Cidadeverde.com

Altos lança campanha de combate à exploração de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania lançou, nesta quinta-feira (16), uma campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, oficialmente comemorado neste sábado (18).

A programação referente à data, lembrada em todo o país, tem como objetivo minimizar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e sensibilizar a população para que possa identificar esses casos e denunciar os agressores.

“A temática será abordada através de atividades como panfletagem, rodas de conversas, caminhada e palestras nas escolas públicas”, comenta Ritinha Raulino, gerente da Proteção Social Especial e Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS).

 A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Leal, ressalta que “a campanha é realizada em todo o país e Altos não poderia ficar de fora de uma ação tão importante. Temos vários órgãos envolvidos nesse trabalho e esperamos ampliar essas ações no município”.

A prefeita Patrícia Leal destaca o empenho de vários órgãos e entidades, além da participação da sociedade, no combate à exploração sexual. “Precisamos manter essa união, essa construção coletiva de uma sociedade que respeita sua juventude”, frisa.

Nesta sexta-feira (17) será realizada uma caminhada em alusão à data. A concentração acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, situada por trás da Praça da Matriz.

Altos intensifica prevenção ao Aedes aegypti e recebe classificação do Ministério da Saúde

Números do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, do Ministério da Saúde, apontam o município de Altos com índice 0,80, chegando ao nível satisfatório no combate ao mosquito Aedes aegypti.

 O LIRAa é um instrumento para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

O secretário de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda, comemora o índice positivo e destaca todo o trabalho feito no município no combate ao mosquito. “Em virtude do período prolongado de chuvas, nós integramos o trabalho dos agentes comunitários de saúde com os agentes de endemias durante os sete primeiros meses de 2019, além de bloqueios imediatos dos possíveis casos de doenças, recolhimento de pneus e entulhos que representem risco a população e palestras preventivas nos postos de saúde, escolas e demais locais públicos”, comenta.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, ressalta o empenho de toda a equipe de saúde do município e também destaca a importância da população nesse trabalho. “Precisamos da ajuda de todos nesse intenso combate ao Aedes aegypti. Nossa equipe está de parabéns pelo trabalho, assim como toda a população, que tem se empenhado e ajudado a Prefeitura nas ações”, conclui.

Ascom

Agentes do Depen visitam Cadeia de Altos para vistoria antes da abertura

Foto: Sejus

O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, acompanhou nesta quinta-feira (9) visita técnica dos agentes penitenciários federais às obras da Cadeia Pública de Altos, que deverá ser inaugurada nos próximos 60 dias.  

Com o aval do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a comissão analisa a estrutura da unidade e irá orientar sobre quais procedimentos de segurança serão adotados. O relatório conta também com parecer dos agentes penitenciários do Piauí que participaram de missões em penitenciárias do Ceará.

Carlos Edilson destaca que a visita da comissão é decisiva para o processo de conclusão da unidade. “Com essa visita eles irão subsidiar o relatório e diagnóstico apresentado ao Estado para posterior formação dos procedimentos que serão adotados naquela unidade”, explicou 

Os agentes têm experiências em presídios nacionais e deverão se manifestar em relatório apresentado à Secretaria Estadual de Justiça. A visita também contou com representantes da empresa responsável pela obra.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Homem é preso em ônibus intermunicipal com dinheiro falso e é levado à PF

Um homem identificado como Edilson Rodrigues de Oliveira foi preso neste sábado em Altos (a 40 km de Teresina) com R$ 500 em nove cédulas falsas dentro de um ônibus intermunicipal que fazia linha Teresina-Altos. 

De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia foi feita à Força Tática da cidade de que este suspeito estaria tentando pagar a passagem com cédulas falsas. 

"Ao visualizar o referido ônibus foi sinalizado para que o motorista parasse, ao identificar o indivíduo em meio aos passageiros foi pedido pra que o mesmo descesse do veículo para fazer a revista pessoal, durante a busca foi encontrado nove cédulas aparentemente falsas sendo (oito de 50 reais e uma de 100 reais)", informou a nota da PM. 

Ainda segundo a polícia, ele disse que teria conseguido o dinheiro com um colega de trabalho em Teresina, que teria acordado que se ele trocasse por verdadeiras os dois iriam dividir o dinheiro arrecadado. A troca seria feita em pequenas compras. Os policiais também teriam encontrado uma espingarda com munições em sua residência.

Edilson Rodrigues foi preso e encaminhado à sede da Polícia Federal que deverá investigar a origem do dinheiro. 


