Cidadeverde.com

Neuma Café tem candidatura a prefeita indeferida em Pedro II

Foto: Reprodução Instagram @neumacafepedroii

A candidata a prefeita de Pedro II, Neuma Café (PT), teve seu registro de candidatura indeferido pelo juiz da 12ª Zona Eleitoral, Kildary Louchard de Oliveira Costa. O resultado do julgamento saiu nesta terça-feira(20). Ela concorre ao cargo com mais dois candidatos. 

De acordo com a decisão, o motivo é a lei da Ficha Limpa, uma vez que quando foi prefeita em 2014, teve as contas rejeitadas no exercício financeiro pela Câmara Municipal de Pedro II com Tribunal de Contas do Estado.

“(...)Indefiro o requerimento de registro de candidatura da candidata neuma maria café barroso para concorrer ao cargo de Prefeita, no Município de Pedro II/PI, declarando-o inapta, ante a incidência deste na causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, I, “g”, da Lei Complementar nº 64/90, em decorrência da rejeição de suas contas relativas ao exercício do cargo público de Prefeita Municipal de Pedro II/PI, no exercício financeiro 2014, por irregularidade insanável configuradora, em tese, de ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível da Câmara Municipal de Pedro II/PI, a partir de parecer do TCE/PI, sem que a tal decisão tenha sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário”, conclui a decisão o juiz da 12ª Zona Eleitoral do Piauí. Veja decisão na íntegra

O advogado a candidata, Alexandre Nogueira, informou que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral e destaca que é uma decisão equivocada, uma vez que, segundo ele, não houve danos ao erário público e que o julgamento do exercício de 2014, teria sido incompleto. 

"É uma decisão equivocada por parte do juízo, uma vez que não houve qualquer tipo de dano ao erário. O julgamento das contas da prefeita, em nenhum momento, coloca qualquer tipo de prejuízo às finanças públicas provocadas por Neuma Café. Além disso, tem uma tese que foi colocada pela defesa, que não foi apreciada pelo juiz, e que certamente será apreciada pelo TCE, que é que o julgamento das contas dela de 2014 está incompleto, vez que só julgaram as contas de governo e não julgaram as contas de gestão, que são uma coisa só. Então o julgamento do exercício de 2014 está incompleto das contas. Temos duas teses para que o TRE se debruce, de maneira devida e a defesa entende que deve ser acolhida. Uma vez que em não havendo danos ao erário, não há do que se falar em inelegibilidade por parte de quem quer que seja, muito menos de um candidato que foi submetido a um processo de julgamento de contas completamente atípico, para dizer o mínimo. Então entendemos que ela está apta para ser candidata nessas eleições”, argumenta o advogado Alexandre Nogueira. 

Neuma Café concorre com o atual prefeito Alvimar Martins (PP) e Claudiana Oliveira (PCdoB). Ambos tiveram as candidaturas deferidas pela 12ª Zona Eleitoral. 

Candidatos Inaptos 

Até às 11h30 desta terça-feira(20), Neuma Café era a 143ª candidata que teve o registro indeferido pelas Zonas Eleitorais piauienses para as eleições do próximo dia 15 de novembro. O número é atualizado automaticamente no Divulgacand. Ainda faltam ser julgados 62% dos pedidos de candidaturas que somam 10.589. Destes, 36% já foram deferidos. 

Dos inaptos, 15 são de prefeitos e 12 de vice-prefeitos e vereador 116 vereadores. Das situações de candidatos inaptos, 48% foram indeferidos e 36% foram por renúncia de candidaturas. 9% por cancelamento e 6% por pedido não conhecido.


Caroline Oliveira
[email protected]

Candidato a vereador sofre ameaça de morte e tem portão alvejado por tiros


O candidato a vereador Well Lima (PT) sofreu um atentado na madrugada de quarta-feira (14). O portão da residência do candidato foi pichado com ameaças de morte e alvejado com dois tiros na cidade de Pedro II, a 165 km de Teresina.  Well Lima acredita que o atentado tenha cunho político devido a sua candidatura na cidade. 

Well Lima soube do ocorrido por meio de uma vizinha que começou a ligar para o seu telefone por volta das 6 horas. "Eu rapidamente levantei, peguei a chave e quando abri o portão estava pichado: 'Well vai morrer'. Na hora fiquei com medo, assustado, mas pedi a Deus inteligência para sair dessa situação o mais rápido possível". 

