Cidadeverde.com

Lançamento do Carnaval de Floriano acontece neste sábado (27)

No ritmo do Carnaval 2018, o prefeito Joel Rodrigues se reuniu na manhã dessa quarta-feira (24) com parte do seu secretariado e membros da Comissão Organizadora de Eventos de Floriano (COEF), para definir detalhes do evento popular mais esperado do ano, o Carnaval de Floriano. O momento foi para tratar, principalmente, do evento de lançamento das festividades, no qual acontece a escolha da Rainha e do Rei Momo de Carnaval e serão apresentados os sambas-enredo das escolas e blocos carnavalescos.

O lançamento do Carnaval 2018 acontece nesse sábado (27), no Comércio Esporte Clube, a partir das 19h. Para essa festa, durante a reunião foram acertados importantes detalhes para recepcionar bem o público e proporcionar um belo momento de alegria e folia. Entre esses, ficou definido os serviços de som, a ornamentação do Clube, a premiação aos escolhidos como Rei e Rainha do Carnaval, assim como a disponibilização de ações para reforçar a iluminação no local do evento e nos entornos, da mesma forma a segurança e a limpeza antes e depois do evento. Para agitar a noite, a animação ficará por conta da Banda do Município que irá abrilhantar a festa com marchinhas carnavalescas. 

O prefeito Joel mostrou total disposição para organizar, junto da equipe da gestão municipal, uma festa completa para a população florianense e para os foliões que virão à cidade, aproveitou para reforçar que esse Carnaval é feito por muitos, contando com importantes parceiros, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Civil e Rodoviária Federal, entre outros. “Estamos empenhados em trazer mais um carnaval positivo, organizado e seguro, contamos com a população”, frisou Joel Rodrigues. 

Nesta reunião também estavam presentes o presidente da COEF, vice-prefeito Antônio Reis, os secretários de Governo James Rodrigues; de Infraestrutura Marcony Alisson; de Desenvolvimento Econômico Antônio de Pádua Kalume; de Comunicação Nilson Ferreira, superintendente da SUTRAN, Carlos Eduardo, o Ouvidor Joilson Rodrigues, o diretor da Secretaria de Cultura, Leonardo Batista, o chefe do Cerimonial, Carlos Vilarinho e também integrante do Cerimonial Alcemarry.

Fonte: Ascom

Floriano realiza ato nesta quinta-feira(25) em prol do “Janeiro Branco

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial, realiza nesta quinta-feira (25), na praça Dr. Sebastião Martins, a partir das 8h30, uma programação especial para incentivar a reflexão e o debate em prol da Saúde Mental e de uma vida mais prazerosa. Essa é a bandeira do “Janeiro Branco”, uma campanha nacional que aproveita o recomeço e a renovação, marcas do primeiro mês do ano, para alertar e promover maior atenção à saúde e bem-estar da mente e das emoções.

Será um ato informativo e recreativo para sensibilizar a mídia, as instituições sociais e público-privadas, além da população em geral, em relação à importância de projetos estratégicos e investimentos em iniciativas socioculturais empenhadas atender as demandas relacionadas aos universos da Saúde Mental e Emocional. O momento ainda contará com dinâmicas, distribuição de flores brancas e amostras de perfume, com música e muitos abraços.

Além disso, a iniciativa também reforça a necessidade da autorreflexão a respeito da vida pessoal de cada indivíduo, dos seus relacionamentos e do que as pessoas têm feito para investirem e garantirem o bem-estar mental e emocional em suas vidas e na vida de todos ao seu redor.

Fonte: Ascom

Mudanças na programação das bandas do carnaval de Floriano

O anúncio da saída do cantor Khill da banda Patchanka para a Chiclete com Banana surpreendeu a todos os promotores de eventos que tinham contratado a atração para o carnaval deste ano. Não foi diferente em Floriano. A própria direção da banda solicitou que fosse retirada da grade do carnaval de Floriano, já que o nome do novo vocalista ainda estava sendo definido. Com a saída da Patchanka, que puxaria o primeiro Arrastão de Floriano, Ricardo Chaves será a nova atração, porém com um ajuste de datas. Os Bambaz, que fariam o Arrastão da segunda-feira de carnaval passa para o sábado e Ricardo Chaves fará a sua apresentação na segunda-feira. Veja como ficou a nova programação musical do carnaval de Floriano, que este ano tem como tema, “O Samba Vai Levantar”:

Sábado (10/02) 
Os Bambaz (1º Arrastão), com concentração em frente ao Espaço da Cidadania, às 21:00h, com descida até a Beira-Rio. Banda Arrastamassa, no Cais da Beira-Rio).

