Cidadeverde.com

Elisabete Brandão é empossada e assume a prefeitura de Pedro II

Atualizada às 10h

A prefeita interina de Pedro II, Elisabete Rodrigues de Oliveira,conhecida como Betinha Brandão (PSB), foi efetivada no cargo na manhã desta terça-feira (24), em sessão na Câmara Municipal da cidade. Ela assume após o falecimento do titular, Alvimar Martins, que morreu no último sábado após ficar cerca de oito dias internado em um hospital particular de Teresina. 

A solenidade de posse aconteceu de forma rápida e restrita, sem aglomerações. O momento contou com a presença de vereadores do município, representantes da Justiça Eleitoral e da OAB. A viúva de Alvimar Martins, Eleonora Martins, também participou da posse. 

Em sua primeira entrevista como prefeita de Pedro II, Betinha Brandão afirmou que pretende dar continuidade às ações que já estavam sendo desenvolvidas pela gestão de Alvimar Martins. 

"Quero dizer que meu sentimento é de muita humildade. Dizer que nos pretendemos dar continuidade à nossa administração, zelando pelo bem comum, zelando por uma educação de qualidade, uma saúde bem melhor. Estaremos à postos para atender às necessidades do nosso povo. Acredito que  o povo de Pedro II confiará no nosso trabalho. Iremos fazer uma administração voltada para o futuro do nosso povo, para o futuro da nossa cidade", disse a prefeita. 

 

Foto: Ney Silva 

 

Devido ao luto enfrentado no município, a nova prefeita não vai realizar nenhum tipo de festa ou comemoração pela posse. Ela permanece no cargo até 31 de dezembro de 2024. 

Betinha Brandão tem 61 anos e foi eleita vice-prefeita de Pedro II por duas vezes. Em 2021, ela chegou a assumir o cargo de prefeita em quatro oportunidades, durante os períodos em que Alvimar Martins estava afastado para tratamento de saúde. 

A nova prefeita, que é esposa do deputado estadual Wilson Brandão(Progressistas), assumiu interinamente a prefeitura de Pedro II no último dia 13 de maio, quando Alvimar Martins foi internado pela última vez. 

Foto: Ney Silva

 

Natanael Souza e Ney Silva 
[email protected]

Morre o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, do Progressistas

Foto: arquivo/cidadeverde

Morreu na manhã deste sábado (21), em Teresina, o prefeito do município de Pedro II, Alvimar Martins (Progressistas). Ele estava internado na UTI do Hospital da Unimed com diagnóstico de choque-séptico (infecção generalizada). A informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação da prefeitura.

Exercendo o cargo de prefeita desde o afastamento do titular no último dia 13 de maio, quando deu entrada na internação, a vice Betinha Brandão decretou luto oficial de oito dias na cidade. 

O último boletim médico divulgado por sua assessoria, no dia 19, informou que o quadro de saúde do prefeito era grave e que ele se encontrava intubado fazendo uso de ventilação mecânica

De acordo com informações repassadas pela assessoria ao Cidadeverde.com, o corpo de Alvimar Martins deve chegar às 18h deste sábado (21) à Pedro de II. Antes do velório aberto ao público, que será realizado na residência do gestor, haverá um cortejo no carro do Corpo de Bombeiros pela cidade.

Confira o cronograma do funeral: 
 
18:00hs - início do cortejo saindo da localidade placas em direção a Pedro II.
( passando pelo rua Tertuliano Brandão Filho parando em frente a prefeitura onde receberá homenagens)
19:00hs - Missa de corpo presente na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição.
20:30hs - após a missa seguirá em direção ao hospital Josefina Gentirana Neta, onde recebe homenagens . cortejo seguirá pela rua Corinto Andrade, segue pela Avenida Jose Lourenço Mourão parando em frente a rodoviária, depois segue para a rua Lauro Cordeiro parando em frente ao estádio Jose Teixeira Santos, finalizando o cortejo em sua residência na rua Vasco da Gama no Centro, onde acontece o velório aberto ao público.
 
