Cidadeverde.com

Floriano realiza projeto 'Biblioteca Viva' em escolas do município

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e em parceria com escolas da rede municipal de ensino, realizou nesta segunda-feira, 4 de março, mais uma edição do projeto intitulado 'Biblioteca Viva - contando estórias e histórias', desta vez na Escola Municipal Área Leão.

O projeto, que tem o objetivo de levar a experiência da biblioteca, em especial a de contação de histórias para escolas, iniciou em 2024, na Escola Municipal Raimundo Neiva, que foi a primeira contemplada com a ação. Nas próximas semanas, outras escolas do município serão contempladas. Além da contação de estórias e histórias, também terão diversas outras atividades, como: dança, pintura e recreação.

Hoje, o 'Biblioteca Viva' foi realizado na Escola Municipal Área Leão, reunindo cerca de 60 participantes da comunidade escolar para assistir a apresentação da história 'Menina Bonita do Laço de Fita', voltada para as crianças das fases pré-escolar e anos iniciais. Prestigiaram o momento, o prefeito, Antônio Reis Neto; a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, estudantes, professores e servidores.

Para Elineuza Ramos, "o projeto 'Biblioteca Viva' traz aos alunos dessa geração tecnológica, a possibilidade de entrar em contato direto com o livro físico, de senti-lo, cheirá-lo e trabalhar os diversos sentidos e a imaginação. A leitura traz mundos em um só espaço; com a leitura, abstração e instrução com objetivo de que as crianças desenvolvam a leitura por meio do acesso aos livros contidos na Secretaria de Cultura", ressaltou a secretária.

Ascom

Floriano discute criação de Comitê de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Em parceria com a Universidade Federal do Piauí, campus Amilcar Ferreira Sobral, a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano iniciou a discussão para a implementação de um Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A professora doutora Jardeliny Corrêa, pesquisadora das áreas de Enfermagem em Saúde Materno-Infantil, Saúde da Mulher, Saúde Sexual e Reprodutiva e Violência e o diretor do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, enfermeiro, pesquisador e professor mestre da UFPI, Filipe Melo, levaram a proposta até a Secretária de Saúde, Caroline Reis. 

Segundo a Dra. Jardeliny Corrêa, responsável pelo projeto, o objetivo principal do comitê é fortalecer as ações de proteção e assistência às mulheres vítimas de violência, articulando os serviços de saúde e promovendo a sensibilização da comunidade florianense. 

Filipe Melo explica que o comitê buscará estratégias para identificar precocemente casos de violência, além de oferecer a rede de apoio e garantir acesso aos serviços especializados ou fazer o encaminhamento correto da demanda. A secretária de Saúde, Caroline Reis, afirmou que essa iniciativa representa um passo importante no cuidado integral à saúde das mulheres e colocou as coordenações e diretorias à disposição do projeto.

Ascom

Saúde convida população para combater a Dengue, Chikungunya e Zika

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica e Centro de Zoonozes), iniciou a campanha de propaganda para prevenção e conscientização contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika com o tema “Um mosquito, várias doenças”.

Com a temporada de chuvas, a perspectiva não é nada animadora, como avalia a Secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis. "Estamos intensificando a campanha no rádio e na TV para convidar a população a se unir contra um inimigo em comum: o mosquito Aedes aegypti. Se cada um fizer sua parte, podemos barrar a cadeia de transmissão do vetor", explica.

Além da campanha no rádio e na TV, a Secretaria de Saúde vai intensificar a borrifação em locais com focos da doença, atuação do agente de saúde como facilitador no compartilhamento de informações sobre a prevenção e combate ao mosquisto, reforço das visitas domiciliares dos agentes de endemias, monitoramento dos pontos estratégicos (borracharias, sucatas, construções abandonadas, cemitérios). "A colaboração de todos é fundamental para evitar essa propagação e proteger a saúde comunidade", afirma Caroline Reis.

Combate ao mosquito

Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cobrir bem a cisterna.
Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Ascom

Escola de Floriano programa atividade de ciclismo “1º Pedal Escola-Família”

A Prefeitura de Floriano, através da Escola Municipal Barjona Lobão, bairro Tiberão, da Secretaria Municipal de Educação, promoverá o “1º Pedal Escola-Família de 2024”. O pedal é uma sequência de uma atividade desportiva realizada em 2023 pela escola e que teve uma grande adesão de pais, alunos e amigos da escola. 

O passeio ciclístico, que é organizado pelo diretor da E.M. Barjona Lobão, professor Marcos Frank de Carvalho, com a colaboração dos demais professores, além da combater o sedentarismo, fomenta o fortalecimento dos laços familiares e das famílias com a escola, promovendo, ainda, um estilo de vida ativo que desfruta do ar livre. 

A exemplo da primeira experiência em 2023, o “1º Pedal Escola-Família de 2024” contará com um percurso saindo do pátio da Escola, no bairro Tiberão, até a localidade Tabuleiro do Mato, que fica a cerca de 10 quilômetros de Floriano, com uma parada no bairro Nossa Senhoria da Guia para hidratação. “Pode parecer longo, mas esse é um percurso bem tranquilo”, explicou o diretor.

Quem quiser pode participar, mas é preciso fazer a inscrição presencialmente na E.M Barjona Lobão, a partir do dia 26/02 até 01/03, nos horários que vão das 8h às 11h e das 14h às 17h. Todos os estudantes, juntamente com seus familiares e a comunidade, são bem-vindos para participar deste evento inclusivo. 

Confira o cronograma do evento:
Data do evento: 03/03/2024
Saída: E.M Barjona Lobão
Horário: 06h

Ascom

Homem é preso com 24 tabletes de maconha dentro de mala em Floriano

Foto: Ascom/PM

Por Breno Moreno (com informações da PM-PI)

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi preso nesta sexta-feira (24) em Floriano com 24 tabletes de substância análoga à maconha em uma mala. A prisão aconteceu após uma equipe da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) abordar o suspeito no momento em que ele deixava o Terminal Rodoviário em um táxi. 

Segundo a PM, que fazia rondas pela região, o veículo onde se encontrava o suspeito foi visto saindo em arrancada brusca do terminal. Momento depois, a viatura realizou o acompanhamento tático por alguns bairros da cidade e, em seguida, fez a abordagem ao táxi, onde foi encontrada uma mala com os entorpecentes. 

O taxista foi liberado, enquanto o suspeito foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes de Floriano para os procedimentos legais. Em relato aos policiais, o homem informou que estava trazendo a carga de droga, de aproximadamente 21,8kg, do estado de São Paulo. 

Mulher é agredida em briga durante show no carnaval de Floriano; vocalista da banda Oh Polêmico explica briga

Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano

Por Adriana Magalhães

Um vídeo com cenas de briga e agressão a uma mulher, no carnaval de Floriano, circularam nas redes sociais nesta terça-feira (13). A confusão aconteceu durante o show da banda Oh Polêmico, que acontecia no Cais da Beira-Rio. A banda subiu ao palco por volta de 5h de terça.

Nas imagens, um grupo de seguranças da banda aparece trocando socos e empurrões com dois homens, quando uma mulher tenta agredir um dos seguranças e leva um soco no rosto, a vítima cai e é socorrida por populares.

Davison Nascimento, vocalista da banda, disse em vídeos publicados nas redes sociais que não viu o momento em que a mulher foi agredida.

"Eu não vi porque estava lá atrás, cantando. A briga foi na frente do trio. Estou indo fazer outros três shows e quando saí do quarto do hotel, agora, foi que vi o vídeo nos sites de fofoca. Eu não tinha visto essa cena ai", disse o vocalista.

"Deixa eu passar a visão para vocês. O show de Floriano, Piauí, foi um dos melhores shows do carnaval. Máximo respeito a todo mundo, ao público e todos os moradores de Floriano, a galera curtiu, me esperou. Cheguei era cinco e pouco para seis horas da manhã, e tava lotado, mas infelizmente rolou uma briga. Eu não tenho nada a ver. Os caras jogaram garrafa no palco, pegou faca e meu segurança conseguiu tomar", explicou.

Em outro story, o cantor mostra a faca e informa que a banda registrou um boletim de ocorrência.

Foto: Reprodução / Redes sociais

"Já ia acontecer uma tragédia no show", disse.

Em outro vídeo, o Davison disse que não havia policiais no local do show.

"O show foi top, mas zero policiamento no local. Não tinha polícia nenhuma para fazer a segurança no local da festa. Zero polícia na festa, zero, zero. Os caras jogaram garrafa, jogaram pedaços de isopor no palco e, quando descemos para tocar, pegaram a faca para jogar na gente, nos meus seguranças e nos meus hostess", afirmou.

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, de Floriano, coronel Gilson, afirmou que cerca de 120 policiais atuaram, em cada dia, durante o carnaval na cidade.

“O carnaval de Floriano foi um dos mais tranquilos do Piauí. Nós recebemos apoio do Comando Geral que enviou tropa de reforço e tínhamos, diariamente, no carnaval em torno de 120 policiais militares trabalhando. Foram 13 dias de carnaval e nem um homicídio", afirmou o oficial.

Na terça-feira a banda se apresentou em mais três cidades do Piauí.

Bloco das Virgens marca a abertura da semana do Carnaval em Floriano

  • virgem6.jpg divulgação Prefeitura de Floriano
  • virgem5.jpg divulgação Prefeitura de Floriano
  • virgem4.jpg divulgação Prefeitura de Floriano
  • virgem3.jpg divulgação Prefeitura de Floriano
  • virgem2.jpg divulgação Prefeitura de Floriano
  • virgem1.jpg divulgação Prefeitura de Floriano
  • virgem.jpg divulgação Prefeitura de Floriano

Nem a chuva impediu que milhares de foliões lotassem a Rua Fernando Drumond, no centro de Floriano, local onde tradicionalmente serve de concentração para o "Bloco das Virgens", que abre a semana de carnaval na Princesa do Sul. O bloco reúne homens vestidos e caracterizados como mulheres, em uma brincadeira alegre, rica em diversão e respeito. Conhecido pela irreverência e descontração, tanto homens como mulheres capricham em suas fantasias, maquiagens, criando um ambiente de energia contagiante.

Após pausa de alguns anos, o bloco foi reativado com o apoio da Prefeitura de Floriano. O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito Antônio Reis e a primeira-dama Carmélia Reis, bem como os secretários de Governo, Marcony Alisson; de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcos Veras; e de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, além de personalidades florianenses.

A concentração iniciou por volta das 18h e teve como atração musical a Banda Baratinar, além de paredões de som automotivo, que embalaram o público até a madrugada na descida até o cais da beira-rio. Ainda na concentração, algumas "virgens" participaram do tradicional desfile que elegeu o homem com a melhor fantasia feminina da noite. O ganhador levou um prêmio no valor de R$ 1.200.

Da Redação

Carnaval de Floriano: sorteio define ordem de entrada das escolas de samba

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, esporte e Lazer, realizou o sorteio e definiu a ordem de entrada das escolas de samba na avenida, na terça-feira de carnaval. Participaram do momento, a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, equipe técnica da secretaria e representantes das agremiações.

O desfile na Avenida Getúlio Vargas, considerado o corredor da folia de Momo em Floriano, está marcado para começar às 17h30 da terça-feira de carnaval, com um abre alas com a participação do tradicional bloco das Chanas Cheirosas, seguido do bloco Bàbá L'oke, organizado pelo grupo afro Yle Asé Bàbá L'oke. 

Já o desfile com as escolas de samba propriamente ditas obedecerá a seguinte ordem: Arrocha Um Aperta o Outro, Mocidade, Caipiras, Estrela Cadente, Beija- Flor e Acadêmicos do Irapuã. A escola de samba Unidos do Samba, que já tinha confirmado participação, desistiu de competir devido ao falecimento de um integrante da escola.

As escolas de samba competidoras que agregarem mais critérios de avaliação, que envolvem, beleza, animação, evolução, entre outros, concorrerão à premiação que é de R$ 10 mil para a campeã; R$ 6 mil, para a vice-campeã; e, R$3 mil, para o 3º lugar. Cada agremiação de samba recebeu uma ajuda de custo no valor de R$ 20 mil para estruturar a escola e levar um bonito desfile para a avenida.

Ascom

Banda Parangolé reúne multidão no primeiro arrastão do Carnaval de Floriano

Foto: Prefeitura de Floriano 

A Princesa do Sul respirou carnaval na noite desta quinta-feira (1º). Milhares de foliões atenderam ao chamado e participaram do primeiro arrastão do Carnaval de Floriano “É Pra Ser Feliz”, conduzido pela Banda Parangolé, que tem como vocalista o cantor Tony Salles, grande sucesso da Bahia que tem como slogan “O pai chegou!”. A concentração iniciou por volta das 20h, em frente ao Hotel Rio Parnaíba, e o início da descida ocorreu por volta das 23h30.

O trio elétrico percorreu as principais avenidas da cidade contagiando os foliões com uma alegria indescritível, embalados por grandes sucessos do carnaval, entre eles, a marca registrada da banda, a canção “Perna bamba”. Ao som de Parangolé, um público de todas as idades desceu a Avenida Bucar Neto em um misto de alegria e muita animação.

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, firmou parceria com a Polícia Militar e entregou ao florianense uma festa linda, marcada por muita paz e segurança durante todo o percurso até o Cais da Beira-Rio. Para repor a energia dos foliões, a praça Dr. Sebastião Martins, no Centro, se transformou em uma praça de alimentação, com uma diversidade de opções disponíveis ao gosto dos brincantes.

O prefeito, Antônio Reis, ao lado da primeira-dama, Carmélia Reis, de amigos e lideranças políticas, acompanhou todo o trajeto prestigiando a grande festa preparada especialmente para o florianense. “A abertura de nosso carnaval foi um sucesso. O arrastão, que é uma tradição de Floriano, superou as nossas expectativas com a presença de um público grandioso, muita animação, e uma festa pacífica preparada com muito carinho para o nosso povo”, disse o prefeito, Antônio Reis.

Também marcaram presença no evento o deputado estadual Marden Menezes; o ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues; o presidente da Câmara, Joab Curvina; demais vereadores, o secretário de Turismo, Marcos Veras, além das participações do Rei e Rainha do Carnaval 2024. O show da Banda Parangolé continuou no cais até às 3h da manhã e seguiu com o cantor Matheus Lima, prata da casa, até o amanhecer para uma multidão que permaneceu reunida até o clarear do dia.

Este ano, a Prefeitura de Floriano estendeu a programação do carnaval, que seguirá até o dia 13 de fevereiro e contará com mais dois arrastões, blocos alternativos, desfile das escolas de samba e o carnaval da família. Durante o arrastão, a Prefeitura de Floriano anunciou mais uma atração nacional, que comandará a segunda-feira (12) de carnaval, a banda “O Polêmico”, que é conhecida por protagonizar apresentações na companhia da cantora baiana Ivete Sangalo. “A população está convidada para curtir os próximos dias de carnaval, com uma programação recheada de eventos. No carnaval da Princesa, você é majestade”, enfatizou o secretário de Turismo, Marcos Veras.

 

Da Redação 

Crianças de 2, 5 e 8 anos trancadas em casa são resgatadas; mãe investigada por abandono de incapaz

Foto: Reprodução

Por Roberto Araujo

A Delegacia do Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Floriano está investigando o caso de abandono de incapaz de três crianças de idades de 2, 5 e 8 anos pela própria mãe. De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Floriano, as crianças foram encontradas em situação de abandono após vizinhos denunciarem a situação ao Conselho Tutelar.

Segundo a secretária de Assistência Social de Floriano, Rafaela Barros, uma das crianças estava chorando muito, e por isso, os vizinhos procuraram o conselho tutelar. Ao chegar no local, as crianças estavam trancadas em casa. A Polícia Militar foi acionada e precisou retirar as crianças pela janela, em virtude do trancamento da porta. O resgate ocorreu na quinta-feira (1º).

"Na verdade, a porta estava até trancada, e o conselho tutelar quando foi acionado, acionou a Polícia Militar e eles conseguiram retirar as crianças por uma janela. A retirada foi pela janela porque estava trancada a porta, a mãe tinha saído", disse ao Cidadeverde.com.

Ainda de acordo com a secretária, a mãe das crianças é usuária de álcool e drogas. Após o resgate das crianças, tios foram procurados para receberem os menores, mas segundo ela, eles não quiseram ficar com os sobrinhos. O pai das crianças está preso.

"Eles disseram que não tinham como ficar porque, em outro momento, tentaram ficar, mas a mãe é bem agressiva, e ela é todo tempo em uso de álcool e drogas. A mãe até agora não apareceu", relatou.

As crianças foram direcionadas para o programa de Família Acolhedora. Os três foram recebidos por uma família até que a Justiça decida de forma definitiva para onde as crianças deverão ser encaminhadas. "A determinação vai ser da Justiça, enquanto não determinar se vai para adoção ou abrigo em Teresina, eles vão ficar com a família acolhedora", disse.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis de Floriano.

Posts anteriores