Cidadeverde.com

Jovem confundido com assaltante em Cocal é solto pela Justiça após uma semana preso

 

 

Preso há uma semana como suspeito de um assalto no município de Cocal, Willian da Silva Alves deixou nesta terça-feira (24) a Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, em Parnaíba, após seus advogados de defesa obterem sua liberdade provisória na segunda-feira (23).

O jovem de 19 anos foi capturado em uma praça da Cocal momentos depois que um grupo assaltou um estabelecimento comercial da cidade. Ele foi reconhecido pela vítima como um dos autores do crime e teve a prisão convertida em preventiva na audiência de custódia. 

Após a prisão, os advogados de defesa solicitaram a liberdade provisória de Willian da Silva após apresentar documentos e um vídeo comprovando que o jovem não estava no local do assalto no momento da ocorrência e que, portanto, era inocente. 

Apesar do representante do Ministério Pública se manifestar pela manutenção da prisão preventiva, o juiz Manfredo Braga Filho, da Vara Única da Comarca de Cocal, entendeu que as provas apresentadas pela defesa colocavam em dúvida a autoria do crime. 

“O fundamento do decreto prisional deixou de existir, eis que a dúvida sobre a autoria merece ser considerada em favor do requerente. Não há que se falar em garantia da ordem pública ou da aplicação da lei penal quando a autoria não resta demonstrada acima de qualquer suspeita”, destacou o magistrado em sua sentença. 

Antes de conseguir a liberdade de Willian da Silva, os advogados de defesa também haviam protocolado um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do Piauí, mas o relaxamento da pena veio antes na Comarca de Cocal. 

"Graças ao esforço da população, que cedeu imagens de câmeras de comércio, de casas e conseguimos juntar imagens que provam que realmente não era ele. Esse rapaz só tinha o apoio dos advogados dele e da população”, afirmou o advogado Bruno Portela. 

Na última sexta-feira (20), familiares e amigos de Willian da Silva chegaram a realizar uma manifestação na cidade de Buriti dos Lopes em defesa da sua inocência. Na ocasião, a mãe do jovem negro, Maria José da Silva Alves, disse o filho foi vítima de racismo ao confundido com os reais autores do crime.

 

 

Breno Moreno
[email protected]  

Família protesta e diz que jovem sofreu racismo ao ser preso em Cocal

Familiares e amigos protestaram nesta sexta-feira (20) na cidade de Buriti dos Lopes pela inocência de Willian da Silva Alves, jovem negro de 19 anos preso na última terça-feira (17) como um dos suspeitos de ter participado de um assalto no município de Cocal. 

O crime aconteceu por volta de 12h, em um estabelecimento comercial de Cocal. Imagens de uma câmera de segurança mostram três homens e uma mulher chegando ao local em duas motocicletas e, momentos depois, duas pessoas do grupo realizam o assalto. 

Horas depois, Willian foi encontrado em uma praça próxima à região central da cidade e preso em flagrante como um dos suspeitos de participação no assalto. Para Maria José da Silva Alves, mãe do jovem, o filho foi confundido com os reais autores do crime. 

"É racismo. Meu filho estava sentado em uma praça, esperando um carro que ia lhe buscar porque a moto dele quebrou. Teve um assalto em Cocal e lá confundiram meu filho com os bandidos", declarou a dona de casa. 

A alegação dos familiares leva em consideração diversas trocas de mensagens entre Willian e um amigo de um aplicativo, que comprovam que o jovem estava em outro local no momento da ocorrência. 

“O roubo foi às 12h20 e nesse momento ele estava almoçando, ele até mandou a foto para um amigo. Logo depois disso o cunhado dele deu uma carona para ele até o Centro de Cocal, para ele pegar um transporte e voltar para Buriti dos Lopes, porque a moto dele estava no prego. Tem vídeos e áudios mostrando ele tentando arrumar a moto”, argumentou o advogado Bruno Portela. 

O Cidadeverde.com tentou apurar o procedimento de prisão, mas não conseguiu contato com a Delegacia de Cocal nem com a Polícia Civil. A defesa, por sua vez, explicou que a prisão em flagrante do jovem é considerada “ilegal”, já que foi realizada com base apenas no reconhecimento feito pela vítima. 

“Isso é um absurdo, passou por cima de toda a legalidade. O policial pegou o rapaz e levou no local do crime junto com a suposta vítima, apresentando ele já como o responsável, o autor. O policial levou já induzindo a vítima", argumentou a defesa. 

Para Portela, a prisão em flagrante de Willian, convertida em preventiva na audiência de custódia, é um claro indício de racismo. “Sem dúvida alguma. Quando o policial o abordou, estava procurando pessoas que batiam com a descição: um negro de brinco”, disse.

Por conta da situação, a defesa protocolou um pedido de habeas corpus no plantão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) pedindo a soltura de Willian. “A demora é o Ministério Público [MP], que tem cinco dias para dar vista e mais dez dias para se manifestar. Se o Ministério Público quiser fazer corpo mole, esse rapaz não sai tão cedo da prisão”, afirmou o advogado. 

O Cidadeverde.com não conseguiu contato com a Promotoria do MP até a publicação desta matéria. O espaço segue em aberto para eventuais esclarecimentos sobre o processo.

Além da liberdade de Willian, a equipe de defesa do jovem também deve acionar a autoridade policial responsável pela prisão e o denunciante. “Iremos entrar no Conselho Nacional de Justiça [CNJ] e buscar danos morais contra a vítima que fez o reconhecimento”, finalizou. 

Breno Moreno
[email protected]

Polícia Civil prende quatro suspeitos durante abordagens no município de Cocal

Foto: PC-PI

?

A Polícia Civil prendeu na quarta-feira (4) quatro homens durante abordagens realizadas no município de Cocal, a 267 km de Teresina, por crime de exploração de jogos de azar, crime ambiental, desobediência a abordagem da polícia e cumprimento de mandado por tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Civil, foram realizadas diligências realizadas próximas ao mercado, no Centro da cidade. “Estávamos realizando uma diligência próximo ao mercado, quando visualizamos uma pessoa fazendo jogo do bicho. Nisso apreendemos o equipamento e a gente conduziu ele até a casa do proprietário, que seria o dono desse equipamento”, explicou o agente Walter Brune.

Na residência do homem que seria o proprietário do jogo do bicho, foram encontrados seis pássaros silvestres que estavam em gaiolas. O dono da residência alegou que os animais eram de um amigo.

“Quando identificamos essa pessoa que estava com os pássaros silvestres, descobrimos que ele tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas em Caucaia, no Ceará, então ele foi preso”, disse Walter Brune.

Quando os policiais estavam conduzindo os três suspeitos para a delegacia, decidiram fazer uma abordagem em um homem que estava em atitude suspeita. Ele resistiu a abordagem e teve que ser contido, por isso acabou sendo preso.

Então os quatro homens foram encaminhados para a delegacia de Cocal. O funcionário e o proprietário que estavam fazendo jogo do bicho assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. O homem que resistiu a abordagem foi preso, mas logo depois foi solto com o pagamento de uma fiança no valor de um salário mínimo.

Já o homem que foi preso com os pássaros silvestres, foi encaminhado para a Central de Flagrantes, pois tinha um mandado de prisão em aberto por tráfico.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Município participa de encontro de Aquicultura e produção na Ufdpar

A Prefeitura de Cocal, representada pela secretária de Desenvolvimento Rural, Tatiane Albuquerque, esteve presente no X Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), no Norte do Piauí. 

O encontro foi realizado na cidade de Parnaíba e contou com a participação de 160 representantes de vários estados (São Paulo, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí), cujo público foi composto por produtores, gestores públicos, estudantes e diversas instituições.

Tatiane Albuquerque referenciou sua participação nesse movimento: “A gente recebeu um convite da CODEVASF para esse encontro. Estivemos presentes nesse momento que foi muito enriquecedor, de muita troca de experiência. Voltamos para Cocal, cheios de ideias. Inclusive já nos sentamos e conversamos com o prefeito Nonatinho do Sindicato, o qual já sinalizou positivamente para vários projetos, para o próximo ano, envolvendo a agricultura. 


Os temas do encontro eram pesca e aquicultura, mas foram debatidos vários assuntos de diferentes cadeias produtivas. Estou muito otimista, por ter representado Cocal, ainda mais, porque nesses encontros, nos quais estamos presentes, a gente vê o quanto nosso município é reconhecido na questão da Agricultura Familiar”.

Da Redação

Nonatinho do Sindicato recebe Prêmio Gestor Educador pela excelência na Educação

O prefeito Nonatinho do Sindicato e a secretária municipal de Educação, Raimundinha Albuquerque, receberam na tarde desta quarta-feira, 09, o Prêmio Gestor Educador, um reconhecimento da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) aos gestores dos municípios com melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A solenidade aconteceu no Diferencia Eventos, em Teresina, com a presença de autoridades municipais e estaduais dos Poderes Executivo e Legislativo.

Cocal, é destaque no Ideb nos anos iniciais e anos finais. Segundo a Undime, o prêmio reconhece o esforço de gestores que tratam a excelência da educação municipal como prioridade. Prefeitos e secretários municipais de educação que batalham, juntamente com suas equipes, para a construção de uma educação pública de qualidade.

“Receber este prêmio nos gratifica e nos orgulha, com ele nós ratificamos o nosso compromisso com a construção da educação pública de qualidade e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para nossas crianças e jovens. Continuamos trabalhando pela boa educação da nossa Cocal.”, comemora.

O Prêmio Gestor Educador é promovido por meio de parceira entre a Undime-PI, a Associação Piauiense de Municípios, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí e Tribunal de Contas do Estado.

Na oportunidade, o município também foi reconhecido pela alfabetização na idade certa, e na oportunidade recebeu o prêmio Indibe de Alfabetização.

Da Redação

Serviços do Procon contarão com nova unidade no norte piauiense

A reunião para tratar dos pontos finais para a instalação do PROCON Municipal, aconteceu na manhã dessa segunda-feira, em Cocal, com representantes do MPPI.

Na manhã dessa segunda-feira (7) o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, se reuniu com representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) para tratarem da implantação do PROCON, órgão que realiza a defesa e proteção do consumidor. 

Foi pontuada, na ocasião, a colaboração de cada um dos órgãos, quando o município ficou responsável para pôr à disposição um imóvel no qual irá funcionar a sede do PROCON, bem como, ceder três funcionários para facilitar a sua estabilização. 

Já o Ministério Público Estadual, será responsável pela capacitação os servidores disponibilização de equipamentos, como móveis, computadores e sistemas, para a nova sede do PROCON.

Da Redação

Prefeitura promove ' Intercolegial Cocalense de Futsal - Sub 15'

Prefeitura de Cocal, através de parceria entre a Superintendência de Lazer e Juventude (SUMELJ) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), neste sábado (05/11), Iniciou-se o Primeiro Intercolegial Cocalense de Futsal - Sub 15.

Os jogos aconteceram  no Ginásio Poliesportivo do Centro e a próxima disputa acontecerá no sábado (12/11), finalizando com a última rodada, prevista para o sábado (19/11).

Participam do campeonato 10 equipes da rede municipal de ensino. Nonatinho do Sindicato, prefeito de Cocal, “quero parabenizar os nossos diretores e dizer que é um prazer está aqui junto com essa turma, vendo a alegria da juventude, a educação de Cocal que tem crescido muito, o nosso IDEB que tem avançado bastante (estamos no segundo lugar na escala de pontuação, Cocal está somente a um passo de Cocal dos Alves. Nós chegaremos lá, surpreendente ver esse ginásio lotado. Parabéns ao secretário. Parabéns ao povo de Cocal”, disse o gestor.