O candidato relata que chegou a ouvir os tiros durante a madrugada, mas acreditava que fosse alguma discussão envolvendo terceiros na rua. "Eu estava dormindo na minha residência e por volta de 2h30 acordei com o barulho de tiro. Eu continuei deitado e fiquei quieto. Ouvi barulho de voz masculina, mas eu não entendi o que eles falavam ou o que ele falou. E veio o segundo disparo".

"Na mesma hora comecei a fazer uma oração e pedi para Deus me proteger e proteger aquela pessoa que estava lá fora, pois pensei que se tratava de uma discussão ou briga de rua. Eu nunca pensei que fosse na minha casa ou no meu portão". 


Well Lima (Foto: Instagram/Welcafe)

Cunho Político

Well  Lima disse ao Cidadeverde.com que está em lugar seguro e acompanhado por seguranças. O candidato conta que no dia anterior chegou a ser perseguido por uma moto e nas imagens de algumas câmeras de segurança aparecem uma moto no horário do atentado, que pode ser a mesma pessoa. 

Ele explica porque acredita que o atentado seja de cunho político. "Eu sou de Pedro II, mas morei em São Paulo por 15 anos. Todos os anos visitava a cidade. Conversei com algumas lideranças, me mudei  e decidi me candidatar com o pensamento de ter uma cidade melhor". 

"Comecei a denunciar o abandono da cidade, esgoto a céu aberto, hospital sem médico, hospital sem remédio; a cidade está um caos. As denúncias incomodaram algumas pessoas. Recebi algumas ameaças indiretas, mas essa foi a primeira vez que aconteceu em um grau assustador, de colocar a minha vida em risco".

O delegado titular de Pedro II, Adalberto Paulo, relata que o caso está em investigação. Ele afirma que equipes buscam por câmeras de segurança para identificar algum suspeito. O atentando ocorreu durante a madrugada por volta das 2 horas da manhã. A vítima e dois vizinhos prestaram depoimentos. Até o momento, ninguém foi preso e não há testemunhas. 


Foto: arquivo pessoal

O Diretório Estadual do PT publicou uma nota de repúdio assinada pelo presidente estadual do PT, Francisco Limma. No documento,  o diretório repudia as ameaças proferidas contra o candidato a vereador Well Lima, que é filiado ao partido no município de Pedro II. 

 

O Diretório Estadual do PT Piauí vem a público repudiar as ameaças proferidas contra o candidato a vereador Well Lima, filiado ao PT no município de Pedro II/PI, que no último dia 13 de outubro teve o portão de sua residência pichado com ameaças de morte e alvejado por tiros.

Exigimos que as autoridades de segurança pública tomem todas as providências cabíveis, para que os responsáveis por estes crimes sejam identificados o quanto antes e punidos conforme a lei.

Pedimos ainda que seja oferecida segurança efetiva ao companheiro Well Lima, por parte das autoridades de segurança pública do Estado, a fim de garantir sua integridade física.

Reafirmamos nossa solidariedade e apoio ao companheiro Well Lima e seguimos combatentes a este tipo de prática criminosa. 



Francisco Limma, presidente do PT/PI.

Foto: Arquivo pessoal


Imagem que mostra marca de tiro

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Fogo no mato em Pedro II já dura 5 dias; bombeiros afastam de comunidades

Fotos: Major Rivelino Moura/BMPI

Um incêndio que começou ainda no início da semana na zona rural de Pedro II (a 195 km ao norte de Teresina) segue sem previsão de controle. O fogo já atingiu cerca de 15 quilômetros em uma região que possui pelo menos quatro comunidades. 

De acordo com o comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Parnaíba, major Rivelino Moura, o objetivo das equipes era salvar os assentamentos e reduzir a velocidade do avanço das chamas. 

“Nós conseguimos quebrar ele em três para diminuir a velocidade e para que não chegasse às comunidades, mas ainda está muito alto e sem controle. Se demorar maus uns dois ou três dias, pode chegar a outros assentamentos. Estamos monitorando isso”, explicou o major Rivelino. 

Ele disse que o local fica distante 30 quilômetros da sede do município e que até a água para beber tem que ser levada da zona urbana. “É um local muito seco, mas estamos tendo apoio da Defesa Civil Municipal”. 

O comandante bombeiro confirmou que a nuvem de fumaça escura e densa escureceu o município vizinho, Piripiri, nesta sexta-feira(02). “Piripiri anoiteceu ontem três horas da tarde, de tanta fumaça que foi em direção de lá”.

Duas equipes com dez homens de combate a incêndio continuam na região. 

Caroline Oliveira
[email protected]

Filha vai à delegacia e denuncia o pai por estupro; abusos aconteciam há três anos

Uma adolescente de 13 anos denunciou o pai biológico, de 34 anos, por estupro de vulnerável na Delegacia de Pedro II nesta semana.  O Cidadeverde.com apurou que a filha, que era abusada desde os 10 anos, decidiu quebrar o silêncio e contou a mãe sobre os constantes abusos. Elas foram até a delegacia e registraram um boletim de ocorrência contra  o pai. 

A Delegacia de Pedro II informa que o pai foi preso nesta quinta-feira (27) em cumprimento de mandado de prisão preventiva. O delegado titular Adalberto Paulo investiga o caso e já colheu depoimentos. A família (pai, mãe e um casal de filhos) mora na zona rural do município. 

Nos últimos sete dias, o Cidadeverde.com noticiou  pelo menos três casos de estupro ou tentativa de estupro de vulnerável. Nesta quinta-feira (27), o Conselho Tutelar da Zona Leste afastou do lar uma criança de 12 anos, que está grávida de sete meses e estaria sendo agredida pelo abusador. Ela vivia maritalmente com o homem que tem 25 anos.

No domingo (23), uma criança de seis anos foi vítima de uma tentativa de estupro durante uma festa familiar em um sítio no povoado Santa Luz, zona rural leste de Teresina. Na segunda (24), um adolescente de 14 anos foi apreendido na cidade de Francinópolis suspeito de estuprar uma criança de seis anos.  

 


Carliene Carpaso
[email protected]

Suspeito de estuprar criança de 4 anos se entrega à polícia

Foto: Polícia Civil do Piauí

Um homem foi preso suspeito de estuprar uma criança de 4 anos na cidade de Pedro II. O crime ocorreu no dia 31 de maio de 2020. O suspeito, que era companheiro da avó da criança, chegou a fugir, mas depois se entregou à polícia e confessou o fato.

"As informações do boletim de ocorrência davam conta de que o companheiro da avó do menor havia abusado da vítima. Na segunda-feira (1) foram feitas todas as diligências necessárias. Na terça (02), pela manhã, protocolamos a prisão preventiva do autor no Poder Judiciário.  Ainda na terça, já estávamos com a decisão em mãos", comenta o delegado titular de Pedro II, Adalberto Paulo. 

O delegado relatou que  a polícia descobriu que o suspeito estava escondido em um matagal próximo a uma propriedade em que o mesmo trabalha, na localidade Placas. "Como ele não tinha condições financeiras para fugir, quinta-feira (04) por volta das 20h, ele se apresentou na delegacia acompanhado de sua advogada".

Na delegacia, "foi colhido o seu termo de qualificação, interrogatório em que ele confessou a prática criminosa. Logo depois do interrogatório, nós conseguimos uma vaga no sistema penitenciário e ele foi - ainda ontem - para um presídio do estado". O inquérito policial será concluído e suspeito ficará à disposição da Justiça, acrescenta o delegado. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Dois cães são mortos durante Semana Santa em Pedro II

Fotos enviadas ao Cidadeverde.com pelo Projeto Cuidadores de 4 Patas de Pedro II

Dois cães foram mortos neste feriado de Semana Santa em Pedro II (a 200 km de Teresina). Um deles foi esfaqueado e o outro incendiado pelo próprio dono. Nos dois casos, os suspeitos eram idosos. 

De acordo com Fazinha Medeiros, presidente do Projeto Cuidadores de 4 Patas de Pedro II, o primeiro caso ocorreu na sexta-feira(10) e o cão chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 

“O senhor que esfaqueou estava bebendo e tinha uma cachorra no cio. O cãozinho que tinha saído de casa para dar uma volta, sentiu o cheiro e se aproximou dela. Ele só cheirou e o idoso já foi metendo a faca nele. As vísceras do cachorro ficaram expostas e ele saiu pela calçada perdendo muito sangue. A dona ainda pegou um carro e procurou um veterinário, mas não encontrou nenhum. Umas três horas depois eu soube do ocorrido e fui até e levamos ele em um veterinário em Piripiri, mas ele não resistiu”, contou Fazinha Medeiros.

