Cidadeverde.com

Cúpula de Segurança vai criar 2ª “Força Integrada” para barrar facções em Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Representantes da cúpula de segurança pública do Piauí se reuniram na manhã desta quinta-feira (26), na sede da Polícia Federal, zona Leste de capital, para discutirem ações, entre elas, a atuação de uma segunda força-tarefa de combate as facções criminosas em Teresina.

O coronel Rubens Pereira, secretário de Segurança Pública, contou ao Cidadeverde.com que os setores estão avaliando os resultados e o trabalho da força-tarefa no litoral do Piauí parar formalizar e estruturar uma equipe para atuar na capital.

“Aqui na capital nós estamos fazendo essa análise para também trazer essa mesma atuação que tem a força integrada de Segurança Pública lá no litoral que possa também se estender para essa região da capital, mas é uma avaliação que nós ainda estamos fazendo de acordo com os resultados que nós estamos recebendo e avaliando da força-tarefa da região lá do litoral”, explica o secretário.

No encontro, as Forças de Segurança puderam avaliar o trabalho de combate à criminalidade no litoral que vem sendo realizado nos últimos meses e de acordo com o superintendente da Polícia Federal no Piauí, delegado José Antônio Simões, a proposta é aproximar ainda mais as instituições públicas.

“Essa reunião serviu para reforçar o propósito de todas as instituições de Segurança Pública no combate ao crime organizado aqui no Piauí, a força-tarefa vem produzindo alguns resultados já apesar de recente, resultado significativos no litoral e a ideia é nos próximos meses, a gente fazer um apanhado, um resultado desse trabalho até agora, apresentar para a sociedade, dá esse retorno e o próximos passos é continuar nas tratativas que a gente já vem desenvolvendo, aproximar a instituições cada vez mais e mostrar para o crime organizado que nós estamos integrados com o sentido de diminuir a violência aqui no estado”, explica.

O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes ressaltou que o policiamento ostensivo é uma das formas que a PM está trabalhando para reduzir os índices de criminalidade no estado, com foco na região Norte.

“A nossa missão constitucional é policiamento ostensivo, preventivo e repressivo. Estamos com ações integradas no norte do Estado, sobretudo Parnaíba e Luís Correia, onde o ponto focal é mais complexo. Estamos apoiando o policiamento ostensivo com homens da capital para o reforço do litoral, dobramos o efetivo operacional na região, intensificamos blitz, abordagens, cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão em parceria com a Polícia Civil e orientados pela inteligência e estatística, trabalhamos cirurgicamente em pontos estratégicos para tentar a redução da criminalidade de modo geral”, acrescenta o coronel Scheiwann Lopes.

Na reunião estiveram presentes o secretário Estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, comandante da Polícia Militar, comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, superintendente da Polícia Federal no Piauí, delegado José Antônio Simões, inspetor Paulo Nunes Moreno da Polícia Rodoviária Federal (PRF), secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson e delegado geral da Polícia Civil Luccy Keiko.

Força integrada

Órgãos de Segurança Pública do Piauí assinaram em novembro de 2021 um Acordo de Cooperação Técnica para a criação de uma força-tarefa com foco no combate as facções criminosas no litoral. 

De lá para cá, as equipes realizaram operações resultando na prisão de membros e lideres de facções com o objetivo de reduzir a quantidade de homicídios no litoral. 

Na manhã de hoje (26), em uma nova ação, as Polícias prenderam quatros pessoas e cumpriram sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 2º Vara Criminal de Parnaíba. A Operação Desmonte Quatro aconteceu nas cidades de Parnaíba, Cocal e Murici dos Portelas. 

 

Flash Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais