Cidadeverde.com

Joel antecipa pagamento de salários e parte do 13º de servidores municipais

Após uma reunião técnica com a secretária de Finanças, Josélia Rodrigues e o secretário de Comunicação, Nilson Ferreira, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues anunciou, nesta segunda-feira (28), a antecipação do pagamento de salários de todos os servidores do município. Pela tabela de pagamento, o salário que deveria ser pago no dia 6 de julho foi antecipado para o próximo dia 2 de julho.

O prefeito garantiu ainda o pagamento, no dia 2 de julho, da 1ª parcela do 13? salário de todos os servidores comissionados e dos efetivos aniversariantes do 2? semestre, que receberiam até o mês de dezembro. A antecipação também alcançará o pagamento das férias dos professores.

Com isso, a Prefeitura de Floriano injetará na economia cerca de 3 milhões de reais, o que deve impulsionar a movimentação do comércio local. 

A antecipação dos salários, 50% do 13º salário e férias dos professores para o dia 2 de julho, beneficiará quase 2 mil servidores municipais.

Com informações Ascom

Com aumento de casos de Covid, Prefeitura de Floriano mantém proibição de eventos

Foto: Reprodução/Instagram

A prefeitura de Floriano publicou na tarde desta segunda-feira (28) um novo decreto que dispõe sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19 no município. No documento, assinado pelo prefeito Joel Rodrigues, a gestão do município afirma que continuará vedando a realização de eventos, ao contrário do que foi autorizado no último decreto expedido pelo governador Wellington Dias (PT) no domingo, que estabeleceu a permissão para eventos com até 100 pessoas. 

Na justificativa para manter a proibição de eventos, a prefeitura de Floriano aponta o alerta para o crescimento de casos da covid-19 no município. De acordo com a gestão, no último resultado de exames RT-PCR, de 97 amostras coletadas, 76 registraram casos positivos. 

A prefeitura de Floriano também anunciou no novo decreto que não seguirá os horários para funcionamento do comércio estabelecidos pelo governo estadual. No município as lojas poderão ficar abertas até às 18h, os salões de beleza e barbearias podem abrir até às20h, e o shopping poderá funcionar das 10h às 22h.

As demais regras do decreto estadual são seguidas também por Floriano, como os horários de funcionamento de bares, restaurantes e estabelecimentos similares até a meia noite, assim como mercearias, supermercados e padarias. 

A prefeitura de Floriano também vai seguir o toque de recolher estabelecido pelo governo estadual, que proíbe a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, no horário compreendido entre 1h e as 5h.

 

CLIQUE E CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA

 


Natanael Souza
[email protected] 

Decreto Municipal amplia funcionamento do comércio em Floriano mas veda eventos

Foi publicado no final da tarde desta segunda-feira, 28, o Decreto Municipal Nº 84/2021, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento contra a covid. Nele o Governo decreta que segue a maior parte do Decreto Estadual Nº 19.798, de 27 de junho de 2021, com algumas exceções:
Ao contrário do Estado, o Município de Floriano continua vedando a realização de atividades artísticas, criativas e de espetáculos para eventos em cinemas, teatros, circos, casas de espetáculos, espaços de eventos, casas de shows e auditórios, em ambientes abertos e semiabertos, mas mantém a permissão do funcionamento de bares e restaurantes com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração. 

A decisão tem relação com um sinal de alerta para os casos de covid em Floriano. No último resultado dos exames de RT-PCR, das 97 amostras coletadas, 76 registraram casos positivos.
Outra medida está relacionada à abertura do comércio de Floriano que não seguirá os horários do decreto estadual. Por considerar um menor impacto na transmissibilidade, foi definido que em Floriano as lojas poderão ficar abertas até às 18h; já os salões de beleza e barbearias podem abrir até às 20h e o shopping poderá funcionar de 10h às 22h. 

As demais regras do decreto estadual são seguidas também por Floriano: 
Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, além de lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar até as 24h.

O funcionamento de mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios deve encerrar-se até as 24h.
O toque de recolher compreende o horário entre 1h às 5h.

Da Redação
red[email protected]

Joel sanciona lei que institui Programa Cidade Limpa e Autossustentável

Na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito Joel Rodrigues, sancionou a lei n?1074, de 3 de junho de 2021, de autoria do vereador Marcony Alisson. A Lei institui o Programa Cidade Limpa e Autossustentável. 

Com a lei, será assegura ao município de Floriano a realização de ações efetivas que norteiam a organização do serviço de limpeza urbana dos bairros e comunidades, além de orientações sobre sustentabilidade, possibilitando o equilíbrio do ecossistema local.

A Lei 1074/21, também visa a participação dos órgãos públicos e da sociedade de forma integrada na execução deste trabalho, como mutirões de limpeza das ruas, vielas, becos praças e outros logradouros dos bairros e comunidades, coleta de materiais recicláveis na comunidade e seu encaminhamento para as cooperativas de reciclagem de materiais, além de palestras de conscientização da população.

De acordo com o vereador Marcony, a nova norma possibilitará ao município um passo importante para a realização de atividades permanentes de limpeza pública. "Além dos mutirões, legalmente reconhecidos, poderá trabalhar políticas públicas voltadas a preservação do meio ambiente, podendo fechar parcerias público-privadas para efetivação destas atividades", disse.

Em seu ART. 4º, pma Lei prevê que a cosncientização da comunidade ocorrerá por meio de cursos, palestras e seminários sobre o sistema de coleta de lixo e reciclagem. Outras atividades previstas com o Programa é envolver crianças e adultos em visitações aos aterros sanitários, oficinas de artesanato, exposições de objetivos fabricados com material reciclagem, entre outros.

Para a realização de todas as atividades, o ART. 3º dispõe que o Programa contará com a participação de organização da sociedade civil, associação de moradores, instituições religiosas, empresariais, comerciais, de serviços e das empresas concessionárias que atuam na limpeza pública da cidade.

com informações Ascom

Desenvolvimento de Floriano é tema de encontro entre vice-prefeito e empresários

Foto: ascom

O vice-prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, participou, nesta quarta-feira, 23, de uma reunião com as entidades empresariais de Floriano: SICOMFLOR, Associação Comercial e Empresarial do Sul do Piauí e CDL. 

O objetivo foi iniciar discussões sobre os planos de desenvolvimento para Floriano. 

O vice-prefeito destacou as diversas ações do Poder Público Municipal na captação de investimentos para Floriano, em áreas como saneamento básico, infraestruturua, agronegócio, dentre outros e a apresentou, ainda, as iniciativas do Comitê Gestor Municipal de Resultados, criado na gestão do prefeito Joel Rodrigues, para agilizar as ações municipais. 

A proposta das entidades de classe é constituir um Fórum Municipal para discutir projetos que promovam o desenvolvimento de Floriano. Ficou definido que haverá a próxima reunião terá a participação de representantes de outros setores, inclusive as universidades.

Antônio Reis lembrou que esse pensamento comum da iniciativa privada e do poder público tem a proposta de unir pensamentos e propostas para projetar Floriano para os próximos 10, 20, 30 e até 50 anos. “É como propõe o tema do aniversário de 124 anos de Floriano, História Que Eu Escrevo; cada um de nós precisa pensar e fazer por Floriano não só no presente, mas com a perspectiva de futuro”, disse Antônio Reis.

Da Redação
[email protected]

Caminhoneiro é preso com arma, munições e anfetaminas na BR 343

Foto: PRF

Policiais Rodoviários Federais prenderam na noite de ontem(22) um homem 22 anos acusado do crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo e Munições e Tráfico de Drogas. A ação aconteceu na BR 343 na cidade de Floriano/PI.

Os policiais visualizaram o veículo de carga VW/24.250C PMERECH e deram ordem de parada para o condutor que desobedeceu, empreendendo fuga, sendo necessário a realização de um acompanhamento tático para que cessasse a fuga. Ao fazer a abordagem, os policiais verificaram que o homem, que é natural do Pará, apresentava-se bastante nervoso e agitado e resolveram realizar uma busca no interior do caminhão. Foram encontrados uma pistola cal. 380 com 51 munições de cal. 380 não deflagradas e 64 unidade de anfetaminas da marca NOBÉSIO EXTRA FORTE.

O caminhoneiro ainda tentou enganar os policiais, informando que a pistola era do proprietário do veículo, porém essa versão foi desmentida pelo próprio dono do caminhão que esteve no local.

Diante desse cenário, os policiais encaminharam o homem a arma, as munições e as anfetaminas até à Polícia Civil na cidade de Floriano/PI para os procedimentos que o caso requer. Ele responderá pelo crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo e Munições e Tráfico de Drogas.

Fonte: PRF-PI

Desenvolvimento Rural faz diagnósticos de demandas na zona rural de Floriano

Na manhã desta segunda-feira (21), técnicos da secretaria de Desenvolvimento Rural de Floriano, visitaram as comunidades rurais: Casulo, Caldeirão e Pau de Leite.

O objetivo é diagnosticar os pontos de maior dificuldade de vivência no campo, fazer um mapeamento e dar continuidade ao trabalho de assistência técnica aos produtores rurais. 

Durante esta semana as equipes darão continuidade ao trabalho com visitas a outras regiões, como o Papa Pombo, Cachoeira e Manga. A previsão é concluir o diagnóstico em agosto deste ano.

Com informações Ascom

PRF cumpre Mandado de Prisão na BR 343 e prende homem por Associação Criminosa

Foto: PRF

Policiais Rodoviários Federais deram cumprimento na noite de ontem(20), a um Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de um homem de 42 anos. A ação aconteceu na BR 343 no município de Floriano/PI.

Os policiais estavam realizando uma fiscalização de rotina, quando abordaram o veículo VW/GOL 1.0 que era conduzido pelo acusado. Ao checar a identificação do condutor, foi verificado que ele possuía em seu desfavor um Mandado de Prisão Preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal da cidade de Floriano/PI. O homem é acusado do crime de Associação Criminosa.

Os policiais verificaram que o homem já é bastante conhecido no meio policial e responde a vários processos por Receptação Qualificada. 

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Polícia Civil na cidade de Floriano/PI para as providências que o caso requer e o cumprimento do Mandado.

Fonte: PRF-PI

Mulher suspeita de receptação é presa pela PRF na BR-230

Foto: PRF

Policiais Rodoviários Federais prenderam na manhã de ontem (19) uma mulher de 21 anos suspeita do crime de Receptação. A ação aconteceu na BR-230 na cidade de Floriano.

Os policiais estavam em fiscalização de rotina quando abordaram uma motocicleta. Ao fazerem as identificações no veículo foi detectado que o veículo havia sido tomado de assalto no dia 3 de março em Floriano.

"A mulher não informou como adquiriu o bem", disse a PRF em nota.

Os policiais encaminharam a motocicleta e a mulher até a Polícia Civil na cidade de Floriano.  Ela responderá pelo crime de Receptação.

Da Redação
[email protected]

Presidente da Agespisa visita lagoas do esgotamento sanitário de Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, acompanhado de sua equipe e do vereador Marcony Alisson, estiveram presente na visita às lagoas de tratamento do esgotamento sanitário de Floriano, junto com o presidente da Agespisa, Genival Sales.

O presidente conheceu de perto a estrutura do sistema de lagoas, conheceu mais detalhes sobre o sistema de rede já implantado na primeira etapa do esgotamento, que inclui as ligações às residências já concluídas. 

Durante a visita técnica o presidente da Agespisa e o prefeito Joel Rodrigues discutiram sobre o início do funcionamento da primeira etapa, enquanto a segunda etapa já está em andamento.

Segundo Joel Rodrigues, será feito um plano de trabalho entre a prefeitura de Floriano e a Agespisa para, no menor espaço de tempo possível, colocar em funcionamento o tratamento do esgoto de Floriano.

"O presidente gostou muito do sistema implantado em nossa cidade. Sua vinda a Floriano também marca este novo momento, no qual a Agespisa analisa a viabilidade do sistema entrar em funcionamento o mais rápido possível " disse Joel Rodrigues.

Com informações - Ascom

Posts anteriores