Cidadeverde.com

CRM denuncia circulação de gatos em hospital de Floriano e alerta para riscos aos pacientes

Fotos: Ascom CRM/PI

Por Yala Sena 

Atualizada às 12h10 de terça-feira (11)

O Conselho Regional de Medicina (CRM) denunciou que gatos estão circulando próximo ao centro cirúrgico e à UTI do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, colocando em risco a vida de pacientes internados. O problema não é recente e há queixas de visitantes e dos servidores. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou nota informando que já pediu providências à Prefeitura de Floriano, mas o problema permanece. O Cidadeverde.com entrou em contato com a prefeitura de Floriano, que informou que o Centro de Zoonoses está se mobilizando para fazer a retirada dos animais, mas que essa é uma ação paliativa.

Uma equipe do CRM realizou uma fiscalização no hospital Tibério Nunes, principal unidade de atendimento daquela região, e flagrou vários gatos a poucos metros da porta do centro cirúrgico, da cozinha e de uma das UTIs adulto. Outras irregularidades verificadas foram pacientes em corredores, o que configura superlotação e falta de leitos suficientes, além de algumas infiltrações em tetos e paredes.

Durante a inspeção, um dos principais pontos positivos é que o estoque estava bem abastecido das medicações necessárias, além da escala médica estar completa.

Segundo o relatório da vistoria, foi registrada também demora na realização de cirurgias ortopédicas e longa espera para transferência de pacientes para Teresina, via Central de Regulação, que necessitam de hemodinâmica, procedimento essencial para registro de alguns diagnósticos cardíacos e vasculares.

O presidente do CRM, Moura Fé e o vice-presidente, Raimundo Sá, participaram da inspeção no hospital. 

Em nota, o Hospital Tibério Nunes esclarece que acionou equipe de Zoonoses, da prefeitura de Floriano, que é a responsável pela execução das ações referentes à vigilância, prevenção e controle de zoonoses.

“O hospital informa que fez contato com a equipe de Zoonoses, logo no primeiro trimestre de 2023, solicitando resolução para a retirada de felinos encontrados ao redor da instituição e, como resposta, foi informado que naquele momento não seria possível devido a uma reforma em andamento no prédio da Zoonoses”.

Segundo o hospital, no segundo semestre ainda de 2023, comunicou novamente a prefeitura sobre conclusão da reforma  e a Zoonose alegou que não havia equipe suficiente para a vistoria no hospital.

“Em janeiro de 2024, sem sucesso com a Zoonoses, oficializamos a Secretaria Municipal de Saúde e não obtivemos resposta. Contatamos algumas vezes a equipe do Zoonoses entre fevereiro e abril de 2024 sem êxito. Após todas esses tentativas, oficializamos a situação junto ao Ministério Público do Estado e aguardamos resolutiva. Continuamos na expectativa de resolução por parte dos órgãos responsáveis pela retirada dos devidos animais”, diz o comunicado. 

A Prefeitura de Floriano divulgou uma nota informando que o Centro de Controle de Zoonoses realizou o monitoramento prévio dos animais e que será realizado o resgate gradual dos felinos.

Confira a nota da prefeitura:

A Prefeitura de Floriano através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que o Centro de Controle de Zoonoses realizou o monitoramento prévio dos animais que circulam nos corredores do Hospital Regional Tibério Nunes e contabilizou pelo menos 15 felinos, algumas das fêmeas estão gestantes. 

Considerando que a competência administrativa do Hospital é do Governo Estado do Piauí, uma equipe de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí deve realizar as avaliações sanitárias devidas. 

No que diz respeito aos animais, a equipe do setor de zoonose do município está adotando todas as providências necessárias para o resgate gradual desses felinos, bem como a castração através do programa municipal, onde irão passar por avaliação médica, atualização de vacinação e, após receberem atestados de saúde animal, serão colocados para adoção responsável. Com isso, a gestão municipal, reforça sua responsabilidade com o bem estar animal. 

Destacamos ainda que a função do Centro de Zoonoses foi desenhada para receber animais que estão passando por algum tipo de vulnerabilidade em saúde. Colocar animais saudáveis no mesmo ambiente de animais acometidos por algum tipo de doença é crime, de acordo com Lei 14.064 (sobre maus tratos) e a Lei 14.228/21 (que proíbe a eutanásia de cães e gatos de rua por órgãos de zoonose, canis públicos e estabelecimentos similares).

Prefeitura de Floriano

Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais