Cidadeverde.com

Planifica SUS capacita profissionais da Atenção Básica em Floriano

Os profissionais da saúde municipal participam nesta segunda (5) e terça-feira (6), na Faculdade de Floriano – FAESF, das atividades do projeto Planifica SUS, por meio da realização de workshops. A qualificação é uma parceria do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Estadual de Saúde- CONASS, Instituição Israelita Albert Einstein e Secretaria Estadual de Saúde, visando a reorganização dos micro e macroprocessos da Atenção Básica Primária à Saúde.

O Planifica SUS, que tem como tema “A integração da Atenção Primária e da Atenção Especializada nas Redes de Atenção à Saúde”, também atua na capacitação dos profissionais no cuidado materno infantil, esse serviço atenderá gestantes e crianças de alto risco que serão atendidas por uma equipe multiprofissional, composta por obstetra, pediatra, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e um técnico de enfermagem.

O Secretário de Saúde, James Rodrigues, tem sido um grande entusiasta do Planifica SUS por entender que este projeto é capaz de modificar o processo de trabalho das equipes como vem acontecendo com a USF Viana de Carvalho, onde já é possível notar avanços no processo de trabalho da equipe no atendimento humanizado a comunidade.

[email protected]

Lei municipal intensifica fiscalização de transporte irregular de passageiros em Floriano

A lei 994/2019, publicada no Diário Oficial dos Municípios na última sexta-feira (1), instituiu normas para regular a fiscalização e o combate à atividade econômica que consiste no transporte clandestino e/ou irregular de passageiros, tendo como base a Lei Federal nº 12.009/2009 do Conselho Nacional de Trânsito.

Quem são considerados clandestinos e irregulares?

Clandestino: o transporte municipal remunerado, em motocicleta, carro, ônibus, micro-ônibus, vans, transporte escolar ou qualquer outro veículo automotor particular ou de aluguel, promovido por pessoa física ou jurídica que não possua concessão, permissão ou autorização do órgão competente.

Irregular: o transporte municipal remunerado com motocicleta, carro, ônibus, micro-ônibus, vans, transporte escolar ou qualquer outro veículo automotor particular ou do aluguel, promovido por pessoa física ou jurídica, que possua vício/erro na concessão, permissão ou autorização do órgão competente.

De acordo com a lei, também é caraterizado clandestino ou irregular a circulação em via pública no município de Floriano oferecendo o serviço de transporte remunerado, bem como o recrutamento de passageiros em pontos de parada identificados pelo setor de fiscalização como pontos clandestinos, além do estacionamento em pontos irregulares objetivando o recrutamento de passageiros. Excetuam-se da lei, o transporte de passageiros realizado por intermédio de aplicativos, que será regulamentado em lei própria.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SUTRAN ficará responsável pela fiscalização e aplicação das sanções administrativas, que poderão ser aplicadas na forma de remoção do veículo ou multa. A lei, com data de 26 de setembro de 2019, já está em vigor no município.

[email protected]

Zona rural do município de Floriano recebe projeto Saúde em Movimento

O mês de novembro chegou e em Floriano, o projeto Saúde em Movimento, realizado pela Secretaria de Saúde, leva para mais perto do homem do campo, atendimentos específicos de prevenção e combate a doenças. Desta vez, abrindo o Novembro Azul, de valorização a saúde do homem, a comunidade Tabuleiro do Mato e região recebeu mais uma edição do projeto que realizou a primeira etapa na zona urbana, com exames de hemograma e PSA total, na última quinta-feira (25), para os homens, quando a ação disponibilizou transporte, garantindo a locomoção dos moradores da região até o laboratório, na zona urbana de Floriano.

A ação contemplou a atualização do cartão SUS, avaliação nutricional, consultas com urologista e clínico geral, solicitação de mamografia, prevenção do câncer de colo do útero, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite, atendimento do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, dentre outros. Alcançando os homens, mas também crianças, mulheres e idosos. O projeto tem alcançado as comunidade rurais, facilitando o acesso à serviços de saúde importantes no combate e prevenção de doenças. 

O calendário de ações do Novembro Azul contemplará diversas ações na zona urbana e rural, disponibilizando o acesso a consultas e exames preventivos. Entretanto, estes serviços podem ser encontrados durante todo o ano, através das Unidades Básicas de Saúde.

[email protected]

Prefeitura de Floriano realiza o lançamento do Projeto Jovem Empreende

Empreender é um desafio que muitos jovens tem abraçado nos dias atuais, não sendo diferente em Floriano. Pensando na importância do assunto e buscando trazer mais informações e troca de experiências, a Secretaria de Governo, através da Diretoria de Juventude, lançou o Projeto Jovem Empreende, na última terça-feira (22), que agregará diversas ações para fomentar novas ideias e contribuir para o desenvolvimento empreendedor de jovens. 

A primeira ação, foi o Talk Show Jovem Empreende que reuniu vários nomes do empreendedorismo jovem de Floriano, além do consultor empresarial Magno Bezerra. Os convidados da noite compartilharam experiências e tiraram dúvidas da plateia que reuniu acadêmicos de diversos cursos, micro empreendedores e pessoas interessadas em iniciar o seu próprio negócio ou ainda conhecer um pouco desta perspectiva. 

 O projeto apoiado pelas Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Comunicação contemplará etapas importantes, como o Jovem Empreende – Eu quero empreender, que propiciará aos jovens selecionados, entre 16 e 29 anos, mediante critérios a serem divulgados em janeiro, conhecimento acerca do seu perfil profissional, estratégias de negócio, utilização de redes sociais e estágios de observação em empresas parceiras.

Outra etapa importante será realizado posteriormente, sendo ela, o Jovem Empreende – Eu empreendo, com dicas para jovens que já empreendem. Para 2019, ações em escolas e centros de reabilitação mobilizarão a juventude a pensar no empreendedorismo, como ferramenta de transformação social, a partir da partilha de experiências com empreendedores locais.

 

[email protected]

No Maranhão, motorista sem habilitação atropela e mata atleta de ciclismo

Foto:Reprodução/Facebook

O ciclista do município de Floriano, Cássio Alves de Almeida, 50 anos, morreu no Hospital Tibério Nunes, após ser atropelado na BR 278, no município de São Francisco do Maranhão. O atleta costumava treinar no trecho da BR 278, que liga a cidade de São Francisco do Maranhã a Barão de Grajaú.

No domingo (20), Cássio treinava por volta das 18h30 quando foi atropelado por uma S10. O motorista do carro identificado como Gabriel Barbosa de Sousa, 19 anos, não possui carteira de habilitação.

De acordo com o delegado de São Francisco do Piauí, Firmino Vilarinho, o motorista foi autuado por homicídio culposo com o agravante de não possuir habilitação. 

“O ciclista Cássio vinha em uma bicicleta no sentido São Francisco do Maranhão a Barão do Grajaú. E a S 10 branca vinha no sentido de Barão de Grajaú ao povoado Bem me Quer.  Eles estavam em sentido contrário. A S 10 colidiu com a bicicleta em uma curva. O Cássio foi arremessado em uma ribanceira. A Polícia Militar apresentou o dono do carro e ele foi autuado em flagrante por homicídio culposo qualificado pela falta de habilitação”, destacou.

A perícia vai dizer se o condutor do veículo estava em alta velocidade. A estrada é conhecida por possuir muitas curvas.  “Acreditamos que não era uma velocidade baixa porque a vítima foi arremessada em alta velocidade para fora da estrada”, disse o delegado.

Cássio era um dos principais atleta do Piauí da categoria Over 50. Ele foi campeão piauiense no ano de 2018. A Federação Piauiense de Ciclismo lamentou o falecimento do atleta. 

Lídia Brito
[email protected]

Saúde: comunidades rurais realizam exames na zona urbana de Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã deste sábado (12), uma ação com os moradores das comunidades rurais da região do Distrito Amolar, contemplando cerca de 200 pessoas  com exames especializados. Através de uma ação articulada pela Equipe de Saúde da Família - ESF e agentes comunitários de saúde, os moradores foram trazidos da zona rural para a zona urbana, onde uma clínica e um laboratório aguardavam para realização de exames de mamografia, para as mulheres, hemograma completo e PSA total, para homens. 

Segundo o secretário da pasta, James Rodrigues, levar o atendimento para mais perto da população é o principal objetivo da ação, que culminará no dia 26 de outubro, na comunidade Amolar, com entrega dos resultados dos exames, consultas médicas especializadas, diagnósticos, aferição de pressão arterial, glicemia, dentre outros. “Sabemos da distância dessas comunidades, principalmente pela falta de acesso dessas pessoas a serviços especializados como os ofertados nessa ação, por isso estamos avançando, mesmo cientes das dificuldades que ainda precisam ser superadas e melhorando a qualidade do atendimento, ofertando serviços de saúde essenciais à comunidade, sobretudo para aquelas mais distantes.”

