Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária apreende meia tonelada de alimentos vencidos em Floriano

A Vigilância Sanitária de Floriano tem atuado desde a última semana, com uma "Força Tarefa" voltada para a fiscalização em vários estabelecimentos do município.

Segundo Jussinaldo Santos, farmacêutico e diretor do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal, foram recolhidas cerca de meia tonelada de alimentos com prazo de validade vencido em supermercado, mercadinhos, lanchonetes, restaurantes, dentre outros. "Esses alimentos se encontravam nas prateleiras e possivelmente seriam comercializados, então nós atuamos realizando esse trabalho de fiscalização e orientação, visando garantir proteção à saúde da população".

A Vigilância Sanitária também fará a inspeção em outros pontos comerciais, como hotéis, supermercados, drogarias, consultórios buscando contemplar todos os estabelecimentos dos diferentes ramos de atividade do município. Além disso, também alerta para que os proprietários e empresários procurem a Vigilância Sanitária para solucionar pendências com alvarás.

"É importante mencionar que a população pode estar realizando denúncias de irregularidades encontradas em seus bairros e em estabelecimentos, através da Ouvidoria ou da Secretaria Municipal de Saúde.", frisou Jussinaldo.

Fonte SECOM

Inscrições abertas para a Oficina de Cinema e Teatro em Floriano

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lançou nesta quinta-feira (1), as inscrições das Oficinas de Teatro e Cinema, uma formação gratuita para descoberta e construção de novos atores e atrizes, promovida em parceria com a Associação Brincantes do Folclore Nordestino e Movimento Negro Casa de Dandara.

"Nós estamos propiciando um espaço para construção de novos atores e atrizes em Floriano. Então é uma oportunidade para aqueles que nunca fizeram um curso, mas tem vontade de participar dos nossos grupos teatrais e atuar no ramo.", afirmou Elineuza Ramos, secretária de Cultura, Esporte e Lazer.

As oficinas serão conduzidas pelo cineasta Giovanni Marsalis, de Fortaleza-CE, que abordará aspectos da performance e formação teatral, produção, cinema e demais conhecimentos da área.

As inscrições são gratuitas e limitadas. Os interessados podem se dirigir ao Complexo Cultural e Econômico do Cruzeiro e na Estação Cidadania, entre os dias 01 e 20 de agosto, de 08:00h às 13:00h. O início das aulas está previsto para o dia 22 de agosto e acontecerão na sede da Estação Cidadania, Cultura e Esporte Nivaldo Júnior.

Ascom

Aulas da rede municipal de Floriano retornam nesta quinta-feira (1)

Depois da tranquilidade de um mês de férias, é hora de retornar às atividades escolares. As aulas da rede municipal começam nesta quinta-feira (1), dando início ao 2º semestre do ano letivo em todas as escolas da rede municipal de Floriano, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

O encontro pedagógico foi realizado na última segunda-feira (29), com professores da rede municipal para discussão da prática docente, compartilhamento de novas metodologias de ensino e planejamento do último semestre. Segundo Joab Curvina, a merenda já está garantida nas 52 escolas, que tem aproximadamente 7.200 alunos matriculados conforme o Censo Escolar de 2019. 
As aulas vão até dia 22 de dezembro, encerrando o ano letivo.

da redação
redacao@cidadeverde.com

SECULT promove o 1º espetáculo de teatro na Estação Cidadania, Cultura e Esporte – Nivaldo Junior

As atividades culturais já iniciaram na recém-inaugurada Estação Cidadania, Cultura e Esporte – Nivaldo Junior em Floriano. No último sábado (27), a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer trouxe, para a comunidade do Conjunto Pedro Simplício e bairros adjacentes, o espetáculo “Prisioneiro da Eutanásia” do Grupo Cangaço de Teatro. A peça teatral é a primeira realizada no espaço de teatro e cinema disponibilizado na Estação.

“Esse espetáculo veio para inaugurar o nosso espaço aqui na Estação, que é preparado para receber também workshops, cinema e muito mais. A gente se sente privilegiado em receber o grupo Cangaço, que já é consagrado na nossa cidade e tem visibilidade no Brasil pelos seus grandes espetáculos... A ideia mesmo é formar uma nova plateia, dimensionando a cultura porque a Estação Cidadania traz essa possibilidade. Nossa intenção é de trazer mais espetáculos e esperamos que a comunidade venha consumir esse produto e esse bem cultural que é o teatro, além de outras atividades que serão desenvolvidas aqui certamente.”, afirmou Elineuza Ramos, secretária de cultura.

