Cidadeverde.com

Com centro cirúrgico parado, hospitais de Pedro II são acompanhados pelo MP

Foto: MPE-PI

O Hospital Maternidade Josefina Getirana Netto e o Hospital Santa Cruz, da Sociedade Beneficente São Camilo, em Pedro II, a 205 Km de Teresina, estão com os centros cirúrgicos fechados desde o início de 2019. A situação é acompanhada pelo Ministério Público do Estado que esta semana visitou as unidades. 

As visitas foram feitas por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania e da Saúde do Ministério Público do Estado do Piauí, uma equipe, formada pela promotora de Justiça Cláudia Seabra, por funcionários da Vigilância Sanitária e auditores da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA) da Secretaria Estadual de Saúde.

A visita aconteceu em apoio a procedimentos instaurados pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Pedro II, o promotor de Justiça Avelar Marinho Fortes do Rêgo, em decorrência do não-funcionamento dos centros cirúrgicos. "Por este motivo, o MPPI está atuando para reverter a situação", afirmou a promotora Cláudia Seabra.

Da Redação
[email protected]

MPPI promove audiência sobre políticas de segurança pública em Pedro II

Foto:MPPI

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio das Promotorias de Justiça de Pedro II, realizou audiência extrajudicial com objetivo de acompanhar o aperfeiçoamento das políticas de segurança pública no município, especialmente sobre as tratativas de implantação do sistema de videomonitoramento por câmeras nas vias públicas.

Os promotores de Justiça Karla Daniela Carvalho e Avelar Fortes do Rêgo, titulares da 1ª e 2ª Promotorias, respectivamente, estiveram reunidos com representantes da Secretaria Estadual de Segurança, Delegacia Geral de Polícia Civil, Secretaria de Administração (representando a prefeitura), mais o advogado do município, o comandante da Polícia Militar de Pedro II, o presidente da Subseção da OAB em Piripiri, o presidente da Câmara de Vereadores e vereadores.

O município de Pedro II é classificado como sendo de médio risco em relação a ocorrências criminais, ficando em patamar semelhante à Luzilândia; fica atrás apenas de Floriano e de Teresina, estes dois classificados como de alto risco. A promotora Karla Daniela destacou que em diversas cidades em que há utilização de monitoramento eletrônico, houve a redução da criminalidade. Em audiência pública realizada em 2017 sobre o assunto, um dos compromissos firmados foi de que se iniciassem estudos de implantação do sistema.

De acordo com o representante da Polícia Militar, a corporação tem projeto para implantação do mobile, para melhorar o atendimento das ocorrências. A ferramenta consiste em um tablet e impressora acoplados na viatura, que permitirão a impressão de Boletim de Ocorrência de perda de documentos e de infrações criminais sem necessidade do deslocamento de pessoas até a Delegacia de Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública cumpriu alguns dos compromissos assumidos na última audiência, como, por exemplo, envio de nova viatura. Entretanto, a criação de uma Delegacia da Mulher não foi cumprida como acordado em 2017, sendo que é grande a quantidade de casos de violência contra mulher na região, especialmente a violência de maridos e filhos contra esposas e mães.

 A demanda de violência contra a mulher é semelhante a de Piripiri, o que evidencia a necessidade de atendimento especializado, com o objetivo de facilitar a comunicação do crime e de evitar constrangimentos para as vítimas de tratarem com um delegado do gênero masculino.

 Há, ainda, fatores estruturais. A escassez do suprimento de fundos obriga os policiais a comprarem com recursos próprios os tonners e o papel, a pagarem conserto de um eventual problema na viatura; também existem problemas com falta de fardamento. O ideal para a sede de Pedro II seria a disponibilização de duas viaturas para alternância quinzenal.

 Entre os encaminhamentos, foi requerido à Secretaria de Segurança: mais uma viatura; envio de policiais militares; implantação da Delegacia da Mulher; instalação da Força Tática; cota mensal de combustível destinada a todas as viaturas da companhia, isto é, para o trabalho em 4 municípios (Pedro II, Lagoa do São Francisco, Milton Brandão e Domingos Mourão); integração física das polícias, realização de operações especiais periódicas; capacitação da Guarda Municipal e dos Policiais Civis de Pedro II.

 À Delegacia Geral, foram requeridas informações acerca do recebimento do suprimento de fundos da Delegacia de Pedro II; verificação da possibilidade de troca do veículo da Polícia Civil, caso tenha atingido 5 anos de uso; solicitação de mutirão/força-tarefa/auxílio/ajuda itinerante, isto é, encaminhamento de reforço para que a Delegacia de Pedro II conclua inquéritos antigos; e realização de operações especiais periódicas (compromisso da audiência de 2017).

Fonte: MPPI

Vídeo: incêndio em lixão provoca fumaça tóxica em Pedro II

Um grande incêndio lixão da Aroeira em Pedro II assustou os moradores e tem deixado a população da cidade em alerta por conta de novos focos de chamas.

A Defesa Civil do município e o Corpo de Bombeiros com o apoio de guarnição de Parnaíba combateram o fogo. A fumaça escura e tóxica gerada pela queima do lixo se alastrou pela maior parte da cidade

De acordo com moradores do município, esses incêndios são frequentes, principalmente no período mais quente do ano.

Da Redação 
[email protected]

Adolescente suspeito de matar desafeto é apreendido e confessa o crime

Foto: Arquivo CV

Um adolescente de 17 anos foi apreendido no início da tarde deste sábado(14) em Pedro II (a km de Teresina) após ter confessado que teria desferido uma facada contra Diego Sousa, no centro da cidade. O golpe acertou o peito de Diego que morreu na hora. 

Segundo o delegado Adalberto Paulo, de plantão na delegacia de Pedro II neste fim de semana, o adolescente entregou a faca e alegou legítima defesa.

“Ele disse que esse rapaz teria arrombado a casa dele, quando estava trabalhando em Teresina e mexido com sua mulher. Quando retornou para Pedro II, a vítima sempre o ameaçava mostrando o cabo de uma faca”, contou o delegado sobre o depoimento do suspeito.

O delegado completa: “O menor disse que hoje estava capinando na casa de uma tia e ao sair, encontrou com a vítima, depois de uma discussão ele desferiu uma facada no peito. A vítima ainda caminhou alguns metros e caiu ao lado do INSS. Mas, não tinha testemunha e nem câmeras na região”.

A polícia disse ainda que a vítima era sempre visto “bêbado e drogado” pelas ruas de Pedro II. 

O adolescente está recolhido na Companhia da Polícia Militar por falta de cela disponível na Delegacia. “Uma está com um homem maior e a outra com mulheres. Amanhã vamos transferi-lo para o Complexo do Menor em Teresina”, informou o delegado. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Festival de Inverno de Pedro II será lançado na segunda (10) no Karnak

Montagem feita com fotos retiradas dos sites oficiais dos cantores

O 16º Festival de Inverno de Pedro II será lançado oficialmente nesta segunda-feira (10), às 11h30, no Palácio de Karnak. O evento será realizado este ano de 20 a 23 de junho. Na programação, shows de grandes nomes da música brasileira como Adriana Calcanhotto, Melim e Paulo Ricardo, além de artistas locais que também se apresentam no festival.

Adriana Calcanhotto e Toni Garrido sobem ao palco principal na primeira noite do festival. O maranhense Zeca Baleiro, cantor, compositor e cronista, se apresenta no dia 21.

Já o trio Melim, que arrasta multidões por onde passa, se apresenta no dia 22, dividindo o palco com o consagrado grupo de rock Biquini Cavadão.

Paulo Ricardo encerra o festival no dia 23 com um repertório que marcou gerações. Sucessos como Olhar 43, Alvorada Voraz e Rádio Pirata são destaques do show do cantor.

Além de movimentar a cultura e atrair turistas, o Festival de Inverno impulsiona a economia da cidade, por meio da comercialização do artesanato, gastronomia, opala e também com o ecoturismo.

