Cidadeverde.com

Município de Cocal investe em qualificação de mão de obra

Nessa quinta-feira (22), realizou-se a solenidade de encerramento do curso de qualificação profissional em Refrigeração Residencial promovido em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), vinculada ao Governo do Estado do Piaui, UPGRADE - Tecnologia Educacional Ltda e Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

O curso de Refrigeração Residencial integra o “Qualifica Piaui”, programa Itinerante do Governo do Estado, que oferta cursos gratuitos de capacitação para pessoas prioritariamente inscritas no cadastro único para programas sociais do governo federal com o objetivo de reduzir o desemprego e oportunizar alternativas de geração de renda para as famílias beneficiadas. 

A SASC e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Cocal inscreveram 32 alunos para os turnos manhã e tarde. A programação contou   com aulas diárias teóricas e práticas e carga horária mensal de 66 horas.

Segundo a assessora técnica da SMAS, Márcia Aguiar, a oferta de cursos profissionalizantes aos usuários da Política de Assistência Social de Cocal, possibilitará perspectivas de empreendedorismo, autonomia e emancipação financeira das famílias.

Da Redação

Prefeitura de Cocal garante II Mutirão de Cirurgia de Catarata à população

Nessa terça-feira, dia 20 de setembro, a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o segundo mutirão de cirurgias de catarata.

A ação foi executada por meio de parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, e os atendimentos foram realizados no Hospital Joaquim Vieira de Brito, HJVB de Cocal.

O evento visa melhorar a qualidade de vida da população cocalense, principalmente da saúde da visão, tendo em vista que a catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo, apresentando entre seus primeiros sintomas, borrões na visão, além da dificuldade para enxergar.

O senhor Cesário Caetano, morador da Agrovila Jacaré, na zona rural do município, disse estar muito orgulhoso pela oportunidade de estar participando desse mutirão. Ele não economizou nos elogios à equipe, em especial pelo atendimento dispensado aos pacientes, desde a acolhida até o final do processo cirúrgico: “Estou me sentindo muito bem, graças a Deus. 

Fomos  tratados muito bem por essas meninas que nos atenderam e cuidaram da gente como a gente deve ser tratado. Estou muito satisfeito”.

Nessa segunda etapa, segundo a secretária de Saúde, Fabrícia Vieira, além dos cocalenses, também foram selecionadas pessoas dos municípios de bom Princípio do Piauí, Caraúbas e Cocal dos Alves: “Cerca de 200 pacientes participaram da triagem. Desse quantitativo, 181 foram classificados pela equipe médica e encaminhados para se submeterem à cirurgia.  Todo o processo cirúrgico foi executado com êxito”, disse Fabrícia.

Da Redação

Setembro Amarelo: “A vida é a melhor escolha!”

A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretária de Saúde, desenvolve ações a respeito do ‘Setembro Amarelo’, campanha mundial de prevenção ao suicídio, em escolas da comunidade.

Nessa terça-feira (13), a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) esteve presente no CETI Pinheiro Machado, ocasião em que os técnicos (psicólogos) aplicaram palestras e atividades alusivas ao dia 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, cujo lema deste ano de 2022 é “A vida é a melhor escolha!”.

Margarida Melo (Margô Melo), coordenadora do NASF diz que as atividades aplicadas no decorrer do mês têm por objetivo conscientizar as pessoas por meio de palestras, rodas de conversas: “É um assunto que deve ser conversado, divulgado. No nosso município nós temos psicólogos, capacitados para estar ajudando a todos. Uma conversa, um diálogo com um profissional dessa área não é somente para quem tem algum distúrbio mental. 

Precisamos quebrar esse tabu”.De acordo com o portal Setembro Amarelo, o suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.  Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.  


Ascom

Cocal: Prefeitura comemora o Bicentenário da Independência do Brasil

Em comemoração ao Dia da proclamação da independência do Brasil, após 2 anos de pausa devido a pandemia da Covid-19, as escolas do município de Cocal participaram do tradicional desfile cívico de 7 de Setembro.

 O desfile percorreu várias ruas, tendo sua concentração ao lado da praça de eventos, no centro da cidade.Apresentando fatos históricos e da cultura local e do país, os alunos retrataram temáticas, voltadas para a formação do povo brasileiro.

O professor Auricélio Carvalho destacou que esse ato é muito importante para mostrar às pessoas a importância das datas comemorativas, especialmente por ser a comemoração dos duzentos anos da proclamação da independência do Brasil.

A secretária de educação, professora Raimundinha Albuquerque, citou que esse é um momento, principalmente, para agradecer a Deus pela oportunidade de se reunir com a comunidade e assegurou o compromisso de seguir trabalhando pelo desenvolvimento da educação.

O prefeito Nonatinho do Sindicato agradeceu a Deus pelo momento de poder comemorar junto com a equipe da Educação e com a comunidade o momento que representa a independência do país em relação a Portugal.

Ascom

Cocal: Prefeitura assegura o incentivo à valorização à vida

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou as atividades alusivas à Campanha Nacional Setembro Amarelo. A ação de abertura, da referida campanha, foi realizada na manhã desta quinta-feira (01/09), no cruzamento da Avenida Joaquim Vieira de Brito com a Avenida Raimundo Alves Pereira, no centro da cidade, por ser um ponto estratégico, onde há grande fluxo de pedestres, carros e motos, facilitando a entrega de informações (panfletos) a população.

Setembro amarelo é uma campanha de conscientização de prevenção ao suicídio. No Brasil, ela foi criada em 215, com a proposta de associar a cor amarela ao mês que marca o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro.

O suicídio pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

De acordo com o portal Itatiaia, um relatório liberado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o suicídio como uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, na frente de doenças como HIV, malária e câncer de mama, e até de guerras e homicídios. Por ano, quase 800 mil pessoas, em todo mundo, cometem suicídio, e a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta.

Porque “Amarelo”?

A cor da campanha foi escolhida porque em 1994 um jovem americano, de 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíra, no funeral, cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo afora.

Onde buscar ajuda?

As pessoas podem pedir ajuda nos postos e centros de saúde, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento  (SAMU-192) e Centro de Valorização da Vida (188 - ligação gratuita).

A secretária Fabrícia Vieira, na ocasião, disse que no decorrer de todo mês a equipe da Saúde (CAPS, NASF E UBSs) estará desenvolvendo atividades (palestras) referentes ao Setembro Amarelo, tendo como foco a prevenção contra o suicídio e o incentivo à valorização da Vida. 

O evento, executado pelo CAPS, em parceria com o NASF, além dos demais profissionais da Saúde envolvidos na ação, contou com a presença  e participação da primeira-dama e secretária de Governo, Vanda Machado.

Ascom

Município de Cocal encerra programação do “Agosto Dourado”

O mês de agosto foi designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “Agosto Dourado”, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil também se escolheu esse mês como o “Mês do Aleitamento Materno”. 

Nessa perspectiva, a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria de Saúde (SMS), encerou as atividades alusivas à campanha “Agosto Dourado”, nesta manhã de terça-feira (30), com ação informativa para as mães em período de amamentação, no centro de especialidades da cidade.

Na ocasião, Fabrícia Vieira, secretária de Saúde, além de dizer que a amamentação é amor, é afeto, é resiliência, é alimento e é vida, deixou sua mensagem para as mães: “Hoje estamos, aqui, fechando o Agosto dourado, a gosto esse que é um incentivo à amamentação [...] é o primeiro alimento. Ele é muito saudável, importantíssimo para a saúde do seu filho. Mamães, vamos alimentar os seus bebês”, finalizou. 

Além das mães que estão em período de amamentação, a ação contou com a participação da primeira-dama, Vanda Machado, de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), diretora do Hospital Joaquim Vieira de Brito e representantes de outros setores do Município.

Da Redação

Município realiza dia “D” de vacinação contra a poliomielite

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira, dia vinte e cinco de agosto, o dia “D” de vacinação da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação para menores de quinze anos de idade.

A ação aconteceu no ginásio poliesportivo, no centro da cidade, e, na oportunidade, Fabrícia Vieira, secretária de saúde, relatou que esse mutirão de vacinação da poliomielite foi muito importante para incentivar e mobilizar a população na busca da vacina, tanto para crianças, quanto para adolescentes.