Além do espaço de cinema e teatro, a Estação disponibiliza vários espaços como quadra de esportes, campo de areia, biblioteca, estação digital e outros recursos que contribuem para o desenvolvimento da população. A estação digital e a biblioteca estão abertas no horário de 8h às 13h. Para reserva dos demais espaços, é necessário comparecer em horário comercial na própria estação, para conhecer a agenda do local e datas disponíveis. A praça, por sua vez, oferece um espaço com bancos, playground, dentre outros, abertos ao uso durante todos os dias, até às 22h, para toda a comunidade.

ascom

Joel Rodrigues cobra retomada de obras da Policlínica de Floriano

O prefeito Joel Rodrigues, na companhia do deputado Estadual, Dr. Francisco e do secretário de Governo, James Rodrigues, esteve em Teresina, na manhã desta segunda-feira (22), em uma audiência, na Secretaria do Estado de Saúde, para cobrar a retomada das obras de conclusão da Policlínica de Floriano.

Na oportunidade, Florentino Neto, secretário da pasta, colocou em pauta as dificuldades para a continuidade da obra, que está parada desde 2018. Em contrapartida, a Prefeitura apresentou algumas alternativas e se colocou à disposição para contribuir na concretização da obra, dentro das possibilidades municipais. "Estamos aguardando que a obra,  que é de responsabilidade do Estado, seja concluída o quanto antes, levando a conta a necessidade desta para toda a comunidade florianense e região", afirmou Joel.

ascom

Seletivo: 34 candidatos concorrem a 5 vagas do Conselho Tutelar de Floriano

Foi realizado neste domingo (21), o exame específico para o Conselho Tutelar de Floriano. A prova, aplicada na Unidade Escolar Francisco Dutra, reuniu 34 candidatos que concorrem a um total de cinco vagas disponíveis para composição dos membros do quadriênio 2020/2024, aprovado pela Resolução Nº 003/2019, do CMDCA local. O gabarito da prova objetiva foi divulgado na tarde desta segunda-feira (23) no Diário Oficial, e está disponível no link abaixo.

Link aqui:
http://www.floriano.pi.gov.br/download/201907/SF22_5767c8d3aa.pdf

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por 5 membros, escolhidos pela comunidade local para um mandato de 4 anos.

O processo de seleção foi disciplinado pela Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), Resolução nº 170/2015 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, assim como pela Lei Municipal nº 240/2000 e Resolução nº 003/2019, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2019, sendo realizado sob a responsabilidade deste e fiscalizado do Ministério Público.

A eleição para os membros do Conselho Tutelar do Município de Floriano será realizada no dia 05 de outubro de 2019, das 08h às 17h, através de voto direto, secreto e facultativo aos eleitores do município, sendo a posse dos eleitos e seus respectivos suplentes marcada para ocorrer no dia 10 de janeiro de 2020.

Ascom

Desapropriação permite retomada de obra pública em Floriano

A Prefeitura de Floriano, na tarde de sexta-feira (19), deu mais um passo importante para concretização das obras de revitalização da Avenida Fazer Bucar: a remoção do isolamento das áreas privadas que aguardavam o processo indenizatório da desapropriação de imóveis previstas na execução da obra. As áreas interditadas compreendiam o perímetro das ruas Alfredo Estrela, João Luiz Ferreira e Rua Padre Uchôa, que compoem o eixo central da Avenida.

"Aqui na verdade, era uma área que há muito tempo o município aguardava essa obra então por meio da CODEVASF foram conseguidos recursos para que essa obra virasse realidade. Chegou-se um determinado momento em que os meus constituintes tiveram um tratamento com a CODEVASF e que nós não fomos correspondidos. A lei de desapropriações rege que a indenização deve ser prévia, mas a obra pela CODEVASF tinha sido iniciada antes mesmo que essas indenizações fossem realizadas ", afirmou Marcus Vinicius Queiroz Neiva, advogado dos proprietários.
Mediante esta situação, a Prefeitura, em dezembro do ano passado, buscou um entendimento com os proprietários e com a CODEVASF para que a situação fosse resolvida e as obras pudessem continuar, considerando a importância desta para a população florianense. Em fevereiro deste ano, o prefeito Joel Rodrigues assinou o decreto nº 012/2019 que previa a desapropriação dos imóveis atingidos pela obra de revitalização da Avenida Fauzer Bucar.

Na época, o mesmo estreitou a parceria com a CODEVASF, firmando um Termo de Convênio, que garantia recursos orçados em cerca de 1 milhão de reais, equivalente ao valor indenizatório, para cerca de dez famílias que possuíssem imóveis afetados com a construção da obra. Uma comissão também foi formada para acompanhar o andamento e o decreto assinado autorizava a penetração dos imóveis objetos de desapropriação. 

“Recebemos o levantamento de todas as áreas e imediatamente, solicitamos as providências necessárias para chegarmos a esse momento da assinatura do decreto, firmando essa importante parceria, que beneficia toda a população”, disse Joel.

Segundo o advogado Marcus Neiva, a partir do momento que o município de Floriano integrou essa relação, afim de obter os recursos realizados às desapropriações e realizar as indenizações, tudo foi conduzido de forma correta e cordial.

"Na data do dia 19/07, o município entrou em contato com meus constituintes que resolveram aceitar o valor proposto pelo município. Em respeito a forma cordial e respeitosa que nos trataram durante todo o processo, nós resolvemos de forma espontânea remover os obstáculos, antes mesmo da homologação judicial e realização da transferência dos valores, para que a construtora Hydros pudesse realizar o seu término num menor prazo possível".

Na ocasião, o prefeito Joel e representantes das secretarias de Governo, Infraestrutura e Procuradoria Geral do Municipio juntamente com membros da CODEVASF, da Construtora Hydros, proprietários e o advogado, Marcus Neiva estiveram presentes para liberação dos trechos isolados.

"Estamos tendo um fechamento de sucesso. Todos aqui unidos para continuidade dessa obra que é uma das maiores da cidade de Floriano, não só pelas questões relacionadas à urbanização mas também pelas questões relacionadas a mobilidade e principalmente as questões de ordem sanitária. Pra se ter uma ideia, todo esse perímetro era um esgoto a céu aberto. Além disso, era uma obra que já tinha um pedido de praticamente 50 anos e que agora está acontecendo pensando no bem que ela trará para toda a população de Floriano", afirmou Marcony Alisson, secretário de Infraestrutura.

Joel Rodrigues reiterou a importância deste acordo para concretização desta grande ação.

"Após, este acordo firmado entre as partes e com a assinatura do termo para desapropriação da área, a Procuradoria Geral do Município vai levar ao poder judiciário esses termos para homologação e transferência dos recursos para os proprietários. A partir de agora, a construtora está liberada dar continuidade a esta importante obra que é fruto da integração dos poderes Municipal e Federal com a CODEVASF". 

A Avenida Fauzer Bucar possui 1.200 m de extensão que serão contemplados com asfaltamento com pista dupla, ciclovias, passagem para pedestres, iluminação, arborização, além do sistema de drenagem pluvial, contribuindo para a saúde da população.

Ascom

Joel Rodrigues visita retomada de obras de mobilidade em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues, na tarde desta quinta-feira (18), visitou a retomada das obras de pavimentação poliédrica no bairro Cajueiro II em Floriano. O projeto, viabiliazado através de uma importante parceria com o Governo do Estado, já tem 54% das obras concluídas e abranje cerca de 33.000 m² no total.

"Cerca de 18.000 m² já foram concluídos e agora, com a liberação dos recursos, estamos dando continuidade a este projeto que contempla também os bairros Santa Rita,Tiberão e Manguinha, atendendo a uma necessidade de mobilidade urbana de vários florianenses", afirmou Joel 

Na semana de aniversário da cidade, o prefeito já havia inaugurado a pavimentação poliédrica do trecho que liga as Ruas Major Carlindo Nunes e Rua Nossa Senhora do Carmo, no bairro Santa Rita e que dá acesso ao bairro Via Azul e à Cidade Cenográfica.

Na oportunidade da visita ao Cajueiro II , a equipe aproveitou para acompanhar as obras de restruturação da praça Pedro Simplício Neto e construção da Academia de Saúde, no bairro Bom lugar. "Em breve, esta importante obra será entregue à comunidade e contará com uma Academia de Saúde, para melhoria da qualidade de vida da população", finalizou Joel.

Fonte: ascom

Operação do Maranhão prende empresários do Piauí suspeitos de lavagem de dinheiro

Foto: MPMA

Três empresários foram presos no município de Floriano suspeitos de participarem de uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Elas foram presas dentro da Operação Créditos Ilusórios, deflagrada pelo Ministério Público do Maranhão.  Os suspeitos trabalham na área da contabilidade.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão temporária nos estados do Maranhão (Balsas e Riachão), Piauí (Floriano), Tocantins (Araguaína) e Ceará (Fortaleza). 

De acordo como MPMA, "o grupo criminoso, formado por empresários, contadores e produtores rurais, causou um prejuízo de aproximadamente R$ 70 milhões aos cofres públicos maranhenses, no período de janeiro de 2015 a novembro de 2017".

"Essa investigação, promovida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas)  e Polícia Civil do Maranhão, visa apurar a existência de uma organização criminosa, que utiliza empresas fantasmas ou de 'fachadas',  com única finalidade de criar créditos fiscais fictícios e, assim, sonegar tributos em vultosas operações comerciais, que chegam a aproximadamente R$ 70 milhões, comentou a coordenadora do Gaeco-MA, a promotora Débora Jeane Aguiar. 

Segundo o MPMA, "o esquema criminoso foi identificado pela Secretaria de Estado de Fazenda e consistia na utilização de empresas de fachada, ou seja, sem qualquer lastro financeiro, sede física ou mesmo quadro de empregados. Eram emitidas notas fiscais falsas, movimentando milhões de reais em operações de compra e venda de grãos". 

"O objetivo era gerar créditos tributários falsos utilizados em operações comerciais que existiam de fato. Assim, o ICMS devido não era recolhido, causando prejuízo aos cofres públicos. Além de empresas de fachada, também eram utilizadas empresas fantasmas, criadas com utilização de documentos falsos e que igualmente emitiam notas fiscais frias". 

A operação tem o apoio da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), das Secretarias da Fazenda do Maranhão e Piauí, dos Gaeco’s e dos GAESFs (Grupos de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal) dos Ministérios Públicos do Piauí e do Ceará e das Policias Civis do Piauí, Ceará e Tocantins.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre as ações realizadas pelo GAECO/MA e Polícia Civil do Maranhão, a R&R Contas esclarece de pronto que a empresa não é investigada. Informamos ainda que o diretor administrativo, Rogério de Holanda Soares, está prestando esclarecimentos, dando apoio e colaborando com as investigações, sempre primando pela justiça e veracidade dos fatos.

Importante deixar claro que das 32 empresas ditas investigadas pela ação do GAECO, apenas 4 (quatro) são clientes do escritório R&R Contas, que tem 25 anos de mercado prestando serviços para milhares de clientes sendo reconhecido pela ética, profissionalismo e legalidade de seu trabalho. Por fim, a empresa esclarece que segue prestando serviços normalmente com a excelência de sempre e confiando na ação da Justiça para que a verdade prevaleça.

R&R Contas 


Carlienne Carpaso (com informações do MPMA)
carliene@cidadeverde.com 

Policia prende dois homens com drogas e dinheiro em Floriano

Foto reprodução

A Polícia Militar prendeu dois homens e apreendeu uma quantidade de drogas e dinheiro na manhã desta quarta-feira (17). Eles estavam em um desvio, nas imediações do Posto da PRF, em Floriano.

De acordo com o Delegado Regional, Bruno Ursulino, policiais militares estavam fazendo uma ronda pela região, quando avistaram os dois homens.

“Eles são oriundos da cidade de Regeneração, tinham vindo para a cidade de Floriano e no momento da abordagem se encontravam com drogas, sendo uma parte fracionada no ponto de venda e outra parte em porção maior a ser desmanchada”, disse o Delegado.

Segundo informações de Bruno Ursulino com a dupla foram encontradas duas toucas ninjas, o que chamou atenção da Polícia. “A gente chama de bala clave, e chamou nossa atenção porque normalmente quem usa esse tipo de ferramenta é a pessoa que está intencionada em fazer assalto, mas no momento não foi encontrada arma de fogo com eles”.

Wesley Costa de Sousa, 25 anos, natural de São Paulo-SP e Antonio Mendes da Rocha, 42 anos, natural de Urbano Santos-MA foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil e autuados por tráfico de droga.

Fonte: florianonews
 

Posts anteriores