Domingo (11/02) 
Frank & Eduardo, às 22:00h, no Cais da Beira-Rio, seguidos de Gabriel Levy e finalizando com Danny Melody.

Segunda (12/02) 
Ricardo Chaves (2º Arrastão), com concentração em frente ao Espaço da Cidadania, às 21:00h, com descida até a Beira-Rio. Banda Levada do Gueto, no Cais da Beira-Rio).

Terça (13/02)
Banda Selva Branca (3º Arrastão), com concentração em frente ao Espaço da Cidadania, às 21:00h, com descida até a Beira-Rio. Banda Tribaianos, no Cais da Beira-Rio).

Fonte: Ascom

Prefeito visita ampliação de abastecimento de água em Floriano

Em visita, o prefeito Joel Rodrigues, acompanhou in loco, na manhã dessa quarta-feira (17), os resultados do trabalho intensivo de ampliação da rede de distribuição de água que abastece parte do bairro Nossa Senhora da Guia. A primeira etapa do trabalho, que alcançou aproximadamente 1 000 metros, foi concluída na última segunda-feira (15). Durante a visitação ficou acertado que a ação irá se expandir por mais 1 000 metros, totalizando quase 2 quilômetros de rede de distribuição eficiente à população desse bairro. A ação realizada em conjunto, contou com a disponibilização da tubulação e da mão de obra por parte da Agespisa, enquanto a gestão municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, disponibilizou o serviço de escavação das valas.

O coordenador operacional da Agespisa Neto Saraiva, explicou que a primeira etapa desse trabalho se baseia na implantação da rede, a segunda etapa é a transposição da antiga rede, que era de pequeno porte, para a estrutura padrão de abastecimento. “Alteramos toda a tubulação que era de 25 e 32 milímetros para uma rede com tubos de 60 milímetros, essa mudança garante melhorias no abastecimento, uma vez que a água chegará às residências com maior pressão”, disse o diretor Neto Saraiva.

O prefeito Joel Rodrigues frisou a relevância da atenção com a distribuição de água e reforçou que esse trabalho terá prosseguimento incluindo outros bairros da cidade, no sentido de melhorar o fornecimento e a qualidade da rede de abastecimento, além disso agradeceu a parceria e a prontidão da Agespisa em avançar com essa parceria que beneficia mais de 200 pessoas no bairro Nossa Senhora da Guia.

Também estiveram presentes na visitação os secretários de Infraestrutura Marcony Allison; de Educação Joab Curvina; além dos vereadores Salomão Holanda, Maria da Guia e Akássio.

Fonte:Ascom

Prefeitura e Agespisa concluem ampliação da rede em bairro de Floriano

A Prefeitura de Floriano, através de uma parceria com a Agespisa, realizou nessa segunda-feira (15) um trabalho intensivo de ampliação e melhoria da rede de distribuição de água que abastece parte do bairro Nossa Senhora da Guia. A ação realizada em conjunto, contou com a disponibilização da tubulação e da mão-de-obra por parte da Agespisa, enquanto a gestão municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, disponibilizou o serviço de escavação das valas. O trabalho, que alcançou aproximadamente 1000 metros, foi concluído no final da tarde dessa segunda-feira.

A equipe responsável realizou a troca de toda a tubulação da rua Maria Antônia, alterando tubos que antes eram de 20 ou 25 milímetros para canos de 60 milímetros. Essa alteração, de acordo com o gerente da Unidade de Negócios da Agespisa/Floriano Carlos Afonso, garante melhorias no abastecimento, uma vez que a água chegará às residências com maior pressão, devido a espessura da tubulação. “O trabalho foi concluído, a partir disso iremos fazer a interligação da nova tubulação com a rede”, explicou o gerente Carlos Afonso que também expressou o interesse em expandir essa parceria com a Prefeitura para realizar a mesma ação em mais 500 metros do bairro Nossa Senhora da Guia.

Fonte: Ascom

Pelotão Mirim lança projeto socioeducativo em Floriano

Na manhã dessa sexta-feira (12) o Pelotão Mirim, iniciativa socioeducativa promovida pela Polícia Militar, apresentou em Floriano o projeto “Combatentes Mirim”, uma ação que atenderá crianças e jovens com o intuito de combater o uso de drogas através da valorização da cidadania e da educação. Durante a ocasião estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o comandante do Pelotão Mirim no Piauí, capitão Saraiva, o presidente da Organização dos Ex Combatentes, Francisco Pereira, além de pais e interessados no projeto. 

O projeto irá reunir práticas pedagógicas, recreativas e esportivas destinadas a crianças e adolescentes que estejam matriculados regularmente em escolas da Rede Estadual, Municipal ou Particular de ensino. As atividades teóricas e práticas terão início a partir do dia 15 de janeiro, sendo as ações práticas realizadas no Clube da ARJOB e as teóricas serão ministradas na sede da Organização dos Ex Combatentes, no bairro Bosque Santa Teresinha.

Durante a apresentação do projeto, o capitão Saraiva explicou como funcionará o projeto e destacou a importância da parceria com a gestão municipal para que a iniciativa tenha êxito e alcance um número ainda maior de jovens, ultrapassando os 192 já assistidos pelo Pelotão Mirim. “Ter um gestor público com sensibilidade para entender o projeto e disponibilizar o apoio é um fator relevante, unidos à Educação, Assistência Social e à família iremos realizar um belo trabalho em Floriano”, disse o capitão Saraiva que também anunciou o repasse de 100 uniformes do Pelotão Mirim para Floriano.

O prefeito Joel parabenizou a iniciativa do Pelotão Mirim e da Polícia Militar e colocou a Prefeitura de Floriano a disposição para contribuir com o projeto. “Mais uma parceria que apoiamos para contribuir com a construção de sociedade melhor através do cuidado com a vida e cidadania das nossas crianças”, disse o prefeito Joel Rodrigues.

Fonte: Ascom

Floriano recebe R$1,5 milhão em equipamentos hospitalares neste sábado (13)

  • Floriano_equipamentos_3.jpg Ascom
  • Floriano_equipamentos_1.jpg Ascom
  • Floriano_equipamentos_2.jpg Ascom
  • Floriano_equipamentos.jpg Ascom

 

Neste sábado (13), Floriano receberá a visita do secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, para realizar a entrega de equipamentos hospitalares do programa Renova Saúde, que vai permitir a modernização do Hospital Regional Tibério Nunes com instrumentos de ponta, facilitando o acesso a cirurgias mais modernas. Através do Renova Saúde, o HRTN será a primeira unidade a receber equipamentos que alcançam R$1,5 milhão em recursos. A solenidade acontece às 8h, no Hospital Regional Tibério Nunes.

Floriano receberá aspiradores de vapores, camas hospitalares adulto, CPap, desfibriladores convencionais, eletrocardiógrafo, focos cirúrgicos de solo móvel, sistema de vídeo laparoscopia/endoscopia rígida, autoclave hospitalar horizontal (acima de 350 litros), cardioversor, cardiotocógrafo, colposcópio, foco cirúrgico de teto, mesa cirúrgica, ventilador pulmonar pressométrico /volumétrico, aspirador de secreções elétrico móvel e sistema de endoscopia flexível.

Os recursos são de projetos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), emendas do então senador Wellington Dias; senadora Regina Sousa e do deputado federal Silas Freire.

Fonte:Ascom

Prefeitura de Floriano lança edital do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade

Na manhã dessa terça-feira (09) foi realizado, na sede da Prefeitura Municipal de Floriano, o lançamento do edital referente ao Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade. Essa iniciativa torna Floriano a primeira cidade do Piauí a ter como proponente do Programa de Residência Médica uma Secretaria de Saúde. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Joel, o vice-prefeito Antônio Reis, a secretária de Saúde Thaís Braglia, os coordenadores do PRMFC Dr. Justino Moreira e do COREME Dr. Luimar de Jesus, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal, o vereador David Oka, além de secretários, vereadores, autoridades e profissionais da área.  

Inicialmente, com seis vagas ofertadas para médicos graduados, o PRMFC é um programa de pós-graduação, Lato Sensu, em que os profissionais receberão treinamento sob supervisão profissional de outros médicos, atuando diretamente na Atenção Básica junto às equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). As inscrições estarão abertas no período de 24 a 31 de janeiro, na sede da Secretaria de Saúde, sendo a data de aplicação das provas em 03 de fevereiro de 2018. Os seis candidatos selecionados terão 60h de lotação durante dois anos no Serviço Municipal de Saúde, com total disposição à comunidade, esses receberão do Ministério da Saúde/MEC uma bolsa auxílio no valor de R$ 3330, 43.

Na ocasião o coordenador do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade Dr. Justino Moreira, destacou a importância dessa iniciativa que pretende associar teoria e prática para capacitação de médicos. “O objetivo é qualificar, melhorando o acesso e a qualidade do serviço desenvolvido na Atenção Básica do Município de Floriano”, pontuou. 

