Cidadeverde.com

Sada e Adapi realizam campanha contra brucelose na ExpoCorrente

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), irá promover através da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), o I Seminário de Vacinação contra Brucelose do Estado do Piauí, que acontecerá no auditório SENAR, na próxima sexta-feira (14) às 9h30, na cidade de Corrente-PI. O evento faz parte da programação da 46ª ExpoCorrente, que está acontecendo no município até o dia 16 de julho.

A programação terá a palestra ´Brucelose: Doença, Vacinação, Controle e Prejuízos Econômicos Causados Pela Enfermidade´, que será ministrada pelo coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Janilson Lima, e também contará com a participação do auditor fiscal federal e diretor técnico do DDA/SFA-PI, Francisco Antônio, que tratará sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal no Brasil (PNCEBT).

O seminário tem como objetivo chamar atenção para a necessidade de garantir a vigilância sanitária no que se refere ao combate à brucelose e irá discutir sobre a importância de atingir os índices de vacinação no estado.

“Nossa pretensão é melhorar as ações de prevenção, controle e erradicação da brucelose e atingir índices de vacinação contra brucelose acima de 80%, além disso, temos como objetivo de ampliar as parcerias junto aos representantes municipais ligados à agropecuária, a divulgação em massa da vacinação contra brucelose, capacitar e preparar o corpo técnico da Sada/Adapi e parceiros para orientação e execução da vacinação contra brucelose”, explica Janilson Lima.

Além do corpo técnico da Sada e da Adapi dos municípios do território, a iniciativa também tem como público-alvo secretários de agricultura dos municípios da jurisdição, médicos veterinários, proprietários de revendas de vacina, técnicos e vacinadores cadastrados na Adapi, diretores, professores e estudantes de colégios agrícolas e colégios de família agrícola, representantes de associações, sindicatos e cooperativas, produtores rurais e imprensa local.

“Estamos programando junto a unidade de Corrente uma prática demonstração de vacinação contra brucelose, utilizando as vacinas B19 e RB51. A demonstração acontecerá no Parque de Exposições após o Seminário. Essa etapa se trata de um treinamento para veterinários autônomos e vacinadores”, destaca o coordenador, que ainda alerta que a brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida ao ser humano. A prevenção é a vacinação das fêmeas de três a oito meses de idade, de forma obrigatória e que acontece ao longo de todo o ano. A não vacinação desses animais pode gerar autuações.

No sábado (15), será realizado o lançamento oficial da Campanha de Vacinação contra a Brucelose, no Tatersal de Leilões da ExpoCorrente, às 19h. A meta é fazer com que 131.012 bezerras de 25.211 propriedades do Piauí sejam imunizadas.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais