Cidadeverde.com

Encerramento do Festejo de São José em Altos reúne multidão

O encerramento do Festejo de São José, padroeiro do município de Altos, ocorreu neste domingo (19/03). O prefeito da cidade, Maxwell da Mariínha, em suas redes sociais, relatou sua participação no evento ao lado da primeira-dama, Paula, e do filho, Zé Neto.

A celebração contou com a presença de uma multidão de fiéis, que demonstraram muita devoção e fé ao santo. A última novena foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Francisco Grabriel, que rogou por bênçãos nas vidas dos presentes.

Em seguida, foi realizada uma procissão pelas ruas da cidade, marcada pela queima de fogos ao final. Para finalizar a festa, houve um bingo na barraca do padre com diversas premiações.

O prefeito agradeceu ao Padre Cláudio Lopes, pároco da igreja Matriz de São José, pelo diálogo entre a Igreja e o município durante todo o novenário de São José. Ainda ressaltou a importância para os fiéis, que a cada ano fazem desta festa religiosa a maior da região.

Ascom

Abertura dos Festejos de Altos recebe milhares de fiéis

O tradicional festejo de São José, em Altos, teve início nesta quinta-feira (09/03) e irá durar até o dia (19/03). O evento celebra o padroeiro da cidade e reúne fiéis em uma manifestação de devoção e fé todos os anos.

O prefeito da cidade, Maxwell da Mariínha, por meio de suas redes sociais, compartilhou um vídeo com imagens do primeiro dia de festividades. Nas imagens é possível ver as ruas de Altos repletas de pessoas, que mostraram a força de sua religiosidade.

O festejo de São José conta com diversas atividades religiosas e culturais, como missas, procissões e apresentações musicais. O evento tem atraído cada vez mais fiéis e visitantes, movimentando a economia local.

A celebração é organizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Diocese da cidade e tem como objetivo fortalecer a cultura e a religiosidade da região.

 

 

Homem com HIV é preso suspeito de estuprar duas crianças em Altos

Foto: Reprodução PC-PI

Policiais da Delegacia de Altos, a 41 km de Teresina, prenderam hoje (6) um homem suspeito de estuprar duas crianças, uma de 8 e outra de 9 anos. O suspeito tem HIV e era amigo da família.

A delegada Eliane Morgado informou que foi dado cumprimento a um mandado de prisão preventiva por crime de estupro de vulnerável. Durante o cumprimento do mandado os policiais encontraram uma arma de fogo.

Segundo a delegada, a família era amiga do suspeito e chegou acolher ele, ajudando no seu tratamento contra o HIV, inclusive levando ele para hospitais.

"O acusado, de maneira desprezível, abusava da confiança que lhe era depositada e agia de forma clandestina, aproveitando qualquer ausência dos responsáveis, ainda que momentaneamente, para praticar atos libidinosos contra as crianças", disse a delegada.

Ela destacou que mesmo ele sabendo que possuía HIV o suspeito não se preocupou em transmitir a doença para as crianças. "Não bastasse a gravidade concreta desse delito e a pouca idade das vítimas, o acusado não se importava em colocá-las em risco de contágio de moléstia venérea", destacou a delegada.

O suspeito foi encaminhado para a delegacia de Altos que seguirá para o sistema prisional.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Polícia prende suspeito de agredir a pauladas o próprio pai de 65 anos

 

A Delegacia de Polícia Civil de Altos, a 41 km de Teresina, cumpriu mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra um homem suspeito de invadir uma casa e agredir com pedaço de madeira o próprio pai, um idoso de 65 anos.

O mandado foi cumprido na quinta-feira (23) contra um homem que foi identificado pela polícia apenas como A.F.M.S. pelo crime de lesão corporal grave.

De acordo com a delegada Eliane Morgado, o homem já responde a processos por latrocínio, lesão corporal contra mulher e furto. O crime ocorreu no dia 11 de fevereiro deste ano.