“Essa é uma medida que reforça o atendimento na Saúde Municipal, além de propiciar um grande diferencial no âmbito da Educação e da Saúde em Floriano. É um passo muito importante, que qualifica profissionais, dá mais eficiência à Atenção Básica e contempla a comunidade florianense”, ressaltou o prefeito Joel Rodrigues sobre o PRMCF.

Fonte: Ascom

Saúde lança edital do Programa de Medicina de Família e Comunidade nesta terça (09)

A Secretaria Municipal de Saúde de Floriano realizará o lançamento do edital referente ao Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) nesta terça-feira (09) na sede da Prefeitura Municipal de Floriano, às 10h. O edital contará com todas as informações necessárias sobre o processo de seleção dos profissionais, como o período de inscrições, que será de 24 a 31 de janeiro, e a data prevista para prova de seleção, em 03 de fevereiro. Floriano será a primeira cidade do Piauí a ter como proponente do Programa de Residência Médica uma Secretaria de Saúde, sendo esta a responsável pela proposição e por sediar a residência.

O PRMFC é um programa de pós-graduação, Lato Sensu, em que médicos graduados receberão treinamento sob supervisão profissional de outros médicos, atuando diretamente na Atenção Básica junto às equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Estão sendo ofertadas seis vagas para o curso que tem duração de dois anos e data prevista para início em 1º de março de 2018. Os seis candidatos selecionados terão 60h de lotação durante dois anos no Serviço Municipal de Saúde, com total disposição à comunidade. Esses receberão do Ministério da Saúde/MEC uma bolsa auxílio no valor de R$ 3330, 43, número que pode ser ajustado mediante incentivos federais. O Programa, em Floriano, conta com parceria direta do Hospital Regional Tibério Nunes e instituições de ensino que já estão vinculadas à Secretaria de Saúde. 

A Secretaria de Saúde montou uma Comissão de Residência Médica, COREME, que, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Município (NEPS/Floriano), elaborou o edital do processo seletivo (Nº 01/2018) e está responsável pela realização das inscrições, que serão efetuadas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, onde está funcionando a COREME e o Núcleo de Educação Permanente. O valor da inscrição, assim como outras informações necessárias, está no edital do Programa que será lançado na data prevista. 

RESIDÊNCIA MÉDICA 

Desde 2015 a Secretaria de Saúde de Floriano recorre ao Ministério da Saúde e MEC para trazer à cidade o Programa de Residência. Depois de dois anos, em outubro de 2017, o representante do MEC, Fernando Fidelis, visitou a cidade para fazer um levantamento e avaliar o padrão da Saúde Municipal. O parecer, mesmo sem o município possuir um curso de graduação em Medicina, foi totalmente favorável para a implantação da Residência. A aprovação do programa, por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e MEC, aconteceu através de um credenciamento provisório que garante à Secretaria de Saúde de Floriano executar tal iniciativa.

Fonte:Ascom

Suspeito de matar mãe que protegeu filho de assalto é apreendido


Armas apreendidas 

O adolescente suspeito de matar a mãe de um jovem, que tentou proteger o filho durante um assalto, foi apreendido em Floriano, no Piauí. A apreensão ocorreu por volta às 14 horas de domingo (07) após o suspeito realizar dois roubos no município. 

De acordo com a delegada Nayana da Paz, o adolescente de 17 anos assumiu ter matado em dezembro de 2017 uma senhora no município de São João dos Patos, no Maranhão. O nome da vítima não foi revelado.  Ele também é natural do Maranhão, mas estava no Piauí praticando assaltos.  


“Nós apreendemos esse menor que confessou o crime. Esse do Maranhão, ele estava praticando o roubo de um celular, quando a vitima reagiu e disparou contra o rapaz. A mãe desse rapaz, para salvar o filho, entrou na frente e acabou morrendo”, disse a delegada.  

Com o suspeito foi encontrado os celulares das duas vítimas, uma motocicleta também roubada. Ele estava ainda com um revolver calibre 22 com sete munições.  O adolescente tentou fugir da polícia, mas foi localizado em um matagal. Ele informou aos policiais militares o local em que estava a arma caseira usada para cometer o homicídio no Maranhão. 

“Ontem ele tinha roubado duas mulheres e estava indo para o terceiro roubo quando policiais militares suspeitaram, iniciando uma perseguição. Ele chegou a tentar se esconder em um matagal, mas foi preso”, ressaltou a delegada. 

A delegada informou ainda que o procedimento da apreensão do adolescente foi finalizado. Ela irá solicitar a internação provisória. Ele deverá ser encaminhado para o Centro de Internação Provisória em Teresina. 


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Posts anteriores