O Festival de Inverno de Pedro II é uma realização do Governo do Estado, por meio das secretarias da Cultura e do Turismo; Prefeitura de Pedro II e Sebrae.

Outros órgãos também apoiam o evento como a Sesapi, Detran, CCom, Polícias Militar e Civil, Cojuv, Agespisa, Semar, Vigilância Sanitária.

Da Redação
[email protected]

Trio invade casa de proprietário de loteria e faz família refém

Foto: Divulgação/PM

Três criminosos invadiram a casa do proprietário de uma loteria na cidade Pedro II, distante 195 Km de Teresina, e fez todos os moradores da residência reféns. O assalto foi praticado na manhã dessa segunda-feira (27).

Segundo a Polícia Civil, os três assaltantes seriam naturais de Teresina e estavam em Pedro II desde a última quarta-feira (22). Eles esperaram o momento em que o proprietário abriu a porta da residência para invadir a casa. 

“Parece uma parada dada. Eles estavam com revólver e renderam o dono da casa”, conta o delegado Hugo de Alcântara. Durante a ação, o proprietário da residência reagiu e empurrou um dos assaltantes. 

“Os assaltantes agrediram o proprietário com coronhadas na cabeça e amarram o casal e mais dois homens que estavam na casa”, conta o delegado.  A Polícia Militar chegou ao local rápido após uma filha do dono da casa se trancar em um quarto e acionar a PM. 

Ao perceber a chegada da Polícia Militar, o trio pulou da janela do segundo andar da casa e fugiu. Ainda de acordo com o delegado Hugo,eles conseguiram roubar apenas anel de ouro e um carregador portátil. 

Os três foram localizados em uma área de mata pela Polícia Militar e um revólver foi apreendido. Durante a ação, um dos suspeitos foi baleado. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Governo divulga atrações do Festival de Inverno de Pedro II em 2019

Montagem feita com fotos retiradas dos sites oficiais dos cantores

Neste ano acontece a 16ª edição do Festival de Inverno do município piauiense de Pedro II, nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho. 

Carlos Anchieta, representante da Secretaria de Estado da Cultura, órgão responsável pela contratação e escolha das atrações, citou nomes de artistas nacionais que já estão previstos para tocar este ano: Adriana Calcanhotto, Toni Garrido, Zeca Baleiro, Melim, Biquíni Cavadão, Paulo Ricardo, além de artistas regionais.

Para a secretária de Estado do Turismo, Carina Câmara, este será um bom desafio para sua gestão. “Estou feliz e confiante que teremos mais uma edição de sucesso, o evento é um dos mais importantes no Estado. A ideia é aproveitar os turistas que estão na cidade para também conhecer as riquezas e atrativos das demais cidades piauienses. Além disso, enaltecer as belezas de Pedro II, o ecoturismo, rico artesanato e gastronomia”, frisa a gestora. 

O encontro para traçar as metas e diretrizes de trabalho do festival, realizado nesta quinta (23), contou com as presenças do deputado estadual, Wilson Brandão, além de representantes do órgãos como Sebrae, Sesapi, Detran, Ccom, Polícias Milita e Civil, Cojuv, Agespisa, Semar, vigilância sanitária, entre outros. 

Na ocasião, o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, destacou a importância do evento. “É sempre um grande festival que durante os 4 dias contempla pessoas de todas as idades. Assim como edições passadas, teremos um bom público e estamos garantindo um bom receptivo, somando a boa hospitalidade que povo de Pedro II tem de melhor. Vai ser uma grande festa”, disse.

Da Redação
[email protected] 

Limma apresenta projeto de lei de preservação de sementes e mudas crioulas

Foto: Ascom

Durante o Encontro Estadual de Sementes do Programa Sementes do Semiárido, que acontece em Pedro II, o deputado Francisco Limma apresentou o projeto de lei, de sua autoria, que institui a Política de Incentivo aos Bancos Comunitários de Sementes e Mudas tradicionais no Piauí.

“O objetivo do projeto é proteger a biodiversidade e conhecimentos acumulados ao longo dos séculos pelas comunidades de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas”, explica o deputado.

O projeto prevê instrumentos de incentivo à agricultura familiar e de fortalecimento da agroecologia, como a garantia de que pelo menos 30% das sementes distribuídas pelo governo sejam de sementes crioulas ou nativas, promovendo a preservação das espécies locais e a produção de alimentos saudáveis para a população.

O Encontro, que reuniu representantes de vários municípios do Piauí, é uma ação da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), coordenado pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Cerac), com o objetivo de avaliar o funcionamento das casas e bancos comunitários de sementes do Estado, apresentar resultados de testes de transgenia e discutir com as organizações parceiras, agricultores e agricultoras, sobre políticas públicas de sementes como estratégias do fortalecimento da Rede de Sementes no Piauí.

Atualmente, existem no estado mais de 200 casas de sementes tradicionais no Piauí para comercialização, com estoque de 2000 kg de sementes, por meio do apoio de entidades como a Fetag, Cáritas e Cerac.

O projeto de lei do banco de sementes e mudas crioulas prevê ainda a criação do selo "Sementes e Mudas da Fartura", legitimando os produtos da agricultura familiar a partir de sementes crioulas e da produção agroecológica.

O projeto do deputado Francisco Limma está em tramitação na Assembleia Legislativa do Piauí, e encontra-se disponível para leitura através do link: http://bit.ly/PLSementesdaFartura.

 

[email protected]

Em Pedro II, vice-presidente se emociona ao visitar casarão da família

  • Mourao-PedroII-fotos-fontepericles-3.jpg Direitos reservados
  • Mourao-PedroII-fotos-fontepericles-2.jpg Direitos reservados
  • Mourao-PedroII-fotos-fontepericles-1.jpg Direitos reservados
  • Mourao-PedroII-fotos-fontepericles.jpg Direitos reservados
  • Mourao-PedroII-fotos-editadas.jpg Direitos reservados

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), continua com agenda no Piauí neste sábado(27). Ele seguiu de carro a Pedro II (a 195 km da capital) onde visitou o casarão que pertenceu à sua família e participa de almoço com familiares.

Mourão também foi agraciado com o Título de Cidadania de Pedro II. Ao sair do casarão, ele discursou na rua para a população local que acompanhava o trajeto na cidade. Ele disse que estava muito emocionado em estar na terra natal de seus ancestrais e que era muito alegria e felicidade. 

Ele também esteve na Rádio Imperial, de propriedade de Gerson Mourão e no Memorial Milton Brandão, o Museu da Cidade. 

Segundo apurou o Cidadeverde.com, em todos os momentos se emocionou a ponto de não segurar o choro.

A ida à cidade interiorana foi realizada com reforço de segurança e escoltada por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal, Polícia Militar, além de ambulância e do resgate do Corpo de Bombeiros.

 


Caroline Oliveira e Péricles Mendel
[email protected]

Mulher fica ferida após raio atingir casa em Pedro II

Uma mulher ficou ferida após sua casa ser atingida por um raio no inicio da noite da última terça feira (12) na localidade Roça dos Pereira, a cerca de 07 km da sede da cidade de Pedro II.

A vítima, Luiza Nascimento Lopes, informou que estava em casa por volta das 18h, acompanhada do marido e seus três filhos quando viu o clarão e o ouviu o barulho do raio que teria atingido a parede da casa.

Luiza disse ainda que a cerâmica da parede foi arrancada pelo raio, jogando estilhaços que atingiram a mesma, que sofreu vários cortes pelo corpo.

Dona Luiza teve que ser levada para o hospital municipal Josefina Gentirana, onde recebeu atendimento, retornando na manhã dessa quarta (13) para fazer um raio X, para saber se houve alguma fratura.

Ela disse que vizinhos informaram ter visto o raio atingindo uma cerca próximo a residência e que teria percorrido até chegar a casa.

 Fonte: FM Imperial

Posts anteriores