A campanha de vacinação contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil segue até o dia nove de setembro de dois mil e vinte e dois, cujo objetivo é vacinar as crianças menores de cinco anos, além de atualizar a caderneta vacinal dos menores de quinze anos contra diversas doenças.

Da Redação

Cocal: Prefeitura comemora os 74 anos de Emancipação Política

Nessa segunda-feira, 22 de agosto de 2022, na cidade Cocal, no Norte do Piauí, a Prefeitura comemorou 74 anos de Emancipação Política do Município. 

Logo pela manhã, como de hábito, a população acordou ao som dos fogos de artifícios, anunciando o dia da festa oficial, seguido do hasteamento de bandeiras no pátio da prefeitura e missa em ação de graças pelo aniversário da cidade, presidida pelo pároco Padre Antônio Araújo, e servido um café da manhã compartilhado.

Então, durante a solenidade, houve apresentação das crianças e adolescentes integrantes da Oficina de voz e vilão do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e foram assinadas, pelo prefeito Nonatinho do sindicato, vice-prefeito Dr. Douglas lima, secretários, representantes do Poder Legislativo e lideranças, várias ordens de serviços de obras a serem executadas tanto na zona rural quanto na urbana.

No decorrer do dia, várias ações foram realizadas com êxito, como as Ações Itinerantes executadas pelas secretarias municipais de Assistência Social (SMAS), na Praça do complexo de Lazer e Cultura e Saúde (SMS), e a Maratona Masculina e Feminina, promovida pela Secretaria de Cultura, com participação de atletas cocalenses,
À noite, encerrando a celebração, bandas e cantores da região animaram o público, mostrando que em Cocal há um forte veio de talentos musicais.

Ascom

Força Tarefa prende casal suspeito de integrar facção criminosa em Cocal

Foto: Divulgação / SSP-PI

Uma mulher e um homem foram presos, na segunda-feira (22), suspeitos de integrar facção criminosa em Cocal, distante 267 km de Teresina. As prisões foram efetuadas pela Força Tarefa de Segurança Pública do Piauí (FTSP/PHB/PI) durante a execução de dois mandados. 

Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária no município de Cocal. Durante a execução dos mandados, os policiais prenderam o homem por posse irregular de arma de fogo. 

As investigações são decorrentes da Operação Desmonte V, deflagrada no dia 7 de junho de 2022, que prendeu 13 pessoas por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nas cidades de Parnaíba/PI e Cocal/PI.

A ação policial segue um dos eixos de trabalho da FTSP-PHB, de cumprimento de ordens de prisão expedidas em desfavor de investigados suspeitos da prática do crime violento.

A FTSP-PHB é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal.

Denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser feitas, de forma anônima, clicando aqui. 

Nataniel Lima
Com informações da PF
[email protected] 

Homem tenta matar amigo após desentendimento durante festa em Cocal

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Edinir de Carvalho Santos, de 29 anos, foi preso neste domingo (14) por tentativa de homicídio. Edinir teria tentado matar a golpes de faca o agricultor Francisco Antonio dos Santos Nascimento, de 19 anos, após um desentendimento em uma festa que acontecia na cidade de Cocal, distante 267 km de Teresina. 

Segundo o boletim de ocorrências que o Cidadeverde.com teve acesso, o suspeito de tentativa de homicídio e a vítima estavam bebendo com amigos em uma festa na Praça da Estação, em Cocal, quando por um motivo ainda desconhecido começaram a brigar. 

A vítima teria agredido Edinir com um tapa no rosto. O suspeito foi até sua residência e pegou uma faca que utilizou para golpear o agricultor pelo menos cinco vezes. A maioria dos golpes de faca foram desferidos na região das costas. 

“Uma das perfurações foi na mão, sinalizando lesão de defesa. Enquanto Ednir era contido, um terceiro homem, identificado como Boca Preta, se aproximou e começou a desferir socos em Edinir e disse que fez isso porque ele poderia ter matado o amigo”, relatou em depoimento o tenente Carvalho, da 2ª CIA do 2º BPM em Cocal. 

Edinir foi preso e conduzido ao Distrito Policial de Cocal, onde vai aguardar o trâmite da Justiça e responder por tentativa de homicídio por motivo fútil. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Posts anteriores