O sepultamento do corpo do prefeito de Alvimar Martins será sepultado no domingo (22), às 8h no cemitério da vila, em Pedro II.

Desde que o assumiu o cargo, em janeiro de 2021, o gestor, que tratava um câncer próstata há cerca de um ano, já havia se afastado da prefeitura pelo menos 4 vezes para cuidar da saúde. A vice-prefeita Elisabete Brandão está no comando do município.

Quem era Alvimar Martins

Alvimar Oliveira de Andrade, mais conhecido como Alvimar Martins, nasceu em Pedro II, em 24 de agosto de 1956. Casado, o prefeito tinha 4 filhos, dois deles com a atual esposa, Eleonora Maria Alves Costa Andrade. Ele estava em seu 4º mandato.

Filho de Antonino Martins de Andrade e Inácia Maria de Oliveira, cursou escola primária no Grupo Escolar Marechal Pires Ferreira e o curso ginásio na Escola Professor Filipino Orsano. Cursou até o segundo ano Licenciatura Plena em Agropecuária pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Em 1987 resolveu seguir a profissão de seu pai, como comerciante, até ingressar na carreira política partidária, onde presidiu diversas agremiações políticas.

Dos anos de 1992 a 1996 exerceu o cargo de Secretário de Finanças na Prefeitura Municipal de Pedro II, na gestão de seu irmão, o ex-prefeito João Eudes Martins.

Durante dois mandatos, de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012, foi prefeito de Pedro II. Em 2016 foi novamente eleito prefeito, sendo reeleito em 2020.

A prefeitura emitiu nota de pesar nas redes sociais

 

 

O governo do estado lamentou a morte do prefeito e divulgou nota de pesar.

O Governo do Estado lamenta profundamente o falecimento do prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, neste sábado (21).

Alvimar Martins tinha 65 anos, nasceu em Pedro II estava em seu quarto mandato como prefeito. Deixa 4 filhos e a esposa Eleonora Maria Alves Costa Andrade.

Neste momento de dor, o Governo do Estado do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos munícipes de Pedro II, amigos e familiares do prefeito Alvimar Martins.

Hérlon Moraes
[email protected]

Polícia apreende supermaconha e drogas sintéticas em Pedro II; três são presos

A Polícia Civil apreendeu nesta sexta-feira (20), em Pedro II (206 km de Teresina), duas plantações de skunk, droga conhecida como supermaconha, que estava sendo cultivada em estufas. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três pessoas acabaram presas em flagrante durante a operação. 

A apreensão da droga aconteceu um dia antes de uma festa rave que aconteceria na cidade. A Polícia suspeita que as drogas seriam comercializadas durante o evento. 

Segundo o delegado titular de Pedro II, André Moreno, dos três presos em flagrantes pelo menos dois já têm passagem pela polícia. 

“Foram presos três indivíduos em casas diferentes. O primeiro foi preso com um laboratório dentro de casa [onde cultivava o skunk]. O segundo foi preso em casa com vários pés de maconha e grande quantidade de skank também. Já na casa do terceiro foram encontradas duas armas artesanais, algumas pílulas de êxtase e maconha”, acrescentou o delegado Moreno. 

O delegado Matheus Zanatta, gerente de Polícia Especializada (GPE), participou da operação e explicou como a super maconha era cultivada pelos presos. 
 
"Ela é feita com técnicas do sistema hidropônico com fertilização e irrigação própria. Ela é feita em estufa e tem um valor muito maior do que a maconha normal e ela tem 7 vezes mais THC do que a maconha normal", frisou o delegado Matheus Zanatta. 

Durante a operação, os policiais ainda apreenderam droga sintética, balança de precisão, prensa, duas motos e um carro. 

“Os presos em flagrante foram autuados e agora vamos terminar os procedimentos para enviar para o judiciário e Ministério Público já com o pedido de prisão preventiva”, concluiu o delegado Moreno.  

Participaram da operação a Gerência de Polícia Especializada, a Gerência de Polícia do Interior e a Delegacia de Pedro II. 

 

 

Nataniel Lima e Ney Silva
[email protected] 

Prefeito de Pedro II é intubado e segue internado em estado grave em hospital de Teresina

Foto: Ascom/Prefeitura

O Prefeito de Pedro II, Alvimar Martins (Progressistas), segue internado em estado grave na UTI de um hospital particular de Teresina. De acordo com boletim médico divulgado nesta quinta-feira (19), o gestor teve um diagnóstico de choque-séptico (infecção generalizada) e está intubado e em ventilação mecânica, fazendo uso de drogas vasoativas. 

Alvimar Martins tem 65 anos e está internado desde o último dia 13 de maio. 

Na mesma data, o prefeito enviou à Câmara Municipal de Pedro II um novo pedido de afastamento do cargo, por 30 dias, em função de tratamento de saúde. 

Desde que o assumiu o cargo, em janeiro de 2021, Alvimar já se afastou da prefeitura pelo menos 4 vezes para cuidar da saúde. 

Na ausência do gestor, a vice-prefeita Elisabete Brandão comanda o município de Pedro II. 

 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Prefeito de Pedro II volta a se afastar do cargo para tratamento de saúde

Foto: Ascom/Prefeitura

O prefeito de Pedro II, Alvimar Oliveira (Progressistas), voltou a pedir afastamento do cargo por problemas de saúde. Em pedido enviado à Câmara de Vereadores, ele solicita uma licença de 30 dias.

Em atestado enviado à Câmara Municipal, o médico Eduardo Mendes de Carvalho diz que o prefeito necessita ficar afastado das funções até 9 de junho.

Desde que o assumiu o cargo, em janeiro de 2021, Alvimar já se afastou da prefeitura pelo menos 4 vezes para tratamento de saúde. O prefeito tem 65 anos. 

Na ausência do gestor, a vice-prefeita Elisabete Brandão comanda o município.

O Cidadeverde.com tentou contato com a assessoria do prefeito para saber seu estado de saúde, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

Hérlon Moraes
[email protected]

Filhote de gato-maracajá é capturado por moradores em Pedro II

Foto: PM-PI

Um filhote de gato-maracajá foi capturado por moradores de Pedro II, a 205 km de Teresina, após comer alguns animais pequenos da região.  A Polícia Militar foi acionada e o animal foi solto em uma área não habitada nesta quarta-feira (11).

A Polícia Militar foi acionada por moradores da localidade Bom Lugar informaram que um filhote de gato-maracajá tinha sido capturado e colocado em uma área cercada.

“Ele foi capturado por populares na localidade Bom Lugar e ele vinha há algum tempo se alimentando dos animais da pessoa que capturou, animais menores, como galinhas. Ontem à noite ele foi capturado e hoje a polícia foi procurada para dar um destino ao animal”, explicou a capitã Sharlene Uchôa, comandante da PM em Pedro II.

 

 

Quando os policiais foram até o local, encontraram em contato com o Ibama, localizado na cidade de Teresina, onde conversaram com um veterinário que aconselhou que o animal fosse solto em uma área longe de moradores, já que ele estava bem. O animal foi solto na localidade Lagoa do Mato.

“Conseguimos um contato com o Ibama de Teresina, e como o animal não tinha ferimentos e não estava debilitado, foi orientada fazer a soltura em uma região desabitada e assim fizemos”, explicou a comandante.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Polícia prende suspeito de agredir e estuprar mulher em estrada da zona rural de Pedro II

As forças de segurança conseguiram prender em flagrante um jovem de 23 anos, suspeito de agredir e estuprar uma mulher na madrugada da última sexta-feira (29) na zona rural de Pedro II. A prisão se deu por volta das 3h deste sábado, dia 30, na localidade Pixuneta.

