Cidadeverde.com

Morte de advogada pode estar ligada a briga por herança; irmão foi ao velório e mostrou frieza

Foto: reprodução Facebook

João Paulo participou do velório e teria demonstrado frieza

A reviravolta no caso da advogada Izadora Santos Mourão, 41 anos, deixou a população perplexa. A prisão do irmão, o jornalista João Paulo Santos Mourão, causou espanto por vários motivos, entre eles o fato dele ter ido ao velório e até ter concedido entrevista se referindo ao crime como "bárbaro e cruel" e que "tudo levava a crer que foi uma morte "pensada, friamente calculada, premeditada" e que não daria para "admitir um crime brutal em cidade pacata como Pedro II". Antes de ser preso, ele disse também que estava "em choque, desnorteado, sem saber o que fazer e que acreditava na justiça divina e dos homens". 

Para o advogado Mauro Benício Júnior, nomeado pelo presidente da OAB Piauí, Celso Barros, para acompanhar o caso na cidade, conta que não só as declarações chamam a atenção, mas a forma como João Paulo e a mãe- que tem aproximadante 70 anos- se comportaram durante o velório.  O Cidadeverde.com apurou que ele não participou do sepultamento, mas teria pedido pressa no enterro.

"Ela foi velada no imóvel da família. O terreno deles é grande, uma parte era a casa e o outro um instituto de educação onde ofertava cursos. E o velório foi nesse espaço. Uma das coisas que nos levou a descartar a presença de uma mulher na cena do crime foi a frieza da mãe e do João Paulo. O tempo todo, a mãe e o João Paulo estavam frios, não demonstraram nenhum tipo de sentimento e isso nos chamou a atenção", conta o representante da OAB nomeado por portaria para acompanhar o caso. 

Ele conta que João Paulo- que é  jornalista e bacharel em Direito- foi preso em casa e também demonstrou frieza. A mãe também não teria esboçado reação e ainda indicou um advogado para acompanhar o filho e perguntou se também seria presa. 

Foto: reprodução Facebook

A advogada criminalista foi morta com vários golpes de faca


O coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, o Baretta, disse ao Cidadeverde.com que a mãe tentou criar um álibi para tentar atrapalhar a investigação e impedir que as suspeitas recaíssem sobre João Paulo Santos Mourão, apontado como o assassino da própria irmã


DISPUTA POR HERANÇA

A motivação do assassinato ainda será confirmada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Uma das linhas de investigação aponta para disputa por herança. Na residência, onde a advogada foi morta, morava a mãe, João Paulo e um irmão que tem 42 anos e teria problemas mentais. No momento do crime, uma das filhas de Izadora também estaria dormindo em um dos quartos. 

"O pai deles teriam morrido há pouco mais de um ano e tudo indica que estaria ocorrendo essa briga por herança",, disse o advogado Mauro Benício. 


PERÍCIA NA ARMA DO CRIME

Para o representante da OAB-PI, o resultado de exames realizados nas facas apreendidas pode trazer elementos novos ao caso. Uma das possíveis armas havia sido escondida na casa de um familiar a pedido da própria mãe. A tia teria guardado a faca, primeiramente, sem saber da possível ligação com o crime. 

"Quando foi decretada a prisão, eu disse para o João Paulo que a OAB estava pelas investigações e esclarecimentos dos fatos e que seriam garantidos todos os direitos constitucionais. Nosso posicionamento foi sempre por esclarecer os fatos, não só pela Izadora, por ser uma mulher, mãe de família, advogada, mas pelo contexto que estamos sofrendo no país. As investigações vão continuar e vão surgir mais fatos", reitera Mauro Benício Júnior.

Izadora foi assassinada com sete perfurações de faca na região do pescoço e do peito. 

O caso segue investigado pelo DHPP, coordenado pelo delegado Francisco Costa, o Baretta, que designou a equipe do delegado Danúbio Dias como presidente do inquérito policial.  

DEFESA

Em conversa com o Cidadeverde.com, o advogado Nestor Ximenes, responsável pela defesa do jornalista João Paulo Mourão, disse que orientou o cliente a falar somente em juízo. O advogado disse que João Paulo nega a autoria do crime e mantém a versão de que uma pessoa entrou na casa e efetuou as facadas contra a advogada Izadora Mourão. 

"É preciso fazer alguns esclarecimentos, principalmente em relação a motivação e se tem alguma outra pessoa na cena do crime. Ao longo do inquérito, estaremos fazendo os esclarecimentos", disse o advogado. 
 
 
 
 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Em postagem, irmão diz que ama advogada: "uma princesa"

Fotos: Reprodução Facebook

A prisão do jornalista João Paulo Mourão, suspeito de matar a própria irmã, a advogada Izadora Santos Mourão, 41 anos, dentro de casa, surpreendeu a todos, porque pelo menos nas redes sociais, ambos demonstravam amor recíproco. A advogada foi morta com golpes de faca na manhã do último sábado (13) em Pedro II, a 195 km ao Norte de Teresina.

Em uma postagem no dia 05 de novembro do ano passado, João Paulo parabeniza a irmã por seu aniversário e dizia amá-la. Não há resposta da advogada: 

Izadora Mourão

Nessa Semana foi o Aniversário da minha linda Irmã

Bonita, Inteligente, Educada, Humilde , Carinhosa, Excelente Filha, Mãe amorosa, e acima de tudo dona de um Coração puro e cheio dos mais bonitos sentimentos????
Te amo ????
Deus te abençoe Princesa !!!!!!!!!!! 

Outras postagens no perfil do Facebook tanto de Izadora como do próprio João Paulo demonstravam amor recíproco. 

João Paulo chegou a dar uma entrevista contando a versão dele sobre a morte da irmã, que teria sido depois da visita de uma falsa vendedora de roupas.

O jornalista foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde prestou depoimento, mas não teria confessado o crime. A polícia investiga se outros familiares estariam envolvidos no crime.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Mãe tentou criar álibi para esconder que filho matou a irmã, revela Baretta

Foto: reprodução Facebook

O coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, o Baretta, disse ao Cidadeverde.com que a mãe tentou criar um álibi para tentar atrapalhar a investigação e impedir que as suspeitas recaíssem sobre João Paulo Santos Mourão, apontado como o assassino da própria irmã, a advogada criminalista Izadora Santos Mourão, 41 anos. O crime ocorreu no fim de semana, na cidade de Pedro II, no interior do Piauí.

Baretta conta que foi necessário construir uma 'linha do tempo' para elucidação do caso. A própria família teria acionado uma faxineira para limpar marcas de sangue no quarto do suspeito que teria usado duas facas para matar a própria irmã.

Foto: reprodução Facebook

"Requisitamos exames no local, lacramos a casa, requisitamos perícia de Teresina com papiloscopista, foi feita exame no quarto dele onde foi encontrado sangue, mesmo após terem lavado. A mãe disse para faxineira dizer que o suspeito estava dormindo no momento do crime e ele não estava. A história da vendedora de roupas foi inventada, nunca existiu. A partir das 6h do sábado (dia do crime) nenhuma pessoa entrou na casa", explica Baretta. 

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Ele conta que, mesmo após ser esfaqueada, a vítima ainda indicou quem seria o assassino. 

"Mesmo nos últimos suspiros, ela ainda reuniu forças e saiu cambaleando, se arrastando e conseguiu indicar que o assassino estava dentro de casa e estava bem próximo", conta Baretta sem revelar detalhes. 

O delegado acrescenta que o suspeito usou duas facas, uma foi escondida na casa de uma tia. 

Ao ser preso, João Paulo não confessou o crime. Investigação aponta que os irmãos tinham desavenças. O DHPP tem dez dias para concluir o inquérito policial. 

 

VERSÃO DA FAMÍLIA TINHA CONTRADIÇÕES

Élida Frankilin, ouvidora-geral da OAB-PI, conta que, desde o início, a versão da família apresentava contradições. 

"Nos causou muita estranheza também a versão de que uma pessoa foi assassinada dentro de casa e todos os membros dessa casa estavam dormindo. Ninguém viu, ninguém ouviu, ninguém sabia quem era. A mãe da Izadora, ao invés de pedir socorro, ligou para uma funcionária para construir um álibi. Tudo isso ns chamou muita atenção. Com o passar da investigação foram encontradas mais provas e hoje temos um cenário conclusivo da autoria pelo João Paulo, em que pese a gente não possa afirmar que não houve a participação imediata de outros membros da família. Já sabemos que houve a participação, pelo menos, para tentar acobertar, tentar forjar um álibi, um outro cenário de crime, tentar dificultar o trabalho da polícia na Justiça", conta Frankilin reiterando que a família só noticiou a morte após alterar o local de crime e esconder a arma.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Irmão é preso suspeito de matar a advogada Izadora Mourão em Pedro II

Foto: Redes Sociais

O delegado Francisco Baretta, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), confirmou no início da noite desta segunda-feira (15) que foi preso em Pedro II o irmão da advogada Izadora Santos Mourão, de 41 anos, morta a golpes de faca no último sábado. João Paulo Santos Mourão é suspeito de matar a advogada.

"O delegado está fazendo as diligências. Ainda está dentro do flagrante, mas de fato o irmão dela foi preso e é o autor", informou o delegado ao Cidadeverde.com. A faca usada no crime foi apreendida. 

O DHPP assumiu o caso e designou o delegado Danúbio Dias e uma equipe de investigadores para desvendar a morte da advogada, que chocou o município de Pedro II.

Mais cedo, ao Cidadeverde.com, Baretta disse que a advogada foi morta com vários golpes de faca na região do pescoço e do peito. Na manhã desta segunda-feira (15), equipes do Instituto de DNA Forense e Instituto de Criminalística, com papiloscopistas e peritos criminais, saíram da Capital com destino a Pedro II. 

A primeira informação divulgada pela Polícia Militar é que a advogada teria sido morta por uma mulher que ela atendeu em casa. Izadora foi encontrada morta em sua residência onde funcionava seu escritório.

 

Hérlon Moraes
[email protected]

DHPP assume investigação da morte de advogada no interior do Piauí

Foto: Reprodução Facebook

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu a investigação do assassinato da advogada Izadora Santos Mourão, de 41 anos, morta a golpes de faca na cidade de Pedro II, no interior do estado. O coordenador da especializada, delegado Francisco Costa, o Baretta, conta que uma equipe já foi à cidade e requisitou novas perícias para a elucidação do crime. 

"Designei o delegado Danúbio Dias com uma equipe de investigadores. Já entrevistaram pessoas, inquiriu outras, tomou a termo declarações, requisitou novas perícias porque analisando o quadro da cena do crime, verificou que precisava de novas perícias para que a Polícia Civil chegasse à autoria do crime", explica o coordenador da DHPP. 

Baretta diz que a advogada foi morta com vários golpes de faca na região do pescoço e do peito. Na manhã desta segunda-feira (15), equipes do Instituto de DNA Forense e Instituto de Criminalística, com papiloscopistas e peritos criminais, saíram da Capital com destino a Pedro II. 

"Estamos investigando para chegar à autoria porque não adianta a gente supor que foi uma mulher ou um homem, mas nos autos não demonstro isso. O que posso dizer é que tem algumas lacunas que precisam ser supridas e foram solicitadas novas perícias. Temos algumas hipóteses, mas as hipóteses são verdades temporárias na filosofia. O delegado criou uma linha do tempo e está fechando todas as 'janelas' para que o criminoso não entre ou não saia da cena do crime", reitera Baretta. 

Ao Cidadeverde.com, a Polícia Militar informou, logo após o crime, que a suspeita seria uma mulher que chegou na casa da advogada, onde também funciona o escritório, com o pretexto de vender roupas. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Homem morre após sofrer descarga elétrica dentro de padaria em Pedro II

Um homem de 47 anos, identificado como Edinaldo Lima da Costa, morreu após sofrer uma descarga elétrica na manhã deste domingo dentro de uma padaria no município de Pedro II, região norte do Piauí. De acordo com testemunhas, o homem, que era proprietário do estabelecimento, manuseava uma máquina quando sofreu o choque. 

Familiares chegaram a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas Edinaldo não resistiu aos ferimentos e morreu dentro do estabelecimento. 

Equipes da Polícia Militar foram acionadas para fazer o isolamento do local e evitar a aproximação de populares que se aglomeravam. 

O corpo foi recolhido e encaminhado ao hospital do município para os procedimentos legais. 

As causas do acidente ainda devem ser apuradas. 

 

Natanael Souza (Com informações de Ney Silva – Rádio Cidade Verde Pedro II)
[email protected] 

 

Advogada é morta a facada dentro de casa em Pedro II

Foto: Redes Sociais

Atualizada às 14h40

Uma advogada identificada como Izadora Santos Mourão, de 41 anos, foi morta com um golpe de faca na manhã deste sábado (13) em Pedro II, a 195 km ao Norte de Teresina. De acordo com a Polícia Militar, ela estava em casa quando atendeu uma mulher. Logo após o encontro a vítima foi encontrada morta no quarto com um ferimento no pescoço.

Segundo informações repassadas pelo major Jairo Oliveira, a suspeita de cometer o crime seria vendedora de roupas.

"Uma mulher está sendo acusada desse homicídio na própria residência da vítima. Uma era cliente da outra em venda de roupas e teriam se desentendido e a suspeita teria praticado esse homicídio", afirmou.

A PM disse que está fazendo diligências para localizar a autora do crime. "Ela usou uma arma branca pra matar a vítima", disse.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 10h.

OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, divulgou nota de pesar. O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, declarou que o crime não passará impune e que a OAB atuará com veemência contra os atos de violência praticados, ao tempo em que cobrará das autoridades responsáveis que a lei seja cumprida com rigor.