Da Redação

Prefeitura de Cocal investe na destinação dos resíduos sólidos em saúde

A Prefeitura de Cocal, representada pelo prefeito Nonatinho do Sindicato, nesta quinta-feira (03/11), celebrou um convênio contratual com a empresa SN Ambiental com o objetivo de atender a Política Nacional de Meio Ambiente quanto a destinação dos resíduos sólidos em saúde gerado na prestação do serviço público em saúde. 

O público alvo foi o setor privado dos serviços de saúde com o objetivo de esclarecer e fortalecer a responsabilidade quanto aos seus resíduos, além das coordenações dos postos de saúde.

Inês Viana, atual diretora do HJVB, diz que, atualmente, os resíduos em saúde são levados ao depósito do Hospital Joaquim Vieira de Brito e eram coletados, semanalmente pela prestadora do serviço do Estado, executado pela Sterlix Ambiental. Ela acrescenta que a reunião foi muito produtiva e que serão tomadas e formalizadas medidas para melhorar o serviço em saúde. 

Da Redação

Cocal inicia vacinação do rebanho contra febre aftosa e brucelose

Foto: reprodução

A prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, informa que a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa e brucelose iniciou dia primeiro e vai até dia 30 de novembro, em animais de até 24 meses, conforme o calendário nacional de vacinação. Segundo o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), a vacinação em novembro será para bovinos e bubalinos de todas as idades. 

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C (dois e oito graus centígrados), desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além da vacinação, o produtor deve fazer a comprovação junto ao órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado, até o dia 15 de dezembro deste ano. A declaração da vacina pode ser entregue de forma presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

De acordo com o superintendente do Agronegócio, Alexandre Almeida, em caso de dúvidas, a orientação é que o produtor procure o escritório da ADAPI, no prédio do EMATER, à rua Carmélia Dutra, 363, ou a Secretaria de Desenvolvimento Rural, no prédio da Prefeitura. 

Da Redação

Prefeitura e Assistência Social realizam festa alusiva ao Dia das Crianças em Cocal

Fotos: Prefeitura de Cocal 

Nessa sexta-feira, 14 de outubro, a criançada fez a festa numa comemoração alusiva ao Dia da Criança, ofertada pela Prefeitura de Cocal, efetivada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), na praça do Complexo de Lazer e Cultura da cidade.

As crianças que compareceram à praça, acompanhadas de suas famílias, tiveram acesso a muita diversão, como danças, atração musical, atividades lúdicas, brinquedos infláveis, cama elástica, pipoca, algodão doce em meio a muita alegria.

Na homenagem à data 12 de outubro, a primeira-dama e secretária municipal de Governo, senhora Vanda Machado, representou o prefeito Nonatinho do Sindicato e expressou sua gratidão por esse momento.

“É uma satisfação representar o nosso prefeito, aqui nessa praça, num dia todo especial que é o Dia das Crianças, também dedicado à Nossa Senhora Aparecida. A gente pede a deus e nossa senhora que sempre nos ilumine e nos dê sabedoria para que possamos cuidar de nossas crianças. Quero agradecer aos pais que as trouxeram aqui para esse momento de diversão e alegria”, disse.

Deuzenir Portela, secretária de Assistência Social, comentou sobre essa importante homenagem, destacando o trabalho da gestão trabalho e progresso e, principalmente, todo o empenho da equipe que compõe a SMAS.

“Quero agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade de estarmos aqui, hoje, e ao prefeito Nonatinho por estarmos realizando esse grande evento que já é a quarta edição do Espaço de Lazer da SMAS. Então, o sentimento é de gratidão ao prefeito e à primeira-dama por, nesta ocasião, estamos proporcionando divertimento e interação para a criançada de nosso Cocal, e à equipe que não mediu esforços para o bom êxito desta ação. Dá para sentir expressado no rosto de cada pessoa presente, a alegria de estar participando de uma oportunidade dessa, além do sentimento de estarmos cumprindo o nosso dever para com os integrantes da comunidade”, destacou.

 

Da Redação
[email protected] 

 

 

Posts anteriores