A protetora de animais disse que a dona prestou queixa contra o aposentado na Delegacia. “O Scooby tinha um ano e três meses e sempre saía para dar uma voltinha e seguia para casa, mas ontem sentiu o cheiro de cio e foi atrás. A dona só viu quando ele já estava ferido”.   

O outro crime aconteceu na noite deste domingo(12). Um idoso, de 85 anos, que não teve o nome revelado, teria tocado fogo no seu próprio cachorro, um poodle. 

Foto enviada ao Cidadeverde.com pelo Projeto Cuidadores de 4 Patas de Pedro II

“Uma vizinha me ligou desesperada, ainda tentamos chegar a tempo, mas não conseguimos. Chegamos com a polícia e ele foi conduzido à delegacia. Ele entrou em contradição, dizendo que não tinha tocado fogo, depois dizia que ele estava doente. Pena que não deu tempo chegarmos. Quando era vivo, sofria maus tratos do dono, só porque estava com uma bicheira na boca, que o dono não tratava”, afirmou a protetora de animais. 

Como o crime é de menor potencial ofensivo, com pena menor que dois anos, eles não foram presos. Mas, nesta terça-feira(14), os dois acusados foram intimados a comparecerem à Delegacia da cidade. 

“Vão ser tomadas as providências em relação aos agressores, que vão responder a um processo por matar seres indefesos. Vamos à audiência junto com um advogado Bruno Laércio que é protetor de animais em Piripiri”, destacou Fazinha Medeiros. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Barragem rompe e desabriga famílias em Pedro II; Prefeitura monitora áreas de risco

  • barragem-pedro-ii-15.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-14.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-13.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-12.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-11.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-10.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-9.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-8.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-7.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-6.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-5.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-4.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-3.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-2.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II
  • barragem-pedro-ii-1.jpg Fotos: Edinardo Pinto e Robério Mendes/Prefeitura de Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, 165 quilômetros ao Norte de Teresina (PI), monitora áreas de risco após o rompimento da barragem Lauro Cordeiro, que deixou famílias desabrigadas no bairro Cristo Rei. 

Uma forte chuva na noite de terça-feira (24) levou ao rompimento da barragem. A Prefeitura informou que as famílias que perderam suas casas serão assistidas com aluguel social, alimentação e assistência médica enquanto a situação é resolvida. 

Equipes das áreas de assistência social, infraestrutura e Defesa Civil trabalham visitando outras famílias que moram em áreas de risco. Pontos críticos, como a passagem molhada próxima ao bairro Chapadinha, estão entre os que entraram no radar da Prefeitura, para evitar que mais pessoas sejam afetadas.

O coordenador da Defesa Civil, Marcelo Braga, informou que sete famílias perderam e mais 45 foram afetadas nos bairros Cristo Rei e Pirapora, sendo a maioria do Cristo Rei. Destas, 15 precisaram sair de suas casas. 

“A maior parte é do Cristo Rei e algumas precisaram ser levadas para o centro de convivência e a prefeitura também está pagando aluguel social para outras. Estamos disponibilizando cestas básicas, mas também elas precisam de doações de colchões, roupas e outros utensílios pois perderam tudo”, destaca o coordenador. 

Segundo ele o rompimento ocorreu por volta das 2 horas da madrugada de quarta-feira, depois de uma grande chuva, que por causa do grande volume d’água que passou por cima da parede. O sangradouro não teria aguentado.

“Essa barragem não estava em risco. A chuva foi de 105 milímetros, a segunda maior deste mês aqui na região que tem chovido com muita frenquencia”, argumenta Marcelo Braga, da defesa civil. 

 

 

Fábio Lima e Caroline Oliveira
[email protected]

 

Órgãos públicos de Pedro II terão atendimento especial durante o Carnaval

Inicia neste sábado (22) o “Carnaval na Terra da Opala”, realizado pela Prefeitura de Pedro II. Serão quatro dias de festa na Praça Manoel Nogueira Lima (Bonelle). Para garantir o conforto e a tranquilidade dos foliões, as secretarias do município se uniram para elaborar um amplo esquema de atendimento à população durante o período. Foi decretado ponto facultativo nos órgãos municipais nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Cerca de 50 profissionais atuarão na segurança do evento, com efetivos da Polícia Militar do Piauí (PMPI), além de agentes de segurança privada e guardas civis municipais. O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, explica o planejamento das pastas para a festa carnavalesca.

