Cidadeverde.com

Projeto Defesa Civil na Escola de Pedro II promove capacitação

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC Pedro II), juntamente com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SEDEC Piauí), realizaram uma reunião de trabalho na segunda-feira (11), onde foram apresentadas orientações e o cronograma de atividades anuais do Projeto Defesa Civil na Escola. O encontro visou reforçar o compromisso com a segurança e a educação preventiva no município.

Na ocasião, estiveram presentes o representante do secretário e diretor de Prevenção e Mitigação, Werton Costa; a coordenadora Valdite Leão; o integrante da COMDEC Pedro II, Júnior Viana; a secretária municipal da Educação, Helany Max Sousa; a coordenadora do Projeto Defesa Civil na Escola pela Semed, Profª. Jaqueline Castro; as diretoras Profª. Josélia e Profª. Conceição, das Escolas Municipais Domingos Alves de Oliveira (EMTIDA), na Lagoa do Sucurujú, e Manoel Cunha (EMTIMC), na Serra dos Matões; além de professores(as) envolvidos e relacionados atualmente com o projeto.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o treinamento de professores na plataforma virtual de Defesa Civil e a capacitação de alunos, com a SEDEC Piauí fornecendo materiais, experiências exitosas e suporte técnico. Alunos do 7° ano do ensino fundamental das escolas municipais da Lagoa do Sucurujú e da Serra dos Matões serão os primeiros beneficiados, recebendo kits da Defesa Civil e, após a capacitação, os coletes laranjas simbólicos da conclusão do curso.

O projeto também se prepara para o lançamento do edital “Aprender para prevenir” do CEMADEN em setembro de 2024, e para o 2° Seminário de Proteção e Defesa Civil em novembro do mesmo ano, em Teresina-PI. As iniciativas visam ampliar a participação e o desenvolvimento de iniciativas locais no âmbito da Defesa Civil.

Werton Costa destacou a importância da prevenção e deu mais detalhes sobre as próximas ações que serão realizadas em Pedro II.  “A SEDEC Piauí e a COMDEC estão muito engajadas na linha de prevenção, e não apenas em socorro ou ocorrências de desastres já ocorridos. Prevenir é muito melhor e mais correto. Também teremos o Projeto Prepara, para jovens lideranças comunitárias das escolas do município em orientações de Defesa Civil, com foco nas especificidades de Pedro II”, destacou.

Jaqueline Castro, da coordenação local do Projeto Defesa Civil na Escola, destacou a importância da colaboração entre a SEDEC, COMDEC e a comunidade escolar. “Com a implantação do Projeto e do Núcleo de Defesa Civil na Escola, poderemos contar com o suporte da nossa comunidade escolar na prevenção de problemas e até na recuperação em áreas de risco ou degradação, como é o caso da Serra dos Matões e da Lagoa do Sucuruju, que são Escolas-Polo do Projeto Piloto aqui em Pedro II”, afirmou.

O Projeto Defesa Civil na Escola é uma iniciativa que busca integrar conhecimentos de Defesa Civil no ambiente escolar, preparando alunos e professores para atuarem de forma preventiva frente a possíveis situações de risco e emergência. Através de capacitações e atividades práticas, o projeto almeja fortalecer a resiliência da comunidade escolar e promover a segurança coletiva.
 
Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais