Cidadeverde.com

Duplas de Cocal disputam primeiro open de futevôlei em Tianguá-Ce

Nos dias doze e treze de junho aconteceu em Tianguá-Ceará o primeiro “Open (torneio) de Futevôlei”, com duplas de Cocal, Tianguá e Sobral. Entre elas, Borega e Zimar, que foi a dupla campeã; Dan e Alcir Barreto, que conquistaram o terceiro lugar.

Os atletas de Cocal tiveram apoio do prefeito Nonatinho do Sindicato, do coordenador regional do Pro Piauí, na Planície Litorânea, Rubens Vieira e da superintendência de esportes do Município.

O superintendente de esportes de Cocal, Juciê Juvenal (Ciê), fez elogios a boa forma dos atletas: “Estou muito satisfeito porque o futvôlei cocalense está evoluindo e conseguindo disputar as competições tanto em Cocal quanto em outras cidades”, afirmou.

Com informações - Ascom

Município de Cocal abre projeto "Quintal Agroecológico" juntamente com parceiros

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 26 de maio, a abertura oficial do projeto “Quintal Agroecológico”. O projeto é realizado pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF-PI), Cooperativa de Produção e Serviços de Técnicos Agrícolas do Piauí (COOTAPI) e Secretaria de Educação (SEDUC) em parceria com a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Escola Agrotécnica Deputado Ribeiro Magalhães.

A abertura contou com a participação do professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Josenildo Sousa, o Secretário de Agricultura Elvis Veras, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF), o vereador Valdinar Sousa, além de integrantes do projeto.

Elvis Veras, disse que o projeto aumentará o desenvolvimento da agricultura no município: “É um projeto inovador que dá suporte à geração de renda e incentiva a permanência dos jovens nas comunidades rurais, produzindo alimentos saudáveis, fortalecendo  o desenvolvimento da nossa agricultura familiar”, concluiu o secretário.

As atividades do projeto começaram a ser desenvolvidas nesta quarta e vão até o dia 08 de junho.

Com informações Ascom

Pessoas de 50 a 54 anos, com comorbidades, foram vacinadas nesta terça-feira em Cocal

Durante mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cocal, pessoas de 50 a 50 anos de idade receberam a primeira dose de vacina contra o coronavírus.

A atividade foi executada pelos profissionais da Saúde e Imunização do Município, no Ginásio Poliesportivo do Centro da cidade, mediante documento que comprove as comorbidades e conforme disponibilidade de doses do imunizante.

Nesta manhã de terça-feira (25), cerca de 103 pessoas, dentre as que compareceram e estavam aptas, foram vacinadas.

Fabrícia vieira, secretária da Saúde, reforça a importância de, mesmo depois da pessoa ser vacinada, continuar com a prática de prevenção, como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social seguro. 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Equipe trabalha na sinalização horizontal em ruas de Cocal

É noite em Cocal e vindo da rua ouve-se o som dos trabalhadores que executam os serviços de sinalização horizontal nas ruas e avenidas recém asfaltadas, da cidade.

O prefeito do Município, Nonatinho do Sindicato, comenta a ação: “Já foi concluída a primeira etapa de asfaltamento das ruas. Elas estão sendo sinalizadas e, logo em seguida, será iniciada a segunda fase dos trabalhos”, disse o prefeito.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

VISA e Secretaria de Esportes de Cocal promovem atos de conscientização e prevenção

Foto: ascom

Na tarde desta terça-feira (18), em decorrência da flexibilização das atividades esportivas neste último decreto, a Vigilância Sanitária (VISA) e a Secretaria de Esporte, fizeram ações de conscientização, bem como atos de orientação sobre os protocolos específicos.

 A seguir alguns critérios essenciais:

- As atividades estão liberadas para serem realizadas nas quadras poliesportiva ou espaço onde possa se controlar o fluxo de pessoas, sendo permitida no espaço a presença apenas dos atletas;

 - Uso de máscaras e medição da temperatura mediante a realização de qualquer atividade;

 - Fazer agendamento prévio das equipes;

 - Caso alguém apresente sintomatologia de gripe, não participar de nenhuma atividade e manter o isolamento domiciliar;

 - Manter a sanitização dos espaços, periodicamente.