Caroline Oliveira
Com informações da Polícia Militar
redacao@cidadeverde.com

Jovem de 20 anos fica gravemente ferido em acidente com carreta

  • versa3.jpg Divulgação PRF
  • versa2.jpg Divulgação PRF
  • versa1.jpg Divulgação PRF
  • versa.jpg Divulgação PRF

Atualizada às 10h12

Um acidente nesta madrugada na BR-343, envolvendo um veículo Versa e uma carreta e  deixou o condutor do Versa gravemente ferido. A vítima de 20 anos foi identificado como Jorge Breno Santos Castelo Branco, ele é filho de um coronel da Polícia Militar e ficou presa nas ferragens. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão lateral aconteceu por volta das 4h50 no km-321 em Altos (a 40 km de Teresina). O condutor da carreta saiu ileso. 

A vítima foi retirada das ferragens e feita a imobilização pelo resgate do Corpo de Bombeiros, que entregou a uma ambulância de suporte avançado de Altos que o encaminhou ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O comandante de socorro dos Bombeiros, tenente Cardoso, informou que a vítima estava inconsciente. "O acidente aconteceu próximo à penitenciária Major César. Quando chegamos no local a PRF já havia isolado a área. Imobilizamos a vítima, retiramos das ferragens e entregamos ao Samu. Ele estava inconsciente", afirmou o tenente Cardoso, que confirmou que o jovem foi identificado como Jorge Breno, filho de um coronel da PM.

O Cidadeverde.com tentou contato com a Assessoria de Imprensa da PM mas ainda não obteve sucesso e aguarda retorno. 

O HUT informou que o jovem deu entrada às 6h53, com politraumatismo e está internado na sala vermelha. Seu estado de saúde é gravíssimo e deve ser transferido para outro hospital. A sala vermelha é uma sala que recebe o paciente grave, estabiliza para depois encaminhar para outro setor. Fica no Pronto Atendimento do hospital.

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Milhares de pessoas participam da Festa do Vaqueiro em Altos

Fotos: Prefeitura de Altos

 

Milhares de pessoas participaram, nesse sábado (16), da tradicional Festa do Vaqueiro em Altos. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura, faz parte das atividades dos Festejos de São José, padroeiro da cidade, que seguem até esta terça-feira (19).

O dia festivo começou com café da manhã para os vaqueiros. A programação da festa contou, ainda, com missa, almoço especial, sorteio de brindes e shows com Toca do Vale, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. 

Ao final da tarde, no momento mais esperado da festa, os vaqueiros saíram em procissão, com a imagem de São José, pelas ruas de Altos. 

Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, a programação dedicada aos vaqueiros nos Festejos de São José já são referência no Estado. “Recebemos os vaqueiros altoenses, além de vaqueiros de outras cidades e até de outros estados. É uma festa linda e mais que merecida a esses ícones do Sertão”, conclui.






Da Redação
redacao@cidadeverde.com

2º dia de Carnaval é marcado por festa para todas as idades

  • 1U6A8517.JPG Ascom/ Altos
  • 1U6A8531.JPG Ascom/ Altos
  • 1U6A8489.JPG Ascom/ Altos
  • 1U6A8485.JPG Ascom/ Altos
  • 1U6A8467.JPG Ascom/ Altos
  • 1U6A8240.JPG Ascom/ Altos
  • 1U6A8524.JPG Ascom/ Altos

A segunda noite de Carnaval na cidade de Altos contou com a animação de Renatinho Bahia e Leide Santos. Os artistas apresentaram o melhor das músicas carnavalescas para centenas de foliões que ocuparam o calçadão da Praça Cônego Honório.

Durante o dia foi a vez da criançada. Os pequenos foliões brincaram a festa de momo ao som de marchinhas e músicas infantis.

“O Carnaval de Altos é eclético, reúne todos os públicos. Respeitamos a diversidade, uma característica carnavalesca importante. A única regra da festa é se divertir, ser feliz, brincar com responsabilidade”, pontua a prefeita Patrícia Leal.

Na terça-feira (05), a folia de momo será comandada pelo Bloco das Virgens, que ganha as ruas, a partir das 16h, e pelas bandas Gang & Cia e D’Pilek, a partir das 22h, no Calçadão. A banda Os Versáteis se apresenta durante todos os dias.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Operação: quatro são presos por tráfico de drogas em Altos

Foto: Polícia Civil do Piauí

Quatro pessoas foram presas em flagrante no município de Altos, neste sábado (02), pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. As prisões ocorreram dentro da Operação Abre Alas, deflagrada pela Polícia Civil de Altos juntamente com a Força Tática do 8º Batalhão da Polícia Militar do Piauí.

De acordo com o delegado Tomaz Aquino, a operação também deu cumprimento a vários mandados de busca e apreensão. Em decorrência desses,  os policiais apreenderam seis celulares, duas facas, uma arma de fogo de fabricação caseira, uma de calibre 36, um revólver calibre 38, seis porções de maconha, 12 de crack, qautrro comprimidos de diazepam e a quantia de R$ 156,30.

A operação acontece durante os dias de carnaval, com o objetivo de coibir a violência e o tráfico de drogas no município.
 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Jovem é presa suspeita de comandar tráfico do irmão foragido

Foto: Polícia Civil de Altos

Policiais de Altos prenderam nesta sexta-feira(01), Joana Darc Freitas Nascimento, suspeita de tráfico de drogas. 

De acordo com a polícia, Joana teria assumido o comando depois que o irmão, Manoel Ferreira do Nascimento Filho, conhecido como Chapéu Louco, que já responde pelo crime de tráfico, teria fugido. 

Uma operação conjunta das polícias civil e militar encontraram 15 gramas de cocaína e seis trouxas da mesma droga com a suspeita dentro de uma sacola. 

"Após uma busca na residência foi encontrada muita droga e o mesmo fugiu e deixou sua irmã tomando de conta do negócio da família", conta o agente de polícia Henrique Alexandre.

A prisão foi realizada pela Delegacia de Altos coordenada pelo Delegado Tomaz de Aquino juntamente com a equipe da Forca Tática da PM: soldado Hermes, soldado Furtado, que fazem parte da Companhia comandada pelo Capitão Fernandes e subcomandante Tenente Flávio.

Com Joana foi apreendido ainda R$ 26 em dinheiro e o celular. 

 

Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

 

Ex-segurança da Caixa é preso suspeito de passar informações à quadrilha

Um ex-segurança da Caixa Econômica Federal foi preso nesta quinta-feira (24) suspeito de repassar informações dos clientes com o objetivo de roubá-los no município de Altos, a 42 km de Teresina. O preso foi identificado como Francisco Thiego Dias Araújo.  

De acordo com o delegado de Altos, Tomaz de Aquino, o cumprimento do mandado de prisão temporário ocorreu com o apoio da equipe da Força Tática da Polícia Militar. A prisão aconteceu na casa do suspeito, também no município de Altos.  

O delegado explicou ao Cidadeverde.com que a investigação contra Francisco Thiego ocorreu após a prisão de Francisco Fortes Demiro, vulgo "Terceiro".  No aparelho celular de Francisco Fortes a polícia localizou trocas de mensagens entre os dois, da época que Thiego trabalhava como segurança na agência bancária. Ele foi demitido do emprego. 

"Foi encontrado no aparelho celular conversas de aplicativo, onde o segurança repassava informações de empresários que iriam depositar altas quantias e valores que estavam no cofre do banco, que após as informações repassadas, o nacional Terceiro contratava pessoas para realizar os assaltos", comentou o delegado. 

O delegado Tomaz citou dois assaltos praticados pela quadrilha. Em um deles o empresário estava com cerca de R$ 10 mil. No outro o alvo foi o cofre da própria agência. Nesse, por pouco a quadrilha não levou R$ 1 milhão.  

"Um foi contra o empresário  Jonsley Falcão, que foi vítima de tentativa de latrocínio no momento do assalto, onde foi subtraído aproximadamente 10 mil reais. O outro assalto na agência da Caixa Econômica onde foi roubado aproximadamente 800 mil reais do cofre".

Segundo  o delegado, "após a prisão, Thiego confessou e contou um plano onde um nacional iria roubar arma e valores em espécie da uma casa lotérica".

Os advogados de Francisco Thiego Dias De Araujo, informam que em nenhuma momento do interrogatório o investigado Francisco Thiego confessou que haveria um plano com  o objetivo de matar um sargento da polícia militar, para roubar arma e valores em espécie. "Francisco Thiego apenas afirmou em seu interrogatório que os demais investigados pretenderiam roubar um malote da lotérica e roubar a arma de um policial que estivesse transportando", informaram os advogados Paulo Sérgio e Alan Cristhyan.

O delegado reforçou que a Polícia Civil investigava o roubo ao empresário quando chegou até a participação de Thiego. As informações serão repassadas a Polícia Federal, que investiga o roubo ao cofre da agência bancária. O espaço está aberto para defesa de Francisco Thiego.  


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Posts anteriores