Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos habilita a Guarda Municipal no Projeto Bolsa Formação

A cidade de Altos, localizada no estado do Piauí, está se destacando mais uma vez em sua busca por fortalecer a segurança pública local. Sob a administração do Prefeito Maxwell da Mariínha, a Prefeitura de Altos tomou uma iniciativa importante ao assinar os termos de adesão ao Projeto Bolsa Formação, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). A ação habilitou a Guarda Municipal de Altos a se beneficiar das 100 mil bolsas de capacitação disponibilizadas pelo governo federal, no valor de R$ 900 cada.

O Projeto Bolsa Formação, conforme anunciado pelo Ministério da Justiça, visa oferecer cursos de capacitação a agentes de segurança em todo o Brasil. O benefício se estenderá a profissionais das polícias militares, civis e penais, bombeiros militares, integrantes de órgãos oficiais de perícia criminal, bem como guardas municipais dos municípios que aderirem ao programa. Essa iniciativa tem como objetivo principal fortalecer as ações de segurança pública e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento de trabalhos conjuntos envolvendo as três esferas de governo: federal, estadual e municipal.

A Guarda Municipal de Altos demonstrou estar apta para fazer parte desse importante projeto, sendo um dos apenas cinco municípios no estado do Piauí habilitados a aderir ao Pronasci 2. A iniciativa representa uma oportunidade de aprimorar as práticas de segurança e atualizar o conhecimento dos profissionais da guarda municipal, que desempenham um papel essencial na manutenção da ordem e na proteção da cidade.

O Pronasci 2 possui eixos prioritários que incluem o enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres, o combate ao racismo estrutural e políticas públicas de segurança voltadas para territórios vulneráveis com altos indicadores de violência. A adesão da Guarda Municipal de Altos ao Projeto Bolsa Formação é um passo significativo para o fortalecimento da segurança pública no município, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Os primeiros cursos do Pronasci 2 estão programados para iniciar ainda no mês de novembro, conforme informado pela coordenadora do programa, Tamires Sampaio. Essa oportunidade de formação e aprimoramento promete trazer benefícios significativos para os agentes de segurança de Altos, reforçando a importância da parceria entre o governo municipal e federal na busca por uma sociedade mais segura e justa.

A Prefeitura de Altos, liderada pelo Prefeito Maxwell da Mariínha, reafirma seu compromisso com a segurança pública e com o desenvolvimento do município, colocando a Guarda Municipal de Altos no centro de ações que visam aprimorar a proteção da comunidade e promover um ambiente mais seguro e harmonioso para todos os altoenses.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais