Cidadeverde.com

Cientistas fazem vaquinha, compram detector e marcam 'caça a meteorito' no interior do Piauí

Por Roberto Araújo

 

Foto: Redes sociais

Pelo menos cinco cientistas da Graviton Scientific Society, que é uma instituição sem fins lucrativos piauiense que objetiva estimular a divulgação científica, estão fazendo uma vaquinha online para arcar com os custos de uma viagem até a região no entorno do município de Padre Marcos, que fica a cerca de 370 km de Teresina, onde registros apontaram que caiu o meteoro que clareou o céu do Piauí na noite do último dia 13 de julho caiu.

De acordo com o CEO da Graviton, Edwar Montenegro, a expedição visa procurar os vestígios do meteoro. Os astrônomos acreditam que a 'bola de fogo' se desfragmentou a cerca de 55 km do solo, onde podem ter caído vestígios do meteorito. O grupo comprou um detector de metais para auxiliar na localização dos possíveis vestígios - o meteorito  são caracterizados por terem metal em sua composição, o que os fazem terem a característica de ímã - são atraídos por outro metal.

Foto: Arquivo pessoal

Ele conta que os cinco cientistas estão fazendo uma vaquinha para arcar com os custos da viagem. Atualmente, segundo ele, alcançaram 15% dos custos que estão prevendo - juntando o valor do detector de metais e da viagem. 

"Espero que chegue a 20% pelo menos o restante a gente completa de nosso bolso em nome da ciência", disse o cientista.

Segundo Edwar, a equipe não recebeu informações de indícios de onde possa ter caído a bola de fogo, mas a equipe pretende ir até o local na esperança de encontrar vestígios. as pedras oriundas da queda de meteoritos têm grande valor científico para pesquisas espaciais.

Foto: Bramon

Bola de fogo clareou o céu do Piauí

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) estimou que o 'super bólido', nome oficial de um meteoro que brilha sobre o céu, começou a brilhar a 73 km do solo, e com uma velocidade aproximada de 51 mil km/h, percorreu 55 km em menos de 4 segundos, e se 'apagou' a 30 km de altura. 

Por conta da atmosfera da Terra, o astro deve ter se desintegrado, ou seja, caiu em diversos vestígios. Imagens foram registradas em todo o Piauí - do litoral ao Sul do estado. Em outros estados do Nordeste, também foi possível ver o fenômeno. No entanto, na região de Padre Marcos e cidades do entorno, os moradores relataram um grande tremor na região. Os astrônomos estimaram que o astro teria uma dimensão entre 2 e 3 metros, mas pode ter caído em fragmentos menores sobre o solo.

Na região de Padre Marcos, como em Jaicós, Campo Grande do Piauí e outras, houve registros de um barulho muito alto e os moradores sentiram os imóveis tremerem. De acordo com a Polícia Militar de Jaicós, apesar do susto, não houve nenhum registro de danos materiais.

 

Como ajudar na vaquinha online:

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais