Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária de Cocal interdita estabelecimento comercial

Na noite deste sábado (30/04), Equipe da Vigilância Sanitária (VISA), com o apoio da Polícia Militar e em atividade fiscalizadora, interdita estabelecimento reincidente, por estar funcionando em dia não autorizado, pela segunda vez. 

No local havia aglomeração de pessoas e uso de bebidas alcoólicas, descumprindo o Decreto Estadual de N° 19.591/2021 e sem a devida documentação de funcionamento e localização ou licença da VISA.

No mesmo espaço, na ocasião, foi apreendido, pela polícia, um veículo automotor por estar com a numeração do chassi raspada.

Na mesma noite o órgão fiscalizador vistoriou, também um lugar, no qual estava sendo realizada uma “live” musical com presença de pessoas consumindo bebidas alcóolicas. A casa não tinha a autorização atualizada para funcionamento, pois as licenças estavam vencidas. O ambiente foi fechado para que o responsável procure, posteriormente, renovar a documentação.

João Bandeira
Com informações Ascom

Município de Cocal oferta atendimento com terapeuta ocupacional

O Município de Cocal (Norte do Piauí) está no elenco das poucas cidades do Estado que têm um médico terapeuta ocupacional.

Toim Albuquerque, representante da pessoa com alguma deficiência, esteve conversando com doutor Alexandre Nicácio, que atende a população na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mutirão.

O profissional é responsável pela prevenção e o tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas (que permite interpretar o ambiente com os estímulos que se recebe através dos órgãos sensoriais); afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana.

A principal função do terapeuta ocupacional é prestar assistência qualificada a pessoas que precisam de ajuda em suas atividades motoras, sensoriais e cognitivas básicas. Ele usa tecnologia e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de se integrar à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Ele elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando desenvolver no paciente a autoconfiança.

Segundo Toim Albuquerque, quem tem uma criança com algum tipo deficiência e precise de assistência qualificada, pode procurar mais informações, sobre o atendimento com Dr, Nicácio, na UBS do bairro Mutirão.

Com informações -Ascom

Coordenador do PROPIAUÍ Planicíe Litorânea visita municípios

O Coordenador Regional do PROPIAUÍ, Rubens Vieira, cumpriu agenda neste domingo (25) em Buriti dos Lopes, Parnaíba e Ilha Grande, se reunindo com autoridades e lideranças de cada um dos municípios. 

Em Buriti dos Lopes o encontro foi na residência do Prefeito Júnior Percy. Em Parnaíba ele visitou o ex-vereador Cardoso, o Médico Dr. Marçal, o ex-vereador Delegado Astrogildo e o blogueiro Rafael Fernandes. Em Ilha Grande a conversa foi com o Vereador Marquim, atual presidente da câmara, com o Ex-prefeito Henrique Sertão e com o Secretário de Saúde, Pedro Filho. 

Através do PRO Piauí (maior programa de investimentos da história do Piauí, idealizado pelo Governador Wellington Dias, sob a Coordenação Geral do Secretário Estadual de Fazenda Rafael Fonteles), Rubens coordena e acompanha de perto os investimentos em 13 municípios da Planície Litorânea.

Com informações Ascom

Cocal | Prefeitura realiza Audiência Pública para apreciação dos projetos de Lei Orçamentária

Na última semana, na Escola Modelo do Bairro Santa Teresinha, a prefeitura de Cocal (PI), por meio da Controladoria Geral, promoveu Audiência Pública para apreciação dos anteprojetos da Lei de Diretrizes do Orçamento (LDO).

Segundo o controlador Geral do Município, Douglas Magalhães, neste mês, inicia-se o planejamento: “Neste mês de abril, a gente vai começar a fazer o planejamento, o qual é voltado para uma gestão de resultados, já focado em trazer o melhor para a população cocalense. Hoje, iniciamos essa audiência pública para falar das Lei de Diretrizes Orçamentárias. Esta é muito importante para criar o conjunto de orientações para a implementação do orçamento e em outubro trabalharemos, além do orçamento, o Plano Plurianual”, disse o controlador.

O encontro contou com a participação do Prefeito Nonatinho do Sindicato, de representantes das secretarias, Câmara de Vereadores e comunidades integrantes do município.

Da Redação

Prefeito Nonatinho do Sindicato se reúne com garis da cidade.

Na manhã desta segunda-feira (19/04), o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, se reuniu com os garis da cidade.

Durante o encontro, o senhor Manoel Portela, assumiu a chefia dos garis, tendo em vista que o antigo chefe, Silas de Sousa Vieira, foi convidado e aceitou fazer parte da coordenação ambiental do município.

O prefeito Nonatinho do Sindicato, destacou a importância dos trabalhos dos garis, e disse ter ficado feliz com a receptividade na sede dos mesmos. "O trabalho dos garis, é de suma importância, pois são eles que contribuem diariamente para nossa cidade ficar mais linda, agradeço a cada um dos garis por ter me recepcionado tão bem aqui na sede". Disse.