O trabalho realizado faz parte das ações que facilitam o acesso à Saúde, por parte da população das comunidades rurais, e está no cronograma de ações do Outubro Rosa e Novembro Azul. O Distrito Amolar possui uma Unidade Básica de Saúde funcionando todos os dias da semana e uma ambulância para transporte dos pacientes que necessitam de atendimento na cidade de Floriano. 
A ação de hoje também será levada para outras comunidades rurais de Floriano.

[email protected]

Jovem de 18 anos é morto a tiros em rua de Floriano

Foto: reprodução

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na noite do último sábado (12), em Floriano.

O crime aconteceu por volta das 23h50, nas proximidades de um bar localizado na Rua Gabriel Ferreira, no bairro São Borja.

Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima identificada como Guilherme da Silva Santos, 18 anos, estava parada no local, quando o autor dos disparos chegou já atirando.

Ele foi alvejado com pelo menos três disparos e morreu no local. Ao chegar à cena do crime, a Polícia encontrou ao lado do cadáver uma motocicleta que havia sido tomada de assalto no último dia 10.

A Polícia Civil também foi acionada e esteve no local, onde foram feitos os primeiros levantamentos sobre o assassinato de Guilherme da Silva.

* Com informações Jc24horas

PRF prende condutor por desobediência e direção perigosa na BR 230

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem de 34 anos por desobediência e dirigir veículo automotor, em via pública, sem carteira nacional de habilitação, "gerando perigo de dano na BR 230", na cidade de Floriano/PI, na noite de domingo (12).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também informou que "os policiais deram ordem de parada para o veículo FIAT/SIENA, que parou a frente dos policiais e, em seguida deslocou-se em alta velocidade". Os policiais realizaram acompanhamento tático até conseguirem interceptá-lo na via. 

"Os policiais verificaram que no interior do veículo estavam sete pessoas, excedendo a capacidade de lotação do veículo, sendo uma criança de três anos de idade que era transportada sem o dispositivo de segurança", relatou a PRF. 

A PRF ressaltou que "os policiais ofereceram o teste de alcoolemia, que foi recusado pelo condutor", que  foi encaminhado à Central de Flagrantes na cidade de Floriano/PI para proceder com as medidas legais cabíveis, acrescentou.

O motorista poderá  responder por "desobediência e dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano (consumado)", esclareceu a PRF. 


Carlienne Carpaso (com informações da PRF)
[email protected] 

Joel Rodrigues retoma obras de calçamento em comunidade de Floriano

O prefeito Joel Rodrigues visitou na manhã desta quinta-feira (10), as obras de pavimentação poliédrica no bairro Cajueiro II. Ao todo, 10 mil metros quadrados de calçamento, estão sendo aplicados no bairro, retomando as obras que já estavam em andamento, através da parceria com o Governo do Estado. 

Durante a visita, o prefeito ao lado de secretários municipais, acompanhou o andamento das obras que fazem parte do programa de mobilidade urbana, que tem contemplado diversos bairros da cidade. O Cajueiro II tem recebido atenção especial também no que diz respeito ao processo de regularização fundiária, uma ação em andamento, que beneficiará diretamente, a comunidade que reside no bairro.

[email protected]

Prefeitura de Floriano realiza abertura da campanha ‘Outubro Rosa’

Foi realizada na manhã desta terça-feira (8), a abertura oficial de mobilização das atividades da campanha do "Outubro Rosa". A ação, que ocorre durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs, está sendo intensificada durante este mês, visando levar informações sobre a prevenção ao câncer de mama. O prefeito Joel Rodrigues participou da solenidade de abertura, promovida na UBS Viana de Carvalho, no bairro Sambaíba Velha, na companhia de diversas autoridades.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde estará desenvolvendo uma vasta programação de atividades que buscam promover a conscientização da sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher. Estão previstas a realização de ações de saúde mental no CAPS II e CAPS AD, bem como ações na Avenida Frei Antônio Curcio e nas comunidades rurais Amolar e Tabuleiro do Mato, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para atender as mulheres, através da solicitação de exames de mamografia e prevenção, além do agendamento de consultas ginecológicas e avaliação de resultados. O "Outubro Rosa" é uma campanha realizada mundialmente para encorajar as mulheres a realizarem seus exames preventivos, já que os testes são fundamentais para detecção do câncer de mama em seu estágio inicial.

[email protected]

Posts anteriores