Fonte: Ascom

Cocal promove Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes

No dia 18 de maio, comemora-se em todo o território brasileiro, o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. É uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O principal objetivo da proposta nacional para a campanha desde ano de 2021, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Programação
Dia 18 de maio de 2021
- Abertura da Campanha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescentes.
O tema deste ano é: “Em tempos de Pandemia redobre os Cuidados. Não Desvie o Olhar. Fique Atento e Denuncie”.
- Às 08h: Foto Oficial com o símbolo da Campanha 2021, na Praça da Estação;
- Às 8h:30min; fixação de faixas informativas no prédio Prefeitura e na sede do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), no Centro da cidade;
- Às 09h:30min: acontecerá o Lançamento da Campanha 2021 nas redes sociais;
- Às 12h: Entrevista na rádio local, Tropical FM, com a secretária Municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela e a participação do Prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato.
Dia 19 de maio
- Apresentação de Vídeos informativos da Campanha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescentes produzido pela equipe do CREAS, nos grupos e redes sociais, e, com monitores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Dia 20 de maio 
- Culminância da Campanha 2021;
- Capacitação Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescentes (II módulo presencial), no pátio da               EMEI       Professora Lurdinha Simeão ;
- 08H30min: Abertura Oficial - Reavaliando o I módulo de Capacitação do Guia Escolar;
- Das 09h às 10h30min: Conteúdo Programático
- 10h30min: Encerramento.
Dia 28 de Maio de 2021
- Capacitação Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescentes (III módulo online), na Plataforma “Google Meet”.
- Horário: A definir.

Fonte: ASCOM

Secretaria Municipal de Assistência Social homenageia as profissionais pelo Dia das Mães

  • Cocal_mães_9.jpg Ascom
  • Cocal_mães_11.jpg Ascom
  • Cocal_mães_7.jpg Ascom
  • cocal_mães_8.jpg Ascom
  • Cocal_mães_6.jpg Ascom
  • Cocal_maes_10.jpg Ascom

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Cocal, que na gestão do prefeito Nonatinho do Sindicato, tem como gestora a secretária Deuzenir Portela, promoveu homenagem às mães pela passagem da data comemorativa do Dia das Mães.

O evento foi realizado, seguindo as orientações básicas, dos órgãos sanitários, de prevenção contra a disseminação do coronavírus, próprias para o período de pandemia.

Fonte: SMAS/Prefeitura de Cocal

Primeira-dama participa de homenagem ao Dia das Mães em Cocal

  • Cocal_mães_3.jpg Ascom
  • cocal_mães_5.jpg Ascom
  • Cocal_mãe_1.jpg Ascom
  • Cocal_mães_2.jpg Ascom
  • Cocal_mães_4.jpg Ascom
  • Cocal_festa_mães.jpg Ascom

Devido ao período de pandemia, a festa tradicional para mães, realizada, como de hábito, no dia 08 de maio, a Escola Modelo do Bairro Santa Teresinha promoveu homenagem simbólica, direcionada às profissionais que trabalham na referida escola (professoras, zeladoras profissionais do administrativo e zeladoras).

A primeira-dama, Vanda Carvalho, a convite da gestão da escola, deu apoio e participou do evento que foi promovido nesta sexta-feira (07).

Fonte: SEMED/Prefeitura de Cocal

UBS de Grotas no município de Cocal recebe equipamentos novos

Foto: ascom 

A secretária de Saúde de Cocal, Fabrícia Vieira, entregou hoje (04), três condicionadores de ar, dois armários, duas mesas e três cadeiras para Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade Grotas, na zona rural. Fabrícia disse, em suas redes sociais, que a atual gestão (Trabalho e Progresso) continua trabalhando em prol de melhorar cada vez mais a Saúde do Município.

Novos conselheiros do CMDCA são empossados em Cocal

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 30 de Abril, na Escola Maria do Socorro de Mesquita Menezes (Escola Modelo), do Bairro Santa Teresinha, a posse dos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a solenidade contou com a presença do prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, do presidente do CMDCA, João Paulo Soares, além de outras autoridades locais.

Ao todo foram empossados 20 conselheiros, sendo 10 titulares e 10 suplentes, todos indicados por entidades da sociedade cocalense. Eles irão cumprir um mandato de dois anos, válido para o biênio 2021 a 2023.

Mara Paula, que é secretária executiva do (CMDCA), destacou o desenvolvimento do conselho, com o Conselho Tutelar, e disse que “Juntos os dois conselhos desenvolvem uma parceria forte na busca de melhorias, e na aplicação de políticas públicas, para a defesa das crianças e adolescentes”.

Socorro Cunha, representante da associação de Paes e amigos dos Excepcionais (APAE), foi uma das empossadas. Ela disse que é uma satisfação está participando de um momento solene como este: "Fico muito feliz por estar participando do CMDCA, e deste momento solene”, concluiu.

Por sua vez, o prefeito Nonatinho, ressaltou que os conselhos existentes são resultados de lutas dos movimentos sociais: “As nossas lutas (eram para participarmos ativamente das gestões. Foram batalhas dos movimentos sociais, a exemplo dos sindicatos, das associações. Hoje nós ganhamos espaço e fazemos parte desse meio, embora de forma voluntária. Sobretudo dando fortalecimento a execução das políticas públicas. O CMDCA, assim como os demais conselhos, é porta-voz do povo, dos seus anseios, de suas necessidades. ”,  disse.

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Posts anteriores