“Não há palavras que conforte a todos nesse momento diante de um crime bárbaro. Estivemos com Izadora na Conferência Nacional da Mulher Advogada e ela estava ali com a sua disposição e amizade com todos da delegação do Piauí. Vamos acompanhar o caso para que se faça justiça”, diz.

 

 

 

 

Hérlon Moraes
[email protected]

 

Vendedor de frutas é morto a tiros em praça no centro de Pedro II

Foto: Portal P2

Um vendedor de frutas identificado como Edson Ribeiro de Sousa, de 34 anos, foi morto a tiros na madrugada deste domingo (17) nas proximidades da praça da Bonelle, região central de Pedro II. De acordo com testemunhas, ele estava em uma rua nas proximidades da praça quando foi atingido por pelo menos três disparos de arma de fogo e acabou morrendo no local. 

O autor dos disparos fugiu após o crime. Equipes da Polícia Militar fizeram diligências, mas não conseguiram localizar o suspeito. 

De acordo com informações do capitão Edson, da companhia de policiamento de Pedro II, o crime teria sido motivado por vingança. Segundo ele os autores e o mandante já foram identificados. 

"Buscamos filmagens e conversar com as pessoas que estavam no local no momento do fato. Após algumas apurações, conseguimos identificar os autores e os mandantes, e agora estamos nas buscas dos mesmos. São pessoas conhecidas na cidade. O motivo que levou esse fato tenebroso na região, infelizmente, foi vingança. A vítima já tinha atrito com umas pessoas da cidade e levaram a cabo a vingança contra o mesmo. Agora é trabalhar na captura dos elementos que cometeram o ato", relatou o capitão. 

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Foto: Redes Sociais


Natanael Souza (Com informações de Ney Silva - Rádio Cidade Verde Pedro II) 
[email protected] 

Alvimar Martins e Elizabete Brandão são empossados prefeito e vice-prefeita em Pedro II

Foto: Prefeitura de Pedro II

 

Foi realizada, nessa sexta-feira (1º), a Solenidade de Posse do prefeito reeleito em Pedro II, Alvimar Martins; da vice-prefeita, Elizabete Brandão; além dos vereadores eleitos no município para o quadriênio 2021-2024. Devido à pandemia de covid-19, o evento foi restrito e o público pôde acompanhar a transmissão ao vivo, por meio da página de Alvimar Martins no Facebook. 

A programação teve início com a missa em Ação de Graças, que aconteceu na Paróquia de São José Operário, contando com as presenças dos eleitos, da primeira-dama, Eleonora Uchôa, do deputado estadual Wilson Brandão, secretários municipais e outras autoridades locais. Em seguida, no auditório do CEEP Professora Angelina Mendes Braga, os vereadores foram empossados, bem como houve a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pedro II para o biênio 2021-2022, que teve a reeleição do atual presidente, o vereador Carlos José Oliveira. 

Encerrando a cerimônia, foi realizada a posse de Alvimar Martins e Elizabete Brandão. Para o prefeito, que assumiu o quarto mandato à frente do município, a ocasião celebra a renovação do seu compromisso com a população pedrossegundense. 

“A vontade do povo é soberana. Quando os eleitores escolhem um gestor quatro vezes para administrar a cidade, é sinal que ele fez um bom trabalho. Sem dúvidas, temos muitos desafios pela frente, mas a nossa gente pode esperar muito mais trabalho por Pedro II”, garante o prefeito.

Da Redação
[email protected]

DER recupera estrada de acesso ao Morro do Gritador, em Pedro II

Foto:Divulgação/Ccom

Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou neste sábado (21), o reparo da estrada de acesso ao Morro do Gritador, na cidade de Pedro II. Parte da via desmoronou com a forte chuva que atingiu o município na última quinta-feira (19), provocando também a queda de árvores sobre a pista. A estrada ficou parcialmente interditada.

O trabalho é feito pela empresa responsável pela conservação e manutenção de estradas no Território Cocais. A intervenção envolve recompactação do solo e recuperação do pavimento. O trabalho vai seguir durante o fim de semana. “Vamos tirar material da jazida e recompor a erosão. Depois da recomposição vem o pavimento. As máquinas só sairão quando o serviço for concluído” garante o diretor da unidade de conservação e manutenção do DER, Francisco Alves, o Chicão.

A previsão é que a estrada esteja restaurada até a próxima quinta-feira. Até a conclusão, o fluxo estará restrito a meia pista. A orientação do DER é que os motoristas tenham atenção e diminuam a velocidade.

O Morro do Gritador é um dos mais belos e mais visitados pontos turísticos na região. O cânion possui cerca de 280 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar.


Da redação
[email protected] 

Posts anteriores