Nonatinho disse ainda que se coloca à disposição não só dos garis, mas sim de todas as classes, pois segundo ele, o diálogo faz parte da sua gestão, sempre comprometida com o trabalho e com o povo de sua cidade.


Com Informações-Ascom

Cocal participa de reunião “on-line” com representante do SINCAB

Nesta sexta-feira, dia 16 de Abril de 2021, o secretário de Cultura de Cocal, João Passos e a agente de desenvolvimento local, Letícia Veras, participaram de uma reunião on-line com vários representantes de órgãos públicos ligados ao desenvolvimento do artesanato Piauiense. 

O encontro virtual foi presidido pelo superintendente de desenvolvimento do artesanato piauiense, Jordão Costa, e contou com a participação de Josiane, coordenadora do Sistema de Informação Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sincab) e mais 48 representantes de vários municípios do estado do Piaui.
O objetivo da reunião foi explicar para os participantes a metodologia adotada, para priorizar as políticas públicas nesta área.  

Na oportunidade foi apresentado o programa e discutidos vários temas, com perguntas e respostas, sempre, abordando o projeto na área do artesanato.
A adesão dos municípios vem priorizar a profissão do artesão para a valorização do profissional, neste campo de ação.

Neste ínterim deverão ser feitos os cadastros dos artesãos e, após aprovação, serão confeccionadas as carteiras nacionais de artesãos.

O Prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, se colocou à disposição através da Secretaria de Cultura e da Agente de Desenvolvimento Local, para contribuir e de participar, aderindo ao programa.

Segundo ele, este projeto é de suma importância para melhorar a condição do trabalhador nesta área artística, no município.

João Bandeira
Com informações /Ascom

Prefeitura de Cocal realiza ‘live’ Festa das Mães nesta manhã de sábado (17)

O prefeito de Cocal Nonatinho do Sindicato, o coordenador de eventos Bernardo Filho e o superintendente de comunicações do município estiveram reunidos para elaborar o projeto 'Festas das Mães'.

Neste ano, de forma atípica, no mês de maio, a homenagem às mães, habitualmente promovida pela Prefeitura, será executada através de ‘live”, quando acontecerão sorteios de brindes para as participantes.

Em breve, mais informações sobre o desenvolvimento de mais uma ação da gestão Trabalho e Progresso em comemoração ao Dia da Mães.

João Bandeira
Com informações /Ascom

Nonatinho parabeniza Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Neste Domingo, 18 de abril, o município de Cocal, no Norte do Estado, comemora, os 73 anos da Paróquia de Nossa Senhora Perpétuo Socorro. 

A igreja matriz da cidade, foi fundada no ano de 1948, e atualmente é comandada pelo pároco da cidade, Padre Antônio Araújo.

O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, parabeniza a passagem de aniversário da Paróquia. “Quero hoje parabenizar todos os companheiros e companheiras da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pela passagem do aniversário de 73 anos da igreja em nossa cidade ”. Parabenizou, Nonatinho.

João Bandeira
com informações-Ascom

Secretaria de Agricultura realiza entrega de mudas de cajueiro anão no município

Na última quinta-feira, dia 15 de abril, a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cocal, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do estado do Piauí e o EMATER iniciaram a entrega de mudas de cajueiro anão em todo o município. 

Essa variedade é precoce, altamente produtiva e de pequeno porte. É uma planta bastante resistente ao ataque de inimigos naturais e de doenças. O objetivo principal de tal ação é oferecer aos agricultores familiares a possibilidade de estarem fomentando a cadeia produtiva da cajucultura em nosso município.

Elvis Veras, Secretário de  Agricultura ressalta que  a aquisição destas mudas pela nossa gestão trabalho e progresso: “É um resultado positivo da nossa parceria com o governo do estado através da SAF que preza pelo cuidado com a nossa agricultura familiar municipal e oportuniza trabalhadores rurais a melhorarem a sua produção e, assim, tendo um aumento  positivo na sua econômica e melhor condição produtiva. Foram inúmeras famílias em nosso município que receberam estas mudas acompanhadas de orientações técnicas concedidas pela nossa equipe que com muito zelo, organização e compromisso desenvolveram este trabalho nas comunidades, disse”.

Valdeí  Alves, técnico da Secretaria de Agricultura, que é Tecnólogo em Agroecologia, apicultor e cajucultor comenta que “A cajucultura em Cocal, embora ainda realizada de forma tradicional, sem o emprego de técnicas especiais, tem se mostrando uma cultura de muito potencial. O cajueiro anão precoce que até então não era muito difundido no município, atualmente, com essa aquisição feita pela gestão do Prefeito Nonatinho, terá a oportunidade de mostrar sua capacidade produtiva tanto em castanhas quanto em pedúnculo, pois é  uma variedade que em boas  condições é altamente produtiva”.

João Bandeira
com informações-Ascom

Posts anteriores