Cidadeverde.com

Criança de Cocal recebe dose do medicamento mais caro do mundo no Hospital Infantil

Fotos: Ascom/Sesapi

Da Redação

Uma menina de 1 ano, do município de Cocal da Estação, recebeu uma aplicação de Zolgensma no Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp). O medicamento, considerado o mais caro do mundo, é indicado para pacientes em tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME). Além dela, um menino de Manaus, no Amazonas, veio ao Piauí de UTI aérea para receber a dose, já que o hospital é um dos poucos habilitados para aplicar o medicamento.

Maria Victoria, de 1 ano, do município de Cocal da Estação, recebeu a medicação no sábado (25). Já Kaique Ruan Martins Vieira, de 1 ano e 11 meses, de Manaus, foi medicado no domingo (26).

Maria Vitória foi diagnosticada com AME com 4 meses de vida. Já o diagnóstico do Kaique Ruan ocorreu aos dois meses de vida.

"Estamos extremamente felizes por poder proporcionar a essas crianças uma melhor qualidade de vida com o tratamento. A possibilidade de realizar esse tratamento no Hospital Infantil Lucídio Portella veio graças a uma habilitação diante da empresa fornecedora da medicação, sendo o Hilp, primeiro hospital 100% SUS a realizar esse tratamento” disse o diretor geral do Hilp, Ribamar Bandeira.

 

A medicação 

O Zolgensma, fabricado pela Novartis, é uma terapia genética inovadora destinada ao tratamento da AME. Esta condição rara afeta as células nervosas responsáveis pelo controle dos músculos essenciais para funções básicas, como engolir e respirar. O medicamento, que tem sido considerado um divisor de águas na medicina, visa corrigir as deficiências genéticas subjacentes à AME.

Para crianças diagnosticadas com doenças genéticas raras, a jornada muitas vezes é marcada por desafios emocionais e financeiros. As famílias das crianças beneficiadas expressaram sua gratidão e alívio diante da oportunidade de acesso ao tratamento revolucionário. 

"Hoje vamos agradecer a Deus por tudo, pois deu tudo certo para que esse dia fosse possível. Muito obrigada a todos do Hospital Infantil que nos ajudaram a realizar este sonho da medicação e desejamos que outras crianças também tenham essa oportunidade de ter uma vida normal", disse Cleriane Neves Rodrigues, mãe da Maria Victoria.

A família do Kaique também comemora. “Meu filho agora tem duas datas de nascimento. Estou muito feliz e sempre palavras para agradecer a todos. E graças a Deus deu tudo certo, ele está reagindo bem e agora só melhoras na vida dele”, destacou Cibelle Martins Alfaia, mãe do bebê. 

A primeira aplicação realizada pelo Hilp aconteceu em julho. A paciente foi a pequena Heloísa Barbosa Mendes, de um  ano e quatro meses de vida.

Prefeito de Cocal recebe prêmio por gestão exemplar pela 2ª vez consecutiva

 

 

Cocal tem motivos de sobra para se orgulhar da administração do prefeito Nonatinho do Sindicato, que se destacou em diversas áreas no município localizado no Norte do Estado do Piauí.

Pelo segundo ano consecutivo, o gestor municipal foi eleito através de votação online e agraciado com o Prêmio Prefeito Referência por suas ações, desta vez com destaque na pasta da cultura.

A solenidade de premiação foi realizada nesta sexta-feira (17), no Auditório do Gran Arrey Hotel, em Teresina, e contou com a presença de várias autoridades e prefeitos que, assim como Nonatinho do Sindicato, conquistaram o prêmio de prefeito referência pela excelência na gestão em seus respectivos municípios.

O prêmio é concedido pelo site Manchete Piauí desde o ano de 2021 e, em 2023, consolidou-se como uma das premiações políticas mais importantes do Estado, com um total de 729.344 votos provenientes de todas as cidades piauienses.

No ano passado, Nonatinho do Sindicato obteve uma expressiva quantidade de votos, alcançando a preferência popular em relação às ações na área da educação. Este ano não foi diferente; Nonatinho foi eleito novamente como referência para o Piauí.

“Gratidão! É a palavra. Estou muito feliz e muito honrado em receber esse prêmio, o qual mostra que Cocal reconhece nosso trabalho nas mais diversas áreas da administração pública, e na área da cultura não é diferente! Nosso compromisso é com o desenvolvimento de Cocal, e esse reconhecimento nos motiva a continuar o trabalho que está sendo feito com muita excelência por toda a equipe", disse o gestor.

Dos 224 prefeitos que estavam concorrendo ao prêmio, somente 86 municípios, o que corresponde a cerca de 38% das cidades do Piauí, assim como Cocal, tiveram seus prefeitos eleitos como referências em 2023. Essa grande conquista evidencia o compromisso das gestões em trabalhar em prol do melhor para a população.

A administração “Trabalho e Progresso”, liderada pelo prefeito Nonatinho do Sindicato, tem se destacado em diversas áreas além da cultura. Ações voltadas para a educação, infraestrutura, assistência social e saúde têm sido implementadas com sucesso, resultando em uma transformação significativa no município, o que mostra que Cocal está no caminho certo.

 

Da Redação 

Companheiro de mulher que teve velório interrompido pela polícia presta depoimento

Foto: Arquivo Cidadeverde.com


Corpo de Marlene Francisca da Silva foi levado ao Instituto de Medicina Legal da Polícia Civil em Parnaíba

Por Roberto Araujo

O companheiro de Marlene Francisca da Silva, de 59 anos, que teve o velório interrompido após os filhos perceberem supostas marcas de agressão no corpo da mãe, prestou depoimento na tarde desta quinta-feira (16) na Delegacia de Cocal. A Polícia Civil informou que ele se apresentou espontaneamente na delegacia, mas não deu detalhes do que ele relatou à investigação.

De acordo com o delegado Herbster Santos, que está conduzindo a investigação, ainda é cedo para dizer o que causou a morte de Marlene. "Não sabemos se foi morte natural ou morte por intervenção. Não temos o laudo ainda, no momento tudo é prematuro", disse ao Cidadeverde.com

A mulher morreu nesta quarta-feira (15) e, durante o velório, filhos procuraram a polícia ao perceber marcas de agressão no corpo da mãe. O Instituto de Medicina Legal (IML) retirou o corpo da casa onde ela morava com o companheiro para produzir o laudo cadavérico e apontar se de fato houve agressão e se isso provocou a morte.

Segundo informações, o companheiro da mulher havia dito, em um primeiro momento, que ela morreu de causas naturais. Para a polícia, apenas o laudo cadavérico poderá apontar o que de fato aconteceu. Sobre o prazo de quando o laudo deverá sair, o delegado Herbert acredita que não deverá demorar. "Acredito que sairá bem breve por causa da urgência que o caso requer", explicou.

Leia mais: Polícia interrompe velório de mulher após família verificar sinais de agressão no corpo da vítima

Polícia interrompe velório de mulher após família verificar sinais de agressão no corpo da vítima

Por Roberto Araujo

O velório de uma mulher de 59 anos, identificada como Marlene Francisca da Silva, foi interrompido na zona rural de Cocal nesta quarta-feira (15) após familiares perceberem sinais de violência no corpo da vítima e acionar os agentes.

Segundo o delegado de Polícia Civil de Cocal, Mayson Soares, um agente de polícia foi até o local do velório após receber a informação de que estava sendo velada uma mulher com sinais de agressão. 

"O agente de polícia recebeu uma informação que estava sendo velado um corpo de uma mulher na cidade de Cocal e ela apresentava sinais de agressão. Inicialmente, informações preliminares, não havia atestado de óbito dela. Alguns familiares acharam estranho as lesões na vítima", disse ao Cidadeverde.com

De acordo com o delegado, a Polícia Civil acionou o Instituto Médico Legal (IML), que levou o corpo para produção do laudo cadavérico para verificar a causa da morte.

Cocal de Fé traz Padre Fábio de Melo em evento gratuito

Foto:Instagram

Promovido pela   Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios, Governo do Estado e Prefeitura de Cocal, o evento “Cocal de Fé” traz para o Piauí o Padre Fábio de Melo, que se apresentará na praça de eventos de Cocal, dia 14 de novembro.

“O show em Cocal será às 20 horas e aberto à todos. Sabemos da importância de se fortalecer a fé para buscar equilíbrio e força para a vida e o Padre Fábio de Melo é considerado hoje o maior nome da música católica, além de ser um excelente comunicador com muito conhecimento a ser compartilhado através da palavra”, disse Rubens Vieira.


 
O evento conta com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e promete ser inesquecível.

Ascom

Armado com uma faca, vereador agride jornalista durante fiscalização em Cocal

Por Roberto Araujo

O jornalista Godofredo Brito foi agredido por socos pelo vereador Carlão (PT) do município de Cocal, no Norte do Piauí, na tarde desta segunda-feira (23). Um vídeo mostra a agressão. (Veja acima)

A gravação mostra o momento em que o jornalista chega ao local de uma obra no povoado Campestre, na zona rural de Cocal, quando o parlamentar se aproxima com uma faca em mão e começa a agredir o jornalista.

De acordo com o delegado Mayson Soares, a vítima registrou o boletim de ocorrência e prestou depoimento. "Supostamente, a vítima teria ido 'fiscalizar' uma obra que estava acontecendo na zona rural de Cocal, momento em que aconteceu a agressão", disse ao Cidadeverde.com.

O jornalista teve um corte no rosto. De acordo com o delegado, a vítima não chegou a ser atingida por faca, mas com socos. Ele foi encaminhado para fazer o exame de corpo de delito.

A Polícia Militar informou que, após ser acionada pela vítima, foi em direção ao povoado onde aconteceu a agressão mas que, antes de chegar, passaram pelo jornalista e ele informou que o vereador já não estava no local. A guarnição da PM foi até a casa do parlamentar mas, ao chegar lá, foram informados por vizinhos que ele não estava mais lá, e que havia saído em uma caminhonete.

O Cidadeverde.com tentou contato com o vereador Carlão, mas até o momento, não teve retorno. 

Ônibus com 36 passageiros colide em meio-fio e sai da pista na BR-343

Da Redação 

Um ônibus com 36 passageiros colidiu com o meio-fio e saiu da pista na madrugada desta terça-feira (03), na BR-343, em Cocal (a 268 km de Teresina). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi provocado após o pneu dianteiro do veículo estourar.

“O veículo circulava em sua faixa de trânsito sentido crescente (Parnaíba/Teresina). Ao passar pelo local, houve o estouro do pneu dianteiro direito, e o veículo colidiu com o meio-fio e saiu do leito carroçável”, disse a PRF.

A PRF destacou ainda que o condutor do ônibus, um homem de 45 anos, também saiu ileso.

 

 

Cocal: Prefeito Nonatinho participa de encontro do PT

Na noite desta quarta-feira (13), aconteceu em Teresina, o encontro com prefeitos e representantes do PT Estadual e Nacional. 

Na pauta foram discutidos, entre outros assuntos, projetos e diretrizes para 2024. 

Nonatinho, prefeito de Cocal no evento destacou: “ Quero saudar e parabenizar o PT de Cocal que é bem forte, com vereadores,  deputado estadual e prefeito. Também parabenizar grandes nomes do PT em destaque o companheiro, Rubens, o Governador, Rafael Fonteles e o Presidente, Lula.”

Ascom

Organização comemora sucesso do evento Festeja Cocal 2023

O Festeja Cocal 2023, foi realizado pela Prefeitura de Cocal, com o apoio do governo do estado e do deputado estadual Rubens Vieira.

O evento reuniu na praça de eventos nas noites dos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto, um grande público que se divertiu bastante ao som de atrações locais e outras de nível nacional.

Segundo, o deputado, Rubens Vieira, o evento realizado pela prefeitura, alcançou as  expectativas e deu uma impulsionada na economia local. 

Ele disse, ainda, que o movimento vai ficar na história de entretenimentos realizados pelo município: “A participação de grandes bandas, a exemplo de Mari Fernandez e Tatty Girl, animando as cinco noites, propiciou a circulação de só na última noite, mais de 40.000 (quarenta mil) pessoas pela cidade. O número de participantes foi maior que o esperado. Isto marca a história de entretenimento na região”, disse. 

O prefeito, Nonatinho do Sindicato, por sua vez, no encerramento do Festeja Cocal 2023, falou de sua satisfação pela realização do evento: “Primeiro, quero agradecer a Deus por mais essa grande realização festiva. O movimento superou as expectativas da presença de público, tanto de munícipes quanto de pessoas visitante. O espaço se tornou pequeno com a chegada dessa grande platéia.  

Isso supera as nossas expectativas quanto ao número de participantes aguardados. Por isso, a gente se preparou com uma estrutura tanto de palco quanto de som e segurança, para dar suporte total necessário para  as apresentações. Além disso, a gente se preocupou em deixar à disposição, de plantão uma equipe de Saúde para eventuais necessidade de pronto atendimento. Estamos satisfeitos com os resultado do Festeja deste ano”, concluiu.

Neste ano, o tradicional evento contou com a participação de artistas locais, a exemplo de Fernando Lima, Farra de luxo, Fabinho Boy, Lucídio Santos, Íris Cantor e Mano Jhow, além de cantores conhecidos no cenário nacional, como Marcos Julião, Avine Vinny, Damásio Neto, Cristian Ribeiro, Márcia Felipe, Zé Cantor, Jotavê, Mari Fernandes, Felipe Amorim e Taty Girl.

Ascom

 

Idoso morre após colisão entre moto e ônibus de turismo em Cocal

Fotos: PM-PI

O idoso João Araújo de Moura Neto, de 68 anos, morreu após a colisão frontal entre a sua motocicleta e um ônibus de turismo na PI-301 no município de Cocal, a 262 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que o acidente ocorreu por volta das 19h no bairro Mundial, quando o motociclista colidiu frontalmente com o ônibus de turismo no trecho da PI-301.

Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Joaquim Vieira de Brito, em Cocal, mas morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.

Segundo a PM, o motorista do ônibus não foi localizado após o acidente. 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores