Cidadeverde.com

Coren-PI fiscaliza SAMU de Floriano e verifica disponibilidade de EPI

Em ação contra a COVID-19, uma equipe do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) visitou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Floriano para avaliar as condições de trabalho dos profissionais que atuam neste serviço.

Durante a visita, os conselheiros do Coren-PI, Frank James Alves da Silva e Marthem Costa de Santana, verificaram a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as equipes de Enfermagem, médica e condutores. A equipe do SAMU, coordenada pela enfermeira Juçara César de Morais, também recebeu orientações sobre o uso adequado dos equipamentos e a forma correta de higienização das mãos e superfícies.

De acordo com a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, as fiscalizações foram intensificadas e estão sendo conduzidas com foco na verificação da disponibilidade dos equipamentos necessários para proteção individual de cada profissional envolvido no combate à pandemia do novo coronavírus. "Estamos atuando ativamente para garantir a segurança dos profissionais e da população. Solicitamos aos órgãos municipal, estadual e também às empresas privadas, por meio de ação civil na Justiça Federal, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a todos os profissionais de Enfermagem que seguem atuando nas instituições de saúde", explica.

O Coren-PI também solicitou na Justiça o afastamento dos profissionais de Enfermagem que estão no grupo de risco para a COVID-19.

Da Redação

redaçã[email protected]

Idoso de 76 anos morre em hospital de Floriano com suspeita da Covid-19

Foto: Ascom Sesapi

Um idoso de 76 anos morreu nesta terça-feira(31) no hospital regional Tibério Nunes em Floriano (a 240 km de Teresina). Ele é considerado caso suspeito da Covid-19.

De acordo com o diretor do hospital, Justino Moreira, o paciente deu entrada, originário de Curimatá, na manhã de ontem, e tinha histórico de hipertensão e tabagista. “Ele havia desenvolvido uma febre, tosse e progressiva falta de ar há 12 dias, com relato de diarreia e cefaléia e foi trazido ao hospital em franca insuficiência respiratória”, descreve o diretor.

Moreira disse que ele foi encaminhado para uma sala preparada para receber pacientes com insuficiência respiratória, mas que pouco tempo depois fez uma parada cardíaca, sendo reanimado por 20 minutos, mas não resistiu e morreu. O diretor lamenta não ter conseguido investigar mais sobre o paciente, que permaneceu apenas uma hora e meia no hospital.

“O que nos preocupa é porque não tivemos tempo de fazer todos os exames de investigação e o que foi feito foi coletado o exame para descartar a Covid e adotado o protocolo do funeral de acordo com o que o Ministério da Saúde orienta, de que não deve ter contato com outros familiares”, destacou Justino Moreira.

Ele disse que o resultado ainda é aguardado.

Caroline Oliveira
[email protected]

UFPI, IFPI, UESPI e FAESF fazem doações para a Saúde de Floriano

Com o início da pandemia do novo coronavírus, houve uma grande procura de materiais como álcool em gel 70% e máscaras descartáveis. Como fornecedores e fabricantes não estavam preparados para a alta demanda, esses produtos ficaram cada vez mais escassos no mercado e em vários regiões do país se esgotaram. 

Em Floriano não foi diferente e estoques abaixo da média, a Secretaria de Saúde de Floriano tem recebido doações de várias entendidas. Esses insumos irão abastecer as unidades básicas de saúde da rede municipal e dar mais segurança ao profissionais que arriscam suas vidas diariamente. 

As primeira doações partiram da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, que concedeu álcool em gel, papel toalha, luvas e máscaras descartáveis. A entrega foi realizada pela Coordenação do Curso de Enfermagem da Instituição. 

O Instituto Federal do Piauí, campus de Floriano, realizou doação de álcool em gel, álcool líquido, máscaras e medicamentos como paracetamol e buscopan. Outra iniciativa vinda do IFPI foi liderada pela médica Sergia Beatriz Drumond Sales em parceria com estudantes de medicina Iana Martins (UNINOVAFAPI), Beatriz Martins (UFPI), Leticia Martins (UEMA) e Sarah Guimarães (UNINOVAFAPI) foram as máscaras faciais confeccionadas através do projeto FaceShields Floriano. Ao todo, foram 65 unidades entregues.

Já a Universidade Estadual do Piauí fez a entrega de donativos para limpeza e desinfecção de ambienteis como papel toalha, água sanitária e detergente. A Faculdade de Floriano, FAESF também colaborou com a entrega de papel toalha, luvas descartáveis e mais de 290 unidades de detergentes líquidos.

Da Redação

redaçã[email protected]

 

Prefeitura de Floriano divulga tabela com antecipação do salário dos servidores

A prefeitura de Floriano divulgou, na noite desta terça-feira (24) a tabela de pagamento dos servidores públicos municipais, com a antecipação desses pagamentos, para antes do quinto dia útil do mês. A medida foi determinada pelo prefeito Joel Rodrigues, para que a população programe melhor a vida financeira, neste período de isolamento social, longe das  atividades.

De acordo com a tabela, o pagamento será iniciado nesta quarta-feira (25), quando serão pagos: agentes comunitários de saúde e agentes de endemias e os servidores da Vigilância em Saúde e do Controle de Zoonoses. 

Na quinta-feira (26), receberão os salários: os profissionais do NASF, auxiliares e vigias da Atenção Básica e professores do ensino fundamental. 

Na sexta-feira (27): servidores do CAPS, CEO, CTA, programa Melhor em Casa e especialistas da Saúde, além dos professores da Educação Infantil, Educação Especial e do EJA e servidores com contrato temporário.  

Na segunda-feira (30) recebem pagamento: odontólogos/THD do PSB, médicos, enfermeiros e técnicos do PSF e os auxiliares e vigias da Educação. 

Na terça-feira (31): servidores do SAMU e da Sede da Saúde, servidores da Sede da Educação, comissionados e estagiários da Educação e os servidores da SUTRAN. 

Na quarta-feira (01) serão pagos: servidores da Assistência Social, Controladoria, Ouvidoria, Infraestrutura e Desenvolvimento Rural. 

Na quinta-feira (02) recebem o salário: servidores do Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer; Finanças e Comunicação. 

Finalmente na sexta-feira (03) serão pagos: servidores do gabinete do prefeito, do Governo, da Procuradoria, do Desenvolvimento Econômico e da Administração.

Da Redação

redaçã[email protected]

 

Quase 60 estabelecimentos são fechados em ações de fiscalização em Floriano

Um dia movimentado para os fiscais da Vigilância Sanitária de Floriano e policiais do Terceiro Batalhão da Polícia Militar de Floriano. As ações de fiscalização, para garantir o cumprimento dos decretos Estadual e Municipal, de prevenção contra o coronavírus, chegaram a toda a cidade.

60 estabelecimentos foram inspecionados, grande parte depois de denúncias da população, através do 190 da PM, de que empresas estariam abertas e obras em execução, contrariando as regras. Entre as empresas inspecionadas estavam lojas de material de construção, oficinas mecânicas, lanchonetes, armazéns, lojas de confecções, veterinárias, depósitos de bebidas, empresas de peças para bicicleta e de peças automotivas, vendedores ambulantes de confecções, lojas de conveniência, além de padarias, 5 supermercados e 1 hotel, que receberam orientações para intensificar a higienização. Alguns desses casos foram frutos de denúncias de clientes, que reclamaram da falta de higienização em carrinhos de supermercado, máquinas de cartões e outros objetos. Uma obra, a do novo fórum de Floriano, onde estavam vários operários, foi interditada pela fiscalização. Ao todo 54 estabelecimentos foram fechados.

O trabalho segue nesta terça-feira. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Jussinaldo Duarte, neste primeiro momento houve o fechamento das empresas com as devidas orientações. Se persistirem no descumprimento dos decretos, as empresas serão notificadas e podem perder sofrer as sanções do Decreto Municipal 038, que no seu Art. 6º prevê, em caso ode descumprimento, multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Da Redação

redaçã[email protected]

Medidas do coronavirus incluem a suspensão de aulas e eventos em Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, reuniu, no início da tarde desta segunda-feira (16), boa parte de sua equipe de secretários municipais para discutir e anunciar medidas de prevenção ao coronavírus.

Entre essas medidas está a suspensão das aulas da rede municipal de ensino por 15 dias, a partir desta terça-feira, 17 de março, que deverá ser considerada no calendário escolar como antecipação de férias escolares no mês de julho.

Na área do Social, as atividades com idosos e crianças nos serviços de convivência dos CRAS, também estão suspensos.

Na saúde, programas que envolvem a aglomeração de pessoas, como o Saúde em Movimento, estão interrompidos. Outras ações da Saúde também foram anunciadas, como a visita a empresas, clínicas, escolas particulares e outras instituições que aglomeram pessoas, para orientação e apoio com materiais de higienização.

Outra decisão do Município foi a de não expedir autorizações municipais para a realização de eventos que envolvam o público e de suspender as atividades coletivas, programas municipais e eventos  realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal direta e
indireta, em locais fechados ou em locais públicos que importem em aglomeração de pessoas. Também estão suspensos os eventos em praças e logradouros públicos.

“Estamos tomando decisões discutidas com a nossa equipe técnica, mas também seguindo uma recomendação geral de autoridades públicas e dando passos no mesmo caminho do Estado, que emitiu um decreto com várias decisões e ainda recomendações da APPM, a Associação de Prefeitos do Piauí”, disse o prefeito Joel Rodrigues, enfatizando que não é só o poder público que deve tomar iniciativas, mas também toda a rede privada e a população em geral.

A regulamentação das medidas está  no Decreto Nº 032, publicado nestasegunda-feira (16).

Leia o decreto:

Decreto Coronavirus de Floriano

Da Redação
[email protected]

Policial Militar morre em acidente de moto ao ir trabalhar

Foto: Divulgação/PM 

O cabo da Polícia Militar, Elizeu de Miranda Leite, morreu em um acidente de moto nessa sexta-feira (13) na BR-230, em Floriano, no Sul do Piauí. 

O policial estava indo para a cidade de Francisco Aires, onde era comandante do Grupamento da Polícia Militar da cidade, quando colidiu em um carro. Neste sábado (14) comando do 3º Batalhão da PM divulgou uma nota lamentando a morte.

O cabo Leite, como era conhecido na PM, estava na corporação  desde 1993. 

"O Comandante do 3º Batalhão presta os sentimentos aos familiares e amigos e se solidarizam pela perda do companheiro, rogando a Deus que o tenha em um bom lugar e venha em conforto dos corações", diz a nota .


Izabella Pimentel
[email protected] 

Vídeo: cliente bate em assaltante com capacete em assalto na loteria


Câmeras de segurança flagraram a reação de um cliente em uma loteria na avenida Eurípedes de Aguiar, na cidade de Floriano no interior do Piauí. Um bandido chega de capacete e , aparentemente armado, faz um arrastão nos clientes que esperam atendimento. O assalto dura cerca de 10 segundos quando, de repente, um cliente pega um capacete de um outro cliente e bate na cabeça do bandido. 

O capacete cai no chão juntamente com outros pertences do bandido. Neste momento há um corre-corre na loteria e o criminoso sai atordoado. O cliente que reagiu ainda pega uma cadeira e vai em direção ao assaltante que foge. 

O crime ocorreu nesta quinta-feira (05). O bandido não foi preso. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Jovem de 28 anos morre após cair de moto na BR-230

Foto: PRF

Um jovem de 28 anos morreu após cair da moto que pilotava na BR-230, em Floriano. O acidente aconteceu por volta das 2h, no km 307.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os policiais detectaram que o condutor era inabilitado e estava sem o capacete de segurança. A vítima teve morte imediata.

Eles investigam ainda indícios de que o motociclista tentou levantar a roda dianteira, momento que se desequilibrou vindo a cair no chão e batendo a cabeça contra o asfalto.

A PRF informou ainda que estão em diligências na tentativa de identificar outros veículos supostamente envolvidos no acidente. 

Com informações da PRF
[email protected]

Câmeras de segurança flagram assaltos em postos de combustíveis no Piauí

Câmeras de segurança flagraram a ação de criminosos em dois postos de combustíveis na cidade de Floriano, no interior do Piauí. No primeiro caso, uma dupla chega de moto, um dos assaltantes desce com a arma em punho e rouba todo o dinheiro do frentista.

Na outra ação criminosa, o roubo foi praticado por um casal que também chega de moto. O alvo foi a lanchonete do posto de combustíveis. A abordagem foi feita pela mulher que exige que a funcionária entregue todo o dinheiro. 

Até o momento, nenhum dos suspeitos foi preso. 

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Posts anteriores