Cidadeverde.com

Comissão de Licitação de Floriano realiza capacitação em Teresina

A Comissão de Licitação do município de Floriano realizou, entre os dia 03 e 05 de julho, capacitação para formação de pregoeiro e sistema de registro de preço realizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), através da Escola de Municípios e a Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado. O curso teve como objetivo proporcionar conhecimentos sobre as principais funcionalidades do sistema "Pregão Presencial" e sobre a legislação que regulamenta os processos licitatórios.

O secretário de Administração e Planejamento, Júlio César, ressaltou a importância do curso para a capacitação dos técnicos municipais. “A formação destes servidores, para atuar como pregoeiros, é de suma importância, haja vista que o curso buscou capacitar estes servidores para desenvolverem as competências estabelecidas legalmente como pregoeiros, além de desenvolver atividades correlatas, como equipe de apoio, para os fins de conduzirem a fase interna e externa de uma licitação, na modalidade pregão, em conformidade com a Lei de Licitações”. 

Está gestão, de acordo com o prefeito Joel Rodrigues, tem a preocupação de capacitar os servidores que atuam diretamente nos processos licitatórios, porque é uma temática bastante complexa e envolve uma série de atos que devem ser realizados em conformidade com Lei. "A nossa ideia é que os próximos cursos sejam estendidos para as demais secretarias, para que todos os servidores envolvidos no processo de compras tenham a habilidade de realizar um certame licitatório, e com isso o procedimento se tornar mais célere e, consequentemente, os serviços públicos chegarem com mais brevidade ao cidadão”, finalizou. 

O curso teve carga horária de 24 horas/aula divididas em três dias, e, ao final o participante saiu apto a conduzir um "Pregão Presencial", aplicando a legislação vigente.

Fonte: Ascom

Curso Técnico em Rádio e TV de Floriano tem início no sábado (21)

O curso será realizado de julho a dezembro, quando, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área da comunicação e ter contato com temas relacionados à internet, rádio, TV, assessoria de comunicação, cerimonial e eventos. Ao término do curso, os alunos considerados aptos, podem emitir, junto ao Ministério do Trabalho, o registro de radialista profissional, documento válido em todo o território nacional.

A parceria para a realização do curso envolve o Instituto Comradio do Brasil e Instituto Brücke Le Pont da Suíça, com o apoio da Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Comunicação, Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano, e AFI – Associação Florianense de Imprensa.

Os nomes dos 41 aprovados, além dos 10 classificados, no processo seletivo, estão disponíveis o site do Instituto Comradio do Brasil (www.comradio.org.br), além de estarem destacados no final desta matéria. 

Tendo início no dia 21 de julho (sábado), contando com atividades no ambiente virtual de aprendizagem do Instituto Comradio do Brasil, as aulas serão realizadas na sede do Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Floriano, localizado na Rua Francisco Urquiza Machado, 462 - Meladão, sendo uma aula por mês no horário de 8h às 12h e 13h às 18h aos sábados, e de 8h às 12h aos domingos.

Os aprovados são: 

Marcelo Borges de Almeida - Maria Catiany de Oliveira Arruda - Frederico Nunes da Silva - Arllei Martins Muniz - Raimundo Tarquino Cavalcante Neto - Caio Martins Avelino - Daniel da Silva Sousa - Luciano dos Santos Paz Lacerda - Fernanda Messias de Carvalho - Alceu de Lucena Furlani - Somario de Oliveira França - Maycon Jhonny Borges Gomes - Rebeka Da Silva Sales - Marcia Andreia da Conceição De Jesus - José Ricardo Pereira Ferreira - Gian Matheus Ferreira Pinheiro - Antonio Carlos Oliveira Sousa - Marlon Daniel Pereira Lima da Cunha - Wydson Venicios Da Silva Guedes - Jonas De Brito Sousa Junior - Leonardo Batista de Miranda - João Raimundo dos Santos - Jonatha Sousa Carvallho - Audjane Rodrigues Oliveira - José da Guia da Conceição Ferreira - Weslley Barbosa Silva - Silvio Rui Silva Reis - Camila Gabrielly Silva do Nascimento - Janilda da Silva Vieira - Maria Aparecida Santana Gomes - Inacia Maria Osorio de Sousa - Paulo Henrique Pereira Baiano - Luiz Eduardo Borges De Lima - Abdoral Pimentel da Silva - Adevaldo Vicente da Silva - Antônio Daniel Dos santos - Jose De Ribamar Dos Santos Pereira - João Victor Ferreira dos Santos - Roniel Sampaio Silva - Marcileia de Sousa Batista - Mellyssa Samara Kelly Silva Santos 

Os classificados são:

Maria Lizandra Mendes de Sousa - Vanessa de Oliveira Silva - Bárbara Alves Freire - Romário da Silva Almeida - Rauenna Emanuella Ferreira de Sousa - Wemeson Carvalho Rosa de Moura - Conceição De Maria Cardeal - Jaqueline Pereira Da Silva - Inacieri Dantas de Farias - Vandeilson Silva de Sousa

Fonte: Ascom

James Rodrigues fala sobre a proposta de alienação de bens públicos para obras

O Secretário de Governo de Floriano, James Rodrigues, concedeu, na manhã desta sexta-feira (13), entrevista coletiva, à imprensa, para detalhar e esclarecer pontos importantes sobre o Projeto de Lei de nº 008/2018, de 19 de junho de 2018, de autoria do poder executivo, enviado para votação no legislativo, que trata sobre a alienação de imóveis pertencentes ao município de Floriano, para a arrecadação de recursos que, de acordo com o projeto, serão investidos em novas obras.

O Projeto de Lei foi enviado à Câmara Municipal de Floriano para votação em caráter de urgência na última quarta-feira (11), mas os vereadores de oposição pediram um prazo para analisar o documento. Durante a entrevista, James Rodrigues explicou que 4 prédios públicos serão vendidos, através de processo licitatório, caso os vereadores aprovem o projeto: o da sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na avenida Eurípedes de Aguiar, em local bastante valorizado e área de 1688,68m2; sede da Garagem da Prefeitura de Floriano, também localizado na avenida Eurípedes de Aguiar, com 920,75m2 de área; prédio do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, que fica no bairro Taboca, que tem 5.906,20 m2; e a área do antigo Terminal Rodoviário Miguel Arcoverde, no bairro Cancela, com área de 7081,90m2.

O secretário também explicou que não se trata de se desfazer de prédios públicos para alugar imóveis, como foi ventilado nas redes sociais, mas para a construção e reforma de outros patrimônios do município, e detalhou a destinação desses recursos, descrita no Projeto de Lei: reforma e urbanização do Mercado Público Central, que hoje, com a atual estrutura, gera uma despesa de cerca de 80 mil reais mensais, para a sua manutenção; construção do Espaço do Camelô, em um terreno da rua São Pedro, o que traria uma economia de cerca de 2 mil reais mensais, pagos hoje em título de aluguel, em um espaço privado, para abrigar os ambulantes que desocuparam calçadas do centro da cidade; construção de uma nova sede da secretaria municipal de Saúde, com 3 andares, que custará cerca de 1 milhão e 600 mil reais, para abrigar toda a estrutura da saúde do município.

O prédio, que se localizará na rua Fernando Marques, é de construção rápida, por ser modulado, não possuindo paredes internas, e utilizará divisórias, diminuindo custos e acelerando o tempo de construção, e contará, inclusive com auditório e Centro de Atendimento aos usuários do SUS; construção de um novo prédio do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, denominado Centro de Epidemiologia em Saúde, além de um novo cemitério, ambos localizados na região conhecida como Brejo, a menos de 2 km do bairro Nossa Senhora da Guia.

O processo seguirá 3 etapas: O pedido de autorização legislativa, a avaliação dos bens e, em seguida, o processo licitatório. Segundo James Rodrigues, essas obras gerarão emprego e renda e darão função social aos patrimônios públicos. “É muito importante que a população florianense se desvencilhe de qualquer engodo, de qualquer mentira, e tenha uma convicção: de que o projeto apresentado pelo poder executivo, não busca dilapidar o patrimônio público, pelo contrário, visa dar valor e conferir, acima de tudo, que estes bens sejam revestidos em favor do povo”, disse James.

Fonte: Ascom


 
 

 

Secretaria de Educação promove 5º Seminário Municipal do PNAIC

Na manhã desta segunda-feira (09), no auditório da Universidade Federal do Piauí - campus Floriano, foi realizado o 5° Seminário Municipal do PNAIC, organizado pela Secretaria de Educação. Estiveram presentes durante a solenidade de abertura o prefeito Joel Rodrigues, secretário de Educação, Joab Curvina, o assessor da Semed, Nilfrânyo Ferreira, a diretoras de Ensino, Maria da Paz e Reuzileide Nogueira, a coordenadora geral da Semed, Joseires Veloso, a coordenadora do Pnaic, Eva Guimarães, e a representante da UESPI, professora Maria Edilene Vilarinho.

Com o tema "Ensinar brincando é provocar novas descobertas na construção do conhecimento", o seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa", objetiva discutir metodologias diversificadas para o professor usar no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e no ciclo de alfabetização, que vai até o 3° ano do ensino fundamental I, no segundo ciclo 2017-2018. Durante a ocasião crianças da Rede Municipal de Educação agraciaram o público com apresentações artísticas.

Com parceria da Universidade Estadual do Piauí, a coordenadora do PNAIC em Floriano, a professora Eva Guimarães, destacou que durante o evento, que vai até às 17h, também haverá o momento de produção de materiais para serem usados  em sala de aula, isso acontece durante as oficinas que são destinadas aos professores, coordenadores e diretores das escolas da Rede Municipal.

Fonte: Ascom

Instalação da sede da Brigada de Incêndio acontece nesta quarta-feira

A instalação da sede da Brigada de Incêndio de Floriano será realizada no próximo dia 11 de julho, quarta-feira, às 08:30h, no Complexo Econômico e Cruzeiro, onde serão apresentados à população os quinze brigadistas, o chefe da brigada, o chefe do esquadrão, além da estrutura disponibilizada pelo município com equipamentos básicos, que incluem computador, impressora, armários, mesas, cadeiras, dentre outros. Já o IBAMA/PREVFOGO, entregará ao município, equipamentos específicos, como abafadores, bombas costais, roçadeiras, vestimentas adequadas para o desenvolvimento das atividades, e demais itens, além da viatura, para o desenvolvimento dos trabalhos da equipe. 

A Brigada de Incêndio de Floriano foi montada em um processo seletivo, composto por três etapas eliminatórias: Teste de Aptidão Física - TAF, Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas – THUFA e curso de formação de Brigada com apresentação de aulas teóricas e práticas, seguindo o conteúdo do manual do Brigadista, sendo gerada ao final do curso, uma média para cada aluno. A equipe deve atuar na zona rural de Floriano, combatendo possíveis focos de incêndio e realizando trabalhos de conscientização nas comunidades, podendo ainda auxiliar o Corpo de Bombeiro na zona urbana, em caso de necessidade.

Fonte: Ascom

Arrastão com Chiclete com Banana e show no cais da beira-rio comemoram os 121 anos de Floriano

  • Floriano_arrastão_6.jpeg Ascom
  • Floriano_arrastão_3.jpeg Ascom
  • Floriano_arrrastão_5.jpeg Ascom
  • Floriano_arrastão_1.jpg Ascom
  • Floriano_arrastão_4.jpeg Ascom
  • Floriano_arrastão_2.jpeg Ascom
  • FLoriano_arrastão.jpg Ascom

A noite desta sexta-feira (6), foi de festa e animação ao som da banda Chiclete com Banana em mais um tradicional arrastão com concentração em frente ao Espaço da Cidadania e percurso até o Cais da Beira-rio, onde quem recepcionou o público foi Gabriel Levy. Milhares de pessoas participaram com alegria do show que marcou o 6° dia das comemorações dos 121 anos da elevação de Floriano à categoria de cidade.

As ruas foram tomadas pelos florianenses que curtiram os shows e movimentaram a economia consumindo os produtos vendidos pelos ambulantes, restaurantes e bares da beira-rio. Diversos visitantes das cidades circunvizinhas participaram da festa, e comemoraram o aniversário da cidade, com muita animação.

Fonte: Ascom

Prefeitura lança decreto para manter organização nas festividades do aniversário da cidade

A Prefeitura de Floriano, através, da Secretaria de Governo, lançou o decreto de nº 28, de 25 de junho de 2018, que busca zelar e manter a ordem durante as festividades em comemoração ao aniversário da cidade de Floriano. Dessa forma, fica estritamente proibido, a circulação de veículos que tenham como finalidade a comercialização de bebidas, lanches e similares; veículos equipados ou não com som automotivo, trailers, reboques e paredões de som, nos eventos tradicionais do município de Floriano, inclusive durante o período dos arrastões.

O decreto, que entrou em vigor a partir da data de sua expedição, é válido uma hora antes do início dos eventos, e também  durante sua realização e percurso, se houver, terminando com o encerramento do evento. Invadir o corredor da folia, estacionar, parar ou obstruir as vias públicas, nos casos previstos no decreto, implica no reboque dos veículos, sem prejuízo às penalidades contidas na Legislação de Trânsito.

Fonte: Ascom

Prefeito Joel Rodrigues entrega reforma da UBS Protássio de Moraes

Na presença de diversas autoridades municipais e da comunidade local, o prefeito Joel Rodrigues entregou na tarde desta quarta-feira (4) a reforma da Unidade Básica de Saúde Protássio de Moraes, na localidade Boqueirão, beneficiando dezenas de famílias que estão mais distantes da saúde pública. A Unidade Básica de Saúde foi totalmente reestrutura e adequada de acordo com as normas da ANVISA e do Conselho Regional de Odontologia (CRO), oferecendo a partir de agora mais conforto e comodidade para os usuários. 

A unidade ganhou ar condicionados, nova instalação elétrica, pintura, recuperação do forro, mobiliário, portas, janelas, além de iluminação externa. Em seu discurso, o prefeito Joel Rodrigues, enfatizou o compromisso de fazer mais pelas pessoas, demostrando o carinho existente pela localidade. "Vamos voltar mais vezes para fazer a entrega de outros presentes para vocês", afirmou o gestor municipal aos moradores presentes.

A secretária de Saúde, Thais Braglia, relembrou que esta unidade a acolheu em seu primeiro emprego como enfermeira e que, hoje, poder ver a UBS Protássio de Moraes totalmente reestruturada é sinônimo de muita satisfação. "Só quem atuou nesta unidade conhece as dificuldades que o local apresentava", completou. Na solenidade de entrega, estiveram presentes o vice-prefeito Antônio Reis; ex-diretor do Instituto de Águas do Piauí, Dr. Francisco Costa; presidente da Câmara, Maurício Bezerra; os também vereadores Miguel Vieira, Celso Cavalcante e Salomão Holanda, além do secretário de Infraestrutura, Marcony Alisson, representando os demais secretários municipais.

Fonte: Ascom

Governo inaugura Casa da Gestante e ampliação do hospital de Floriano

Em Floriano, foi inaugurada a Casa da Gestante com capacidade para atender 10 mulheres simultaneamente, apoio multiprofissional 24 horas por dia e posto de coleta de leite humano que vai dar o suporte necessário na assistência aos bebês prematuros que estão internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN).

A inauguração ocorreu na terça-feira (03), data de emancipação da cidade, quando também foi entregue a reforma do Hospital Regional Tibério Nunes. 

“A ampliação de leitos no pós-cirúrgicos, de dois para seis leitos, vai permitir a implantação de novos serviços cirúrgicos, como a de videolaparoscopia, que é um procedimento minimante invasivo, e cirurgias de fêmur, já que recebemos da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Renova Saúde, arco cirúrgico e intensificador de imagem, o que vai reduzir a espera por essa cirurgia, que antes tinha que ir para Teresina”, explica Edmar Figueiredo, diretor do hospital.

Agregada a essa reforma, o centro cirúrgico foi ampliado de três para cincos salas cirúrgicas e a ala C, que conta com 46 leitos de cuidados clínicos. Com a reforma, o hospital passa a ter capacidade para atender 15 mil pacientes mensalmente.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Projetos de mobilidade urbana serão executados em Floriano

Na manhã desta terça-feira (3), o prefeito Joel Rodrigues participou, no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), do evento que divulgou os projetos já selecionados do programa Avançar Cidades, com a abertura de novas habilitações. Floriano é uma das cidades contempladas para aplicação de recursos em projetos, planos e obras de mobilidade urbana.

Os investimentos previstos se concentram na ordem de 15 milhões de reais, que serão destinados para a execução de importantes obras, entre elas: pavimentação asfáltica e poliédrica, construções de pontes, entre outras ações que irão garantir mobilidade urbana, além de gerar emprego e renda para a população florianense. 

No evento também foram divulgados os projetos já selecionados pela Caixa Econômica, do programa Minha Casa Minha Vida. Também estiveram presentes o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o governador do Piauí, Wellington Dias, o senador Ciro Nogueira, o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Sousa e outras autoridades e convidados.

Fonte: Ascom

Posts anteriores