Cidadeverde.com

Polícia cumpre mandado na casa de suspeito de agredir jornalista

Foto: Divulgação/Polícia Civil 

Equipes da delegacia de Polícia Civil de Altos cumpriram na manhã desta sexta-feira (28) um mandado de busca e apreensão na residência de João Paulo dos Anjos Abreu, o Joãozinho, suspeito de agredir uma jornalista durante a partida entre Altos x Fluminense, pelo campeonato piauiense de futebol. 

Durante a ação, foram apreendidos dois aparelhos de celular, que devem passar por perícia para coletar informações que possam ajudar nas investigações do caso, que são conduzidas pelo 14º Distrito Policial, em Altos. 

O mandado de busca e apreensão foi autorizado pelo juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto, da Vara Única da Comarca de Altos.

A ação contou com apoio da Força Tática da Polícia Militar. 

Relembre o caso 

A partida entre Altos x Fluminense, realizada no estádio Felipe Raulino,  terminou em uma briga generalizada no  e na agressão física a jornalista Emanuele Madeira, do Globoesporte.com, que teve seu celular tomado por um homem que vestia o uniforme do jacaré, que exigia que ela parasse de filmar e também apagasse as imagens que havia feito no aparelho celular. 

A jornalista filmava e fotografava a briga que começou após bate boca entre o técnico do Fluminense, Wallace Lemos e o presidente do Altos, Warton Lacerda. 

No decorrer da situação, não satisfeito com as ameaças verbais, ele toma o celular das mãos da repórter e quando Emanuele tenta recuperar o aparelho ele a segura e chega a colocar a mão no seu pescoço como forma de impedi-la. Após sair do estádio municipal Felipe Raulino, a repórter e toda a equipe foram até a delegacia da cidade fazer um boletim de ocorrência. 

Após o episódio, a Federação de Futebol do Piauí anunciou  uma resolução suspendendo permanentemente a entrada de João Paulo dos Anjos Abreu nas praças esportivas em dias de quaisquer jogos promovidos pela entidade.

Foto: reprodução Tv Clube

 

Natanael Souza
[email protected] 

Altos: prefeitura recupera 16 Km de estrada vicinal que liga à localidade Prata

A Prefeitura trabalha na recuperação de 16 Km de estrada vicinal que liga a sede do município de Altos à comunidade Prata. O prefeito Maxwell da Mariínha acompanhou o maquinário trabalhando na revitalização da estrada na manhã da última terça-feira (25).

Além da localidade Prata outras comunidades serão beneficiadas como Segurança, assentamentos Gavião e São Gerônimo, Paraíso, Santa Rita, Sete Buritis, Crioulos, Meia Lua, Jatobá, Caraíbas, São Pedro, Salgado, Água Boa e outras comunidades atendendo em média 5 mil pessoas e fortalecendo o comércio local da Prata, que é pujante. Além disso, a recuperação da entrada vai contribuir para o acesso de Altos com o município de José de Freitas.

O prefeito Maxwell da Mariínha esteve acompanhado dos secretários de Agricultura, Paulo Pires; de Meio Ambiente, Orlando Filho; do vice-prefeito, Cláudio Pereira; e dos vereadores Gerson Fernandes, Fabíola Santos, Natan dos Projetos e Hélio Inácio.

Com informações- Ascom

Altos lança dia D contra a Dengue com presença do prefeito Maxwell da Mariínha

A Prefeitura de Altos através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde realizam durante todo o dia de hoje (27), o dia D contra o mosquito da dengue (Aedes Aegypti) em diversas regiões da cidade com a atuação de 15 agentes de endemias. O lançamento da campanha ocorreu no pátio da Secretaria de Saúde (Sesp), às 8 horas.

O dia foi marcado para a conscientização e o combate contra a proliferação do mosquito da dengue. Ações como limpeza de quintais, de recipientes que possam conter água parada, pratos de jarros e jarros de plantas, barris e outros depósitos que acumulem água são exemplos de como se pode conter o mosquito com a orientação dos agentes de endemias em lugares onde houve proliferação da larva no município.

O prefeito em ato de lançamento da campanha contra o mosquito da dengue ressaltou o trabalho dos agentes de endemias e pediu a colaboração da população. “Quero agradecer ao empenho dos agentes de endemias, da Dra. Maria Teresa, nossa secretária de Saúde, por liderar esse importante movimento, e pedir que a população se una a essa causa tendo a preocupação de que vivemos tempo de pandemia do coronavírus, e o problema da dengue que não é uma doença menor pode ser evitável com a colaboração de todos”, ressaltou.

“Nós estaremos distribuindo panfletos e sacos de lixo para as pessoas estarem fazendo o procedimento adequado no combate a dengue”, detalhou a secretária municipal de Saúde, Dra. Maria Teresa.

Os agentes de endemias estarão em ação durante o dia todo passando por mais de quinze regiões do município.

Com informações- Ascom

Altos anuncia vacinação para professores contra a influenza

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Saúde anuncia hoje (24), o início da vacinação contra a influenza aos professores que atuam no município de Altos, da rede pública ou particular, estadual ou municipal. Os professores poderão ir se vacinar em qualquer posto de vacinação disponível na tabela, exceto os da zona rural que serão vacinados na sede da Secretaria de Educação nos dias 27 e 31 de maio.

A vacinação contra a influenza ocorrerá até o dia 4 de junho e os postos estão distribuídos pelas escolas públicas e particulares de Altos. No dia 24 serão vacinados professores nos colégios Ideal e Rama Boa; dia 25, colégios Evoluir e Anísio Lima; dia 26, colégios Alberto Silva e Altina Pestana; dia 27, colégio Hugo Napoleão e professores da zona rural na Secretaria de Educação; e dia 28, nos colégios Pio XXII e Mário Raulino.

Continua ainda nos dias 31 de maio para professores da zona rural na sede da Secretaria Municipal de Educação; 1º de maio, no colégio Afonso Mafrense; 2 de maio, colégio Fênix; 3 de maio, colégio Educandário São José; e 4 de maio, colégio Cazuza Barbosa.

A vacina também continua para crianças e gestantes além de idosos.

Com informações Ascom

Suspeito de manter família refém morre em confronto com a PM

Um suspeito de assalto morreu durante troca de tiros com a Polícia Militar após manter uma família refém na cidade de Altos, no interior do Piauí. O caso ocorreu no fim da manhã desta quarta-feira (19). Três comparsas conseguiram fugir. 

"Fomos solicitados por vários populares ao mesmo tempo que informaram que uma família estava sendo mantida refém dentro de casa. Ao chegar no local, nos deparamos com eles tentando fugir. Foi quando houve o confronto e um deles morreu", explica o sargento Marcos Silva, da PM de Altos. 

De acordo com a PM, as vítimas são comerciantes e bastante conhecidas na cidade. O sargento acrescenta que os criminosos chegaram a roubar celulares e joias, mas acabaram jogando parte dos pertences na piscina da residência quando a PM chegou ao local. 

O morto não teve a identidade confirmada. O corpo foi trazido ao Instituto Médico Legal (IML) em Teresina. O caso é investigado pelo 14º Distrito Policial.


Graciane Sousa
[email protected]

Prefeitura de Altos realiza carreata em campanha contra abuso infantil

A Prefeitura Municipal de Altos promoveu, na manhã desta terça-feira (18), carreata para conscientização e combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes sob o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”. A ação foi um esforço cooperado das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, e do Creas, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia Militar.

A carreata teve início às 9 horas da manhã, saindo da sede da Secretaria de Assistência Social na Rua São José, centro, e passando pelas principais ruas da cidade. Praça matriz da Igreja de São José, Avenida João de Paiva, Avenida São Raimundo Nonato (bairro São Luís), Avenida Epitácio Pessoa pela frente do Sesp (Secretaria de Saúde), Mercado Público Municipal e Instituto de Saúde José Gil Barbosa foram alguns dos pontos percorridos.

“É uma excelente campanha que não deve ficar somente em palavras e aqui, tem que se refletir em gestos e ações que gerem proteção ainda mais nesse período pandêmico. Eu como mãe tenho muita preocupação quanto a esse tema, mas acredito que cada um pode ajudar se não se omitir”, disse a guarda do município, Beth Falcão.

A Coordenadora do Creas em Altos, Tatiane Fernandes, disse que os esforço é diário na luta contra o abuso sexual infantil. “Com ações continuadas de proteção infantil vamos transformar o ciclo de sofrimento em clico de amor e acolhimento”, disse Tatiane Fernandes, coordenadora do Creas em Altos.

Da Redação
[email protected]

CREAS realiza combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em Altos

Na próxima terça-feira, 18 de maio, é o dia D da campanha “Faça Bonito”, alusiva ao  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, já em sua segunda edição. A Prefeitura de Altos por meio do Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializada em Assitência Social (Creas), realizará eventos virtuais em virtude da pandemia para discutir a problemática dentro da sociedade.

Mobilização pelas redes sociais e mídia local será feita para sensibilizar e informar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual.

Em casos de suspeita de abuso, denúncias podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos ligando no número 100. A ligação é anônima e gratuita. O CREAS em Altos está localizado na Rua Telésforo do Vale.

18 de maio

A data de combate a exploração infantil foi instituída pela Lei Federal 9.970/00. Este dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados sendo raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Altos intensifica serviço de correição de animais em vias públicas

A Prefeitura Municipal de Altos tem intensificado a fiscalização do serviço de correição durante dia e noite com equipe de plantão para o recolhimento de animais que se encontrem em vias e logradouros públicos. 

Os animais capturados são levados para o curral da correição onde recebem alimentação, água e cuidados até que seu proprietário apareça num prazo de 7 dias. Porém, para retirar o animal é necessário o pagamento de uma taxa simbólica. A Vigilância Sanitária disponibiliza WhatsApp 086 99481-5818 para mais informações ou atender chamadas para captura de animais soltos.

A ação também ajuda a evitar acidentes em ruas e avenidas especialmente à noite, quando fica difícil dos condutores de motocicletas ou carros avistarem os animais.

O serviço de recolhimento de animais nas vias públicas de Altos, de acordo com o Código de Posturas do município de Altos, instituido pela Lei nº 258 de 17 de dezembro de 1993, fica proibido a permanência de animais nas vias públicas, e os animais que forem encontrados nas ruas , praças, estradas ou caminhos públicos, serão recolhidos para um local determinado pelo município. O dono do animal tem prazo de 7 dias para retirada do animal mediante o pagamento do multa, caso não apareça o dono nesse prazo o animal será leiloado.

João Bandeira
com informações Ascom

Prefeitura de Altos realiza pagamento de todos os servidores efetivos

A Prefeitura Municipal de Altos concluiu ontem (05), o pagamento de todos os servidores efetivos da municipalidade mesmo tendo sofrido bloqueio nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. Foram mais R$ 709 mil para a Saúde. 

No dia 30 de abril, todos os servidores efetivos da Administração e Educação haviam sido pagos e juntos somaram valores de R$ 1, 5 milhão. É a primeira vez que um gestor do município paga antes do quinto dia útil do mês a Educação em Altos.

Com informações - Ascom

Posts anteriores