“A investigação revelou que o acusado, na madrugada do dia 11 de fevereiro, após discutir com seu pai, o acusado se armou com uma ripa de madeira, arrombou a janela da cozinha, invadiu a casa, e golpeou o idoso na cabeça e nas costas, que caiu desmaiado no chão. Não satisfeito, o acusado ainda passou a chutar o corpo desmaiado do seu pai e só foi embora quando a sua mãe suplicou que parasse”, informou a delegada.

O idoso teve traumatismo craniano. Segundo a polícia, o suspeito seria usuário de drogas e é envolvido com o mundo do crime.

“A vítima teve corte extenso, com trauma crânio encefálico que causou perigo de vida. Familiares relatam que o acusado usa entorpecente desde os 10 anos de idade, tendo uma vida de crimes e comportamentos agressivos”, explicou a Delegada Eliane Morgado.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Altos é o 7º município que mais abre empresas no Piauí

 

O Prefeito de Altos, Maxwell da Mariínha, esteve presente na manhã desta terça-feira (14/02) no Sebrae, para acompanhar de perto o reconhecimento de Altos como o 7º município que mais abriu empresas no Piauí.

Com quase 250 empresas abertas somente neste ano de 2022, Altos se estabelece como um dos municípios que mais crescem no estado do Piauí, com um ambiente favorável para as práticas empresariais. O Prefeito Maxwell da Mariínha, ao lado do empreendedor Raimundo, que é natural da cidade, comentou sobre o orgulho em ver Altos se transformando cada vez mais, e o quanto isso é importante para o desenvolvimento da região.

Pastor é preso suspeito de dopar e estuprar uma enteada e dois filhos

Um pastor de 61 anos foi preso nesta sexta-feira (10) na cidade de Altos (41 km) suspeito de dopar e estuprar três crianças, uma enteada e dois filhos. Uma das vítimas tem 4 anos. 

A Polícia Civil de Altos cumpriu mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar na residência do pastor. A Polícia informou que iniciou a investigação após denúncia recebida contra o suspeito. 

Segundo a polícia ele sedava as crianças para o cometimento dos crimes. Uma das vítimas, uma criança de 4 anos, chegou a gravar um vídeo onde falava sobre o que acontecia e mostrava com gestos os atos libidinosos que sofria. Ele ainda ameaçava as vítimas para não contar nada para a mãe.

Foto: PC-PI

"A investigação colheu provas firmes e elucidativas da prática delitiva, com vários testemunhos e até mesmo vídeo onde uma das vítimas, de apenas quatro anos de idade, expressa verbalmente e com gestos os atos libidinosos que sofria. O acusado também tinha o hábito de ministrar medicamentos sedativos na criança para se aproveitar do estado de letargia e praticar os atos criminosos. Adite-se a tudo isso, as afirmações das vítimas de que o investigado determinava que nada dissessem à mãe, pois do contrário as matariam", disse a delegada Eliane Morgado.

A Polícia Civil informou que existem relatos de mais crianças abusadas pelo pastor de uma igreja evangélica, mas que ainda não foram identificadas, por isso o caso também será investigado.

Os policiais deram cumprimento nessa manhã ao mandado de prisão contra o homem. “As condutas narradas pelas vítimas são absolutamente grotescas e indicativas de uma personalidade monstruosa, de quem teria voluntária e conscientemente incorporado como hábito a maldade, o afã deliberado de vilipendiar a sexualidade e a inocência de crianças”, diz a decisão que determinou a prisão preventiva contra o investigado.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Em dois anos, Maxwell da Mariínha quase quadriplica índice do Previne Brasil

A gestão do prefeito Maxwell da Mariínha, por meio da Secretaria de Saúde, comemora o aumento nos indicadores de desempenho do Município no Programa Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, do Governo Federal. Em dois anos de gestão, os índices quase duplicaram.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Indicador Sintético Final é calculado a partir do desempenho dos sete indicadores, distribuídos nas seguintes categorias: Pré-natal, Saúde da mulher, Saúde da criança e Doenças crônicas.

Na gestão passada, no ano de 2020, o índice do referido programa era de 2,14, tendo uma evolução substancial a partir do início da gestão do prefeito Maxwell, chegando a 8,05% em 2022.

O programa Previne Brasil do Governo Federal é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). A ideia é elevar o acesso das pessoas aos serviços.

Ascom

Polícia prende homem que usava rituais religiosos para agredir esposa e filhos

Fotos: Divulgação/Polícia Civil 

A Delegacia de Polícia Civil de Altos cumpriu na manhã deste sábado (28), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 39 anos, pelos crimes de tortura, maus-tratos contra criança, violência doméstica física e psicológica contra a mulher, além de maus-tratos contra animais. Segundo a investigação, o homem usava rituais religiosos para agredir a esposa e seus dois filhos. As agressões já ocorriam há 14 anos. 

Em nota, o 14º Distrito Policial de Altos informou que o homem “dizia estar incorporado por entidades espíritas que lhe ordenavam a castigá-los, com surras, cortes de faca, entre outros atos horrendos”.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, em um dos rituais, o acusado chegou a usar um punhal para cortar o pulso de um dos seus filhos e proibiu que ele buscasse atendimento médico.  

Já em outro momento, o homem estrangulou o gato da família e depois arrancou seus testículos com o punhal.

Além da prisão, a Polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência da família.

No local, os policiais encontraram objetos de madeira, velas e estátuas de santo, que rementem a entidades religiosas. A Polícia acrescentou que as estátuas estavam manchadas,  "possivelmente com sangue de animais crucificados durante os rituais".

O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina e deverá passar por audiência de custódia. O Conselho Tutelar de Altos acompanha as vítimas. 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Maxwell garante prioridade e taxa zero a barraqueiros altoenses

 

Foto: ascom

O prefeito Maxwell da Mariinha esteve reunido com os barraqueiros na manhã desta quinta-feira (19) durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

A reunião teve como objetivo apresentar aos barraqueiros  a lei 494/2022,  sancionada no dia 14 de novembro de 2022, que garante o direito de cada empreendedor colocar seu ponto de venda sem nenhuma taxa no local determinado, com a segurança de que não será retirado por outros usuários vindos de fora da cidade durante as festas municipais.

Segundo o documento, serão destinado 80% do espaço aos barraqueiros legitimamente de Altos e 20% para instituições filantrópica e afins.

O cadastro será realizado pela equipe da Secretaria de Finanças no auditório da Biblioteca Municipal, com data ainda à confirmar.

No ato da inscrição, cada barraqueiro será cadastrado já com seu local demarcado e receberão a carteira confirmando o direito de usar o determinado local.

Vale ressaltar que a lei só abrange as festas municipais, como Carnaval, aniversário da cidade e festa junina. Os festejos de São José são de responsabilidade da Igreja e do pároco da matriz

Ainda foi detalhado no documento que será proibido a venda de garrafas de bebidas em vidro, sendo permitida apenas bebidas em lata para garantir a segurança durante as festas.

Na oportunidade, tiveram presentes o Secretário de Finanças, João Campelo e o vereador Jaifran do Povão.

Da Ascom

Motociclista morre após cair na BR-343 e ser atropelado por caminhão

Foto: Neyara Pinheiro


Um motociclista morreu após ser atropelado por um caminhão na tarde desta quarta-feira (18) no trecho urbano da BR-343 no município de Altos (a 38 km de Teresina). 

Por causa do impacto, a vítima teve a cabeça esmagada. Ele não resistiu aos ferimentos e teve morte imediata. 

Segundo testemunhas, o homem, ainda não identificado, teria se desiquilibrado na pista e acabou atingido pelo veículo de carga. Chovia no momento do acidente e a pista estava molhada. 

Foto: Neyara Pinheiro

O trecho da BR-343 foi isolado por agentes da Polícia Rodoviária Federal que realizaram também o controle do tráfego de veículos, que ficou parcialmente interrompido. 

A dinâmica do acidente deve ser esclarecida através de uma perícia. 


Natanael Souza e Neyara Pinheiro
[email protected] 

Posts anteriores