Cidadeverde.com

Prefeitura de Pedro II disponibiliza contracheque online para servidores

Para dar mais comodidade ao servidor público municipal e tendo como princípio a eficiência pública, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação e de Administração, modernizou a plataforma do site institucional. A partir de agora, os servidores poderão emitir os seus contracheques de forma online. A novidade foi apresentada aos servidores por meio de transmissão ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura.

Alem disso, outra ferramenta que também estará disponível para a emissão de forma online são as taxas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O contribuinte não precisará mais ir até a sede da Prefeitura para solicitar a emissão do boleto.

De maneira individual, o servidor deve acessar o site https://www.pedroii.pi.gov.br/ , clicar na aba "contracheque online", preencher os campos "usuário", bem como "senha". É importante ressaltar que para realizar o primeiro acesso em ambos, é necessário  fornecer o número do CPF.

No primeiro acesso, o servidor poderá alterar a senha. Essas mesmas informações também são válidas para as pessoas que precisam emitir o boleto do IPTU, que possui uma aba específica no site.

Para a prefeita interina Betinha Brandão, o contracheque online e a emissão do boleto do IPTU são iniciativas que visam dinamizar a máquina pública e vêm somar a tantos outros avanços da gestão, que tem como foco valorizar o servidor e sempre prestar melhores serviços à população. 

“Buscamos, constantemente, atender às expectativas dos servidores, com pagamentos em dia e melhores condições de trabalho. Agora, o servidor poderá ter acesso ao seu contracheque de forma segura e rápida. Reforço ainda que todas aquelas pessoas que contribuem anualmente com o IPTU poderão realizar a emissão do boleto com mais agilidade e de onde estiverem. Com esses recursos, conseguimos realizar muito mais por nosso município”, ressalta a gestora.

Com informações Ascom


 

Bebê é abandonado na porta de delegacia no interior do Piauí

Foto: Polícia Civil

Um bebê de aproximadamente seis meses de idade foi abandonado na manhã deste domingo na porta da delegacia da Polícia Civil de Pedro II, distante cerca de 165 km de Teresina. A criança foi encontrada enrolada em um pano pelo agente que estava de plantão no local. 

De acordo com informações do delegado André Moreno, titular da delegacia, o Conselho Tutelar do município foi acionado para ajudar na localização dos familiares, para quem a criança foi devolvida horas depois. Segundo ele, a Polícia trabalha agora para identificar a pessoa que deixou o bebê na porta da delegacia, que responderá por abandono de incapaz.

Uma das suspeitas investigadas é que a própria mãe tenha cometido o ato. 

“A criança realmente foi deixada ontem na porta da delegacia. O agente plantonista, juntamente com outro agente que estava de folga, foram atrás de informações de quem poderia ser a pessoa que abandonou a criança, de onde seria a criança. O Conselho Tutelar foi acionado, a partir daí a criança já foi devolvida a família. Já temos informações de quem seria a pessoa que teria abandonado a criança, que vai responder por abandono de incapaz. Os procedimentos vão ser tomados de acordo com a lei”, relatou o delegado André Moreno.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil. 

 

Natanael Souza
Com informações de Ney Silva – Rádio Cidade Verde Pedro II
[email protected] 

Incêndio dura 5 dias e ameaça três cidades no Norte do Piauí

O tenente-coronel José Veloso, do Corpo de Bombeiros do Piauí, conta que o incêndio que atinge a cidade de Pedro II há pelo menos cinco dias já ameaça atingir os municípios de Milton Brandão e Domingos Mourão. Nesta segunda-feira (30) equipes da capital foram deslocadas ao município para tentar debelar as chamas, que estão assustado a população.

“Temos risco de atingir outras cidades porque é uma região montanhosa. O nosso comandante operacional está se deslocando para essa região porque tem a possibilidade da gente ter que ampliar a estrutura. Estamos enviando duas viaturas, equipes de Piripiri também estão indo e do município”, conta o tenente-coronel. Segundo o Corpo de Bombeiros o vento na região atinge a velocidade de 22 Km, o que está facilitando a propagação do fogo.  Uma estrutura de combate a incêndios florestais será empregada. 

“Isso significa uma velocidade muito grande e eu tenho que fazer uma linha de combate. Estamos fazendo uso dos equipamentos de bombas intercostais, viaturas kit de combate a incêndio florestal com pickups tracionadas, usamos água para fazer o controle do fogo contra o fogo. Também temos batedores e um estrutura logística para proteger os patrimônios da região. É uma região com criação de abelhas, gados, uma série de patrimônios sem considerar o ambiente em si, com riqueza de flora e fauna que está sendo destruída pelo fogo”, acrescenta. 

Além das equipes de Teresina, bombeiros de Piripiri também estão se deslocando para a região. O tenente-coronel Veloso não descarta a possibilidade de pedir reforço federal, caso as chamas sigam avançando.

“Não vamos descartar a possibilidade de pedido de apoio federal, mas no momento a resposta nossa está sendo local, com as equipes do Corpo de Bombeiros do Estado”, disse. 
O Piauí vem sofrendo com uma série de queimadas e o Corpo de Bombeiros do Estado tem reforçado as equipes para atender as ocorrências. Diariamente, a zona urbana de Teresina, por exemplo, tem uma média de 12 a 15 incêndios. 

O aumento de ocorrências também é preocupante em outras cidades do Estado. O Corpo de Bombeiros alerta que quase 100% destes incêndios são causados pela ação humana. 
“O Corpo de Bombeiros  está sobrecarregando esta estrutura para atender esse tipo de ocorrência de incêndio em vegetação. Quase 100% é responsabilidade humana, seja de forma culposa ou dolosa. A causa do incêndio em regra é pala ação humana seja de forma criminosa ou dolosa”, ressalta.   

 

Izabella  Pimentel
[email protected]

Queimada assusta moradores de cidades na divisa do Piauí com o Ceará

 

Uma queimada de grandes proporções na divisa do Piauí com o estado do Ceará tem causado prejuízos e preocupado moradores de municípios da região norte, como Pedro II, Milton Brandão, e Buriti dos Montes. O fogo, que atinge áreas de vegetação, teve início na última quarta-feira, na zona rural do município cearense de Poranga. 

Segundo bombeiros civis do município cearense, as chamas chegaram a ser controladas, mas, com a forte ventania que atingiu a região, acabaram reacendendo. 

Ainda de acordo com informações do bombeiros, o fogo estaria avançando agora para a região de Bom Princípio. 

Foto: Redes sociais 

Uma grande nuvem de fumaça foi vista em várias cidades da região norte. A população ficou assustada e temendo prejuízos. 

Gestores dos municípios atingidos contactaram brigadas de incêndio da região e pediram reforço de equipes do Corpo de Bombeiros, que deve deslocar equipes de Teresina para a região. 

Foto: Redes sociais 

 

 


Natanael Souza
Com informações de Ney Silva – Rádio Cidade Verde Pedro II
[email protected] 

Prédio onde funcionava o antigo IAPEP de Pedro II é cedido à Prefeitura pelo Governo do Estado

Foto:Ascom

Após solicitação da prefeita interina de Pedro II, Betinha Brandão, e do deputado estadual Wilson Brandão (PP), o Governo do Estado cedeu por 20 anos o prédio onde funcionava o antigo Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (IAPEP) em Pedro II para a Prefeitura.

Nesta quinta-feira (26), Betinha foi ao local, que não estava sendo utilizado pelo Governo, para analisar os reparos que serão necessários. Após a reforma, o prédio será utilizado para sediar a Guarda Civil Municipal, a Superintendência Municipal de Trânsito (STRANS), bem como o Projeto Pelotão Mirim da Polícia Militar do Piauí.

De acordo com a prefeita, o objetivo é iniciar o quanto antes os serviços para que logo o prédio seja utilizado pelos órgãos citados.

"Com certeza, essa é mais uma conquista para o povo pedrossegundense. O prédio estava abandonado há muito tempo e agora ficará à disposição do Município. Agradeço ao deputado estadual Wilson Brandão pelo reforço na solicitação, bem como à Secretaria de Estado e Previdência (Seadprev), em nome da secretária Ariane Benigno, que é nossa conterrânea, por atender ao nosso pedido", ressalta Betinha Brandão.

Da Redação
[email protected]

Preso suspeito de perseguir mulher por mais de dois meses

Foto: divulgação PC-PI

A Polícia Civil de Pedro II, no interior do Piauí, prendeu um suspeito de perseguição a uma mulher, conduta conhecida como "stalking" (em inglês) e que foi tipificada como crime em abril deste ano. Segundo o delegado André Moreno, que investiga o caso, a vítima era perseguida fisicamente, principalmente, quando ia para o trabalho. 

"Ela foi perseguida insistentemente por esse rapaz que já foi conduzido mais de uma vez à delegacia. A perseguição era física e, principalmente, quando ela ia ao local de trabalho. Ele sabia o horário e ficava esperando. Eles não se conheciam anteriormente, mas ele fantasiava que tinha algo com ela que, inclusive, é compromissada", conta o delegado. 

Desde que foi noticiado o crime na delegacia até a prisão foram aproximadamente dois meses. André Moreno explica que, mesmo com medidas cautelares impostas pelo juiz, as perseguições não cessaram. 

"O rapaz é usuário de drogas e tem comportamentos pontuais violentos. Então, a gente não podia descartar nenhuma possibilidade. A partir disso, representamos pela prisão. O judiciário e o MP entenderam o que estava acontecendo, que não se tratava de um caso normal, que podia ter uma escalada e virar algo muito pior. Conseguimos decisão favorável à nossa representação e fizemos a prisão", explica o delegado Moreno. 

Por não existir relação de afeto entre vítima e suspeito, as medidas cautelares de urgência não se enquadravam na Lei Maria da Penha. 

"Mas foram decretadas outras medidas. Ele tinha o compromisso de ficar em casa na pandemia e descumpria isso", reitera o delegado. 

O suspeito- que não teve o nome divulgado- foi preso na última segunda-feira (23) em cumprimento a mandado de prisão preventiva. O inquérito policial será concluído até a próxima semana. 

Apesar da conduta ter sido tipificada como crime recentemente, o delegado conta que em Pedro II já houve outros casos. 

"Ele será indiciado por perseguição e ameaça. Não é o primeiro caso que acontece aqui. Esse crime é novo e pode ser praticado de forma física ou virtual e  contra vítimas que não sejam do sexo feminino", pontua André Moreno. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Pedro II fica em alerta com casos da variante Delta na divisa com Ceará

Divulgação Prefeitura de Pedro II

Dois municípios cearenses que fazem divisa com o Piauí, na região de Pedro II, estão em alerta para casos de covid com a variante Delta. Em um deles, Poranga o caso de um jovem de cerca de 20 anos, já foi confirmado e no outro, Croatá, há dois casos suspeitos ainda aguardando resultado. 

Os casos, com esta variante, deixaram em alerta também o município piauiense, que fica distante cerca de 80 quilômetros, em média, das duas cidades cearenses. 

A secretaria de saúde de Poranga, Raimunda Marinho, informou à reportagem da Rádio Cidade Verde, que a pessoa que testou positivo tem entre 20 e 22 anos, teve contato com pessoas que estiveram no Rio de Janeiro, ao participar de um evento em Sobral-CE.

Segundo a gestora, depois que retornou à Poranga, o jovem sentiu dores de garganta, fez o teste e cumpriu o isolamento domiciliar, já que o caso até sair o resultado, era tratado como suspeito. Após a confirmação para variante delta, todos da família do paciente também foram testados, porém o resultado foi negativo.

A secretária informou ainda que o isolamento a ser cumprido pelo paciente é de 14 dias e que já está próximo ao fim, mas que irá solicitar mais alguns dias para que ele fique isolado, até fazer um novo teste. 

Sobre as medidas preventivas, o município de Poranga vem adotando uma fiscalização rigorosa com pessoas que chegam de outros estados: elas assinam um termo se comprometendo a ficar em isolamento por um período. 

Atualmente existem quatro casos ativos para covid-19 e a vacinação já está alcançando o público de 30 anos no município.

Pedro II

A secretária municipal de saúde de Pedro II, Tatiana Benício, disse que a cidade nunca reduziu a vigilância por ser um município turístico, mas que deve intensificar a atenção com os municípios próximos tendo casos confirmados.

“Estaremos retornando com as barreiras sanitárias, depois da confirmação com município que faz fronteira com a gente. Apesar dessa preocupação já existir porque sabíamos dessa possibilidade por sempre estarmos recebendo turistas. Então o acompanhamento da vigilância é constante”, explicou a secretária.

Pedro II está com três casos ativos e desde o mês de junho com estabilidade e sem mortes. “Está sob controle desde junho. O período crítico foi março, abril e maio. Já registramos 107 óbitos em toda a pandemia”, contabiliza Tatiana Benício.

Reforço de vacina

Em Teresina, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, tem reforçado o pedido de aumento do número de vacinas para a capital devido a proximidade com os estados do Maranhão e Ceará que já apresentam casos da cepa indiana do novo coronavírus. Nesta segunda-feira(09), mais uma vez, a FMS solicitou novas doses ao Ministério da Saúde

 


Flash de Ney Silva (Rádio Cidade Verde em Pedro II)
Caroline Oliveira
[email protected]

Cirurgia de catarata deve beneficiar 205 idosos em Pedro II

Foto: Ascom/Prefeitura Pedro II

O mutirão de cirurgias de catarata realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), deve beneficiar 205 pacientes com idade acima de 60 anos do município de Pedro II, distante 195 quilômetros de Teresina. 

No último domingo (25), foi iniciada a triagem para a realização dos procedimentos que ocorrerão na próxima semana no Hospital Regional Chagas Rodrigues em Piripiri. 

Os pacientes, além de ter mais de 60 anos, já devem estar pré-cadastrados no sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  A Sesapi ainda explica que as cirurgias serão realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II também informa que pessoas com mais de 60 anos e que tem problemas de visão, devem procurar o local para realizar seu cadastro no setor de regulação. 

Com o retorno das cirurgias eletivas, interrompidas devido a pandemia da Covid-19, a Sesapi prevê a realização de 1812 cirurgias de catarata nos municípios de Piripiri, Cocal e Parnaíba. 

Da Redação
redaçã[email protected]

Vereadores concedem mais 30 dias de afastamento ao prefeito de Pedro II

Foto: Ascom/Prefeitura

A Câmara de Vereadores do município de Pedro II, aprovou durante sessão realizada na manhã deste sábado (24), o novo pedido de licenciamento do prefeito Alvimar Martins (Progressistas), em razão de tratamento médico.  

O pedido, aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão, concedeu ao gestor mais 30 dias de licença do cargo público.

Alvimar Martins que já está há um mês em licença, justifica o afastamento pela “necessidade de uma correta e melhor recuperação”.

Desde o comando da prefeitura há 30 dias, a vice-prefeita Elizabete Brandão (PSB) deve continuar assumindo o cargo. 

 

Rebeca Lima
redaçã[email protected]

Prefeito de Pedro II pede mais 30 dias de afastamento do cargo

Foto: Ascom/prefeitura

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins (Progressistas), solicitou à  Câmara de Vereadores do município prorrogação de afastamento do cargo. O prefeito foi licenciado no último dia 23 de junho para ser submetido a uma cirurgia.  Inicialmente o afastamento temporário seria por 30 dias.

O novo pedido de afastamento foi recebido nesta sexta-feira (23) pelo presidente da Câmara, vereador Carlos José de Oliveira Santos, o Carlinhos, e será analisado em sessão neste sábado (24).

No pedido o prefeito solicita  mais 30 dias de afastamento. No documento ele justifica a solicitação em razão do tratamento médico que foi submetido e da "necessidade de uma correta e melhor recuperação". 

A vice-prefeita Elisabete Brandão (PSB), que está no comando da prefeitura há 30 dias, deve seguir na função. 


Izabella Pimentel
[email protected]

Posts anteriores