, 13 e 12 casos, respectivamente, seguidos pelos bairros Irapuá I e Centro, com ambos 11 casos.
Quanto aos casos confirmados, o bairro Campo Velho apresenta o maior índice, com 9 casos, seguido pelos bairros Irapuá II e Caixa D’Água, com 8 e 7 casos respectivamente.
 
Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que 75% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, encontram-se dentro das residências. A informação ressalta a importância de cada cidadão agir proativamente no combate à proliferação do mosquito.
 
"As pessoas precisam estar atentas aos possíveis focos dentro de suas casas. Qualquer recipiente que possa acumular água, como vasos de plantas, garrafas, pneus e calhas, deve ser eliminado ou devidamente tratado, para que, nesse serviço conjunto, consigamos eliminar os focos do mosquito e diminuir o número alarmante de casos", alerta Caroline Reis, Secretária Municipal de Saúde de Floriano.
 
Medidas de Prevenção
Para combater a dengue, as autoridades de saúde recomendam seguir as seguintes medidas:
Eliminar áreas de acúmulo de água: Verifique se não há água parada em pratos de vasos de plantas, garrafas, pneus, piscinas não tratadas e calhas entupidas.
Manter recipientes tampados: Caixas d'água, tonéis e barris devem ser bem vedados para impedir a entrada do mosquito.
Trocar a água de animais domésticos: Substituir a água de bebedouros de animais diariamente e limpar bem os recipientes.
Descartar o lixo corretamente: Evitar deixar lixo exposto e garantir que sacos de lixo estejam bem fechados.
Manter os ambientes limpos: Evitar o acúmulo de materiais que possam servir de criadouro para o mosquito.
 
Sintomas e Tratamento
A dengue é uma doença que pode apresentar sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo. Caso apresente qualquer um desses sintomas, é fundamental procurar imediatamente uma unidade de saúde.
 
Ao que compete à Secretaria de Saúde ações de combate ao mosquito foram intensificadas, incluindo visitas domiciliares, campanhas de conscientização e aplicação de larvicidas em áreas críticas. "Precisamos da colaboração de todos. O combate à dengue é um esforço coletivo e cada um deve fazer a sua parte", reforça Miléssia Mousinho, Diretora da Vigilância Epidemiológica.
 
A conscientização e a ação individual são as principais armas para evitar a disseminação da dengue. A prevenção é simples e depende de cada um para garantir um ambiente seguro e saudável para todos.
 
Ascom

Vídeo: mais de 15 gatos flagrados circulando dentro de hospital no Piauí serão resgatados e castrados

 

 

Por Graciane Araújo

A prefeitura da cidade de Floriano, no interior do Piauí, se manifestou sobre a circulação de gatos dentro do Hospital Regional Tibério Nunes. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a existência de, pelo menos, 15 felinos, algumas fêmeas prenhes, e disse que está adotando todas as providências necessárias para o resgate gradual dos animais. O caso foi denunciado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

"No que diz respeito aos animais, a equipe do setor de zoonose do município está adotando todas as providências necessárias para o resgate gradual desses felinos, bem como a castração através do programa municipal, onde irão passar por avaliação médica, atualização de vacinação e, após receberem atestados de saúde animal, serão colocados para adoção responsável. Com isso, a gestão municipal, reforça sua responsabilidade com o bem-estar animal", disse a nota. 

Vídeos obtidos pelo Cidadeverde.com mostram os gatos andando livremente pelo corredor da unidade de saúde. Em algumas imagens é possível ver animais enfileirados, deitados no hospital e circulando bem próximo à UTI. 

Na nota, enviada nesta terça-feira (11), a prefeitura cita que a  competência administrativa do hospital é do Governo Estado do Piauí e que uma equipe de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí deve realizar as avaliações sanitárias. 

"Destacamos ainda que a função do Centro de Zoonoses foi desenhada para receber animais que estão passando por algum tipo de vulnerabilidade em saúde. Colocar animais saudáveis no mesmo ambiente de animais acometidos por algum tipo de doença é crime, de acordo com Lei 14.064 (sobre maus tratos) e a Lei 14.228/21 (que proíbe a eutanásia de cães e gatos de rua por órgãos de zoonose, canis públicos e estabelecimentos similares", finaliza a nota. 

CRM denuncia circulação de gatos em hospital de Floriano e alerta para riscos aos pacientes

Fotos: Ascom CRM/PI

Por Yala Sena 

Atualizada às 12h10 de terça-feira (11)

O Conselho Regional de Medicina (CRM) denunciou que gatos estão circulando próximo ao centro cirúrgico e à UTI do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, colocando em risco a vida de pacientes internados. O problema não é recente e há queixas de visitantes e dos servidores. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou nota informando que já pediu providências à Prefeitura de Floriano, mas o problema permanece. O Cidadeverde.com entrou em contato com a prefeitura de Floriano, que informou que o Centro de Zoonoses está se mobilizando para fazer a retirada dos animais, mas que essa é uma ação paliativa.

Uma equipe do CRM realizou uma fiscalização no hospital Tibério Nunes, principal unidade de atendimento daquela região, e flagrou vários gatos a poucos metros da porta do centro cirúrgico, da cozinha e de uma das UTIs adulto. Outras irregularidades verificadas foram pacientes em corredores, o que configura superlotação e falta de leitos suficientes, além de algumas infiltrações em tetos e paredes.

Durante a inspeção, um dos principais pontos positivos é que o estoque estava bem abastecido das medicações necessárias, além da escala médica estar completa.

Segundo o relatório da vistoria, foi registrada também demora na realização de cirurgias ortopédicas e longa espera para transferência de pacientes para Teresina, via Central de Regulação, que necessitam de hemodinâmica, procedimento essencial para registro de alguns diagnósticos cardíacos e vasculares.

O presidente do CRM, Moura Fé e o vice-presidente, Raimundo Sá, participaram da inspeção no hospital. 

Em nota, o Hospital Tibério Nunes esclarece que acionou equipe de Zoonoses, da prefeitura de Floriano, que é a responsável pela execução das ações referentes à vigilância, prevenção e controle de zoonoses.

“O hospital informa que fez contato com a equipe de Zoonoses, logo no primeiro trimestre de 2023, solicitando resolução para a retirada de felinos encontrados ao redor da instituição e, como resposta, foi informado que naquele momento não seria possível devido a uma reforma em andamento no prédio da Zoonoses”.

Segundo o hospital, no segundo semestre ainda de 2023, comunicou novamente a prefeitura sobre conclusão da reforma  e a Zoonose alegou que não havia equipe suficiente para a vistoria no hospital.

“Em janeiro de 2024, sem sucesso com a Zoonoses, oficializamos a Secretaria Municipal de Saúde e não obtivemos resposta. Contatamos algumas vezes a equipe do Zoonoses entre fevereiro e abril de 2024 sem êxito. Após todas esses tentativas, oficializamos a situação junto ao Ministério Público do Estado e aguardamos resolutiva. Continuamos na expectativa de resolução por parte dos órgãos responsáveis pela retirada dos devidos animais”, diz o comunicado. 

A Prefeitura de Floriano divulgou uma nota informando que o Centro de Controle de Zoonoses realizou o monitoramento prévio dos animais e que será realizado o resgate gradual dos felinos.

Confira a nota da prefeitura:

A Prefeitura de Floriano através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que o Centro de Controle de Zoonoses realizou o monitoramento prévio dos animais que circulam nos corredores do Hospital Regional Tibério Nunes e contabilizou pelo menos 15 felinos, algumas das fêmeas estão gestantes. 

Considerando que a competência administrativa do Hospital é do Governo Estado do Piauí, uma equipe de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí deve realizar as avaliações sanitárias devidas. 

No que diz respeito aos animais, a equipe do setor de zoonose do município está adotando todas as providências necessárias para o resgate gradual desses felinos, bem como a castração através do programa municipal, onde irão passar por avaliação médica, atualização de vacinação e, após receberem atestados de saúde animal, serão colocados para adoção responsável. Com isso, a gestão municipal, reforça sua responsabilidade com o bem estar animal. 

Destacamos ainda que a função do Centro de Zoonoses foi desenhada para receber animais que estão passando por algum tipo de vulnerabilidade em saúde. Colocar animais saudáveis no mesmo ambiente de animais acometidos por algum tipo de doença é crime, de acordo com Lei 14.064 (sobre maus tratos) e a Lei 14.228/21 (que proíbe a eutanásia de cães e gatos de rua por órgãos de zoonose, canis públicos e estabelecimentos similares).

Prefeitura de Floriano

Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Lojas apontadas como núcleo ativo de venda de celulares roubados são alvo da Operação Interditados

Fotos: Ascom/SSP-PI 

Por Rebeca Lima (Com informações da SPP-PI) 

Três lojas apontadas como núcleos ativos na rede de venda e receptação de celulares roubados ou furtados, estão sendo alvos da 23ª fase da Operação Interditados, deflagrada nesta segunda-feira (10) em Floriano, Sul do Piauí.

Segundo a Superintendência de Operações Integradas (SOI), também estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços estratégicos.

“Hoje, aqui em Floriano, estamos realizando duas etapas do nosso projeto de celular. A primeira etapa é a 23ª fase da Operação Interditados, que tem como foco lojas físicas ou virtuais que fazem a receptação desses celulares roubados e a posterior revenda. Portanto, estamos cumprindo cinco mandados de busca e três lojas estão sendo alvos”, destacou o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta.

Matheus Zanatta destacou ainda que a Polícia Civil do Piauí está passando por um intenso programa de qualificação. O objetivo é preparar os policiais para atuarem nas fases da Operação Interditados, intimações em massa e ações de restituição de aparelhos celulares provenientes de roubo e furto.

“Esse treinamento faz parte de um esforço contínuo para melhorar a eficiência e a eficácia da polícia no estado, garantindo que os agentes estejam bem preparados para atender às demandas da sociedade. Vale ressaltar que, na data de hoje, estamos realizando a ação de intimação em massa na cidade de Floriano com o objetivo de reduzir a comercialização de celulares roubados ou furtados na região. Vamos estender esse trabalho por vários municípios do Piauí”, pontuou Matheus Zanatta.

O superintendente ainda enfatizou a importância da colaboração e conscientização da população para evitar a aquisição de produtos de origem criminosa. Todos devem confirmar a procedência lícita dos aparelhos celulares antes de realizar qualquer compra, contribuindo assim para a redução do mercado ilícito.

 

 

 

Conselho Regional Medicina realiza viista de vistoria na Policlínica de Floriano

A Policlínica de Floriano recebeu, nesta sexta-feira (07), a visita da comitiva do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) para uma vistoria completa de suas instalações e serviços. A inspeção foi conduzida pelo diretor da Policlínica, Dr. Jussinaldo Duarte, que acompanhou os representantes do CRM-PI durante todo o processo.

Após uma avaliação, o CRM-PI constatou que a Policlínica de Floriano está em conformidade os padrões exigidos, destacando-se pela organização e qualidade dos serviços prestados. O Conselho parabenizou tanto a Policlínica de Floriano quanto a Secretaria Municipal de Saúde pelo excelente trabalho realizado.

"É gratificante ver uma unidade de saúde que atende a todos os requisitos necessários e que vai além, oferecendo um serviço de qualidade à população", afirmou um dos representantes do CRM-PI.

Sala de Estimulação

Outro setor bastante elogiado foi o serviço ofertado pela Núcleo de Estimulação "Thiago Muniz". “Realmente um serviço completo com fonoaudiólogo, psicólogo. É algo raro em todo o Piauí”, reforçaram.

O diretor da Policlínica, Dr. Jussinaldo Duarte, expressou sua satisfação com o reconhecimento e destacou o compromisso contínuo da centro de saúde em melhorar ainda mais os serviços oferecidos. "Estamos muito orgulhosos do trabalho que estamos realizando em Floriano. Esse reconhecimento do CRM-PI nos motiva a continuar buscando a excelência no atendimento à nossa comunidade," declarou o diretor.

Ascom

Posts anteriores