O crime aconteceu quando 2 mulheres se dirigiam em uma moto para a localidade Goiabeira, em Pedro II, e foram atacadas por um homem que conseguiu derrubar elas. Uma das vítimas conseguiu fugir e a outra foi dominada pelo criminoso, que bateu na vítima e também a estuprou.

A procura pelo acusado foi feita durante todo o dia de ontem, onde as polícias, militar, civil, e guarda municipal colheram várias informações que pudessem ajudar na captura do suspeito.

De acordo com a Polícia Civil, uma dessas pistas davam conta de que um homem, com sinais de agressões e machucado no rosto teria passado no bairro São Francisco, e pessoas próximas ao suspeito denunciaram que ele estava com marcas pelo corpo e que poderia ter sido o suspeito que cometeu o estupro. 

Diante dessa informação, os policiais foram até a localidade Pixuneta onde conseguiram prender o acusado próximo à casa de sua mãe. 

De acordo com a Polícia Civil, no primeiro momento o suspeito não confessou o crime, mas depois afirmou que seu objetivo era roubar as duas mulheres para comprar drogas, e acabou cometendo o estupro. A identidade do suspeito não foi informada pela polícia.

O acusado foi levado direto para Delegacia Regional de Piripiri devido a revolta da população. A vítima continua internada, com vários hematomas pelo corpo e com o rosto bastante machucado, não há previsão de quando a mesma receberá alta. Ela é solteira e mãe de uma criança.

Ney Silva
[email protected]

 

Homem ataca e estupra mulher em estrada da zona rural de Pedro II

Duas mulheres foram atacadas por um homem na noite de quinta-feira (28), em uma estrada da zona rural de Pedro II quando retornavam de uma festa. Segundo informações da  2ª Companhia da Polícia Militar da cidade, uma das vítimas conseguiu fugir e se esconder em uma residências nas proximidades do local do crime.

"A vítima e uma amiga ao saírem da faculdade passaram em uma seresta, que estava acontecendo no bairro Areia Branca, e posteriormente, ao se deslocarem para suas residências na localidade Goiabeira, quando um indivíduo às surpreendeu saindo do mato e pulando na frente da moto, as derrubando. Uma delas conseguiu fugir”, informou a capitã Sharlane Uchôa.

Após receber socorro, a mulher retornou ao local do ataque com alguns populares e encontraram a vítima desacordada e com sinais de violência. “Ela estava bastante agredida, com marcas de pancadas na região do rosto. Acredita-se que tenha sido consumado a questão do estupro”, pontuou a militar.

De acordo com a delegacia da Polícia Civil, laudos confirmaram a violência sexual contra a vítima, que foi levada em estado grave para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. "Estamos no intuito de identificar o agressor para conseguirmos prendê-lo. Acreditamos que por ser um local bastante ermo e os horários, pode ser uma pessoa que conheça a rotina da vítima e que vinha a observando a algum tempo”, avaliou a capitã.

Breno Moreno
[email protected]

Imperador Race terá mais de R$ 15 mil em prêmios para ciclistas no Piauí

Foto: reprodução

A 2º etapa da Copa Piauí Norte de MTB, a Imperador Race, acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, na cidade de Pedro II, envolvendo ciclistas de todos os Estados. Na oportunidade, serão distribuídos mais de R$ 15 mil em prêmios entre os atletas que conquistarem os mais altos lugares do pódio.

As inscrições para participar do evento estão abertas e seguem até o dia 19 de maio, através do site https://agendaoffroad.com.br/imperador-race2022 Além das premiações em dinheiro, a organização do evento entregará troféus pra os cinco primeiros colocados e medalhas para todos que completarem o percurso da prova.

“O Imperador Race visa fomentar o turismo de esportes e do lazer por meio da prática do ciclismo. Eventos como este movimentam também o comércio local, em especial a rede gastronômica e hoteleira das cidades de Pedro II, Lagoa de São Francisco e Piripiri, além de todas as demais formas de fomento da economia local”, afirma Marcelo Costa, secretário estadual de Turismo.

A prova será realizada na modalidade MTB e classificação XCM, modalidade muito praticada pelos ciclistas e que irá fazer parte das etapas da Copa Norte Piauí de MTB. O percurso terá início na cidade de Pedro II e seguirá para os municípios de Lagoa do São Francisco e de Piripiri.

Serão disputadas todas as categorias oficiais da FCP na modalidade MTB, além das categorias Duplas, Pesadão, Open A e Open B (masculina e feminina). A Imperador Race contará com premiação dos cinco primeiros colocados de cada categoria. O evento é uma realização da D+ Entretenimento com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR).
Programação:

Sábado (21/05)
Entrega de kits
Vistoria de bikes
Congresso técnico

Domingo (22/05)
Vistoria e entrega de kits
Largada promocional e oficial
Chegada

Da Redação

Cearenses são presos por estelionato e importunação sexual contra adolescente grávida no Piauí

Dois homens, naturais do Ceará, de identidades não reveladas, foram presos na quarta-feira (6) no município de Pedro II, distante 206 km de Teresina, pelo crime de estelionato,onde são suspeitos de aplicarem golpes no interior do Piauí, e por importunação sexual contra uma adolescente grávida.

De acordo com o delegado André Moreno, titular da delegacia de Pedro II, inicialmente os dois homens, de 36 e 42 anos, foram presos pela Polícia Militar.

“As prisões ocorreram pelo cometimento do crime de estelionato e condução de veículo automotor sem habilitação. A princípio a PM de Milton Brandão e Pedro II trouxeram os autuados para cá, seguimos a investigação, porque havia a notícia de que haviam sido cometidos outros crimes e chegamos a descobrir pelo menos o cometimento de mais um delito”, explicou o delegado André Moreno.

Segundo o delegado, a investigação apontou que os suspeitos se passavam por fiscais, se aproveitando do pouco conhecimento das vítimas, e exigindo dinheiro para que não fosse necessário aplicar uma multa.

Foto: Divulgação/PC-PI

Usando esse método, eles abordaram na quarta-feira uma família na zona Rural, alegando que eram fiscais, e que estavam observando se estava sendo cumprida a vacinação do rebanho. Quando cobraram um pagamento da família, ameaçaram as vítimas e disseram que levariam do local uma adolescente grávida, de idade não revelada. A jovem ainda teria sido acariciada pelos suspeitos.

“Foi um caso que aconteceu na mesma noite. Em uma localidade entre Pedro II e Milton Brandão, mas ocorreu uma extorsão, onde os autuados estavam fingindo que eram ligados a um tipo de órgão de controle de vacinação do gado, era um jeito de chantagear a vítima. E falaram que se não dessem um dinheiro, seriam multados. Depois disso, vendo que tinha uma adolescente no local, começaram a passar a mão na barriga [de grávida] da adolescente, chegaram mexer no seio dela e ameaçaram levar ela embora, por isso se enquadrou em crime de extorsão, porque teve grave ameaça de levar adolescente”, explicou o delegado.

A Polícia Militar foi acionada e logo depois os suspeitos foram localizados e presos. As vítimas ainda reconheceram eles como os autores do crime.

De acordo com o delegado André Moreno, os suspeitos já são investigados no Piauí e até mesmo no Ceará, pelo mesmo tipo de crime relacionado ao estelionato.

“Aparentemente eles estão respondendo pelo menos modus operandi do estelionato em Buriti dos Lopes e também há indícios de outros crimes cometidos no interior do Piauí e no Ceará também. Ainda estamos fechando a investigação, temos o prazo de dez dias para concluir o inquérito e entregar na mão do juiz e do Ministério Público”, explicou.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores