Cidadeverde.com

Saúde convida população para combater a Dengue, Chikungunya e Zika

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica e Centro de Zoonozes), iniciou a campanha de propaganda para prevenção e conscientização contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika com o tema “Um mosquito, várias doenças”.

Com a temporada de chuvas, a perspectiva não é nada animadora, como avalia a Secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis. "Estamos intensificando a campanha no rádio e na TV para convidar a população a se unir contra um inimigo em comum: o mosquito Aedes aegypti. Se cada um fizer sua parte, podemos barrar a cadeia de transmissão do vetor", explica.

Além da campanha no rádio e na TV, a Secretaria de Saúde vai intensificar a borrifação em locais com focos da doença, atuação do agente de saúde como facilitador no compartilhamento de informações sobre a prevenção e combate ao mosquisto, reforço das visitas domiciliares dos agentes de endemias, monitoramento dos pontos estratégicos (borracharias, sucatas, construções abandonadas, cemitérios). "A colaboração de todos é fundamental para evitar essa propagação e proteger a saúde comunidade", afirma Caroline Reis.

Combate ao mosquito

Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cobrir bem a cisterna.
Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais