Cidadeverde.com

Hospital esclarece transferência de ventiladores da cidade de Corrente

Foto: reprodução

O Hospital João Pacheco Cavalcante em Corrente (PI) publicou nessa sexta-feira (19), nota de esclarecimento a respeito da transferência de 3 ventiladores, emprestados a outras unidades de saúde do estado.

O Hospital registra que direção levou em consideração o elevado índice de mortalidade nos municípios do norte do estado. E com uma boa margem de leitos vagos, o hospital tem equipamentos suficientes para cobrir a demanda.

A direção esclarece ainda que o Hospital Dr. João Pacheco Cavalcante permanece com 4 ventiladores estacionários e 5 ventiladores de transporte, todos eles até então sem utilização, por falta de necessidade. Os equipamentos serão devolvidos ao município o mais breve possível.

Com informações reporteralessandroguerra.com

Corrente: MPPI promove inspeção virtual no Hospital Regional

Foto: reprodução

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou nesta quarta-feira (17), inspeção virtual no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente. O objetivo da reunião foi para averiguar a desativação de leitos de estabilização no momento mais crítico da pandemia, analisar a estrutura física da unidade e a escala da equipe de profissionais que atendem a população local.

Na ocasião, a promotora de Justiça Gilvânia Viana, Titular da 2ª PJ de Corrente, destacou a necessidade do Hospital de Corrente manter os leitos de estabilização em número suficiente para atender a demanda da comunidade. “No dia dois de março, fomos surpreendidos com a notícia de que alguns equipamentos desses leitos de estabilização foram emprestados para outros Hospitais da rede. A SESAPI teria solicitado em caráter de empréstimo esses equipamentos desses três leitos de estabilização, isso me preocupou bastante porque estamos tendo um aumento de casos em todo Estado”, destacou.

A reunião também teve a participação da coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Cláudia Seabra, e de servidores do MPPI. Participaram ainda os médicos do MPPI Viviane Pompeo e Celso Pires; o diretor-geral da unidade, Daniel Sousa; a Secretaria Municipal de Saúde, os representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e do Conselho Regional de Medicina (CRM), conselheiros de saúde e vereadores.

Durante a inspeção, contatou-se que, de fato, o Hospital de Corrente realocou equipamentos dos leitos de estabilização para Teresina. A SESAPI fez um ofício para o Diretor-geral da unidade, Daniel Sousa, que devido a necessidade de expandir leitos de UTI do hospital Getúlio Vargas, foi preciso fazer a realocação temporariamente para atender mais leitos de UTI. O município aguarda a chegada de quarenta respiradores e quarenta monitores. Assim que chegarem, haverá a reposição da retirada que foi feita no Hospital de Corrente.

Ainda durante a vistoria, foram apresentados os 4 leitos de estabilização, equipamentos: monitores, ventiladores, bomba de infusão e respiradores. A Unidade tem ainda 16 leitos clínicos, totalizando 20 leitos, a ocupação está com um paciente em estabilização e dois pacientes em leitos clínicos. Outro problema discutido foi a questão da ambulância. Foi relatado que eram duas, mas devido a um acidente, agora somente dispõe de uma para atender todo município, o que acaba utilizando erroneamente o SAMU que não cumpre esse papal de transferências para outros municípios.

Por fim, ficou definido que a SESAPI providenciará ambulância no prazo de trinta dias, além de equipamentos dos leitos de estabilização para repor os equipamentos que foram retirados, também no prazo de trinta dias. O encaminhamento pela SESAPI para o Hospital de Corrente de cinco circuitos de reservas para os ventiladores, a autorização para o diretor do hospital de contratação imediata de dois fisioterapeutas e a realização de capacitação de profissionais de fisioterapia, mediante o contato da direção do Hospital com o Crefito para que seja viabilizada a capacitação.

Da Redação
[email protected]

Corrente: carreta com milho e feijão tomba na BR 135 e carga é saqueada

Foto: reprodução

Uma carreta bitrem de placas JFI 2700 de Brasília,  carregada com flocos de milho e feijão tombou em uma região de mata nas margens  BR-135, neste domingo (07), próximo a cidade de Corrente. O motorista não ficou ferido.

O motorista explicou que o caminhão saiu da rodovia e acabou parando em uma das laterais da pista após ele desviar de outro caminhão que teria vindo em  sentido contrário. 

Ainda de acordo com o motorista a carga foi saqueada por populares rapidamente antes mesmo da chegada da Polícia Militar ao local . O acidente ocorreu por volta das 05h e 30min. O motorista identificado como Edinaldo de Oliveira Sena sofreu apenas escoriações.

A região do acidente fica distante apenas 05 quilômetros da cidade de Corrente, distante 875 quilômetros de Teresina. 

João Bandeira
[email protected]

Dupla invade bar e mata cliente a tiros durante assalto

Foto: Polícia Civil do Piauí

Assaltantes chegaram atirando em um bar e um dos clientes morreu durante assalto, na noite de quinta-feira (21), na cidade de Corrente. Manoel Messias Alves Nogueira, de 43 anos, tentou fugir do assalto e foi atingido com um disparo. Os assaltantes fugiram após o crime. Nenhum bem material da vítima foi levado.

O delegado regional de Corrente, Leandro Damasceno, relata que a dupla de assaltantes estava fazendo assaltos na região quando entraram no bar. Minutos antes disso, um morador teve o celular roubado próximo ao bar.

“Uma pessoa gritou ladrão. O senhor Manoel Messias estava em um bar e saiu correndo.  Ele foi atingido quando estava correndo e caiu na sala de uma casa situada nos fundos do bar, uma espécie de 'conjungado'. Eles (os bandidos) chegaram atirando. Ele foi atingido como um tiro na altura do ombro esquerdo e morreu no local. Levaram o celular da dona do bar e de uma pessoa que estava na rua”, disse o delegado.

Manoel Messias é natural de Barão de Grajaú no Maranhão. Ele estava a trabalho de uma empresa de energia solar e morava com a família em Corrente. 

O delegado relata que a polícia está em diligência para identificar e prender os autores do crime. 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Corrente: idosa é atropelada e condutor do veículo foge sem prestar socorro

Uma mulher identificada por Maria de Toza dos Reis, de 75 anos foi atropelada por um carro, na manhã do último domingo (18), na Avenida Central, em Corrente (PI), próximo a caixa d’água.

Segundo testemunhas que estavam no local, o motorista fugiu sem prestar socorro. A vítima foi socorrida pelo SAMU para o Hospital João Pacheco Cavalcante em Corrente.

A Polícia Militar (PM), informou que uma viatura realizou diligências e encontrou o condutor do veículo identificado por Luciano Azevedo de Carvalho, de 31 anos na residência de familiares no bairro Nova Corrente.

Ainda segundo a PM, o mesmo confessou o ocorrido e apresentava sinais de embriaguez.

Com informações reporteralessandroguerra.com

Decreto suspende eventos e limita horários de bares e restaurantes em Corrente

 Com alta no números de internações e mortes por Covid- 19 no município de Corrente (PI), o prefeito Murilo Mascarenhas (PP), determinou novas medidas de proteção à coletividade a serem adotadas para enfrentamento a pandemia do Coronavírus. As determinações contidas no decreto º 123/ 2020 tem vigência de 15 dias.

Bares e Restaurantes passarão a funcionar somente até às 22h00min, devendo ainda serem observadas as regras sanitárias já fixadas no protocolo específico da categoria.

O documento traz a suspensão de atividades Esportivas, tais como vaquejada, natação, futebol, entre outras e Festas e shows ou qualquer outro tipo de evento ainda que apenas com som mecânico, inclusive eventos particulares, como festa de casamento, aniversários, entre outras celebrações que gerem aglomeração.

De acordo com o Decreto, o não cumprimento sujeitará as penalidades cabíveis ao dono do estabelecimento ou casa e ao artista, bem como eventual locatário de som.

Em caso de descumprimento, as penalidades serão:  multa de 1 (um) a 40 (quarenta) salários mínimos; cassação do alvará e fechamento compulsório pelas autoridades competentes.

Corrente de acordo com  Secretaria de Saúde do Piauí(Sesapi)  tem um total de 967 casos registrados e 13 mortes provocadas pela Covid-19.

João Bandeira
com informações/reporteralessandroguerra.com

Mais um médico que atuava em Corrente morre por Covid-19

 Foto: Reprodução/Redes sociais

                

O médico Artur Sales Melo, que atuava no município de Corrente, extremo sul do Piauí, morreu na noite desta terça-feira (08) após complicações ocasionadas pela covid-19. O profissional, de 50 anos, estava internado em um hospital da cidade de Sobral (CE), sua terra natal, desde que testou positivo para a doença. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Corrente e a Prefeitura do município emitiram nota de pesar, lamentando o falecimento e destacando o trabalho realizado pelo médico durante o período que esteve atuando na atenção básica na região. 

"A SEMSAS Corrente/PI assim, presta suas condolências aos familiares e amigos desse ilustre médico, que, no exercício da profissão, deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho. Nosso luto será luta em defesa da vida e da saúde, essa guerra ainda não chegou ao fim", diz um trecho da nota. 

 

Artur Sales Melo é o segundo médico que atuava em Corrente a morrer vítima da Covid-19, em menos de uma semana. No último domingo, o médico José Walter Oliveira da Silva morreu em um hospital particular de Teresina após complicações ocasionadas pela doença. 

 

 

 

João Bandeira e Natanael Souza
[email protected] 

Médico que atuava no extremo sul do Piauí morre após complicações da Covid-19

Foto: Reprodução/redes sociais 

O médico José Walter Oliveira da Silva morreu na noite deste domingo (06) após complicações ocasionadas pela covid-19. Ele estava internado em um hospital particular da capital há cerca de duas semanas e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. 

Dr. Walter,  como era conhecido, atuava há mais de 30 anos na saúde pública do município de Corrente, no extremo sul do Piauí. Ele também atuava no Programa Saúde da Família em municípios da região. 

A Prefeitura de Corrente lamentou o falecimento através de uma nota de pesar. 

"Um cidadão exemplar, pai de família atencioso, um amigo leal, companheiro fiel e um excelente profissional. Cumpriu com ética, coragem e honradez a sua missão de lutar para salvar vidas", diz a nota.

"Neste momento de tristeza e dor , nos solidarizamos com seus familiares e amigos, expressando nosso voto de pesar, pela grande perda, ao tempo que agradecemos pela dedicação e trabalho realizado pela saúde da sociedade do município de Corrente e do extremo sul do Piauí", completa a nota. 

Familiares e amigos também se despediram do médico através das redes sociais. 

A família não informou o local do sepultamento do médico. 


Natanael Souza
[email protected] 
  

Murilo Ribeiro é reeleito em Corrente com 47,17 % dos votos

Foto: cidadeverde.com

O prefeito de Corrente,  Murilo  Ribeiro (PP), foi reeleito para o cargo com 7.143 votos, 47,17% dos votos válidos. O ex-prefeito Filemon Nogueira Paranaguá (PSD), que ficou em segundo lugar, teve 6.079 votos, 40,14% do total do total de votos. Em terceiro lugar ficou o candidato Natan Santana (Republicanos), com 1.921 votos, 12,69% do total.

Corrente tem uma população de 26.084 moradores, fica distante 864 quilômetros de Teresina, tem uma forte vocação para a pecuária e a agricultura,  no município votam 19.306 eleitores. Corrente tem 11 vereadores.

João Bandeira
[email protected]

Jovem é morta com facadas pelas costas; ex-marido foi preso suspeito do crime

Foto: Google Maps

Uma jovem de 21 anos, identificada como Susana da Cunha Castro foi assassinada com diversas facadas, na manhã deste sábado(31) na zona rural de Corrente (a 900 km de Teresina). O suposto assassino foi preso em seguida e teria confessado o crime, ele era ex-companheiro de Susana, identificado com Gilvan Moura Guerra, 42 anos. 

De acordo com o delegado Yure Saulo, titular da Regional de Corrente, ele teria chegado à residência dela e a golpeado pelas costas.  

“A Susana estava dentro de sua residência, quando Gilvan chegou. A vítima estava sentada e foi golpeada primeiro nas costa, correu, foi perseguida, alcançada por Gilvan, e recebeu outros golpes de faca”, informou o delegado. 

A vítima caiu morta às margens da BR-135, poucos metros de sua residência na localidade Santa Marta. O casal teria convivido por três anos e estava há poucos dias separado. 

Gilvan foi preso há poucos metros do local do crime pela Polícia Militar e encaminhado à delegacia. 

“O motivo ainda não ficou claro. Gilvan já foi denunciado pelo MP (Ministério Público) por homicídio aqui mesmo em Corrente. Esse homicídio ocorreu em 2005”, relatou o delegado, que comanda as investigações do suposto feminicídio. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Posts anteriores