“Nossas equipes de diversas áreas estão trabalhando para que os pedrossegundenses e os visitantes aproveitem ao máximo o Carnaval. Sobre a infraestrutura, por exemplo, além da montagem do Corredor da Folia e da preparação do palco principal da Praça Manoel Nogueira Lima, são realizadas vistorias prévias nas praças do Centro e da Villa Kolping para que esses espaços, onde acontecerão as atividades, tenham o reforço na iluminação pública”, ressalta o prefeito.

Os foliões também terão à disposição ambulância com socorristas no local, bem como 10 banheiros químicos. Além disso, durante os dias de Carnaval, populares e turistas poderão saborear a gastronomia pedrossegundense na Praça de Alimentação do Mercado do Artesão, que funcionará normalmente.

Também haverá a intensificação na fiscalização de trânsito. “A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) trabalhará diuturnamente na sinalização, organização do fluxo de veículos e garantia da mobilidade. O isolamento das ruas de acesso aos locais do evento ocorrerá a partir das 17h e os conhecidos ‘paredões de som’ terão até às 22h para encerrar sua participação”, explica Alvimar Martins.

Serviços de saúde serão realizados normalmente. Segundo a diretora do Hospital Municipal Josefina Getirana Netta (HMJGN), Lucimeire Pacífico, a unidade de saúde funcionará normalmente durante as festividades. “Nós teremos equipes médicos e enfermeiros plantonistas prontos para atender todos que precisarem e duas ambulâncias disponíveis para viagem e transferência”, frisa.

Confira a programação do Carnaval 2020 de Pedro II:

Sábado, 22 de fevereiro:

- Corredor da Folia 19h

Atração: Amor a 1000

- Shows 22h

Atrações: Pé de Ouro / Chica Égua

Domingo, 23 de fevereiro:

- Shows: 22h

Atrações: Nanachica / Hot Style / Edu Safadão

Segunda, 24 de fevereiro:

- Shows 22h

Atrações: Nego Rico & Forró de Movimento / Amor a 1000

Terça, 25 de fevereiro:

- Corredor da Folia 18h: Raí Alves

19h: Amor a 1000

- Shows 22h

Atrações: Luketa / Deusa Marry

[email protected]

Jovem morre com tiro supostamente acidental de espingarda

Um jovem identificado como Maurício Carneiro Feitosa Júnior, de 24 anos, morreu na manhã desta quinta-feira(28) com um tiro de espingarda que acertou seu peito, dentro de casa, no povoado Bela Vista, zona rural de Pedro II (a 195 km de Teresina). 

De acordo com o delegado de Pedro II, familiares informaram que ele estava manuseando a arma, antes de sair para o trabalho, quando ela teria disparado. 

“Ele tinha acabado de tomar café, antes de sair, ele estava com a espingarda que tinha comprado há uns dois anos. A família estava em casa e acredita que provavelmente a arma tenha caído no chão e ele foi alvejado no peito. Eles acham que a alça que usava para segurar deve ter dado algum problema, porque da última vez que viram, o cano estava apontado para o chão”, disse o delegado Hugo Alcântara.

A perícia criminal e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados. “Quando tivermos informação da perícia podemos ter mais precisão sobre os relatos”, finalizou o delegado. 

 

Caroline Oliveira e Herlon Moraes
[email protected]

Com centro cirúrgico parado, hospitais de Pedro II são acompanhados pelo MP

Foto: MPE-PI

O Hospital Maternidade Josefina Getirana Netto e o Hospital Santa Cruz, da Sociedade Beneficente São Camilo, em Pedro II, a 205 Km de Teresina, estão com os centros cirúrgicos fechados desde o início de 2019. A situação é acompanhada pelo Ministério Público do Estado que esta semana visitou as unidades. 

As visitas foram feitas por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania e da Saúde do Ministério Público do Estado do Piauí, uma equipe, formada pela promotora de Justiça Cláudia Seabra, por funcionários da Vigilância Sanitária e auditores da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA) da Secretaria Estadual de Saúde.

A visita aconteceu em apoio a procedimentos instaurados pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Pedro II, o promotor de Justiça Avelar Marinho Fortes do Rêgo, em decorrência do não-funcionamento dos centros cirúrgicos. "Por este motivo, o MPPI está atuando para reverter a situação", afirmou a promotora Cláudia Seabra.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores