Cidadeverde.com

Maxwell participa de aplicação do SAEPI em Altos

O prefeito Maxwell da Mariínha acompanhou na manhã de hoje (30), de aplicação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – o SAEPI, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Altos. Ao todo, 16 escolas de Altos e quase dois mil alunos do 2º, 5º e 9º ano da zona rural e urbana serão submetidos ao exame. 

As primeiras provas foram destinadas a alunos do 2º ano do ensino fundamental, na Unidade Escolar Alberto Silva, no bairro Bacurizeiro. O prefeito Maxwell conferiu de perto as provas juntamente com a secretária de Educação, professora Sônia Lira. “Meu pai me dizia que alguém só se torna grande com o seu conhecimento, é isso o que temos a proporcionar hoje para essas crianças. Acreditamos que daqui sairão engenheiros, médicos, advogados e muitos profissionais que contribuirão com o engrandecimento da nossa cidade”, falou emocionado o prefeito Maxwell da Mariínha.

O SAEPI é uma avaliação educacional externa em larga escala que produz informação para monitoramento da educação ofertada nas escolas do Piauí.

Além do prefeito Maxwell da Mariínha e da secretária de Educação Sônia Lira, estiveram na aplicação do exame a coordenadora pedagógica Sheila Simeão e a diretora da escola Alberto Silva, Marilúcia Santos. Professoras da rede conduziram os alunos para as salas afim de prestar o exame. Todas as medidas e protocolos de segurança contra o coronavírus foram adotados.

com informações - Ascom

Motorista embriagado atropela criança de 9 anos em Altos

Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 32 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso na noite desse domingo (29), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após atropelar uma criança de 9 anos na BR 343, município de Altos. Segundo a PRF, o motorista estava sob efeito de álcool.

Ainda de acordo com a PRF, os policiais verificaram que o motorista saiu da pista de rolamento, atropelando a criança que ficou gravemente ferida.

Foi constatado também que o homem apresentava sinais de ingestão de bebida alcoólica e após a realização do teste de alcoolemia, resultou em 0,65 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, um número 15 vezes maior que o limite permitido.

Segundo a PRF, tal dosagem corresponde também a quase duas vezes o limite previsto (0,33 mg/L) para que, a partir daí, se configure o crime de embriaguez previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

A criança foi socorrida e encaminhada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A PRF ainda detectou que a principal causa do acidente foi a ingestão de bebida alcoólica pelo condutor. O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina e deverá responder pelos crimes de conduzir veículo com capacidade psicomotora alteração em razão da influência de álcool e por lesão corporal culposa.   

Rebeca Lima com informações da PRF
[email protected]

Incêndio possivelmente causado por uma vela mata criança em Altos

Um incêndio em uma residência possivelmente causado por uma vela terminou na morte de uma criança no município de Altos, a 42km ao Norte de Teresina. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (27). 

Segundo a Polícia Militar, a criança era cadeirante e tinha aproximadamente 10 anos. A região estava sem energia no momento do acidente, o que teria levado a família a acender a vela. A polícia apura se o garoto estava sozinho em casa quando o incêndio começou.

O caso está sendo investigado pelo 14º Distrito Policial. O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Teresina.

De acordo com a Equatorial Piauí, fortes ventos registrados nas cidades de Altos e Coivaras na tarde desta sexta-feira causaram danos em postes e condutores da rede elétrica que atendem região, prejudicando o fornecimento de energia a cerca de 18 mil clientes.

"O Centro de Operações Integrado - COI viabilizou manobras no sistema para permitir o fornecimento de energia para algumas áreas por outros alimentadores, sendo possível já restabelecer o serviço para mais de 14 mil clientes impactados", informou a empresa.
 
A empresa informou que o serviço já foi 100% reestabelecido.

Hérlon Moraes
[email protected]

Prefeitura de Altos e PrevCov atuarão para identificar incidência do coronavírus

A Prefeitura de Altos e Secretaria Municipal de Saúde fecham parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e, partir de amanhã (26), a PrevCov atuará no município de Altos até o dia 6 de setembro, oportunidade em que visitará 92 domicílios entrevistando 313 pessoas para estimar a prevalência da infecção pelo coronavírus (Covid-19) no município.

A PrevCov é composta por profissionais da Bio-Análise que estarão se identificando para a coleta das entrevistas com a população altoense. “Pedimos às pessoas que não tenham medo de atender a estes profissionais, que estarão devidamente identificados. Esta coleta é de suma importância para aferir o grau de incidência do coronavírus em nosso meio”, ressaltou a gerende de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Altos, enfermeira Lia Raquel.

Entenda as etapas de consulta ao público:

1ª etapa – Profissionais da Bio-Análise entram em contato com o cidadão por SMS/WhatsApp informando que este foi selecionado para participar de pesquisa. Após confirmação de entrevista será agendada a coleta do material biológico de todos os moradores da residência.

2ª etapa – Profissionais da Bio-Análise farão o contato diretamente na residência para coleta da amostra recebendo o termo de consentimento livre e esclarecido para os menores de 18 anos que deverão ser autorizados pelos pais ou responsáveis.

3ª etapa – O laboratório recebe a amostra e devolve o resultado ao usuário que recebe uma senha no momento da coleta para acompanhamento no sistema.

João Bandeira com informações Ascom

 

 

Mulher é presa suspeita de matar ex na porta de motel com tiro na cabeça

 

Foto: Polícia Civil

Uma jovem identificada como Sara, de 20 anos, foi presa, nesta segunda-feira (23), suspeita de matar o ex-namorado na saída de um motel localizado às margens da BR-343 em Altos. 

Segundo a Polícia Civil, os dois tiveram uma breve relação e a jovem não aceitava o fim. 

O Cidadeverde.com apurou que a vítima, Jhonigelison Feitosa, 25 anos, estava no motel com outra mulher e  Sara, com ciúmes, foi ao local com uma pessoa ainda não identificada, e ficou de “tocaia” até o ex sair. 

As informações iniciais são de que Sara soube que o jovem estava no local com uma mulher após o próprio enviar uma foto direto do quarto a ela.  

De acordo com a Polícia Civil, quando Jhonigelison deixou o estabelecimento de moto com a mulher, foi atingido com um disparo de arma de fogo na cabeça.  A companheira do jovem não ficou ferida e teria reconhecido Sara na motocicleta de onde partiu o tiro.

Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento também mostram Sara no local. 

Sara foi encontrada pela Polícia na casa onde mora na cidade de Altos e presa em flagrante. O caso está sendo investigado pelo 14º Distrito Policial.

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Altos divulga selecionados para auxílio emergencial da cultura

A Prefeitura de Altos divulga edital de chamamento a cadastros aprovados para o recebimento do subsídio aos espaços e grupos culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias de Altos assim reconhecidos segundo as regras do edital no 001/2021.

Os selecionados foram aqueles que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social. O auxílio foi instituído pela Lei Emergência de Cultura – Lei Federal no 14.017, de 29 de junho de 2020, conhecida por Lei Aldir Blanc.

Valores do auxílio variam de R$ 2.500,00 a R$ 4.209,74 a contemplados.

Confira o edital completo assinado pelo prefeito Maxwell da Mariínha:

resultado auxílio Altos

Maxwell assina pacto contra a violência LGBTfóbica

Foto: Ascom

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariínha, assinou hoje (20), o Pacto de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica. Uma parceria firmada entre o município de Altos e a Secretaria Estadual de Assistência Social, tendo à frente o secretário e deputado Zé Santana.

Representantes de grupo LGBTQI+ destacaram a importância do pacto para o município de Altos tendo em vista que a demanda de pessoas que querem mudar seu nome social é crescente, por exemplo. 

“O pacto visa promover ações que combatam a violência, o preconceito, e fortaleçam a dignidade e a diversidade humana. Altos jamais poderia se colocar distante desta pauta tão urgente e atual por uma sociedade mais igualitária e justa, que assegure a diversidade e o valor do indivíduo enquanto cidadão e cidadã”, destacou o prefeito Maxwell da Mariínha.

Com o prefeito, na assinatura do pacto, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Mariínha Pires, e a vereadora do município Andréa Amaral, que articulou o encontro do grupo LGBTQI+ com o prefeito Maxwell da Mariínha.

 João Bandeira 
Com informações da Ascom
[email protected]

Altos certifica alunos aprovados para Olimpíada de Matemática

Foto: Ascom

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Educação realizou ontem (19), a entrega de certificados aos alunos altoenses aprovados para a 2ª fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, na Unidade Escolar Chiquinho Cazuza. 

Participaram da entrega dos certificados as coordenadoras de Educação, Pedrina Rodrigues e Sheila Simeão representando a secretária de Educação do município Sônia Lira, e professores da rede municipal de ensino além de pais de alunos estarem presentes também no evento. 

A olimpíada tem os objetivos de estimular e promover o estudo da matemática, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas. 

João Bandeira
com informações - Ascom
[email protected]

Maxwell visita futura instalação de miniusina de energia solar em Altos

Foto: Ascom

O prefeito Maxwell da Mariínha recebeu hoje (18), pela manhã, em Altos, a presidente da PPP Piauí, Viviane Moura, para conferir aérea de georreferenciamento que abrigará uma miniusina de energia solar fotovoltaica. A iniciativa é uma parceria público-privada. 

A usina será responsável por transformar o calor e a luz do sol em energia solar com capacidade de quase 8 GWh por ano. “Essa  miniusina vai gerar mais de 50 empregos diretos aos altoenses, o que vem pra somar. E administrativamente estaremos aqui para ajudar. Nossa mão de obra é muito ociosa e precisa de mais oportunidades como essa”, destacou o prefeito.

O prefeito Maxwell da Mariínha esteve acompanhado da presidente da PPP, Viviane Moura, da engenharia responsável, do secretário de Meio Ambiente Orlando Filho, e ainda do vereador Juniel Pinheiro. 

Depois da visita in loco, o secretário de Meio Ambiente e o prefeito assinaram documento de licenciamento ambiental para utilização do solo. As instalações das placas solares estão previstas para início do próximo ano.

João Bandeira
com informações Ascom

Suspeito de estuprar e estrangular mulher tem prisão preventiva decretada

Foto: divulgação PC-PI

Suspeito flagrado com a vítima horas antes do crime

O suspeito de estuprar, estrangular e matar uma mulher com quem mantinha um relacionamento extraconjugal teve o flagrante convertido em prisão prisão durante audiência de custódia nesta terça-feira (17). O crime ocorreu no último do fim de semana na cidade de Altos, no interior do Piauí, e teria sido motivado pelo término da relação. 

Cleudia Maria Medeiros de Sousa, de 44 anos, foi encontrada despida e com o pescoço quebrado em um açude na zona rural da cidade. 

O suspeito de iniciais E.N.B, de 41 anos, foi preso dois dias após o crime após diligências ininterruptas do 14º Distrito Policial. Após audiência de custódia, ele foi encaminhado ao sistema prisional. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Posts anteriores